sábado, 30 de setembro de 2017

SIMULADO - CLASSES GRAMATICAIS - COM GABARITO

CLASSES GRAMATICAIS


Questões:
1 – Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna em:
      “As escolas adotaram uniformes _________ para 2005.”
a)    Amarelo-canários.
b)    Amarelos-canário.
c)    Amarelo-canário.
d)    Amarelos-canários.
e)    N.D.A.

2 – Com relação ao emprego correto dos pronomes em destaque, marque C para certo, E para errado e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
(E) Meu pai trouxe chocolates para mim comer.
(C)A professora ficou aborrecida com nós todos.
(C) É melhor que não pairem dúvidas entre ti e ele.
(C) Esse dinheiro é para ti pagares tua faculdade.

a)    C – E – E – C.
b)    E – C – C – E.
c)    C – E – C – E.
d)    E – E – C – C.
e)    E – C – C – C.

3 – Os verbos destacados nas orações, abaixo, classificam-se, respectivamente, em:
1 – “Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver (...)”
2 – “Um dia ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar.”
3 – “Naquela época, ela não tinha perdido a inocência.”
a)    Anômalo, regular, irregular, principal.
b)    Auxiliar, irregular, regular, anômalo.
c)    Irregular, anômalo, irregular, defectivo.
d)    Defectivo, irregular, regular, auxiliar.
e)    Anômalo, irregular regular, auxiliar.

4 – Leia o poema.
P
PL
PLU
PLUV
PLUVI
PLUVIA
FLUVIAL
FLUVIAL
FLUVIAL
FLUVIAL
FLUVIAL 

      Com relação à estrutura de palavras, tomando por base os termos “pluvial” e “fluvial” do poema acima, de Augusto de Campos, é correto afirmar que:
a)    São palavras cognatas, ou seja, de mesma raiz.
b)    Houve apenas variações de prefixo das palavras.
c)    Há nas palavras sufixo formador de adjetivo.
d)    Não há nos termos a presença de afixos.
e)    Pluvial é um adjetivo relacionado a “rio”, enquanto fluvial é adjetivo relacionado a “chuva”.

5 – Em qual alternativa não ocorre locução adverbial?
a)    Quero ficar bem à vontade.
b)    Na verdade, eu sou assim.
c)    Em frente, havia uma cama cuja cabeceira abriu-se.
d)    Descalços, os corpos arcados, os meninos arrastam os móveis.
e)    Valéria chegou à tarde, havia um ar de mistério em seu olhar.

6 – (CFC – 2006) Escreva A (voz ativa), P (voz passiva) e R (voz reflexiva). Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
(R) Mariana se machucou durante o treino de basquete.
(A) O professor elogiou o trabalho dos alunos.
(P) Este quadro foi dependurado por quem?
(A) A comunidade organizou uma grande festa junina.
a)    P – A – P – R.
b)    R – A – P – A.
c)    A – P – A – R.
d)    R – A – A – P.
e)    P – P – R – A.

7 – (PM – 2010) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego de parônimos.
a)    Para muitos, a nomeação de Anita Carpon infligiu a constituição do país.
b)    Como Benigno Aquino é o favorito às eleições presidenciais de 10 de maio, sua vitória é eminente.
c)    Para os opositores de Gloria Arroyo, é fragrante a nomeação de Carpon por lealdade e não por competência.
d)    O mandato da presidente Gloria Arroyo está chegando ao fim e pode ser que seu opositor vença a eleição.
e)    Gloria Arroyo ratificou sua decisão de manter Anita Carpon no cargo público: ela continua na agência governamental de Habitação.

8 – (PM – 2010) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos verbos.
a)    A presidente Gloria Arroyo intermedeia negociações para nomear sua manicure.
b)    A nomeação de Anita Carpon incendia discursos dos oposicionistas de Gloria Arroyo.
c)    A oposição de Gloria Arroyo ainda não interviu na nomeação de sua manicure.
d)    Todos acham que, se Gloria Arroyo pôr outro funcionário no governo, haverá reclamação geral.
e)    Benigno Aquino ânsia por ganhar as eleições e acabar com o clientelismo.

