domingo, 18 de agosto de 2024

FILME(ATIVIDADES): 5X FAVELA - AGORA POR NÕS MESMOS - WAGNER NOVAIS, MANAIRA CARNEIRO, RODRIGO FELKHA - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): 5x FavelaAgora por Nós Mesmos

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwT4j8f3dThH9e0_pD0XS1_djuONS5_6Q7aYYXJ4HxTfloV8zV7kXNtOs7IJYlWePFCrqdE6xdEtymgWHtZCTFO3JGey840veDjhS8raKhkbF3er-nAM_vRNK_X1OS1YvP_DXTjeJVNwLPrD92wbitbn1IviRXP798YDz0C5TZ9O08NP3K0yAIi7QilZc/s1600/5X.jpg

 

Data de lançamento: 27 de agosto de 2010. 1h 36min 

Gênero: Documentário.

Direção: Wagner Novais, Manaira Carneiro, Rodrigo Felkha.

Elenco: Ruy Guerra, Hugo Carvana, Flavio Bauraqui.

Título original: 5x Favela, Agora Por Nós Mesmos.

Nacionalidade: Brasil.

Sinopse

Episódio 1 – Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.

Episódio 2 – Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.

Episódio 3 – Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.

Episódio 4 – Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

Episódio 5 – Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a temática central do filme "5x Favela – Agora por Nós Mesmos"?

      O filme aborda o cotidiano de moradores de favelas do Rio de Janeiro, mostrando suas lutas, dilemas e sonhos em cinco episódios diferentes, cada um dirigido por jovens cineastas das comunidades.

02 – Qual é o conflito principal do episódio "Fonte de Renda"?

      Maicon, um jovem que acabou de passar no vestibular, enfrenta a dificuldade de arcar com os custos da faculdade. Ele é tentado a vender drogas para conseguir sustentar seus estudos.

03 – O que motiva Wesley, do episódio "Arroz com Feijão", a conseguir dinheiro?

      Wesley e seu amigo Orelha tentam conseguir dinheiro para comprar um frango como presente de aniversário para o pai de Wesley, já que a família estava se alimentando apenas de arroz e feijão para economizar.

04 – Como o episódio "Concerto para Violino" explora a amizade e o conflito?

      O episódio explora a amizade entre Márcia, Jota e Ademir, que fizeram um pacto na infância. Já adultos, Jota se envolve com o tráfico de drogas e Ademir torna-se policial, levando a um confronto entre eles que ameaça os sonhos de Márcia, agora violinista.

05 – Qual é o dilema enfrentado por Flávio no episódio "Deixa Voar"?

      Flávio precisa recuperar a pipa de um amigo que caiu em uma favela de uma facção rival. Ele enfrenta o medo de entrar em território inimigo para cumprir a promessa.

06 – O que leva os moradores a sequestrarem um técnico de eletricidade no episódio "Acende a Luz"?

      Os moradores sequestram um técnico da companhia de luz após ficarem três dias sem energia no morro, como forma de pressioná-lo a resolver o problema antes do Natal.

07 – Qual é a importância do filme ser dirigido por jovens cineastas das favelas?

      A direção por jovens cineastas das próprias favelas proporciona uma visão autêntica e realista das vivências nesses locais, oferecendo uma perspectiva interna e empática, diferente da abordagem geralmente feita por cineastas de fora dessas comunidades.

 

FILME(ATIVIDADES): MUITO ALÉM DO PESO - (OBESIDADE INFANTIL) -ESTELA RENNER - COM GABARITO

 Filme(Atividades): Muito Além do Peso

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPCGgclKBE0JKyMHO_1GGHCUEToIuynjxme9hrH5-eJxB6ztJqhywqOjLG4Qd-OcVzyoHKA5hmmx5p9NCYQXZuxfI65FxjuyBEfi-5mIivmayuENPdNAkw-m4mG1M0LJh2Yil9RGUtQMuj08f7ZAnj-hauqpoUUufbRbbx88-RpCkYj5b4XjaCiU-Mr3o/s320/alem.jpg

Data de lançamento: 16 de novembro de 2012 (1h 24min).

Gênero: Documentário.

Direção: Estela Renner.

Nacionalidade: Brasil.

