sexta-feira, 9 de agosto de 2024

PESQUISA: UM DOCE RELATÓRIO - ARNALDO JÚNIOR - COM GABARITO

 Pesquisa: Um doce relatório

                Arnaldo Júnior

        O debate estaca acalorado no pátio da escola. Daniel, Camila, Aline, Tiago e Roberta estavam discutindo sobre seus doces preferidos, sobremesas, essas coisas, quando Daniel exclamou:

        -- Sorvete de morango? É a sobremesa preferida de todo mundo. Eu não conheço ninguém que não gosta!

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizV7M29Ixd3QT-XCjZ_cHYr5rFjVVndNTWPEXNeZJFy2nTvXVVUS-rowHkoKUxSvbU3xOCc6qa2YDpfkhR2Ll0rPQuuAXkcKiK6VyokuLsAh4_T1UReKHaOB3_La6iLVPPj8jTpYtGGZDZqcKG11NY9wy3rnzDVGqeWQ1Xf2Vr27yhNxNqnliI9wldCpk/s320/Sorvete-de-morango-facil.png

        -- Pois eu não gosto! – retrucou Aline.

        -- E nem eu. – Acrescentou Camila.

        -- Vocês estão dizendo isso só para me contrariar, mas, se eu pudesse, eu provaria a vocês que eu estou com a razão! – Disse, convicto, Daniel.

        Neste momento, a professora de Ciências, Dona Eunice, passava pelo pátio e, ouvindo a discussão, entrou na conversa:

        -- Mas tem um jeito sim de provar ou não as suas teorias. É só fazer uma pesquisa e vocês obterão as respostas que tanto procuram.

        -- Boa ideia, professora! – disse Tiago, todo eufórico. – E aí, vocês topam?

        Claro que todos toparam fazer a tal pesquisa, só para provar quem tinha razão, mas a professora de Ciências, antes, fez algumas recomendações e ainda disse:

        -- Na próxima terça-feira, quero ver a apresentação do relatório da pesquisa para toda a sala.

        Dali a pouco, lá estavam os cinco amigos, com seus cadernos nas mãos, entrevistando os alunos da escola. depois de muitas entrevistas, resolveram montar o relatório com os resultados, para ser apresentado para toda a sala. Agora, já não interessava mais quem estava certo ou quem não estava. O que interessava era fazer bonito na aula de Ciências. E quando chegou o dia, os cinco pesquisadores foram para a frente da sala, junto à lousa, para expor o relatório. Camila fez a introdução, explicando que se tratava de uma pesquisa para saber quais eram as sobremesas preferidas dos alunos do colégio. Em seguida, Daniel e Tiago apresentaram os dados da pesquisa, enquanto Aline e Roberta mostraram os resultados e a conclusão. O relatório ficou assim:

        Pesquisa sobre as sobremesas preferidas dos alunos do colégio

        Alunos: Aline, Camila, Daniel, Roberta e Tiago – 6º ano A

        Introdução:

        Esta pesquisa teve como objetivo saber quais são as sobremesas preferidas dos alunos do colégio e teve como metodologia a aplicação de um questionário para os alunos responderem.

        Descrição da pesquisa:

        Durante uma semana, os alunos Aline, Camila, Daniel, Roberta e Tiago colheram dados dos estudantes do colégio sobre suas sobremesas preferidas. Depois, esses dados foram examinados para, então, serem aplicados os cálculos de porcentagem de cada preferência.

        Análise dos dados e conclusão:

        Os dados colhidos mostraram que a maior parte dos alunos, cerca de 60%, prefere, como sobremesa, bolo recheado com muita cobertura; 22% dos alunos preferem chocolate; 15% preferem sorvete de morango; e apenas 3% preferem comer qualquer coisa que seja muito doce e encha bem a barriga. Os dados apresentados levaram à conclusão de que os alunos do colégio estão se alimentando muito mal, pelo menos quando o assunto é a sobremesa. Como solução, a pesquisa indicou a realização de uma campanha de educação alimentar na escola.

        Referências:

        Livro de Ciências – capítulo 5 (seção sobre alimentação saudável).

        Para completar, o grupo de pesquisadores ainda mostrou um gráfico em forma de pizza com as porcentagens das preferências, que foi anexado ao relatório entregue para a professora, com capa e contracapa.

        -- Muito bem. – Disse Dona Eunice.

        -- Alguém gostaria de fazer uma pergunta ou observação sobre o trabalho?

