terça-feira, 1 de março de 2022

ANEDOTA: PORTA DO CÉU - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 Anedota: Porta do céu

        Chega um homem, exultante:

        — Finalmente, o paraíso.

        Ele pergunta a São Pedro se há alguma formalidade para entrar. Se precisa assinar alguma coisa. Nada. Ele fica mais exultante ainda:

        — Eu sempre sonhei com este momento. Finalmente, estou livre de todas as formalidades. Adeus regulamentos. Adeus burocracia terrestre. Quer dizer que é só entrar e estou na vida eterna para sempre?

        — É só entrar — diz São Pedro.

        Ele começa a passar pelo portão, mas São Pedro o chama de volta e entrega um cartão plastificado.

        — Só não esquece o crachá. 

Luís Fernando Verissimo. Outras do analista de Bagé. 29. ed. Porto Alegre: L&PM, 1982. p. 88.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 60-1.

Entendendo a anedota:

01 – No texto, notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do homem que foi para o céu e a de São Pedro. Em algumas situações, as falas do homem e as de São Pedro são reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.

      Todas as falas são introduzidas pelo travessão.

02 – Observe este trecho:

        “— É só entrar — diz São Pedro.”

Nesse trecho, há duas vozes: a do personagem e a do narrador. De que modo elas são delimitadas?

      Pelo travessão, que serve tanto para introduzir a fala da personagem quanto para separá-la da voz do narrador.

03 – O narrador, para dar uma noção viva do diálogo, pode apresentar detalhes da situação: como era o local, como a personagem falou ou olhou, como se sentia, etc. Identifique no discurso do narrador expressões indicativas de como o homem se sentia;

      Exultante; mais exultante ainda.

04 – Observe este outro trecho:

        “Ele pergunta a São Pedro se há alguma formalidade para entrar. Se precisa assinar alguma coisa. Nada. Ele fica mais exultante ainda:”

Nesse trecho, a voz das personagens não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo. Como você acha que foi o diálogo entre o homem e São Pedro? Escreva-o em seu caderno.

      “—Há / Existe alguma formalidade para entrar, São Pedro? Alguma coisa para assinar?”

      “—Não, não há nada.”

05 – A reprodução integral de diálogos no texto lido não ocorrer por acaso; ela tem uma função.

a)   Faça uma experiência: reconte essa história a um colega, mas passando aas falas das personagens para a forma indireta, isto é, de modo que você, fazendo o papel de narrador, conta ao colega o que as personagens disseram.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Compare com o texto original o texto que você produziu. Qual deles é mais expressivo? Qual é mais divertido?

O texto original é mais expressivo e divertido.

c)   Conclua: Qual é a finalidade da reprodução integral dos diálogos no texto narrativo ficcional?

Ela torna a narrativa mais viva, permitindo ao leitor “viver” de forma mais intensa os fatos narrados.

 

QUADROS: A PÉROLA E AS MENINAS - SALVADOR DALI/DIEGO VELÁZQUEZ - COM GABARITO

 Quadros: A pérola e As meninas

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A pérola (1981) de Salvador Dali    


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--      As meninas (1665), de Diego Velázquez

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 41-2.

Entendendo os quadros:

01 – Os dois quadros foram criados por artistas diferentes, em diferentes épocas. Apesar disso, eles apresentam algo em comum. O que há em comum entre os quadros?

      Ambos apresentam uma menina com o mesmo tipo de vestido. A menina parece ser a mesma, mas no quadro de Dali não é possível ver o rosto dela.

02 – Essa semelhança permite afirmar que um pintor criou o seu quadro a partir do quadro do outro. Nesse caso, não se trata de imitação, mas de citação, isto é, um dos pintores recriou intencionalmente quadro do outro, fazendo algumas modificações, mas de maneira a possibilitar o reconhecimento do quadro original. Observe a data em que cada um dos trabalhos foi produzido. Qual dos pintores “citou” o outro?

      Dali citou Velázquez, uma vez que viveu três séculos depois deste.

03 – A figura central dos quadros é Margarida, filha do rei Felipe IV, da Espanha. Retratada por Velázquez quando tinha 5 anos, a menina é um exemplo de delicadeza, fragilidade e beleza. Considerando que a pérola é uma das pedras mais perfeitas da natureza, levante hipóteses: Por que Dali sobrepôs a pérola ao rosto de Margarida?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: no quadro de Dali a menina, por sua beleza, pode ser a verdadeira joia do quadro; ou A falta da identidade da figura feminina pode universalizar a menina, isto é, ela pode representar todas as mulheres, o ideal de beleza e perfeição.

