terça-feira, 27 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): ASTRONAUTA - GABRIEL O PENSADOR/LULU SANTOS - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): ASTRONAUTA
                                 Gabriel O Pensador/Lulu Santos


Astronauta tá sentindo falta da Terra?
Que falta que essa Terra te faz?
A gente aqui embaixo continua em guerra
Olhando aí pra lua implorando por paz
Então me diz: por que que você quer voltar?
Você não tá feliz onde você está?
Observando tudo a distância
Vendo como a Terra é pequenininha
Como é grande a nossa ignorância
E como a nossa vida é mesquinha
A gente aqui no bagaço, morrendo de cansaço
De tanto lutar por algum espaço
E você, com todo esse espaço na mão
Querendo voltar aqui pro chão?!
Ah não, meu irmão... qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Ah não, meu irmão... qual é a tua?
Que bicho te mordeu aí na lua?
Fica por aí que é o melhor que cê faz
A vida por aqui tá difícil demais
Aqui no mundo, o negócio tá feio
Tá todo mundo feito cego em tiroteio
Olhando pro alto, procurando a salvação
Ou pelo menos uma orientação
Você já tá perto de Deus, astronauta
Então, me promete
Que pergunta pra ele as respostas
De todas as perguntas e me manda pela internet

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu


É tanto progresso que eu pareço criança
Essa vida de internauta me cansa
Astronauta, cê volta e me deixa dar uma volta na nave, passa achave que eu tô de mudança
Seja bem-vindo, faça o favor
E toma conta do meu computador
Porque eu tô de mala pronta, tô de partida
E a passagem é só de ida
Tô preparado pra decolagem, vou seguir viagem, vou medesconectar
Porque eu já tô de saco cheio e não quero receber nenhum e-mailcom notícia dessa merda de lugar

Eu vou pro mundo da lua
Que é feito um motel
Aonde os deuses e deusas
Se abraçam e beijam no céu

Eu vou pra longe, onde não exista gravidade
Pra me livrar do peso da responsabilidade
De viver nesse planeta doente
E ter que achar a cura da cabeça e do coração da gente
Chega de loucura, chega de tortura
Talvez aí no espaço eu ache alguma criatura inteligente
Aqui tem muita gente, mas eu só encontro solidão
Ódio, mentira, ambição
Estrela por aí é o que não falta, astronauta
A Terra é um planeta em extinção.

                                   Gabriel o Pensador e Lulu Santos. Astronauta. Intérprete:
                Gabriel o Pensador. Nádegas a declarar. Sony BMG/Columbia, 2002.

Entendendo a canção:
01 – Nesta canção o eu poético faz uma crítica a quem ou a quê?
      Critica o mundo moderno, a tecnologia, ao capitalismo e a globalização em geral.

02 – Nos versos:
“Como é grande nossa ignorância
 E como a nossa vida é mesquinha.”

        O que o autor quis dizer?
      Quantas vezes nós ignoramos, não queremos sabe do próximo. Somos avarento, quanto mais eu tenho mais quero.

03 – Cite os versos onde ele fala que as pessoas estão perdidas por conta do desenvolvimento tecnológico e também sobre a desigualdade social.
      “Tá todo mundo feito cego em tiroteio
       Olhando pro alto, procurando a salvação”.

04 – Por que o autor diz no verso:
      “Eu vou pro mundo da lua
       Que é feito um motel.”?

      De forma metáfora, eles fogem dos problemas, da sociedade atual, e, até mesmo do próprio ser humano, quando cita os deuses e deusas.

05 – Analise os seguintes versos:
a)   “De todos as perguntas e me manda pela internet.”
Que hoje ninguém vive sem internet.

b)   “É tanto progresso que eu pareço criança.”
Que de repente o aumento da população, das grandes construções parece fazer com que a Terra fique pequena (o espaço físico).

c)   “E toma conta do computador / Vou me desconectar.”
A sociedade tem trocado vários instrumentos pelo computador. Por exemplo: Muitos não leem mais livros e atribui à culpa na internet, redes sociais.