        Marcão levantou a mão e falou:

        -- Professora, não dá para antecipar o recreio? É que esse trabalho sobre sobremesas e esse gráfico de pizza me deram uma fome danada!

        E todos caíram na risada.

JÚNIOR, Arnaldo.

Entendendo a pesquisa:

01 – Qual foi o tema principal da discussão entre Daniel, Camila, Aline, Tiago e Roberta?

      A discussão principal era sobre os doces e sobremesas preferidos de cada um.

02 – O que Daniel afirmou sobre o sorvete de morango?

      Daniel afirmou que sorvete de morango era a sobremesa preferida de todo mundo e que ele não conhecia ninguém que não gostasse.

03 – Qual foi o fato de Aline e Camila à afirmação de Daniel?

      Aline e Camila disseram que não gostavam de sorvete de morango, contrariando a afirmação de Daniel.

04 – Qual sugestão a professora Dona Eunice deu para resolver a discussão?

      A professora Dona Eunice sugeriu que os alunos fizessem uma pesquisa para obter respostas sobre as sobremesas preferidas dos colegas.

05 – Como Tiago reagiu à sugestão da professora?

     Tiago ficou eufórico e achou a ideia ótima, questionou aos colegas se eles topavam fazer a pesquisa.

06 – Quantos alunos participaram da realização da pesquisa e quais eram seus nomes?

      Cinco alunos participaram da realização da pesquisa: Aline, Camila, Daniel, Roberta e Tiago.

07 – Qual foi o método utilizado pelos alunos para coletar dados sobre as sobremesas preferidas?

      Os alunos aplicaram um questionário aos estudantes do colégio para coletar os dados sobre suas sobremesas preferidas.

08 – Quais foram as porcentagens das sobremesas preferidas dos alunos do colégio segundo o relatório?

      60% dos alunos preferem bolo recheado com muita cobertura, 22% preferem chocolate, 15% preferem sorvete de morango, e 3% preferem qualquer coisa muito doce e que encha bem a barriga.

09 – Qual conclusão os alunos tiraram dos dados encontrados?

      Os alunos concluíram que os colegas estavam se alimentando mal, quando o assunto era sobremesas, assim sugeriram a realização de uma campanha de educação alimentar.

10 – Qual foi o acontecimento da turma após a apresentação do relatório?

      Marcão fez uma brincadeira pedindo para antecipar o recreio porque o trabalho sobre sobremesas e os gráficos de pizza deram fome, e todos caíram na risada.

 

RELATÓRIO: VIDA E CRESCIMENTO - COM GABARITO

 Relatório: Vida e crescimento

Aluno: Jacob

Professora: Lena

Turma: 6º ano B

Escola: Colégio Pequeno Aprendiz

Período: Manhã

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi849X_TvSz2Zs8O7rEgzGCMnM3flUR6Dc5UdIrUAwqY-PBF750Wq145cH2c7Q-83sXfWSGeHIzFKSr5ZQe34hZ6VPsYGKBmf4nOp4optN-yiXpfqTUS-DQ2np29A4htPZqgSu3kgwX_otInxDu9TdHDcBkkceDV5_wXEuPN3iYVkb8YQA_IdHL94LL2S8/s320/Cresc_Vegetativo.jpg


        Proposta de trabalho

        Este relatório faz parte das aulas de Ciências da professora Lena. Cada aluno precisa ver como a vida começa. A professora pediu para plantar uma semente de feijão. A gente tem que observar e anotar tudo que acontecer. Toda mudança precisa ser anotada com detalhes para aprendermos como a vida existe. Não podemos fazer nada com a semente, só observar e anotar. No final, a gente precisa explicar o que entendemos sobre a vida e seu crescimento.

        Material

        A professora indicou os materiais que precisavam ser usados. Eu separei todos em casa:

·        Uma semente de feijão.

·        Um pedaço de algodão.

·        Um pires, um copo ou um pote de vidro.

·        Um pouco de água.

        Método praticado

        No capítulo 4 da apostila de Ciências, tem a orientação daquilo que a gente precisa fazer para a semente de feijão crescer. Eu e meu pai lemos e seguimos tudo. Fizemos da seguinte maneira:

·        Escolhemos um pote de vidro pequeno para eu conseguir cuidar melhor do feijão.

·        Limpamos com muito cuidado o pote para o feijão não ficar doente.

·        Escolhemos um pedaço de algodão e o molhamos. Depois, apertamos bastante para não ficar ensopado.

·        Colocamos o algodão dentro do pote e o feijão em cima do algodão.

