sexta-feira, 10 de agosto de 2018

CONTO: PRIMA JULIETA - MURILO MENDES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: Prima Julieta

    Prima Julieta, jovem viúva, aparecia de vez em quando na casa de meus pais ou na casa de minhas tias. O marido, que lhe deixara uma fortuna substancial, pertencia ao ramo rico da família Monteiro de Barros. Nós éramos do ramo pobre. Prima Julieta possuía uma casa no Rio e outra em Juiz de Fora. Morava em companhia de uma filha adotiva. E já fora três vezes à Europa. 

        Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa. Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino, teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade. 
        Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outra mulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos. Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca e ácida, em dois planos; voz de pessoa da alta sociedade. Uma vez descobri admirado sua nuca, que naquele tempo chamavam de cangote, nome expressivo: pressupõe jugo e domínio. No caso somos nós, homens, a sofrer a canga. Descobri por intuição a beleza do cangote e do pescoço feminino, não querendo com isto dizer que subestimava outras regiões do universo. 
                                                     Murilo Mendes. A idade do serrote.
                                                  Rio de Janeiro, Sabiá, 1968. p. 88-9.
Entendendo o conto:

01 – Leia atentamente cada um dos parágrafos do texto. Qual o núcleo temático de cada um deles?
      1° parágrafo: Identificação de prima Julieta.
      2° parágrafo: Fixação de uma impressão geral (“... irradiava um fascínio singular...”).
      3° parágrafo: Descrição propriamente dita, incluindo detalhes do andar, dos cabelos, das ancas, dos olhos, da voz e da nuca.

02 – Qual a atitude do autor diante da pessoa descrita?
      É de fascinação: o narrador encontra-se sub julgado pela magia de prima Julieta.

03 – Qual a impressão geral que a descrição cria? 
      A de um poder de sedução elevado; prima Julieta fascinava, seduzia, subjugava pelo seu modo de ser.

04 – As principais características de Prima Julieta implicam em movimento? Explique:
      Sim; seu caminhar era lento, sua cabeça agitava-se para trás, seus braços remavam, a cabeceira refletia, os olhos borboleteavam e assim por diante. Era uma figura cheia de movimento.

05 – Como você interpreta a observação final do autor?
      O fascínio pelo cangote (jugo e domínio) não o impedia de sentir atração por outras partes femininas, aqui belamente chamadas regiões do universo.

06 – O retrato de Prima Julieta é físico ou psicológico? Explique:
      O retrato não deixa de ser físico, mas é principalmente psicológico. A cada detalhe da beleza física da mulher alia-se uma característica de sua personalidade.

07 – Coloque a sua imaginação para funcionar e tente, explorando cada detalhe do texto, desenhar a Prima Julieta:
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Escolha uma pessoa famosa que você considera particularmente atraente e descreva-a, tomando o cuidado de formar um quadro físico e psicológico a um só tempo: 
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Agora selecione uma pessoa famosa que represente o oposto, observado os mesmos critérios: 
      Resposta pessoal do aluno.

10 – “O marido lhe deixara uma fortuna substancial".
a) (X) razoável
b) (  ) falsa
c) (  ) irreal.

11 – “Nós éramos do ramo pobre".
a) (X) da parte
b) (  ) do bairro
c) (  ) do galho.

12 – “Prima Julieta irradiava um fascínio singular".
a) (X) único
b) (  ) coletivo
c) (  ) contagiante.

13 – Copie as frases abaixo, substituindo as expressões sublinhadas por outras palavras de sentido semelhante (sinônimos).
a) "Uma vez descobri admirado sua nuca, que naquele tempo chamavam cangote, nome expressivo: pressupõe jugo e dominação".
      Pressupõe submissão e domínio.

b) "Descobri por intuição a beleza do cangote e do pescoço feminino, não querendo com isso dizer que subestimava outras regiões do universo".
      Dizer que desprezava outras regiões do corpo.

14 – “Remando os belos braços brancos".
a) (X) balançando
b) (  ) sacudindo
c) (  ) acenando.

15 – “Os olhos de um verde azulado borboleteavam".
a) (  ) voavam
b) (  ) viravam
c) (X) piscavam.

16 – Cite três características físicas da personagem.
      Jovem – Ancas poderosas – Voz rouca e acida.

17 – Nesse texto o descritor é:
a) (X) Murilo Mendes
b) (  ) o primo de Julieta
c) (  ) o marido de Julieta

18 – Leia atentamente, o período abaixo:
        "Uma vez descobri admirado sua nuca, que naquele tempo chamavam de cangote, nome expressivo: pressupõe jugo e domínio. No caso somos nós, homens, a sofrer a canga."
Que visão o descritor procura passar da figura feminina em relação ao homem?
a) (  ) indiferente
b) (  ) possessiva
c) (X) sedutora
d) (  ) tímida
e) (  ) autoritária.

