domingo, 18 de agosto de 2024

POEMA: ORAÇÃO DOS DESESPERADOS - SÉRGIO VAZ - COM GABARITO

 Poema: ORAÇÃO DOS DESESPERADOS

             Sérgio Vaz

Que a pele escura 

Não seja escudo para os covardes, 

Que habitam na senzala do silêncio, 

Porque nascer negro é consequência 

Ser 

É consciência.

 

  Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbZOGbo9A0zmKk7Zq1OkcEHy0mYjWkvDPi1Ul6a6fhNY_uMWe44JGacLxdW9Va4j313RIxeHGFC7asgXqIpb2dd8bHqHQ53GsXdpNok8cctFJlPjK0CeLPDLgI1iKzIUxnpeKiodfd5SlwqCJ3aC_XZUXkbTIJuewi-pfc-yFjdPAluVc1mjdJHz2f7uo/s320/samba.jpg

Dói no povo a dor do universo 

Chibata, faca e corte 

Miséria, morte 

Sob o olhar irônico 

De um Deus inverso.

 

Uma dor que tem cor 

Escorre na pele e na boca se cala 

Uma gente livre para o amor 

Mas os pés fincados na senzala. 

Dói na gente a dor que mata 

Chaga que paralisa o mundo 

E sob o olhar de um Deus de gravata... 

Doença, fome, esgoto, inferno profundo. 

 

Dor que humilha, alimenta cegueira 

Trevas, violência, tiro no escuro 

Pedaço de pau, lar sem muro 

Paraíso do mal 

Castelo de madeira. 

 

Oh! Senhores 

Deuses das máquinas, 

Das teclas, das perdidas almas. 

Do destino e do coração! 

Escuta o homem que nasce das lágrimas 

Do suor, do sangue e do pranto, 

Escuta esse pranto 

(Que lindo esse povo!) 

(Quilombo esse povo!) 

Que vem a galope com voz de trovão 

Pois ele se apega nas armas 

Quando se cansa das páginas 

Do livro da oração. 

 

Que a pele escura 

Não seja escudo para os covardes, 

Que habitam na senzala do silêncio, 

Porque nascer negro é consequência 

Ser 

É consciência.

Autor: Sérgio Vaz. Oração dos desesperados. In: VAZ, Sérgio. Colecionador de pedras. São Paulo: Global, 2007. Coleção literatura periférica.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p. 36.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o principal tema abordado no poema "Oração dos Desesperados"?

      O principal tema do poema é a luta e a resistência do povo negro contra a opressão, a violência e a injustiça social. O poema aborda a consciência racial, a dor coletiva e a necessidade de ação diante da opressão.

02 – Quem são os “covardes”?

      São aqueles praticam discriminação racial e julgam a pessoa pela cor da pele, associando-a ao caráter.

03 – O que significa a expressão "senzala do silêncio" utilizada no poema?

      A "senzala do silêncio" é uma metáfora que representa a submissão e a passividade diante da opressão e do racismo. É o estado de inércia em que muitos se encontram, aceitando as injustiças sem lutar contra elas.

04 – Qual é a crítica social feita no poema?

      É a discriminação racial e às consequências da escravidão, que deixaram a população negra em profunda situação de desigualdade.

05 – Como o poema retrata a figura de Deus?

      O poema retrata Deus de forma irônica, como um "Deus inverso" e um "Deus de gravata", sugerindo uma divindade indiferente ou alheia ao sofrimento do povo negro, contrastando com a figura tradicional de um Deus compassivo.

06 – Qual a relação entre a dor mencionada no poema e a cor da pele?

      A dor mencionada no poema está diretamente associada à cor da pele, sugerindo que o sofrimento e a opressão são vividos de forma mais intensa pelos negros. A dor tem cor, o que reflete o racismo e a desigualdade racial.

07 – O que o autor deseja ao afirmar "Que a pele escura não seja escudo para os covardes"?

      O autor deseja que a identidade negra não seja usada como desculpa para a inação ou para justificar a submissão. Ele clama por consciência e resistência, em vez de resignação diante das adversidades.

08 – Qual é o tom do poema e como ele contribui para a mensagem transmitida?

      O tom do poema é de indignação, resistência e desespero, o que reforça a urgência da luta contra a opressão e a necessidade de ação para mudar a realidade. O tom ajuda a transmitir a intensidade do sofrimento e a força da determinação do povo negro.

09 – O que simboliza a "oração" no título do poema "Oração dos Desesperados"?