·        Deixamos tudo do lado do filtro de água.

·        Todo dia, de manhã e de noite, eu olhava o pote para anotar as diferenças.

        Observações

        O feijão demorou quatro dias para mudar. Plantamos no domingo, mas foi só na quarta-feira de noite que eu consegui ver um pontinho verde saindo do feijão. Nos dias seguintes, esse pontinho verde foi crescendo. Depois de uma semana, o pontinho virou um galho pequeno que foi crescendo bem rápido. Depois de mais quatro dias, coloquei um outro pedaço de algodão do lado do primeiro com um palito de dente espetado. No palito, coloquei o braço do feijão para ele poder crescer mais para cima e não deitado. Depois de quinze dias, o bracinho estava bem comprido.

        Conclusão

        Percebi que a vida demora um tempo para acontecer, mas que pode depois crescer bem rápido e a gente nem ver. Minha mãe contou que foi assim quando estava grávida de mim. Ela disse que demorou para ver a barriga grande e que depois cresci muito rápido dentro dela. Acho que eu comecei a acontecer que nem o pé de feijão da professora Lena. Percebi também que o bracinho do feijão era bem fraco e tinha que tomar muito cuidado com ele. acho que é assim quando a vida começa. Mas, mesmo depois de muito tempo, ainda tinha que tomar muito cuidado com meu feijão. Acho, agora, que é assim para sempre com a vida então.

Jacob dos Santos Biziak.

Entendendo o relatório:

01 – Qual era o objetivo do relatório solicitado pela professora Lena?

      O objetivo do relatório era observar e anotar todas as mudanças ocorridas durante o crescimento de uma semente de feijão, para entender como a vida começa e se desenvolve.

02 – Quais materiais foram indicados pela professora Lena para o experimento?

      Os materiais indicados foram uma semente de feijão, um pedaço de algodão, um pires, copo ou pote de vidro, e um pouco de água.

03 – Como Jacob e seu pai prepararam o pote de vidro para o feijão?

      Eles escolheram um pote de vidro pequeno, limparam cuidadosamente o pote, molharam e apertaram o algodão para não ficar ensopado, colocaram o algodão dentro do pote e a semente de feijão em cima do algodão.

04 – Quantos dias o feijão demorou para começar a mostrar sinais de crescimento?

      O feijão demorou quatro dias para começar a mostrar sinais de crescimento, com um pequeno ponto verde aparecendo.

05 – O que Jacob fez para ajudar o feijão a crescer de forma correta após uma semana?

      Jacob colocou outro pedaço de algodão ao lado do primeiro e usou um palito de dente para apoiar o feijão, permitindo que ele crescesse para cima em vez de deitado.

06 – Qual foi a conclusão de Jacob sobre o crescimento do feijão e a vida?

      Jacob concluiu que a vida demora para começar, mas depois pode crescer rapidamente. Ele também percebeu que a vida é frágil no início e precisa de cuidados constantes.

07 – Como Jacob relacionou o crescimento do feijão com sua própria vida?

      Jacob relacionou o crescimento do feijão com a gravidez de sua mãe, mencionando que ele começou a crescer lentamente, mas depois cresceu rapidamente dentro da barriga dela, similar ao crescimento do feijão.

 

 

       

NOTÍCIA: CAIRO, NO EGITO, TEM EXPOSIÇÃO COM MÚMIAS AO AR LIVRE - JORNAL JOCA - COM GABARITO

 Notícia: Cairo, no Egito, tem exposição com múmias ao ar livre

        Os egípcios aproveitaram que as múmias estavam sendo transferidas de museu e fizeram um desfile com as peças.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcnd1LS-D7LV7AYiWbkc4JHN2rHosLYpMx51k7I1oGexnMOLtJMt96ls53c2338wAyI5ephGePmSjrXMs7RQNX5x5bfuoy88yMzTCwrgr6hwtjvpETN6WZZ8ALu54fkbuTjxvILZmxQfZquxWklFaoZnuLvD562H_nADCadjtP5F-meO7uXxxmnQ9z_zY/s320/MUMIAS.jpg


        Enquanto estavam sendo transferidas para o Museu Nacional da Civilizaçāo Egípcia, no Cairo, Egito, 22 múmias foram exibidas em uma parada pública pelas ruas da cidade. As peças, que foram transportadas no dia 3 de abril, estavam no Museu Egípcio, na mesma cidade.

        Os egípcios aproveitaram a troca para fazer uma parada pública, de modo que a população pudesse ver as obras sem ter que ir aos museus – o que ficou mais difícil desde que a pandemia do novo coronavírus começou.

