De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
Vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...
Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me
distrai
Dos nossos planos é que tenho
mais saudades
Quando olhávamos juntos
Na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim...
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo
O tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem...
Já que você não está aqui!
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos,
Lembra que o plano
Era ficarmos bem...
Eieieieiei !
Olha só o que eu achei
Humrun
Cavalos-marinhos...
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
RUSSO,
Renato. Vento no litoral. Intérprete: Legião Urbana.
In: Legião Urbana. Legião Urbana V. Brasil: EMI Music, 1991. 1 CD. Faixa 7.
Relendo a letra, responda:
1)
Na personificação do tempo em “Foi só o tempo que errou”, o eu
lírico
a)
acredita não ter responsabilidade pelo que acontece e culpa o tempo.
b)
responsabiliza o mal tempo por levar tudo que possuía embora.
c)
demonstra ter perdido a hora em algum momento.
d)
sente a força dos ventos ao observar o horizonte.
2)
De acordo com a letra da música, o eu lírico
a)
procura o mar para contemplar seu amor.
b)
faz planos para reencontrar seu amor.
c)
fica feliz ao ter contato com a natureza.
d)
sente a falta de alguém que partiu.
3) Ao buscar um lugar tranquilo, o eu
lírico encontra na praia o seu refúgio. De que, na verdade, ele deseja
descansar?
De seu desencontro amoroso, da desilusão de seus sonhos de amor.
4) Como o eu lírico tenta apagar as
possíveis lembranças que o fazem sofrer?
Ele vai em
busca da natureza, procura ouvir o vento que acalma, e brinca com as ondas do
mar.
5) Que advérbio ou locuções adverbiais,
na primeira estrofe, situam o lugar onde ele estava?
Até a praia
e nas pedras.
6) Explique por que ele diz, na segunda
estrofe, que: “...o vento vai levando tudo embora”.
Além de
carregar o que encontra pela frente, o vento leva consigo as recordações
e tristezas do eu lírico.
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- Releia a primeira estrofe.
a) Por que será que o eu lírico quer ir à
praia?
Para
esquecer o que faz sofrer, para se livrar do sofrimento e para espairecer.
b) Que advérbio, na primeira estrofe,
funciona como um pressuposto, isto é, sugere que o vento já estava mais forte
antes? Esclareça sua resposta.
Porque nos
faz pressupor que o vento esteve muito forte, mas poderia estar mais forte ou
não à tarde.
c) Na segunda estrofe, que palavra retoma
todo o conteúdo da primeira estrofe, resumindo-a?
O pronome
demonstrativo isso, que funciona como elemento de coesão referencial no texto.
8)
- Aos poucos o eu lírico vai falando de seu desencanto e
revela o que o deixou meio perdido. Releia a terceira estrofe.
a) Interprete este verso: “Agora está tão
longe [....]”. O que se distanciou?
A presença
física da pessoa amada e o que eles viveram enquanto se amavam.
b) Ainda na terceira estrofe, o que se
pode concluir quanto ao motivo da separação?
Eles passaram a ter sonhos diferentes, não se entendiam mais e acabaram se
afastando um do outro.
c) Nessa estrofe, que advérbio altera o
sentido de outro advérbio? O que ele expressa?
O advérbio tão, que intensifica o sentido do advérbio de
lugar longe.
d) Que locução prepositiva une versos e
advérbios de tempo e lugar, na terceira estrofe? Qual é o seu sentido?
Além de: expressa a ideia de inclusão.
e) Releia este verso: “Dos nossos planos
é que tenho mais saudade”. A locução
destacada chama-se expletiva ou de realce, porque podemos tirá-la sem alterar o
sentido do verso. Com que objetivo ela foi empregada?
Para
realçar o termo “Dos nossos planos”, que representa a ideia mais Importante no
verso.
f) Que outro recurso estilístico se
empregou para realçar esse termo?
A
anástrofe, ou seja, a inversão na ordem da frase. Na ordem direta teríamos: É
que tenho mais saudade dos nossos planos.
g) A ideia de tempo é determinada por
quais palavras na terceira estrofe?
Pela repetição do advérbio agora e pela conjunção subordinativa quando.
h) No último verso da terceira estrofe,
por que ocorre elipse?
Não se repetiu o verbo estar, expresso no verso anterior.
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- De acordo com esse último verso, o eu lírico ainda não havia
esquecido a pessoa amada, e esse fato se confirma na quarta estrofe.
a) Explique por que ele prefere culpar o
tempo pelo fracasso de seus planos.
Durante
algum tempo, era fácil o entendimento entre ele a amada; mas o tempo fez com
que isso acabasse, e o amor se desgastasse.
b) No verso “Agimos certo sem querer”, a palavra destacada é
adjetivo ou advérbio? Por que?
Advérbio,
pois modifica o verbo agir, expressando modo. Não caracteriza um substantivo.
c) Releia estes versos: “vai ser difícil sem você”; “Era ficarmos bem...”. Que sentido
expressam as palavras destacadas?
A
preposição sem expressa falta ou carência de algo ou alguém; e o advérbio bem
indica o modo como os dois viveriam.
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- Apesar da saudade, o eu lírico reage e procura novos
caminhos. Releia a quinta e sexta estrofes.
a) Interprete o sentido deste verso:
“Quero ser feliz ao menos”.
O eu lírico
deseja apenas viver com alegria, mesmo não tendo a pessoa amada ao seu
lado.
b) Na quinta estrofe, a locução
conjuntiva subordinativa já que, que constitui um elemento de coesão entre as estrofes,
apresenta que sentido?
Exprime a
causa ou o motivo de ele não se entregar.
c) Observe o emprego das interjeições, na
última estrofe. O que elas expressam?
Pode ser
uma interjeição para chamar a atenção do outro, para o seu achado ou exprimir a
alegria de encontrar os cavalos-marinhos, e a outra, “Humrun”, pode indicar que
ele está pensativo ou feliz diante do fato.
d) Que relação teria o fato de ele ter
achado cavalos-marinhos e a decisão tomada?
Talvez esse
achado fosse para ele o prenúncio de uma vida mais feliz, renovada.
e) Observe o emprego das reticências no
final de todas as estrofes, com exceção da primeira. Que sentido elas
apresentam no contexto?
Há a
suspensão de um pensamento que parece ainda continuar na mente do eu lírico.