quinta-feira, 25 de março de 2021

BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES - COM GABARITO

 BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES  

 

Miguel de Cervantes

Escritor e dramaturgo espanhol

29/09/1547, Alcalá de Henares

22/04/1616, Madrid

 

Miguel de Cervantes Saavedra passou a infância na cidade de Valladolid (Espanha) e estudou em Madrid e Sevilha, mas não chegou a concluir nenhum curso.

Ingressou no Exército e lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o braço esquerdo — há divergências entre os historiadores e biógrafos em relação a essa passagem. Alguns especialistas na vida de Cervantes dizem que o escritor sofreu apenas um ferimento grave no braço e perdeu os movimentos da mão.

Também combateu na África, onde foi capturado e levado pelos turcos para Argel. Depois de ficar cinco anos detido, Cervantes retornou para Madrid e começou a trabalhar como comissário de víveres do rei Felipe 2o. Paralelamente ao trabalho, ingressou na literatura publicando alguns poemas e a novela “La Galatea” em 1585, quando se casou com Catalina de Salazar, 22 anos mais nova e com a qual manteve uma convivência matrimonial de apenas um ano. [...]

Outro fato que marcou a sua formação aconteceu na Itália, quando trabalhou como serviçal para um cardeal. Na época, o país estava em ebulição com a chegada do Renascimento, um movimento artístico que revelou celebridades como Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Somente aos 58 anos, com a publicação da primeira parte do livro “Dom Quixote”, Cervantes conseguiu a consagração como escritor e passou a se dedicar exclusivamente à literatura. A obra narra as aventuras de um fidalgo (Dom Quixote) e seu fiel escudeiro (Sancho Pança). [...]

A história de “Dom Quixote” atravessou os séculos e continua atraindo leitores de todo o mundo. No mesmo ano em que foi lançada, a obra ganhou seis edições, fato muito raro para a época. Além disso, o livro se transformou em fonte de inspiração para outras criações literárias, como filmes, novelas, peças teatrais, óperas, balés e desenhos animados. [...]

 MIGUEL de Cervantes. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/

biografias/miguel-de-cervantes.htm>. Acesso em: 8 ago. 2019.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 9º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 34/35.

 Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FMiguel_de_Cervantes&psig=AOvVaw2x8nsuZKveHJTbqJeDLAjR&ust=1616772353826000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCIDt78Hgy-8CFQAAAAAdAAAAABAD

Questão 1

D11 – Estabelecer relação causa/consequência

entre partes e elementos do texto.

  Há divergências sobre o fato de Cervantes ter perdido o braço esquerdo porque

( A ) ele nunca esteve em uma batalha de verdade, apenas lutava contra moinhos de vento.

( B ) ele nunca participou de uma batalha naval, apesar de ter servido o Exército na cidade de Lepanto.

( C ) alguns especialistas acreditam que, na verdade, ele sofreu apenas um ferimento grave no braço.

( D ) historiadores afirmam que ele apenas perdeu os movimentos da mão, enquanto biógrafos negam esse fato.

 

Questão 2

D12 – Identificar a finalidade de textos de

diferentes gêneros.

 O texto tem a finalidade de

( A ) fazer uma crítica à violência praticada em batalhas espanholas.

( B ) relatar os principais acontecimentos da vida do autor Miguel de

Cervantes.

( C ) noticiar como o livro Dom Quixote se tornou um sucesso de

vendas.

( D ) narrar a história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.

 

Questão 3

D5 – Interpretar texto com auxílio de material

gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,

foto etc.).

  Nesse texto há dois sinais gráficos ( e ) comumente utilizados em produções desse gênero. Eles representam, respectivamente, as datas de

( A ) estrelato e morte do autor.

( B ) morte e nascimento do autor.

( C ) auge e declínio do autor.

