sexta-feira, 10 de novembro de 2017

TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

O DESEJO

  “A velhinha tinha uma pequena loja, numa rua de Florença. Exteriormente, sua loja não era nem rica, nem elegante, nem artística. Isso acontece em muitas lojas, na Europa. Mas a velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos. E eis que, de repente, me torno possuidora de uma delas. Começava a escurecer. A formosa Florença tornava-se uma cidade de prata. Eu desejava mais uma blusa: quem viaja está sempre pensando em alegrias que, de volta, pode dar aos amigos. Mas a loja ia fechar, a velhinha não negociava com dólares (e pensar que um dia eu tive dólares!): então, separei a segunda blusa, e prometi que na manhã seguinte apareceria com as minhas liras.”

(Cecília Meireles. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro, José Olympio, 1973)

Assinale a única alternativa correta nas questões abaixo:
1 - Conclui-se o seguinte com respeito à loja:
a. (   ) era uma loja de roupas.
b. (   ) não havia empregados.
c. (   ) a loja era humilde
d. (X) todas as alternativas anteriores
e. (   ) nenhuma das alternativas dadas.

2. Conclui-se o seguinte em relação ao lugar:
a. (   ) Florença fica na Itália.
b. (   ) Florença fica na Europa.
c. (   ) Florença é uma cidade bem iluminada.
d. (X) todas as alternativas anteriores
e. (   ) nenhuma das alternativas dadas.

3. Conclui-se o seguinte com respeito à compra:
a. (   ) a primeira blusa seria um presente
b. (   ) a segunda blusa serviria para uso próprio
c. (X) a compra deveu-se ao desejo da compradora
d. (   ) todas as alternativas anteriores
e. (   ) nenhuma das alternativas dadas.

4. Conclui-se o seguinte com respeito à moeda:
a. (   ) ninguém comerciava com dólares em Florença
b. (   ) a narradora andava com liras e dólares
c. (   ) o dólar era moeda corrente em Florença
d. (   ) todas as alternativas anteriores
e. (X) nenhuma das alternativas dadas.

5. Conclui-se o seguinte com respeito à data da viagem:
a. (   ) a viagem aconteceu há poucos dias atrás do registro feito pela narradora
b. (   ) a viagem aconteceu há poucas semanas atrás do registro feito pela narradora
c. (   ) a viagem aconteceu há muito tempo atrás do registro feito pela narradora
d. (X) qualquer uma das alternativas anteriores
e. (   ) nenhuma das alternativas dadas.


TEXTO I
  

      Aquisição à vista.

        A Bauducco, maior fabricante de panetones do país, está negociando a compra de sua maior concorrente, a Visconti, subsidiária brasileira da italiana Visagis. O negócio vem sendo mantido sob sigilo pelas duas empresas em razão da proximidade do Natal. Seus controladores temem que o anúncio dessa união - resultando numa espécie de AmBev dos panetones - melindre os varejistas.
(Cláudia Vassallo, na Exame, dez./99)

1) As duas empresas de que fala o texto são:
a) Bauducco e Visagis
b) Visconti e Visagis
c) AmBev e Bauducco
d) Bauducco e Visconti
e) Visagis e AmBev

2) A aproximação do Natal é a causa:
a) da compra da Visconti
b) do sigilo do negócio
c) do negócio da Bauducco
d) do melindre dos varejistas
e) do anúncio da união

3) Uma outra causa para esse fato seria:
a) a primeira colocação da Bauducco na fabricação de panetones
b) o fato de a Visconti ser uma multinacional
c) o fato de a AmBev entrar no mercado de panetones
d) o possível melindre dos varejistas
e) o fato de a Visconti ser concorrente da Bauducco

4) Por “aquisição à vista” entende-se, no texto:
a) que a negociação é provável.
b) que a negociação está distante, mas vai acontecer.
c) que o pagamento da negociação será feito em uma única parcela.
d) que a negociação dificilmente ocorrerá.
e) que a negociação está próxima.