Sinopse

        Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o tema principal do documentário "Muito Além do Peso"?

      O tema principal do documentário é a obesidade infantil, destacando o impacto da alimentação inadequada e da publicidade de alimentos na saúde das crianças, principalmente no Brasil, mas também em outras partes do mundo.

02 – Quais são as principais consequências da obesidade infantil abordadas no filme?

      O documentário destaca várias consequências da obesidade infantil, incluindo o surgimento de doenças antes comuns apenas em adultos, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e depressão.

03 – Como o documentário aborda a influência da publicidade na obesidade infantil?

      O filme explora como a publicidade de alimentos, especialmente aqueles ricos em açúcar e gorduras, influencia os hábitos alimentares das crianças, contribuindo para a epidemia de obesidade infantil.

04 – Quais grupos de pessoas são entrevistados no documentário para discutir a obesidade infantil?

      O documentário entrevista uma variedade de pessoas, incluindo pais, representantes de escolas, membros do governo, especialistas em saúde e responsáveis pela publicidade de alimentos, para fornecer uma visão abrangente do problema da obesidade infantil.

05 – Qual a importância de "Muito Além do Peso" para a conscientização sobre a obesidade infantil?

      "Muito Além do Peso" é importante para conscientizar o público sobre a gravidade da obesidade infantil, suas causas multifatoriais e a necessidade urgente de políticas públicas, educação e mudanças na indústria alimentícia para proteger a saúde das futuras gerações.

 

 

 

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

MISTÉRIO: OS SAPATINHOS ENCONTRADOS EM TEMPLOS EGÍPCIOS - DAIANA GEREMIAS - COM GABARITO

 Mistério: Os sapatinhos encontrados em templos egípcios

 

        Uma expedição para o Egito em 2004 fez com que alguns arqueólogos encontrassem um novo tesouro histórico. Dentro de uma jarra posicionada no meio de outras duas jarras e encostada em uma parede de tijolos de argila foram encontrados sete sapatos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBbcM7lhLE2x3kKqE12zoyYank02i5JouObqYTg2DN811EU6ObT5HKqhtZkPdswq_qs-wJsfq0vAI1rIsIgXhT60C3TQPxc8rX-1_9KH0royFa1xDIpWT3fLBszNCgnNJ8JFE_7-Rm9HGzRNnrtvvGZnTg2gbg6ESSBnbotIRiCyEOx9LN-GYs_SQLL2M/s320/sapatinhos.jpg


        Desses, dois pares eram de criança e os outros, de um adulto possivelmente manco. De acordo com o arqueólogo Angelo Sesana, esses sapatos ficaram escondidos por mais de 2 mil anos!

        O especialista em sapatos antigos, Andre Veldmeijer, chamou a descoberta de “extraordinária”, uma vez que os itens estão muito bem conservados. Depois de uma análise, conclui-se que os sapatos eram provavelmente caros e representavam status – viu só! Não é de hoje.

        O mistério envolvido com a descoberta dos sapatos escondidos e sobre como ninguém aparentemente sabia a respeito do esconderijo – aliás, o que teria acontecido com o dono dos sapatos, que provavelmente morreu sem tirá-los do lugar? O mistério aqui é: o que será que fez com que alguém escondesse os sapatos e nunca mais voltasse para busca-los?

GEREMIAS, Daiana. Conheça 5 mistérios que intrigam a humanidade. Megacuriosos, 28 ago. 2014. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/misterios/45444-conheca-5-misterios-que-intrigam-a-humanidade.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

Entendendo o mistério:

01 – Onde e quando foram encontrados os sapatinhos?

      Em 2004, durante uma expedição no Egito, arqueólogos encontraram sete sapatos dentro de uma jarra, posicionada entre outras duas jarras e encostada em uma parede de tijolos de argila em um templo egípcio.

02 – Quantos e que tipos de sapatos foram encontrados?

      Foram encontrados sete sapatos, sendo dois pares de criança e os outros de um adulto, possivelmente manco.

03 – Por quanto tempo os sapatos ficaram escondidos?

      De acordo com o arqueólogo Angelo Sesana, os sapatos ficaram escondidos por mais de 2 mil anos.

04 – Qual foi a reação dos especialistas em sapatos antigos sobre a descoberta?

