sábado, 24 de junho de 2017

TEXTO: A SUSTENTABILIDADE PESSOAL - PARA O ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

A sustentabilidade pessoal

Você já ouviu falar em uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland? Ela foi primeira-ministra da Noruega há uns 20 anos e presidiu a comissão do ONU que criou o conceito de "sustentabilidade". O que ela diz é bastante simples — que nós devemos "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro". Simples, mas não fácil. Por isso, atenção, pois, ainda que o Relatório Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo.

Pensar no futuro não é só tarefa dos futurólogos ou preocupação dos ecologistas. É atributo de quem pensa estrategicamente. Todos temos necessidades e procuramos atendê-las rapidamente, pois provocam desconforto. Antigamente precisávamos de comida, roupas, abrigo. Hoje acrescentamos outras prioridades — educação, lazer, relações, tecnologia, comunicação, transporte. Além disso, mudou a frequência das necessidades. Consumimos hoje coisas que precisaremos de novo amanhã e depois de amanhã. E assim por diante.

Essa lógica nos obriga a pensar sobre a linha do tempo, pois temos de atender às necessidades pessoais de hoje lembrando das outras no futuro, próximo ou remoto. Vem daí a ideia da sustentabilidade pessoal. Nosso progresso não pode comprometer nossa fonte de riqueza. Medir se uma prestação cabe no orçamento e enfiar-se em uma dívida para comprar algo que precisamos no momento pode prejudicar o orçamento por um bom tempo. E, como consequência, sacrificar as necessidades do amanhã.

O conselho de Gro é para ser levado a sério na vida pessoal também, pois, no fundo, ele quer dizer que você até pode gastar hoje o que vai ganhar amanhã, desde que não perca de vista que amanhã você vai ter outras coisas para gastar. Desejos e recursos são passageiros do mesmo barco. Isso vale para o planeta, para uma empresa, para uma família e para cada um de nós. Além disso, sempre é bom lembrar que liderança começa por auto liderança. E que pensar estrategicamente é um ótimo começo.

Eugenio Mussak. A sustentabilidade pessoal. Revista Você S/A, mar. 2008. 

1. O artigo de Eugenio Mussak é introduzido por uma pergunta.

           a) Qual é a pergunta?
"Você já ouviu falar em uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland?

      b)A sequência do texto mostra que  se espera do leitor uma resposta afirmativa ou negativa a essa pergunta? Justifique sua resposta.
Negativa, pois na sequência o texto apresenta Gro Harlem Brundtland.

c)Por que essa pergunta é importante para o desenvolvimento do artigo?
         Porque ela desencadeia uma explicação a respeito da origem e da aplicação da ideia de sustentabilidade.

   d)  O autor trata o conceito de sustentabilidade no mesmo contexto em que ele foi proposto por Gro Brundtland? Justifique sua resposta com elementos do texto. 
Não, como vemos em "ainda que o Relatório Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo.


2. Releia. 

"O que ela diz é bastante simples - que nós devemos 'satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro'. Simples, mas não fácil."

   a) Quais são os motivos enumerados no artigo que justificam a dificuldade de se aplicar essa ideia?
Em primeiro lugar, tendemos a não pensar no futuro. Em segundo lugar, hoje nossas necessidades são mais numerosas do que momentos históricos anteriores. Em terceiro lugar, nossas demandas são ininterruptamente renovadas. 

  b) O texto se vale de fatos concretos (pesquisas, dados estatísticos, episódios históricos, etc.) para fundamentar esses motivos? Explique sua resposta levantando hipóteses sobre a escolha feita pelo autor.
O texto não cita fatos concretos. Os motivos são todos calcados no senso comum. Mesmo a comparação entre as necessidades de "hoje" e as de "antigamente" é feita sem a citação de datas ou eventos históricos. O articulista trabalha com ideias disseminadas na sociedade e aceitas por ela e parece, portanto, não sentir necessidade de comprová-las. 


3. Gro Harlem Brundtland conceituou a sustentabilidade planetária; o articulista parte dessa definição e desenvolve outros conceitos.

   a)   Como ele conceitua a sustentabilidade pessoal?
 Ele sintetiza a ideia de sustentabilidade pessoal do seguinte modo: "Nosso progresso não pode comprometer nossa fonte de riqueza".

   b)  De que modo o articulista afirma ter chegado ao conceito de sustentabilidade pessoal? Indique o trecho que justifica sua resposta.
 Com base no raciocínio lógico: "Essa lógica nos obriga a pensar [...]; Vem daí a ideia de sustentabilidade pessoal". 


