domingo, 7 de janeiro de 2018

OS SERTÕES - FRAGMENTOS - EUCLIDES DA CUNHA- COM GABARITO


OS SERTÕES - FRAGMENTOS
Euclides da Cunha

Texto I

        Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.
        Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
        Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . .

Texto II

        O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
[...]
        Este contraste impõe-se ao mais leve exame. Revela-se a todo o momento, em todos os pormenores da vida sertaneja -- caracterizado sempre pela intercadência impressionadora entre extremos impulsos e apatias longas.

Texto III

        Decididamente era indispensável que a campanha de canudos tivesse objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, continua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários. [...]
          Canudos não se rendeu.
          Fechemos este livro.
        Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.

 Fragmentos da obra Os Sertões de Euclides da Cunha, São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
                        Na Internet: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/sertoes.html

01 – De acordo o texto I, como é a natureza no lugar onde vive o sertanejo? Ela se mostra acolhedora ao homem?
                   A natureza NÃO mostra acolhedora.
              Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . .

02 – O texto II, ao descrever o sertanejo, apresenta como contraditória certos aspectos de sua constituição física e seu comportamento. Comente essa contradição.
      O sertanejo embora seja magro e franzino, ao mesmo tempo se torna um homem forte e trabalhador.

03 – No 1º parágrafo do texto III, o autor crítica a guerra em si e afirma que outra “guerra mais demorada e digna” deveria ser travada. Qual é essa guerra?
      A guerra de combate à seca da região nordeste.

04 – Identifique no texto II um trecho que comprove a influência de teorias raciais existente no começo do século XX.
     Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
 


POEMA: ONDA - GUILHERME DE ALMEIDA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

ONDA
Guilherme de Almeida

Morno Trapo,
Contorno farrapo,
Da onda lenço
Redonda... suspenso
Pluma pelas
De espuma, estrelas...
Lenda Resto
De renda, de um gesto
Frase de gaze, louco
Riso que é o pouco
De guizo... que há de
Ninho bondade
De arminho no alto
Onde mar... Salto
Se esconde da água
Aéreo na mágoa
Mistério... doida
De toda vida partida...

Leia o poema e responda:
01 – Qual assunto é abordado no poema Onda?
       A juventude.

02 – Identifique os principais elementos presentes no poema.
       O texto é discursivo, de ritmo exacerbado pelos versos curtos e rimados.

03 – Explique que relação o texto estabelece com o título Onda e os elementos que você identificou.
      As palavras vão descrevendo uma sonoridade arredondada, que produz uma espécie de letargia, de embriaguez. Estabelece relação com essas variações quase minimalistas no som de uma “onda”.

04 – Podemos observar o uso da figura de linguagem: paranomásias. Explique o uso desta figura.
      Paranomásias: Morno – trapo – contorno – farrapo; palavras muito parecidas semelhantes.

05 – Que versos serviram de ponto de partida para que o autor pudesse construir a impressão de movimento?
      Morno Trapo
      Contorno Farrapo.

06 – O poema apresenta muita assonância. Indique algumas delas.
      Onda/redonda; pluma/espuma; lenda/renda; resto/gesto; louco/pouco.


TEXTO: TRABALHADORES DO MUNDO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: Trabalhadores do Mundo


    Os portugueses, que descobriram o Brasil em 1500, abriram caminho para mais de 3 milhões de imigrantes que vieram compor nossa raça até 1950.

        O Japão no Brasil

      Os primeiros imigrantes japoneses – 781 pessoas ao todo – desembarcaram no porto de santos em 1908, trazidos pelo navio Kasato-Maru. Foi o início da grande imigração japonesa, que se prolongou até a década de 1950, e transformou o Brasil na nação com a maior população japonesa fora do Japão. Grande parte se instalou no Estado de São Paulo, mas há outros importantes núcleos no Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.

        Judeus de todas as partes

        Com a permissão do livre culto religioso no Brasil pela Constituição de 1891, a imigração de Judeus no país aumentou. Eles vieram de várias partes do mundo – como Marrocos, Polônia, Rússia, Turquia, Grécia e Alemanha –, especialmente após a ascensão do nazismo em 1933, e foram viver, em geral, nas cidades brasileiras, onde desenvolveram atividades ligadas ao comércio e serviços.

        Árabes em busca de paz

        No fim do século 19, grandes grupos de sírios e libaneses fugiram de seus países em virtude das dificuldades econômicas e das perseguições políticas pelo Império Turco-Otomano que tomou a Síria e o Líbano. Por essa razão, esses imigrantes eram chamados de “turcos”, denominação popular que não corresponde às suas origens.