19 – Qual a idade do rapaz quando conheceu Julieta? E ela quantos anos tinha?
      O rapaz era garoto. A Julieta tinha entre 30 e 32 anos.

20 – No texto predomina a descrição física ou a psicológica? Comprove com duas expressões do texto.
      Física.
      “Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás, remando os belos braços brancos.”
      “A cabeleira loura incluía reflexos metálicos.”

21 – Pela forma como Julieta é descrita, podemos deduzir que o primo a acha:
a) (X) linda.
b) (  ) nem feia, nem bonita.
c) (  ) pouco atraente.
d) (X) feminina.
e) (X) fascinante.

22 – Apesar de o descritor ser ainda garoto, ele sentia grande atração pela prima. Podemos perceber isso através das seguintes descrições:
a) (X) "Era a feminilidade em pessoa."
b) (  ) "Morava em companhia de uma filha adotiva."
c) (X) "Ancas poderosas."
d) (X) "A voz rouca e ácida..."
e) (X) "Descobri por intuição a beleza do cangote e do pescoço feminino...".

23 – Você, com certeza, conheceu alguém tão especial quanto Julieta. Conte-nos como era essa pessoa.
      Resposta pessoal do aluno


NOTÍCIA: DERROTA DA CENSURA - NELSON HOINEFF - COM GABARITO

NOTÍCIA: Derrota da Censura
              Nelson Hoineff

        A decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de aprovar em caráter conclusivo o projeto que autoriza a divulgação de imagens, escritos e informações biográficas de pessoas públicas pode ser um marco na história da liberdade de expressão no país.
        Até agora, o Brasil vem caminhando no obscurantismo no tocante à publicação ou filmagem de biografias. O artigo 20 do Código Civil bate de frente com a Constituição, que veta a censura. Só informações avalizadas pelo biografado ou pela sua família podem ser mostradas. É o império da chapa branca, cravado numa sociedade que caminha para o pluralismo, a transparência, a troca de opiniões.
        O brasileiro vê estupefato uma biografia de Roberto Carlos sendo recolhida e queimada; biografias de Guimarães Rosa e Raul Seixas sendo proibidas de circular; inúmeros filmes vetados por famílias que se julgam no direito de determinar o que pode ou não pode ser dito sobre qualquer pessoa. Exatamente o que os generais acreditavam poder fazer em relação a jornais, rádios e televisão.
        [....] O projeto aprovado na CCJ abre caminho para que a sociedade seja amplamente informada sobre seus homens públicos, seus políticos, seus artistas, não apenas através de denúncias, mas também de interpretações. O livro publicado sobre Roberto Carlos era laudatório; o mesmo acontecia com o documentário de Glauber Rocha, também proibido, sobre Di Cavalcanti.
        [....] A alteração votada abre um leque extraordinário ao desenvolvimento da produção cultural neste país. Mais livros serão escritos, mais filmes serão realizados, mais trajetórias políticas e artísticas serão debatidas.
                                              Nelson Hoineff – O Globo, 11/04/2013.

Entendendo o texto:

01 – Todo texto surge a partir de uma motivação qualquer. Com relação ao texto acima, essa motivação foi:
a)   Uma decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
b)   A divulgação de imagens, escritos e informações biográficas.
c)   O final definitivo da censura sobre biografias.
d)   A possibilidade de lerem-se informações sobre pessoas públicas.
e)   A vantagem de esclarecerem-se passagens obscuras de nossa história.

 02 – “A decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de aprovar em caráter conclusivo o projeto que autoriza a divulgação de imagens, escritos e informações biográficas de pessoas públicas pode ser um marco na história da liberdade de expressão no país”. Com relação ao primeiro parágrafo do texto, assinale a alternativa que indica o termo que exerce uma função diferente da dos demais.
a)   Da Câmara.
b)   De imagens.
c)   Da liberdade.
d)   De Constituição e Justiça.
e)   Da Comissão.

03 – A frase que exemplifica uma variação linguística diferente da dos demais segmentos destacados no texto é:
a)   “A decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de aprovar em caráter conclusivo o projeto...”
b)   “...que autoriza a divulgação de imagens, escritos e informações biográficas de pessoas públicas pode ser um marco na história da liberdade de expressão no país”.
c)   “Até agora, o Brasil vem caminhando no obscurantismo no tocante à publicação ou filmagem de biografias”.
d)   “O artigo 20 do Código Civil bate de frente com a Constituição, que veta a censura”.
e)   “Só informações avalizadas pelo biografado ou pela sua família podem ser mostradas”.


