segunda-feira, 3 de setembro de 2018

MENSAGENS ESPÍRITAS PARA REFLEXÃO - PANTEÍSMO - LIVRO DOS ESPÍRITOS


Ansiedades

        “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” – (1ª Epístola de Pedro, 5:7.)

        As ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na Terra.
        Invariavelmente, o homem precipitado conta com todas as probabilidades contra si.
        Opondo-se às inquietações angustiosas, falam as lições de paciência da Natureza, em todos os setores do caminho humano.
       Se o homem nascesse para andar ansioso, seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa santificante, mas por desesperado sem remissão.
        Se a criatura refletisse mais sensatamente reconheceria o conteúdo de serviço que os momentos de cada dia lhe podem oferecer e saberia vigiar, com acentuado valor, os patrimônios próprios.
        Indubitável que as paisagens se modificarão incessantemente, compelindo-nos a enfrentar surpresas desagradáveis, decorrentes de nossa atitude inadequada, na alegria ou na dor; contudo, representa impositivo da lei a nossa obrigação de prosseguir diariamente, na direção do bem.
        A ansiedade tentará violentar corações generosos, porque as estradas terrenas desdobram muitos ângulos obscuros e problemas de solução difícil; entretanto, não nos esqueçamos da receita de Pedro.
        Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós.
        Justo é desejar, firmemente, a vitória da luz, buscar a paz com perseverança, disciplinar-se para a união com os planos superiores, insistir por sintonizar-se com as esferas mais altas. Não olvides, porém, que a ansiedade precede sempre a ação de cair.

PANTEÍSMO – LIVRO DOS ESPÍRITOS - ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo

PERGUNTAS E RESPOSTAS

14 – Deus é um ser distinto, ou seria, segundo a opinião de alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
      Se assim fosse, Deus não existiria, pois seria o efeito e não a causa; Ele não pode ser ao mesmo tempo um e outro.
      Deus existe, não podeis duvidar, e isso é o essencial. Crede em mim, e não vades além. Não vos percais num labirinto de onde não podereis sair. Isso não vos tornaria melhores, mas um pouco mais orgulhosos, talvez, já que julgaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Então, deixai de lado todos esses sistemas; vós já tendes muitas coisas que vos tocam mais diretamente, a começar por vós mesmos. Estudai vossas próprias imperfeições para vos livrardes delas; isto será mais útil do que querer penetrar no que é impenetrável.

15 – O que pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres e todos os planetas do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em seu conjunto, a própria Divindade; ou seja, da doutrina panteísta?
      Uma vez que o homem não pode fazer-se Deus, quer ao menos ser uma parte de Deus.

16 – Aqueles que professam essa doutrina pretendem encontrar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus. Já que os mundos são infinitos, Deus é, por essa mesma razão, infinito; por não haver em parte alguma o vazio e o nada, Deus está em toda parte; já que Deus está em todo lugar, pois é parte integrante de tudo, Ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. O que se pode opor a esse raciocínio?
      A razão. Refleti atentamente e não vos será difícil reconhecer o absurdo disso.
      Essa doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de uma inteligência suprema, seria em grandes proporções aquilo que nós somos em pequenas proporções. Ora, já que a matéria se transforma sem cessar, Deus, nesse caso, não teria nenhuma estabilidade. Estaria sujeito a todas as vicissitudes e mesmo a todas as necessidades da humanidade. Faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. As propriedades da matéria não podem se aliar à ideia de Deus em rebaixá-lo, em nosso pensamento, e todas as sutilezas do sofisma não conseguirão resolver o problema de sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que Deus é, mas sabemos o que Ele não pode deixar de ser. O sistema panteísta está em contradição com suas propriedades mais essenciais, por confundir o criador com a criatura, precisamente como se quiséssemos que uma máquina engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.
      A inteligência de Deus se revela em Suas obras como a de um pintor em seu quadro; mas as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.