      Andre Veldmeijer, um especialista em sapatos antigos, chamou a descoberta de “extraordinária” devido ao excelente estado de conservação dos itens.

05 – O que foi concluído sobre o valor e o significado dos sapatos?

      Após análise, concluiu-se que os sapatos eram provavelmente caros e simbolizavam status, indicando que o dono poderia ter sido uma pessoa de posição social elevada.

06 – Qual é o mistério em torno da descoberta dos sapatos?

      O mistério envolve o motivo pelo qual os sapatos foram escondidos e por que ninguém voltou para buscá-los. Além disso, questiona-se o que aconteceu com o dono dos sapatos, que aparentemente morreu sem retirá-los do esconderijo.

07 – Por que é intrigante que os sapatos foram deixados no templo?

      É intrigante porque os sapatos, que eram caros e simbolizavam status, foram cuidadosamente escondidos, sugerindo que houve uma intenção deliberada, mas o motivo e o destino do proprietário permanecem desconhecidos, alimentando o mistério sobre o que poderia ter ocorrido.

 

 

NOTÍCIA: APLICATIVOS DE ESPIONAGEM TORNAM-SE POPULARES ENTRE OS PAIS - (FRAGMENTO) - TERRA TECNOLOGIA - COM GABARITO

 Notícia: Aplicativos de espionagem tornam-se populares entre os pais – Fragmento

        A variedade do mercado de "apps de pais" é tamanha que alimenta até o debate sobre a privacidade dos adolescentes

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuQTPSgAllXpYNo-GCDnZZXlWk5lrYSBsiM1p4ZrI4nXRvH1AqWcJZaifsrmm8q8lOahllFt-EssxvjeKCbbfO_BWSpVyIL_k10M2urSQt2nNhB5wVDeso8-z7iyc7eGUSdemJj2RP_0Sod1Y_WK1z9rpzcBpIJ0GbGw6uu4nTRSa-mtUfgWeI2UUhCAY/s1600/tEEN.jpg


        [...] Um deles, o TeenSafe, é como ter um espião da CIA infiltrado no celular do adolescente: o programa pode mostrar o que o usuário está postando nas mídias sociais, dar acesso a mensagens de texto deletadas e revelar mensagens enviadas em aplicativos como WhatsApp e Snapchat.

        A empresa pede que os pais contem aos seus filhos que estão sendo monitorados, mas o aplicativo pode funcionar secretamente.

        "É legal que os pais façam isso discretamente", diz o diretor executivo da empresa TeenSafe, Rawdon Messenger.

        "A pergunta é: há justificativa? E estas são decisões morais que os pais têm que tomar. Nós acreditamos que, quando se trata de proteger seus filhos, a privacidade tem que dar lugar à proteção."

        [...]

        Alertas

        A popularidade de apps do gênero surfa na onda da expansão dos smartphones. Nos Estados Unidos, quase 80% dos jovens têm telefones celulares - e cerca de metade desses aparelhos tem recursos como câmeras de foto e vídeo e acesso à internet e às mídias sociais.

        [...]

        O aplicativo, no entanto, não pode ser usado secretamente. "A tecnologia é o seu braço direito para prover informações de que precisa para ter as conversas corretas (com os filhos)", acredita Spoto (uma mãe usuária.

        [...]

        Jogo de “gato e rato”

        Porém, os adolescentes geralmente são melhores no uso da tecnologia do que seus pais, de forma que aplicativos como esses podem criar uma espécie de “jogo de gato e rato” em que eles tentam evitar os olhares curiosos dos mais velhos.

        Os aplicativos de pais também estão preparados para essas situações. Se os filhos não ligam de volta ou desligam o telefone, é possível, à distância, desabilitar o telefone, de modo que ele só funcione para ligar para o pai ou a mãe.

        [...]

        Ingenuidade

        Lou Rabon, que também está no processo de criar seu próprio aplicativo para pais, aconselha os casais a usar senhas difíceis em aparelhos compartilhados pela família.

        [...]

        Ao ser perguntado sobre se a próxima moda entre os adolescentes será desligar seus telefones, ele diz que não funcionaria – o aplicativo que ele está criando vai alertar um grupo de pais se as crianças em um círculo de amigos desligarem seus telefones. E informar suas localizações. Ou seja, acabou a festa.

