quinta-feira, 10 de outubro de 2024

AVALIAÇÃO DE SAÍDA SEE MT/2023 - LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ANO

 AVALIAÇÃO DE SAÍDA  SEE MT/2023 - LÍNGUA PORTUGUESA  - 8º ANO

01 - Questão

 Observe o cartaz.



Fonte: GOVERNO FEDERAL. Imagem disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/governofederal-lanca-nesta-terca-feira-3-a-campanha-aprenderparaprevenir-2021. Acesso em: 7 jun. 2022.

Considerando os elementos verbais e não verbais que compõem o cartaz da campanha, aponte um tipo de desastre ambiental que se pretende prevenir.

a  Extinção de animais.

b  Fome e miséria.

c  Propagação de doenças.

d  Queimadas florestais.

 

    02 - Questão

As formigas


Quando minha prima e eu descemos do táxi já era quase noite. Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima.

– É sinistro.

Ela me impeliu na direção da porta. Tínhamos outra escolha? Nenhuma pensão nas redondezas oferecia um preço melhor a duas pobres estudantes, com liberdade de usar o fogareiro no quarto, a dona nos avisara por telefone que podíamos fazer refeições ligeiras com a condição de não provocar incêndio.

Subimos a escada velhíssima, cheirando a creolina.

– Pelo menos não vi sinal de barata – disse minha prima.

TELLES, L. F. As formigas. Conto Brasileiro, 2016. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/as-formigas-conto-de-lygia-fagundes-telles/. Acesso em: 17 maio 2023.

No conto, há uma expressão que indica o fato de as personagens estarem conformadas diante da situação em que se encontram. Essa expressão aparece em qual dos trechos a seguir?

a  "Quando minha prima e eu descemos do táxi já era quase noite".

b  "Ela me impeliu na direção da porta".

c  "Pelo menos não vi sinal de barata".

d  "Subimos a escada velhíssima".


 03 - Questão

Observe a matéria publicitária.


O principal assunto desse anúncio é

a  a garantia de um seguro de vida para a família. 

b  o cuidado dos pais para dar conforto aos seus filhos.

c a proteção que o pai oferece ao filho.

d o baixo custo de um seguro de vida.


04 - Questão

Imigrantes venezuelanos: sonhos como esperança


Conversamos com diversos venezuelanos em situação de rua em Pacaraima. A maioria dos que estavam em situação de rua passava de dois meses naquela situação. Segundo eles, não conseguiram vaga nos abrigos. Outros aguardavam pela emissão de documentos. Todos os venezuelanos que abordamos ao longo das ruas não estavam só, geralmente estavam em família, pai, mãe e filhos, ou, em muitos casos, mãe e vários filhos.


A missão do CNDH [Conselho Nacional dos Direitos Humanos], além de ouvir, mapear os fluxos de recebimento e das condições a que estão submetidos os venezuelanos no processo migratório de grandes proporções e impactos, também produzirá um relatório com importantes recomendações às autoridades, ao governo brasileiro e agências, já que não se trata de favor o Brasil receber esses migrantes, trata-se de uma questão humanitária, é uma obrigação do nosso país acolher, e bem, o povo venezuelano. Além dos tratados internacionais que garantem direitos, eles são os nossos irmãos. Precisam ser bem acolhidos.

BERRIEL, V. Imigrantes venezuelanos: sonhos como esperança. Migra Mundo, 2021. Disponível em:  https://migramundo.com/imigrantes-venezuelanos-sonhos-como-esperanca. Acesso em: 19 jan. 2023. Adaptado.

O trecho do texto que apresenta uma opinião da autora é

b  “(...) produzirá um relatório com importantes recomendações às autoridades, ao governo brasileiro e agências”.

c  “(...) trata-se de uma questão humanitária, é uma obrigação do nosso país acolher, e bem, o povo venezuelano”

d  “Outros aguardavam pela emissão de documentos”.

a  “Conversamos com diversos venezuelanos em situação de rua em Pacaraima”

  05 - Questão

 Leia o texto e responda à questão.


O boi


O boi é um dos personagens mais comuns das festas tradicionais brasileiras. Ele aparece em inúmeras regiões do país e é cantado e festejado de várias maneiras em diferentes épocas do ano. Isso acontece porque, desde a Antiguidade, o boi sempre foi importante para a vida das pessoas. Adotá-lo como personagem em festas populares acabou sendo um processo natural.

