domingo, 18 de abril de 2021

REPORTAGEM: BRASIL DIZ ADEUS AO MAIOR LIXÃO DA AMÉRICA LATINA, EM BRASÍLIA - VANESSA BARBOSA - COM GABARITO

 Reportagem: Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília

        Encerramento do lixão da Estrutural marca o começo de uma nova história na gestão do resíduo, sem perder de vista a cicatriz ambiental deixada

Por Vanessa Barbosa

Publicado em: 20/01/2018 às 07h19.

        São Paulo – Após mais de dez anos de contenda e planejamento, o Brasil vai finalmente encerrar as atividades do lixão da Estrutural, em Brasília, o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo, atrás apenas do de Jacarta, na Indonésia. O fechamento está previsto para ocorrer neste sábado (20). 

        Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.

        No começo de 2017, Brasília inaugurou o aterro sanitário de Samambaia, projetado para comportar 8,13 milhões de toneladas de rejeitos, com uma vida útil de 13 anos. Para garantir que só vá rejeito para o aterro -- ou seja, resíduo sem possibilidade de reutilização -- o governo do distrito federal planejou a abertura de cinco centros de triagem de material.

        Esses centros são essenciais para a separação de recicláveis e, mais ainda, para a reinserção no mercado de quase 2 mil catadores que tiravam do lixão da Estrutural o seu sustento.

        Desafio nacional

        O encerramento do lixão, localizado a 15 quilômetros da Praça dos Três Poderes, marca o começo de uma nova história para a gestão de resíduos na região e no Brasil, mas sem perder de vista a imensa cicatriz deixada.

        "A remediação do impacto ambiental pode levar de 30 a 50 anos. Serão necessárias várias etapas de contenção de vazamentos, emissões e tratamento da área, é como um quebra-cabeça de custo elevado", diz a EXAME.com Gabriela Otero, coordenadora do departamento técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

        A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva. "O fechamento do lixão da estrutural e a criação de uma nova logística de descarte pode mobilizar outras cidades a fazer o mesmo", destaca a especialista.

        Segundo levantamento da entidade, 1559 municípios brasileiros (quase 30% do total) recorreram aos lixões em 2016, contra 1552 em 2015, anos com dados mais recentes disponíveis. No total, em todo o território nacional, existem 2976 lixões em operação.

        Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída com 20 anos de atraso em 2010, o país deveria extinguir todos os lixões até 2014. O prazo foi adiado, e as capitais e municípios de região metropolitana têm até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões, e cidades pequenas, até 2021. Claramente, a extinção dos lixões está longe de acontecer. 

        Para a representante da Abrelpe, embora a consciência sobre o problema venha crescendo, faltam mudanças concretas.

        O estímulo, segundo ela, pode vir do governo, por meio, por exemplo do estabelecimento de um sistema de aproveitamento energético de resíduo, pode vir pelo próprio setor industrial, que precisa se mexer para atender à logística reversa prevista na PNRS, e também da revisão de hábitos e atitudes por parte da população.

        "O que não dá é ficar inércia, a inércia custa bilhões. Precisamos nos movimentar e rever nossa relação com o lixo", sublinha.

BARBOSA, Vanessa. Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília. Exame, São Paulo, 20 jan. 2015. Disponível em: https://abr.ai.2C4Smjo. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 153-156.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·     Aterro sanitário: local onde se depositam resíduos sólidos em camadas ou compactados, com a finalidade de preservar o meio ambiente.

·        Contenda: discussão; debate.

·        Detrito: resíduo de substância orgânica; lixo orgânico.

·        Gestão de resíduo: ato de administrar a coleta e a destinação de lixo gerado e produzido por diferentes atividades humanas.

·        Inércia: falta de iniciativa; estagnação; imobilismo.

·   Logística: organização e gerenciamento dos detalhes de qualquer operação     Logística reversa: gerenciamento de ações, procedimentos e meios para restituir os resíduos sólidos à indústria para aproveitamento em seu ciclo produtivo ou em outros.