        "Se você quiser se desconectar completamente e criar seus filhos nesse mundo é preciso ir para a Amazônia ou algo assim. No mundo em que nós vivemos esse tipo de tecnologia difundida e onipresente só vai aumentar", afirma.

        [...].

TERRA. Aplicativos de espionagem tornam-se populares entre os pais. Terra. Tecnologia, 2 fev. 2016. Disponível em:

https://www.terra.com.br/noticias/aplicativos-de-espionagem-tornam-se-populares-entre-os-pais,501ca40fd2a4b410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html. Acesso em: 17 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que são os "apps de pais" mencionados na notícia?

      Os "apps de pais" são aplicativos projetados para monitorar as atividades dos filhos em seus smartphones, permitindo aos pais acompanhar mensagens, postagens em mídias sociais e até mesmo a localização dos filhos.

02 – Qual é a função principal do aplicativo TeenSafe?

      O TeenSafe permite que os pais monitorem as atividades de seus filhos em smartphones, como mensagens de texto, postagens em mídias sociais, e mensagens enviadas em aplicativos como WhatsApp e Snapchat.

03 – Os pais são aconselhados a informar seus filhos sobre o uso do TeenSafe?

      Sim, a empresa recomenda que os pais informem seus filhos sobre o monitoramento, embora o aplicativo possa ser usado de forma secreta.

04 – Quais são as justificativas apresentadas pelos desenvolvedores para o uso desses aplicativos?

      Os desenvolvedores, como o diretor executivo da TeenSafe, argumentam que a privacidade dos filhos deve ser secundária à proteção, justificando o uso desses aplicativos como uma medida de segurança.

05 – Qual a porcentagem de jovens nos Estados Unidos que possuem smartphones?

      Cerca de 80% dos jovens nos Estados Unidos possuem telefones celulares, e aproximadamente metade desses aparelhos têm acesso à internet e mídias sociais.

06 – Como os adolescentes costumam reagir ao uso desses aplicativos de monitoramento?

      Muitos adolescentes, sendo tecnicamente mais proficientes que seus pais, podem tentar evitar o monitoramento, criando uma dinâmica de "gato e rato".

07 – Quais são as funções adicionais desses aplicativos para lidar com a resistência dos adolescentes?

      Esses aplicativos podem desabilitar o telefone de um adolescente remotamente, permitindo apenas que ele faça ligações para os pais, caso eles tentem evitar o monitoramento.

08 – O que Lou Rabon aconselha em relação ao uso de aparelhos compartilhados em família?

      Lou Rabon aconselha os pais a usarem senhas complexas em dispositivos compartilhados pela família para evitar que os filhos desativem o monitoramento.

09 – Qual é a previsão de Lou Rabon sobre o futuro do uso dessa tecnologia de monitoramento?

      Lou Rabon acredita que a tecnologia de monitoramento será cada vez mais difundida e onipresente, tornando quase impossível evitar sua influência no dia a dia das famílias.

10 – Como o novo aplicativo de Lou Rabon promete lidar com adolescentes que tentam se desconectar?

      O aplicativo de Lou Rabon alertará um grupo de pais se os adolescentes em um círculo de amigos desligarem seus telefones e informará a localização deles, dificultando que se desconectem completamente.

 

POEMA: O TEMPO - OLAVO BILAC - COM GABARITO

 Poema: O Tempo

            Olavo Bilac

Sou o Tempo que passa, que passa,
Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheTBLNERrcke3pqZi3_4FcVxKpqCewDST1KdCw7ze6MZ1dC4Zz38nvA0Kuql_YysXL2TZu_INqsJKN8zldlWKr3neFkEIF3JT33IXjnarNZ-XF0-p9Bt1fSqgqDHPxUTyW2v8bP_iuLs_gd5eBLqXRjI5ePRWdGONSZn9AVq-GbX949_L_ADmB9dZjGkw/s320/TEMPO.jpeg


A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm…
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos…
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos,
Formo um século, e passo adiante.

Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!

BILAC, Olavo. O Tempo. In: BILAC, Olavo. Poesias Infantis. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1929. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o tema central do poema "O Tempo" de Olavo Bilac?