 

ANÚNCIO: PRECISA-SE DE COZINHEIRA COM POUCA EXPERIÊNCIA- SUJEITO INDETERMINADO - COM GABARITO

 Anúncio: Precisa-se de cozinheira com pouca experiência – Sujeito indeterminado


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Artefato 10. Amostra Brastemp para São Paulo.

              Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 31-2.

Entendendo o anúncio:

01 – Identifique o sujeito da oração “Precisa-se de cozinheira com pouca experiência”.

      Sujeito indeterminado.

02 – O texto principal desse anúncio publicitário lembra as chamadas dos anúncios classificados. Troque ideias com os colegas:

a)   O que é um anúncio classificado?

É um anúncio de pequeno formato, geralmente sem ilustração, divulgado em jornais e revistas, em seções de oferta de empregos, venda, compra e aluguel de terrenos e imóveis, etc.

b)   O que o texto da parte superior do anúncio em estudo apresenta de diferente em relação a um classificado?

Geralmente quando oferece um emprego, o classificado exige experiência do candidato, indica telefone ou endereço para contato, etc.

03 – O anúncio apresenta dois novos produtos: um micro-ondas e um conjunto compacto de lava-louça, refrigerador e freezer. Considerando os dois textos do anúncio, responda:

a)   Que tipo de consumidor esse anúncio pretende atingir?

As donas de casa jovens, que têm pouca experiência na cozinha, ou as que não querem ter muito trabalho na cozinha.

b)   Na sua opinião, o anunciante desvaloriza o consumidor que tem pouca experiência na cozinha? Por quê?

Não, os produtos anunciados foram feitos para atender a esse público, conforme a afirmação “é o lançamento perfeito para a cozinha da nova geração”.

04 – O emprego do sujeito indeterminado é muito comum em situações em que o falante tem, por algum motivo, a intenção de não se referir a uma pessoa específica. Por exemplo: uma mãe, quando diz a seus filhos “Sujaram o tapete novo da sala”, espera que um deles assuma o que fez. Há, a seguir, alguns textos com sujeito indeterminado. Identifique qual é a intenção do falante ao emprega-lo nestes contextos.

a)   – Mãe, alguém ligou para mim?

-- Sim, telefonaram pra você.

-- Quem, mãe, quem? Ele?

-- Não sei... Telefonaram... Telefonaram... – responde a mãe sorrindo.

Ao empregar o sujeito indeterminado, a mãe tem a intenção de criar suspense, mistério, deixar a filha curiosa, porque, provavelmente, a garota esperava a ligação de alguém importante para ela.

b)   Durante o recreio, Pedro vê uma turminha de alunos, colegas seus, quebrar o bebedouro. A água começa a jorrar e a molhar o pátio. Uma inspetora de alunos pede a Pedro que vá chamar o diretor.

-- Seu Renato, dona Marta quer que o senhor vá até o pátio, porque quebraram o bebedouro. – Pedro diz ao diretor.

-- Quem foi que quebrou?

-- Não sei, só sei que quebraram.

Pedro embora saiba quem foi, não tem a intenção de acusar seus colegas, não quer ser “dedo-duro”.

 

ANEDOTA: HOSPITAL - ZIRALDO - COM GABARITO

 Anedota: Hospital

              

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  Ziraldo

        O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:

        __ Aonde é que você vai, rapaz?!

        __ Tá louco, bicho, vou cair fora!

        __ Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra.

        E o paciente:

        __ Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”

        __ Então, por que você está fugindo?

        __ Porque ela estava dizendo isso era para o médico que ia me operar!

Ziraldo. As melhores anedotas do mundo. Rio de Janeiro; Globo, 1988, p. 62.

             Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 24.

Entendendo a anedota:

01 – A anedota é um gênero narrativo em que alguém conta um episódio engraçado. Apresenta, geralmente, os elementos essenciais de uma narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar. Identifique, na anedota em estudo:

a)   O fato principal.

Um rapaz não quer submeter-se a uma operação de apêndice porque o médico é inexperiente.

b)   As personagens envolvidas.

O paciente e o amigo.

c)   O tempo.