4. Releia o último parágrafo do texto.

     a)  Quais ideias exploradas na introdução ou no desenvolvimento do texto são resgatadas na conclusão? Anote-as abaixo:
Ideias exploradas na introdução e no desenvolvimento: "ainda que o Relatório de Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo"; "[...] pensar estrategicamente é um ótimo começo". Ideias resgatadas na conclusão: "Isso vale para o planeta, para uma empresa, para uma família e para cada um de nós"; "Pensar no futuro [...] é atributo de quem pensa estrategicamente.

    b)  Considere sua resposta ao item e responda: que função tem o parágrafo que conclui o artigo?
A conclusão desse artigo funciona como uma síntese das ideias expostas na introdução e no desenvolvimento. 



PREPOSIÇÕES E ARTIGOS - ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

SIMULADO DE PREPOSIÇÕES E ARTIGOS

1)    Marque um X nas alternativas em que o artigo definido é opcional.
a)    Ainda não consegui encontrar o meu livro.
b)    Hoje telefonei para a Maria.
c)    Este é o retrato de Dona Isabel.
d)    Eu adoro o Rio de Janeiro.

2)    Em que alternativa o termo grifado indica aproximação.
a)    Ao visitar uma cidade desconhecida, vibrava.
b)   Tinha, na época, uns dezoito anos.
c)    Ao aproximar de uma garota bonita, seus olhos brilhavam.
d)    Não havia um só homem corajoso naquela guerra.
e)    Uns diziam que ela sabia tudo, outros que não.

3)    Em qual destas frases as preposições destacadas são relação de posse.
a)    A professora voltou de Belo Horizonte.
b)    Irei a São Paulo com muita pressa.
c)    Falaram de política na televisão.
d)    Lutamos contra a poluição do meio ambiente.
e)    Esta revista é de Janete e não de Maria.

4)    Marque a preposição que indica o sentido de instrumentos:
a)    Viajaremos em dois dias.
b)    Passarei minhas férias em Fortaleza.
c)    Ganhei um urso de pelúcia.
d)    Ele se feriu com a tesoura.
e)    Devemos protestar contra a violência.

5)    Em qual destas frases a preposição está INCORRETA?
a)    Prefiro chá com açúcar.
b)    Estou gripada sobre sábado.
c)    Fomos em várias lojas.
d)    Corremos até a esquina.
e)    Comprei um lenço para você.

6)    Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:
a)    sujeito
b)    preposição
c)    conjunção
d)    artigo
e)    substantivo

7)    Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.
a)    Esperou entusiasmado ser convocado.
b)    João correu demais.
c)    Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d)    Tenho esperanças!
e)    n.d.a.

8)    Preencha os espaços com a preposição correta e assinale a alternativa correta abaixo.
1.    Conversamos _______ nossos estudos.
2.    Aquela chácara é ___ meus tios.
3.    A criançada partiu ________ o acampamento.
4.    A excursão chegará ____Manaus hoje.
5.    Sempre lutamos ________ a má vontade de alguns.

a)    a, para, de, sobre, contra.
b)    sobre, de, para, a, contra.
c)    contra, sobre, a, de, para.
d)    para, sobre, de, a, contra.
e)    sobre, de, contra, para, a.

9)    Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem uma circunstância de tempo, exceto:

a)    “E agora era desejada também.”
b)    Naquela noite despertaram...”
c)    “...não eram ainda anunciadores de desgraças...”
d)    “A mata dormia seu sono jamais interrompido”.
e)    “...já que os homens ainda não haviam chegado...”

10)”Nessa manhã, o coronel ia andando devagar entre os cacaueiros. Ali, antes havia uma grande mata.”
As palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às circunstância de:

a)    lugar, tempo, lugar.
b)    lugar, modo, causa.
c)    tempo, modo, lugar.
d)    tempo, lugar, tempo.
e)    n.d.a.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

SIMULADO: FONEMAS/ENCONTRO CONSONANTAL/VOCÁLICO/DÍGRAFO/HIATO/DITONGO/TRITONGO/OXÍTONA/PAROXÍTONA/PROPAROXÍTONA - COM GABARITO

SIMULADO: FONEMAS/ENCONTRO CONSONANTAL/
VOCÁLICO/ DÍGRAFO/HIATO/
DITONGO/ TRITONGO/ OXÍTONA/PAROXÍTONA/ PROPAROXÍTONA- ENSINO MÉDIO


1 – Os vocábulos passarinho e querida possuem:
a)      6 e 8 fonemas respectivamente.
b)    10 e 7 fonemas respectivamente.
c)     9 e 6 fonemas respectivamente.
d)    8 e 6 fonemas respectivamente.
e)     7 e 6 fonemas respectivamente.