TEXTO II
Um anjo dorme aqui; na aurora apenas,
disse adeus ao brilhar das açucenas
em ter da vida alevantado o véu. 

- Rosa tocada do cruel granizo Cedo 
finou-se e no infantil sorriso passou do
berço pra brincar no céu! 

                        (Casimiro de Abreu, in Primaveras)

5) O tema do texto é:
a) a inocência de uma criança
b) o nascimento de uma criança
c) o sofrimento pela morte de uma criança
d) o apego do autor por uma certa criança
e) a morte de uma criança.

6) O tema se desenvolve com base em uma figura de linguagem conhecida como:
a) prosopopeia
b) hipérbole
c) pleonasmo
d) metonímia
e) eufemismo.

7) No âmbito do poema, podemos dizer que pertencem ao mesmo campo semântico as palavras:
a) aurora e véu
b) anjo e rosa
c) granizo e sorriso
d) berço e céu
e) cruel e infantil

8) As palavras que respondem ao item anterior são:
a) uma antítese em relação à vida
b) hipérboles referentes ao destino
c) personificações alusivas à morte
d) metáforas relativas à criança
e) pleonasmos com relação à dor.

9) Por “sem ter da vida alevantado o véu” entende-se:
a) sem ter nascido
b) sem ter morrido cedo
c) sem ter conhecido bem a vida
d) sem viver misteriosamente
e) sem poder relacionar-se com as outras pessoas

10) “Na aurora apenas” é o mesmo que:
a) somente pela manhã
b) no limiar somente 
c) apenas na alegria
d) só na tristeza
e) só no final


TEXTO III


       Julgo que os homens que fazem a política externa do Brasil, no Itamaraty, são excessivamente pragmáticos. Tiveram sempre vida fácil, vêm da elite brasileira e nunca participaram, eles próprios, em combates contra a ditadura, contra o colonialismo. 
        Obviamente não têm a sensibilidade de muitos outros países ou diplomatas que conheço


(José Ramos-Horta, na Folha de São Paulo, 21/10/96)

11) Só não caracteriza os homens do Itamaraty:
a) o pragmatismo
b) a falta de sensibilidade
c) a luta contra a ditadura
d) a tranquilidade da vida
e) as raízes na elite do Brasil

12) A palavra que não se liga semanticamente aos homens do Itamaraty é:
a) o segundo que.
b) tiveram.
c) vêm.
d) eles.
e) o terceiro que.

13) Pelo visto, o autor gostaria de que os homens do Itamaraty tivessem mais:
a) inteligência
b patriotismo
c) vivência
d) coerência
e) grandeza

14) A oração iniciada por “obviamente” tem um claro valor de:
a) consequência.
b) causa.
c) comparação.
d) condição.
e) tempo.

15) A palavra que pode substituir, sem prejuízo do sentido, a palavra “obviamente”, é:
a) necessariamente.
b) realmente.
c) justificadamente.
d) evidentemente.
e) comprovadamente.

16) Só não pode ser inferido do texto:
a) nem todo diplomata é excessivamente pragmático.
b) ter lutado contra o colonialismo é importante para a carreira de diplomata.
c) Nem todo diplomata vem da elite brasileira.
d) ter vida fácil é característica comum a todo tipo de diplomata.
e) há diplomatas mais sensíveis que outros.


TEXTO IV

        Se essa ainda é a situação de Portugal e era, até bem pouco, a do Brasil, havemos de convir em que no Brasil-colônia, essencialmente rural, com a ojeriza que lhe notaram os nossos historiadores pela vida das cidades - simples pontos de comércio ou de festividades religiosas -, estas não podiam exercer maior influência sobre a evolução da língua falada, que, sem nenhum controle normativo, por séculos “voou com as suas próprias asas”.
(Celso Cunha, in A Língua Portuguesa e a Realidade Brasileira)


17) Segundo o texto, os historiadores:
a) tinham ojeriza pelo Brasil-colônia.
b) consideram as cidades do Brasil-colônia como simples pontos de comércio ou de festividades religiosas.
c) consideram o Brasil-colônia essencialmente rural.
d) observaram a ojeriza que a vida nas cidades causava.
e) consideram o campo mais importante que as cidades.

