terça-feira, 7 de agosto de 2018

TEXTO: O QUE É QUALIDADE DE VIDA? COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: O que é qualidade de vida?

     O que significa a expressão qualidade de vida? Gozar de boa saúde? Relacionar-se bem com a família e amigos? Ter tempo para o lazer? Estar satisfeito profissionalmente? Se fizermos uma enquete provavelmente teremos múltiplas respostas e, acredite, todas atenderão perfeitamente à questão. Seu significado é absolutamente pessoal, pois envolve as perspectivas de cada indivíduo em seu âmbito físico, emocional, profissional, social.
        Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo qualidade de vida pode ser definido como "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".
        De qualquer forma, independentemente de conceituação ou percepção individual, ter qualidade de vida torna-se o grande sonho de todos nós.
        O cenário atual em que vivemos nos exige considerável resistência física, mental e emocional. E, em muitas ocasiões, nos leva inevitavelmente a um estado de pane íntimo, comprometendo substancialmente a tão desejada qualidade de vida.
        Quando contrapomos vida pessoal e profissional, esse quadro ganha um status preocupante. Não há como desassociar esses dois domínios em nossa vida, um complementa o outro e invariavelmente um invade o outro. O trabalho nos confere identidade social, eleva nossa autoestima, nos permite avaliar nossa capacidade de realização. A vida pessoal envolve nossa família, amigos, saúde, momentos de autorreflexão.
        Devemos assumir, então, estes dois lados como elementos vitais e entendê-los como unidade. Quando não conseguimos conciliar a esfera pessoal e a profissional, abrimos um campo fértil para que se instale o grande vilão da vida contemporânea: o stress. [...]
        O que passa a ser fundamental é entender e dar a devida importância a nossa vida profissional e pessoal, e assim, com determinação e disciplina, buscar o equilíbrio, que não precisa ser fruto de mudanças radicais, pois com um mínimo de investimento já podemos transformar a qualidade de nossas relações e de nossa vida.
        Enfim, não importa o que a vida faz com a gente e sim o que fazemos com nossa vida. Qualidade de vida talvez seja isso: uma vida bem vivida. [...]

                                                       13 de maio de 2012. Adaptado de
Entendendo o texto:
01 – Que elementos do 1º parágrafo levam a perceber a interlocução com o leitor?
      As perspectivas de ada indivíduo em seu âmbito físico, emocional, profissional e social.

02 – Que relação se estabelece pelo conectivo “pois” destacado no 1º parágrafo do texto?
      Estabelece o pensamento e a decisão de cada ser humano.

03 – Explique o uso das aspas no 2º parágrafo.
      As aspas foi usada para mostrar a percepção de cada indivíduo para com seus objetivos.

04 – O que significa a expressão “estado de pane íntimo”, no 4º parágrafo?
      É o sentimento que a pessoa tem no seu interior, tanto físico, mental e emocional.

05 – Indique uma causa para o stress, de acordo com o 6º parágrafo.
      Quando não conseguimos conciliar a esfera pessoal e a profissional.

06 – Que vocábulo, no último parágrafo, reforça a ideia de que qualidade de vida é uma questão pessoal, subjetiva, sobre a qual não se pode fazer uma afirmação única?
      O que fazemos com nossa vida.

07 – O que seria, segundo o texto, uma vida “bem vivida”?
      É procurar viver a vida da melhor maneira possível. Procurando sempre entender os acontecimentos pessoais do dia-a-dia.



LENDA PARA SÉRIES INICIAIS: O CURUPIRA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


LENDA: O Curupira

        No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.
        O melhor que se faz é sair dali correndo.
        O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás. Para os índios, ele é o demônio da floresta. Corre atrás deles, enfurecido, para bater e até mesmo matar. Para se protegerem, quando se afastam de suas aldeias, os índios deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas.
        O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.
        Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta...
        Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.
        As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, frequentemente, montado em um porco-do-mato.

Entendendo a lenda:
01 – Como é o Curupira? 
      É um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás.