( D ) nascimento e morte do autor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


segunda-feira, 22 de março de 2021

SINOPSE - FILME TURMA DA MÔNICA : LAÇOS - DANIEL REZENDE - COM QUESTÕES GABARITADAS

 SINOPSE - FILME: TURMA DA MÔNICA: LAÇOS

A sinopse é um gênero da esfera jornalística que traz o resumo do enredo de uma obra a ser lançada ou que acabou de estrear. Tem a função de oferecer ao leitor informações básicas que possam ajudá-lo a decidir ver ou não determinada obra. Quando se trata da sinopse de um filme, costuma informar se é um drama, uma comédia ou um filme de suspense, de terror ou de ação, além de fornecer informações sobre personagens, elenco, direção, duração, ano de produção e classificação etária. Geralmente, o texto é curto e pode ou não ser acompanhado de imagens. A linguagem é simples e objetiva. A sinopse circula em jornais, revistas e na internet.

 Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

 FILME: Turma da Mônica: Laços

Data de lançamento: 27 de junho de 2019

Duração:(1h 36min)

Direção: Daniel Rezende

Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e mais

Gênero: Aventura

Nacionalidade: Brasil

Classificação: A partir de 6 anos

 

 

Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Portal Adoro Cinema. Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-248374/>. Acesso em: 18 set. 2019.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 7º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p.32/33/34.

 ENTENDENDO O TEXTO

 1)   Quem são as personagens de Turma da Mônica: Laços segundo a sinopse lida?

          Cebolinha, Mônica, Magali, Cascão e Floquinho.

 2) O texto que aparece ao lado da imagem traz informações sobre

a) o comentário.

b) a crítica.

c) a ficha técnica.

d) o enredo.

 3) Volte à sinopse e explique qual é a função dos parênteses utilizados no texto.

Os parênteses servem para incluir dados informativos sobre o elenco. Eles intercalam no texto uma indicação que pode interessar ao leitor, ou seja, informar que ator ou atriz interpreta cada personagem.

4) Releia o trecho a seguir.

“O menino desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos [...]”

 Qual é a relação que o termo em destaque estabelece entre as orações?

A conjunção mas expressa oposição, contraste.

 5) Na sinopse, a locução “a partir de”, na classificação, indica que o filme pode ser visto por crianças que

a) ainda não completaram 6 anos.

b) têm exatamente 6 anos.

c) gostam da Turma da Mônica.

d) já completaram 6 anos.

6) Ao observar a imagem que acompanha o texto, é correto afirmar que ela

a) apresenta as personagens principais do filme.

b) resume o filme.

c) retrata o final da história.

d) faz um apelo ao público.

  7) A sinopse pode funcionar como recurso para o leitor decidir a que filme assistir?

Por quê?

Sim, a sinopse pode ajudar o leitor decidir a que filme assistir, porque ela traz as informações mais importantes sobre o filme, como parte do enredo, o elenco, o gênero, o tempo de duração, entre outras.8

8

8) De acordo com a sinopse, que acontecimento abala a tranquilidade de uma das personagens do filme?

O desaparecimento do cachorro Floquinho, da personagem Cebolinha.

 9) Diante desse acontecimento, o que a personagem faz?

Desenvolve um plano para resgatar o cãozinho e chama seus amigos para ajudá-lo a colocar esse plano em prática.

  Releia o trecho a seguir e responda às atividades 10 e 11.

“O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos:”

10) A palavra em destaque é empregada para retomar

a) o menino.

b) resgatar o cãozinho.

c) os fiéis amigos.

d) ajuda.

 11) Considerando o mesmo trecho, a palavra infalível significa que o plano

a) é incerto.

b) não tem como falhar.

c) não funcionará com precisão.

d) poderá falhar.

 12)  No trecho “Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.”, há uma palavra que se refere às personagens. Que palavra é essa?

Nesse trecho, a palavra que se refere às personagens é eles.