      A "oração" no título simboliza tanto um clamor desesperado quanto um apelo por mudança e justiça. É uma súplica pela transformação das condições de vida do povo negro e um grito de resistência contra a opressão e a violência.

 

TEXTO: MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE VISCONDE DE TAUNAY - (FRAGMENTO)- COM GABARITO

 Texto: Memórias literárias de Visconde de Taunay – Fragmento

        [...]

        Aquele tio Teodoro de Beaurepaire, irmão de minha avó, Condessa de Escragnolle. Constitui uma das mais afastadas e prestigiosas recordações da primeira meninice.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX-6F9K325guHITMRVoSXfXxT12s0cm0334Ge-FPwnM6Zip64a7lk62tSrqbK2zf8b8CeVcg-03ptGkmWyG34sCBC8bSFMzA5APKiD0SLRImi14854-AUWQl_qoxGP9NQnRmwjfAlhA5C5CGYZ0UvyE4-4Ng3l4GoncJoXmwN7Gk_XCEazgAOn20iyRlg/s1600/tEODORO.jpg


        Que festa para nós quando íamos à sua fazendinha do Engenho Novo, no Cabuçu, cuja casa com proporções vastas, escadarias de mármore italiano, cercada de jardins e repuxos, nos dava exagerada ideia de opulência! Outro grande atrativo era o límpido e volumoso córrego em que pescávamos peixinhos e tomávamos banhos, fazendo represas com soqueiras e folhas de bananeira [...].

        Dessa vasta chácara do Engenho Novo, fronteira à propriedade, ainda mais extensa, da Condessa de Belmonte, mãe de minha madrinha, tendo reminiscências muito longínquas e apagadas, mas sempre rodeadas de maior encanto.

        Frequentes vezes lá íamos, e, por ocasião das festas de São João, 24 de junho, creio aniversário natalício do velho marujo, nosso tio, a estada tomava proporções grandiosas, por causa, sobretudo, dos fogos de artifícios que nos eram distribuídos e das enormes fogueiras então erguidas no pátio, iluminando esplendidamente todo o casario em derredor e a coma dos altos e velhos tamarineiros.

        [...].

TAUNAY, Visconde de. Memórias. São Paulo: Iluminuras, 2004. p. 30.

Fonte: Linguagens em Interação – Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Juliana Vegas Chinaglia – 1ª edição, São Paulo, 2020 – IBEP – p.25-26.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Coma: Copa de árvore.

·        Soqueira: raízes e talos de plantas, como cana-de-açúcar ou algodão, que sobram após o seu corte ou colheita.

02 – De que trata esse fragmento das memórias literárias de Visconde de Taunay?

      Trata-se de memórias da infância do autor, quando visitava a chácara de seu tio em Engenho Novo.

03 – Pela descrição realizada, é possível afirmar que o autor fazia parte de uma classe privilegiada da sociedade? Comente.

      Pelos títulos de nobreza do autor e de sua avó (visconde e condessa), e pela descrição da chácara de seu tio, pode-se inferir que fazia parte de uma classe privilegiada socialmente.

04 – Quem era Teodoro de Beaurepaire mencionado no texto?

      Teodoro de Beaurepaire era o tio do narrador, irmão de sua avó, a Condessa de Escragnolle. Ele é descrito como uma das figuras mais prestigiadas e lembradas da infância do narrador.

05 – Como era a fazenda de Teodoro de Beaurepaire no Engenho Novo?

      A fazenda no Engenho Novo era descrita como uma casa com proporções vastas, escadarias de mármore italiano, cercada de jardins e repuxos, que passava uma exagerada ideia de opulência para o narrador e sua família.

06 – Quais lembranças o narrador tem das festas de São João na fazenda?

      O narrador lembra que, durante as festas de São João, as celebrações na fazenda de seu tio tomavam proporções grandiosas, com fogos de artifício, enormes fogueiras que iluminavam o pátio, o casario ao redor e as copas dos tamarineiros.

07 – Qual era o sentimento do narrador em relação às suas memórias da chácara do Engenho Novo?

      O narrador tem memórias muito distantes e apagadas da vasta chácara do Engenho Novo, mas elas são sempre envoltas em um grande encanto.

 

FILME(ATIVIDADES): COR DO PARAÍSO - DIREÇÃO: MAJID MAJIDI - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Cor do Paraíso

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHuZmBW7fgES6EmLs-ZLqC7fHmUZ0XXes2MYdUKn_3XlvHxfJl41noc6QBGLN4vWXNeaJ5HbyOwhdbjgWo01FikbOgIt6vdyXAJJDJKGDec8WD7niqkLeb_CoYb2FS_xbJv3UdikKf8nnfe5oh7922wtnLLq6NMDIsg5Bcm-bXnTgBsBxFkpzyEjzir7s/s320/COR.jpg

Data de lançamento: 2000 (1h 28min) 

Gênero: Comédia dramática.

