quinta-feira, 14 de junho de 2018

TEXTO: QUE TAL FALAR DO QUE NÃO É AMOR? AUGUSTO SCHIMANSKI - COM GABARITO


Texto: QUE TAL FALAR DO QUE NÃO É AMOR?
       
                                             Augusto Schimanski


        Já falou-se tanto em amor, amizade e paixão... Que tal falarmos do que NÃO é amor? Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É carência. Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É falta de amor próprio. Se você acredita que "ruim com ela(e), pior sem ela(e)", e sua vida fica vazia; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro - isso não é amor. É dependência. Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor (a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, e ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor. É egoísmo. Se você não sente desejo; não se realiza, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É amizade. Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas em um momento íntimo combinam perfeitamente, isso não é amor. É desejo. Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor. É paixão.
        Agora, sabendo o que não é amor, fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo e procurar resolver a situação. Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho e desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado. Aí sim, este é o verdadeiro e eterno AMOR. Meu pai disse-me um dia: "Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida: - Uma AMIGA: aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada; - Uma AMANTE: aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos; - Uma PAIXÃO: aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importa se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso. Mas, se você conseguir reunir essa três pessoas numa só - pode ter certeza meu filho: - "Você encontrou a felicidade."
                                                                                 Texto adaptado.
Entendendo o texto:

01 – Para o autor qual é a diferença entre carência e dependência? Você concorda com ele? Explique.
      Para o autor carência é quando precisamos de alguém para sermos felizes.
      Dependência é quando existimos em função do outro, ou seja, quando não temos vida própria.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Após a leitura do texto, explique qual é a semelhança e qual é a diferença entre ambos?
      Os dois tratam do mesmo tema “o amor”. Porém ambos trazem informações diferentes sobre o amor, e o que não é amor, segundo a concepção do autor Augusto Schimanski.

03 – Segundo Augusto Schimanski o que é o amor?
      Quando me programo para atrair alguém que sinta por mim o mesmo desejo e carinho que sinto por essa pessoa. E juntos construímos um relacionamento equilibrado. Esse é o verdadeiro amor.

04 – Para você o que é amor?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Agora é sua vez de produzir um texto com o tema “amor”. Você poderá utilizar o texto como base para a sua produção. Seu texto deverá conter:
     · Parágrafo (mínimo três)
·        Introdução, desenvolvimento e conclusão;
     · Pontuação;
     · Acentuação obedecendo regras da nova ortografia;
     · Coesão e coerência;
     · Título;
     · No mínimo 15 linhas.
     · Modalidade dissertativo-expositivo.
      Resposta pessoal do aluno.


TEXTO: ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO SOCIAL E DESENHO UNIVERSAL - COM GABARITO



TEXTO: Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver   
  
        "A acessibilidade é um direito, não um privilégio", William Loughborough.

          Como definir "acessibilidade"?
        O dicionário nos diz que "acessibilidade" é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era "eliminação de barreiras", pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
        A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
                                                                                         Retirado de:   http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade.html.

Entendendo o texto:
01 – A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
      Acessibilidade é a capacidade de pessoas com deficiência física poderem ter acesso a lugares em que pessoas sem deficiência também podem ir.

02 – Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
      Barreiras arquitetônicas, segundo o texto, são como uma cidade é construída, podendo ser considerados obstáculos a quem alguma deficiência. Uma biblioteca que dá acesso somente por meio de uma escada pode ser um exemplo de barreira arquitetônica.

03 – O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?
      O uso de parênteses tem a função de explicar o que foi dito anteriormente. No texto, o autor justificou a razão de quais as pessoas que tinham uma sensação negativa, ou seja, expôs que uma situação que não se limita a uma parcela da sociedade.

04 – Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.
      Resposta pessoal. Exija que o discente não responda apenas “sim” e “não”.

TEXTO: HEPATITE: SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS - LEONARDO PEIXOTO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Hepatite: sintomas, tratamentos e causas

        O que é Hepatite?
 Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.

Tipos: A hepatite pode ser dividida de acordo com suas causas em:
Hepatite alcoólica
Hepatite medicamentosa
        Falaremos mais sobre cada uma delas: cada tipo de hepatite tem causas diferentes:

Hepatite A: O vírus da hepatite tipo A (HAV) é transmitido por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra por via sexual.

Hepatite B: O vírus da hepatite tipo B (HBV) é transmitido principalmente por meio de fluidos corporais. Usuários de drogas injetáveis e pessoas submetidas ao uso de material cirúrgico contaminado e não-descartável e lâminas de barbear ou alicates compartilhados têm maior risco de contrair esta forma de hepatite. Este vírus pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de métodos de barreira, como os preservativos. Pode ainda ser transmitido verticalmente, da mãe para os filhos.