TEXTO: BATISCAFO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Batiscafo

        O batiscafo é composto de duas partes principais: um flutuador, que geralmente tem a forma de casco de navio, cheio de gasolina distribuída em vários compartimentos, e uma cabina esférica de aço. A flutuação positiva da nave é balanceada por bolas de ferro, localizadas dentro do flutuador em câmaras abertas e presas por eletroímãs.
        A cabina esférica é o centro de controle da nave. Abriga a tripulação, os controles e os equipamentos de pesquisa. A espessura de suas paredes de aço varia entre 10 e 18 centímetros a fim de suportar as fortíssimas pressões que, numa profundidade de 10 mil metros, chegam a atingir mais de uma tonelada por   centímetro quadrado.
        O batiscafo é uma nave destinada à pesquisa científica e sua tripulação de dois homens deve ter condições de observar o exterior subaquático. Por isso, a esfera é equipada com vigias de material transparente, em geral perspex (plexiglass), perfeitamente encaixadas no metal. Sob alta pressão, qualquer vazamento na estrutura da esfera pode causar um dano considerável. Assim as vigias são construídas na forma de um cone truncado (com a ponta secionada). Esses cones são colados em soquetes e inseridos pela extremidade mais estreita num orifício do mesmo formato, para que a pressão, quando aumentada, empurre a vigia cada vez mais contra a sua base. Para vedar perfeitamente os orifícios por onde passam os cabos elétricos – com o problema adicional de que esses cabos se flexionam quando a nave está em uso –, emprega-se uma resina adesiva do tipo epóxi, excelente fixador e vedador.

                                     Como funciona – Enciclopédia de ciência e técnica.
                                                                                 São Paulo, Abril, s/d. p. 3-6.
Entendendo o texto:
01 – Podemos considerar o texto acima uma descrição? Por quê?
      Sim. O texto produz uma imagem verbal de um determinado objeto, expondo-o ao leitor de acordo com uma ordem de apresentação de elementos.

02 – Qual a sua finalidade?
      É um texto informativo, científico, que busca fornecer ao leitor dados acerca do funcionamento de um determinado equipamento.

03 – Qual a sequência escolhida pelo autor para descrever o batiscafo?
      No primeiro parágrafo, uma descrição geral do batiscafo, mencionando-se as duas partes que o formam.
      No segundo e terceiro parágrafos, maior atenção para a cabina esférica do equipamento.

04 – Podemos afirmar que, no texto, a função referencial da linguagem predomina? Por quê?
      Sim. O texto busca transmitir informações ao leitor, não se preocupando em expor opiniões ou convencer alguém de qualquer coisa.

05 – Você considera o texto bem-sucedido? Comente.
      O aluno deve avaliar o texto em sua estruturação interna (coesão) e na adequação a sua finalidade (informativa).

ATIVIDADES DE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


ATIVIDADES DE VERBOS  PARA ENSINO FUNDAMENTAL


01 – Identifique a conjugação (1ª/2ª/3ª) dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica: 1ª conjugação.
b) Sonhei com você: 1ª conjugação.

c) Somos bons amigos: 2ª conjugação.
d) Não fui à escola ontem: 3ª conjugação.
e) Compusemos uma bela canção: 2ª conjugação.
f) Não partiremos o bolo agora: 3ª conjugação.

02 – Identifique o tempo (Presente/Pretérito/Futuro) dos verbos nas orações abaixo.
a) Choveu muito ontem: Pretérito.
b) Faz frio: Presente.
c) Não arrumamos o quarto: Presente.
d) Talvez eu experimente desse sorvete: Futuro.
e) Abra essa porta garoto! Presente.
f) Toquem a viola e dancem: Presente.
g) Resolveremos as atividades após o jantar: Futuro.
h) Gritamos muito: Presente.
i) Ah! se meu time vencesse... Futuro.
j) Não jogue lixo nas ruas: Presente.

03 – Grife os verbos das orações abaixo.
a) Os alunos leram um livro.
b) Muitas pessoas viajam nas férias.
c) Hoje é dia 7 de fevereiro.
d) Talvez eu participe do campeonato.
e) Gosto muito de meus pais.
f) Seremos bons amigos.
g) Fiz todas as atividades.

04 – As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito.
a) Eu estudo muito.
      Eu estudei muito.
b) Joana treina para o campeonato.
      Joana treinou para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
      Eu li as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
      Os garotos falaram ao celular.
e) Eu estou na escola.
      Eu estudei na escola.
f) Jorge Carlos joga futebol.
      Jorge Carlos jogou futebol.
g) As meninas desfilam bem.
      As meninas desfilaram bem.
h) Os animais correm o tempo todo.
      Os animais correram o tempo todo.

05 – Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
      Os alunos lerão um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
      Muitas pessoas gostarão de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
      O cliente solicitará ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
      Maria Rita começará a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
      Provocarão um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
      Poluirão nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
      Nossa terra brasileira será um país bonito.