·        Rejeito: resíduo sem possibilidade de reutilização.

·        Remediação: atenuação; ato de tornar aceitável ou mais suportável.

02 – Qual é o fato central da reportagem lida?

      O fechamento do lixão da Estrutural, em Brasília (DF).

03 – Releia o título da reportagem.

        “Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília”

a)   Em sua opinião, o que mais chama a atenção no título? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: a expressão “maior lixão da América Latina”, cuja construção enfatiza a grandiosidade ou importância do fato.

b)   Qual o significado da expressão “diz adeus” nesse contexto?

No contexto, significa “fechar”, “pôr fim”, “encerrar”.

c)   Em qual tempo verbal encontra-se o verbo diz?

No tempo presente do indicativo.

d)   Por que foi usado esse tempo verbal?

Para produzir efeito de atualidade ao fato ou tema.

04 – Agora, releia o subtítulo (linha fina) da reportagem.

        Encerramento do lixão da Estrutural marca o começo de uma nova história na gestão do resíduo, sem perder de vista a cicatriz ambiental deixada”

a)   O subtítulo ou linha fina da reportagem expressa um fato ou uma opinião? Explique.

Expressa opinião, o que se confirma pelo uso das expressões “uma nova história” e “cicatriz ambiental deixada”.

b)   A palavra encerramento tem relação com qual palavra do título da reportagem?

No título, a palavra adeus tem relação com a palavra encerramento, do subtítulo.

c)   A palavra cicatriz, segundo o Dicionário Michaelis On-line (2018) tem, entre outros significados, o de “marca, sinal ou vestígio deixado por lesões ou ferimentos”. Explique o significado de cicatriz nesse contexto.

A palavra cicatriz tem sentido figurado e significa que, mesmo fechado o lixão, no local permanecerão as marcas dos estragos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo e dos resíduos.

d)   Qual é a função da linha fina nessa reportagem?

Essa linha fina reproduz partes do quinto parágrafo da reportagem. Assim, sua função é destacar uma opinião expressa pela autora da reportagem.

05 – Assim como a notícia, o primeiro parágrafo da reportagem pode ser o lide, que consiste na síntese das informações relatadas. Releia o primeiro parágrafo, transcreva o quadro a seguir e complete-o:

a)   O que ocorreu?

O encerramento das atividades do lixão da estrutural.

b)   Onde?

Em Brasília (DF).

c)   Quando?

Em 20 de janeiro de 2018.

d)   Por quê?

Porque esse lixão era o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo. Seu fechamento ocorreu como forma de atender a uma nova política de redução dos danos ambientais.

e)   Como?

Ocorreu como resultado de uma discussão e de um planejamento que duraram mais de dez anos.

06 – Releia este trecho da reportagem.

        “Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.”

a)   Identifique e transcreva partes do trecho que apresentam um fato relatado pela autora.

“Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão”; “Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.”

b)   Identifique e transcreva parte do trecho que apresenta uma opinião emitida pela autora.

“A pior forma possível de descarte.”

c)   Como você pode perceber, a autora/jornalista emite opiniões sobre o tema discutido ao longo do texto. Nas notícias que você leu, o autor/jornalista emite opinião direta sobre os fatos relatados, como feito na reportagem? Com base nisso, o que é possível concluir?

Na notícia, não há opinião direta do autor/jornalista sobre o fato. Assim, pode-se concluir que essa seja uma das diferenças entre os dois gêneros, pois na reportagem essa opinião pode ser explícita ou não.

07 – Segundo a reportagem, com o fechamento dos lixões, qual seria a alternativa para a destinação dos resíduos? Por quê?

      De acordo com a reportagem, seriam os aterros sanitários, porque nessas estruturas o lixo sofre tratamento para diminuir a poluição do solo, da água e do ar.