Hepatite C: O vírus da hepatite tipo C (HCV) é transmitido sobretudo pelos fluidos corporais. Usuários de drogas injetáveis e pessoas submetidas ao uso de material cirúrgico contaminado e não-descartável e lâminas de barbear ou alicates compartilhados têm maior risco de ter este tipo de hepatite. O vírus também pode ser passado pelo via sexual, reforçando a necessidade do uso de preservativos e outros métodos de barreira.

Hepatite alcoólica: Pode ser causada pelo uso abusivo de álcool que pode levar a uma hepatite alcoólica crônica ou desencadear um processo crônico que leve a cirrose e insuficiências hepáticas.

Hepatite medicamentosa: Vários medicamentos (inclusive fitoterápicos) podem lesar o fígado e para certos remédios o risco é tão elevado que o fígado deve ser monitorado com exames laboratoriais periódicos para, no caso de ocorrer lesão hepática, suspender precocemente o medicamento.

Hepatite autoimune: Como resultado de uma falha no sistema imunológico, este começa a produzir anticorpos que vão reagir contra o próprio fígado. Mais comum em mulheres, este processo pode se desenvolver de forma crônica, com períodos de exacerbação, e até levar à cirrose hepática se não tratado adequadamente.

Esteato-hepatite não alcoólica: O acúmulo de gordura no fígado chamado de esteatose hepática, que acomete cerca de 20% dos brasileiros, pode evoluir para uma forma inflamatória (esteato-hepatite não alcoólica) com risco de cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular.

Outros agentes etiológicos
·        Vírus da hepatite D e E, além de outros vírus, bactérias e parasitas.
·        Substâncias tóxicas como toxinas industriais (por exemplo, tetracloreto de carbono) e aflatoxina (produzida por alguns fungos)
·        Doenças do metabolismo como hemocromatose, doença de Wilson, deficiência de alfa-1-antitripsina, amiloidose
·        Secundária a doenças biliares ou sistêmicas.

Fatores de risco
      Os fatores de risco para ter uma hepatite estão relacionados aos agentes causadores da hepatite. Podemos destacar como fatores de risco:
·        Consumo de água e alimentos contaminados.
·        Sexo desprotegido.
·        Compartilhar agulhas para uso de drogas injetáveis.
·        Uso de material cirúrgico contaminado e não-descartável.
·        Compartilhar lâminas (cuidado em sessões de depilação ou tatuagem, manicure e barbearia).
·        Compartilhar escova de dentes.
·        Não usar material de proteção individual ao lidar com produtos biológicos.
·        Uso abusivo de álcool e medicamentos.
·        Não receber as vacinas contra as hepatites a e b se houver indicação.
                                                              http://www.minhavida.com.br                                 
 Revisado por Leonardo Peixoto
Gastroenterologia - CRM 780553/RJ
Entendendo o texto:
01 – O que é a hepatite?
      É uma inflamação do fígado.

02 – O que causa a hepatite?
      As causas mais frequentes são as infecções virais, o consumo de bebidas alcoólicas ou outras substâncias tóxicas.

03 – Como é transmitida a hepatite do tipo A?
      Por água, alimentos e objetos contaminados com fezes.

04 – As hepatites do tipo B e C são transmitidas principalmente como?
      Pelo sangue e seus componentes individuais ou por material contaminado com sangue.

05 – As hepatites B e C podem ser transmitidas por contato sexual?
      O vírus da hepatite B pode, já o da C pode ocorrer, mas é raro.

06 – Qual a diferença com relação aos sintomas de um tipo para outro?
      Os sintomas quando surgem são muito semelhantes, porém as B e C podem evoluir para uma cirrose ou até câncer de fígado.

07 – Como é o tratamento para hepatite?
      É específico para cada tipo. Somente um profissional da saúde pode diagnosticar e identificar o tipo e prescrever tratamento.

08 – Como é feita a prevenção da hepatite?
      Em alguns tipos por meio da vacinação, mas os cuidados de higiene e a proteção individual são essenciais.

09 – Quais são os fatores de risco da hepatite?
      Os fatores de risco para ter uma hepatite estão relacionados aos agentes causadores da hepatite.

