domingo, 20 de agosto de 2023

FILME(ATIVIDADES): FILMEFOBIA - KIKO GOIFMAN

 FILME(ATIVIDADES): FILMEFOBIA

 FilmeFobia é um documentário que fala sobre a fobia das pessoas. Kiko Goifman é o diretor e ator do filme. No elenco do filme aparecem atores, fóbicos reais e atores fóbicos. Goifman, que é fóbico de sangue, encarna também a função de ator e aparece em algumas sequências no filme. Segundo Goifman "escolhi para mim um papel fácil, eu só tinha que desmaiar".

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzgbqQEsrjK3P3ENhwG1FXkwCansBxJi91KJI9-ab8wj2R5bBEFHpLmjlj3J_h5Jak1STedBGtQGI34maqZebJXj2FCyF2pNYr8Vwqdy-upWzvDpnUkclDVqIxWwaqW0fMIHU5GsluSRD9j4QiKnH_z0A3Hmp_qIBQdVtQMWF7x25QKMABcqY7hT9aA9Y/s320/FILMEFOBIA.jpg
Ficha técnica completa

Título

FilmeFobia (Original)

Ano produção

2008

Dirigido por

Kiko Goifman

Estreia

1 de Maio de 2009 ( Brasil )
Outras datas 

Duração

84 minutos

Classificação

 16 - Não recomendado para menores de 16 anos

Gênero

Drama Fantasia Ficção Científica Suspense Terror Thriller

Países de Origem

Brasil

Entendendo o Filme

 01. Qual é a ideia central do filme?

"FilmeFobia" é um filme brasileiro dirigido por Kiko Goifman e lançado em 2008. O filme é um documentário experimental que explora questões relacionadas à identidade, preconceito, pertencimento e representação. A ideia central do filme é analisar como a imagem e a representação audiovisual realizada a percepção das pessoas sobre si mesmos e sobre os outros.

02. Que assuntos são abordados no filme?

O filme aborda a noção de "filme-fobia", que é a ansiedade ou o medo que algumas pessoas sentem em relação à sua própria imagem na tela. Ele explora essa ideia por meio de entrevistas com indivíduos que sentem sentimentos de desconforto ao se verem em filmagens, muitas vezes devido a questões de autoimagem, insegurança e medo de julgamento.

03. Qual é a origem do termo "filme-fobia" e como ele é explorador no filme?

O termo "filme-fobia" é usado para descrever a ansiedade e desconforto que algumas pessoas sentem ao se verem em imagens em movimento, como vídeos ou filmes. No filme, essa ideia é explorada por meio de entrevistas e análises de pessoas que experimentam essa sensação.

04. De que maneira o diretor Kiko Goifman aborda a questão da autopercepção e da imagem no filme?

O diretor aborda essa questão ao entrevistar indivíduos que sentem sentimentos de desconforto e insegurança em relação à sua própria imagem, investigando as razões por trás dessas emoções.

05. Quais são alguns dos métodos visuais ou estilísticos usados ​​no filme para criar uma experiência experimental?

O filme usa técnicas como montagem não convencional, sobreposições de imagens, efeitos visuais e trilha sonora incomum para criar uma experiência cinematográfica experimental.

06. Além da "filme-fobia", quais outras questões são abordadas ao longo do filme?

O filme também explora questões de representação na mídia, preconceito, identidade étnica e cultural, bem como a influência das imagens nas características individuais.

07. Por que o filme é considerado um "documentário experimental"?

O filme é chamado de "documentário experimental" devido ao seu estilo não convencional de narrativa, que incorpora elementos visuais, auditivos e inovadores para explorar seus temas.

08. Como as entrevistas com pessoas que experienciam "filme-fobia" criaram para a narrativa do filme?

As entrevistas fornecem insights emocionais e psicológicos sobre como a relação com a própria imagem afetam essas pessoas, adicionando profundidade à exploração temática do filme.

09. De que maneira o filme examina a representação de minorias étnicas e culturais na mídia?

O filme analisado como as representações na mídia pode influenciar a autoidentificação de minorias étnicas e culturais, destacando como essas representações podem ser prejudiciais ou limitadas.

10. Qual é a intenção do diretor ao usar técnicas experimentais na realização do filme?

A intenção é criar uma experiência sensorial única que estimule a reflexão do público sobre os temas do filme e questione as convenções tradicionais de documentários.

11. O filme apresenta soluções ou insights sobre como lidar com a "filme-fobia" ou a influência da mídia na autopercepção?