Direção: Majid Majidi.

Roteiro: Majid Majidi.

Elenco: Mohsen Ramezani, Hossein Mahjub, Salame Feizi.

Título original: Rang-E Khoda

País: Irã.

Sinopse

        Mohammad (Mohsen Ramezani) é um garoto em uma instituição para cegos, em Teerã. Ele espera por seu pai, que vai buscá-lo para as férias de verãos. Enquanto aguarda, o jovem percebe que um passarinho cai do ninho. Mohammad consegue pegar o pássaro, subir na árvore e colocá-lo de volta no ninho. O pai finalmente chega e leva o filho para a Aldeia, onde toda a família vive. O pai de Mohammad tem vergonha de seu filho, por ele ser cego e quer arranjar um casamento para se livrar dele.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o tema central do filme "Cor do Paraíso"?

      O tema central do filme "Cor do Paraíso" é a aceitação e o preconceito, especialmente em relação à deficiência. O filme explora a relação entre Mohammad, um garoto cego, e seu pai, que tem dificuldade em aceitar a condição do filho, refletindo as tensões entre amor e vergonha em um ambiente tradicional iraniano.

02 – Como o personagem Mohammad interage com o mundo ao seu redor, apesar de sua cegueira?

      Apesar de sua cegueira, Mohammad demonstra uma profunda sensibilidade ao mundo ao seu redor, utilizando outros sentidos, como o tato e a audição, para se conectar com a natureza e as pessoas. Um exemplo disso é quando ele percebe o passarinho caído e consegue salvá-lo, mostrando sua habilidade de sentir e interagir com o ambiente de forma única.

03 – Qual é a atitude do pai de Mohammad em relação à deficiência de seu filho?

      O pai de Mohammad sente vergonha da deficiência do filho e tem dificuldade em aceitá-lo. Ele deseja se livrar da responsabilidade de cuidar de Mohammad, chegando a considerar um casamento para ele, como forma de distanciar-se do filho e seguir sua vida.

04 – Como o ambiente rural da aldeia contrasta com a instituição em Teerã, onde Mohammad vive?

      O ambiente rural da aldeia, onde Mohammad passa as férias com sua família, é muito diferente da instituição em Teerã. Enquanto a instituição é um espaço fechado e controlado, a aldeia oferece uma maior liberdade e contato com a natureza, o que permite a Mohammad explorar suas capacidades e demonstrar sua conexão com o mundo natural.

05 – Qual é a importância da natureza no filme "Cor do Paraíso"?

      A natureza tem um papel fundamental no filme "Cor do Paraíso", simbolizando a pureza e a espiritualidade que Mohammad possui, mesmo sem poder ver. Sua relação com o ambiente natural é uma forma de mostrar que a verdadeira visão vai além dos olhos, estando presente na sensibilidade e na alma. A natureza também serve como um contraste para o preconceito e a dureza do coração do pai de Mohammad.

 

FILME(ATIVIDADES): AMAZÔNIA EM CHAMAS - DIREÇÃO: JOHN FRANKENHEIMER - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Amazônia em Chamas

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIDyWV4vM9HWB6_vQixT3ypqjWak5Rfjr0oiqBlvHTuTyCVFB3OpL9w3rp11sUs7OUinwoA0RSnqrtbGzfKFMIZwYSQzS-kPxNBoV9Syv0Yl_LPgG_gvFqpAMa2Vhu15QJ5cHSQnL1mwwu0HulnQa06bM6UbzjeHfGAtA88TCdPcd1HVocAKFGAECPsDs/w155-h131/AMAZONIA.jpg

Data de lançamento: 1994 diretamente para TV (2h 03min).

Gênero: Biografia, Drama.

Direção: John Frankenheimer.

Roteiro: Michael Tolkin, Ron Hutchinson.

Elenco: Raul Julia, Carmen Argenziano, Sônia Braga.

Título original: The Burning Season

Sinopse

      Telefilme baseado na história verídica de um seringueiro da mata brasileira que liderou seu povo em um protesto contra as forças opressoras do governo. A história entretanto, fez várias vítimas.

Entendendo ao filme:

01 – Qual é a premissa central do filme "Amazônia em Chamas"?