9 – (EAGS-2011) Considere o seguinte período:
        “O Ministério da Alegria adverte:
        Mau humor é prejudicial à saúde.”
É incorreto afirmar que:
a)    Ocorrem encontros vocálicos em mau e em saúde, porém o primeiro se trata de um ditongo e o segundo de um hiato.
b)    Ministério, Alegria e prejudicial classificam-se, quanto à tonicidade, como paroxítonas.
c)    Ministério e saúde obedecem a regras diferentes de acentuação gráfica.
d)    Há duas palavras oxítonas e quatro paroxítonas.
e)    A palavra humor possui 5 letras e 4 fonemas.

10 – (PM-2010) Assinale o período que não contenha um substantivo sobrecomum.
a)    Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b)    Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança.
c)    A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d)    As famílias desestruturaram-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e)    O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia.

11 – (EAGS – 2010) Observe:
      José, ____ testemunha, chegou ao tribunal com ____ sósia como acompanhante e também com ____ champanha embaixo do braço. Resolveu dar ____ entorse no joelho.
Qual alternativa preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima?
a)    O, o, o, um, uma.
b)    O, a, a, uma, um.
c)    A, o, o, um, uma.
d)    A, a, a, uma, um.
e)    A, a, uma, uma, o.

12 – Estabeleça correspondência entre as duas colunas, relacionando o numeral cardinal ao ordinal correspondente e escolha a alternativa correta.
1 – 91                     (3) quinquagésimo quinto.
2 – 901                   (4) quingentésimo quinto.
3 – 55                     (1) nonagésimo primeiro.
4 – 505                   (2) noningentésimo primeiro.
5 – 704                   (5) septingentésimo.
6 – 74                     (6) septuagésimo quarto.
a)    3, 4, 1, 2, 5, 6.
b)    1, 2, 3, 4, 5, 6.
c)    3, 4, 5, 6, 2, 1.
d)    4, 5, 3, 2, 1, 6.
e)    3, 6, 5, 2, 1, 4.

13 – (BCT – 2011) Leia:
      O acesso de jovens à internet consagrou uma bem-humorada modalidade de escrita: o miguchês. Acompanhe o transcurso de criação dessa palavra: amigo – migo – miguchomiguchês.
Considerando-se apenas ao elementos em negrito, é correto afirmar-se que miguchês foi formada por:
a)    Aglutinação.
b)    Justaposição.
c)    Derivação sufixal.
d)    Derivação imprópria.
e)    Derivação parassintética.

14 – (CFC – 2010) Numa prova escolar, solicitou-se que os alunos identificassem e classificassem os encontros vocálicos presentes na palavra meteorologia. Assinale a alternativa com a resposta correta que deveria ser dada pelos estudantes.
a)    Dois hiatos: o primeiro e-o (me-te-o); o segundo i-a (me-te-o-ro-lo-gi-a).
b)    Um ditongo crescente eo (me-teo) e um hiato i-a (me-teoro- lo-gi-a).
c)    Um hiato e-o (me-te-o) e um ditongo crescente ia (me-te-oro-lo-gia).
d)    Dois ditongos: o primiro ditongo é decrescente eo (me-teo); o segundo, crescente ia (me-teo-ro-lo-gia).
e)    Um ditongo crescente eo (me-teo) e um ditongo decrescente ia (me-te-o-ro-lo-gia).

15 – A palavra “cauda” significa rabo, a palavra “calda” significa açúcar derretido para doce. São, portanto, palavras homônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – Conserto.                  (5) valor pago.
2 – Concerto.                  (4) juízo claro.
3 – Censo.                      (1) reparo.
4 – Senso.                      (3) estatística.
5 – Taxa.                        (6) pequeno prego.
6 – Tacha.                      (2) Apresentação musical.
a)    5, 4, 1, 3, 6, 2.
b)    4, 2, 6, 1, 3, 5.
c)    5, 3, 2, 1, 6, 4.
d)    1, 4, 6, 5, 2, 3.
e)    5, 3, 4, 1, 6, 2.

16 – Leia o período:
      “Nessa manhã, o coronel ia andando devagar entre os cacaueiros. Ali, antes havia uma grande mata.”
As palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às circunstâncias de:
a)    Lugar, tempo, lugar.
b)    Tempo, modo, lugar.
c)    Lugar, modo, causa.
d)    Tempo, lugar, tempo.
e)    Causa, tempo, lugar.

17 – “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante”. Assinale a alternativa que contém o sujeito da oração acima.
a)    Sujeito indeterminado – eles.
b)    As margens plácidas.
c)    Um povo heroico.
d)    O brado retumbante.
e)    N.D.A.