18) Para o autor:
a) as festas religiosas têm importância para a evolução da língua falada.
b) No Brasil-colônia, havia a prevalência da vida do campo sobre a das cidades.
c) a evolução da língua falada dependia em parte dos pontos de comércio.
d) a evolução da língua falada independe da condição de Brasil colônia.
e) a situação do Brasil na época impedia a evolução da língua falada.

19) A palavra “ojeriza” significa, no texto:
a) medo.
b) admiração.
c) aversão.
d) dificuldade.
e) angústia.

20) A língua falada “voou com as suas próprias asas” porque:
a) as cidades eram pontos de festividades religiosas.
b) o Brasil se distanciava linguisticamente de Portugal.
c) faltavam universidades nos centros urbanos.
d) não se seguiam normas linguísticas.
e) durante séculos, o controle normativo foi relaxado, por ser o Brasil uma colônia portuguesa.

21) Segundo o texto, a população do Brasil-colônia:
a) à vida do campo preferia a da cidade.
b) à vida da cidade preferia a do campo. 
c) não tinha preferência quanto à vida do campo ou à da cidade.
d) preferia a vida em Portugal, mas procurava adaptar-se à situação.
e) preferia a vida no Brasil, fosse na cidade ou no campo.


TEXTO V
    Ainda falta um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles, mas a Andrade Gutierrez já tem pronto um estudo sobre a sucessão de 20 de seus principais executivos, quase todos na faixa entre 58 e 62 anos. Seus substitutos serão escolhidos entre 200 integrantes de um time de aspirantes. Eduardo Andrade, o atual superintendente, que já integra o conselho de administração da empreiteira mineira, deverá ir se afastando aos poucos do dia-a-dia dos negócios. Para os outros executivos, que deverão ser aproveitados como consultores, a aposentadoria chegará a médio prazo.

                        (José Maria Furtado, na Exame, dez./99)

22) Se começarmos o primeiro período do texto por “A Andrade Gutierrez já tem pronto...”, teremos, como sequência coesa e coerente:
a) visto que ainda falta um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles.
b) por ainda faltar um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles.
c) se ainda faltar um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles.
d) embora ainda falte um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles.
e) à medida que ainda falta um bom tempo para a aposentadoria da maior parte deles.

23) Segundo o texto:
a) 20 grandes executivos da empresa se aposentarão a médio prazo.
b) 20 grandes executivos da empresa acham-se na faixa entre 58 e 62 anos.
c) nenhum dos 20 grandes executivos se aposentará a curto prazo.
d) Eduardo Andrade é um executivo na faixa dos 58 a 62 anos.
e) a empresa vai substituir seus vinte principais executivos a curto e médio prazos.

24) A empresa, no que toca à aposentadoria de seus executivos, mostra-se:
a) precipitada
b) cautelosa
c) previdente
d) rígida
e) inflexível

25) Sobre o executivo Eduardo Andrade, não se pode afirmar:
a) ocupa, no momento, a superintendência.
b) é um dos conselheiros.
c) será substituído por um dos 200 aspirantes.
d) está se afastando dos negócios da empresa.
e) será o primeiro dos 20 grandes executivos a se aposentar.

26) Sobre a Andrade Gutierrez, não é correto afirmar:
a) é empresa de obras.
b) é do estado de Minas Gerais.
c) preocupa-se com seus funcionários.
d) mantém-se alheia a qualquer tipo de renovação.
e) procura manter vínculo com executivos aposentados. 

TEXTO VI
  

Toda saudade é a presença da ausência de alguém, de algum lugar, de algo enfim. Súbito o não toma forma de sim como se a escuridão se pusesse a luzir. Da própria ausência de luz o clarão se produz, o sol na solidão. Toda saudade é um capuz transparente que veda e ao mesmo tempo traz a visão do que não se pode ver porque se deixou pra trás mas que se guardou no coração.
                                                                (Gilberto Gil)



27) Por “presença da ausência” pode-se entender:
a) ausência difícil
b) ausência amarga
c) ausência sentida
d) ausência indiferente
e) ausência enriquecedora

28) Para o autor, a saudade é algo:
a) que leva ao desespero.
b) que só se suporta com fé.
c) que ninguém deseja.
d) que transmite coisas boas.
e) que ilude as pessoas.