02 – O que o Curupira faz com os caçadores?
      Deixa os caçadores perdidos dentro da floresta.

03 – O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?
      Ele chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.

04 – Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?
      Caipora ou caapora.

05 – Assinale somente a alternativa correta:
a) Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?
(X) Gritos longos e estridentes.
(   ) Árvores destruídas no caminho.
(   ) Rastros de porco-do-mato.
(   ) Sons de tempestade.

b) O Curupira testa a resistência das árvores para:
(   ) protegê-las dos índios.
(X) saber se elas não cairão com a chuva forte.
(   ) atrair suas vítimas humanas.
(   ) assustar os destruidores da floresta.

c) A história do Curupira é sobre um:
(   ) demônio que assusta os animais da floresta.
(   ) índio que usa abanadores e flechas.
(   ) homem que se perde na mata e fica apavorado.
(X) anão que protege as árvores e os animais.

d) O Curupira vive em:
(   )aldeias.                (   )cidades.              
(X)matas.                  (   ) troncos.

e) As pessoas têm medo porque o Curupira:
(X) persegue quem destrói a natureza.    
(   ) toca tambores escondido durante a noite.
(   ) protege as árvores das tempestades.
(   ) ataca os animais selvagens e perigosos da mata.

f) No texto, a palavra enfurecido significa
(   )apressado.                  (X)furioso.          
(   )desajeitado.                (   ) barulhento.

06 – Escreva a quem refere-se os pronomes grifados nas frases abaixo:
a) Para os índios, ele é o demônio da floresta. 
      Curupira.

b) Eles deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas. 
      Os índios.  
   
c) O Curupira odeia os homens que destroem as matas, por isso gosta de protegê-las dos caçadores. 
      As matas.

07 – Grife no texto uma palavra monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba e uma polissílaba. Depois transcreva-as para a tabela abaixo:
MONOSSÍLABA
  DISSÍLABA
 TRISSÍLABA
POLISSÍLABA
     Faz
     Matas
     Cidades
   Curupira

08 – Grife, de azul, cinco palavras da lenda (aleatoriamente).  
        Depois escreva-as abaixo em ordem alfabética.
      Caçam – destroem – imitam – protetor – vítimas.

09 – Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente.
(  ) estridente  –  índios  –  deixan
(  ) enfurecido  –  tanbores  –  destroem
(X) tronco – tempestade – caçam.


10 – No trecho ¨Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe achar o caminho de volta...¨. As reticências foram usadas para indicar:
(  ) uma pergunta.
(X) a continuidade de uma ideia.
(  ) a fala de alguém.       


ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA - COM GABARITO


ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA – S OU Z / G OU J/ X OU CH/ SS, S, CH/ E
OU I / H
(PESQUISA NO DICIONÁRIO)



01 – Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A)    FRANCESA
B)    HOLANDESA
C)    JAPONESA
D)    MARQUESA
E)    PRINCESA
F)     RAPIDEZ
G)    LEVEZA
H)    NITIDEZ
I)     CANALIZAR
J)     TRAUMATIZAR
K)    PADRONIZAR
L)     POUSADA
M)    COISA       
N)    AUSÊNCIA
O)    SOUSA
P)    QUISESSE
Q)    PUSEMOS
R)    POBREZA
S)    DEMOCRATIZAR

02 – Complete as palavras usando G ou J nos espaços:

A)    CANJICA
B)    LOJISTA
C)    CEREJEIRA
D)    GORJETA
E)    VIAJAR
F)     VIAGEM
G)    AREJAR
H)    ENFERRUJAR
I)     CORAGEM
J)     ESTIAGEM
K)    VERTIGEM
L)     FULIGEM
M)    FERRUGEM
N)    PENUGEM
O)    JILÓ
P)    BERINJELA
Q)    ACARAJÉ
R)    JECA
S)    JERIMUM
T)    ADÁGIO
U)    PRIVILÉGIO
V)    VESTÍGIO

03 – Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:
A)    FAIXA
B)    TROUXA
C)    ENCAIXADO
D)    DEIXAR
E)    ENXOVAL
F)     ENXOTAR
G)    ENXAGUAR
H)    ENCHER
I)     ENCHENTE
J)     ENCHARCAR
K)    MÉXICO
L)     MEXICANO
M)    MEXER
N)    MEXERICA
O)    MECHA
P)    DESLEIXO
Q)    FLECHA
R)    MACHUCADO
S)    FAXINA.