08 – Na segunda parte da reportagem, há um depoimento sobre o tema abordado. Releia essa parte da reportagem e responda:

a)   Quem faz o depoimento? Que entidade representa e qual cargo ocupa?

Gabriela Otero, coordenadora do Departamento Técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

b)   Explique, com suas palavras, quais são os desdobramentos e as consequências do uso dos lixões, mesmo com o fechamento, de acordo com a coordenadora.

Resposta pessoal do aluno.

09 – Conforme informação que consta da reportagem, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010 e propunha que o país deveria extinguir todos os lixões até 2014. Responda:

a)   O que teria ocorrido em relação a essa política pública até a publicação da reportagem?

O prazo estipulado fora adiado, tendo as capitais e os municípios de região metropolitana até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões e cidades pequenas até 2021.

b)   Qual é a opinião da autor/jornalista em relação a esse fato? Identifique na reportagem a frase que expressa essa opinião.

É possível depreender que a autora/jornalista não acredita na eficácia dessa política pública, o que pode ser constatado na frase “Claramente, a extinção dos lixões está longe de acontecer.

 

NOTÍCIA: APÓS REVEILLON, GARIS RETIRAM 290 TONELADAS DE LIXO DE COPACABANA - ISABELA VIEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana

        Em toda a orla do Rio, foram recolhidos 653 toneladas de lixo

        Publicado em 01/01/2018 – 14:29 Por Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

        A festa de réveillon na Praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis que se revezaram em uma operação que começou ontem (31) e terminou hoje (1º) antes das 10h, segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). O volume é um pouco menor que o do ano passado, quando 290 toneladas de lixo foram retiradas do local após o evento.

        Para a festa da virada, que reuniu 2,4 milhões de pessoas, foram colocados cerca de 700 contêineres extras em Copacabana, facilitando o depósito de lixo. Segundo a Comlurb, essas lixeiras ajudaram a reduzir o descarte de grandes volumes nas ruas, como embalagens de gelo e de cerveja, que costumam ser encontradas ao amanhecer na Avenida Atlântica após grandes eventos.

        Em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro, foram retiradas das praias 653 toneladas de lixo esta manhã, 100 toneladas a mais que em 2017. A praia carioca com maior aumento da quantidade de lixo foi a da Bica, na Ilha do Governador, na zona norte, que recebeu shows na madrugada.

        Para manter as praias limpas, equipes da prefeitura estão espalhadas pela orla para multar quem descartar lixo fora do local apropriado. Na temporada de verão, banhistas acabam deixando nas areias e no calçadão latas de cerveja, bitucas de cigarro e muitas garrafas PET. A multa para esse tipo de infração é de pelo menos R$ 170 e é aplicada por equipes do programa Lixo Zero.

        Antes da virada, como forma de chamar atenção, a Comlurb aplicou 38 multas de até R$ 200 reais em Copacabana para quem descartou lixo no chão. Apesar das autuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avalia que as pessoas estão mais conscientes e até levam o lixo para descartar em casa quando não encontram lixeiras. “Houve uma percepção da equipe que, realmente, houve uma redução, geral, no volume de lixo”.

        A fiscalização de hoje será feita na orla e também no Terreirão do Samba, no centro, onde o tradicional bloco de carnaval Cordão da Bola Preta comemora seus100 anos de fundação.

Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 1° de jan. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2R6yrVE. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 142-144.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnoticias.r7.com%2Frio-de-janeiro%2Fapos-reveillon-garis-retiram-290-toneladas-de-lixo-de-copacabana-01012018&psig=AOvVaw0lmu1-COtkjICkNw3eNO6a&ust=1618846422142000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNCjlteR7-8CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo a notícia:

01 – Qual é o fato central da notícia?

      A quantidade de lixo retirada da praia de Copacabana no Réveillon de 2018.

02 – Por que esse fato é tão relevante a ponto de virar notícia?

