Entrevista: O segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento
A dica é do psicólogo especializado em orientação vocacional Fernando Aguiar. Optar por uma profissão pela perspectiva de ganhar dinheiro, mas sem gostar dela, é um atalho para a frustração
Gabriela Andrade – postado em
29/04/2018 15:04
Ser bem-sucedido trabalhando com o que
o que gosta é o sonho de boa parte dos jovens que concluem o ensino médio. O
grande desafio é decidir qual profissão seguir; especialmente num período cheio
de pressão de familiares e da escola para a aprovação numa universidade. Para
ser exitoso nessa missão, o segredo está em apostar em autoconhecimento,
organização e pesquisa sobre a área de interesse. É o que defende Fernando
Aguiar, mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) que
desenvolveu uma metodologia vocacional. O psicoterapeuta não promete um teste
milagroso nem resultado instantâneo, mas, sim, um processo com duração de oito
meses no qual o jovem poderá se entender melhor. Para o life coach, a falta de
orientação vocacional está relacionada a estatísticas que mostram que uma em
cada duas pessoas abandonam o curso antes de terminá-lo.
Quais
são as dificuldades envolvidas ao decidir por uma profissão?
São obstáculos diferentes para cada
pessoa. E os desafios não existem apenas ao escolher uma carreira. Ao longo da
trajetória, a pessoa vai se deparar com perguntas que sempre voltam, como; será
que é isso que eu quero continuar fazendo pelo resto da minha vida?
O
fato de estudantes do ensino médio serem pressionados a decidir uma carreira é
prejudicial? Como lidar com isso?
Sim. Essa pressão para a escolha
profissional e a falta de preparação pode gerar estresse, depressão e
ansiedade, além de dificuldade para dormir e irritabilidade. A melhor maneira
de aliviar essa tensão é se conhecer, pois as pessoas nunca vão parar de
pressionar. Quando você se prepara e se compreende, a pressão terá menos peso.
Como
os jovens podem ter clareza sobre qual carreira seguir?
Qualquer processo de escolha ou
planejamento tem de começar com o autoconhecimento. É preciso pensar sobre as
respostas para perguntas como; quem sou eu?; e ;o que quero para a minha vida?;
Na internet, há vários testes de orientação profissional gratuitos que pecam
por priorizar apenas os cursos disponíveis no mercado em vez de valorizar o
autoconhecimento. Todo profissional terá algum momento de crise ao longo da
carreira; é nessas horas que a gente reflete sobre o que deseja continuar
fazendo pelo resto da vida. Se tiver feito uma escolha desconectada com os
próprios propósitos, a pessoa pode se sentir forçada a permanecer trabalhando
com aquilo por falta de outra oportunidade, o que causa sofrimento e até
adoecimento. Só com o autoconhecimento é possível fazer escolhas benfeitas.
Como
começar essa jornada de autoconhecimento?
É difícil, dá trabalho. Normalmente, é
algo complexo de se fazer sozinho. A ajuda de amigos, familiares ou de um
profissional se faz necessária para que a pessoa possa entender as próprias
características e interesses. Para quem quer iniciar esse processo sozinho, uma
sugestão é fazer uma lista de coisas de que gosta e outra de coisas de que não
gosta. Escreva sobre quem você é e sua trajetória de vida, explicando com o que
se identifica ou não. Colocar no papel pode ajudá-lo a visualizar seu perfil no
mundo.
Muitos jovens que vão prestar
vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se sentem numa encruzilhada
sobre a escolha da profissão. Às vezes, não se identificam com nenhum curso.
Qual a dica para quem está nessa situação?
A única opção é se preparar. O que
acontece muito é que jovens só se preocupam com isso no 3° ano do ensino médio.
É importante começar a pensar no 1° ano do ensino médio.
[...]
Por
que para alguns é mais fácil fazer essa escolha do que para outros?