 

 

 

 

ANÁLISE DA OBRA : LIXO EXTRAORDINÁRIO - VIK MUNIZ - COM QUESTÕES GABARITADA

 ANÁLISE DA OBRA DE ARTE: LIXO EXTRAORDINÁRIO

 

Vik Muniz. Atlas(Cartão), 2008. Montagem feita com ampliação de fotografia e materiais descartados [lixo]. Painel, 231,2 cm x 180,4 cm

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.vale.com%2Fbrasil%2Fpt%2Faboutvale%2Fnews%2Fpaginas%2Fmuseu-vale-recebe-exposicao-artista-paulista-vik-muniz.aspx&psig=AOvVaw0YmyQdRrR6eAM7Xqhujc3v&ust=1616528718798000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMjYyIfVxO8CFQAAAAAdAAAAABAD

Fonte – Livro – APOEMA –  Português 9 / Lucia Teixeira...[et. Al.]– 1.ed – São Paulo: Editora do Brasil ,2018, p.11/12/13.

Estudo do Texto

1.   Ao olhar para essa obra, o que chamou sua atenção primeiro? O que você viu imediatamente?

Resposta pessoal. Sugestão: Poderão dizer que se impressionaram com o que o homem carrega, com o olhar dele, com a quantidade de lixo sobre seu corpo, etc.

2.   Observe a parte superior da cabeça do homem.

a)   Ao olhar pela primeira vez para o que está sobre a cabeça do homem, você conseguiu identificar os elementos ou viu uma massa compacta? Explique.

Resposta pessoal.

b)   Para observar melhor o que há sobre a cabeça do homem, o que você deverá fazer?

Resposta pessoal. É necessário analisar figura por figura, olhar atentamente cada parte para ver os detalhes.

c)   Quais elementos você consegue identificar sobre a cabeça do homem?

Resposta pessoal.

d)   Esses objetos são novos ou usados? De onde você acha que eles vieram?

O estado dos objetos mostra que eles já foram usados e descartados. Provavelmente os objetos foram retirados do lixo.

e)   O tamanho do conjunto de objetos chama a atenção. Por que o artista pode tê-lo representado dessa maneira? Será leve ou pesado?

Provavelmente o artista representou os objetos descartados para mostrar a quantidade de lixo jogado fora e recolhido pelo homem. Pela quantidade de objetos, parece pesado.

      3) Observe o homem.

           a) Como ele está vestido? Quantas peças de roupas estão representadas na imagem? O que há preso em sua roupa?

                Camiseta branca, um colete de tom terroso. Duas peças. Alguns objetos semelhantes ao que estão sobre a cabeça dele.

           b) Há letra estampadas em uma das peças de roupa do homem. Identifique as letras. Por que não é possível ler a palavra inteira? Que palavra essas letras podem formar? O que a peça de roupa com a estampa representa?

            CAT, de um lado do colete; S, do outro. Porque o colete está aberto. Catadores. Um uniforme que representa a profissão do homem.

          c) Estabeleça uma relação entre a origem dos objetos, a inscrição da roupa e a profissão do homem.

          Os objetos foram descartados, a inscrição de catadores indica que o homem é um catador de recicláveis.

        d) Explique como o homem estabelece uma ligação com o observador da obra.

           Pelo olhar expressivo, chamando o observador para dentro da imagem. O olhar encara o observador, mostrando sua existência e importância.

4.   Observe as cores da obra.

a)   Qual tom predomina na obra: claro ou escuro?

Tom escuro.

b)   Em qual parte há uma diversidade de cores?

Na parte superior. Há objetos nas cores verde, vermelha, azul e branca.

c)   Qual cor contrasta com o tom da cor da pele do homem e de uma parte de sua vestimenta? Qual efeito de sentido ela provoca?

A cor branca. O contraste ressalta ainda mais o tom da pele do trabalhador e do colete que representa sua profissão.