LENDA A ÁRVORE DE NATAL - PINHEIRINHO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Lenda: A Árvore de Natal - Pinheirinho

        Quando o menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres.
        Crianças, homens e mulheres vinham vê-lo trazendo presentes, pobres ou ricos.
        Perto do estábulo onde dormia o menino Jesus, num berço de palha, havia três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheirinho.
        Vendo aquela gente que ia e voltava, passando embaixo dos seus galhos, as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao menino Jesus.
        --- Eu vou dar a minha palma maior, a mais bela para que ela abane docemente o bebê, disse a palmeira.
        --- Eu vou apertar as minhas olivas e elas servirão para amaciar seus pezinhos, disse a oliveira.
        --- E eu? Que posso dar? Perguntou o pinheirinho.
        --- Você. Responderam as outras; você não tem nada para dar. Suas agulhas pontudas poderiam picar o menino Jesus.
        O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente:
        --- É mesmo, vocês tem razão: não tenho nada para oferecer.
        Um anjo que estava ali perto escutou a conversa e teve pena do pinheirinho, tão humilde, tão triste, que nada podia fazer porque nada possuía.
        Lá no céu, as estrelinhas começam a brilhar. O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. No mesmo instante elas desceram, com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho que ficou todo iluminado.
        O menino Jesus quando viu a árvore iluminada seus olhos brilharam de felicidades.
        É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam com luzes e pinheiro, na véspera de Natal.
                                                                            Autor desconhecido.
Entendendo a lenda:

01 – A atitude tomada pelo anjo para ajudar o pinheirinho foi:
(A) Chamar as estrelas do céu para iluminá-lo.
(B) Cortar as suas agulhas pontudas.
(C) Comprar um presente para ele ofertar.
(D) Fazê-lo desistir de presentear o menino Jesus.

02 – Quando o menino Jesus nasceu, o que ele recebeu?
      A visita de homens, mulheres e crianças que traziam presente ricos ou pobres.

03 – Quais eram as três árvores que tinha perto do estábulo?
      Uma palmeira, uma oliveira e um pinheirinho.

04 – As árvores, vendo as pessoas dando presente, também resolveram presentear o menino Jesus, quais foram os presentes?
·        A palmeira: Eu vou dar a minha palma maior, a mais bela para que ela abane docemente o bebê, disse a palmeira.
·        A oliveira: Eu vou apertar as minhas olivas e elas servirão para amaciar seus pezinhos, disse a oliveira.
·        O pinheiro: Como não tinha nada pra dar. Ficou muito triste.

05 – Um anjo que estava ali perto escutou a conversa e teve pena do pinheirinho, tão humilde, tão triste, que nada podia fazer porque nada possuía, o que o anjo fez?
      Lá no céu, as estrelinhas começam a brilhar. O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. No mesmo instante elas desceram, com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho que ficou todo iluminado.

06 – De acordo com o texto, por que as pessoas enfeitam os pinheiros com luzes até hoje? O que é celebrado?
      O pinheiro iluminado, é sinal de alegria e felicidade. E é comemorado o dia de Natal.
     
     