Embora o filme não forneça necessariamente soluções concretas, ele incentiva a conscientização sobre essas questões e provoca a discussão sobre como abordá-las.

12. Como "FilmeFobia" aborda a interseção entre a psicologia individual e a influência social nas raízes da imagem?

O filme examina como fatores individuais, como a autoimagem e a ansiedade, são moldados e influenciados pela representação social nas mídias e na sociedade.

 

 

 

MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE - ROBERTO CARLOS (PART.JENNIFER LOPEZ) - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE

                Roberto Carlos Part. Jennifer Lopez

 

Tanto tempo já vai caminhando
E ainda me pego recordando
Lágrimas rolaram dos meus olhos, enxuguei mais de uma vez
Tenho algumas marcas que ficaram em meu sorriso nesses anos
E também lembranças tão bonitas que o tempo não desfez

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFhoONLn5-eR0G5EbAvte0gCZuRvQvLG8JZgIuFRpHgyCqMPt00hsqlvjcRw4ND6Fjo7XE4ZTGzBQxlamPVBmj3_Al2BIKfLGdUcsKvTZ1-fQc80szdGX1GMYxJb0a8j5kUUFIPw6DyfLYNi6wuLlhwwZTN5ehjJU5MIj_LxuXo7lrOQXO7FE7JO3rmNM/s320/chegaste.jpg

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silencio é uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso não me deixe nunca mais

 

Quem diria que você  viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor um amor

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero

 Entendendo o texto

 01. Qual é o tema da canção?

O tema principal é o amor e a conexão entre duas pessoas que finalmente se encontraram.

02. O eu lírico na música é masculino e feminino?

O eu lírico é masculino e é interpretado por Roberto Carlos.

03. Como a música descreve a emoção de encontrar alguém especial?

Ela descreve uma sensação de alegria e realização ao encontrar alguém que traz felicidade e significado à vida.

04. Qual é o sentimento predominante expresso na música?

O amor é o sentimento predominante, enfatizando a importância do encontro de almas afins.

05. Quais são algumas das emoções mencionadas na música?

Emoções: Alegria, felicidade, amor, realização.

06. Além do amor, quais são outros temas implícitos na música?

Temas implícitos: Conexão emocional, plenitude, encontro de almas gêmeas.

07.  Existe marcas de oralidade na música?

           Sim, é possível identificar algumas marcas de oralidade. As marcas de oralidade são características linguísticas que refletem o modo como as pessoas falam naturalmente, em oposição à linguagem formal escrita. Aqui estão algumas marcas possíveis de oralidade na música:

Uso de contrações: O uso de contrações como "tá" em vez de "está" e "pra" em vez de "para" é comum na linguagem falada.

Exemplo na música: "Como um sol que surgindo / Pra clarear a escuridão"

Uso de pronomes pessoais sujeitos omitidos: Na linguagem falada, é comum omitir o pronome pessoal sujeito quando ele já está implícito pelo contexto.

Exemplo na música: "Mas chegaste e me achaste aqui"

Uso de formas verbais simplificadas: Em algumas partes da música, as formas verbais são simplificadas, seguindo um padrão mais próximo da fala.

Exemplo na música: "Tu vieste iluminar"

Vocabulário informal: O uso de palavras mais informais e cotidianas também é uma característica da oralidade.

Exemplo na música: "Eu tava só, olhando os meus sentimentos"

Repetição e ênfase: Na linguagem falada, é comum repetir palavras ou frases para enfatizar um ponto, e isso pode ser observado na música.

Exemplo na música: "E é tão bom tão bom, ter alguém assim"

 

  

 

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

POEMA: TERCEIRA DOR - ALPHONSUS DE GUIAMARAENS - COM GABARITO

     POEMA: TERCEIRA DOR

                      Alphonsus de Guimaraens

 

É Sião que dorme ao luar. Vozes diletas
Modulam salmos de visões contritas...
E a sombra sacrossanta dos Profetas
Melancoliza o canto dos levitas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6_hZOEowClUfLhMYE26DFagKrKKc8nih_diYSfuiWDzSKZkKIzxMcSxHkK1kRs495LYUWE9FZT4QHDDj0al81pKsPRKoD0Nk6-JAXVuDZHZCaUk46UfR5NvO7pSkoQzNJiR9IEOPYYs1iZi4yZQ20AvsqHHDgH12QsnuYE908otYbcLryL-IMV1PcusA/s320/LUAR.jpg 

As torres brancas, terminando em setas, 
Onde velam, nas noites infinitas, 
Mil guerreiros sombrios como ascetas, 
Erguem ao Céu as cúpulas benditas.