29) O texto se estrutura a partir de antíteses, ou seja, emprego de palavras ou expressões de sentido contrário. O par de palavras ou expressões que não apresentam no texto essa propriedade antitética é:
a) presença / ausência
b) não / sim
c) ausência de luz / clarão
d) sol / solidão
e) que veda / traz a visão 

30) Segundo o texto:
a) sente-se saudade de pessoas, e não de coisas.
b) as coisas ruins podem transformar-se em coisas boas.
c) as coisas boas podem transformar-se em coisas ruins.
d) a saudade, como um capuz, não nos permite ver com clareza a situação que vivemos.
e) a saudade, como um capuz, não nos deixa perceber coisas que ficaram em nosso passado.


31) O que se guarda no coração é:
a) a saudade
b) o clarão
c) o que se deixou para traz
d) a visão
e) o que não se pode ver.

MÚSICA(ATIVIDADES): O CADERNO - TOQUINHO E MUTINHO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): O Caderno

                                        Toquinho e Mutinho.
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer.

Interpretação do texto:


Entendendo o texto:
01 – Marque o verso que deixa evidente que o caderno citado no poema pertence a uma pessoa do sexo feminino:
       A - ( ) “Sou eu que vou ser seu colega”
       B - ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”
       C - (X) “Quando surgirem seus primeiros raios de mulher”

       D - ( ) “E você vai rasgar meu papel…”

02-  A expressão “A vida segue sempre em frente” indica que na vida:
a) tudo acaba.
b) tudo passa.
c) tudo estaciona
d) tudo fica como está.
e) passamos por fases.

03 -  No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem:
a) do desenho.
b) da fala.
c) da escrita.
d) da pintura.
e) da leitura.

04-  A partir da leitura do poema, pode-se concluir que o caderno:
a) gosta muito de todas as crianças.
b) fala como se fosse uma pessoa.
c) sonha com desenhos coloridos.
d) gosta muito de rabiscar.
e) fica triste por ser deixado de lado.

05 – O texto está em:
      (  ) Prosa.                   (X) Poesia.

06– É escrito mais para o público:
      (  ) Masculino.            (X) Feminino.

07 – O Caderno do texto é:
      (  ) Um diário.
      (X) Um caderno de aulas.

08– “Seus primeiros raios de mulher”. Isso se diz quando a menina:
      (  ) Começa a se pintar.
      (X) Começa a sentir mudanças no corpo.
      (  ) Passa dos dez anos.
      (  ) Começa a tingir os cabelos com reflexos coloridos.

09 – Complete: O texto O Caderno está organizado em 05 estrofes com 31 versos. Agora responda: Que tipo de texto é? Poesia.

10 – Relacionar os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(A)Companheirismo.
(B)Solidariedade.
(C)Tristeza.
(D)Amizade.
(E)Fidelidade.

(D)”Sou eu que vou ser seu amigo.”
(C)”Seus problemas ajudar a resolver.”
(E)”Serei sempre seu confidente fiel.”
(A)”Sou eu que vou seguir você.”
(B)”Sofrer também nas provas bimestrais junto com você.”

11 – Identifique os pares de rimas presentes.
      Fiel/papel; amigo/abrigo; quiser/mulher; carrossel/papel e perder/qualquer.

12 – Quem é o personagem principal do texto?
       O Caderno.

13 – Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
      Resposta pessoal do aluno.

14 – E você, o que responderia para ele?
      Resposta pessoal do aluno.

15 – Por que o caderno “sofre” nas provas bimestrais com o dono?
      Porque percebe a dificuldade às vezes de você entender algumas disciplinas / conteúdos.