Não explicitado.

d)   O lugar.

No corredor do hospital.

02 – Uma anedota inicia-se diretamente com a apresentação dos fatos principais, caracteriza com poucas palavras as personagens, situa tempo e lugar e se encaminha rapidamente para um desfecho inesperado. Com que objetivo contamos uma anedota?

      Para divertir, provocar o riso.

03 – O narrador da anedota faz uma rápida contextualização do fato e coloca em evidência a fala das personagens, reproduzida quase sempre com fidelidade.

a)   Que tempo verbal predomina na anedota?

O presente.

b)   Levante hipóteses: Que efeito tem o emprego desse tempo verbal e do diálogo na anedota?

Considerando que as anedotas são, em geral, contadas oralmente, o emprego do presente e do diálogo torna a narração mais dinâmica, direta e engraçada e os fatos relatados mais próximos de situações reais.

04 – Observe que a anedota se encaminha para um final inesperado: a inexperiência médica.

a)   Há, antes do final da anedota, alguma pista que prepara o desfecho?

Não.

b)   Se houvesse algum tipo de antecipação do desfecho, a anedota seria engraçada?

Provavelmente não.

05 – A anedota é, originalmente, um tipo de texto oral, que passa de uma geração a outra por meio da fala. Quando transcrita, isto é, reproduzida em livros e revistas, ela resulta em um texto que conserva marcas de oralidade. Na transcrição dessa anedota, que marcas de oralidade foram conservadas? Exemplifique.

      O emprego de uma variedade não padrão, e uso de palavras, expressões e construções próprias da linguagem informal (vou cair fora; mas, qual é; tira de letra), gírias (bicho, vai fundo), abreviações (tá; pro), recursos gráficos que enfatizam a entonação (repetição de pontos de exclamação e interrogação).

CARTUM: CASAMENTO - QUINO - COM GABARITO

 Cartum: Casamento

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Quino. Que mala es la gente! Barelona: Lumen, 1999. p. 20.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p.20-1.

Entendendo o cartum:

01 – As personagens do cartum estão vestidos de modo especial, e o ambiente é decorado com flores.

a)   Provavelmente, que tipo de evento social acabou de acontecer?

O casamento das personagens.

b)   O que as personagens parecem estar fazendo no momento retratado?

Elas parecem estar posando para fotos.

02 – Observe a posição que cada uma das personagens ocupa no cartum:

a)   Qual está numa posição mais alta, mais elevada?

O marido.

b)   Em que o homem apoia seu pé direito?

Nas pernas da esposa.

c)   Por que não se pode ver integralmente o rosto da moça?

Porque parte do braço e parte da perna do homem estão escondendo o rosto dela.

03 – A expressão corporal e facial das personagens também participa da construção do sentido do texto.

a)   Observe a posição em que o homem se encontra, suas mãos e sua expressão facial. O que elas expressam?

Expressam superioridade, exibicionismo.

b)   E a expressão facial da moça? O que ela quer dizer?

Ela parece estar sem jeito com a situação e tentando encontrar para si um espaço melhor.

04 – Com base em suas respostas dadas na questão anterior, conclua: Pela posição das personagens e pela expressão corporal e facial que apresentam, o que se pode prever quanto ao futuro desse casamento?

      Essa cena prenuncia um casamento machista, no qual o homem terá destaque absoluto, e a mulher um papel secundário.

TEXTO: POR QUE ACORDAMOS COM MAU HÁLITO MESMO DEPOIS DE ESCOVAR OS DENTES À NOITE? RECREIO - MAL/MAU - COM GABARITO

 Texto: Por que acordamos com mau hálito mesmo depois de escovar os dentes à noite?

       Fernanda Santos

   A principal causa é a diminuição da produção de saliva à noite, já que ficamos muito tempo sem comer. Isso faz com que as bactérias que existem na boca se multipliquem. São os gases liberados por elas que causam o mau cheiro. Depois que você toma o café da manhã, capricha na escovação dos dentes e da língua e usa o fio dental, o mau hálito desaparece.

Fernanda Santos, org. Curiosidades Recreio. São Paulo: Abril, 2011. p. 52.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 173-4.

Entendendo o texto:

01 – Troque ideias com os colegas e complete o texto com uma destas palavras: mal ou mau. Empregue a que for adequada, conforme a norma-padrão.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é a classe gramatical da palavra que completa adequadamente o texto: advérbio ou adjetivo?