06 – Há um contraste entre o que sentem as pessoas na Terra e o que se imagina que sejam os sentimentos do astronauta. Que contraste é esse?
       As pessoas da Terra estão cansadas da vida que estão levando e acham que o astronauta está feliz no lugar onde está.

07 – Copie as palavras e expressões que indicam quem está falando e as que indicam com quem se fala.
       Palavras e expressões que indicam quem está falando: a gente, me diz, nossa ignorância, meu irmão. Palavras que indicam com quem se fala: astronauta, te faz, você, tua, te.

08 – Substitua as palavras destacadas no texto por pronomes, fazendo as adaptações necessárias. Classifique esses pronomes.
        Nós aqui em baixo continuamos em guerra. Vendo como ela é pequenininha. / nós e ela são pronomes pessoais do caso reto.

09 – No último verso, a quem se refere o pronome te e como ele se classifica?
       Refere-se ao astronauta e se classifica como pronome pessoal do caso oblíquo.

10 – No segundo e no quinto versos, há mistura de pessoas do discurso. Reescreva-os, mantendo a concordância na segunda ou na terceira pessoa do singular.
        Na segunda pessoa do singular: Que falta que essa Terra te faz? / Por que que tu queres voltar?
        Na terceira pessoa do singular: Que falta que essa Terra lhe faz? / Por que que você quer voltar?




POEMA: A CATEDRAL - ALPHONSUS GUIMARÃES - COM GABARITO

Poema: A CATEDRAL


Entre brumas ao longe surge a aurora,
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
                 Agoniza o arrebol.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu risonho
                 Toda branca de sol.

E o sino canta um lúgubres responsos:
                 “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O astro glorioso segue a eterna estrada.
Uma áurea seta lhe cintila em cada
                   Refulgente raio de luz.
A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
                   Recebe a benção de JESUS.

E o sino clama em lúgubres responsos:
                  “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

Por entre lírios e lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
                     Põe-se a lua a rezar.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho
                     Toda branca de luar.

E o sino chora em lúgubres responsos:
                     “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

O céu é todo trevas: o vento uiva.
Do relâmpago a cabeleira ruiva
                      Vem açoitar o rosto meu.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Afunda-se no caos do céu medonho
                      Como um astro que já morreu.

E o sino geme em lúgubres responsos:
                      “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!”

                                    Guimarães, A. de. Os melhores poemas.
                                                            São Paulo, global, 1985.

Entendendo o poema:
01 – Já se ressaltou que os simbolistas tiveram apreço por todo tipo de correspondência entre as coisas, num sistema de analogias. Em A catedral, que correspondências existem entre o “eu” que fala e a catedral?
     Verifica-se a correspondência entre o “eu” e a catedral na solenidade que existe no sonho; o aspecto religioso; a tristeza, etc.

02 – A musicalidade é outro objetivo dos simbolistas em todos os seus poemas. Em A catedral, onde o aspecto musical é mais reforçado?
      O aspecto musical é mais reforçado no refrão.

03 – Esse poema sugere que o poeta acompanhou o dia em suas etapas. Identifique-as. Em sua opinião, qual o objetivo do poeta ao destacar essas etapas?
      As etapas são: O amanhecer, o dia alto, à tarde, o anoitecer. O objetivo do poeta é marcar as etapas da existência (nascer, crescer, atingir a maturidade e morrer).

04 – Há nesse poema uma progressão envolvendo a ideia de cor e de luz. Identifique-a.
      Primeira estrofe: “hialino orvalho”;
      Segunda estrofe: “áurea seta”;
      Terceira estrofe: “lírios e lilases”;
      Quarta estrofe: “trevas, cabeleira ruiva”.


  


TEXTO: NEM LUXO NEM LIXO - RITA LEE - COM GABARITO

Texto: Nem Luxo Nem Lixo
       

        Nem luxo, nem lixo Como vai você? Assim como eu Uma pessoa comum Um filho de Deus Nessa canoa furada Remando contra a maré Não acredito em nada Até duvido da fé Não quero luxo, nem lixo Meu sonho é ser imortal Meu amor! Não quero luxo, nem lixo Quero saúde pra gozar no final.