      O filme "Amazônia em Chamas" é baseado na história verídica de um seringueiro brasileiro, Chico Mendes, que liderou seu povo em um protesto contra as forças opressoras do governo e as práticas destrutivas de grandes fazendeiros que ameaçavam a floresta amazônica e as comunidades que dependiam dela. A trama destaca sua luta pela preservação da floresta e pelos direitos dos seringueiros.

02 – Quem interpreta o papel de Chico Mendes no filme "Amazônia em Chamas"?

      O papel de Chico Mendes no filme "Amazônia em Chamas" é interpretado pelo ator Raul Julia.

03 – Qual é o gênero do filme "Amazônia em Chamas" e quem foi responsável pela direção?

      "Amazônia em Chamas" é um filme do gênero biografia e drama, dirigido por John Frankenheimer.

04 – O que motivou a criação do filme "Amazônia em Chamas" e como ele foi lançado?

      O filme foi motivado pela história verídica de Chico Mendes e sua luta contra a destruição da floresta amazônica. Foi lançado em 1994 como um telefilme, destinado diretamente à TV.

05 – Qual é o impacto emocional e histórico abordado no filme "Amazônia em Chamas"?

      O filme aborda o impacto emocional e histórico da luta de Chico Mendes, enfatizando os sacrifícios feitos por ele e sua comunidade na tentativa de preservar a Amazônia. A história ressalta o custo humano da defesa do meio ambiente, resultando em várias vítimas, incluindo o próprio Chico Mendes.

 

 

FILME(ATIVIDADES): PINA - DIREÇÃO: WIM WENDERS - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Pina

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvLo6M7AD1p8N_Su4RQyvJZfsH6Qup4odOV_SORFYSXgf0Xr6cP-6mco2EgNlHDqgbJSGjB1NbpDvhiSPo3RQ-Mh_DdEvLGZakpLRe7iImqcaXQU9k6dDfm1yAhm7dw0BSJTeWmIvEO2ouCnwPMAjmEkLpJ-0nteFqTYVzwEJwf8YcyokBk9B7owAPWgA/s1600/PINA.jpg 

Data de lançamento: 23 de março de 2012 (1h 43min)

Gênero: Documentário.

Direção: Wim Wenders.

Roteiro: Wim Wenders.

Elenco: Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airoudo.

Nacionalidade: França, Reino Unido, Alemanha.

Sinopse:

Livre

        Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, ressaltado em seus detalhes, formas e cores através da tecnologia 3D. O espetáculo é estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o tema central do filme "Pina"?

      O tema central do filme "Pina" é uma homenagem ao trabalho da renomada coreógrafa alemã Pina Bausch. O documentário explora a dança e o teatro, capturando a essência e a beleza do trabalho de Pina através de performances de dançarinos de Wuppertal, a cidade natal de Pina.

02 – Como a tecnologia 3D é utilizada no filme "Pina"?

      A tecnologia 3D no filme "Pina" é utilizada para intensificar a experiência visual do público, realçando os detalhes, formas e cores das performances de dança. Isso permite que os espectadores se sintam imersos nas coreografias e no ambiente criado por Pina Bausch, criando uma conexão mais profunda com a arte apresentada.

03 – Quem é a figura central do filme e qual é sua importância?

      A figura central do filme é Pina Bausch, uma influente coreógrafa alemã conhecida por sua abordagem inovadora à dança e ao teatro. Pina é celebrada no documentário por seu impacto duradouro no mundo da dança, e o filme serve como uma homenagem ao seu legado artístico.

04 – Quem são alguns dos principais dançarinos apresentados no filme?

      Alguns dos principais dançarinos apresentados no filme "Pina" incluem Regina Advento, Malou Airoudo e outros membros da companhia de dança de Wuppertal. Esses dançarinos são parte integral da visão de Pina, trazendo suas coreografias à vida com expressividade e emoção.

05 – Como o filme "Pina" aborda a relação entre Pina Bausch e a cidade de Wuppertal?

      O filme "Pina" destaca a relação íntima entre Pina Bausch e a cidade de Wuppertal, local de origem da coreógrafa. Wuppertal é retratada como uma fonte de inspiração para Pina, e o filme mostra como a cidade e sua paisagem influenciaram profundamente seu trabalho criativo.