      Porque é cada dia mais gritante a necessidade de produzir menos lixo e fazer o descarte adequado. Além disso, as gestões públicas gastam muito dinheiro com a coleta de lixo, o que poderia ser evitado caso as pessoas tivessem o hábito de recolher o próprio lixo.

03 – Leia o quadro a seguir sobre o gênero textual notícia.

        Notícia é um gênero cuja função principal é relatar um fato atual e no momento quase exato dos acontecimentos.

        O parágrafo inicial de muitas notícias pode ser denominado lide quando sintetiza o fato relatado e responde a algumas questões básicas, como:

·        Quem ou o quê?

·        Quando?

·        Onde?

·        Como?

·        Por quê?

        Essa estrutura, no entanto, pode variar de acordo com os propósitos comunicativos de cada texto.

        Na notícia anterior, o lide encontra-se no primeiro parágrafo. Releia-o e responda:

a)   O que ocorreu?

3 mil garis recolheram mais de 285 toneladas de lixo da praia de Copacabana.

b)   Quando começou e terminou a operação dos garis?

Entre os dias 31 de dezembro de 2017 e 1° de janeiro de 2018.

c)   Onde ocorreu a operação de limpeza?

Na praia de Copacabana.

d)   Como ocorreu a limpeza?

3 mil garis revezaram-se na limpeza logo após o término da festa de Réveillon.

e)   Por que foi necessária essa operação de limpeza?

Porque a praia de Copacabana ficou muito suja, com mais de 285 toneladas de lixo, durante a festa de Réveillon.

04 – O título da notícia tem a intenção de chamar a atenção do leitor, a fim de que ele leia o texto. Releia o título da notícia.

        “Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana.”

a)   Explique o que mais chama a atenção nesse título.

Chama atenção a quantidade de toneladas de lixo retirada da praia.

b)   Qual foi o tempo verbal empregado nesse título?

O tempo presente.

c)   Por que foi usado esse tempo verbal?

Para produzir um efeito de atualidade na notícia.

d)   No título, são empregados verbos em primeira ou em terceira pessoa? O mesmo ocorre no restante da notícia?

Os verbos são empregados em terceira pessoa tanto no título como no restante da notícia.

e)   Em sua opinião, por que a informação sobre a quantidade de lixo no título está diferente da apresentada no lide?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Foi erro do autor ou arredondamento da quantidade, para chamar a atenção para a notícia.

05 – Agora, releia o subtítulo (ou linha fina) da notícia.

        “Em toda a orla do Rio, foram recolhidos 653 toneladas de lixo.”

a)   Que fato foi noticiado na linha fina?

O lixo recolhido em todas as praias do Rio de Janeiro não apenas de Copacabana.

b)   Qual é a função dessa linha fina em relação ao título?

Complementar a informação do título ou mencionar um fato relevante da notícia.

06 – Releia o trecho a seguir.

        “Houve uma percepção da equipe que, realmente, houve uma redução, geral, no volume de lixo.”

a)   De quem é esse depoimento na notícia?

De Rubens Teixeira.

b)   Qual e a empresa que essa pessoa representa e o cargo que ocupa? O que essa empresa faz?

Ele é presidente da Comlurb, empresa que faz a limpeza e coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro.

c)   Em sua opinião, qual é a importância de inserir no texto depoimentos de pessoas envolvidas no fato?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A inserção de depoimentos na notícia está relacionada à necessidade de apresentar diferentes pontos de vista sobre o fato relatado.

d)   Qual é o ponto de vista do entrevistado em relação à quantidade de lixo retirada da praia?

Rubens Teixeira considera que houve redução no volume do lixo produzido.

07 – Os fatos apresentados na notícia estão na sequência do maior para o menor importância, ou seja, em ordem decrescente de relevância.

a)   Releia os trechos a seguir e transcreva-os na ordem em que aparecem na notícia.