      O tema central do poema é a passagem inevitável do tempo e seu impacto sobre a vida humana. O tempo é retratado como uma força incontrolável que molda a vida e o destino, levando tanto as alegrias quanto as tristezas.

02 – Como o tempo é personificado no poema?

      No poema, o tempo é personificado como uma entidade que "passa" sem parar, que "leva a Ventura e a Desgraça" e que é sereno e constante. Essa personificação enfatiza a inevitabilidade e o poder do tempo sobre a existência humana.

03 – O que o poeta sugere em relação ao uso do tempo na vida?

      O poeta sugere que as pessoas devem trabalhar e valorizar o tempo, pois a vida é curta e não há como recuperar o tempo perdido. Ele adverte contra o desperdício de minutos e horas, ressaltando a importância de aproveitar cada momento.

04 – Qual é a mensagem implícita no trecho "Formo os anos que nascem e morrem"?

      A mensagem implícita é a transitoriedade da vida. O tempo é responsável por criar e encerrar ciclos, simbolizados pelos anos que "nascem e morrem". Isso destaca a efemeridade da existência e a constante renovação e passagem do tempo.

05 – Como o poema aborda a relação entre o tempo e as vaidades humanas?

      O poema aborda essa relação ao afirmar que o tempo leva "as vaidades da Vida", sugerindo que, independentemente das conquistas ou preocupações humanas, tudo é passageiro diante da inevitável marcha do tempo. As vaidades e preocupações da vida são efêmeras e insignificantes diante da eternidade do tempo.

 

 

NOTÍCIA: POLICIAIS SE COMOVEM, PAGAM FIANÇA E FAZEM COMPRAS PARA LADRÃO DO DF - FRAGMENTO - RAQUEL MORAIS - COM GABARITO

 Notícia: Policiais se comovem, pagam fiança e fazem compras para ladrão no DF – Fragmento

 

Compras feitas por policiais para ajudar desempregado que tentou furtar 2 kg de carne no Distrito Federal (Foto: Ricardo Machado/Arquivo Pessoal)

        [...]

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhitYZa_cvOyjfA_1rD2LVTaDa-JFqX5Rur5fQ3uFJlKOs8Zl9cjCUx2iB44QVQk3Ow5lyBYCFsENb5weq4VgpVN26en0i8ltz4hchGqHX7-Bw6aTCWzID6kQVvksc8rdPe3PDVh8kOs-a7Mpi0LEW7-xofvXlZ27-QAFftRwE5xdeWaqJ4zQw2wDTpdVY/s320/fiana.jpg


        Policiais civis do Distrito Federal se sensibilizaram com a história de um ladrão e deram um final surpreendente a uma tentativa de furto de 7 kg de carne: pagaram a fiança e fizeram compras para o eletricista desempregado, que contou em depoimento ter praticado o crime para alimentar o filho de 12 anos. Mario Ferreira Lima cria o menino sozinho desde que a mulher se mudou para a casa de um filho mais velho, de outro casamento, para se recuperar das sequelas de um acidente.

        [...] De acordo com o agente Ricardo Machado, o desempregado contou em depoimento que se confundiu com as datas e achou que já tivesse caído na conta os R$ 70 que recebe mensalmente por meio do Programa Bolsa Família. [...]

        Na hora de passar as compras no caixa, o homem descobriu que o valor que tinha de saldo – R$ 7 – era insuficiente e tentou esconder a carne na bolsa. O alimento custava R$ 26. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança, e o dono do estabelecimento não aceitou as desculpas do ladrão e acionou a polícia.

        Machado conta que o desempregado desmaiou pouco depois de chegar à delegacia. Questionado se estava bem, o homem respondeu que estava havia dois dias sem comer, porque deixou o filho consumir sozinho o pão que restava em casa.

        [...] narrou ter perdido o emprego com carteira assinada por ter precisado acompanhar a mulher nos oito meses em que ela ficou internada em coma no hospital – e procurou os colegas. “Dei a ele R$ 30 para pagar a carne e depois fui contar aos colegas o que estava acontecendo no plantão. Ficou todo mundo comovido [...]”, lembra.