LEE, Rita Lee; CARVALHO, Roberto de. Nem luxo, nem lixo.
In: LEE, Rita. Rita Lee. [LP]. Brasil: Som Livre, 1980. 07.

Entendendo o texto:
01 – A ideia central, defendida pelo eu-lírico, na letra da canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho está melhor explicada em:
a) a liberdade só é possível com fé.
b) a imortalidade depende do sonho.
c) os bens materiais se justificam pela imortalidade.
d) o bem-estar é o principal valor da vida.
e) as dificuldades devem sempre ser enfrentadas.

02 – Embora os personagens estejam na “mesma canoa furada/remando contra a maré”, um elemento os torna diferentes. Identifique este elemento:
a) a sensualidade.
b) a pureza.
c) a ganância.
d) a fé.
e) o orgulho.

03 – A oposição existente entre os sentidos de “luxo” e “lixo”, presente na canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho , é invertida na seguinte ideia:
a) o lixo tem valor econômico.
b) o lixo sem tratamento é vetor de doenças.
c) na pobreza deve sempre haver alegria.
d) o luxo não é privilégio dos ricos.
e) o luxo pode ser um lixo.

04 – O eu-lírico da canção “Nem luxo, nem lixo” constrói seu discurso através do seguinte recurso:
a) a interlocução com uma segunda pessoa.
b) a argumentação racional e lógica.
c) o apelo emocionado que indica desespero.
d) a indiferença em relação aos valores materiais.
e) a esperança em dias melhores.


TEXTO: LUCY - NELSON TORRO ALVES - COM GABARITO

Texto: Lucy


        Entrevistamos especialista para desvendar o mito cerebral Doutor em psicobiologia nos ajuda a conhecer a verdade por trás da trama por Rafael Sanzio Lucy, filme de Luc Besson com Scarlett Johansson como protagonista, estreia […] no dia 28 de agosto nos cinemas brasileiros.
        O filme aborda o mito de que o ser humano só usa 10% de seu cérebro e que, através de uma droga, a personagem principal começa a desenvolver todo o potencial cerebral. Depois de conferirmos o trailer, o Fique Ligado quis saber a verdade sobre toda essa história.
        Entrevistamos Nelson Torro Alves, doutor em psicobiologia na USP e membro fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, para sabermos mais sobre o potencial cerebral, já que o professor de 39 anos também é membro permanente do Programa de Pós graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba – o cara certo para tirar nossas dúvidas! [...] Na trama do filme Lucy é dito que nós, humanos, somos capazes de utilizar 10% de nosso cérebro. Isso é verdade ou é um mito?
Ficamos estacionados na porcentagem ou podemos aumentá-la de forma natural?

Nelson Torro: Definitivamente, é um mito. Em primeiro lugar, não há evidências científicas que sustentem a afirmação de que usamos um dado limite do cérebro (p. ex. 10, 20 ou 60%). Existem várias complicações nessa suposição.
       Por exemplo, como podemos medir com relativa certeza quanto do cérebro está sendo usado? É um problema também do ponto de vista biológico: por que razão teríamos um cérebro tão potente e só usaríamos parte de nossos recursos?
     O cérebro, tal como funciona, já é muito dispendioso para o organismo, consumindo cerca de 20% de toda a energia corporal. Além disso, os organismos não teriam vantagens adaptativas desenvolvendo um sistema tão complexo, mas que permanecesse inutilizado. 

Há registros de uma porcentagem maior que a média?

Nelson Torro: O grande problema é como medir o uso do cérebro. Não existem bons parâmetros para isso. Lucy vai ganhando novas habilidades à medida que aumenta a capacidade cerebral. Com 20% ela consegue controlar as células do corpo. Com 50% ela controla a matéria e com 60% ela pode controlar pessoas. 

O que há de verdade nisso e o que há de exagero?