·        Antes da virada, como forma de chamar atenção, a Comlurb aplicou 38 multas de até R$ 200 em Copacabana para quem descartou lixo no chão [...]. (5)

·        Apesar das autuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avalia que as pessoas estão mais conscientes e até levam o lixo para descartar em casa quando não encontram lixeiras. [...]. (6)

·        Em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro, foram retiradas da praias 653 toneladas de lixo esta manhã, 100 toneladas a mais que em 2017. [...]. (3)

·        Para a festa da virada, que reuniu 2,4 milhões de pessoas, foram colocados cerca de 700 contêineres extras em Copacabana, facilitando o depósito de lixo. [...]. (2)

·        A festa de Réveillon na praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis. [...]. (1)

·        Para manter as praias limpas, equipes da prefeitura estão espalhadas pela orla para multar quem descartar lixo fora do local apropriado. [...]. (4)

5 – 6 – 3 – 2 – 1 – 4.

b)   Qual fato é considerado mais relevante nessa notícia? Em sua opinião, por que foi dado destaque a esse fato?

Resposta pessoal do aluno.

 

NOTÍCIA: TORCEDORS JAPONESES E SENEGALESES IMPRESSIONAM NA RÚSSIA AO LIMPAR ESTÁDIO APÓS OS JOGOS - BBC NEWS BRASIL - COM GABARITO

 Notícia: Torcedores japoneses e senegaleses impressionam na Rússia ao limpar estádio após os jogos

                                        20 junho 2018

  Os torcedores do Senegal comemoraram a vitória de sua seleção, a primeira de um time africano na Copa do Mundo da Rússia, com um exemplo de boas maneiras.

        Minutos após o fim da partida do Senegal contra a Polônia, que terminou em 2 a 1 para os senegaleses, nesta terça, 19, eles começaram a recolher todo o lixo deixado nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou.

        A faxina após um jogo também foi destaque na Arena Mordovia, na cidade de Saransk. Por lá, os japoneses repetiram as cenas vistas na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e na Olimpíada do Rio, em 2016, entre outros grandes eventos.

        Após a seleção japonesa conseguir sua primeira vitória em cima de uma seleção sul-americana, batendo a Colômbia por 2 a 1, os torcedores do país começaram a limpar tudo.

        Equipados com grandes sacos de lixo que levaram para o estádio, eles caminharam pela arquibancada recolhendo todo o lixo que encontraram.

        "Não é apenas parte da cultura do futebol, mas parte da cultura japonesa", disse à BBC News o jornalista esportivo Scott McIntyre à BBC. Ele está na Rússia acompanhando a equipe japonesa e não ficou surpreso com a atitude dos torcedores.

        "Você costuma ouvir as pessoas dizerem que o futebol é um reflexo da cultura. Um aspecto importante da sociedade japonesa é garantir que tudo esteja absolutamente limpo e isso acontece em todos os eventos esportivos".

Um hábito construído desde a infância

        Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros.

        "Alguns podem deixar uma garrafa ou algum tipo de pacote de alimentos no chão e, em seguida, são surpreendidos por um tapinha nas costas pelos japoneses, indicando que eles devem limpar ou levar para casa o lixo, mas não podem deixar por lá", diz McIntyre.

        Esse é um hábito que os japoneses adquirem desde a infância.

        "Limpar o local após as partidas de futebol é uma extensão dos comportamentos básicos ensinados na escola, onde as crianças limpam as salas de aula e os corredores da escola", explica Scott North, professor de sociologia da Universidade de Osaka.

        "Com lembretes constantes durante toda a infância, esses comportamentos se tornam hábitos para grande parte da população".

        "Além de aumentar a conscientização sobre a necessidade de limpeza e reciclagem, a limpeza em eventos como a Copa do Mundo é uma forma de os fãs japoneses demonstrarem orgulho de seu estilo de vida e o compartilharem com a gente", explica North. "Que melhor lugar para falar sobre a necessidade de cuidar do planeta com responsabilidade do que a Copa do Mundo?"