Os que têm mais facilidade no processo
são os que já têm autoconhecimento, pois, se a pessoa não se conhece, fica
difícil decidir sobre algo. Ter o apoio de familiares ajuda bastante, pois eles
podem fazer perguntas para ajudar o jovem a pensar no que fazer. Visitar uma
universidade para saber mais dos cursos e conhecer profissionais das suas áreas
de interesse é uma boa aposta. Para decidir, não dá para pensar numa graduação
só na teoria, é preciso conhecer a prática e, a partir daí, pensar nas
habilidades que você precisa desenvolver para se dar bem naquela área e traçar
um planejamento para isso.
Que
peso deve ter o dinheiro durante a definição de uma carreira? Como conciliar
felicidade e rendimentos?
Não adianta optar por uma profissão só
porque ela dá dinheiro se você não gosta dela. O resultado será frustração e
adoecimento. O aspecto financeiro tem um papel importante, e isso deve ser
levado em consideração. É necessário pesquisar o quão fácil ou difícil é ganhar
dinheiro naquela área. Mas, no geral, se alguém faz o que ama, aumenta em muito
as chances de se tornar um excelente profissional e, consequentemente, ganhar
bem.
[...]
ANDRADE, Gabriela. O
segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento. Entrevista
Fernando Aguiar. Correio Braziliense, Brasília, 29 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2RlEzJh.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 214-216.
Entendendo a entrevista:
01 – O texto que você leu trata-se de uma entrevista concedida a um
veículo de comunicação. Responda:
a) Qual é o tema da entrevista?
A escolha de uma profissão.
b) Quem é o entrevistado? E o entrevistador?
O entrevistado é o psicólogo Fernando Aguiar e a
entrevistadora é Gabriela Andrade.
c) Em que veículo de comunicação o texto foi publicado?
No portal do jornal Correio Braziliense.
d) Por que, provavelmente, esse veículo escolheu essa pessoa para dar essa entrevista?
Porque esse profissional é mestre em psicologia
pela Universidade de Brasília (UnB) e desenvolveu uma metodologia vocacional
para escolha da profissão pelos jovens.
e) Pelo assunto abordado, que público a entrevista pretende atingir? Qual é o objetivo dessa entrevista?
O público-alvo desse texto é o adolescente em época
de fazer uma escolha profissional; além disso, também pretende atingir os pais
desse adolescente. O objetivo de produção dessa entrevista é orientar pais e
adolescentes sobre a escolha da profissão.
02 – Releia o subtítulo e a contextualização e responda:
a) De acordo com a contextualização da entrevista, qual é o principal desafio a ser enfrentado pelos jovens?
O grande desafio para o jovem é decidir que
profissão seguir.
b) Qual é a tese do entrevistado sobre essa questão?
Para enfrentar esse desafio e ter sucesso, é
preciso autoconhecimento, organização e pesquisa sobre a área de interesse.
c) Você concorda com a tese do entrevistado? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
03 – Na primeira pergunta, o entrevistado afirma que a escolha da profissão
é um dos desafios na vida do jovem. Responda:
a) Em sua opinião, que outros desafios o jovem pode enfrentar no mercado de trabalho e na sua vida de forma geral?
Resposta pessoal do aluno.
b) O autor se utiliza de um argumento de exemplificação. Que argumento é esse? Que relação estabelece com sua tese?
O autor utiliza o seguinte argumento de
exemplificação: “Ao longo da trajetória, a pessoa vai se deparar com perguntas
que sempre voltam, como ‘será que é isso que eu quero continuar fazendo pelo
resto da minha vida?’”. Esse argumento estabelece relação com a ideia de
autoconhecimento na escolha da profissão e para repensar novos rumos.
04 – De acordo com a entrevistadora, os alunos do Ensino Médio sofrem
pressão para a escolha da profissão. Responda:
a) Em sua opinião, por que essa pressão ocorre? De onde parte a maior pressão?