5.   Leia o texto abaixo, sobre o projeto Lixo extraordinário, e responda às questões.

Lixo extraordinário

         A obra Atlas e outras do mesmo estilo foram produzidas com os objetos retirados do Lixão de Gramacho (Duque de Caxias, Rio de Janeiro). O projeto Lixo extraordinário mudou a perspectiva do artista e transformou muito a vida das pessoas que trabalhavam ali. Em seu depoimento sobre o trabalho realizado, o artista afirmou:

         Nesse projeto, o que mais, me sensibilizou foi o tamanho do nosso preconceito. É muito fácil e conveniente definir uma sociedade baseada em funções, na qual se imagina que o morador de Duque de Caxias da área de Gramacho não quer dizer absolutamente nada. [...] O que eu queria provar para mim mesmo – e que resultou em uma experiência satisfatória, no fim das contas – é que a arte muda as pessoas, não só pelo convívio e pela experiência, mas também pelo engajamento, pela produção.

                                  Vik Muniz. Lixo extraordinário. Rio de Janeiro. G. Ermakoff Casa Editorial, 2010. P.166.

 

a)   Como são vistas, socialmente, as pessoas que trabalham com o lixo?

Na maioria das vezes, como profissionais de menor valor. Em seu depoimento, Vik Muniz diz que as pessoas que trabalham no lixão de Gramacho são vistas como “absolutamente nada”. Pode-se iniciar um breve debate sobre a desvalorização dos profissionais que trabalham com materiais descartados e o lixo em geral.

 b)   Qual é a importância desse profissional para o meio ambiente?

Os catadores de recicláveis, além de tirar do lixo seu sustento, fazem um trabalho essencial para o meio ambiente. Ao recolher os objetos descartados e leva-los para a reciclagem, eles contribuem para a diminuição da poluição do planeta.

c)   Você acha que as pessoas, de modo geral, estão preocupadas com o destino do lixo que produzem?

Resposta Pessoal.

d)   É possível avaliar os valores de uma sociedade observando o lixo que ela produz?

Resposta pessoal.

e)   Em sua opinião, como se sentiu o profissional retratado ao ver a obra pronta?

Resposta pessoal.

    

 

quinta-feira, 18 de março de 2021

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - WILLIAN RAPHAEL SILVA - COM GABARITO

 HISTÓRIA EM QUADRINHOS - GUARDA A CHUVA

1)Entre 2014 e 2016, o estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana, passou por um período de escassez de água para o abastecimento da população. Leia a tira.

 

a)   Explique a diferença de sentido entre o título da tirinha e o nome do objeto que se vê nos dois quadrinhos.

A frase do título significa “guardar”, “reter a chuva”. Já o substantivo guarda-chuva nomeia o objeto que nos protege da chuva.

b)   Explique como é formado o substantivo guarda-chuva.

O substantivo guarda-chuva é formado por composição, pela união de dois radicais: guarda, flexão no tempo presente do verbo guardar, e chuva, substantivo.

c)   Por que, segundo a tira, a forma de usar o guarda-chuva modificou-se entre os paulistanos?

Porque com a crise no abastecimento de água, passou a ser necessário captar a água da chuva até mesmo usando um guarda-chuva invertido, o que causa o efeito de humor e crítica da tira.

2) Além de guarda-chuva, você conhece outros substantivos compostos com o verbo guardar?

         Respostas pessoais. Sugestões: guarda-noturno; guarda-roupa; guarda-comida, etc.

 

 Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.educaiguaba.com.br%2Fconteudo_principal%2Fapostilas%2Falice_canellas%2F29_de_junho_a_17_de_julho_complementacao%2F29_de_junho_a_17_de_julho_complementacao_6_ANO%2F29_de_junho_a_17_de_julho_complementacao_6_ANO_arquivos%2FE%2520M%2520ALICE%2520CANELLAS%25206.pdf&psig=AOvVaw155jWd0B1mOGBT0sbzM-eZ&ust=1616163566709000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOiitc6Euu8CFQAAAAAdAAAAABAD

Fonte – Livro – APOEMA –  Português 6 / Lucia Teixeira...[et. Al.]– 1.ed – São Paulo: Editora do Brasil ,2018, p.95.


POEMA: TROCA-SE UM HOMEM-ARANHA - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

 POEMA: TROCA-SE UM HOMEM-ARANHA

Roseana Murray

Troca-se um homem-aranha de mentira

por uma aranha de verdade.