TEXTO: AYRTON SENNA - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


Texto: Ayrton Senna

        Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar e já era muito determinado. Quando tinha quatro anos, ganhou de seu pai o primeiro kart, o 007. Logo, Ayrton estava se dedicando de corpo e alma a essa modalidade. Sem esquecer os estudos, é claro.
        Um dia, no kartódromo de Interlagos, o jovem Ayrton Senna viu um carro de Fórmula 1 e ficou impressionado. Naquele momento, ele percebeu que dentro dele nascia um sonho: ser piloto de Fórmula 1.
        Para realizar esse sonho, não bastava pilotar bem. Era preciso algo mais: determinação, disciplina, dedicação. Foi assim que ele conseguiu derrotar a chuva. Uma vez, Ayrton Senna estava vencendo uma prova de kart quando começou a chover. Foi quando ele perdeu posições até sair da corrida.
        Ele não se deixou abater pela derrota. E decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho. Treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer. Treinou tanto que alcançou a perfeição em pistas molhadas. Venceu várias corridas debaixo de muita água. Passou a ser conhecido como o Rei da Chuva. Com essa garra, Ayrton Senna foi campeão em todas as categorias que disputou.
        Ayrton Senna não se contentava apenas em competir. Ele queria ser campeão do mundo. Para isso, teve de se superar, fazer o que parecia impossível. Como, por exemplo, no Grande Prêmio do Japão, 1988. Quando foi dada a largada, todos os carros dispararam. Menos um: o de Ayrton Senna, que era o pole-position. O carro ficou parado na pista, com o motor apagado! Ayrton Senna tentava fazê-lo pegar, sem sucesso.
        Até que, na última tentativa possível, o motor funcionou! Por causa desse problema, Senna caiu do 1º para o 14º lugar. Então começou a fazer o que parecia impossível. Foi ultrapassando todos os outros carros, de todas as maneiras imagináveis. E, na 27ª volta, Senna conquistou o 1º lugar! Faltando duas voltas para o final Senna comemorava dentro do cockpit. Essa vitória entrou para a história da Fórmula 1. E deu o primeiro título mundial ao piloto brasileiro!
        […]
                           Disponível em: <http://institutoayrtonsenna.org.br>.

Entendendo o texto:
01 – Identifique a finalidade de quem escreveu o texto acima:
      Narrar a trajetória profissional do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. 

02 – O sonho de ser piloto de Fórmula 1 nasceu em Ayrton Senna quando ele:
a) “[…] adorava pilotar e já era muito determinado.”
b) “[…] ganhou de seu pai o primeiro kart, o 007.”
c) “[…] estava se dedicando de corpo e alma a essa modalidade.”
d) “[…] viu um carro de Fórmula 1 […]”

03 – Ayrton Senna passou a ser conhecido como “o Rei da Chuva” porque ele:
a) “[…] decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho.”
b) “treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer.”
c) “treinou tanto que alcançou a perfeição em pistas molhadas.”
d) “venceu várias corridas debaixo de muita água.”  

04 – Segundo o texto, qual era o objetivo de Ayrton Senna?
      O objetivo de Ayrton Senna era “ser campeão do mundo”. 

05 – Ayrton Senna atingiu o seu objetivo?
      Sim. Ayrton Senna conquistou o seu primeiro título mundial no Grande Prêmio do Japão (1988). 

06 – Na frase “Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar […]”, o verbo em destaque indica um fato:
a) previsível na vida de Senna.
b) contínuo na vida de Senna.   
c) hipotético na vida de Senna.
d) concluído na vida de Senna.

07 – No trecho “Para isso, teve de se superar, fazer o que parecia impossível.”, a expressão grifada exprime:
a) um desejo
b) uma necessidade
c) um conselho
d) uma ordem.

08 – Kart, pole-position, cockpit aparecem em itálico no texto porque:
a) são palavras estrangeiras.
b) são palavras pouco conhecidas.
c) são as principais palavras do texto.
d) são palavras relativas a uma modalidade esportiva.