Resposta pessoal do aluno. Geralmente, essa pressão
ocorre por parte da família.
b) Sobre esse assunto, o entrevistado apresenta argumentos de causa e consequência. Quais argumentos são esses?
Argumento de causa: pressão para a escolha
profissional e a falta de preparação. Argumento de consequência: gera estresse,
depressão e ansiedade, além de dificuldade para dormir e irritabilidade.
Argumento de causa: quando você se prepara e se compreende. Argumento de
consequência: a pressão terá menos peso.
c) Você concorda ou discorda dos argumentos apresentados? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
d) E sua família, o que acharia dessa resposta dada? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
05 – A entrevistadora questiona como o jovem pode ter clareza sobre a
profissão que deve escolher e o entrevistado retoma sua tese. Responda:
a) Como o entrevistado faz a retomada de sua tese?
Inicia sua resposta e a finaliza afirmando que
qualquer planejamento ou escolha deve começar pelo autoconhecimento.
b) Quais argumentos de exemplificação o entrevistado utiliza em sua resposta?
“Na internet, há vários testes de orientação
profissional gratuitos que pecam por priorizar apenas os cursos disponíveis no
mercado em vez de valorizar o autoconhecimento”. “Todo profissional terá algum
momento de crise ao longo da carreira; é nessas horas que a gente reflete sobre
o que deseja continuar fazendo pelo resto da vida”.
c) Quais são os argumentos de causa e consequência utilizados por ele para sustentar sua tese?
Argumento de causa: “Se tiver feito uma escolha
desconectada com os próprios propósitos a pessoa pode se sentir forçada a
permanecer trabalhando com aquilo por falta de outra oportunidade”. Argumento
de consequência: “o que causa sofrimento e até adoecimento”.
d) Você concorda ou discorda dos argumentos apresentados? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
06 – De acordo com o entrevistado, muitas vezes você precisa de um
profissional para o ajudar no processo de autoconhecimento; no entanto, pode
fazer isso sozinho. Responde:
a) Quais ações o jovem pode realizar para iniciar o processo de autoconhecimento? A partir de quando?
Fazer uma lista de coisas de que gosta e outra de
coisas de que não gosta. Escrever sobre quem é e sua trajetória de vida,
explicando com o que se identifica ou não. Isso deve ocorrer a partir do 1° ano
do Ensino Médio.
b) Você já usou essas ações para tomar decisões em sua vida? O que você acha dessa orientação? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
c) Qual é o papel da família para facilitar a escolha da profissão?
O apoio de familiares ajuda bastante, pois podem
fazer perguntas para ajudar o jovem a pensar no que fazer.
d) Que outras ações são citadas como forma de ajudar o jovem na escolha de uma profissão?
Visitar uma universidade para saber mais dos
cursos. Conhecer profissionais das suas áreas de interesse. Pensar nas
habilidades que você precisa desenvolver para se dar bem naquela área. Traçar
um planejamento para isso.
07 – Releia as seguintes perguntas feitas ao entrevistado:
“Que peso deve ter o dinheiro durante a definição de uma carreira? Como
conciliar felicidade e rendimentos?”. Responda:
a) Qual é o posicionamento do entrevistado sobre a relação felicidade e rendimentos?
O aspecto financeiro tem um papel importante, mas é
bom gostar do que faz. É necessário pesquisar o quão fácil ou difícil é ganhar
dinheiro naquela área.
b) Quais argumentos de causa e consequência o entrevistado utiliza para responder a essas perguntas?
Argumento de causa: Geralmente, a pessoa faz o que
ama. Argumento de consequência: Aumentam as chances de se tomar um excelente
profissional e de ganhar bem.
c) Você concorda ou discorda desse posicionamento? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
d) O que seus familiares e parte considerável da sociedade pensa sobre a relação felicidade e rendimentos na escolha de uma profissão?
Resposta pessoal do aluno.