      Adjetivo.

03 – Se, no lugar da palavra que completa adequadamente o texto fosse empregado o seu antônimo, que palavra usaríamos: bem ou bom? A palavra seria um advérbio ou um adjetivo?

      Usaríamos a palavra bom e ela seria adjetivo.

04 – Complete com bem, boa ou bom, de acordo com o contexto:

        Bom hálito não se garante apenas com boa escovação. Escovar bem os dentes, a gengiva e a língua é indispensável para ter uma boa saúde bucal.

05 – Observe o emprego das palavras mau e mal nestas frases.

        O mau hálito é um problema de saúde que pode ser tratado.

        Escovar mal os dentes provoca cáries.

        O mal das pessoas é não pensar nas cáries como problema de saúde.

A que classe gramatical pertence a palavra destacada em cada frase?

      1ª frase: mau é adjetivo; 2ª frase: mal é advérbio; 3ª frase: mal é substantivo.

06 – Observe as expressões abaixo e depois complete as afirmações a seguir.

        Mal-estar – Bem-estar – Mau aluno – Bom aluno.

      Mal é antônimo de bem e classifica-se como advérbio.

      Mau é antônimo de bom e classifica-se como adjetivo.

ANEDOTA: LOJA DE ANIMAIS - ORLANDO PEDROSO - CONJUNÇÃO CONDICIONAL -COM GABARITO

 Anedota: Loja de animais

             

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  Orlando Pedroso

        Numa loja de animais, o vendedor enaltece as qualidades de um papagaio a um cliente interessado em comprá-lo.

        -- Este papagaio é extraordinário! Falante como ele só! O senhor observou que ele tem um fio amarrado em cada pé? Se o senhor puxar o fio amarrado no pé direito, ele fala francês. Se o senhor puxar o fio amarrado no pé esquerdo, ele fala russo.

        -- E se eu puxar os dois ao mesmo tempo? – perguntou o cliente interessado.

        -- Eu caio no chão, idiota! – responde o papagaio.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 165.

Entendendo a anedota:

01 – O período "Se o senhor puxar o fio amarrado ao pé direito, ele fala francês" é composto por duas orações:

a)   Identifique a conjunção subordinativa que as liga.

Se.

b)   Que circunstância essa conjunção exprime nessa situação?​

Condição.

02 – Ligue as orações a seguir, acrescentando a uma delas a ideia de causa. Evite repetir as conjunções. Veja o exemplo:

        Ele não conseguiu emprego na fábrica. Não tinha certificado de conclusão do ensino médio.

        Ele não conseguiu emprego na fábrica, uma vez que não tinha certificado de conclusão do ensino médio.

a)   O açude secou. Não chove há mais de noventa dias.

Como não chove há mais de noventa dias, o açude secou.

b)   A garota está feliz. Está apaixonada.

A garota está feliz porque está apaixonada.

c)   Havia estudado muito. Achou fácil a prova.

Como havia estudado muito, achou fácil a prova.

d)   A escola está em festa. Comemora este ano cinquenta anos de fundação.

A escola está em festa, visto que comemora este ano cinquenta anos de fundação.

 

TIRA: BANANAS NA PRAIA - NÍQUEL - AMBIGUIDADE - COM GABARITO

 Tira: Bananas na praia


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http://www2.uol.com.br/niquel. Acesso em: 25/5/2010.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 160.

Entendendo a tira:

01 – Na tira, as personagens estão na praia, onde é recomendável o uso de filtro solar.

a)   O que acontece quando se toma sol sem usar filtro solar?

A pessoa pode se queimar muito, a ponto de a pele descascar.

b)   No último quadrinho, descascar tem duplo sentido. Quais são os sentidos?

Descascar a pele, como consequência de não ter usado o filtro solar, e, literalmente, tirar a casca.

02 – Uma causa muito comum da ambiguidade é o emprego inadequado de pronomes possessivos. Imagine a seguinte situação:

        “Rodrigo e Bruno conversam ao telefone. Em certo momento, Bruno diz:

        -- Encontrei o Marcos, e ele me disse que estava voltando da casa da sua irmã.”

     a) Quais são os possíveis sentidos da frase dita por Bruno?