04 – Complete as palavras usando SSÇ ou S nos espaços:
A)    DETENÇÃO
B)    CONTENÇÃO
C)    ABSTENÇÃO
D)    PROGRESSÃO
E)    TRANSGRESSÃO
F)     REGRESSÃO
G)    EXPRESSÃO
H)    REPRESSÃO
I)     SUPRESSÃO
J)     PRETENSÃO
K)    ASCENSÃO
L)    COMPREENSÃO
M)   MIÇANGA
N)   AÇAFRÃO
O)   OPRESSÃO
P)   EXPULSÃO 
Q)   PAÇOCA
R)   APREENSÃO
S)   MUÇULMANO.

05 – Complete as palavras usando E ou I nos espaços:

a)   ABENÇOE.
b)   POSSUI.
c)   CONTINUE.
d)   CONTRIBUI.
e)   PONTUE.
f)    SUMI.
g)   ANTIAÉREO
h)   ANTEVÉSPERA
i)    ANTIBIÓTICO
j)    ANTEDILUVIANO
k)   CÃIMBRA
l)    MALCRIADO
m)  PRIVILÉGIO
n)   DOI.
o)   PERDOE.
p)   VADIAR
q)   RETRIBUI.
r)    BESOURO
s)   CAQUI.

06 – Complete os espaços com a consoante H, se necessário:

a)   -- ERVA
b)   HÁBITO
c)   HONESTO
d)   -- INVERNO
e)   -- ANDORINHA
f)    HIATO
 g)   HAVER
h)   HABITAÇÃO
i)    -- ONTEM
j)    -- ÚMIDO
k)   -- IATE
l)    -- OMBRO
m) HÉLICE
n)   HÉRNIA
o)   HOMOLOGAR
p)   HULHA
q)   HUMOR
r)    HOMENAGEM
s)   DESUMANO.


domingo, 5 de agosto de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): UMAS E OUTRAS - (CHICO BUARQUE) - COM CLARA NUNES - QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Umas e Outras

                                             Chico Buarque
Se uma nunca tem sorriso
É pra melhor se reservar
E diz que espera o paraíso
E a hora de desabafar
A vida é feita de um rosário
Que custa tanto a se acabar
Por isso às vezes ela pára
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar

Se a outra não tem paraíso
Não dá muita importância, não
Pois já forjou o seu sorriso
E fez do mesmo profissão
A vida é sempre aquela dança
Onde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar

Mas toda santa madrugada
Quando uma já sonhou com Deus
E a outra, triste enamorada
Coitada, já deitou com os seus
O acaso faz com que essas duas
Que a sorte sempre separou
Se cruzem pela mesma rua
Olhando-se com a mesma dor
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar
Que dia! Cruzes, que vida comprida
Pra que tanta vida pra gente desanimar.

Entendendo a canção:
01 – A canção pode ser dividido em três partes. Delimite cada uma segundo os títulos propostos: a mulher que reza, a prostituta, o encontro das duas.
·        1°: verso 1 ao verso 11.
·        2°: verso 12 ao verso 22.
·        3°: verso 2 até o fim.

02 – Da enumeração seguinte, separe: em uma coluna, o que tiver relação com a religiosa; em outra, o que tiver relação com a prostituta.
        Uma; indiferença pelas coisas espirituais; outra; contas pra rezar; dança; valorização do espírito; sorriso forjado; circunspecção; calçada pra caminhar.
·  Religiosa: uma; contas pra rezar; valorização do espírito; circunspecção.
· Prostituta: indiferença pelas coisas espirituais; outra; dança; sorriso forjado; calçada pra caminhar.

