sexta-feira, 22 de junho de 2018

TEXTO: O SEGREDO DA AVENIDA REBOUÇAS - NANDO REIS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: O Segredo da Avenida Rebouças


        Quando eu era pequeno, minha mãe tinha uma linda bolsa de contas brancas, com uma alça curta de argolas, parecida com uma corrente, e um sistema de abrir que era formidável. Lembro que essa bolsa me marcou. Eu achava que minha mãe ficava linda quando a usava. Naquela época, a gente morava em São Paulo, perto de uma avenida chamada Rebouças. Nunca entendi direito o que queria dizer esse nome.
    

           Era um nome estranho, diferente das ruas que têm nome de gente (em geral, de gente que a gente nunca sabe quem foi) ou das ruas que têm nome de datas importantes.
        Mais tarde, quando comecei a viajar pelo Brasil, por causa do meu trabalho, encontrei muitas ruas com o mesmo nome em cidades diferentes. Toda cidade tem uma rua, que em geral é uma avenida, chamada “7 de Setembro”. Nas cidades pequenas, quase sempre é a rua principal, ao lado da matriz. Matriz é a igreja mais importante, a maior, que fica numa praça no centro das cidades.
         Além das ruas “7 de Setembro”, sempre há uma rua “XV de Novembro” (esse XV quer dizer 15, como os romanos escreviam os números antigamente). Tanto 7 de setembro como 15 de novembro são datas importantes da História do Brasil. São o Dia da Independência e o da Proclamação da República. Por isso, viraram nomes de ruas.
        Mas há outras datas tão ou mais importantes que nunca vi em rua nenhuma. Uma delas é 25 de dezembro, dia do Natal. Alguém conhece alguma rua chamada “25 de Dezembro”? Tudo bem que é uma festa de uma religião e há pessoas de outras religiões que não comemoram o Natal. Mas, de qualquer maneira, mexe com todo mundo e é feriado quase em todos os países. Certamente o dia 25 de dezembro é mais importante do que o dia 9 de julho (dia da Revolução Constitucionalista). No entanto, há sempre uma avenida “9 de Julho”.
        E, se o motivo principal para as pessoas virarem nome de rua é a importância do seu feito, por que não temos uma enxurrada de ruas “Pedro Álvares Cabral”? Afinal, foi o Pedro quem descobriu o Brasil.
        Mas, voltando a avenida Rebouças, descobri que existe um túnel no Rio de Janeiro com esse nome. E continuo a saber o que ele significa. Como desde pequeno a avenida Rebouças me faz lembrar da bolsa de contas brancas da minha mãe, decidi que o nome Rebouças, para mim, quer dizer “A Bolsa de Novo”.
        Querem saber por quê? Oras, quando você refaz uma coisa, isso quer dizer que você faz de novo. Quando você lembra, você lembra de novo. Quando você recomeça, você começa de novo. Então, “Re-bouças”, seria o mesmo que dizer. A bolsa de contas brancas de novo. Dessa maneira, quando desço a avenida ou atravesso o túnel, é como se eu estivesse vendo aquela linda bolsa de novo, no banco do carro, ou no colo de minha mãe. E isso me dá uma grande sensação de alegria.
        Acho que para cada um de nós acontecem coisas desse tipo. Algumas palavras que, quando você ouve, te fazem pensar numa outra coisa completamente diferente do que ela significa. E daí, pra você, é como se ela tivesse um sentido secreto. Tente se lembrar de palavras desse tipo. Como requeijão. Será que não é “queijo de novo”? Não sei. Pense nas palavras dessa maneira e tenho certeza de que você vai se divertir.

             Nando Reis. Revista Zá. São Paulo: Pinus, n. 1, julho, 1996.

Entendendo o texto:
01 – Com uma única palavra, indique qual a sua primeira impressão sobre o texto.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto do texto?
      O assunto do texto é sobre palavras que, ao serem ouvidas, nos fazem pensar numa outra coisa. Além disso, o autor faz comentários sobre nomes de ruas.

03 – Qual é “o segredo da avenida Rebouças”?
      Para o narrador, lembra a bolsa da mãe, juntamente com uma grande sensação de alegria.