18 – Em “A resposta foi-lhe útil”, o termo grifado exerce a função sintática de:
a)    Objeto indireto.
b)    Adjunto adnominal.
c)    Objeto direto.
d)    Complemento nominal.
e)    Predicativo do sujeito.

19 – Na oração “O juiz julgou o réu inocente” há:
a)    Predicado verbal.
b)    Predicado nominal.
c)    Predicado verbo-nominal.
d)    Não apresenta predicado.
e)    N.D.A.

20 – “Não fume, porque é perigoso.” Assinale a alternativa que contém a função sintática da oração em destaque.
a)    Oração subordinada adverbial causal.
b)    Oração subordinada adverbial comparativa.
c)    Oração coordenada sindética conclusiva.
d)    Oração coordenada sindética explicativa.
e)    Oração coordenada sindética temporal.

21 – (CFS – 2010) Assinale a alternativa em que a concordância verbal está inadequada.
a)    Não foi alcançado rio nem mata.
b)    Somos nós que destrói a natureza.
c)    A maioria dos funcionários não aceitou a explicação.
d)    Não foram os cidadãos quem reclamou do problema do trânsito.
e)    Os estados Unidos são uma grande potência.

22 – (CFC – 2011) Qual conjunção preenche a lacuna da frase abaixo, estabelecendo relação de adversidade?
As mulheres de hoje são emancipadas, _________ vivem atrapalhadas.
a)    No entanto.
b)    Portanto.
c)    Porque.
d)    Pois.
e)    Por isso.

23 – (EAGS – 2010) Considere a regência verbal nas seguintes frases:
I – A peça a que assistimos foi dirigida por um dramaturgo de cujo nome não me lembro.
II – Estava rasgado o livro cujas páginas escrevi seu nome e último endereço.
III – Essas são as propostas das quais todos os funcionários discordam.
Estão corretas:
a)    I e II.
b)    I e III.
c)    I, II e III.
d)    II e III.
e)    Somente II.

24 – Observe o texto:
        “Além dos dizeres recomendou ao pintor que bolasse uma figura, qualquer alegoria referente ao ramo. E perguntou quanto era. O pintor disse que ficaria em 50.000 cruzeiros.”  (Millôr Fernandes).
Assinale a alternativa correta quanto ao(s) tipo(s) de discurso:
a)    Discurso direto.
b)    Discurso indireto.
c)    Discurso direto e discurso indireto.
d)    Discurso indireto livre.
e)    N.D.A.

25 – Assinale a alternativa em que três palavras foram empregadas no sentido conotativo.
a)    Na loja, Joãozinho ficou observando o pé da estátua, a asa da xícara...
b)    Os violões desciam a rua, e minha alma partia-se como um vaso vazio.
c)    Algumas estrelas de cinema, embora tenham coração frio, vivem o fogo da paixão.
d)    As nuvens teciam o céu, diminuindo-lhe o azul.
e)    A vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.

26 – (CFS – 2010) Leia o texto:
        “Quatro luas tinham alumiado o céu depois que Iracema deixara os campos do Ipu [...] A alegria morava em sua alma[...] A filha dos sertões era feliz como a andorinha que abandona o ninho de seus pais e peregrina para formar o novo ninho. [...] Era hora do banho da manhã; a selvagem atirava-se às águas e nadava com as garças brancas [...] Iracema gostava do muritiapuá, onde o vento suspirava docemente.”
Assinale a alternativa com a afirmação correta em relação às figuras de linguagem que aparecem no texto.
a)    A construção “Quatro luas tinham alumiado o céu” é exemplo de antítese.
b)    Na oração “A alegria morava em sua alma”, ocorre eufemismo.
c)    Há pleonasmo em “a selvagem atirava-se à água e nadava com as garças brancas”.
d)    Em “Iracema gostava do muritiapuá, onde o vento suspirava docemente”, ocorre personificação ou prosopopeia.
e)    N.D.A.

27 – Assinale a alternativa em que não ocorre erro de concordância.
a)    Há menos decisões do que aprece.
b)    Foi proibido, no estádio, a entrada de repórter.
c)    Era duas horas da tarde, quando pude almoçar.
d)    Anexas ao pedido, seguem as necessárias informações.
e)    Saímos depressa porque já era meio-dia e meio.