No Brasil do século XVIII, o Bumba-meu-boi surgiu como crítica aos problemas sociais da época. Brincando e cantando, os escravos denunciavam e ridicularizavam seus patrões.

Nos estados do Sul, o Bumba-meu-boi é conhecido por outros nomes. No Rio Grande do Sul, é conhecido como Boi Barroso. Certa vez, em Santa Catarina, um mamão verde foi usado como a cabeça do boi na festa. Desde então, ele ficou conhecido como Boi-de-mamão, e os personagens mais conhecidos dessa festa são Bernúncia e Maricota, esta última uma boneca com três metros de altura.

No Nordeste, é comum a presença do boi nas festas de Reisado, que acontecem entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro).

Fonte: SANTA ROSA, Nereide S. O boi. In: ______. Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001. Fragmento.

Em "Adotá-lo como personagem em festas populares acabou sendo um processo natural", a palavra destacada, no texto, refere-se

a  à personagem.

b  ao boi.

c  ao processo.

d  às festas.


06 - Questão

 Leia a tirinha a seguir.

Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/wp-content/uploads/2018/09/2053-300x225.jpg Acesso em: 27 fev. 2023.

Analisando a opinião sobre liberdade de expressão do personagem que está de braços cruzados, pode-se afirmar que ele

a não tem uma opinião definida, sempre a alterando quando o personagem vestido de azul apresenta um argumento consistente.

b concorda com a opinião do personagem com quem está conversando e acredita que a liberdade de expressão é pessoal.

c  discorda do personagem vestido de verde e quer persuadi-lo a abandonar a liberdade de expressão e acompanhá-lo em raciocínio.

d  concorda que a liberdade de expressão exista, porém faz a ressalva de que ela não pode ser contrária à dele, mostrando sua intolerância.

 07 - Questão

Leia o texto e responda à questão.


Aviação


Quando Santos Dumont era criança, perguntaram a ele se o homem voava e ele respondeu com convicção:


– Voa sim! Com 18 anos foi para Paris onde começou a trabalhar nos seus balões. 

O primeiro deles chamou-se Brasil e tinha pregada nele a bandeira brasileira.

Em 1901, com o seu balão nº. 6, Santos Dumont contornou a Torre Eiffel em menos de dez minutos,  ganhando um grande prêmio que era oferecido a quem conseguisse essa façanha em 1º lugar.

Era um balão dirigível, isto é, podia ser controlado, e subia porque era mais leve que o ar. Mas ele estava interessado em construir um aparelho mais pesado que o ar e que mesmo assim voasse. Construiu o 14-Bis e com ele levantou voo oficialmente em 1906, na França.

Fonte: ROCHA, Ruth. Aviação. In: ______. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Ática, 2005.

De acordo com o texto, pode-se dizer, que um dos principais valores em que Santos Dumont acreditava era

a  o potencial criativo.

b o dinheiro.

c  a fama.

d  o poder político.

     08 - Questão

Câmara aprova obrigatoriedade da inclusão do símbolo de autismo em placas de prioridade


Hoje, inclusão da 'fita quebra-cabeça' que simboliza o espectro autista na lista de prioridades é facultativa para os comércios. Autora e relatora falam em 'efetivar' direitos; texto vai ao Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) um projeto que obriga os estabelecimentos públicos e privados a incluir a fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, em todas as placas que sinalizam prioridade de atendimento. A proposta segue para o Senado.

Esse reconhecimento garante ao autista todos os direitos de uma pessoa com deficiência. Entre eles, o atendimento prioritário em estabelecimentos abertos ao público, transportes, repartições públicas e outros.

A sinalização dessa prioridade para as pessoas com autismo foi incluída na lei em janeiro de 2020, mas como uma regra facultativa para os estabelecimentos.

G1 Política. Câmara aprova obrigatoriedade da inclusão do símbolo de autismo em placas de prioridade. G1 Política. Disponível em: 
https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/05/10/camara-aprova-obrigatoriedade-da-inclusao-do simbolo-de-autismoem-placas-de-prioridade.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2023.

A finalidade da nova proposta de lei é trazer para a comunidade autista

a o atendimento prioritário em estabelecimentos abertos ao público, transportes, repartições públicas e outros.

b a impossibilidade dos estabelecimentos públicos e privados de incluir a fita quebra-cabeça como forma de conscientização.

c a retirada do direito de atendimento prioritário em estabelecimentos.

d nenhum tipo de mudança, pois, desde 2020, os estabelecimentos já eram obrigados a sinalizar.
 

