sábado, 4 de março de 2017

TEXTO NÃO VERBAL - TABAGISMO - COM GABARITO

     TEXTO NÃO VERBAL - TABAGISMO

As imagens seguintes fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo.

      Disponível em: http://www.cafesemfumo.blogspot.com.
                Acesso em: 10 abr. 2009 (adaptado).

     O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas.

     a)    Evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
       b)    Indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
     c)    Apontar para o descanso do Ministério da Saúde com a população infantil.



     d)   Mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.
e)     Indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.


RESOLUÇÃO: As três primeiras imagens são acompanhadas de legendas que se referem à “relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório”. Resposta: D

CHARGE - ANGELI - COM GABARITO


CHARGE 
  
  
     Observe a charge, que satiriza o comportamento dos participantes de uma entrevista coletiva por causa do que fazem, do que falam e do ambiente em que se encontram. Considerando-se os elementos da charge, conclui-se que ela:

a)     Defende, em teoria, o desmatamento.
b)    Valoriza a transparência pública.
c)     Destaca a atuação dos ambientalistas.
d)    Ironiza o comportamento da imprensa.
e)     Critica a ineficácia das políticas.





RESOLUÇÃO: Na charge reproduzida, a devastação da paisagem circundante é a demonstração escandalosa da "ineficácia das políticas” anti desmatamento. Resposta: E

TEXTO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA - COM GABARITO

   
TEXTO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA

        Disponível em http://www.heliorubiales.zip.net

     A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo:

a)     Mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b)    Criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c)     Informar à população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d)    Alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e)     Incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa da Amazônia.

RESOLUÇÃO: Como é frequente no Enem, este teste associa linguagem visual e problemática contemporânea de grande importância. Que se trate da Mata Atlântica, e não da Amazônia, percebe-se pelo nome da organização responsável pelo anúncio. Resposta: D


TEXTO: ÉTICA - JORNAL DE OPINIÃO - COM GABARITO


   TEXTO: ÉTICA

  A ética nasceu na pólis grega com a pergunta pelos critérios que pudessem tornar possível o enfrentamento da vida com dignidade. Isto significa dizer que o ponto de partida da ética é a vida, a realidade humana, que, em nosso caso, é uma realidade de fome e miséria, de exploração e exclusão, de desespero e desencanto frente a um sentido da vida. É neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia, um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana.

Disponível em: http://www.jornaldeopinião.com.br.
                                                                                       Acesso em 03 maio 2009.

     O texto pretende que o leitor se convença de que a:

a)     Ética é a vivência da realidade das classes pobres, como mostra o fragmento “é uma realidade de fome e miséria”.
b)    Ética é o cultivo dos valores morais para encontrar sentido na vida, como mostra o fragmento “de desespero e desencanto frente a um sentido da vida”.
c)     Experiência democrática deve ser um projeto vivido na coletividade, como mostra o fragmento “um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana”.
d)    Experiência democrática precisa ser exercitada em benefício dos mais pobres, com base no fragmento “tornar possível e enfrentamento da vida com dignidade”.
e)     Democracia é a melhor forma de governo para as classes menos favorecidas, como mostra o fragmento “é neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia”.

RESOLUÇÃO: A alternativa C respeita o texto, correlacionando adequadamente dois elementos dele: nas demais, as associações propostas não são congruentes nem são fiéis ao sentido do texto. Resposta: C


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - COM GABARITO

GÊNERO TEXTUAL - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

     Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual:
a)     Em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
b)    Cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho:
“</DIV></SPAN><BRCLEAR = ALL><BR><BR><SCRIPT>”.

c)     Em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
d)    Que possui em seu texto escrito características próximas a uma convenção face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
e)     Em que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

RESOLUÇÃO: A história em quadrinhos é um gênero textual que explora a conversação. O segundo quadrinho retrata o diálogo entre os interlocutores. Resposta: D



TEXTO NÃO VERBAL - LINGUAGEM - COM GABARITO


TEXTO NÃO VERBAL - LINGUAGEM

Na parte superior, há um comentário escrito que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário:

    a)   Implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurança no uso da língua.
  b)   Conhecer gêneros mais formais da modalidade oral para a obtenção de clareza na comunicação oral e escrita.
  c)    Dominar as diferentes variedades do registro oral da língua portuguesa para escrever com adequação, eficiência e correção.
  d)   Empregar vocabulário adequado e usar regras da norma padrão da língua em se tratando da modalidade escrita.


e)     Utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padrão da língua para se expressar com alguma segurança e sucesso.

RESOLUÇÃO: O comentário manuscrito desaconselha a prática de os jovens escreverem como falam. Resposta: D


EDITORIAL: A CARREIRA DO CRIME - FOLHA DE SÃO PAULO - COM GABARITO

         
 EDITORIAL:   A CARREIRA DO CRIME

     Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.
     O tráfico oferece aos jovens de escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de R$ 400,00 a R$ 12.000,00 mensais. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de 10 anos que declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o piso salarial oferecido peto crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R$ 2.000,00 mensais; já na população brasileira essa taxa não ultrapassa 6%. Tais rendimentos mostram que as políticas sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R$ 15,00 mensais por aluno matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela delinquência. No mesmo sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado (circo-escolas, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes, mas não resolvem o problema.
     A única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezível. É preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as  organizações paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o fascínio dos salários do crime.
                                                       (Editorial. Folha de São Paulo, 15 jan. 2003.)

I – No Editorial, o autor defende a tese de que “as políticas sociais que procuram evitar a entrada dos jovens no tráfico não terão chance de sucesso enquanto a remuneração oferecida pelos traficantes for tão mais compensatória que aquela oferecida pelos programas do governo”. Para comprovar sua tese, o autor apresenta:
a)     Instituições que divulgam o crescimento de jovens no crime organizado.
b)    Sugestões que ajudam a reduzir a atração exercida pelo crime organizado.
c)     Políticas sociais que impedem o aliciamento de crianças no crime organizado.
d)    Pesquisadores que se preocupam com os jovens envolvidos no crime organizado.
e)     Números que comparam os valores pagos entre os programas de governo e o crime organizado.

RESOLUÇÃO: Os principais dados que o texto apresenta a respeito do problema tratado são os valores muito díspares dos salários pagos aos traficantes e da ajuda concedida por programas sociais do governo. Resposta: E

II – Com base nos argumentos do autor, o texto aponta para:
a)     Uma denúncia de quadrilhas que se organizam em torno do narcotráfico.
b)     A constatação de que o narcotráfico restringe-se aos centros urbanos.
c)     A informação de que as políticas sociais compensatórias eliminarão a atividade criminosa a longo prazo.
d)    O convencimento do leitor e que para haver a superação do problema do narcotráfico é preciso aumentar a ação policial.
e)     Uma exposição numérica realizada com o fim de mostrar que o negócio do narcotráfico é vantajoso e sem riscos.

RESOLUÇÃO: O parágrafo final deixa claro o objetivo do texto: levar à convicção de que a repressão policial é “a única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico”. Resposta: D