 

 

FILME(ATIVIDADES): VIRAMUNDO - DIREÇÃO: PIRRE-YES BORGEAUD - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Viramundo

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuYRbnvfJ6nmJv7HCdHGrSDQYGImPK3fS0CKuevFtLeQohuIhcZnpQytivAfmgePZnkPXs4QP-v2w1X3GYzPwj_mTNgZQ-hZbHtj6C42WOJtNflkFO9MMsBBidwXPQnkH9Xggllb4cJXpQ1XlfEoIYEDhsWHlO5J77sUbeOSsoK_iWiuhXkN-h8sqfLKk/s320/viramundo.jpg

Data de lançamento em breve (1h 35min)

Gênero: Documentário, musical.

Direção: Pirre-Yves Borgeaud.

Roteiro: Pierre-Yves Borgeaud, Emmanuel Gétaz.

Elenco: Gilberto Gil.

Sinopse

      Gilberto Gil conquistou um lugar de prestígio na música brasileira e mundial oferecendo discos e apresentações de alto nível ao público. Neste documentário, o cantor e compositor baiano viaja em turnê por diversos países do hemisfério sul, passando por países como Austrália, África do Sul e, é claro, Brasil. O artista se apresenta como um embaixador da cultura popular e expõe suas ideias sobre diversidade, tolerância e, obviamente, música.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme "Viramundo"?

      O filme "Viramundo" é um documentário musical.

02 – Quem é o diretor de "Viramundo"?

      O documentário foi dirigido por Pierre-Yves Borgeaud.

03 – Qual é a premissa central do documentário "Viramundo"?

      O documentário acompanha Gilberto Gil em uma turnê por vários países do hemisfério sul, onde ele se apresenta como um embaixador da cultura popular, discutindo temas como diversidade, tolerância e música.

04 – Em quais países Gilberto Gil se apresenta durante o documentário "Viramundo"?

      Gilberto Gil se apresenta em países como Austrália, África do Sul e Brasil durante o documentário.

05 – Quem são os roteiristas do filme "Viramundo"?

      O roteiro do documentário foi escrito por Pierre-Yves Borgeaud e Emmanuel Gétaz.

 

 

FILME(ATIVIDADES): SEM SENTIDO - PENELOPE SPHEERIS - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Sem Sentido

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS0RLCcgbUhljGaZwYvqePXVfcweICf_EoWXVnqQ0RE2j5-KkseqU7998RxJ3C4tA2hShufDblQ1ShgzGQGvq7UTciPBEEZV79GhvligwwCaT6roY9LrFSTJq5iiqZRdudwO5_MIpCLP18U_phfEKPCNWAJHwDNvZErgDMakgYqY_qLuIDzp2LIsIDP6M/s320/SENTIDO.jpg

Data de lançamento desconhecida (1h 48min)

Gênero: Comédia.

Direção: Penelope Spheeris.

Roteiro: Greg Erb, Craig Mazin.

Elenco: Marlon Wayans, David Spade, Matthew Lillard.

Título original: Senseless

Sinopse:

        Darryl Witherspoon (Marlon Wayans) é um jovem que precisa ao mesmo tempo cursar sua faculdade - e dar um jeito de pagá-la - e ainda cuidar de sua mãe e seus irmãos mais novos. Para conseguir dinheiro Darryl pega todo tipo de serviço possível, que ocupam praticamente todo o seu tempo. Quando Darryl vê um anúncio convocando voluntários para uma experiência científica, que serão pagos por sua participação, ele não pensa duas vezes e se inscreve. Porém o que ele não esperava era que o soro testado nele fizesse com que seus sentidos ficassem superaguçados, causando as mais diversas confusões.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a premissa principal do filme “Sem Sentido”?

      O filme segue Darryl Witherspoon, um jovem universitário que, para pagar seus estudos e ajudar sua família, aceita participar de uma experiência científica. Ele recebe um soro que aguça seus sentidos de forma extraordinária, o que gera diversas situações cômicas e caóticas.

02 – Quem interpreta o personagem principal, Darryl Witherspoon, em “Sem Sentido”?

      O personagem principal, Darryl Witherspoon, é interpretado por Marlon Wayans.

03 – Qual é o impacto do soro testado em Darryl no filme?

      O soro causa um aumento extremo nos sentidos de Darryl, tornando-os superaguçados. Isso leva a uma série de situações engraçadas e complicadas, à medida que ele tenta lidar com essas novas habilidades.

04 – Quem dirigiu o filme “Sem Sentido” e quem foram os roteiristas?

      O filme foi dirigido por Penelope Spheeris, e o roteiro foi escrito por Greg Erb e Craig Mazin.

05 – Quais são os principais desafios enfrentados por Darryl ao longo do filme?

      Darryl enfrenta o desafio de equilibrar seus estudos, sustentar sua família e lidar com os efeitos inesperados do soro que afeta seus sentidos, o que o coloca em situações complicadas e cômicas.