04 – Que expressões o autor utiliza para caracterizar a palavra Rebouças?
      A bolsa de novo, nome estranho.

05 – O que levou o narrador a considerar que “Rebouças” significava “bolsa de novo”?
      Se refazer é fazer de novo, se relembrar é lembrar de novamente, se recomeçar é começar de novo, então “Re-bouças” é o mesmo que dizer “A bolsa de novo”.

06 – Explique com suas palavras o que o narrador do texto quis dizer com as ideias apresentadas no último parágrafo.
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Releia o segundo parágrafo e responda:
a)   A que público leitor o autor do texto se dirige?
Pessoas muito jovens (crianças e pré-adolescentes) devido à simplicidade da linguagem.

b)   Como você chegou a essa conclusão?
Resposta pessoal do aluno.

08 – Como você pode comprovar que o texto é uma história e está escrita em primeira pessoa?
      O texto foi estruturado na forma de um relato. Para isso, foram criadas personagens que se situam num tempo e num espaço. Entre elas, se destaca o narrador-personagem, responsável pelo relato. Daí o emprego da 1ª pessoa: “Quando eu era pequeno” ... “descobri que existe um túnel” ...

09 – Para você qual é a data mais importante, relatada no texto? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Que outras ruas você conhece que indicam datas ou acontecimentos importantes da história de nosso país?
      Resposta pessoal do aluno.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - CELESTE, A ESTRELA-DO-MAR - COM GABARITO

Texto - Celeste, a estrela-do-mar

        Celeste era uma estrela-do-mar muito feliz. Então, em uma terrível tempestade, Celeste se desgrudou de sua bela pedra cheia de corais. Celeste foi parar em um lugar muito perigoso: nas costas de um enorme peixe. Então, apareceu um tubarão com uma cara nada boa. E agora? O tubarão estava se aproximando e era muito grande! Os dois começaram a brigar e Celeste quis sair dali rapidinho! E, quando conseguiu fugir, percebeu que o tubarão tinha arrancado um bracinho seu. Ai, que dor! Ela foi caindo, cindo, e parou no fundo do mar. Celeste ficou bem quietinha... E triste. Achava que estava muito feia por ter virado uma estrela com apenas quatro pontas... Mas que coisa! O tempo foi passando e algo estava mudando em Celeste. Que surpresa! Viu que o seu bracinho tinha voltado naturalmente. Agora, Celeste tinha cinco pontas de novo e era a estrela mais feliz do mar!
                                                                  Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Celeste, a estrela-do-mar.

02 – O que aconteceu com a terrível tempestade?
      Celeste se desgrudou de sua bela pedra cheia de corais.

03 – Onde Celeste foi parar?
      Em um lugar muito perigoso, nas costas de um enorme peixe.

04 – Ao fugir, o que Celeste percebeu?
      Que o tubarão tinha arrancado um bracinho seu.

05 – Com o passar do tempo, o que mudou em Celeste?
      Seu bracinho tinha voltado naturalmente.

.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A CONTADORA DE HISTÓRIAS - COM GABARITO

Texto - A contadora de histórias

        Gabi ganhou uma fantasia de borboleta de sua tia Ver, e junto com a fantasia ganhou também um livro com várias histórias. Gabi estava achando tudo muito divertido. Vestida com a fantasia de borboleta, Gabi perguntou para sua mãe se poderia convidar os amigos Riki e Ben para ouvirem as belas histórias do livro que tinha ganhado da tia Vera. A mãe de Gabi concordou, e disse que iria preparar um gostoso bolo para essa turminha animada. Gabi pulou de alegria, dizendo:
        - Viva! Meus amigos vão adorar ouvir as histórias.
        Riki e Ben chegaram à casa de Gabi e levaram um susto quando viram a amiga como uma borboleta. Gabi explicou que era apenas uma fantasia, e eles acharam muito engraçado. Ouviram as histórias, comeram bolo e brincam para valer.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o Texto:
01 – Qual o título do texto?
      A contadora de histórias.

02 – O que Gabi ganhou?
      Uma fantasia de borboleta e junto um livro de histórias.

03 – A mãe de Gabi preparou o que?
      Um bolo para os amigos de Gabi.