        As múmias de 18 reis (conhecidos por lá como faraós) e quatro rainhas foram expostas no desfile, que passou por algumas das principais ruas da cidade. Para ficar protegidas, as múmias foram colocadas em cápsulas preenchidas com nitrogênio, gás que ajuda na conservaçāo. Elas foram transportadas em veículos decorados de acordo com a época em que viveram, em ordem cronológica de quando governaram o país.

        Descobertos em 1871, os faraós e rainhas da exibiçāo viveram entre os séculos 16 a.C. (sendo o mais antigo o faraó Sekenenré Taá) e 12 a.C. (quando o Egito foi governado por Ramsés IV, o mais novo entre os que participaram do desfile). Também fizeram parte da exposição as múmias de Ramsés II, conhecido como "O Grande Ramsés", e da Rainha Hatshepsut, que foi a faraó mulher mais famosa da história.

        O Museu Nacional da Civilização Egípcia, onde as múmias vão ficar permanentemente, foi inaugurado no dia seguinte ao desfile, em 4 de abril.

CAIRO, no Egito, tem exposiçāo com múmias ao ar livre. Joca, São Paulo, 5 abr. 2021. Disponível em: https://www.jornaljoca. com.br/cairo-no-egito-tem-exposicao-com-mumias-ao-ar-livre/.  Acesso em: 8 abr. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que motivou a realização de uma parada pública com múmias no Cairo, Egito?

      Os egípcios aproveitaram a transferência das múmias para o Museu Nacional da Civilização Egípcia para realizar um desfile público, permitindo que a população visse as peças sem precisar ir aos museus, algo que se tornou mais difícil devido à pandemia do coronavírus.

02 – Quantas múmias foram exibidas durante o desfile público e quais foram os tipos de figuras históricas incluídas?

      Foram exibidas 22 múmias, incluindo 18 reis (faraós) e 4 rainhas. Entre elas estavam Ramsés II, conhecido como "O Grande Ramsés", e a Rainha Hatshepsut, a faraó mulher mais famosa da história.

03 – Qual foi o método utilizado para proteger as múmias durante a transferência?

      As múmias foram colocadas em cápsulas preenchidas com nitrogênio, um gás que ajuda na conservação, garantindo sua proteção durante a transferência.

04 – Qual foi o trajeto das múmias durante a parada pública?

      As múmias passaram por algumas das principais ruas da cidade do Cairo em veículos decorados de acordo com a época em que viveram, em ordem cronológica dos seus governos.

05 – Quando foi inaugurado o Museu Nacional da Civilização Egípcia, e qual é a sua relação com a parada de múmias?

      O Museu Nacional da Civilização Egípcia foi inaugurado no dia 4 de abril, um dia após a parada pública das múmias, que marcou a transferência dessas peças históricas para sua nova residência permanente no museu.

 

 

 

NOTÍCIA: EDIFÍCIOS VERDES MODIFICAM A PAISAGEM URBANA E MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA - (FRAGMENTO) - EM MOVIMENTO - COM GABARITO

Notícia: Edifícios verdes modificam a paisagem urbana e melhoram a qualidade de vida – Fragmento

        Adoção de medidas como redução no consumo de água e energia e instalação de áreas verdes contribuem para o bem-estar nas metrópoles.

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_bKmVJnOUZVp-eaMcYvqzGN7OjV-Z649_86Of2bas0zY9MLEHl40pCDXkLsU9qr2YpEfkqKGfC5QabQepG-q44E5c_bXy98s5saFqg8AIB2BnW-ef9NnUUAP4xmzASOssyTXLyVF9ubdupC4wCi6z_jq0N89Gqb1LHUvCd-8uZ2wmtnSb8GXQuCjNkpg/s320/paisagem.jpg

        Já parou para pensar que você passa boa parte do dia dentro de um lugar construído? Casa, trabalho, academia, restaurante, mercado. E, se mora nas cidades — como é o caso de 84,4% da população brasileira, segundo o IBGE —, o espaço ao ar livre também é marcado pelos prédios, característica tradicional da paisagem urbana.

        Investir na construção de edifícios verdes, ou na adequação de prédios antigos a novas práticas sustentáveis, é um dos caminhos para a criação de cidades que ofereçam mais bem-estar.

        [...]