        Ucranianos, todos ao sul

        No fim do século 19 chegaram ao Paraná os primeiros imigrantes ucranianos, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo governo do Brasil e pelo desejo de escapar dos conflitos que ocorriam em sua terra natal. Após a primeira leva de ucranianos que se concentrou no Paraná, outros grupos se fixaram em terras catarinenses, gaúchas e paulistas.

        Poloneses em missão agrícola

        Os imigrantes poloneses concentraram-se principalmente no sul, para onde foram a convite do governo brasileiro, que desejava ocupar essa região e criar os “cinturões verdes” em torno das cidades, garantindo assim o abastecimento agrícola. A Polônia, constantemente invadida desde o fim do século 18 pela Rússia, Áustria e Prússia, teve sua economia prejudicada com a concorrência dos cereais que vinham dos Estados Unidos e Canadá. Isso fez com que mais de 3,6 milhões de poloneses migrassem para outros países, e 100.000 deles viessem para o Brasil, em especial ao Paraná.

        Italianos do campo para o campo

        Em 1870, quando aumentaram na Itália as dificuldades na áreas rurais devido à crescente industrialização do norte do país, muitos italianos migraram para o Brasil. São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os estados eu mais receberam esses imigrantes, embora Santa Catarina, Paraná e Espirito Santo também possuam importantes colônias de italianos e seus descendentes.

        Alemães foram os primeiros a chegar

        Logo após a Independência do Brasil, em 1822, as primeiras colônias de imigrantes alemães foram fundadas no Rio Grande do Sul. A primeira delas foi a cidade de São Leopoldo, em 1824. O governo imperial tinha como objetivo colonizar a região e desenvolver a agricultura e, por isso, incentivou a vinda desses imigrantes, que se realizou de forma contínua por mais de um século.

      Espanhóis são os terceiros

        Os primeiros imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil em 1870, mas foi nas décadas de 1880 e 1890 que esse movimento se intensificou. Fugindo das dificuldades econômicas enfrentadas no seu país, os espanhóis formaram a terceira etnia mais numerosa a migrar para o Brasil, ficando atrás apenas de italianos e portugueses. O estado de São Paulo foi a região que mais concentrou esses imigrantes.

        Portugueses, na origem da nova raça

        Desde 1500, quando Cabral chegou ao Brasil, até a década de 1950, quando se reduziu a imigração, os portugueses sempre foram a etnia que mais migrou para cá. Espalharam-se por todo o país, mas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro se destacaram pela quantidade de lusitanos que receberam.

                                               Dados retirados do site do Memorial do Imigrante.

Entendendo o texto:

01 – Quantos imigrantes Japoneses chegaram no Brasil em 1908? E qual era o nome do navio?
      Chegaram 781 pessoas, e vieram no navio Kasata-Maru que desembarcaram no Porto de Santos.

02 – O Brasil tornou-se a nação de maior população japonesa fora do Japão. Quais foram os estados que os japoneses se instalaram?
      Uma grande parte ficou em São Paulo, e depois Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.

03 – Até que década houve a imigração japonesa?
      Prolongou até o ano de 1950.

04 – A partir de quando aumentou a imigração de Judeus no Brasil? E de que partes do mundo vieram?
      A partir da constituição de 1891, que permitiu o livre culto religioso.

05 – Em que século, grupos de Sírios e Libaneses imigraram para o Brasil? E por que motivo. E como eram chamados?
      Foi no fim do século 19. Porque foram atacados pelo Império Turco-Otomano, e fugiram pela dificuldade econômicas e das perseguições. Eram chamados de “Turcos”.

06 – Em que estado os imigrantes Ucranianos, se instalaram no fim do século 19? E depois, quais foram os outros estados?
      Eles vieram para o Paraná, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo governo. Depois, foram para a Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

07 – Para que estado os imigrantes Poloneses foram convidados? Com que finalidades?
      Foram para a região Sul. Com a finalidade de garantir o abastecimento agrícola e criar os “cinturões verdes.”

08 – Por que os imigrantes Italianos vieram para o Brasil? E quando?
      Por que aumentaram as dificuldades nas áreas rurais devido ao crescimento industrialização do norte do país. Em 1870.

09 – Quando os imigrantes Alemães chegaram ao Brasil? E qual a finalidade?
      Chegaram logo após a Independência do Brasil, em 1822, na região do Rio Grande do Sul. Com a finalidade de colonizar a região e desenvolver a agricultura.

10 – Em que ano chegaram os primeiros imigrantes espanhóis? E em que década o movimento foi intensificado?
      Chegaram em 1870. Foi intensificado nas décadas de 1880 e 1890.

11 – Qual foi o estado que mais houve a concentração dos Espanhóis?
      Foi o Estado de São Paulo.