2 – Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo?
a)     07          b) 12          c) 11          d) 14          e) 15.

3 – Em nascente temos, respectivamente:  
a)     8 letras e 6 fonemas.
b)    3 sílabas e 8 fonemas.
c)     1 dígrafo e 1 ditongo.
d)    1 encontro consonantal e 1 vocálico.
e)     3 encontros consonantais.   

4 – Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante destacada de pata pela sua homorgânica?
a)     Bata.        b) Lata.        c) Mata.        d) Cata.        e) Nata.

5 – Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:
a)     Lata.        b) Tata.        c) Nada.        d) Pata.        e) Data.

6 – Assinale a alternativa em que todas as palavras contêm dígrafos:
a)     Jaca, guerra, averigue, matagal.
b)    Guerra, milharal, ancião, matança.
c)     Bisonho, apazigue, distinção, canalha.
d)    Hipopótamo, país, passagem, viagem.
e)     Subumário, pelintra, supimpa, canzarrão.

7 – Assinale a alternativa em que a palavra contém ditongo oral crescente.
a)     Equestre     b) Guerreiro     c) Quando     d) Poucos     e) Ninguém.

8 – Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:
a)     4 e 2 fonemas.
b)    9 e 5 fonemas.
c)     8 e 5 fonemas.
d)    7 e 7 fonemas.
e)     8 e 4 fonemas.

9 – Dê o número de fonemas e letras das seguintes palavras:
a)     Filha: 04 fonemas e 05 letras.
b)    Tenta: 04 fonemas e 05 letras.
c)     Corpo: 05 fonemas e 05 letras.
d)    Fizesse: 06 fonemas e 07 letras.
e)     Mocinha: 06 fonemas e 07 letras.
f)      Quarto: 06 fonemas e 06 letras.
g)     Agarravam: 08 fonemas e 09 letras.

10 – Classifique os encontros vocálicos das seguintes palavras, de acordo com o código:
a)     Ditongo oral crescente.
b)    Ditongo oral decrescente.
c)     Ditongo nasal crescente.
d)    Ditongo nasal decrescente.
e)     Hiato.
f)      Tritongo oral.
g)     Tritongo nasal.

( b ) cai.                              ( b ) outro.                          ( e ) sua.
( e ) preciosa.                     ( d ) muito.                        ( b ) feita.
( d ) não.                             ( e ) duas.                          ( a ) quarto.
( d ) mãozinhas.                ( b ) noites.                       ( d ) agarravam.
( e ) pedia.                         ( c ) quando.                     ( b ) inteira.

11 – Assinale a alternativa em que todas as palavras abaixo contêm dígrafo:
a)     Filha, braços, força-la.
b)    Tenta, andar, corpo.
c)     Endurecida, fizesse, mocinha.
d)    Quarto, lembra, antigas.
e)     Pequenina, andando, escuro.

12 – Assinale a alternativa que apresenta erro na análise da palavra:
a)     Em parece existem três sílabas, seis fonemas e seis letras.
b)    Em endurecida existem cinco sílabas, dez fonemas e dez letras.
c)     Em fizesse temos três sílabas, seis fonemas e sete letras.
d)    Em então temos um dígrafo nasal e um dígrafo nasal decrescente.
e)     Em assim temos um dígrafo e uma vogal nasal.

13 – Assinale a alternativa errada.
a)     A palavra trajeto apresenta encontro consonantal.
b)    A palavra menina possui três fonemas nasais.
c)     Na palavra colo existe apenas um fonema surdo.
d)    Na palavra corpo temos dois fonemas consonantais sonoros.
e)     Em andando existem dois dígrafos nasais.

14 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em feita temos fonema fricativo e fonema linguodental.
b)    O vocábulo preciosa não apresenta consoante sibilante.
c)     Em braços aparece um fonema bilabial sonoro.
d)    Em quando temos um fonema linguodental sonoro.
e)     Em tentava temos dois fonemas surdos e quatro sonoros.

15 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em apela a vogal tônica deve ser considerada como anterior fechada.
b)    Em endurecida aparecem duas vogais anteriores.
c)     O vocábulo começara apresenta apenas uma vogal posterior.
d)    Em desde só aparecem vogais anteriores.
e)     A vogal tônica da trajeto é classificada como anterior aberta.