        [...] a fiança foi estipulada em R$ 270. Sensibilizada, uma agente pagou sozinha o valor, enquanto os colegas arrecadavam mais dinheiro para comprar mantimentos para o ladrão.

        [...].

MORAIS< Raquel. “Policiais se comovem, pagam fiança e fazem compras para ladrão no DF”. G1. 14 maio 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/05/policiais-se-comovem-pagam-fianca-e-fazem-compras-para-ladrao-no-df.html. Acesso em: 16 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que motivou o eletricista desempregado a tentar furtar 7 kg de carne?

      Ele tentou furtar a carne porque estava desesperado para alimentar seu filho de 12 anos. Ele achava que já tinha recebido o valor do Bolsa Família, mas ao descobrir que não tinha dinheiro suficiente, tentou esconder a carne na bolsa.

02 – Como os policiais reagiram ao caso do desempregado?

      Os policiais civis se comoveram com a situação do homem e, além de pagarem a fiança, também arrecadaram dinheiro para comprar mantimentos para ele e seu filho.

03 – Qual foi a justificativa do homem para o crime?

      O homem alegou que estava há dois dias sem comer, pois havia deixado o pouco alimento que tinha para o filho. Ele também mencionou que havia perdido o emprego por precisar acompanhar sua esposa, que estava em coma no hospital.

04 – Quanto foi a fiança estipulada, e como ela foi paga?

      A fiança foi estipulada em R$ 270. Uma das agentes, sensibilizada pela situação, pagou a fiança sozinha, enquanto outros policiais arrecadaram dinheiro para ajudar o homem.

05 – Qual foi a reação do dono do estabelecimento ao flagrar o furto?

      O dono do estabelecimento não aceitou as desculpas do homem e decidiu acionar a polícia após flagrar a tentativa de furto pelas câmeras de segurança.

06 – O que aconteceu com o homem ao chegar na delegacia?

      Ao chegar na delegacia, o homem desmaiou, e ao ser questionado pelos policiais se estava bem, revelou que estava há dois dias sem comer.

07 – Como os policiais decidiram ajudar o homem após ouvirem sua história?

      Os policiais, ao ouvirem a história do homem, decidiram se unir para ajudá-lo. Um deles deu dinheiro para que o homem pudesse pagar a carne, enquanto outros se mobilizaram para pagar a fiança e comprar alimentos para ele e seu filho.

 

NOTÍCIA: CRIANÇAS REALIZAM SARAU POÉTICO VIRTUAL - (FRAGMENTO) - DANIELA JACINTO - COM GABARITO

 Notícia: Crianças realizam sarau poético virtual – Fragmento

        Os participantes recitaram poesias de Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e inclusive de autoria própria.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9qddl6SUlbBSYaE-ojTvnP7R9zov3LjUkeSakY-MJk-ygC69G2YgdRvqpfZCulsNBlSm5sdg9AfKpKVVD5_tBA7u3MIok0JhhZXAqMeZ7YNyWSdJ3Y-cXAaIcKCi5ozKv1wFKUW86h8xOKBdVdXJMNunXer-CqjrDZ2DEZt3KdT3oX8ixyRmMmVYM5gc/s320/SARAU.jpg 


        Quem gosta de ler já deve ter tido algum contato com poesias. Há várias delas feitas especialmente para as crianças, de autores como Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes... Tratam-se de textos curtos, escritos em versos, muitos deles rimados, parecendo até canção. As letras de músicas, por exemplo, são como poesias, só que elas recebem melodias e são feitas para serem cantadas.

        Já as poesias podem ser recitadas, ou seja, lidas em voz alta e até mesmo interpretadas, que é quando se coloca emoção ao ler. Esses pequenos textos, além de incentivarem o gosto pela leitura, também são ótimos para praticar a oralidade, afinal muitos têm dificuldade em ler algo para outras pessoas, saber as pausas das pontuações. Então, recitar poesias pode ajudar, além de ser bem divertido!

        Foi o que fizeram 12 estudantes, com idades entre 9 e 10 anos, alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elza Brígida Ferriello Malatrasi, de Boituva. Essas crianças, a convite da professora Cláudia Luciano Lima, realizaram um sarau poético on-line.