28 – No período, “Penso, logo existo”, a oração em destaque é:
a)    Coordenada assintética conclusiva.
b)    Coordenada assindética aditiva.
c)    Coordenada sindética alternativa.
d)    Coordenada sindética adversativa.
e)    N.D.A.

29 – “Sois anjo, que me tenta, e não me guarda”. Temos aqui a seguinte figura de linguagem:
a)    Antítese.
b)    Pleonasmo.
c)    Elipse.
d)    Hipérbole.
e)    Anacoluto.

30 – Nas frases a seguir, apenas uma está correta em relação à crase. Assinale-a.
a)    Devemos aliar a teoria à prática.
b)    Daqui a duas semanas, ele estará de volta.
c)    Puseram-se a discutir em voz alta.
d)    Dia à dia, a empresa foi crescendo.
e)    Ele parecia entregue à tristes cogitações.

31 – Assinale a frase que contém um erro no que diz respeito ao emprego do verbo fazer.
a)    Faz três anos que regressaram.
b)    Fazem-se muitos trabalhos apressadamente.
c)    Já deve fazer dois anos que vieram para o Brasil.
d)    Vão fazer dois anos que lá estive pela primeira vez.
e)    Aqui faz verões terríveis.

32 – Assinale a alternativa em que há oração subordinada adjetiva explicativa:
a)    A revista que você me emprestou ontem, eu a perdi.
b)    O homem que fala, que persiste, que enfrenta, vence na vida.
c)    Todos sabem, meu amigo, que a verdade virá à tona quando menos esperamos.
d)    Todos comeram amendoim, menos eu.
e)    O Brasil, que contém riquezas naturais, atrai turistas.

33 – (EEAR) A concordância nominal está incorreta em:
a)    Era meio-dia no relógio da igreja.
b)    A aparência é necessário em muitos casos.
c)    É proibido entrada.
d)    Ela mesma fez o bolo.
e)    É meio-dia e meia.

34 – (PM) O progresso chegou inesperadamente _____ subúrbio. Daqui _____ poucos anos, nenhum dos seus moradores se lembrará mais das casinhas que, _____ tão pouco tempo, marcavam a vida familiar.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a)    Aquele, a, a.
b)    Àquele, a, há.
c)    Aquele, à, há.
d)    Àquele, à, há.
e)    Aquele, à, à.

35 – “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo.” A palavra em destaque expressa uma ideia de:
a)    Explicação.
b)    Concessão.
c)    Comparação.
d)    Proporção.
e)    Tempo.

36 – Assinale a alternativa em que o período é composto por subordinação.
a)    A moça estremeceu, abaixou os olhos e não respondeu à pergunta.
b)    Tudo acabou bem; eram, pois, infundados os nossos receios.
c)    Disseram-me que você é a pessoa digna de confiança.
d)    Geralmente os ignorantes falam muito; os sábios, porém, preferem o silêncio.
e)    Cheguei, vi e venci.

37 – (CFC) Assinale a alternativa em que o uso da vírgula está correto.
a)    Cheguei, vi, observei, e não gostei.
b)    Minha casa tem quatro dormitórios, dois banheiros, três salas e bom quintal.
c)    Brasília capital, da Republica, foi fundada em 1960.
d)    O político, era muito respeitado, ou, antes, muito temido.
e)    Pelé, o rei do futebol estava internado.

Leia o texto abaixo e responda as questões 38 e 39.
        “O homem enreda-se em descobertas enriquecedoras e em aventuras intelectuais fascinantes, mas esquece que o peso desse saber nunca se equilibra com o peso da ignorância.”
38 – Após a leitura, conclui-se do texto que:
a)    A ignorância torna o homem desequilibrado diante da vida.
b)    A ignorância do homem supera o seu conhecimento.
c)    O intelectual é aquele que desconhece o que ignora.
d)    O conhecimento do homem compensa o que ele ignora.
e)    A ignorância explica por que o homem é um aventureiro pretensioso.

39 – Indique a alternativa que substitui, sem alteração de sentido, o verbo grifado na frase abaixo:
“O homem enreda-se em descobertas enriquecedoras.”
a)    Perde-se.
b)    Enguiça-se.
c)    Esconjura-se.
d)    Agrava-se.
e)    Envolve-se.