Nelson Torro: Pelo que sabemos atualmente, tudo é um exagero. No máximo, um cérebro mais “potente” tornaria a pessoa mais inteligente, com melhor memória ou mais atenta.

Há drogas que aumentam o potencial cerebral da pessoa? Como isso é possível?

Nelson Torro: Existem drogas que parecem aumentar as funções atencionais e a concentração, tal como o metilfenidato, que é o princípio ativo dos medicamentos Ritalina e Concerta, usados no tratamento de crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mesmo em adultos saudáveis, o medicamento parece ter um efeito benéfico sobre o raciocínio e aprendizado.

01 –  O texto afirma que:
a) que se passa no filme é meramente ficção.
b) o filme traz questões sobre o tempo e o cérebro.
c) o filme apresenta um conceito cientificamente provável.
d) pode haver consequências negativas no uso exagerado do cérebro.
e) há drogas que nos permitem alcançar 100% da nossa capacidade cerebral.

        No entanto, essa é uma questão polêmica, pois não sabemos quais são as consequências a longo prazo do uso desses medicamentos, que podem afetar a dinâmica do funcionamento cerebral. Seria muito recomendada uma droga tradicional de aumento do potencial cerebral, a cafeína, presente no café e guaraná, por exemplo.
      O café promove o alerta e estimula as funções cerebrais, além disso, em doses moderadas, traz outros benefícios à saúde. Na maioria das cenas de Lucy é como se ela ganhasse superpoderes, contudo deve haver um lado ruim nesse uso exagerado do cérebro.

Quais as desvantagens do uso em demasia do nosso cérebro? Aguentaríamos o tranco, tanto fisicamente como psicologicamente?

Nelson Torro: É bem possível que houvesse consequências negativas, caso isso ocorresse. Existem muitos relatos de pessoas com capacidade de memória extraordinária, mas que não se tornaram necessariamente mais inteligentes ou mais bem-sucedidas por conta disso.

 Com os estudos atuais dessa área, acredita que iremos descobrir algum dia o verdadeiro potencial de nosso cérebro?

Nelson Torro: Acho que esse potencial já é conhecido. Nosso cérebro é muito bom, flexível o bastante para aprendermos coisas novas durante a toda vida. A exemplo da personagem do filme, podemos aprender também chinês; não em uma hora, mas podemos aprender. Podemos também adquirir novas habilidades graças à plasticidade cerebral, incluindo habilidades motoras, tal como esporte ou dança, conhecimentos gerais (matemática, história, literatura) e habilidades musicais, por exemplo.

Vendo o trailer do filme, qual a porcentagem de veracidade dos poderes adquiridos pelo cérebro de Lucy?

Nelson Torro: Nesse caso, é mais fácil quantificar: 0%. (Risos) 

Em sua opinião, o que poderemos fazer ao alcançarmos 100% da nossa capacidade cerebral?

Nelson Torro: Sempre vale a pena investirmos no aprendizado de novas habilidades e conhecimento.
Torna a vida mais mental mais rica.

            ALVES, Nelson Torro. Entrevista. Disponível em:
Acesso em: 16 de agosto de 2014

02 – Releia a seguinte frase, extraída do Texto: A expressão “aguentaríamos o tranco”, característica de uma fala mais informal, poderia ser adequadamente substituída por:
a) aceitaríamos o fato.
b) suportaríamos a tarefa.
c) ficaríamos mais ágeis.
d) ficaríamos mais fortes.
e) teríamos problemas.

03 – Releia a seguinte frase, extraída do Texto:
       Na maioria das cenas de Lucy é como se ela ganhasse super poderes, contudo deve haver um lado ruim nesse uso exagerado do cérebro. Quais as desvantagens do uso em demasia do nosso cérebro? Aguentaríamos o tranco, tanto fisicamente como psicologicamente? Lucy vai ganhando novas habilidades à medida que aumenta a capacidade cerebral.
      Podemos substituir a expressão “à medida que”, sem alteração de sentido da frase, por:
a) porque.
b) quando.
c) à proporção que.
d) de modo que.
e) entretanto.
       