        O impacto positivo das construções sustentáveis pode ser observado pela capacidade do prédio de influenciar parte do seu entorno. Uma das possibilidades é o controle da quantidade de água da chuva que cai no terreno. Ao investir em áreas verdes permeáveis, por exemplo, com gramados, o prédio auxilia a rede pública de escoamento, e ajuda a evitar enchentes na região. Um segundo impacto é a redução na poluição luminosa. Ao iluminar a fachada de maneira planejada, o prédio pode evitar o desconforto visual dos vizinhos, por exemplo.

        [...]

        Outro ponto importante é a recuperação de uma biodiversidade natural. Utilizar plantas nativas, adaptadas ao local, ajuda a retomar o ecossistema da região. Uma planta exótica não tem o mesmo efeito. “Uma planta exótica pode se tornar um jardim morto, porque nenhum pássaro da região vai pousar ali, por exemplo. Se uma ave que está cruzando São Paulo para ir até a Serra da Cantareira percebe uma planta nativa, ela para. Então temos a retomada do bioma”, observa Felipe Faria.

Em Movimento. G1, 16 jul. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/edificios-verdes-modificam-a-paisagem-urbana-e-melhoram-a-qualidade-de-vida.ghtml. Acesso em: 7 abr. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que são edifícios verdes?

      Edifícios verdes são construções que adotam práticas sustentáveis, como a redução no consumo de água e energia, e a incorporação de áreas verdes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades.

02 – Como os edifícios verdes influenciam o entorno urbano?

      Edifícios verdes podem influenciar positivamente o entorno urbano ao controlar a quantidade de água da chuva, ajudando a evitar enchentes, e ao reduzir a poluição luminosa, proporcionando maior conforto visual.

03 – Qual é a importância de utilizar plantas nativas em edifícios verdes?

      O uso de plantas nativas é importante porque ajuda a recuperar a biodiversidade local, criando um ambiente propício para a fauna da região, como aves que podem utilizar essas áreas verdes como ponto de descanso.

04 – Como a iluminação planejada de edifícios verdes pode impactar a comunidade?

      A iluminação planejada de edifícios verdes pode reduzir a poluição luminosa, evitando o desconforto visual para os moradores próximos e contribuindo para um ambiente urbano mais agradável.

05 – Por que a construção de edifícios verdes é importante nas grandes cidades?

      A construção de edifícios verdes é importante nas grandes cidades porque pode melhorar o bem-estar dos moradores, contribuir para a sustentabilidade ambiental e transformar a paisagem urbana de maneira positiva.

06 – Quais são os benefícios de áreas verdes permeáveis em edifícios?

      Áreas verdes permeáveis em edifícios ajudam na absorção da água da chuva, diminuindo o risco de enchentes e colaborando com a rede pública de escoamento de água.

07 – Qual é o papel dos edifícios verdes na recuperação de ecossistemas urbanos?

      Edifícios verdes desempenham um papel crucial na recuperação de ecossistemas urbanos ao incorporar plantas nativas, que atraem e suportam a vida selvagem local, ajudando a restaurar o equilíbrio natural da região.

 

 

NOTÍCIA: JOVENS CUIDAM DE HORTAS NA QUARENTENA - (FRAGMENTO) - JORNAL JOCA - COM GABARITO

 Notícia: Jovens cuidam de hortas na quarentena – Fragmento

        Crianças e adolescentes estão aproveitando o tempo em casa para cultivar alimentos.

        Heloisa B. 11 anos, sempre foi fã de salsinha e cebolinha. Na quarentena, com terra e vasos que tinham em casa, ela e a mãe resolveram cultivar esses alimentos. “Gosto porque a cada dia você vê a evolução das plantas”. [...] conta Heloisa.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpddpWhl4mm2qn3AsyidDxk42EEkBFGz5tRNXLozQZmaex9BBoO-aU2pWqXkmNWQoSg3_H4UcK89Il2JsgMrAWefF1fChyphenhyphenwmgZnidR2d1PcSlmnQ_GYmb1EOzQ6-r-ygl3VcjWqPLMWPSDHLanqWKetY2N534pS_bY-NFtHvCAd7npep1ScQmK4KEoxTk/s320/5-Criancas-cuidando-da-Horta.jpg
        Por que ter uma horta?

        [...]

        De acordo com o biólogo Anderson Santos, da Escola de Botânica (SP), [...] muitas pessoas têm pouca conexão com a natureza. Cuidar de uma horta ajuda a criar ou retomar essa ligação. [...].

        Dicas de cultivo de Anderson

        Para fazer hortas em casa:

1)   Separe sementes ou alimentos que você já tenha na sua residência.