12 – Qual foi a etnia que mais migrou para o Brasil, entre 1500 e 1950? Em que cidade se concentraram?
      Foram os Portugueses. Concentraram mais em São Paulo e Rio de Janeiro.


sábado, 6 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO : LIVRO EJA MODERNA - 8º ANO FUNDAMENTAL


EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI    
     PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE 
TURMA: 8º ANO – FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das  diferentes  linguagens; compreender e usar a língua portuguesa  como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalhar com contos e textos jornalísticos diversos, possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
Relacionar textos e ilustração, manifestando os sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
DATA
CH
CONTEÚDO
METODOLOGIA
    AVALIAÇÃO
 

16/10/2017




4H

Gênero textual: Foto – Favela Paraisópolis e condomínio de luxo.
Temática Encarando o Brasil.
Trecho da cartilha sobre direitos dos cidadãos garantidos na constituição.
Produção Textual: Tema – Políticos corruptos, povo alienado.
Aula dialogada explicativa sobre o gênero textual não verbal – Fotografia, com a temática encarando o Brasil.
Compreensão do texto no caderno.
Produção de texto Dissertativo.
Avaliação individual e diagnóstica
23/10/2017






4H
Gênero textual: Conto – Zap.
Biografia de Moacyr Scliar.
Classe gramatical: Pronomes de tratamento, demonstrativos, possessivos, indefinidos e interrogativos – Revisão.
Gênero textual: Tira de Calvin sobre genes recessivos.
Aula dialogada explicativa sobre a “Televisão”.
Leitura do conto em voz alta.
Interpretação do conto e da tira no caderno.
Revisão geral dos pronomes.
Avaliação contínua e individual.

30/10/2017




4H

Gênero textual do conto: Por um pé de feijão.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Origem do conto.
Compreensão e apontamentos das características do conto.
Simulados dos Pronomes.

Aula dialogada e explicativa sobre as características do conto e suas características.
Leitura em voz alta.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Interpretação do texto no caderno.
Aplicação da Avaliação com relação a classe gramática.
Avaliação Contínua.

03/11/2017





4H
Gênero textual: Conto – A disciplina do amor.
Produção textual - Tema: A importância do amor nos dias de hoje.
Biografia de Lygia Fagundes Telles.
Verbos; conceitos, conjugação e flexão (pessoa e número).
Aula dialogada e explicativa.
Leitura em voz alta.
Produção textual dissertativa.
Interpretação do conto no caderno.
Atividades com os verbos no caderno.
Avaliação individual e diagnóstica.


06/11/2017

4H

Gênero textual: Foto. Observação da imagem da mata nativa e mata devastada.
Gênero textual: Notícias – Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na Amazônia.
Ilustração: mata nativa e mata devastada.


Aula dialogada e explicativa.
Leitura em voz alta.
Interpretação da notícia no caderno
Ilustração da mata nativa e mata devastada utilizando papéis picados.
Avaliação individual e contínua.

13/11/2017

4H

Gênero textual: Entrevista – As últimas de Caetano.
Pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Simulados sobre Verbos.


Aula dialogada e explicativa.
Interpretação da entrevista no caderno.
Pesquisa de palavras desconhecidas no caderno.
Simulado sobre os verbos.
Avaliação individual e contínua.

27/11/2017



4H
Gênero textual: Entrevista – Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes.
Sujeito e Predicado
Tipos de Sujeito
 Aula dialogada e explicativa.
Interpretação da entrevista no caderno.
Atividades sobre Sujeito e Predicado.
Avaliação individual e contínua.


01/12/2017



4H

Gênero textual: Foto – Identidade Ignorada.
Canção – Calibre.
Biografia – Os Paralamas do Sucesso.
Atividade Avaliativa sobre Sujeito e Predicado.

  Aula dialogada e explicativa.
Compreensão da canção no caderno.
Aplicação da Atividade Avaliativa.
Avaliação individual e contínua.

04/12/2017

4H
 Gênero textual Jornalístico – Jornalismo e violência.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção Textual Aumento de violência tem relação com o aumento da pobreza e desemprego.
Aula dialogada e explicativa sobre a violência.
Compreensão do texto no caderno.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Produção textual sobre o aumento da violência.

Avaliação individual e contínua.
11/12/2017


4H

 Gênero textual: Notícia – Catadora cria biblioteca com obras encontradas no lixo.
Gênero textual: Resumo e suas características.


Aula dialogada e explicativa sobre a catadora de lixo que criou um biblioteca.
Interpretação da notícia no caderno.
Avaliação individual e contínua.





    18/12/2017



4H
Filme: Mão talentosas.
A história de Benjamim Carson.
Temática Exemplo de superação.
 Através da multimídia – Data show.
Os alunos assistirão o filme.
Atividade reflexiva em folha impressa sobre filme.


Avaliação individual e contínua.