 

 

FILME(ATIVIDADES): ANNA DOS 6 AOS 18 (1994) - NIKITA MIKHALKOV - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): Anna dos 6 aos 18 (1994)

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEielznPfOHGeZbh0zKBRpFodwCE4-HAZ-MMUZ30VNklzVhlnY1s9WkuG6pM6YfRGCanz1hbadQEB_-nq4WvRi9YGFHqY75FPCyBNqRJIILa7diSA8IbVfl_lz8ybzvZMvbpEwPfcqNgtOB_xlGcJ90Z0UGskTXDtGyredxA_7LqR0c57BexlIEKMLoGlgQ/s320/ANA.jpg

Título original: "Anna dos 6 aos 18" ("Anna: Ot Shesti do Vosemnadtsati"

Título no Brasil: Anna dos seis aos dezoito.

Direção: Nikita Mikhalkov.

Gênero: Documentário.

Ano de lançamento: 1994.

Duração: 100 min.

País: Rússia.

SINOPSE:

        O diretor Nikita Mikhalkov (o pai), filma Anna (sua filha), dos seis anos de idade, até aos dezoito. Uma vez por ano, durante esse período, o diretor sempre faz as mesmas perguntas, para a filha: o que Anna mais amava, o que ela mais odiava, o que mais a amedrontava, o que ela mais queria naquele momento e o que ela mais esperava.

        Ao mesmo tempo que Nikita acompanha (filma) Anna, paralelamente, o documentário mostra a história da União Soviética, de 1980 até 1991.

        Ao total, foram 12 anos, desde o início das filmagens, até a conclusão do documentário.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o tema principal do documentário "Anna dos 6 aos 18"?

      O documentário explora o crescimento e desenvolvimento pessoal de Anna, a filha do diretor Nikita Mikhalkov, desde os seis anos até os dezoito. Ao longo do tempo, o diretor faz perguntas anuais a sua filha sobre seus medos, desejos, amores e expectativas, criando um retrato íntimo e reflexivo do amadurecimento humano.

02 – Como o documentário relaciona a vida pessoal de Anna com a história da União Soviética?

      Enquanto acompanha a vida de Anna, o documentário também apresenta a evolução da União Soviética de 1980 até 1991. A vida pessoal de Anna é contextualizada dentro das mudanças políticas e sociais do país, oferecendo uma perspectiva única das transformações vividas tanto pela protagonista quanto pela nação.

03 – Qual é o método utilizado por Nikita Mikhalkov para documentar a vida de sua filha?

      Nikita Mikhalkov utiliza um método de filmagem anual, no qual ele faz as mesmas perguntas a Anna sobre seus sentimentos e perspectivas. Esse formato permite observar como as respostas de Anna mudam ao longo do tempo, refletindo seu crescimento emocional e intelectual.

04 – Qual é o impacto do contexto histórico no documentário?

      O contexto histórico da União Soviética, especialmente durante a era de transição política e social entre 1980 e 1991, tem um impacto significativo no documentário. As mudanças no país refletem-se nas respostas de Anna, mostrando como o ambiente em que ela vive molda suas experiências e visão de mundo.

05 – Como a abordagem do documentário ajuda a explorar o tema do amadurecimento?

      A abordagem longitudinal do documentário, com entrevistas anuais ao longo de doze anos, permite uma exploração profunda do amadurecimento de Anna. Ao revisitar as mesmas perguntas anualmente, o filme revela como os pensamentos, sentimentos e perspectivas de uma pessoa evoluem ao longo do tempo.

06 – Qual foi o período coberto pelas filmagens de "Anna dos 6 aos 18"?

      As filmagens cobriram um período de doze anos, começando em 1980, quando Anna tinha seis anos, e terminando em 1991, quando ela completou dezoito anos.

07 – Qual é a relevância do filme no contexto do cinema documental?

      "Anna dos 6 aos 18" é um exemplo notável de cinema documental por sua abordagem íntima e pessoal do crescimento humano, combinada com uma análise contextual das mudanças políticas e sociais na União Soviética. O filme é valorizado por sua capacidade de capturar a complexidade da vida individual em meio a grandes transformações históricas.