As virgens de Israel as negras comas
Aromalizam com os ungüentos brancos
Dos nigromantes de mortais aromas...

Jerusalém, em meio às Doze Portas, 
Dorme: e o luar que lhe vem beijar os flancos
Evoca ruínas de cidades mortas.

 

Entendendo o poema

01. Na segunda estrofe do poema, percebe-se uma repetição sonora de cunho consonantal conhecido como

a)   aliteração.

b)   assonância.

c)   eco.

d)   onomatopeia.

e)   sinestesia. 

02. Que tema é abordado nesse poema?

          O poema é marcadamente místico e envolvido com a religiosidade católica.

03. Qual é a imagem predominante no início do poema?

No início do poema, a imagem predominante é a de Sião dormindo ao luar, enquanto vozes diletas cantam salmos e sombra sacrossanta dos Profetas melancoliza o canto dos levitas.

04. O que as torres brancas simbolizam no poema?

As torres brancas simbolizam as estruturas religiosas e espirituais de Jerusalém, onde guerreiros sombrios como ascetas vigiam e erguem cúpulas em direção ao céu.

05. Qual é o papel das virgens de Israel no poema?

No poema, as virgens de Israel aromatizam suas negras comas com os unguentos brancos dos nigromantes, criando uma imagem de beleza e mistério ligada a elementos mágicos e místicos.

06. Qual é a sensação que o luar evoca em relação a Jerusalém? O luar que beija os flancos de Jerusalém evoca a ideia de evocação de ruínas de cidades mortas, criando uma atmosfera melancólica e nostálgica que ressalta a história e as vicissitudes da cidade.

 

POEMA: COMUNHÃO - PÉRICLES EUGÊNCIO DA SILVA RAMOS - COM GABARITO

    POEMA: COMUNHÃO

                         Péricles Eugênio da Silva Ramos

    O homem que pensa é uma dádiva,

é como o pão,
é como os rios.

 Fonte:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFAA4sd8oQdyuSFnQvFwmIwS2P2H4Ebbgj5to_FNZHWUzxop4NIviVTvjD2QK4v3Biv2KOdOPEUVThoGQStSwbH0uPqjWZmNppdR2zQmtkg0C8vNEaYdanPZVxSSyI5y_vy4fPsD8rKU3nksXVjhS5mMLcCgmAIE5enpPyQEMqZ65VU7rkt9OBa6qh87U/s320/HOMEM.jpg


O homem que pensa é franco e generoso,
é pura chuva,
tem o coração
voltado para os outros.

O homem que pensa é fonte e hóstia,
é musgo e noite,
é cor de sangue,
cor de Sol a pino.

O homem que pensa é justo e solidário:
o pensamento é trigo
a partilhar na mesa dos convivas;
o pensamento não é fruto, é todo o horto das nogueiras.

O pensamento é comunhão: bebei do vinho,
que esse é o vinho do Homem que não morre;
o pensamento é comunhão
e se oferece para que o homem seja mais humano
e viva mais humanamente:

a Lua não é Lua quando não é vista,
porém é Lua, e Lua mais terrena e mais perfeita
quando fulgura, cheia, em pleno céu,
a dar-se toda no ato de brilhar,
a desfazer-se em luz por sobre todos
.

(RAMOS. Péricles Eugênio da Silva. Poesia quase completa. Rio de Janeiro: J. Olympio. 1972. p. 137-8.)

ENTENDENDO O POEMA 

01. Qual é o tema central do poema "Comunhão" de Péricles Eugênio da Silva Ramos?

O tema central do poema é a importância do pensamento e da convivência entre os seres humanos.

02. Quais são algumas figuras de linguagem presentes no poema? No poema "Comunhão," podem ser identificadas figuras de linguagem como comparação, metáfora e personificação.

03. Qual é o papel do homem que pensa, de acordo com o poema? O homem que pensa é retratado como alguém valioso, franco, generoso, justo e solidário. Ele é comparado a elementos naturais como pão, rios, chuva, fonte e hóstia, ressaltando sua importância e influência positiva.

04. Como o pensamento é caracterizado no poema?

O pensamento é descrito como "trigo a compartilhar na mesa dos convivas", enfatizando seu caráter de comunhão e compartilhamento. Além disso, é comparado a elementos como musgo, noite e cor de sangue, ilustrando sua profundidade e diversidade.