        Isso não significa que haja mais ou menos paixão, insiste McIntyre. É simplesmente que a paixão não escapa à negligência das regras básicas de comportamento, sem falar da violência.

        "Eu sei que isso pode soar superficial e chato, mas essa é a realidade de um país que é construído em cima do respeito e da educação. E isso simplesmente se estende a fazer coisas respeitosas no futebol", fala. "Acho maravilhoso que a Copa do Mundo traga tantas nações e pessoas para aprender e trocar esse tipo de cultura. Essa é a beleza do futebol."

BBC News Brasil. Torcedores japoneses e senegaleses impressionam na Rússia ao limpar estádio após os jogos. Nosso Goiás, Goiânia, 20 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2NKcn4S. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 138-140.

Entendendo a notícia:

01 – Que fato originou essa notícia?

      O fato de torcedores senegaleses e japoneses limparem o estádio após jogos na Copa do Mundo de Futebol, na Rússia.

02 – Em sua opinião, por que a ação dos torcedores japoneses e senegaleses impressionou tanto as pessoas a ponto de virar notícia mundial?

      Porque essa ação não é um hábito dos torcedores na maior parte do mundo. Geralmente, os estádios ficam com lixo espalhado após os jogos.

03 – Na notícia, é possível observar o relato de fatos e a apresentação de opiniões de pessoas consultadas pelo jornalista. Releia o trecho a seguir, transcreva-os e marque F para fato e O para opinião.

a)   "Acho maravilhoso que a Copa do Mundo traga tantas nações e pessoas para aprender e trocar esse tipo de cultura. Essa é a beleza do futebol."

O.

b)   “Após a seleção japonesa conseguir sua primeira vitória em cima de uma seleção sul-americana, batendo a Colômbia por 2 a 1, os torcedores do país começaram a limpar tudo.”

F.

c)   "Que melhor lugar para falar sobre a necessidade de cuidar do planeta com responsabilidade do que a Copa do Mundo?"

O.

d)   "Limpar o local após as partidas de futebol é uma extensão dos comportamentos básicos ensinados na escola, onde as crianças limpam as salas de aula e os corredores da escola".

F.

e)   “Minutos após o fim da partida do Senegal contra a Polônia, que terminou em 2 a 1 para os senegaleses, nesta terça, 19, eles começaram a recolher todo o lixo deixado nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou.”

F.

04 – Releia o trecho a seguir.

        “Os torcedores do Senegal comemoraram a vitória de sua seleção, a primeira de um time africano na Copa do Mundo da Rússia, com um exemplo de boas maneiras.”

        “Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros. [...] Esse é um hábito que os japoneses adquirem desde a infância.”

        Nos trechos, é possível verificar que são atribuídas justificativas diferentes para as ações de torcedores senegaleses e japoneses. Responda:

a)   Qual é a justificativa atribuída à ação dos senegaleses?

Os senegaleses limparam o estádio em comemoração à vitória de sua seleção.

b)   Qual é a justificativa atribuída à ação dos japoneses?

Os japoneses limparam o estádio porque este é um hábito adquirido desde a infância.

c)   Relacionando esses trechos ao conjunto da notícia, o autor do texto dá mais destaque à cultura, aos valores e aos hábitos japoneses ou senegaleses? Como?

O autor cita os senegaleses no título e aborda sua ação nos dois primeiros parágrafos. No restante do texto, discorre sobre as ações dos japoneses, retoma notícias anteriores e ouve especialistas que exaltam os valores sociais e culturais dos japoneses.

d)   O que as diferentes justificativas e o destaque a determinado povo podem revelar sobre a opinião ou a parcialidade do jornalista no relato dos fatos?

Essa notícia é totalmente parcial no tratamento da informação.

05 – Além do hábito de limpeza dos japoneses, quais valores dessa cultura são destacados pelo jornalista esportivo Scott Mclntyre em seu depoimento na notícia?

