terça-feira, 13 de agosto de 2024

HISTÓRIA: O GÊNIO DO CRIME - (FRAGMENTO) - JOÃO CARLOS MARINHO - COM GABARITO

 História: O GÊNIO DO CRIME – Fragmento – Capítulos 1 – 2 e 3.

Capítulo 1

        Era um mês de outubro em São Paulo, tempo de flores e dias nem muito quentes nem muito frios, e a criançada só falava no concurso das figurinhas de futebol.

        Deu mania, mania forte, dessas que ficam comichando o dia inteiro na cabeça da gente e não deixa pensar em mais nada. Quem enchia o álbum ganhava prêmios bons e jogava-se abafa pela cidade: [...].

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        Na Escola Primária Três Bandeiras o sino anunciou o recreio e o Edmundo saiu voando da classe para encontrar o Pituca no pátio. Os dois estudavam na admissão, mas o Edmundo estava no 5º ano A e o Pituca no 5º ano B, e não tinham podido conversar ainda naquela manhã. Edmundo estava aflito: faz dois meses que só faltava o Rivelino para encher o álbum e poder ir lá na fábrica receber o prêmio. Comprara toneladas de envelopinhos e o Rivelino não saía [...].

        Finalmente o Pituca veio com a novidade: disseram que no Largo de São Bento tinha um cambista que vendia as figurinhas abertas; o fulano encomendava a figurinha que queria e no dia seguinte o cambista trazia. Custava caro mas era garantido. [...] Encontrou o Pituca risonho embaixo do abacateiro do pátio.

        — Como é, encomendou o Rivelino?

        — Tive sorte, nem precisou encomendar para amanhã. Sobrou um de um cliente que não veio buscar e comprei. Está aqui.

        — Iupi! — Edmundo deu um pulo. Tirou o álbum da bolsa e queria colar imediatamente a figurinha. [...].

Capítulo 2

      Depois da aula Edmundo e Pituca foram direto para a fábrica sem nem pensar no almoço. Tomaram o ônibus e desceram numa praça onde perguntaram ao sorveteiro se sabia o lugar da fábrica. O sorveteiro não sabia, mas três meninos, que jogavam abafa na calçada, ali perto, sabiam, e se ofereceram para levar Edmundo e Pituca. No caminho foram conversando.

        — Você vai escolher que camisa?

        — Corinthians.

        — E depois que entregam o prêmio, eles ficam com o álbum?

        — Não. Tem um velhinho que carimba todas as figurinhas e devolve.

        — Bonito que é o álbum cheio. Vocês encheram de sociedade?

        — É só meu. O Pituca tem o dele, mas faltam quatro figurinhas.

        Quando dobraram a terceira esquina apareceu a placa vermelha e amarela: FÁBRICA DE FIGURINHAS ESCANTEIO.

        Era um prédio velho, de dois andares, com jardim na frente e um portão de ferro. O jardim estava um ajuntamento de crianças, para mais de cem, e pareciam desiludidos. Edmundo puxou conversa numa rodinha e ficou sabendo que a fábrica interrompera a entrega dos prêmios. [...].

        Pararam um pouco para pensar, discutiram, e resolveram ir no advogado. Aquela turminha de álbum na mão encheu dois ônibus e foram parar na Rua Barão de Itapetininga, subiram no décimo quinto andar dum arranha-céu, e o que coube entrou na sala do advogado, o resto ficando na sala de espera e pelo corredor. Contaram o caso e o advogado falou:

        — A Fábrica de Figurinhas Escanteio prometeu um prêmio a quem enchesse o álbum; vocês encheram e ela tem que cumprir a promessa. A lei obriga as pessoas a cumprirem o que prometem. Vou fazer uma petição ao juiz; deixem seus nomes e endereços com minha secretária.

        Daí a cinco dias todos receberam uma carta marcando hora para se reunirem no escritório.

        — É — disse o advogado. — O caso está resolvido. Logo que o dono da fábrica soube que ia ser denunciado, veio aqui e falou que os prêmios estão à disposição de vocês. Podem ir buscar. [...].

Capítulo 3

        — Edmundo, desça aqui embaixo que tem visita para você. Era a voz do pai. Edmundo fechou o caderno de português, trocou o chinelo pelo sapato e desceu.

        — Boas-noites, meu bom menino.

        Quem cumprimentou foi um senhor baixo gordo careca sentado no sofá e que fumava um charuto comprido. Edmundo não conhecia.

        — Sou o seu Tomé, dono da Fábrica de Figurinhas Escanteio. Descobri seu endereço pela relação do advogado.

        — Muito prazer. — Assisti aquela bagunça da janela do segundo andar; se não fosse você incendiavam minha fábrica.

        Seu Tomé contou o reboliço para seu Cláudio e dona Elvira e elogiou muito a coragem do Edmundo, [...].

        — Os senhores não imaginam o que está acontecendo comigo. Esta vida; vemos as desgraças acontecerem aos outros e não imaginamos que um dia. . . bom, vamos ao assunto: existe por aí uma fábrica clandestina falsificando minhas figurinhas difíceis. Fazem exatamente iguais às minhas e vendem para a criançada.

        Fez uma pausa olhando a subida da fumaça do charuto.

        — No meu, como em qualquer concurso, o número de prêmios deve ser limitado — não poderia entregar um jogo de camisas a cada colecionador. Por isso as figurinhas difíceis são produzidas em menor quantidade. Mas agora, com esse derrame de figurinhas falsas, o número de álbuns cheios ficou maior que a minha capacidade de comprar prêmios.