04 – Como Riki e Ben reagiram ao ver Gabi com a fantasia de borboleta?
      Levaram um susto, mas acharam muito engraçado.

05 – Como foi a tarde deles?
      Ouviram as histórias, comeram bolo e brincaram bastante.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): O POETA ESTÁ VIVO - BARÃO VERMELHO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): O Poeta Está Vivo

                                      Barão Vermelho
Baby, compra o jornal
E vem ver o sol
Ele continua a brilhar
Apesar de tanta barbaridade

Baby, escuta o galo cantar
A aurora dos nossos tempos
Não é hora de chorar
Amanheceu o pensamento

O poeta está vivo
Com seus moinhos de vento
A impulsionar
A grande roda da história

Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento

Se você não pode ser forte
Seja pelo menos humana
Quando o papa e seu rebanho chegar
Não tenha pena

Todo mundo é parecido
Quando sente dor
Mas nu e só ao meio dia
Só quem está pronto pro amor

O poeta não morreu
Foi ao inferno e voltou
Conheceu os jardins do Éden
E nos contou

Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento

Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento

O poeta não morreu
Foi ao inferno e voltou
Conheceu os jardins do Éden
E nos contou

Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento

Mas quem tem coragem de ouvir
Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento.
                                                      Composição: Dulce Quental

Entendendo a canção:
01 – Na primeira estrofe a que barbaridade a música se refere?
      As barbaridades queremos no jornal todo DIA.

02 – O que significa dizer “O sol continua a brilhar”?
      Dá a ideia de que ainda se suporta essa situação sem fazer NADA.

03 – De acordo com a canção quem é capaz de modificar-se? Como?
      O poeta. Na letra diz que ele move o moinho. Provavelmente é por FALAR aquilo que está errado e APONTAR soluções.

04 – Mas para que os sonhos do poeta se concretizem é preciso o quê?
      É incerto, mas o poeta tem que INFLUENCIAR pessoas. A gente vê isso no plural de moinho de vento.

05 – Na última estrofe o que significa dizer o que ele também conheceu os jardins do Eden?
      No mínimo duas razões:
      1ª Ele leu a Bíblia e viras promessas de Deus para nós e nos relatou.
      2ª O poeta é o diabo.

06 – Como o poeta nos conta sua experiência?
      Na expressão “Quem tem coragem de ouvir”, indica que ele falou oralmente.

07 – Na canção exista uma ideia de modificar o mundo através do quê?
      Das ideias do poeta, quando forem colocadas em prática.

08 – Conte com suas palavras o que o poeta transmite nessa canção para você.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Esta canção foi composta com o objetivo de fazer uma homenagem a quem?
      Para o CAZUZA, quando estava retornando para o Brasil, vindo dos Estados Unidos, onde estivera à beira da morte, devido complicações causadas pela AIDS.

10 – Nos versos:
        “Mas quem tem coragem de ouvir
         Amanheceu o pensamento
         Que vai mudar o mundo
         Com seus moinhos de vento”.

A que o poeta se refere?
      Refere-se aqueles que tem ousadia para ouvir o novo, porém com capacidade crítica para avaliar aquilo que está ouvindo. Os versos chamam o ouvinte a assumir posturas transformadoras, abdicar dos pré-conceitos estabelecidos pela sociedade.


FILME(ATIVIDADES): MEIA NOITE EM PARIS - WOODY ALLEN - SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): MEIA NOITE EM PARIS

 Data de lançamento 17 de junho de 2011 (1h 40min)
Direção: Woody Allen
Gêneros Comédia Romance
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Entendendo o filme:
01 – Onde Inez quer morar depois do casamento com Gil?
a)   Beverly Hills.
b)   Santa Mônica.
c)   Malibu.
d)   Bel Air.

02 – Por que Adriana escolheu ficar no passado?
a)   Ela está deslocada da realidade.
b)   Ela está encantada com a Belle Époque.
c)   Recebeu uma proposta de emprego para desenhar figurinos de ballet.
d)   Todas as alternativas.

03 – Quem Gil não encontra em suas aventuras?
a)   Sylvia Plath.
b)   Salvador Dali.
c)   Ernest Hemingay.
d)   Pablo Picasso.