 

FILME(ATIVIDADES): 5X FAVELA - AGORA POR NÕS MESMOS - WAGNER NOVAIS, MANAIRA CARNEIRO, RODRIGO FELKHA - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): 5x FavelaAgora por Nós Mesmos

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwT4j8f3dThH9e0_pD0XS1_djuONS5_6Q7aYYXJ4HxTfloV8zV7kXNtOs7IJYlWePFCrqdE6xdEtymgWHtZCTFO3JGey840veDjhS8raKhkbF3er-nAM_vRNK_X1OS1YvP_DXTjeJVNwLPrD92wbitbn1IviRXP798YDz0C5TZ9O08NP3K0yAIi7QilZc/s1600/5X.jpg

 

Data de lançamento: 27 de agosto de 2010. 1h 36min 

Gênero: Documentário.

Direção: Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felkha.

Elenco: Ruy Guerra, Hugo Carvana, Flavio Bauraqui.

Título original: 5x Favela, Agora Por Nós Mesmos.

Nacionalidade: Brasil.

Sinopse

Episódio 1 – Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.

Episódio 2 – Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.

Episódio 3 – Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

Episódio 4 – Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

Episódio 5 – Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a temática central do filme "5x Favela – Agora por Nós Mesmos"?

      O filme aborda o cotidiano de moradores de favelas do Rio de Janeiro, mostrando suas lutas, dilemas e sonhos em cinco episódios diferentes, cada um dirigido por jovens cineastas das comunidades.

02 – Qual é o conflito principal do episódio "Fonte de Renda"?

      Maicon, um jovem que acabou de passar no vestibular, enfrenta a dificuldade de arcar com os custos da faculdade. Ele é tentado a vender drogas para conseguir sustentar seus estudos.

03 – O que motiva Wesley, do episódio "Arroz com Feijão", a conseguir dinheiro?

      Wesley e seu amigo Orelha tentam conseguir dinheiro para comprar um frango como presente de aniversário para o pai de Wesley, já que a família estava se alimentando apenas de arroz e feijão para economizar.

04 – Como o episódio "Concerto para Violino" explora a amizade e o conflito?

      O episódio explora a amizade entre Márcia, Jota e Ademir, que fizeram um pacto na infância. Já adultos, Jota se envolve com o tráfico de drogas e Ademir torna-se policial, levando a um confronto entre eles que ameaça os sonhos de Márcia, agora violinista.

05 – Qual é o dilema enfrentado por Flávio no episódio "Deixa Voar"?

      Flávio precisa recuperar a pipa de um amigo que caiu em uma favela de uma facção rival. Ele enfrenta o medo de entrar em território inimigo para cumprir a promessa.

06 – O que leva os moradores a sequestrarem um técnico de eletricidade no episódio "Acende a Luz"?

      Os moradores sequestram um técnico da companhia de luz após ficarem três dias sem energia no morro, como forma de pressioná-lo a resolver o problema antes do Natal.

07 – Qual é a importância do filme ser dirigido por jovens cineastas das favelas?

      A direção por jovens cineastas das próprias favelas proporciona uma visão autêntica e realista das vivências nesses locais, oferecendo uma perspectiva interna e empática, diferente da abordagem geralmente feita por cineastas de fora dessas comunidades.

 

FILME(ATIVIDADES): MUITO ALÉM DO PESO - (OBESIDADE INFANTIL) -ESTELA RENNER - COM GABARITO

 Filme(Atividades): Muito Além do Peso

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPCGgclKBE0JKyMHO_1GGHCUEToIuynjxme9hrH5-eJxB6ztJqhywqOjLG4Qd-OcVzyoHKA5hmmx5p9NCYQXZuxfI65FxjuyBEfi-5mIivmayuENPdNAkw-m4mG1M0LJh2Yil9RGUtQMuj08f7ZAnj-hauqpoUUufbRbbx88-RpCkYj5b4XjaCiU-Mr3o/s320/alem.jpg

Data de lançamento: 16 de novembro de 2012 (1h 24min).

Gênero: Documentário.

Direção: Estela Renner.

Nacionalidade: Brasil.

Sinopse

        Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o tema principal do documentário "Muito Além do Peso"?

      O tema principal do documentário é a obesidade infantil, destacando o impacto da alimentação inadequada e da publicidade de alimentos na saúde das crianças, principalmente no Brasil, mas também em outras partes do mundo.

02 – Quais são as principais consequências da obesidade infantil abordadas no filme?

      O documentário destaca várias consequências da obesidade infantil, incluindo o surgimento de doenças antes comuns apenas em adultos, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e depressão.

03 – Como o documentário aborda a influência da publicidade na obesidade infantil?

      O filme explora como a publicidade de alimentos, especialmente aqueles ricos em açúcar e gorduras, influencia os hábitos alimentares das crianças, contribuindo para a epidemia de obesidade infantil.