        Usando sementes: a vantagem de começar uma horta com sementes é que você poderá acompanhar todas as etapas do crescimento das plantas. [...] Basta separar e plantá-las na terra.

        Alimentos que já tenha em casa: itens que os seus pais ou responsáveis adquirem no mercado podem ser aproveitados na sua horta. No caso da alface e da cebolinha, por exemplo, basta cortá-las um centímetro acima do fim da raiz (peça a ajuda de um adulto para fazer isso) e plantá-las na horta. [...].

2)   Molhe a horta todos os dias.

        As hortaliças que ficam em áreas externas devem ser molhadas todos os dias. [...]

        Para fazer hortas dentro de apartamentos: 1) Coloque as hortaliças no lugar mais iluminado do apartamento. A maioria das plantas que usamos em hortas precisa de muita luz solar. [...] 2) Não exagere na quantidade de água. [...].

        Dicas gerais [...]

        Adubos

        Toda planta cultivada [...] precisa de três elementos básicos para sobreviver: água, luz e adubo.

        [...]

        Dicas divertidas

        -- Faça plantinhas com o nome de cada planta e coloque-as na terra ou no recipiente em que as plantas estão. [...]

        -- Faça uma tabela de acompanhamento das plantas. Marque o dia em que você a plantou, o dia em que a primeira folha apareceu, o dia em que fez a colheita... [...]

JORNAL JOCA. Jovens cuidam de hortas na quarentena. 12 ago. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/jovens-cuidam-de-hortas-na-quarentena/. Acesso em: 19 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que Heloisa e sua mãe decidiram fazer durante a quarentena?

      Heloisa e sua mãe decidiram cultivar salsinha e cebolinha em casa, utilizando terra e vasos que já tinham.

02 – Por que Heloisa gosta de cultivar plantas?

      Heloisa gosta de cultivar plantas porque pode acompanhar a evolução delas dia após dia.

03 – Qual é a importância de ter uma horta em casa, segundo o biólogo Anderson Santos?

      De acordo com o biólogo Anderson Santos, ter uma horta em casa ajuda a criar ou retomar a conexão com a natureza, algo que muitas pessoas perderam.

04 – Quais são os materiais necessários para iniciar uma horta em casa?

      Para iniciar uma horta em casa, é necessário separar sementes ou alimentos que já se tenha na residência, como alface ou cebolinha.

05 – Como deve ser a rega das hortaliças que ficam em áreas externas?

      As hortaliças em áreas externas devem ser regadas todos os dias para garantir seu crescimento saudável.

06 – Quais são as duas principais dicas para cultivar hortas em apartamentos?

      As principais dicas são: colocar as hortaliças no lugar mais iluminado do apartamento e não exagerar na quantidade de água.

07 – O que uma planta precisa para sobreviver, segundo as dicas gerais de Anderson Santos?

      Uma planta precisa de três elementos básicos para sobreviver: água, luz e adubo.

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

HISTÓRIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESFINGE NA MITOLOGIA GREGA - (FRAGMENTO) - PAULA MUNIZ - COM GABARITO

 História: Conheça a história da esfinge na mitologia grega – Fragmento

              Paula Muniz

        A Esfinge era um monstro fêmea descrito de diversas formas diferentes, mas foi popularmente conhecida com corpo de leão, peito e cabeça de mulher, asas de águia e, segundo alguns, uma cauda de serpente. Havia apenas uma esfinge na mitologia grega, considerada um demônio de mau agouro, azar e destruição. [...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTor2LpL9CNgkxoh1MkQgXQCz5qSFMaoMAzXnJI1CdqdSiJUr2q-9V6poydvtBYWa15pI-wQOdSWPht5YcEcA3-VnopQ6XQfNa5i4HX7DTa-rTUqO8q_MPpjlVChCNfRg2Wj0lIKyS3veRLA9kZEkrA1fdFPYtgo3vJyiuubxoEa4IjmispZIPCTfajCg/s1600/MITOLOGIA.jpg


        Sua lenda conta que foi enviada pelos deuses Hera e Ares para punir um crime antigo na cidade de Tebas. Lá, ela caçava os jovens da Terra, devorando todos aqueles que não conseguiram responder ao seu enigma, conhecido como O Enigma da Esfinge.

        O Enigma da Esfinge é um dos mais famosos quebra-cabeças de todos os tempos: Ela dizia “Decifra-me, ou devoro-te”. – Qual o ser que pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à noite tem três?