40 – No texto: “Um se encarrega de comprar camarões, a oração destacada é uma:
a)    Subordinada substantiva completiva nominal, reduzida de gerúndio.
b)    Subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo.
c)    Subordinada substantiva subjetiva, reduzida de gerúndio.
d)    Subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo.

e)    Subordinada substantiva apositiva, reduzida de infinitivo.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): QUESTÃO DE ORDEM - GILBERTO GIL - COM GABARITO

       MÚSICA(ATIVIDADES): QUESTÃO DE ORDEM

                                                   Gilberto Gil                                                                                                                       
Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Daqui por diante
Fica decidido
Quem ficar, vigia
Quem sair, demora
Quem sair, demora
Quanto for preciso
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Se eu ficar em casa
Fico preparando
Palavras de ordem
Para os companheiros
Que esperam nas ruas
Pelo mundo inteiro
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Por uma questão de ordem
Por uma questão de desordem

Se eu sair, demoro
Não mais que o bastante
Pra falar com todos
Pra deixar as ordens
Pra deixar as ordens
Que eu sou comandante
Em nome do amor

Você vai, eu fico
Você fica, eu vou

Os que estão comigo
Muitos são distantes
Se eu sair agora
Pode haver demora
Demora tão grande
Que eu nunca mais volte
Em nome do amor.

Interpretação:
1 – A introdução é o refrão dando a seguinte ordem:
      “Você vai, eu fico
      Você fica, eu vou”.
      Percebe-se as figuras de linguagens, antítese em: vai/fica e repetição quando se usa o mesmo início de frase.

2 – De que tema trata a música: Questão de Ordem?
      É de conteúdo, contestador, caracterizado pela denúncia e protesto contra a repressão. Através da ironia na letra já antevia que uns partiriam, outros ficariam, mais tarde todos voltariam.

3 – Qual sensação nos transmite a primeira estrofe da letra? O que você entendeu sobre ela?
      Nos transmite a sensação de que estavam sendo vigiados, perseguidos, por isso “quem ficar, vigia; quem sair, demora” e o verso: “Em nome do amor” subentende que seja uma senha para abrir a porta.

4 – Interprete os seguintes versos: “Se eu ficar em casa // Fico preparando / Palavras de ordem / Para os companheiros / Que esperam nas ruas”. Qual relação desses versos com as manifestações contra a Ditadura Militar? Explique.
      É um período de total insegurança. Entende-se que quem não estava participando das manifestações ficava em casa preparando palavras de ordem “Cartazes, panfletos” para os companheiros que estavam nas ruas.

5 – Qual a mensagem implícita na última estrofe da letra? Qual a relação desta mensagem com o momento político vivido pelo Brasil no final dos anos 60? Para ajudar na resposta, leia este texto sobre a “Passeata dos 100 mil”.
      As manifestações estudantis foram os mais expressivos meios de denúncia e reação contra a subordinação brasileira aos objetivos e diretrizes norte-americano.
      Prisões e arbitrariedade eram as marcas da ação do governo em relação aos protestos dos estudantes, e essa repressão atingiu o apogeu com a morte de Edson Luís de 17 anos.

      Durante todo o ano de 68, as manifestações estudantis ocorreram, assim como intensificou-se a repressão, até a decretação do AI-S em 13 de dezembro.

ROMANTISMO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


SIMULADO - ROMANTISMO - QUESTÕES OBJETIVAS

01- (ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
   a)     Valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.
  b)   Literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
c)     Literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civilização industrial, da máquina
d)    Literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
e)     Literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.


02 – (PUCCAMP-SP):
         “Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
         Passam tantas visões sobre meu peito!
         Palor de febre meu semblante cobre.
         Bate me coração com tanto fogo!”

      

 Assinale a alternativa em que se considera o clima romântico expresso nos versos acima, característico da poesia de Álvares de Azevedo.
a)     A expressão exaltada serve nitidamente ao desejo de sublinhar a indignação contra os fatores históricos que sufocam a liberdade do homem.
b)    A atmosfera noturna, própria ao devaneio, propicia um suave estado de contemplação poética, dentro do qual o ser se encontra docemente harmonizado com o mundo e consigo mesmo.
c)     A noite significa não apenas enquadramento natural, mas meio psicológico, tonalidade afetiva correspondente às disposições do poeta, aos movimentos turvos do eu profundo.
d)    Os símbolos da luz e do fogo expressam o anseio de uma nova Civilização, que o poeta quer ver dirigida pela Razão e pela Justiça, suas bandeiras de luta.
e)     Amante fascinado da Natureza, o poeta retrata-a em cores fortes e precisas, cliente de que ela representa o plano da harmonia e da serenidade a que todos devemos aspirar.