         1°) Marcos voltava da casa da irmã de Rodrigo. 2°) Marcos voltava da casa da irmã dele.

     b)Supondo que a casa de onde Marcos voltava era a da irmã de Rodrigo, como você redigiria a frase de modo a evitar a ambiguidade?

         Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Encontrei o Marcos, e ele me disse que voltava da casa da... (nome da irmã de Rodrigo).

c)   Que redação você daria à frase para ficar claro que a irmã era a de Marcos?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Encontrei o Marcos, e ele me disse que estava voltando da casa da irmã dele.

 

ANÚNCIO: BEN 10 - RECREIO - CONJUNÇÃO EXPLICATIVA - COM GABARITO

 Anúncio: Ben 10


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Recreio, n° 525. Capa.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 155-6.

Entendendo o anúncio:

01 – No enunciado verbal que aparece em destaque no anúncio, há uma conjunção implícita.

a)   Indique, entre os itens abaixo, o valor semântico do que se afirma no enunciado após o dois-pontos.

·        Conclusão.

·        Oposição.

·        Causa.

·        Adição.

·        Explicação.

·        Alternância.

b)          b) Que conjunção poderia ser empregada no lugar do dois-pontos?

       Que, porque, pois.

02 – Na parte inferior do anúncio, há este enunciado:

        “Coloque este código na frente da Webcam e descubra um segredo cobiçado por aliens de todo o universo.” Considerando a fonte do anúncio, ou seja, a publicação em que ele foi veiculado, responda:

a)   Quem é o possível destinatário do anúncio?

Crianças usuárias da internet.

b)   Qual característica o anunciante procura associar ao produto ao relacionar o enunciado principal do anúncio ao da parte de baixo?

Ao relacionar os dois textos, o anunciante sugere que o consumidor do calçado é antenado com a internet, ou seja, é uma criança moderna; assim, ele associa a característica de modernidade ao produto.

 

TEXTO: CADA MINUTO NA TERRA - STEVE E MATTHEW MURRIE - COM GABARITO

 Texto: Cada minuto na Terra

          

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Steve e Matthew Murrie

        Você sentiu isso? Provavelmente não, mas acontecem 5 terremotos a Cada minuto. Todos os dias acontecem 1.100 terremotos fortes o suficiente para serem sentidos. E 80% desses terremotos são abaixo ou ao redor do oceano Pacífico, onde as placas tectônicas estão se distribuindo, colidindo e se deslocando umas sobre (ou com) as outras. No Japão ocorrem cerca de 1.500 terremotos que podem ser sentidos. No sul da Califórnia ocorrem mais de 10 mil terremotos por ano; mas só entre 15 e 20 são de magnitude 4, ou seja, podem ser sentidos pelas pessoas.

        O instrumento que mede a intensidade dos terremotos é chamado sismógrafo. O sismógrafo mais sensível que existe pode medir um movimento de 0,000009906 centímetro na Terra. A intensidade de um terremoto é medida pela escala Richter, sendo 1 o mais fraco e 10 o mais forte.

Steve Murrie e Matthew Murrie. Cada minuto na Terra – Coisas que acontecem no planeta a cada 60 segundos. Tradução de Paulo Ferro Jr. São Paulo: Panda Books, 2009. p. 10.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 140-1.

Entendendo o texto:

01 – A palavra mais foi empregada quatro vezes no texto. Em qual(is) frase(s) ela dá ideia de:

a)   Intensidade?

O sismógrafo mais sensível... / sendo 1 o mais fraco e 10 o mais forte.

b)   Quantidade?

No sul da Califórnia ocorrem mais de 10 mil terremotos por ano.

02 – Observe o emprego da palavra mas nesta frase do texto.

      “[...] mas só entre 15 e 20 são de magnitude 4, ou seja, podem ser sentidos pelas pessoas.”

a)   Essa palavra opõe-se a uma ideia que foi expressa antes. Que ideia é essa?

A ideia de que ocorrem mais de 10 mil terremotos por ano no sul da Califórnia.

b)   Qual das palavras a seguir poderia substituir mas, sem alterar o sentido da frase?

·        E.

·        Contudo.

·        Portanto.

·        Como.

03 – No trecho:

        “Você sentiu isso? Provavelmente não, mas acontecem 5 terremotos a Cada minuto. [...]”. A palavra mas tem o mesmo sentido que na frase reproduzida na questão anterior?

      Sim, tem o mesmo sentido.