        A Esfinge ficava na porta da cidade de Tebas, perguntando seu enigma para todos os viajantes que ali passavam, quem não conseguia responder, ou errava a resposta, ela [...] o devorava. Até que, um dia, o rei de Tebas ofereceu a realeza para quem conseguisse destruir o monstro, e um jovem   chamado Édipo respondeu o enigma. A resposta era o “Homem” que, quando novo, engatinhava, quando cresce anda com dois pés, e por fim, se apoia a uma bengala na velhice que seria representada pela noite. A Esfinge ficou furiosa e [...] dizem que ela se jogou de um precipício, e outra lenda diz que ela devorou a si própria.

MUNIZ, Paula. Conheça a história da esfinge na mitologia grega. O verso do inverso. Disponível em: https://www.oversodoinverso.com.br/conheca-a-historia-da-esfinge-na-mitologia-grega/. Acesso em: 10 mar. 2021.

Entendendo a história:

01 – Como a Esfinge era descrita na mitologia grega?

      A Esfinge era descrita como um monstro fêmea com corpo de leão, peito e cabeça de mulher, asas de águia e, segundo alguns, uma cauda de serpente.

02 – Por que a esfinge se posicionava em um local estratégico na cidade de Tebas?

      A esfinge escolhia a porta da cidade de Tebas para que ninguém passasse pelo local sem responder ao enigma.

03 – Qual era a missão da Esfinge na cidade de Tebas?

      A Esfinge foi enviada pelos deuses Hera e Ares para punir um crime antigo na cidade de Tebas, onde ela caçava os jovens e devorava todos que não conseguiam responder ao seu enigma.

04 – Qual era o famoso enigma da Esfinge?

      O enigma da Esfinge era: “Qual o ser que pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à noite tem três?”

05 – Quem conseguiu responder ao enigma da Esfinge e qual era a resposta?

      O jovem Édipo conseguiu responder ao enigma da Esfinge. A resposta era o “Homem” que, quando novo, engatinha (quatro pés), quando cresce anda com dois pés, e na velhice se apoia a uma bengala (três pés).

06 – Qual foi o destino da Esfinge após Édipo resolver seu enigma?

      Existem duas versões sobre o destino da Esfinge após Édipo resolver seu enigma: uma diz que ela se jogou de um precipício e outra diz que ela se devorou.

 

NOTÍCIA: COMO LER TEXTOS EM HIERÓGLIFO? (FRAGMENTO) - ANDRÉ NOGUEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Como ler textos em hieróglifo? – Fragmento

             André Nogueira – Publicado em 15/09/2019, às 08h00

        Os hieróglifos são muito famosos. Nesta forma de escrita, as palavras são formadas por pequenas imagens que compõem uma grande sequência de ícones, formando frases e enunciados. 

        [...]

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPogn4DW8JCMwaiC85O3Cznhu2a8co1WEgHLZUeJJHZQJ8LTba6dGu0zHg9Brc0RSOdIvrhW5q3mLeoQUKOn8zYkI9Eddhlm_3N1E4D9L29iVOXTFHKdZDDTaY4IWVd4214ErPrzai2o26tpK3v_l7M_2cscxVnNF_hK4kKnhgpYm9OrSYavB-RC_-euM/s1600/HIERO.jpg

        Hieróglifo é um nome posterior dado pelos gregos a esse tipo de escrita. Significa “escrito dos deuses”, pois sua origem está diretamente associada ao Deus Toth, que forneceu a forma para que os homens eternizassem as histórias e os conhecimentos adquiridos. Esta forma era conhecida por uma pequena esfera da sociedade egípcia antiga, restrita a grupos ligados ao palácio e aos tempos, como sacerdotes, escribas e agentes funerários.

        A primeira tradução dos hieróglifos só foi possível com a descoberta de um monumental artefato egípcio do fim do Império, a conhecida Pedra de Roseta. A pedra possui um texto escrito em hieróglifos, em demótico e em grego, possibilitando que o arqueólogo Jean-François Champollion decifrasse os grifos baseados na tradução grega e escrevesse o livro Relative a l'Alphabet des Hiéroglyphes Phonétiques, sobre o alfabeto fonético dos egípcios. Desde então, as traduções do hieróglifo se baseiam na esquematização de Champollion.

        Não se sabe exatamente a forma de elocução das frases do hieróglifo à fala, pois os textos não marcam nem as vogais utilizadas nas palavras nem as tônicas. Isso faz com que o hieróglifo seja somente uma forma de marcação escrita.