03 – (FUVEST):
         “Já da morte o palor me cobre o rosto,
         Nos lábios o alento desfalece,
         Surda agonia o coração fenece,
         E devora meu ser mortal desgosto!”

      No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
a)     Mal do Século.
b)    Bucolismo.
c)     Poesia Condoreira.
d)    Nacionalismo.
e)     Indianismo.



04 – (ITA-SP) Com as “Espumas Flutuantes” ele se impôs como um poeta original, fortemente impressivo, comovente e, pela riqueza verbal, até empolgante. Entretanto, foram suas veementes denúncias contra a nossa “seara vermelha” (alguns poemas: “Adeus, meu canto”, “A Cruz da Estrada”, “A Cachoeira de Paulo Afonso”) que lhe deram um sentido de presença mais viva na evolução de nossa história, popularizando-o como o mais eloquente, o mais aplaudido e o mais influente dos nossos poetas do abolicionismo e do republicanismo.
    a)    Gonçalves Dias.
   b)   Castro Alves.
   c)    Gonçalves de Magalhães.
   d)   Tobias Barreto.
   e)     Casimiro de Abreu.

05 – (MARK-SP) Sobre a poesia de Castro Alves é incorreto afirmar que:
a)     Segue a tendência da segunda geração romântica, limitando-se exclusivamente à morbidez byroniana.
b)    Apresenta traços de evolução à postura temática do movimento em que se encaixa.
c)     Acrescenta um certo tom de erotismo a determinadas composições.
d)    Manifesta o ponto mais alto do condoreirismo na Literatura Brasileira.
e)     Encontra, no abolicionismo, um veio fundamental de sustentação temática.

06 – (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor, obra e escola a que pertence o seguinte excerto:
        “São mulheres desgraçadas
        Como Agar o foi também,
        Quem sedentas, alquebradas,
        De longe... bem longe vêm,
        Trazendo com tíbios passos,
        Filhos e algemas nos braços,
        Nalma – lágrimas e fel”.

a)     Fagundes Varela – Vozes da América – Romantismo.
b)    Basílio da Gama – O Uraguai – Neoclassicismo.
c)     Castro Alves – O Navio Negreiro – Romantismo.
d)    Jorge de Lima – Poemas Negros – Modernismo.
e)     Manuel Bandeira – Cinza das Horas – Modernismo.

07 – (FUVEST) Assinale a alternativa correta:
a)     Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica a repercussão de sua obra.
b)    O autor de Últimos Contos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o saudosismo, nativismo, satanismo byroniano.
c)     Na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um rigoroso senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo.
d)    O Indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição das ideias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand.
e)     Ao lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias.

08 – (PUC-RS) Dentro do Romantismo brasileiro, o regionalismo foi um tema que representou o golpe mais vigoroso desferido contra a literatura de modelos portugueses. Aponte a alternativa em que todos os autores tiveram ligação com este tema romântico:
a)     Visconde de Taunay / Bernardo Guimarães / José de Alencar.
b)    José de Alencar / Joaquim M. Macedo / Manoel A. Almeida.
c)     Franklin Távora / Visconde de Taunay / Álvares de Azevedo.
d)    Gonçalves Dias / Bernardo Guimarães / Joaquim M. de Macedo.
e)     Martins Pena / Casimiro de Abreu / Fagundes Varela.

09 – (PUCCAMP-SP) Pode-se afirmar, a respeito de José de Alencar, que:
a)     Seus romances de costumes, ambientados na Corte, transplantaram fielmente os modelos de romances europeus, tal como se dá, por exemplo, em A Moreninha.
b)    Sua ficção é sobretudo caracterizada por elementos satíricos e paródicos, por meio dos quais aponta o ridículo das teses nacionalistas então em voga.
c)     Sua importância vai além do valor propriamente literário de seus romances: está numa consciência de escritor que reflete sobre a cultura brasileira e desenvolve um projeto ambicioso.
d)    Sua ficção retrata expressivamente a sociedade brasileira do fim do século XIX, agitada pela Abolição e ´pela República, por cuja implantação, aliás, sempre lutou.
e)     Sua glória de escritor só se justifica se pensarmos que o público que consagrou se comprazia, ao ler seus romances, com o tom ameno em que se desenvolviam pálidas historietas sentimentais.