  09 - Questão

Observe o texto a seguir.


Fonte: BORGES. Clara. Modelos para todos os tipos de campanha. 

Disponível em: https://bit.ly/3HnR8hX. Acesso em: 7 jun. 2022.

Considerando as características do texto, indique seu gênero textual

a Bilhete.

b  Carta.

c  E-mail.

d  Notícia.

 10 - Questão

Vozes-mulheres


A voz de minha bisavó 
ecoou criança 
nos porões do navio. 
Ecoou lamentos 
de uma infância perdida.


A voz de minha avó 
ecoou obediência 
aos brancos-donos de tudo. 
A voz de minha mãe 
ecoou baixinho revolta 
no fundo das cozinhas alheias 
debaixo das trouxas 
roupagens sujas dos brancos 
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.


A minha voz ainda 
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue 
e fome. 
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes 
recolhe em si 
as vozes mudas caladas 
engasgadas nas gargantas. 
A voz de minha filha 
recolhe em si a fala e o ato. 
O ontem – o hoje – o agora. 
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância 
o eco da vida-liberdade. 

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos.
Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 24-25.

Qual é a função da repetição de “a voz” no início das estrofes?

a  A repetição de “a voz” organiza o poema em torno do sentido de que há continuidades e rupturas intergeracionais entre essas mulheres.

b A repetição de “a voz” torna o poema monótono, evidenciando a rotina sempre igual dessas mulheres ao longo do tempo.

c  A repetição de “a voz” desorganiza o poema, sugerindo que não há continuidade entre essas mulheres, pois cada uma vive uma história única.

d A repetição de “a voz” confunde o leitor, pois torna pouco evidente qual das vozes é a voz do eu-lírico.

 

 11 - Questão

Observe a imagem e responda à questão.


Fonte: VIEIRA, Tuca. Disponível em: http://picasaweb.google.com/L30eleven/Interesting/photo#5124357085045779666.  Acesso: 17.08.2008.

O título mais apropriado para essa fotografia do bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo, é a

a urbanização.

b pobreza.

c desigualdade social.

d  riqueza.

  12 - Questão

 Leia o texto e responda à questão.


Comportamento 
Decifrando a Matemática


A simples pronúncia das palavras álgebra, aritmética ou geometria é o suficiente para arrepiar os cabelos de boa parte dos alunos em uma sala de aula. 

A professora Suely Druck, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, garante que a aversão por números não é exclusividade do povo brasileiro. “Essa é uma disciplina complexa mesmo”, diz. Segundo Suely, há um problema central na hora de ensiná-la. “Diferentemente das outras matérias, a matemática é sequencial. Ou seja, se o aluno não aprender a somar e a subtrair, não será capaz de multiplicar ou dividir”, diz. E, no dia a dia escolar, essa característica se torna traiçoeira. “Se a criança começa aprendendo mal a matéria, seu desempenho estará condenado pelos próximos anos, porque ela não conseguirá acompanhar e ficará desmotivada”, conclui.

Fonte: JORDÃO, Claudia. Decifrando a matemática. IstoÉ, São Paulo, n.º 2024, p. 58, 20 ago. 2008. Fragmento.

O assunto principal do texto é

a a importância de se estudar matemática.

b  o ensino de matemática no Brasil.

c  o desempenho dos brasileiros na prova de matemática.

d  a causa das dificuldades para se aprender matemática.

 13 - Questão

Leia o texto e responda à questão.



Fonte: Veja algumas informações... São Paulo, out.2008. Material publicitário.
 

Observando a tabela, verificamos que a maioria dos alimentos ali presentes é rica em

a vitaminas.

b  carboidratos.

c  sais minerais.

d  proteínas.

  14 - Questão

 A charge é um texto híbrido composto pela linguagem verbal e não-verbal que critica, por meio do humor, uma determinada situação com relevância social. Além disso, é um texto que circula em jornais e revistas e dialoga com as notícias que são apresentadas nesses veículos.


Disponível em: https://amorimcartoons.blogspot.com/search/label/Cultura%20de%20Cancelamento 

Acesso em: 08 março 2023.