04 – Do que trata o livro do Gil?
a)   Um homem que trabalha em uma loja de antiguidades.
b)   Um pintor surrealista.
c)   Um escritor em crise.
d)   Um homem traído pela esposa.

05 – Que período Adriana considera a era de ouro de Paris?
a)   Década de 1920.
b)   Década de 1940.
c)   A Belle Époque.
d)   Depois da Segunda Guerra Mundial.

06 – Por que Adriana foi a Paris?
a)   Para estudar costura.
b)   Para se relacionar com homens casados.
c)   Para se relacionar com artistas loucos.
d)   Para estudar história da arte.

07 – Por que Gil tentou roubar os brincos de Inez?
a)   Para dar a Adriana.
b)   Pala ele mesmo.
c)   Para dar a Gabrielle.
d)   Para dar a Inez.

08 – Para onde a carruagem leva Gil e Adriana?
a)   Casa de Gertrudes Stein.
b)   Café de Paris.
c)   Café de Flore.
d)   Maxim’s.

09 – Quem Adriana começou a namorar depois de Picasso?
a)   Van Gogh.
b)   Hemingway.
c)   Matisse.
d)   Dali.

10 – O que o protagonista faz pra viver?
a)   Escreve roteiros para filmes de Hollywood.
b)   Ele é dramaturgo.
c)   Ele é ator.
d)   É um romancista famoso.

11 – Com qual problema o protagonista está lidando?
a)   A descoberta de estar sendo traído.
b)   Escrever seu próximo roteiro.
c)   Morte na família.
d)   Escrever seu primeiro romance.

12 – Para quem Gil entrega seu manuscrito?
a)   Zelda Fitzgerald.
b)   Ernest Hemingway.
c)   F. Scott Fitzgerald.
d)   Gertrudes Stein.

13 – Em que ano o filme foi lançado?
a)   2011.
b)   2009.
c)   2013.
d)   2014.

POESIA PARA SÉRIES INICIAIS: O GALO ALUADO - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

Poesia: O galo aluado
                    Sérgio Capparelli

O galo aluado
Subiu no telhado,
Sentiu-se tão só,
Cocorissó, cocorissó!

O galo aluado
Subiu no telhado,
E chamou pelo sol,
Cocorissol, cocorissol!


O galo aluado
Subiu no telhado,
E viu o caracol,
Cocoricol, cocoricol!

O galo aluado
Subiu no telhado,
E exclamou para o cão:
Cocoricão, cocoricão!

O galo aluado
Subiu no telhado,
E saudou a lua,
Cocorilua, cocorilua.
O galo aluado
Cochilou no telhado,
E ouviu assustado,
Cocorigalo, cocorigalo.

Eram o caracol,
Cão, lua e sol
Que acudiam
Do triste chamado
Do galo aluado.

Vocabulário:
Aluado: amalucado

Entendendo a poesia: 
01 – O galo aluado subiu no telhado e ficou cantando “cocorissó, cocorissó”. Porque ele cantava assim?
        Porque ele se sentia sozinho.

02 – Quem o galo aluado ficava chamando do telhado?
      O sol.

03 – Quem o galo aluado viu do telhado?
      O caracol.

04 – Quem o galo aluado saudou do telhado?
      Ele saudou a lua.

05 – Quem acudiu ao triste chamado do galo aluado?
      O caracol, o cão, a lua e o sol.

06 – Você já se sentiu muito sozinho alguma vez? por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Como você faz para conseguir novos amigos?
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Qual o significado da palavra aluado?
      Significa maluco.

09 – Escreva duas frases usando a palavra aluado?
      Resposta pessoal do aluno.

10 - Escreva:
a.   O nome da poesia:
O galo aluado

b.   O nome do poeta:
Sérgio Caparelli

c.   O que o galo cantou quando:
Sentiu-se só: cocorissó
Viu o caracol: cocoricol
Saudou a lua: cocorilua
Chamou pelo sol: cocorissol
Exclamou para o cão: cocoricão

d.   Escreva como você acha que o galo aluado continuaria chamando: um gato, um porco e um leão?
Resposta pessoal do aluno.

e.   Escreva duas frases sobre o galo aluado:
         Resposta pessoal do aluno