06 – Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo. Modelo: Eu gosto de sorvete. (Verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.
      1ª pessoal do plural.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
      3ª pessoa do singular.    
c) Os alunos estudaram muito para a prova.
      3ª pessoa do plural.
d) Tu jogaste bem hoje.
      2ª pessoa do singular.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
      2ª pessoa do plural.    
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
      1ª pessoa do plural.    
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.
      3ª pessoa do singular.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

FILME(ATIVIDADES): O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANEL - PETER JACKSON - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS


Filme(ATIVIDADES): O SENHOR DOS ANÉIS - A SOCIEDADE DO ANEL

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcinemacomrapadura.com.br%2Fcriticas%2F553655%2Fcritica-o-senhor-dos-aneis-a-sociedade-do-anel-2001-um-epico-para-a-todos-governar-classico%2F&psig=AOvVaw2_J5NCiuBuHtCSxvNTCan3&ust=1619298572643000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNDTp7ejlfACFQAAAAAdAAAAABAD

Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 (2h 58min)
Direção: Peter Jackson
Gêneros FantasiaAventura
Nacionalidades EUANova Zelândia

SINOPSE E DETALHES

        Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Entendendo o filme:

01 – Qual o nome completo do criador da trilogia do Senhor dos Anéis?
a)   Jimmy Ramund Roan Tolkien.
b)   James Reuel Roan Taken.
c)   Jamal Ronald Ramund Tenesse.
d)   John Ronald Reuel Tolkien.
e)   James Reuel Ronald Tolkien.

02 – Complete: Bilbo Bolseiro inicialmente comemorava seus 111 anos.

03 – Qual era o nome do antigo portador do anel antes de Bilbo?
a)   Glóin.
b)   Smeagol.
c)   Bombadil.
d)   Samwise.
e)   Déagol.

04 – Gandalf, o mago cinzento descobriu que as inscrições do anel poderiam ser vistas em contato com o quê?
      Fogo.

05 – Complete: Bilbo Bolseiro deu o anel para seu sobrinho que se chamava Frodo.
a)   Fredo.
b)   Frigo.
c)   Frodo.
d)   Flegon.
e)   Filin.

06 – Complete: O novo Portador do anel foi instruído a viajar com seu amigo "Samwise Gamgee", que trabalhava para ele como ___.
a)   Jardineiro.
b)   Faxineiro.
c)   Mordomo.
d)   Cozinheiro.
e)   Caseiro.

07 – Complete: O portador do anel e seus amigos inicialmente pararam em um vilarejo chamado Bri.

08 – A Sociedade do Anel foi formada em uma terra élfica chamada de:
a)   Isengard.
b)   Lothlorien.
c)   Valinor.
d)   Valfenda.
e)   Númenor.

09 – Complete: A Sociedade era formada por 9 pessoas.

10 – A Sociedade precisava entrar pelos portões das Minas dos anões, assim tiveram que falar a palavra mágica. Qual era a palavra mágica?
a)   Malorn.
b)   Melkor.
c)   Mellon.
d)   Monteiro.
e)   Melian.

11 – O Portador do anel foi salvo do ataque de um Troll pelo seu colete feito de quê?
a)   Menelfur.
b)   Mithril.
c)   Iromir.
d)   Obsidian.
e)   Orthanc.

12 – Gandalf o cinzento, teve que lutar até a morte contra quem?
a)   Gothmog.
b)   Morgoth.
c)   Balrog.
d)   Sauron.
e)   Curantir.

13 – Complete: A Sociedade foi atacada por guerreiros "Uruk Hain", que eram marcados com a Mão Branca de Saruman.
14 – Complete: O Portador do anel tinha uma espada que ficava Azul com a presença de "Orcs".





MÚSICA: O PATO - TOQUINHO E VINÍCIUS DE MORAES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: O Pato
                         Toquinho e Vinicius de Moraes

Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.
                                                                               
                           Composição: Paulo Soledade / Toquinho / Vinícius de Moraes.

Entendendo a canção:
01 – Por que o pato veio?
(A) Visitar a tia
(B) Para ver o que que há
(C) Para ir ao hospital
(D) Para passear

02 – O pato era um:
(A) Artista
(B) Professor
(C) Pateta
(D) Doutor

03 – O que o pato fez com o caneco?
(A) Pintou
(B) Furou.
(C) Quebrou
(D) Estragou

04 – O que aconteceu no pé do cavalo?
(A) Caiu
(B) Dançou
(C) Brincou
(D) Levou um coice

05 – Depois que se engasgou o pato ficou com:
(A) Saudade
(B) Dor no papo
(C) Fome
(D) Sede

06 – O motivo de o pato ir pra panela foi:
(A) Travessura
(B) Cuidado
(C) Força
(D) Delicadeza.