10 – Cite três exemplos de fatores de risco da hepatite.
·         Consumo de água e alimentos contaminados.
·        Sexo desprotegido.
·         Compartilhar lâminas (cuidado em sessões de depilação ou tatuagem, manicure e barbearia).
   


quarta-feira, 13 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): PASSAREDO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Passaredo

                                  Chico Buarque
Ei, pintassilgo
Oi, pintarroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu
Foge asa-branca
Vai, patativa
Tordo, tuju, tuim
Xô, tié-sangue
Xô, tié-fogo
Xô, rouxinol sem fim
Some, coleiro
Anda, trigueiro
Te esconde colibri
Voa, macuco
Voa, viúva
Utiariti
Bico calado
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí

Ei, quero-quero
Oi, tico-tico
Anum, pardal, chapim
Xô, cotovia
Xô, ave-fria
Xô, pescador-martim
Some, rolinha
Anda, andorinha
Te esconde, bem-te-vi
Voa, bicudo
Voa, sanhaço
Vai, juriti
Bico calado
Muito cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
O homem vem aí.
                                Composição: Chico Buarque / Francis Hime

Entendendo a canção:
01 – A canção “Passaredo” enumera uma série de espécies de aves: pintassilgo, uirapuru, macuco, sanhaço, etc. Na região onde você mora existem, ainda, soltos na natureza, algumas destas espécies? Quais?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – A letra da canção se baseou mais na flora brasileira ou na nossa fauna?
      “Passaredo” se utiliza apenas da nossa fauna.

03 – No texto apareceram algumas interjeições. Localize-as e depois diga que ideia ou sentimento elas expressam.
      Ei, Oi: chamados para atrair a atenção; ai: inspira pena, compaixão; : é usada para espantar, enxotar aves, bichos.

04 – Para que foram usadas as vírgulas no texto?
      Para separar os vocativos (muitos) e as interjeições e marcar a entonação de voz.

05 – Dependendo da entonação de voz, de quantos formas você poderia pontuar este verso de “Passaredo”: “Foge, asa-branca.”
      Foge, asa-branca. Foge! Asa-branca.

06 – Com relação ao modo verbal, que ideia expressam os verbos: foge, some, voa da canção “Passaredo”?
      O modo verbal, nesse caso, ordena, aconselha os pássaros a fugir, sumir, voar. Trata-se do imperativo.

07 – Por que o título do texto é Passaredo? 
      Porque fala dos pássaros.

08 – Leia o texto e encontre outras palavras que sugerem aos pássaros que fujam.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Releia os versos: 
"Bico calado 
Muito cuidado 
Que o homem vem aí" 
O que o autor quis dizer com eles? 
      Para que fiquem em silêncio, para que os homens não vejam e tentem pegá-los.

10 – Refrão é o conjunto de versos repetidos. Retire-o do texto e transcreva-o no caderno.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Retire do texto as rimas correspondentes às palavras a seguir e escreva-as no caderno.
a) uirapuru: inhambu.
b) tuim: fim.
c) coleiro: trigueiro.
d) colibri: utiariti.
e) calado: cuidado.
f) chapim: martim.
g) rolinha: andorinha.
h) bem-te-vi: juriti.

12 – O que você sentiu ao ler a letra da música?
      Resposta pessoal do aluno. 





FILME(ATIVIDADES): O PAGADOR DE PROMESSAS - ANSELMO DUARTE - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Filme(ATIVIDADES): O PAGADOR DE PROMESSAS

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fenciclopedia.itaucultural.org.br%2Fobra67264%2Fo-pagador-de-promessas&psig=AOvVaw0AqcXWuFA1MQyIH4hsooMG&ust=1619299689555000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLi-ns2nlfACFQAAAAAdAAAAABAD

Data de lançamento 6 de agosto de 1962 (1h 37min)
Direção: Anselmo Duarte
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

                                      https://www.youtube.com/watch?v=IqmUD0nbR9w

Entendendo o filme:
01 – O fragmento, no contexto da obra, permite considerar correta a alternativa:
(A) Zé-do-Burro, envolvido totalmente com o objetivo de cumprir a promessa, mantém-se alheio ao comportamento transgressor de Rosa.
(B) Rosa resiste ao assédio de Bonitão motivada pelo desejo de persuadir Zé-do-Burro da urgência de voltar para a roça.
(C) Minha Tia, ao cobrar pelo caruru de Santa Bárbara, evidencia a sua descrença nos valores religiosos do candomblé.
(D) Rosa revela consciência do risco que representa a persistência de Zé de contrapor-se à autoridade constituída.
(E) Galego, num gesto desinteressado, mostra o quanto está solidário com Zé-do-Burro.