        Um sarau é uma reunião de pessoas, geralmente no fim da tarde ou noite, para compartilhar arte. Pode ser poesia, como fizeram os alunos, ou ainda música, dança, pintura, entre outras expressões artísticas. Pode também ser tudo isso junto.

        A proposta da professora foi para todos os 21 alunos da turma, que estão tendo aulas remotas devido ao isolamento por conta do coronavírus. Mas ela deixou à vontade para participar quem quisesse. Os alunos deveriam escolher as poesias que mais gostassem, por meio de pesquisa em livros ou sites. Depois, fazer um vídeo de sua leitura.

        Conforme a professora, essa foi a maneira que encontrou para os estudantes vivenciarem situações reais de leitura com significado social. Os vídeos foram unidos em um único arquivo, postado no canal dos alunos criado no YouTube.

        Pequena poetisa

        Quando soube da atividade, Maria Eduarda Ferreira Rocha Ribeiro, 9 anos, disse que foi pesquisar. Encontrou algumas poesias, mas não achava nenhuma que fosse do seu interesse para recitar. “Então resolvi escrever a minha própria poesia”, afirma. A pequena pensou muito sobre o que iria escrever. “Fiquei bastante em dúvida, minha memória ficava cheia de coisa, fui escrevendo e cheguei num resultado que gostei. Fui ler para ver como ficou e quando percebia erro, ia apagando, corrigindo”, conta a pequena poetisa.

        Com “A estrela”, Maria Eduarda fez uma homenagem à sua família. Essa foi sua primeira poesia. Ela gostou tanto da experiência que pretende continuar escrevendo. “Adoro ler, amo criar e imaginar.”

        [...]

        Inspiração para outros

        Na opinião de Lavínia Janis Negrão Silva Santos, 10 anos, o sarau que fez com seus amigos pode inspirar e incentivar muitas pessoas a lerem. “Além de ser uma coisa muito legal e criativa”, comenta ela, que recitou “A centopeia”, de Marina Colasanti.

        [...].

JACINTO, Daniela. Crianças realizam sarau poético virtual. Jornal Cruzeiro do Sul, 14 jun. 2020. Disponível em: https://www.jornalccruzeiro.com.br/suplementos/especial-cruzeirinho/criancas-realizam-sarau-poetico-virtual. Acesso em: 24 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que foi realizado pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elza Brígida Ferriello Malatrasi?

      Os alunos realizaram um sarau poético virtual, onde recitaram poesias de autores conhecidos como Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, além de poesias de autoria própria.

02 – Quais autores de poesia foram recitados pelos participantes do sarau?

      Os participantes recitaram poesias de Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e também de autoria própria.

03 – O que é um sarau e qual foi o objetivo do evento realizado pelas crianças?

      Um sarau é uma reunião de pessoas para compartilhar arte, como poesia, música, dança e pintura. O objetivo do sarau poético virtual realizado pelas crianças foi vivenciar situações reais de leitura com significado social e incentivar o gosto pela leitura e a prática da oralidade.

04 – Qual foi a proposta da professora Cláudia Luciano Lima para seus alunos?

      A professora Cláudia propôs que seus alunos escolhessem poesias que gostassem, através de pesquisas em livros ou sites, e gravassem vídeos recitando as poesias. A atividade foi voluntária e destinada a todos os 21 alunos da turma.

05 – Como foi criada a poesia "A estrela" por Maria Eduarda Ferreira Rocha Ribeiro?

      Maria Eduarda, de 9 anos, decidiu escrever sua própria poesia depois de não encontrar nenhuma que lhe interessasse para recitar. Ela pensou muito sobre o que escrever, corrigiu seus erros durante o processo e criou "A estrela", uma homenagem à sua família.

06 – Qual foi a reação de Maria Eduarda após escrever sua primeira poesia?

      Maria Eduarda ficou tão satisfeita com a experiência de escrever sua primeira poesia que pretende continuar escrevendo. Ela expressou seu amor pela leitura, criação e imaginação.

07 – Qual foi a opinião de Lavínia Janis Negrão Silva Santos sobre o sarau e sua possível influência?

      Lavínia, de 10 anos, acredita que o sarau que realizou com seus amigos pode inspirar e incentivar muitas pessoas a lerem, além de ser uma atividade muito legal e criativa. Ela recitou a poesia "A centopeia", de Marina Colasanti.