16 – Por que você acha que o Caderno pede para não ser esquecido num canto qualquer? Será que acontece isso? Você tem seus cadernos dos primeiros anos escolares?
      Resposta pessoal do aluno.

17 – Narrador é quem conta uma história, no texto, quem é o narrador?
      O Caderno.

18 – Para você como o caderno pode ser um confidente fiel?
      Resposta pessoal do aluno.

19 – Muitas pessoas tem diário, que é um caderno especial para registrar alguns fatos da vida de cada um. Você tem diário? O que você escreve nele?
      Resposta pessoal do aluno.




quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ATIVIDADES DE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


Atividades de verbos para o ensino fundamental

01 – Circule os verbos das frases abaixo:
A – Os meninos brincavam  com a bola.
B – Papai me chamou para  passear no parque.
C – Entrei, falei com o diretor.
D – Ao sentir a patadas, o lobo  correu.
E – Tu és forte, és corajoso e  conheces tudo.
F – A borboleta tem asas coloridas.

02 – Indique os tempos verbais nas frases:
A – Papai gosta de verdura. Presente.
B – José ganhou uma bola. Pretérito.
C – Damião estudará a lição. Futuro.
D – Marisa acordou cedo. Pretérito.
E – Os meninos jogarão basquete. Futuro.
F – O garoto vende pipoca. Presente.
G – Eu venderei meu relógio. Futuro.
H – Eu canto muito bem. Presente.
I – Eu vendi minha bicicleta. Pretérito.

03 – Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.
A – Chovia muito. Fenômeno.
B – Ela era infeliz. Estado.
C – Relampejou muito. Fenômeno.
D – As crianças brincavam. Ação.
E – Ventava muito. Fenômeno.
F – Marta estava contente. Estado.
G – O menino está triste. Estado.

04 – Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.
a)    Nós escrevemos.
b)    viveste.
c)    Vós falastes.
d)    Ele recebeu.
e)    Eu vendo
f)     Nós estudamos.
g)    Ele cantou.
h)   Eu achei.
i)     Nós jogamos.
j)      Vós cantais.
k)    Ele cantou.

05 – Coloque, no quadro abaixo, os verbos nos lugares certos:
Vestir      -   andar   -   receber   -   amar   -   partir.
Prender   -   pedir   -   contar   -   trazer   -   comer.
Estudar   -   subir   -   falar   -   esconder   -   ouvir.

1ª conjugação     -     2ª conjugação     -     3ª conjugação.
Estudar                 -      prender                 -      vestir
Andar                    -      receber                 -      pedir.
Contar                   -      trazer                    -      subir.
Falar                      -      esconder              -      partir.
Amar                     -       comer                  -      ouvir.

06 – Reescreva as frases pelos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:
a)    Ontem eu conheci um lobo-do-mar. (Conhecer)
b)    No mês passado, os alunos estudaram verbos. (Estudar)
c)    Hoje está um bonito dia. (Estar)
d)    No próximo ano eu estarei no ensino médio. (Estar)


07 – Complete as frases com o verbo que você julgar conveniente:
a)    A menina ficou calada.
b)    O motorista deu o sinal.
c)    A noite está fria.
d)    O homem subiu a escada.
e)    Um pássaro voou na janela.
f)     Todos estamos alegres.
g)    O menino corre atrás da bola.

08 – Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.
a)    Marcelo jogou bola com os amigos.
b)    A seleção brasileira jogou bem na última copa do mundo.
c)    Nós jogamos no time da escola.
d)    Eles jogaram bola ontem à noite.
e)    Eu joguei o lixo no cesto.

09 – Conjugue os verbos abaixo no Presente do Indicativo:
Verbo: Cantar                               Verbo: Estudar.
Eu canto                                       Eu estudo.
Tu cantas                                     Tu estudas.
Ele/ela canta                                Ele/ela estuda.
Nós cantamos                              Nós estudamos
Vós cantais                                  Vós estudais.
Eles/elas cantam                         Eles/elas estudam.

10 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente.                 2 – Pretérito.                 3 – Futuro.