TIPOS DE FRASES - ATIVIDADES COM GABARITO


TIPOS DE FRASES

  •      Frases Interrogativas: Ocorre quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem.

Ex.: Você aceita um suco?

  •    Frases Afirmativas: Ocorre quando exprime uma afirmação.

Ex.: Eu ganhei o jogo.

·        Frases Negativas: Exprime uma negação.
Ex.: Ontem eu não fui ao dentista.

·        Frases Exclamativas: O emissor exterioriza um estado afetivo.
Ex.: Que prova difícil!

Atividades:
01 – Que tipo de frase é: “Como se chama o teu gato?”
      Interrogativa.

02 – Que tipo de frase é: “O Pedro vai para a escola.”
      Afirmativa.

03 – Que tipo de frase é: “Que lindo gatinho!”
      Exclamativa.

04 – Marque a alternativa que apresenta frase exclamativa:
a)   (  ) Os casais saíram para jantar?
b)   ( X ) Bons ventos o levem!
c)   (  ) Janine não foi na igreja.
d)   (  ) Recebi o dinheiro.

05 – Escreva uma frase negativa.
        Não quero que você chegue tarde  em casa.

06 – Escreva A para as frases afirmativas e N para as frases negativas.
     (N  ) Eu não posso comer chocolate.
     ( A ) Ouço o canto dos pássaros.
     (A  ) O carro avançou o sinal.
     (N  ) Você não estudou a lição.

07 – Transforme as frases afirmativas em negativas.
a)   A polícia segue o ladrão.
     A polícia não segue o ladrão.
b)   Mauro está estudando no quarto.
     Mauro não está estudando no quarto.
c)   Eu sinto, eu vejo, eu ouço!
    Eu não sinto, eu não vejo, eu não ouço!
d)   Eu gosto de ouvir os carros passando.
    Eu não gosto de ouvir os carros passando.

08 – Com as palavras abaixo, forme frases interrogativas e exclamativas.
        Siga o modelo: Bola: De quem é esta bola?
                                          Que bola suja!

a)   Caneta: De quem é esta caneta?
                  Que caneta linda!

b)   Casa: De quem é esta casa?
               Que casa grande!

c)   Presente: De quem é este presente?
                     Que presente lindo!

d)   Sorvete: De que sabor é este sorvete?
                   Que delícia!

e)   Caderno: De quem é este caderno?
                     Que bonito!

f)    Carro:  De quem é este carro?
                Que carro luxuoso!





SUGESTÕES DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Sugestões de Projetos


·        Projeto literário: Poemas para brincar.

·        Projeto: Fora da estante.

·        Projeto: Cuidando de mim e do outro, cuidarei do mundo.

·        Projeto: Resignificação da Dependência.



·        Projeto: Escola e Comunidade – um diálogo necessário, possível e urgente.

·        Projeto: Ensino Médio e o Mercado de Trabalho (com parceria de uma faculdade).
Divididos em 04 momentos:

- Palestras sem cursos da área tecnológicas e exatas.
- Palestras sem área médica e biológica.
- Palestras sem área administrativa.
- Orientações acerca da escolha das profissões e teste vocacional por uma psicóloga.

·        Projeto: Expo-literatura.

·        Projeto: Inclusão Digital de Docentes.

·        Projeto: Caminhada da PAZ. (Demonstrar a comunidade a preocupação das escolas no combate a violência).

·        Projeto: “Mato Grosso revelas quem tu és...”

·        Projeto: Chá em família.

·        Projeto: Cidadão Consciente.

·        Projeto: Sorriso na África.

·        Projeto: Brasil de todas as cores.

·        Projeto: Festival Literário.

·        Projeto: Feira das Tradições.

·        Projeto: Maratona Esportiva.

·        Projeto: Juventude e meio ambiente.

·        Projeto: Soltando a língua (educomunicação).

·        Projeto: Click musical: um olhar em melodia.

·        Projeto: Consumo Consciente de Alimentos.

·        Projeto: Chô Cegonha – gravidez na infância e adolescência.

·        Projeto: “São tantas emoções”.