10 – (MARK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um romance romântico brasileiro que se preocupa em apresentar personagens ligados às camadas mais populares, além de apresentar um tom pitoresco à obra.
a)     Lucíola.
b)    O Ateneu.
c)     Senhora.
d)    Inocência.
e)     Memórias de um Sargento de Milícias.


11 – (ITA-SP):
        “Esse romance não seguiu os padrões do Romantismo. É considerado um livro de transição para um novo estilo de época. O Realismo / Naturalismo. Observa-se nele a preocupação em retratar uma classe social que não costumava aparecer nas obras do estilo de sua época: o povo remediado. As personagens que aparecem no texto não são idealizadas, pois o narrador incorpora também as características negativas das personagens.”

        As informações acima melhor se ajustam ao romance.
      a)     Memórias Póstumas de Brás Cubas.
      b)    O Ateneu.
      c)     Memórias de um Sargento de Milícias.
     d)    O Mulato.
     e)  A Moreninha.

12 – (UNISA-SP) Publicado em 1854, esse romance, escrito por um jovem jornalista de vinte e dois anos, descreve um anti-herói, “Filho de uma pisadela e de um beliscão”, e os tipos e costumes do Rio de Janeiro do tempo de D. Pedro VI. O romance e o autor a que o texto se refere são, respectivamente:
a)     Memórias de um Sargento de Milícias e Manuel Antônio de Almeida.
b)    Memorial dos Aires e Machado de Assis.
c)     Memórias Sentimentais de João Miramar e Oswald de Andrade.
d)    Memórias do Sobrinho de Meu Tio e Joaquim Manuel de Macedo.
e)     Memórias do Cárcere e Graciano Ramos.

13 – (SANTA CASA-SP):
        “O sertanejo que de nada cuidou, que não ouviu as harmonias da tarde, nem reparou nos esplendores do céu, que não ouviu a tristeza a pairar sobre a terra, que de nada se arreceia, consubstanciado como está à solidão, para, relanceia os olhos ao derredor de si e, se no lugar presente uma aguada, por má que seja, apeia-se, desencilha o cavalo e, reunindo logo uns gravetos bem secos, tira fogo do isqueiro, mais por distração do que por necessidade.”

        Romances como Escrava Isaura ou Inocência (de que foi extraído o excerto acima), cuja ação se passa em regiões específicas do país e em que se dá relevo a costumes diferenciados, a uma cultura típica, tem origem durante o:
a)     Século XVI.
b)    Barroco.
c)     Arcadismo.
d)    Romantismo.
e)     Simbolismo.

14 – (SANTA CASA-SP) Um dos traços caracterizadores da produção poética do Romantismo é a:
a)     Atitude rebelde em fase de convenções, expressas de acordo com os cânones próprios do Arcadismo.
b)    Posição contrária ao rigor formal clássico, visto que o objetivo mais alto era a expressão de ideias e emoções.
c)     Conciliação do acervo de normas clássicas de expressão com a universidade dos temas.
d)    Preferência por uma linguagem seca e despojada, mais adequada à análise da realidade objetiva.
e)     Utilização à análise de uma linguagem denotativa, que procura exprimir antes ideias do que sentimentos.

15 – (FUVEST) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:
a)     Retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b)    Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c)     Pretexto episódio para descrição da natureza.
d)    Visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e)     Representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

16 – (VUNESP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta:
        “Junto a meu leito, com as mãos úmidas,
        Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
        Pálida sombra de mulher formosa
        Entre nuvens azuis pranteia orando
        É um relato talvez. Naquele seio
        Porventura sonhei doiradas noites.
        Talvez sonhando desatei sorrindo
        Alguma vez nos ombros perfumados
        Esses cabelos negros, e em delíquio
        Nos lábios dela suspirei tremendo.
        Foi-se minha visão. E resta agora
        Aquela vaga sombra na parede
        - Fantasma de carvão e pó cerúleo,
        Tão vaga, tão extinta e fumarenta
        Como de um sonho o recordar incerto.”
                                               Álvares de Azevedo. Ideias Íntimas.

a)     Considerando os aspectos temáticos e formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como “geração do spleen” ou “mal do século”.
b)    A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isto é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
c)     O texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente / passado.
d)    Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica gênero privilegiado dentro desse movimento.

e)     Apesar de utilizar decassílabos, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.