A charge em questão faz uma referência clara a um comportamento sociocultural bastante difundido ultimamente entre os usuários de redes sociais. Leia atentamente a linguagem verbal e não-verbal do texto em questão e identifique esse comportamento social e seu problema.

a  A charge trata do uso demasiado das redes sociais pelas pessoas que se alienam do que ocorre ao seu redor, por isso não ajudam o indivíduo que está passando mal.

b A charge retrata um linchamento virtual que se define por um ataque virtual feito em grupo a um indivíduo que é impactado em sua vida real, como pode ser visto por seus gritos de dor.

c A charge trata de um linchamento virtual em que as pessoas atacam a vítima por mensagens, mas isso só a afeta na esfera virtual, no mundo "off-line”.

d A charge aborda o vício no celular que consome os mais diferentes tipos de pessoas que não mais conversam entre si e não têm tempo para olhar o próximo.
  

 15 - Questão

 Leia os textos e responda à questão.


TEXTO I
A peteca é coisa nossa


A peteca é uma invenção brasileira, criada quando esta terra nem se chamava Brasil. Ela era jogada por índios há centenas de anos. Para produzir o brinquedo, eles usavam uma trouxinha de folha cheia de pedrinhas dentro, amarrada a uma espiga de milho. Os índios já a chamavam com o nome que usamos hoje, que em tupi significa “bater”. Quando os portugueses desembarcaram por aqui, adoraram a nova brincadeira, e ela passou de geração em geração. Hoje a peteca é considerada um esporte, com regras, federação e tudo mais.

Fonte: Não deixe cair... Brasil: almanaque de cultura popular. Disponível em: www.almanaquebrasil.com.br. Acesso em: 26 jan. 2009


TEXTO II
Peteca


Do tupi, a palavra “peteca” quer dizer “batendo”. Esse brinquedo a gente herdou dos índios, que já jogavam peteca antes mesmo de os portugueses chegarem aqui.

A peteca é uma almofadinha de palha de milho, pano, couro ou borracha com penas presas a ela. Os jogadores batem nessa almofadinha, jogando de um para o outro. Não vale deixar cair! Hoje o jogo se tornou um esporte. Nas Olimpíadas, a peteca é jogada com raquetes.

Na China, existe um jogo parecido com a peteca, só que é jogado com os pés.

Fonte: ROCHA, Ruth. Peteca. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Ática, 2005.

Os dois textos destacam um mesmo assunto, que é

a  a aprovação do jogo de peteca pelos portugueses.

b a maneira de jogar peteca dos índios brasileiros.

c a origem indígena do jogo de peteca.

d a presença da peteca nas Olimpíadas.


 16 - Questão

Março não é apenas o mês em que, no dia 8, celebramos a luta das mulheres por seus direitos, mas é, também, o mês em que, no dia 21, reafirmamos a luta pela eliminação da discriminação racial em todo o mundo. Nesse dia, lembramos do massacre ao protesto negro contra o brutal regime do apartheid da África do Sul, ocorrido em 1960. Contudo, o nosso foco é o dia da luta contra a discriminação racial, pois o racismo que o define, mesmo sendo negado oficialmente, é praticado diariamente em nosso país desde que o primeiro preto escravizado botou os pés aqui.

Na realidade, em nossa história, a escravidão apenas mudou do chicote para a caneta e, desta, para a exclusão social. Sem reforma agrária, sem emprego, sem moradia e sem acesso à educação, as elites dominantes impuseram a exclusão social às populações negras. Desse modo, não se trata apenas do preconceito racial de alguns indivíduos, mas de racismo estrutural, que nasce da ordem econômica e social do país e se espalha pelas instituições, pelas famílias e pela sociedade em geral.


SILVA, B. da. Antirracismo, uma luta de negros e brancos. Correio Braziliense Opinião, 2021. Disponível em: https://www. correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/04/4915864-antirracismo-uma luta-de-negros-e-brancos.html.  Acesso em: 10 fev. 2023. Adaptado

Qual é o sentido das conjunções “contudo” e “desse modo”, respectivamente, na organização das ideias apresentadas no texto?

a  Condição e oposição.

b  Oposição e conclusão.

c  Adição e condição.

d  Comparação e causa.


 17 - Questão

 Leia o fragmento do texto a seguir.


Vídeo mostra momento em que bancário fisga pirarucu de mais de 150 kg no Rio Teles Pires em MT


Um bancário fisgou, na terça-feira (7) um pirarucu de mais de 150 kg no Rio Teles Pires em Carlinda, a 724 km de Cuiabá. Thiago Napolitano, o tio e o primo dele gravaram um vídeo no momento em que conseguiram pegar o peixe com uma carretilha pequena.

