FÁBULA : O
RABO DA RAPOSA
Tatiana Belinky
Certa
madrugada muito gelada, dona raposa tremendo de frio bebia água de um furo, no
gelo do rio.
Distraída não notou que a ponta do seu rabo se molhou e se colou no gelo. A
solução era fácil: dar um puxão, deixando algum pelo no gelo, mas ficando a
salvo dos caçadores.
“Mas estragar o lindo rabo? Oh, não! Como perder a ponta dessa cauda fofa e
sedosa? Melhor é esperar pelo amanhecer – quem sabe o sol derrete o gelo e a
cauda solta?”
A raposa espera enquanto o rabo gela e gruda mais. O dia amanhece, mas o sol
não aquece. E então ela ouve vozes. Parece que vem gente.
Com grande medo ela quer fugir da situação e puxa o rabo.
--- “Ai! que safanão! Que aflição!”
A raposa se debate e pula, mas a calda está tão grudada que a pobre não
consegue nada...
Por sorte, o lobo passa por ali.
--- “Compadre” – grita ela. – “Salve-me, amigo! Não consigo soltar meu rabo!”
O lobo diz:
--- “Como seu amigo, vou lhe ajudar neste perigo. Aguenta! O meu dente é forte,
vai lhe salvar da deia morte!” E – um, dois, três! – Cortou lhe o rabo, duma vez.
A raposa esquece a vaidade, larga o rabo e corre para a toca, contente de estar
viva, quase inteira.
Tatiana
Belinky. Confabulando. São Paulo, Vereda, 1994.
ENTENDENDO
O TEXTO
01 –
Retire do 1º e do 2º parágrafo.
a) O que aconteceu?
O rabo da raposa ficou preso no gelo.
b) Aconteceu com quem?
Aconteceu com a raposa.
c) Quando isso ocorreu?
De madrugada.
d) Onde?
No rio.
e) Por quê?
Porque ela estava distraída.
02 –
Quais são as características da raposa?
Medrosa, vaidosa, otimista e esperançosa.
03 – Quem
são os personagens?
A raposa e o lobo.
04 – O
que a raposa aprendeu?
Que mais
vale estar viva, mesmo faltando um pedaço do rabo.
TRABALHANDO
A ORTOGRAFIA J e G
01 –
Observe a grafia das palavras:
JEITO – LARANJA – SUJO – DIGERIR – AGENDA – EGITO –
JEJUAR - RÍGIDO – VAREJO – GORJA – SELVAGEM – JIPE.
Com base
no quadro acima, complete adequadamente com J ou G as
palavras:
DESA J EITADO
A G ENDA
J E J UM
RE J EITAR
RI G IDEZ
SELVA G ERIA.
VARE J ISTA
LARAN J A
SU J EIRA
DI G ESTÃO.
02 –
Levando em conta que as palavras abaixo são de origem árabe, tupi ou africana,
complete-as adequadamente.
CAN J ICA
J ERIMUM
BERIN J ELA
J IBOIA
J IRAU
J ILÓ.
J EQUITIBÁ.
03 –
Adivinhas: Você é bom em adivinhas? Então tente resolver estas:
a)
O que é, O que é? Quanto mais se perde mais se tem?
SONO.
b) O que é, O que é? Quanto maior,
menos se vê?
ESCURO.
c) O que é, O que é? Quanto mais se
tira, maior ele fica?
BURACO.
d) O que é, O que é? Branco por
dentro, verde por fora, uma casinha trancada que está sempre inundada?
COCO.
e) O que é, O que é? Tem escamas e
não é peixe, tem coroa, mas não é rei?
ABACAXI.
f) O que é, O que é? Sentado fica mais
alto que em pé?
CACHORRO
g) O que é, O que é? Tem bico, mas não
belisca; tem asas, mas não voa; tem boca, mas não fala?
CHALEIRA/BULE
04 –
Escreva três textos pequenos, com as seguintes características:
Texto
1: Descrição do prédio da sua escola.
Resposta
pessoal.
Texto
2: Narração de um acontecimento que você tenha presenciado a
caminho da escola.
Resposta
pessoal.
Texto
3: Dissertação sobre a importância do lazer em nossa vida.
Resposta pessoal.