      O orgulho pelo estilo de vida, respeito e educação.

06 – Releia o trecho a seguir.

        “Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros.”

        “Alguns podem deixar uma garrafa ou algum tipo de pacote de alimentos no chão e, em seguida, são surpreendidos por um tapinha nas costas pelos japoneses, indicando que eles devem limpar ou levar para casa o lixo, mas não podem deixar por lá", diz McIntyre.

a)   O que você acha da atitude dos japoneses em relação às pessoas que não recolhem o próprio lixo?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Como a reprodução da fala do jornalista é destacada no texto? Que expressão indica a fala da pessoa entrevistada?

A reprodução da fala aparece entre aspas, e a fala da pessoa entrevistada é indicada pela expressão “diz Mclntyre”.

 

 

CARTUM: ECOLOGIA EM QUADRINHOS - LUCA NOVELLI - COM GABARITO

 Cartum: Ecologia em quadrinhos

             


                                              Luca Novelli

NOVELLI, Luca. Ecologia em quadrinhos. V. 2. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 136-7.

Entendendo o cartum:

01 – E você, quais ações realiza no cotidiano para construir um mundo melhor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos citem ações como não jogar lixo no chão e nas vias públicas; descartar corretamente resíduos sólidos e orgânicos por meio de coleta de lixo; evitar o uso de plástico; preferir alimentos in natura; entre outras.

02 – Como sua comunidade tem cumprido (ou não) seu papel nesse propósito?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Várias pessoas estão limpando o globo terrestre e realizando reparos nele. A personagem Clorela, acompanhada de uma borboleta e de um caracol, tem nas mãos uma folha (para a qual aponta com o dedo).

04 – Descreva as ações realizadas pelas pessoas e os objetos e equipamentos utilizados.

      As pessoas estão varrendo, aspirando pó, lavando e fazendo reparos no planeta Terra. A maioria está em andaimes. São utilizados objetos para limpeza como baldes, vassouras, esfregões e aspirador de pó e ferramentas de reparos empregadas na construção civil.

05 – É possível realizar as ações mostradas na imagem? Explique.

      Literalmente não é possível, pois não se pode circundar a Terra para realizar limpeza e reparos dessa forma.

06 – Nesse cartum, o autor Luca Novelli apresenta uma crítica social às ações das pessoas em nosso planeta e realiza uma proposta.

a)   Que crítica social é essa?

A crítica de que o ser humano é culpado pela degradação do planeta e, por isso, responsável por sua despoluição e reparação.

b)   O que é proposto pelo cartunista?

Ações coletivas dos seres humanos visando às necessidades de sobrevivência e preservação do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam.

07 – Para produzir esse texto, o autor utilizou apenas imagens. Refletindo sobre isso, responda:

a)   Se o autor aliasse palavras e imagens para a construção das ideias, produziria o mesmo sentido? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos compreendam que a ideia geral não seria modificada, mas poderia ficar mais explícita ao leitor ou ampliar o sentido.

b)   Se você pudesse escolher uma palavra para integrar o cartum, sem mudar o sentido. Qual seria?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: preservação, conscientização, coletividade.

08 – No cartum, há aqueles que realizam as ações e outros que supervisionam o trabalho, como pode ser observado na imagem. Responda:

a)   Quem esses personagens podem representar em nosso planeta?

Os trabalhadores são os seres humanos, os quais são supervisionados por Clarela, uma borboleta e um caracol, representantes da fauna e da flora do planeta.

b)   Explique o efeito de ironia que pode ser produzido pela representação desses personagens.

As decisões que incidem na ameaça e na degradação da fauna e da flora do planeta são realizadas elos seres humanos. No cartum, a ironia está na inversão dessas decisões e supervisão que são, aparentemente, tomadas pelos representantes da fauna e flora.

09 – Você participaria de ações coletivas como as representadas no cartum? Por quê? 