O bancário contou que conseguiu pescar o pirarucu pouco tempo depois de chegar no rio. Devido ao tamanho do peixe, eles demoraram cerca de 50 minutos para conseguir colocá-lo no barco. 

Fonte: G1 MT. Vídeo mostra momento em que bancário fisga pirarucu de mais de 150 kg no Rio Teles Pires em MT.
Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/06/10/video-mostra-momento-em-quebancario-fisga-pirarucu-de-mais-de-150-kg-no-rio-teles-pires-em-mt.ghtml. Acesso em: 10 jun. 2022
.

Qual o objetivo do texto lido?

a Comunicar um problema polêmico.

b Informar sobre um acontecimento recente. 

c  Discutir a preservação do meio ambiente.

d  Notificar uma violação das leis de pesca.

 18 - Questão

Pedrinho, naqueles tempos, costumava passar as férias no sítio de Dona Benta, onde brincava de tudo 

[...] A coisa foi assim. Estava ele na varanda com os olhos no horizonte, postos lá onde aparecia o verde escuro do Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do sítio. De repente, disse:

— Vovó, eu ando com ideias de ir caçar na mata virgem.

Dona Benta, ali na sua cadeirinha de pernas cotós, entretida no tricô, ergueu os óculos para a testa.

— Não sabe que naquela mata há onças? — disse com ar sério — Certa vez uma onça pintada veio de lá, invadiu aqui o pasto e pegou um lindo novilho da vaca Mocha.

— Mas eu não tenho medo de onça, vovó! — exclamou Pedrinho, fazendo o mais belo ar de desprezo. [...]

— E também há sacis — rematou Dona Benta.

Pedrinho calou-se. Embora nunca o houvesse confessado a ninguém, percebia-se que tinha medo de saci. Nesse ponto não havia nenhuma diferença entre ele, que era da cidade, e os demais meninos nascidos e crescidos na roça. Todos tinham medo de saci, tais eram as histórias correntes a respeito do endiabrado moleque duma perna só.

MONTEIRO, L. O saci. São Paulo: editora brasiliense, 2005, p. 16.

A intertextualidade ocorre quando um texto menciona outro. Há intertextualidade no texto acima, porque

a cita a lenda do Saci-pererê.

b  conta sobre as férias de Pedrinho na fazenda.

c fala dos meninos da cidade e dos meninos da roça.

d  apresenta os perigos da mata.

 19 - Questão

 Observe o texto.



Fonte: UNISAÚDE MARAU. Imagem disponível em: 
https://www.unisaudemarau.com.br/informativos/ver/43/campanha-davacina-antigripal-2020?v=%2Finformativos. Acesso em: 7 jun. 2022.

Considerando a intenção comunicativa do texto, aponte o efeito de sentido do emprego do verbo "Vacine-se".

a  Apresentar uma sugestão informal.

b Exprimir uma ordem explícita.

c  Informar sobre um evento.

d  Orientar o leitor a uma ação.


 20 - Questão

Leia o poema “Pneumotórax”, do poeta Manuel Bandeira (1886 - 1968).

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos. 
A vida inteira que podia ter sido e que não foi. 
Tosse, tosse, tosse. 
Mandou chamar o médico: 
— Diga trinta e três.
— Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
— Respire. 
………………………………………………………………………. 
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? 
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino. 


Definição 
Pneumotórax: é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.

BANDEIRA, Manuel. Pneumotórax. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. [S. l.: s. n.], 1930. 
Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-pneumotorax-manuel-bandeira/. 
Acesso em: 22 abr. 2023.

No verso "— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?", o uso das vírgulas tem a finalidade de separar o

a  complemento nominal.

b vocativo.

c adjunto adnominal.

d aposto.

 

CARTA ESCOLAR: DE SOLICITAÇÃO - COM GABARITO

 Carta escolar: De Solicitação

        Londrina, 2 de fevereiro de 2015.