16 – Assinale a alternativa errada.
a)     Em pai a consoante é oclusiva, bilabial, surda.
b)    Em tenta as consoantes são oclusivas, linguodentais, surdas.
c)     Em sala temos uma consoante constritiva, fricativa, sonora.
d)    Em noites temos uma consoante nasal sonora.
e)     Em antigas não há nenhuma consoante nasal sonora.

17 – Assinale a alternativa em que haja erro na classificação do encontro vocálico.
a)     Falavam: ditongo nasal decrescente, representado graficamente por am.
b)    Ninguém: ditongo nasal decrescente, representado graficamente por em.
c)     Saguão: ditongo decrescente, seguido de vogal oral.
d)    País: hiato, em que a segunda vogal é tônica.
e)     Minguam: tritongo nasal representado graficamente por uam.

18 – Assinale a alternativa que apresenta apenas hiatos.
a)     Muito, faísca, balaústre.
b)    Guerreiro, gratuito, intuito.
c)     Fluido, fortuito, Piauí.
d)    Rua, lua, nua.
e)     Rainha, constituir, deixa.

19 – Assinale a alternativa em que a letra X representa o mesmo fonema que em exato.
a– Xarope.       b- Axila.      c- Máximo.      d- Exegese.      e- Xícara.

20 – Assinale a alternativa em que a consoante inicial não foi trocada pela sua homorgânica.
a)     Selo / zelo.
b)    Mola / bola.
c)     Fia / via.
d)    Toca / doca.
e)     Chato / jato.

21 – Nos vocábulos nato e nado a oposição entre os fonemas T e D decorre do seguinte traço distintivo:
a)     Tonicidade.
b)    Timbre.
c)     Elevação da língua.
d)    Sonoridade.
e)     Redução.

22 – Em que conjunto de signos só há consoantes sonoras?
a)     Rosa, deve, navegação.
b)    Barcos, grande, colado.
c)     Luta, após, triste.
d)    Ringue, tão, pinga.
e)     Que, ser, tão.

23 – Considerando-se que em tão triste que me dá dó há oposições de consoantes surdas e sonoras homorgânicas, onde se dá fato análogo?
a)     Gosto gostoso de coração querido.
b)    Deixo fechado o dedo de Deus.
c)     Poucos moleques cantam o dobrado.
d)    Venho e vens porque somos soldados.
e)     Peito em pedaços de tanto te amar.

24 – Não há ditongo em:
a)     Amavam.       b) muito.      c) mamãe.      d) ontem.      e) apaziguou.

25 – São, respectivamente, oxítona, paroxítona e proparoxítona os vocábulos.
a)     Erudito / pegada / tulipa.
b)    Decano / aziago / sutil.
c)     Bígamo / néctar / recém.
d)    Harém / avaro / ibero.
e)     Ureter / pudico / horóscopo.

26 – De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, as vogais são classificadas segundo os critérios abaixo, exceto:
a)     Zona de articulação.
b)    Elevação da língua.
c)      Intensidade.
d)    Timbre.
e)     Papel das cavidades bucal e nasal.

27 – Só não temos tritongo em:
a – Saguão.      b– delinquiu.     c– praia.      d– enxaguem.     e– apaziguei.

28 – Os fonemas, dependendo da vibração ou não das cordas vocais, podem ser surdos ou sonoros. Em qual das alternativas temos apenas fonemas surdos?
a)     S – Z – F – D.
b)    Z – V – X – K.
c)     S – F – J – D.
d)    S – F – X – T.
e)     K – Z – V – D.

29 – Tendo em vista que os fonemas nem sempre correspondem à sua representação gráfica (letra), podemos afirmar que na palavra homem temos:
a)     Cinco letras e cinco fonemas.
b)    Cinco letras e quatro fonemas.
c)     Cinco letras e três fonemas.
d)    Quatro letras e quatro fonemas.
e)     Quatro letras e três fonemas.

30 – O I não é semivogal em:
a – Papai.      b – azuis.      c – médio.      d – rainha.      e – herói.

31 – Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente?
a)     Lei, foice, roubo.
b)    Muito, alemão, viu.
c)     Linguiça, história, área.
d)    Herói, jeito, quilo.
e)     Equestre, tênue, ribeirão.

32 – Assinale a alternativa que apresenta erro na divisão silábica.
a)     Im-pres-cin-dí-vel; a-bs-ti-nên-cia.
b)    Sub-le-va-ção; ex-pec-to-ran-te.
c)     Cor-rup-ti-vel; a-rac-ní-deo.
d)    Ig- ni-ção; e-gíp-cio.
e)     e-clip-se; ec-ti-lip-se.