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

TIRINHA: CALVIN E HAROLDO - ACENTUAÇÃO GRÁFICA - COM GABARITO

 Tirinha: Calvin e Haroldo

WATTERSON, Bill. Calvin e Haroldo. Tirinha 24. 11 dez. 1985. Disponível em: https://bit.ly/20NcIWE Acesso em: 11 jul. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 127.

Entendendo a tira:

01 – Esse texto mostra a relação entre mãe e filho. Que conflito a tirinha expõe na relação entre Calvin e a mãe?

      Calvin não aceita os limites impostos pela mãe, que delimitou um horário para dormir.

02 – Releia a seguinte frase extraída da tirinha:

        “Seu tigre de pelúcia está na máquina de lavar.”

a)   Nessa frase, quais palavras estão acentuadas?

Pelúcia, está e máquina.

b)   Leia em voz alta as palavras que você mencionou no item anterior. Depois, sublinhe a sílaba tônica de cada uma delas.

Pelúcia, está, máquina.

c)   O que você observou sobre a posição da silaba tônica nessas palavras?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: nas três palavras a sílaba tônica ocupa posições diferentes.

03 – Observe as palavra a seguir:

        Dormir – café – vatapá – cuscuz – avó – nenhum – maracujá – parabéns – sonhar – escrever – sapé – marajás – você – holandês – paletós – cetim – também – olá – Manaus – noz.

a)   Com relação à sílaba tônica, o que as palavras do quadro têm em comum?

Todas são oxítonas.

b)   Indique as palavras que recebem acento gráfico e sublinhe a sílaba acentuada.

Ca – vata – a – maracu – parabéns – sa – marajás – vo – holandês – paletós – também – o.

04 – Releia o terceiro quadrinho da tirinha.

        “Seu tigre de pelúcia está na máquina de lavar.”

a)   Indique nesse quadrinho a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Máquina.

b)   Como se classifica a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima?

Proparoxítona.

05 – Observe as palavra a seguir:

        Último – pássaro – árvore – mágico – lâmpada – estático – matemática – química.

        O que essas palavras têm em comum?

      Todas elas são acentuadas e possuem acento tônico na antepenúltima sílaba.

 





CLASSIFICADO: IMÓVEL - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Classificado: Imóvel

    Apartamento ensolarado e aconchegante na Vila Santa Catarina, São Paulo

Rua Franklin Magalhães, 974, ap. 24

Cód.: 290784

58 m²

Valor: R$ 280.000,00

Condomínio: R$ 642,00

2 dormitórios

Sala ampla

Banheiro social

Cozinha planejada

Área de serviço

1 vaga de garagem.

        Apartamento em excelente estado de conservação, arejado e ensolarado, com 58 m² de área útil, com localização privilegiada em bairro arborizado na capital paulista, próximo dos metrôs Jabaquara e Conceição. Nas proximidades, há supermercados, bancos, farmácias e restaurantes.

                                         Elaborado para fins didáticos.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 116.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.imovelweb.com.br%2Fapartamentos-venda-vila-santa-catarina-sao-paulo-publicado-nos-ultimos-45-dias.html&psig=AOvVaw3ykmDoAACjf177KiSfLzMC&ust=1618838159768000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCICBhvby7u8CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o classificado:

01 – Quanto à intenção de produção, o que pode ser observadas no texto “classificado imóvel”?

      O classificado tem a intenção de vender algo real, no caso um apartamento.

02 – O que é mais utilizado na linguagem do texto?

      Utiliza o uso de acentuado de adjetivos.

03 – Releia o classificado de imóvel observando emprego de adjetivos.

a)   Identifique pelo menos cinco adjetivos usados nesse texto.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: ensolarado, excelente, aconchegante, ampla, social, planejada.

b)   Qual é a intenção do anunciante ao empregar esses adjetivos?

Destacar as qualidades do objeto (no caso, o apartamento) que procura vender.as