        Prezados Pais ou Responsáveis e caros Alunos,

        Com o início de um novo ano letivo, é natural o aumento do tráfego de veículos nas vias públicas que circundam nossa escola. por isso, visando à facilidade aos pais e aos alunos, e também preocupados com a segurança da escola e o melhor fluxo desse tráfego, informamos alguns procedimentos para a utilização das áreas de acesso à escola e pedimos a atenção e a colaboração dos pais e dos alunos para o cumprimento das orientações de segurança, com a finalidade de evitar transtornos e possíveis infrações no trânsito. Observe-as a seguir:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNKw5RBW1mmsRam-BdQa9MyBetW4_rqRV88Rm1cT33Txk_IFl35LOWG1cAl4WNnl6VJikH980NSlXRkW6YwBASNtjkkbA3keHj0HCqEHy2_651A_bGdjunnc4FgnU3fO1FaQapD-XwYwxaJ1BZtKYHOkcqwM-zCNuKMRijfDDhmT00oat9TMJHtopU2s4/s320/ESCOLAR.png


·        Nos horários de entrada, solicitamos que os pais ou acompanhantes evitem parar o automóvel em fila dupla, estacionem próximo às calçadas da escola ou ao redor da praça, onde todos podem descer dos veículos em segurança, evitando as filas duplas e os engarrafamentos, que provocam irritação e aumentam a probabilidade de acidentes;

·        Nunca parem na faixa de pedestre;

·        Nunca estacionem em local proibido. Observem que a CMTU efetuou novas sinalizações ao redor do Colégio, e a fiscalização está intensa, inclusive com aplicação de multas;

·        Usem o cinto de segurança e peçam aos passageiros que façam o mesmo;

·        Nos horários de saída, recomendamos os mesmos procedimentos utilizados nos horários de entrada, com um detalhe: combinem com os filhos ou passageiros o local onde o veículo estará estacionado. Lembrando: as crianças menores só poderão sair do Colégio acompanhadas do responsável;

·        No acesso ao Maxi Júnior, portão localizado na Av. Duque de Caxias, por questão de segurança, os pedestres deverão passar exclusivamente pela passarela. Os veículos deverão subir pela rampa e parar sob a cobertura somente para que o aluno desça do veiculo ou entre nele. Não é permitido estacionar no local;

·        No acesso à entrada principal, portão localizado na esquina entre as ruas Horta Barbosa e Luiz Dias, os veículos deverão entrar pelo recuo e parar somente para que o aluno desça ou entre nele. Não é permitido estacionar no local, visando ao melhor fluxo do trânsito.

        Além das orientações apresentadas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo sugere atenção às seguintes observações:

·        A parada deve durar o tempo estritamente necessário para o embarque e desembarque de passageiros;

·        Respeite as regras de trânsito, procure um lugar permitido para estacionar. Colabore com a fluidez do trânsito;

·        Crianças menores de 10 anos apresentam dificuldade na percepção da distância, do som e da velocidade. Assim, acompanhe seu filho até o portão da escola;

·        É importante o cumprimento da legislação do Contran no tocante à obrigatoriedade de utilização de cadeirinhas. Esse dispositivo é projetado para reduzir o risco ao usuário em caso de colisão de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança.

        O Colégio Maxi agradece, antecipadamente, a colaboração de todos.

Virgílio Tomasetti Jr.

Diretor-geral.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 81-82.

Entendendo a carta:

01 – Qual o principal objetivo da carta escolar enviada aos pais e alunos?

      O principal objetivo é orientar sobre as normas de trânsito nas proximidades da escola, visando a segurança de todos, especialmente durante os horários de entrada e saída dos alunos.

02 – Quais são os principais problemas de trânsito identificados pela escola?

      Os principais problemas são: filas duplas, estacionamento em locais proibidos, obstrução da faixa de pedestre e congestionamentos, que podem gerar acidentes e transtornos.

03 – Quais as recomendações para os pais e responsáveis durante os horários de entrada e saída dos alunos?

      As recomendações incluem: evitar filas duplas, estacionar em locais seguros, não parar na faixa de pedestre, utilizar o cinto de segurança e acompanhar as crianças menores de 10 anos até o portão da escola.

04 – Quais as especificidades dos acessos ao Maxi Júnior e à entrada principal da escola?

      No Maxi Júnior, o acesso de pedestres é feito pela passarela e os veículos devem utilizar a rampa e parar apenas para o embarque e desembarque. Na entrada principal, os veículos devem entrar pelo recuo e parar apenas para o embarque e desembarque, não sendo permitido estacionar.

05 – Qual a importância da utilização de cadeirinhas para crianças?

      A utilização de cadeirinhas é fundamental para a segurança das crianças, pois reduz o risco de lesões em caso de colisão ou frenagem brusca.

06 – Como você avalia a importância da educação para o trânsito desde a infância?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Esta pergunta estimula a reflexão sobre o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito.

07 – Quais outras medidas você sugere para melhorar a segurança no trânsito nas proximidades da escola?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Esta pergunta incentiva a proposição de soluções criativas e colaborativas para o problema.