TEXTO: FLORESTA NO CORAÇÃO DA CIDADE - VINÍCIUS SÃO PEDRO - COM GABARITO


Texto: Floresta no coração da cidade

     Multidões por todos os lados, ruas lotadas de veículos, barulho, prédios e muito concreto. Essa é a paisagem tipicamente encontrada nas grandes cidades de todo o mundo.  Mas uma das maiores cidades brasileiras tem a felicidade de fugir um pouco a essa regra. A cidade do Rio de Janeiro, apesar de ter todas as características de uma metrópole, mantém em seu interior uma enorme riqueza: a maior floresta urbana do mundo!
        O Parque Nacional da Tijuca preserva uma importante área de mata atlântica. Além de belezas naturais, abriga também a estátua do Cristo Redentor, um dos cartões postais mais famosos do Rio. Os atrativos – e também as trilhas, cachoeiras, grutas, mirantes e restaurantes – fazem deste o parque mais visitado do Brasil. Ele foi criado oficialmente em 1961, mas a história de preservação dessa área é bem mais antiga.
        Se voltássemos no tempo uns 200 anos, em vez da exuberante floresta da Tijuca, o que mais veríamos naquela região seriam chácaras e fazendas, com suas grandes plantações de café. O desmatamento daquela área trouxe alguns problemas ambientais, principalmente o da escassez de água para abastecimento da cidade.
        Dom Pedro II, então imperador do Brasil, tinha conhecimento da importância das matas para captar a água das chuvas e proteger os rios e mananciais. Por isso, iniciou em 1861 um projeto pioneiro de reflorestamento. Após o plantio de mais de 100 mil árvores e um longo processo de recuperação natural, a floresta se reestabeleceu, garantindo não apenas a proteção das nascentes, mas também a proteção das encostas contra erosões, a purificação do ar e o abrigo para muitas espécies da flora e fauna.
        Até hoje, já foram registradas na Floresta da Tijuca mais de 1.600 espécies de plantas, sendo que mais de 400 são consideradas ameaçadas de extinção. Quanto aos animais, há cerca de 330 espécies entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios, sem contar os muitos invertebrados, como insetos e aranhas.
        Infelizmente, muitas outras espécies que existiam na região antigamente foram extintas, a exemplo de onças, jaguatiricas e algumas espécies de primatas. Mas a boa notícia é que um projeto desenvolvido no parque está trazendo de volta alguns desses animais. […]

                     Vinícius São Pedro. Disponível em: <http://chc.org.br>.

Entendendo o texto:
01 – O autor introduz o texto, descrevendo o cenário das grandes cidades de todo o mundo”. Identifique os elementos que ele utilizou na caracterização:
      O autor caracterizou as grandes cidades com estes elementos: “multidões por todos os lados, ruas lotadas de veículos, barulho, prédios e muito concreto.” 

02 – Segundo o autor, a cidade do Rio de Janeiro apresenta todos os elementos de uma metrópole, mas tem um diferencial em relação as demais cidades grandes do mundo. A que diferencial ele se refere?
      A cidade do Rio de Janeiro tem a maior floresta urbana do mundo: a Floresta da Tijuca. 

03 – O autor elenca os fatos que fazem com que o Parque Nacional da Tijuca seja o parque mais visitado do Brasil. Aponte-os:
      O Parque Nacional da Tijuca apresenta uma significativa área da Mata Atlântica; cachoeiras, grutas; diferentes espécies de plantas e animais; a famosa estátua do Cristo Redentor; mirantes e restaurantes. Esses fatos fazem dele o parque mais visitado do Brasil. 

04 – Como era a região, onde hoje é a Floresta da Tijuca, há uns 200 anos?
      Há uns 200 anos, havia na região, onde hoje é a Floresta da Tijuca, “chácaras e fazendas, com suas grandes plantações de café”. 

05 – De acordo com o texto, Dom Pedro II iniciou em 1861 um projeto pioneiro de reflorestamento na região onde hoje é a Floresta da Tijuca. Por quê?
      Porque Dom Pedro II “tinha conhecimento da importância das matas para captar a água das chuvas e proteger os rios e mananciais”. 

06 – Na passagem “[…] garantindo não apenas a proteção das nascentes, mas também a proteção das encostas contra erosões […]”, a expressão “mas também” indica:
a) a explicação dos benefícios do reflorestamento na região.
b) o acrescentamento dos benefícios do reflorestamento na região.
c) a oposição entre os benefícios do reflorestamento na região.
d) a comparação entre os benefícios do reflorestamento na região.

07 – O autor do texto expõe uma opinião em:
a) “O Parque Nacional da Tijuca preserva uma importante área de mata atlântica.”
b) “O desmatamento daquela área trouxe alguns problemas ambientais […]”
c) “Até hoje, já foram registradas na Floresta da Tijuca mais de 1.600 espécies de plantas […]”
d) “Infelizmente, muitas outras espécies que existiam na região antigamente foram extintas […]”


TEXTO:: POR QUE AS ESTÁTUAS NÃO SÃO PINTADAS? COM GABARITO


Texto: Por que as estátuas não são pintadas?