03 – Ao caracterizar as duas personagens, a canção utiliza fundamentalmente a oposição de ideias: a cada traço atribuído à religiosa, corresponde outro atribuído à prostituta.
a)   Como se chama essa figura de estilo?
Antítese.

b)   Qual o efeito poético que resulta dessa oposição?
O poeta enfatiza as diferenças entre as duas.

04 – A palavra sorriso ocorre nas duas primeiras estrofes com conotações diferentes. Quais são essas conotações?
      No primeiro caso, expressão da alegria terrena;
      No segundo caso, recurso utilizado no trabalho da prostituta.

05 – Nas duas primeiras estrofes, apesar da antítese que caracteriza a vida das duas personagens, existe um traço de identidade entre elas. Que versos denotam essa ideia?
      Os três últimos versos de cada estrofe, em que ambas lamentam a rotina de seu dia-a-dia.

06 – Na primeira estrofe, a palavra conta tem dois significados. Quais?
      Pequena esfera com orifício no centro, usada para fazer rosário, colar, etc. (verso 10). Aritmética (verso 11).

07 – O poeta utiliza duas metáforas para expressar o conceito de vida de cada personagem. Quais são essas metáforas?
      Rosário e calçada.

08 – Releia os versos:
        “Pra que tanta conta / Já perdi a conta de tanto rezar.”
        “Tem tanta calçada pra se caminhar.”
        A palavra conta do verso 10 corresponde a uma palavra do verso 22. Qual?
      Calçada.

09 – A antítese entre uma e outra desfaz-se na terceira estrofe. Em que verso?
      No verso 29.

FÁBULA : O VENTO E O SOL - ESOPO -(SÉRIES INICIAIS)- COM GABARITO

Fábula: O Vento e o Sol     

                           Esopo

        O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte.
        De repente, viram um viajante que vinha caminhando.
        – Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa! – propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem.
        O vento começou a soprar com toda a força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desesperado, então o vento retirou-se.
        O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo o esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó.

        Moral da história: A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

Entendendo a fábula:
01 – Qual o título do texto?
      O vento e o sol.

02 – Por que o sol é o vento estavam disputando?
      Para saber qual dos dois era mais forte.

03 – Qual dos dois conseguiu fazer o homem tirar o casaco?
      Foi o sol que conseguiu fazer o homem tirar o casaco.

04 – O que o vento fez ao perceber que não conseguia fazer o homem tirar o casaco?
      O vento se retirou.

05 – Onde o sol estava escondido?
      Atrás de uma nuvem.

06 – De acordo com a moral, quem é mais forte?
      A bondade e a amabilidade.

 07- Observe a seguinte passagem da fábula:

“O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando, e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa [...]”.

 As informações sobre o Vento e o Sol revelam que as personagens

a) apresentam-se como fenômenos naturais, na fábula.

b) apresentam características de animais que participam da fábula.

c) não podem ser considerados personagens da fábula.

d) são seres inumanos que, na fábula, têm comportamentos humanos.

08- Com base nas questões anteriores, conclua: em relação às personagens, a figura de linguagem presente na fábula é

a) antítese.

b) metonímia.

c) onomatopeia.

d) personificação.

09- A moral da fábula O Sol e o Vento é “A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência”. Os pares de palavras “bondade/amabilidade” e “fúria/violência” produzem, no enunciado, efeitos de sentido de

a) antítese.

b) metonímia.

c) onomatopeia.

d) personificação.

 10 – Tanto no título da fábula quanto no “corpo” do texto, as palavras “Vento” e “Sol” estão escritas com letra inicial maiúscula, porque:

a)   O autor errou ao escrevê-las.

b)   O autor cometeu erros de digitação.

c)   São personagens da fábula.

d)   São fenômenos da natureza.

11 – Como conclusão desta atividade, proponha outra moral para a fábula, porém com o cuidado de preservar o mesmo sentido.

      Resposta pessoal do aluno.