02 – Em: “O pagador de promessas”, Dias Gomes:
(A) propõe um ataque à Igreja católica, o que evidencia o caráter subversivo da obra.
(B) instiga a polícia, causadora de tragédias populares no Brasil.
(C) investe contra a ignorância do povo, fato que conduz Zé à morte.
(D) ilustra a voluptuosidade das mulheres do interior ao demonstrar os interesses de Rosa em Bonitão.
(E) demonstra, de modo hiperbólico, a relação brasileira com a fé.

03 – A linguagem de “O pagador de promessas”, Dias Gomes, é ..., à medida em que ..., numa abordagem legitimamente ...
(A) coloquial – apresenta variedades linguísticas – oral
(B) estilizada – linguagem inventiva – formal
(C) padrão – respeita a norma culta – formal
(D) despojada – respeita as diferenças regionais – estilizada
(E) beletrista – investe em tratamento artístico – moderna

04 – Quanto ao: “O pagador de promessas”, Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. A Igreja é vista como burocrática e incapaz de compreender o modo de vida dos fiéis.
II. A imprensa é ilustrada como instituição oportunista, embora se revele o desejo claro de fidelidade documental.
III. A violência final que se instaura demonstra a incapacidade das autoridades de entender o fenômeno que ali ocorria.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.

05 – “O pagador de promessas”, Dias Gomes, pode ser entendido como
(A) uma tragédia rural brasileira à medida que as questões agrárias ficam em segundo plano.
(B) uma tragédia popular brasileira, salientada pelas más-intenções das autoridades policiais.
(C) uma trama de caráter burlesco, cujo final, absurdo, ilustra a ignorância popular.
(D) um retrato da fratura social brasileira, num conflito que demonstra a incompreensão de diferentes partes.
(E) um rito de passagem de Zé para a verdadeira religião, simbolizado por sua imagem na cruz.

06 – Quanto ao personagem Zé do Burro, de O pagador de promessas, de Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. O motivo de sua promessa é a vida e a saúde de um burro, Nicolau, ferido numa tempestade.
II. O sincretismo religioso de Zé fica evidente pelo fato de ele ter feito promessa a Santa Bárbara diante de uma imagem de Insã.
III. A fé de Zé é elevada ao primeiro plano, tanto que o caso de sua mulher com Bonitão seria resolvido depois que pagasse sua promessa.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.

07 – Quanto à personagem Rosa, O pagador de promessas, Dias Gomes, considere as seguintes afirmações:
I. Rosa compartilha da mesma fé do marido – prova disso é a espontaneidade como o acompanha na promessa.
II. A cidade aparece como algo estranho na vida de Rosa, a começar pela discussão que observa entre Bonitão e Marli.
III. O envolvimento de Rosa e Bonitão ilustra bem o caráter de corrupção da cidade em relação ao modo de vida simples de Rosa e a ingenuidade de Zé.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.

08 – Considere a tabela abaixo, relacionando os papéis de determinados segmentos da sociedade, com o mecanismo de O pagador de promessas, Dias Gomes.
1. imprensa – estabelece o papel de deturpação dos reais motivos de Zé, transformando fé até mesmo em motivos políticos.
2. religiosos – preocupados com a ordem social, os religiosos apenas protegem a imagem dogmática da Igreja.
3. Galego – dono de bar, o estrangeiro tem com única preocupação auxiliar Zé do Burro a cumprir sua promessa.
4. polícia – sem compreender a situação, a polícia, chamada por Bonitão, não só não controla a situação como é responsável pelo erro trágico do desfecho da peça.
Quais relações estão corretas?
(A) Apenas 1.
(B) 1 e 2.
(C) 2 e 3.
(D) 1 e 4
(E) 1, 3 e 4.

09 – A ironia é fator importante na peça O pagador de promessas, de Dias Gomes. Considere as seguintes afirmações sobre o uso desse recurso no texto:
I. A ironia pode ser vista no fato de Zé carregar uma cruz, trabalho braçal duro, por um burro.
II. Elemento de ironia curioso é o fato de a fé se Zé do Burro “vencer” até mesmo a divindade, sobretudo quando ele mesmo diz que Santa Bárbara o abandonou.
III. Irônico também é o diálogo entre Zé e Bonitão, uma vez que Zé entrega com confiança a mulher ao gigolô.

Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.

10 – Na peça O pagador de promessas, Dias Gomes:
I - expõe um drama em que um homem de vida rural, depois de ter repartido as terras, carrega uma cruz até Salvador.
II - aborda a burocracia da Igreja, que só admite da entrada da cruz depois que Zé renegar sua fé em Insã.
III - demonstra a rivalidade religiosa dos populares que, devotos do candomblé, desejam invadir a igreja.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas II e III
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.