(2) Ontem, a professora leu uma história.
(3) Sairei mais cedo amanhã.
(2) Vocês copiaram o texto?
(1) Luciana recita uma poesia.
(2) Nós já terminamos o trabalho.
(3) Os alunos brincarão no pátio.
(1) O gatinho bebe leite.
(2) A bruxinha jogou água no gato.
(3) Visitaremos a vovó no domingo.
(1) Eu dividi meu chocolate com ele.
(3) Nós compraremos doces.
(2) Roberto escorregou.
(2) Ela partiu ontem.
(3) Dançarei a noite toda.
(2) O padeiro vendeu todos os pães.

11 – Complete as frases com o verbo entre parênteses no passado (pretérito perfeito) =am ou no futuro do presente= ão.
a)    Ontem os meninos venceram a competição. (Vencer)
b)    No próximo sábado as crianças dançarão quadrilhas. (Dançar)
c)    Após o cinema, meus pais tomarão um lanche. (Tomar)
d)    Amanhã minhas irmãs brincarão no parquinho. (Brincar)
e)    Domingo Rodrigo e Diego correrão na quadra. (Correr)
f)     No torneio de ontem, os carros subiram por aqui. (Subir)


                                       

CRÔNICA: O QUE É RIQUEZA E POBREZA - COM GABARITO


CRÔNICA: O que é Riqueza e Pobreza


    Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
    “- Como foi a viagem?”                          
    “- Muito boa, Papai!”
    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
    “- Sim.” Respondeu o menino.
    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
    O filho respondeu:
    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

Questões

1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
      É a diferença do que é riqueza para um e o que é pobreza para o outro.

2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: são os bens materiais que o narrador possuem.
 Eles têm: são os bens oferecido pela natureza a família pobre.

3) Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:     

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outros vocábulos que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
      Pode ser colocados: espantado, admirado, surpreso, perplexo, etc.

4) Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
       Foram usadas para realçar certas partes do texto.

5) Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
“- Muito boa, Papai!”
      Serve para separar explicações.

“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.
      Ela serve para invocar o receptor da mensagem. 

6) Ocorre a omissão de um termo oracional no seguinte período:
a) “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
b) “Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.”.
c) “Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.”.
d) “Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”.



MÚSICA(ATIVIDADES): CIDADÃO - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Cidadão

                                              Zé Geraldo
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar.

Interpretação do texto:
1 – Na música, um homem conta a história de sua vida. A quem ele faz essa narrativa? Que palavra do texto indica isso?
      A um desconhecido. MOÇO.

2 – Procure no texto trechos que indicam de que parte do Brasil veio o narrador.
      “Por que e que eu deixei o norte.”  

3 – Que tipos de edifício ele ajudou a construir?
      Um prédio, um colégio e uma igreja.

4 – Há momentos em que ele se sente injustiçado, desvalorizado. Aponte as partes do texto em que isso fica claro.
      “Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer”; “Criança de pé no chão aqui não pode estudar.”

5 – No texto, o que significam as frases:
- “Tu tá aí admirando ou tá querendo roubar.”
- “Criança de pé no chão aqui não pode estudar.”
      As frases, significam, a triste realidade de quem ajudou a construir e não ter o direito de usar.

6 – Em que local o homem diz ter sido bem recebido? Por quê?
      No prédio da igreja. Porque o Padre deixa ele entrar.

7 – Muitas pessoas, mesmo ajudando a construir as grandes cidades, não recebem os benefícios que elas oferecem. Um exemplo é não ter uma moradia digna. O que você acha disso? Apresente sua resposta para os colegas.
      Resposta pessoal do aluno.

8 – O que Cristo disse ao narrador?
      “Rapaz deixe de tolice, não se deixe amendrontar”.

9 – No texto: “Eu também não posso entrar.” Quem disse esta frase, e o que significa?
      Cristo. Que as pessoas estão deixando de serem religiosos, de ser crente a Deus.

10 – Quem disse a frase: “Pai vou me matricular!”
      A filha do narrador.

11 – O que significa “quermesse”; “novena”?
      São as festas e a orações diárias da igreja.