05. Qual é a mensagem que o poema busca transmitir ao relacionar o pensamento com a Lua?

O poema sugere que o pensamento é como a Lua que brilha no céu, dando-se de forma completa e desprendida. Assim como a Lua se torna mais terrena e perfeita ao iluminar a todos, o pensamento também se enriquece ao ser compartilhado, confiante para tornar os seres humanos mais humanos e solidários uns com os outros.

          06. Analisando a oração “que pensa” no texto, observamos que é        adjetiva:

             a) restritiva, pois a capacidade de pensar é tida como algo inerente a todos os homens.

           b) restritiva, pois a palavra homem nesse caso tem seu sentido individualizado, delimitado.

         c) explicativa, pois o texto refere-se apenas àqueles homens que pensam, 

             e não a todos os homens.

        d) explicativa, pois apenas explicita uma ideia que já sabemos estar 

             contida no conceito de homem.

 

            07.“O homem que pensa é fonte e hóstia

                “e se oferece para que o homem seja mais humano.”  

               Analisando os termos em destaque no texto, assinale a alternativa que

            aponta, respectivamente, aqueles de função sintática análoga à de cada 

            uma das  orações acima assinaladas.

              a) franco/ humano

              b) terrena/ do vinho

              c) do vinho/ para os outros

              d) dos convivas/ em pleno céu

 

          08. Nas orações “ O homem que pensa que é tudo” e “: bebei o vinho, que o

            homem deu ...;a função sintática dos pronome relativos grifados são:

         a)sujeito e objeto direto; 

         b)sujeito e objeto indireto;

         c) objeto direto e adjunto adnominal;          

          d)sujeito e sujeito.

 

 

 

FILME(ATIVIDADES): MARCELINO PÃO E VINHO - DIRETOR: LADISLAO VAJDA - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): MARCELINO PÃO E VINHO.

SINOPSE

Em uma vila espanhola, o padre franciscano Luís conta a uma menina doente a lenda de Marcelino: um bebê deixado na porta do mosteiro e que, após várias tentativas frustradas de entregá-lo para adoção, acaba sendo cuidado e criado por doze frades da irmandade.

Data de lançamento: 24 de fevereiro de 1955 (Espanha)

Diretor: Ladislao Vajda

Autor: José María Sánchez Silva

Roteiro: Ladislao VajdaJosé María Sánchez Silva 

Entendendo o Filme

01. Qual é o enredo principal de "Marcelino pão e vinho"?

          O filme conta a história de Marcelino, um menino abandonado em um mosteiro, e sua relação especial com uma imagem de Jesus Cristo.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmzCCZXpEVSBAaTb03jXI1bK1XI7ss6ebbT2pKhh0lKeZbrUdtRz99vDfXZc4Kcv_V_m8IIC1jaeeel_sR-qLDG74eH1UE_5Wv8Nm6OKQnHEKY3cGT09CGTp7ohf52aMmO8ne5aPsjaC36dvMaM1PabO9Y38TF7GlQZvkypg0brRZL1Q-UWq33gCD2Y0c/s320/Marcelino.jpg


       02.Onde se passa a maior parte da história do filme?

A maior parte da história se passa em um mosteiro isolado.

     03.Como Marcelino encontra a imagem de Jesus Cristo?

        Marcelino encontra a imagem de Jesus Cristo em uma capela esperançosa, onde começa a desenvolver um relacionamento afetuoso com ela.

     04.Qual é a importância do pão e do vinho na trama?

O pão e o vinho têm um papel central no filme, representando a ligação espiritual entre Marcelino e Jesus. Marcelino compartilha seu alimento com a imagem do Cristo e acredita que Jesus o alimenta em troca.

05. Como os outros monges reagem à relação de Marcelino com a imagem de Jesus?

Inicialmente, os outros monges estão preocupados com o carinho peculiar de Marcelino à imagem de Jesus, mas acabam percebendo a profundidade de sua fé.

06. O que acontece quando Marcelino cresce e a imagem é removida da capela?

Quando Marcelino cresce e a imagem é removida da capela para ser levada à cidade, ele sente um vazio emocional e espiritual.

07. Quem é o "Irmão João" na história?

       Irmão João é um monge que cuida de Marcelino e desempenha um papel de mentor na vida do menino.

08. Como o filme aborda temas de fé e ansiedade?

O filme aborda temas de fé, ansiedade e amor ao próximo através da jornada espiritual e emocional de Marcelino, bem como das ações e reações dos personagens ao seu redor.