        Existem estátuas de vários materiais, e algumas podem ser pintadas, sim!
        A pintura depende da criatividade do autor da estátua. Alguns preferem pintá-la e outros a deixam sem nada.
     O material usado também é levado em consideração, pois bronze, pedra e mármore, geralmente, não levam tinta.
        Já obras feitas de argila ou de madeira podem receber pintura. Além disso, muitos monumentos públicos não são coloridos para facilitar a manutenção.
        Imagine o trabalhão que daria cuidar da pintura de todas as estátuas e esculturas que ficam expostas ao vento, ao Sol e à chuva!

                                            Disponível em: http://recreio.uol.com.br.
Entendendo o texto:
01 – O objetivo do texto é:
a) destacar a importância dos monumentos públicos.
b) apresentar os diferentes tipos de pintura feitos nas estátuas.
c) elencar os materiais que não podem ser pintados.
d) justificar a ausência de pintura em determinadas estátuas.

02 – Identifique o segmento em que se percebe o diálogo direto do autor com o leitor do texto:
      “Imagine o trabalhão que daria cuidar da pintura de todas as estátuas e esculturas que ficam [...]”.

03 – Ocorre a omissão de um termo oracional na seguinte frase:
a) “Existem estátuas de vários materiais, e algumas podem ser pintadas, sim!”.
b) “A pintura depende da criatividade do autor da estátua.”.
c) “[…] pois bronze, pedra e mármore, geralmente, não levam tinta.”.
d) “Já obras feitas de argila ou de madeira podem receber pintura.”.

04 – “Alguns preferem pintá-la e outros a deixam sem nada.”. Identifique a que se referem as formas pronominais destacadas:
      As formas pronominais destacadas referem-se à “estátua”.

05 – De acordo com o texto, quais as obras que podem ser pintadas?
      As obras de argila ou de madeira.

06 – As estátuas feita de qual material não levam tintas?
      São de bronze, pedra e mármore.

domingo, 2 de setembro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): HEY JOE - O RAPPA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Hey Joe

                       O Rappa
Hey Joe
Onde é que você vai
com essa arma aí na mão
Hey Joe
Esse não é o atalho
pra sair dessa condição

Dorme com tiro acorda ligado
Tiro que tiro trik-trak boom
Para todo lado

Meu irmão, é só desse jeito
Consegui impor minha moral
Eu sei que sou caçado
E visto sempre como um animal

Sirene ligada os homi
Chegando trik-trak
boom boom
Mas eu vou me mandando

Hey Joe
Assim você não curte o brilho
Intenso da manhã

Acorda com tiro dorme com tiro

Hey Joe
O que o teu filho vai pensar
Quando a fumaça baixar

Fumaça de fumo
Fogo de revólver
E é assim que eu faço,
Eu faço a minha história

Meu irmão, aqui estou por causa dele
E vou te dizer
Talvez eu não tenha vida
Mas é assim que vai ser

Armamento pesado
O corpo é fechado
Eu quero é mais ver
Mas vai ser difícil me deter

Hey Joe
Muitos castelos já caíram e você tá na mira

Tá na mira, tá na mira, tá na mira!

Hey Joe
Muitos castelos já caíram e você tá na mira

Também Morre quem atira...
Também morre quem atira...
Também morre quem atira...

Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão
Parecendo árabes árabes árabes do caos.
Sinto muito cumpadi
Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício

                                       Composição: Billy Roberts / O Rappa
Entendendo a canção:

01 – Você conhece essa música? E a banda e o intérpretes? O que sabe a respeito? Comente com seus colegas.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Do que você acha que a música trata?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – A letra mostra dois pontos de vista de uma mesma realidade, como se fosse uma conversa entre dois personagens. Você identifica qual é essa realidade? Destaque trechos da canção para ilustrar suas respostas.
      Mostra a realidade de um personagem, Joe, que vive em uma situação criminosa. Há trechos em que outro personagem da “conselhos” a Joe, conscientizando-o de que essa condição não seria a certa, nem a única possibilidade; “hey joe / onde é que você vai / com essa arma aí na mão / hey joe / esse não é o atalho / pra sair dessa condição” e trechos em que Joe tenta justificar os motivos de suas ações; “meu irmão, é só desse jeito / consegui impor minha moral / eu sei que sou caçado / e visto sempre como um animal”.