Uma aranha competente

que teça belas teias transparentes,

que pegue moscas, mosquitos

e não entenda nada de bandidos.

Uma aranha que seja

uma aranha simplesmente.

                           Roseana Murray Classificados poéticos

                            São Paulo. Moderna, 2010. P.17.

Fonte – Livro – APOEMA –  Português 6 / Lucia Teixeira...[et. Al.]– 1.ed – São Paulo: Editora do Brasil ,2018, p.139.

ENTENDENDO O POEMA

1)   O principal efeito desse poema é de humor, tristeza, apelo comercial ou sabedoria?

O principal efeito é de humor, porque se fala de uma situação absurda – a troca de um homem-aranha por uma aranha.

2)   Explique  o sentido dos sintagmas aranha de verdade e aranha competente no contexto do poema.

“Aranha de verdade” faz oposição a “homem-aranha de mentira” para dizer que se troca uma personagem de ficção por um animal verdadeiro. “Aranha competente” é aquela que faz as coisas que uma aranha costuma fazer, como tecer teias para capturar moscas e mosquitos.

3)   Ao propor essa troca, o eu lírico mostra uma oposição entre o mundo da fantasia e o mundo concreto, da vida real. O que ele parece sentir em relação a esses dois mundos?

Ele parece estar cansado do mundo da ficção e por isso prefere um animal concreto, que faça coisas reais.

4)   Ao usar a linguagem figurada, um poema transforma a linguagem do dia a dia, produzindo novos sentidos para o mundo.

Como os classificados poéticos de Roseana Murray fazem isso em relação à linguagem dos anúncios classificados?

Os poemas imitam a proposta de anúncios de compra e troca. Com isso, trazem novos sentidos para os “Classificados”, que deixam de oferecer produtos e objetos para tratar de memórias.

5) No verso: 

    "que teça belas teias transparentes", (...) Que figura de linguagem encontramos? Por quê?

A figura é Assonância. Porque nesse verso consiste na repetição ordenada de som vocálicos idênticos.

sexta-feira, 12 de março de 2021

ATIVIDADES SOBRE O FILME: O HOMEM BICENTENÁRIO - COM GABARITO

 ATIVIDADES  SOBRE O FILME: O HOMEM BICENTENÁRIO

 Data de lançamento 11 de fevereiro de 2000 (2h 12min)

Direção: Chris Columbus

Elenco: Robin Williams, Wendy Crewson, Kiersten Warren mais

Gêneros Fantasia, Comédia dramática

Nacionalidades Alemanha, EUA

SINOPSE E DETALHES

        Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. O início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

 

Entendendo o filme:

01 – De que trata o filme?

      Trata-se de inteligência artificial, livre-arbítrio e da possibilidade das máquinas tornarem-se autoconscientes.

02 – Quem é Andrew Martin?

      É um androide que vai morar com uma família para se tornar empregado da casa.

03 – Como ele se comporta com esta família?

      Ao chegar na casa ele se mostra sensível aos estímulos e comportamentos que observa a sua volta, sendo que, aos poucos começa a se assemelhar a um ser humano em características como amor, ciúmes, curiosidades, inteligência e etc.

04 – Que habilidades manuais Andrew com o passar do tempo aprende?

      Começa a ler e criar seus próprios objetos e invenções.

05 – Em que momento Andrew percebe sua condição de não livre?

      Quando começa a estudar a História humana e se enche de questões sobre sua condição e seu lugar no mundo.

06 – O que Andrew pede ao seu dono?

      Que o liberte em troca de uma quantia de dinheiro.

07 – Que cena do filme chama mais atenção?

      É a cena que ele pede a se referir a se como “isto” para se referir a si como “eu”. Essa cena mostra como naquele momento ele tomou consciência de um “eu”.

08 – Como Andrew segue sua vida?

      Ele inicia sua busca e luta para tornar-se humano, viajando pelo mundo e chegando a financiar um projeto para fazê-lo.

09 – A ciência e a tecnologia tem melhorado e se aperfeiçoado cada dia mais. Você acredita que deve haver um limite entre o ser humano e a tecnologia?