09. "Marcelino pão e vinho" é baseado em alguma obra literária? Sim, o filme é baseado em um romance homônimo escrito por José María Sánchez Silva.

 10. Marcelino fez um novo amigo que estava no sótão. Só Marcelino conversava com ele, podia levar comida e até vinho. Por que só Marcelino conseguiu vê-lo? O que ele tinha de especial?

         Marcelino conseguiu ver e interagir com o amigo no sótão porque esse amigo era uma representação sobrenatural de Jesus Cristo. A relação entre Marcelino e a imagem de Jesus era especial devido à pureza e sinceridade da fé de Marcelino. Acreditava-se que Marcelino tinha um tão puro e uma fé tão forte que isso lhe permitia ter uma conexão única com a imagem de Jesus, permitindo-lhe ver, conversar, compartilhar comida e vinho do coração, como uma expressão da profundidade de sua devoção.

 

 

 

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

MÚSICA(ATIVIDADES): QUEM DE NÓS DOIS - ANA CAROLINA

 Música: Quem de nós dois

             Ana Carolina

 Eu e você

Não é assim tão complicado
Não é difícil perceber

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdn0GHOkkO_vMYGODthNHox32iHwKqai3EobWEzSUT-wGGMNDoOkFaVpSEJzvpC0k55gL7iTPX58sn7mOGsiQJcOfcgYZ_W691N-87Ia9WjpawnHWykVOm9ilf8FfYTV-d2xwbIxV0frnMfUkEjHiyPggbzh4-IqFOm9roAPSi5Thtd-Ovjhdc8sXIxe8/s320/ANA.jpg


Quem de nós dois
Vai dizer que é impossível
O amor acontecer

Se eu disser que já nem sinto nada
Que a estrada sem você é mais segura
Eu sei, você vai rir da minha cara

Eu já conheço o teu sorriso
Leio o teu olhar
Teu sorriso é só disfarce
E eu já nem preciso, é

Sinto dizer que amo mesmo
Tá ruim pra disfarçar
Entre nós dois
Não cabe mais nenhum segredo
Além do que já combinamos

No vão das coisas que a gente disse
Não cabe mais sermos somente amigos
E quando eu falo que eu já nem quero
A frase fica pelo avesso, meio na contramão
E quando finjo que esqueço
Eu não esqueci nada

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais, é
E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro

Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída
Acabo entrando sem querer na tua vida

Eu procurei qualquer desculpa pra não te encarar
Pra não dizer de novo e sempre a mesma coisa
Falar só por falar

Que eu já não tô nem aí pra essa conversa
Que a história de nós dois não me interessa
Se eu tento esconder meias verdades

Você conhece o meu sorriso
Lê o meu olhar
Meu sorriso é só disfarce
O que eu já nem preciso

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais, é
E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro

Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída, yeah
Acabo entrando sem querer na tua vida.

Compositores: Gianluca Grignani / Massimo Luca

Entendendo a música:

01 – Qual é o tema principal compreendido pelo eu lírico na música?

      O tema principal se encaixava pelo eu lírico é a concentração e ambiguidade dos sentimentos em um relacionamento amoroso.

02 – Quais são os sentimentos expressos pelo eu lírico ao longo da música?

      O eu lírico expressa sentimentos de dúvidas, medo de se entregar completamente ao amor e recebimento de se machucar.

03 – Quais recursos literários são usados pelo eu lírico para descrever sua situação emocional?

      O eu lírico utiliza metáforas e analogias para descrever a intensidade e a confusão dos sentimentos, como na frase: “Dois amantes felizes, não fazem combinação”.

04 – Como o eu lírico se percebe em relação ao amado ou amada na música?

      O eu lírico se percebe dividido entre o desejo de se entregar ao amor e o recebimento de sofrer com essa entrega, demonstrando uma ambiguidade em relação ao amado ou amada.

05 – Qual é o ponto de vista do eu lírico em relação ao futuro do relacionamento?

      O eu lírico mostra-se inseguro quanto ao futuro do relacionamento, questionando se ambos seguirão juntos ou se vão se separar, o que evidencia a intermitente sobre os rumores da história de amor.

06 – Como a música reflete a vulnerabilidade emocional do eu lírico?

      A música reflete a vulnerabilidade emocional do eu lírico por meio de versos que mostram suas angústias e o dilema de entregar-se plenamente a uma relação amorosa, mostrando o lado frágil e humano dos sentimentos.