04 – Alguns trechos que intercalam essa conversa descrevem o cotidiano do personagem Joe. Identifique alguns deles e reflita: como você os interpreta?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: “Dorme com tiro acorda ligado / Tiro que tiro trik-trak boom / Para todo lado”; “sirene ligada / os homi / chegando trik-trak / boom boom / mas eu vou me mandando”; “acorda com tiro dorme com tiro”; “Fumaça de fumo / Fogo de revolver”; “Armamento pesado / O corpo é fechado”; É o que cada trechos buscam mostrar a realidade em que o personagem vive para dar a dimensão dessa condição, que iria além da vontade de um ou outro indivíduo isoladamente, seria uma realidade permeada por muitos confrontos.

05 – Na quinta estrofe o autor coloca o seguinte verso: “Assim você não curte o brilho / Intenso da manhã”. Quais significados podem existir nessa referência ao “brilho intenso da manhã”?
      “O brilho intenso da manhã” pode ser entendido como as coisas boas da vida, os detalhes, que só seriam percebidos por Joe em uma condição de paz, de harmonia com o que o cerca.

06 – Os trechos a seguir falam do filho de Joe, sob os dois pontos de vista. Procure escrever brevemente sobre o que você entende de cada um deles: “Hey Joe / O que o teu filho vai pensar / Quando a fumaça baixar?”; “Meu irmão, aqui estou por causa dele / E vou te dizer / Talvez eu não tenha vida / Mas é assim que vai ser”.
      Os trechos mostram dois caminhos: O primeiro, expõe o ponto de vista do personagem que aconselha Joe, procurando questionar sobre qual exemplo o pai está dando ao filho. O segundo, mostra os argumentos do pai, que diz fazer tudo isso por causa do filho, para conseguir recursos a qualquer custo, em meio à realidade apresentada na letra da canção.

07 – A música repete algumas frases: “Também morre quem atira”. Como você a interpreta? O sentido imediato dela poderia ser ampliado? De que maneira?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A frase pode ser interpretada de forma mais direta – o criminoso pode ser perseguido e morto amanhã – mas também pode se estender para um sentido mais amplo – o que a pessoa que atira poderia estar matando nela mesma?

08 – A estrofe final, anterior ao último refrão, diz: “menos de 5% dos caras do local / são dedicados a alguma atividade marginal / [...] / sinto muito cumpadi / mas é burrice pensar / que esses caras / é que são os donos da biografia / já que a grande maioria / Daria um livro por dia / sobre arte, honestidade e sacrifício”. Como você interpreta esse trecho? Qual discussão é levantada?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O trecho fala de preconceito e generalização. Muitas pessoas costumam se referir a bairros inteiros onde acontecem crimes e conflitos como sendo predominantemente povoados por bandidos. O trecho busca mostrar que, na realidade, acontece o oposto, a maioria das pessoas vive numa condição de luta diária para viver de forma honesta e suas histórias também “dariam um livro por dia”, mas mostrando um outro tipo de luta, de sacrifício e arte.







FILME: WALL-E - ANDRE STANTON - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme: WALL-E

  
Data de lançamento 27 de junho de 2008 (1h 37min)
Direção: Andrew Stanton
Gêneros AnimaçãoAventura
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Entendendo o filme:

01 – É perceptível, desde o início do filme, a quantidade assustadora de lixo produzido por nós, seres humanos, na terra. Qual a forma encontrada pela empresa BNL, para fazer uma limpeza no planeta? E qual você propõe para substituí-la?
      Compactação e empilhamento do lixo através de robôs WALL-E, responsáveis por limpar o planeta Terra.

02 – Qual é o assunto, o tema principal do filme?
      A Preservação Ambiental.