      Resposta pessoal do aluno.

10 – Qual a mensagem o filme quis passar ao longo de sua história?

      Resposta pessoal do aluno.

terça-feira, 9 de março de 2021

POESIA: PAPAI NOEL ÀS AVESSAS - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poesia: Papai Noel às Avessas

Carlos Drummond de Andrade

Papai Noel entrou pela porta dos fundos
(no Brasil as chaminés não são praticáveis),
entrou cauteloso que nem marido depois da farra.
Tateando na escuridão torceu o comutador
e a eletricidade bateu nas coisas resignadas,
coisas que continuavam coisas no mistério do Natal.
Papai Noel explorou a cozinha com olhos espertos,
achou um queijo e comeu.

Depois tirou do bolso um cigarro que não quis acender.
Teve medo talvez de pegar fogo nas barbas postiças
(no Brasil os Papai Noéis são todos de cara raspada)
e avançou pelo corredor branco de luar.
Aquele quarto é o das crianças
Papai entrou compenetrado.

Os meninos dormiam sonhando outros natais muito mais lindos
mas os sapatos deles estavam cheinhos de brinquedos
soldados mulheres elefantes navios
e um presidente de república de celuloide.

Papai Noel agachou-se e recolheu aquilo tudo
no interminável lenço vermelho de alcobaça.
Fez a trouxa e deu o nó, mas apertou tanto
que lá dentro mulheres elefantes soldados presidente brigavam por causa do aperto.

Os pequenos continuavam dormindo.
Longe um galo comunicou o nascimento de Cristo.
Papai Noel voltou de manso para a cozinha,
apagou a luz, saiu pela porta dos fundos.

Na horta, o luar de Natal abençoava os legumes.

                             Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973. P. 68-69.

                     Fonte: Português – Língua e Cultura. Carlos Alberto Faraco. Volume 1. 2. Ed. – Curitiba: Base Editorial, 2010. P. 62-3.

Entendendo a poesia:

01 – Observe, primeiro, que o narrador, embora quase imperceptível, se deixa ver ao inserir comentários em seu relato. Localize estes comentários.

      1ª estrofe – 2° e 3° versos.

      2ª estrofe – 3° verso.

02 – Note, em seguida, que a poesia é, aparentemente, singelo e banal (relato de um evento anônimo em linguagem do cotidiano). De onde vem, então, sua força expressiva?

      Da inversão da imagem tradicional de Papai Noel.

03 – Por último, que sentido podemos atribuir aos seguintes versos?

a)   “Coisas que continuavam coisas no mistério do Natal”.

O Natal não altera o cotidiano.

b)   “Na horta, o luar de Natal abençoava os legumes”.

Que fora da casa estava calmo e tranquilo.

CRÔNICA: O CARNAVAL E O MENINO - CARLOS HEITOR CONY - COM GABARITO

 Crônica: O carnaval e o menino

                   CARLOS HEITOR CONY

        "No grande teatro da vida / vão levar mais uma vez / a revista colossal: / pierrô, arlequim, colombina / vão a preços populares / repetir o carnaval."

        Taí a quadrinha de antigamente, eu era menino e esperava o carnaval com certo temor, medo dos mascarados e, ao mesmo tempo, vontade de ser um deles.

        Até que fui – e não apenas durante o carnaval. Grudei na cara várias máscaras – e se não obtive poder e glória, ao menos sobrevivi no meu canto, fazendo um tipo de carnaval a meu modo, véspera de cinzas.

        Já encarei de tudo. Desde os retiros espirituais no seminário (segundo as santas regras de Santo Afonso Maria de Ligório), até o retiro forçado na cela da Polícia Especial.

        Também fui a outros folguedos. Para opróbrio dos meus descendentes, saí de morcego assustando outras crianças em Paquetá. Minha mãe havia feito complicada fantasia de chinês (ou japonês, dava na mesma), cuja atração era o chapéu de cartolina, em óbvio feitio de chapéu de chinês.