04 – Quais grupos de pessoas são entrevistados no documentário para discutir a obesidade infantil?

      O documentário entrevista uma variedade de pessoas, incluindo pais, representantes de escolas, membros do governo, especialistas em saúde e responsáveis pela publicidade de alimentos, para fornecer uma visão abrangente do problema da obesidade infantil.

05 – Qual a importância de "Muito Além do Peso" para a conscientização sobre a obesidade infantil?

      "Muito Além do Peso" é importante para conscientizar o público sobre a gravidade da obesidade infantil, suas causas multifatoriais e a necessidade urgente de políticas públicas, educação e mudanças na indústria alimentícia para proteger a saúde das futuras gerações.

 

 

 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

MISTÉRIO: OS SAPATINHOS ENCONTRADOS EM TEMPLOS EGÍPCIOS - DAIANA GEREMIAS - COM GABARITO

 Mistério: Os sapatinhos encontrados em templos egípcios

 

        Uma expedição para o Egito em 2004 fez com que alguns arqueólogos encontrassem um novo tesouro histórico. Dentro de uma jarra posicionada no meio de outras duas jarras e encostada em uma parede de tijolos de argila foram encontrados sete sapatos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBbcM7lhLE2x3kKqE12zoyYank02i5JouObqYTg2DN811EU6ObT5HKqhtZkPdswq_qs-wJsfq0vAI1rIsIgXhT60C3TQPxc8rX-1_9KH0royFa1xDIpWT3fLBszNCgnNJ8JFE_7-Rm9HGzRNnrtvvGZnTg2gbg6ESSBnbotIRiCyEOx9LN-GYs_SQLL2M/s320/sapatinhos.jpg


        Desses, dois pares eram de criança e os outros, de um adulto possivelmente manco. De acordo com o arqueólogo Angelo Sesana, esses sapatos ficaram escondidos por mais de 2 mil anos!

        O especialista em sapatos antigos, Andre Veldmeijer, chamou a descoberta de “extraordinária”, uma vez que os itens estão muito bem conservados. Depois de uma análise, conclui-se que os sapatos eram provavelmente caros e representavam status – viu só! Não é de hoje.

        O mistério envolvido com a descoberta dos sapatos escondidos e sobre como ninguém aparentemente sabia a respeito do esconderijo – aliás, o que teria acontecido com o dono dos sapatos, que provavelmente morreu sem tirá-los do lugar? O mistério aqui é: o que será que fez com que alguém escondesse os sapatos e nunca mais voltasse para busca-los?

GEREMIAS, Daiana. Conheça 5 mistérios que intrigam a humanidade. Megacuriosos, 28 ago. 2014. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/misterios/45444-conheca-5-misterios-que-intrigam-a-humanidade.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

Entendendo o mistério:

01 – Onde e quando foram encontrados os sapatinhos?

      Em 2004, durante uma expedição no Egito, arqueólogos encontraram sete sapatos dentro de uma jarra, posicionada entre outras duas jarras e encostada em uma parede de tijolos de argila em um templo egípcio.

02 – Quantos e que tipos de sapatos foram encontrados?

      Foram encontrados sete sapatos, sendo dois pares de criança e os outros de um adulto, possivelmente manco.

03 – Por quanto tempo os sapatos ficaram escondidos?

      De acordo com o arqueólogo Angelo Sesana, os sapatos ficaram escondidos por mais de 2 mil anos.

04 – Qual foi a reação dos especialistas em sapatos antigos sobre a descoberta?

      Andre Veldmeijer, um especialista em sapatos antigos, chamou a descoberta de “extraordinária” devido ao excelente estado de conservação dos itens.

05 – O que foi concluído sobre o valor e o significado dos sapatos?

      Após análise, concluiu-se que os sapatos eram provavelmente caros e simbolizavam status, indicando que o dono poderia ter sido uma pessoa de posição social elevada.

06 – Qual é o mistério em torno da descoberta dos sapatos?

      O mistério envolve o motivo pelo qual os sapatos foram escondidos e por que ninguém voltou para buscá-los. Além disso, questiona-se o que aconteceu com o dono dos sapatos, que aparentemente morreu sem retirá-los do esconderijo.

07 – Por que é intrigante que os sapatos foram deixados no templo?

      É intrigante porque os sapatos, que eram caros e simbolizavam status, foram cuidadosamente escondidos, sugerindo que houve uma intenção deliberada, mas o motivo e o destino do proprietário permanecem desconhecidos, alimentando o mistério sobre o que poderia ter ocorrido.