03 – Alguns anúncios de jornal aparecem logo no início do filme, deixando sugestões acerca da não existência de seres humanos: lixo demais! Terra coberta. Wall-E – trabalhando para desentulhar você. Também é notável as sugestões sobre o nível ao qual chegou o Aquecimento Global no planeta, culminando na retirada dos seres humanos da Terra. Faça uma comparação entre as que são demonstradas no filme e atualidade.
      Compara-se a reciclagem de hoje em dia, com a do filme.

04 – Aproveitando a citação e o próprio nome do filme, o que significa WALL-E? A sigla em inglês e a sua tradução.
      Waste Allovation load lifters – Earth – Levantador de carga para alocação de lixo, classe terra.

05 – Por que você acha que uma grande produtora como Walt Disney preocupou-se em fazer um filme com esse tema?
      Para conscientizar a população do que pode vir a acontecer caso não cuidemos do nosso planeta.

06 – Você acha que o filme pode ser considerado infantil? Por quê?
      O filme pode ser considerado Livre para todos os públicos, de maneira que até as crianças entendam, que a preservação do nosso planeta é muito importante.

07 – O robozinho WALL-E não é capaz de falar, entretanto ele consegue transmitir alguns sons e aprende a palavra EVA. O que esta palavra representa pra ele?
      Significa uma companhia para ele.

08 – Alguns objetos não têm nenhum valor para nós, seres humanos, mais interessantes. Cite alguns desses objetos e uma passagem do filme que comprove isso.
      A fita cassete, a qual ele sempre assistia (em uma passagem do filme, ele mostra as pessoas do vídeo para Eva), talheres, isqueiros, lâmpadas, engrenagens, cubo mágico.

09 – Qual era o sentimento de WALL-E com relação aos humanos?
      De curiosidade.

10 – No início do filme Eva era programada apenas para seguir um comando de diretriz. Qual é a diretriz de WALL-E?
      Limpar todo o lixo do planeta Terra.

11 – Qual é o principal motivo que faz Eva deixar de seguir sua diretriz?
      Seus sentimentos que começam a aparecer.

12 - Os humanos viviam a bordo de uma nave chamada AXIOM. O que houve com a espécie humana a bordo dessa nave?
      Todos se tornaram dependentes da tecnologia, não fazendo mais nada, além de ficar sentados e comer, se tornando sedentários e obesos.

13 – Algo atrapalhava o retorno dos humanos para a Terra. O que era?
      O alto nível de coisas tóxicas e lixo no planeta Terra.

14 – WALL-E era um robô extremamente solitário no planeta, tendo apenas uma baratinha como amiga. Por que esta baratinha sobreviveu a tudo que aconteceu com ela?
      Porque a barata, é um dos seres mais resistentes que há.

15 – WALL-E assistia a um vídeo onde os humanos faziam algo simples, e o sonho do robozinho era repetir esse ato. Que ato era esse?
      Entrelaçar as mãos com alguém.

16 – Muito carismático, WALL-E conseguia transmitir diversas emoções apenas com o seu olhar. Você acha que ele “balançou” os sentimentos de Eva com essas emoções? Justifique.
      Sim, pois ela logo depois de ver como foi tratada por ele enquanto ela estava “desativada”, acaba se apaixonando por ele.

17 – Por que no planeta Terra do filme não havia vida?
      Por causa do nível de radiatividade e lixo, fazendo com que a vida não fosse sustentável.

18 – Dentre todas as formas de vida do planeta, a única restante foi uma pequena e, aparentemente frágil, barata. Sabe-se que, apesar de aparentemente insignificantes, esses seres são os mais resistentes, em diversas situações, incluindo no que se refere à radioatividade. Pesquise sobre as características desse tipo de inseto que os torna tão resistentes. Procure também encontrar se existe algum outro tipo de ser vivo que possa suportar tantas intempéries.
      A barata, vive em locais onde há lixo, sujos, quentes, úmidos, esgotos, e entre vários locais hostis, o que está relacionada a sua constituição; São organismos muito simples, com poucos genes sujeitos a mutação. São 20 vezes mais resistentes à radiação do que o homem. Um organismo que também é resistente a radiação é a bactéria Deinococcus.