 

 

ENTREVISTA: AOS 12 ANOS, LEITOR DO JOCA LANÇA LIVROS DE FANTASIA - JORNAL DO JOCA - COM GABARITO

 Entrevista: Aos 12 anos, leitor do Joca lança livros de fantasia

        Obra conta a história de um mundo fictício recheado de seres poderosos

        Ricardo Valadares Gontijo Valle tem 12 anos e escreveu o livro de fantasia Operação Necromance, lançado pela editora Autografia. O jovem escritor criou os universos, personagens e tramas que cercam suas histórias recheadas de aventura. Como grande conhecedor da cultura pop, Ricardo não deixou de aplicar tudo o que aprendeu lendo quadrinhos da Marvel e assistindo aos filmes da saga Star Wars. Além de Operação Necromance, o jovem escreveu O Bestiário das Criaturas e Necromance e a Conquista do Planeta dos dragões.

        Veja abaixo a entrevista [...]

Fonte:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4R5BMYUbKyAEBqNLZ4EOoByDwxGf3ZLTgI-RJZL-v5M6F3CIOteNY9gbADi7Hxa7ZJ5W9cmHzPNP5nH40GTptWvLJycpfT4-DILdzfOSEJXXrRFjMR13Ob9k1Agd9q-a3ulff-fiKbwPuZlYa3fA2MJbEh6S4SYQvfZTZydTidlkaFPXKvj3nVd-05KU/s320/livro-fazendo-minha-historia%20(1).jpg


        De onde você tirou as inspirações para os seus livros?

        As minhas inspirações vieram de histórias que eu gosto, como as mitologias da Marvel e da DC. Também me inspirei muito em Star Wars e Harry Potter.

        Qual é o personagem que você criou de que mais gostou?

        Foi o Shitszu Ctrax. Ele é um vilão, mas construído com várias camadas. Ele tem intenções boas, mas faz as coisas do jeito errado.

        Qual é a história de Operação Necromance?

        São personagens fantásticos que vivem em um universo criado por um ser superpoderoso chamado Necromance. É lá onde as aventuras acontecem.

        Você pretende escrever outras histórias?

        Estou trabalhando em dois livros novos, estão quase prontos. E estou criando também uma história em quadrinhos baseada no meu livro.

ENTREVISTAS. “Aos 12 anos, leitor do Joca lança livros de fantasia”. Jornal Joca, 5 jan. 2021. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/aos-12-anos-leitor-do-joca-lanca-livros-de-fantasia. Acesso em: 14 abr. 2021.

Entendendo a entrevista:

01 – Quem é Ricardo Valadares Gontijo Valle e o que ele fez aos 12 anos?

      Ricardo Valadares Gontijo Valle é um jovem escritor de 12 anos que escreveu o livro de fantasia Operação Necromance, lançado pela editora Autografia.

02 – Quais foram as principais inspirações de Ricardo para escrever seus livros?

      Ricardo se inspirou em mitologias da Marvel e da DC, além de Star Wars e Harry Potter, que são histórias que ele gosta.

03 – Qual personagem criado por Ricardo é o seu favorito e por quê?

      O personagem favorito de Ricardo é o Shitszu Ctrax, um vilão com várias camadas que, apesar de ter boas intenções, realiza suas ações de maneira errada.

04 – Sobre o que é a história de Operação Necromance?

      A história de Operação Necromance se passa em um universo criado por um ser superpoderoso chamado Necromance, onde personagens fantásticos vivem aventuras.

05 – Além de Operação Necromance, que outros livros Ricardo escreveu?

      Ricardo também escreveu O Bestiário das Criaturas e Necromance e a Conquista do Planeta dos Dragões.

06 – Ricardo pretende continuar escrevendo?

      Sim, ele está trabalhando em dois novos livros e também está criando uma história em quadrinhos baseada em um de seus livros.

07 – Como a cultura pop influenciou as obras de Ricardo?

      A cultura pop influenciou muito Ricardo, especialmente as histórias em quadrinhos da Marvel e os filmes da saga Star Wars, que ele usou como base para criar seus universos, personagens e tramas.