        Ao mesmo tempo, é necessário entender que não existe uma única gramática de hieroglifismo, pois esta forma de registro foi usada por milênios, passando por mudanças e diversas renovações. É normal que se divida em egípcio arcaico (Antigo Império), egípcio intermediário (Médio Império) e egípcio tardio (Novo Império), [...].

NOGUEIRA, André. Como ler textos em hieróglifo? Entenda como funcionava a escrita dos antigos egípcios. Aventuras na História, 15 set. 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/como-ler-textos-em-hieroglifo.phtml. Acesso em: 20 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que são hieróglifos?

      Os hieróglifos são uma forma de escrita composta por pequenas imagens que formam sequências de ícones, criando frases e enunciados.

02 – Qual é a origem do termo "hieróglifo"?

      O termo "hieróglifo" foi dado pelos gregos e significa "escrito dos deuses", associando sua origem ao Deus Toth.

03 – Quem conhecia a escrita hieroglífica na antiga sociedade egípcia?

      A escrita hieroglífica era conhecida por uma pequena esfera da sociedade egípcia antiga, como sacerdotes, escribas e agentes funerários, ligados ao palácio e aos templos.

04 – Como foi possível a primeira tradução dos hieróglifos?

      A primeira tradução dos hieróglifos foi possível com a descoberta da Pedra de Roseta, que continha um texto em hieróglifos, demótico e grego.

05 – Quem decifrou os hieróglifos e qual foi a obra publicada sobre isso?

      Jean-François Champollion decifrou os hieróglifos e publicou a obra "Relative a l'Alphabet des Hiéroglyphes Phonétiques", sobre o alfabeto fonético dos egípcios.

06 – Qual é uma das limitações na tradução dos hieróglifos em relação à fala?

      Uma das limitações é que os textos hieroglíficos não marcam as vogais nem as tônicas, dificultando a elocução exata das frases na fala.

07 – Existem diferentes gramáticas de hieróglifos?

      Sim, não existe uma única gramática de hieroglifismo, pois essa forma de escrita foi usada por milênios, passando por várias mudanças e renovações. Ela é normalmente dividida em egípcio arcaico (Antigo Império), egípcio intermediário (Médio Império) e egípcio tardio (Novo Império).

CONTO: NÃO CONTA PRA NINGUÉM - (FRAGMENTO) - FANNY ABRAMOVICH - COM GABARITO

 Conto: Não conta pra ninguém – Fragmento

            Fanny Abramovich

        [...]

        Na manhã seguinte, Alice estava comendo seu lanche. Na maior dificuldade. A cada mordidela no sanduíche, chegava uma garota dando os parabéns. Até as meninas pequenas e as de outras classes. Alice ia ficando cada vez mais vermelha. Vermelhíssima. E furiosa. Quase estourou de tanta raiva engolida.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0aaRxWDPEtcnCsthRjo-0c7zpmkcgJf-hUWKbh-HjlimwlNi7vjnZ6sPkF1Uk4Kuc9a0QqqfLIyqfVyybuka92uu-hL6WNGRghToi6JTgMLw01x1XAn4rRG3ChlaiLWKWTJuT0EGnmX2fvPJmUPFhGVpZkgaQykvVZGfHfOi5Hz0uKRfMbMg8VnTFVHw/s320/COR.jpg

        Alice só se perguntava como é que todo o mundo já sabia que Nando pediu pra namorar com ela. E ela ainda nem tinha dado a resposta...

        [...]

Fanny Abramovich. Segredos secretos. São Paulo: Atual, 1997. p. 12.

Fonte: Encontros – Língua Portuguesa – Isabella Carpaneda – 5º ano – Ensino fundamental anos iniciais. FTD – São Paulo – 1ª edição. 2018. p. 231.

Entendendo o conto:

01 – O que Alice estava fazendo na manhã seguinte?

      Alice estava comendo seu lanche.

02 – Como Alice se sentia ao receber os parabéns das outras garotas?

      Alice se sentia cada vez mais vermelha e furiosa.

03 – Por que Alice estava furiosa?

      Porque todo mundo já sabia que Nando tinha pedido para namorar com ela, e ela ainda nem tinha dado a resposta.

04 – Como as outras garotas reagiram à notícia sobre Alice e Nando?

      Elas davam parabéns a Alice, incluindo as meninas pequenas e as de outras classes.

05 – Qual era a dúvida de Alice enquanto recebia os parabéns?

      Alice se perguntava como todo mundo já sabia sobre o pedido de Nando, mesmo ela ainda não tendo respondido.