        Tomaram meu silêncio como aprovação. Suei frio ao me imaginar com aquele chapéu, mas aí o meu irmão virou a mesa, ele ia sair de reles marinheiro americano, (não era bem uma fantasia mas um quebra-galho carnavalesco); urinou em cima do meu chapéu chinês.

        Não havia tempo para a fabricação de um artefato elaborado como aquele. O pai deu-lhe safanões por conta do chapéu e de outras patifarias genéricas e acumuladas.

        Minha mãe foi ao armarinho, comprou pano preto, a horrível máscara que cheirava a papelão e a cola – e assim passei e passeei os três dias pelas ruas cheias de sol de Paquetá, dando susto nas crianças que conhecia e evitando aquelas que não conhecia, podiam ser mais fortes do que eu e aí o sovado seria eu.

        Quando a tarde caía, botava a máscara para trás da cabeça, sentindo-me amaldiçoado, perguntando-me sem resposta: quem foi o cretino que inventou essas coisas? Em casa, queriam saber se eu havia gostado. Respondia que sim.

        No rádio, tocavam as músicas do ano, o grande teatro da vida, o pierrô, o arlequim, a colombina a preços populares -o pai não achava os preços tão populares assim. E numa madrugada ele me acordou e me levou até a ponte onde chegava a última barca trazendo os escombros, mutilados pedaços de um rancho que voltava do Rio. Os fogos-de-bengala, ainda vivos e esverdeados, iluminavam as espumas que vinham morrer na praia dos Tamoios. As lanternas de vidro colorido refletiam-se nas cabeleiras empoadas dos mestres-salas.

        Ao pisar terra firme, o rancho renascia de seu cansaço e se arrastava uma vez mais na marcha-hino que louva a ilha, "Paquetá é um céu profundo / que começa neste mundo / mas não sabe onde acabar". O ritmo era mais lento e as luzes ficavam mais tristes dentro da madrugada. Longe, o faroleiro do Xeréu apagava seu facho vermelho: era outro dia.

        Vestia o morcego outra vez, a máscara com cheiro de papelão e cola, e eu sozinho, eu-morcego, batendo as ruas cheias de sol, encontrava outros morcegos, era uma espécie de fantasia oficial dos meninos de Paquetá.

        E sentia frio na espinha quando esbarrava com uma caveira, de camisola branca e encardida, a cruz preta nas costas, devia ser um garoto igual a mim, mas nunca se sabe, e esta dúvida me perseguia a tarde inteira, por que botam caveiras nas ruas do carnaval?

        E eu não entendia o grande teatro da vida (tampouco o entendo agora) nem o pierrô com seu branco rosto banhado de luar. E quando tirava a máscara, ela estava molhada de suor, um suor tão salgado e meu que parecia lágrima.

CONY, Carlos Heitor. Folha de São Paulo. 24 fev. 1998. Caderno A, p. 2.

            Fonte: Português – Língua e Cultura. Carlos Alberto Faraco. Volume 1. 2. Ed. – Curitiba: Base Editorial, 2010. P. 29-30.

Entendendo a crônica:

01 – A crônica de Carlos Heitor Cony está atravessada de sentimentos contraditórios. Por exemplo, o medo que o menino tinha dos mascarados e a vontade de ser um deles. Que outros desses sentimentos você identifica no texto?

      Sentimentos contraditórios – 4°, 9° e 13° parágrafos.

02 – O autor nos diz que tinha vontade de ser um mascarado; e que finalmente foi um. E completa afirmando: “e não apenas durante o carnaval”. O que ele quis dizer com esta afirmação?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Até que fui – e não apenas durante o carnaval. Grudei na cara várias máscaras – e se não obtive poder e glória, ao menos sobrevivi no meu canto, fazendo um tipo de carnaval a meu modo, véspera de cinzas.

03 – Como interpretar o início do último parágrafo: “E eu não entendia o grande teatro da vida (tampouco o entendo agora)”? 

      Resposta pessoal do aluno.