        — Compreendo por que havia tantos meninos com álbuns cheios — disse seu Cláudio.

        — Aí é que está. Tive que tomar dinheiro emprestado para comprar os prêmios que entreguei. A senhora vê, o senhor vê, passar esta vergonha na minha idade, ser chamado de caloteiro, o que que é.

        A empregada serviu um cafezinho na bandeja e, ao pegar o pires, viram que seu Tomé estava muito nervoso, com a mão tremendo; a xícara deu três pulinhos e quase derrama. Tomou o café e continuou.

        — Os falsários vendem as figurinhas abertas, não tem nem graça, cada um encomenda a que quer. Vendem caro, levam o dinheiro e quem paga o prêmio sou eu. E são perfeitas, é impossível diferenciá-las das de verdade. Vou é à falência, não aguento mais.

        — Vamos seu Tomé — disse seu Cláudio. — A polícia há de prender esses falsários.

        — Não adianta, já tentei. As figurinhas falsas são vendidas por cambistas, no centro da cidade. . .

        — O Pituca comprou no Largo de São Bento — interrompeu Edmundo. — Lá tem um cambista.

        Seu Tomé prosseguiu:

        — A polícia já prendeu três cambistas. No dia seguinte aparece outro vendendo figurinha em lugar diferente.

        — Os cambistas presos podem ser forçados a dar o endereço da fábrica clandestina.

        — Impossível. Nenhum deles nunca viu a fábrica clandestina e nem o seu dono.

        — E onde vão buscar as figurinhas que vendem?

        — Recebem-nas por sistemas diferentes, é uma coisa muito bem feita. O cambista não vê a pessoa que lhe entrega a figurinha e nem a que recebe o dinheiro. E, cada vez que um cambista é preso, mudam o sistema. Topei com um gênio do crime, um supercérebro. [...].

MARINHO, João Carlos. O gênio do crime. São Paulo: Global, 2019, p. 15-23.

Entendendo a história:

01 – Qual era o principal assunto entre as crianças no início do livro?

      As crianças estavam obcecadas com o concurso de figurinhas de futebol, onde quem completasse o álbum ganhava prêmios.

02 – Por que Edmundo estava tão ansioso no primeiro capítulo?

      Edmundo estava ansioso porque só faltava a figurinha do Rivelino para completar seu álbum e ganhar o prêmio.

03 – Como Edmundo conseguiu a figurinha que faltava para completar seu álbum?

      Pituca comprou a figurinha de um cambista no Largo de São Bento, que vendia figurinhas abertas.

04 – Por que Edmundo e Pituca foram até a fábrica de figurinhas?

      Eles foram até a fábrica para receber o prêmio por terem completado o álbum de figurinhas.

05 – O que Edmundo e Pituca encontraram ao chegar na fábrica de figurinhas?

      Encontraram um grupo de mais de cem crianças desiludidas porque a fábrica havia interrompido a entrega dos prêmios.

06 – Como o advogado ajudou as crianças que tinham completado o álbum?

      O advogado disse que a fábrica era obrigada a cumprir a promessa e fez uma petição ao juiz. Após isso, o dono da fábrica se comprometeu a entregar os prêmios.

07 – Quem visitou Edmundo em sua casa no capítulo 3?

      Seu Tomé, o dono da Fábrica de Figurinhas Escanteio, visitou Edmundo.

08 – Qual foi a preocupação de Seu Tomé ao visitar Edmundo?

      Seu Tomé estava preocupado porque uma fábrica clandestina estava falsificando suas figurinhas difíceis, o que estava arruinando sua fábrica.

09 – O que Seu Tomé explicou sobre as figurinhas difíceis no concurso?

      Ele explicou que as figurinhas difíceis eram produzidas em menor quantidade para limitar o número de prêmios, mas a fábrica clandestina estava fazendo cópias perfeitas dessas figurinhas, prejudicando o concurso.

10 – Por que a polícia não conseguia acabar com a fábrica clandestina?

      A polícia já havia prendido cambistas, mas a organização criminosa era muito sofisticada, mudava de método a cada vez, e os cambistas não conheciam o dono ou a localização da fábrica clandestina.

 

 

NOTÍCIA: METEOROLOGIA CAIPIRA (FRAGMENTO) - AFONSO BARROSO - COM GABARITO

 Notícia: Meteorologia caipira – Fragmento

        [...] fico pensando na infalível previsão do tempo exercida por homens e animais do campo nos meus tempos de menino da roça. “Neve baixa, sol que racha; neve na serra, chuva na terra”, diziam os sábios roceiros [...].

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh86x5rvArgvDpXmcm1V9UAhP-h_EeDQaRpKoeok7hXk6QcpM9WbHp1VSNLrxwpFDxwyYvuFqoZeXpFoAUgXZAH9qQUYWMAO64HqNyygzOTQTGJKZc83NO25F3-D182pZmDQaxIgjoyj8hCFE4H2hupsl4YH_7bu90Pz7NgFoem-R8kUvM5_HOByKscInc/s1600/CHUVA.jpg


        Os animais também sabiam prever o tempo. A chamada baixa pressão atmosférica, por exemplo, era identificada pelas andorinhas. Quando voavam em grandes altitudes, era sinal de tempo bom. Se o voo era baixo, era mau tempo na certa. [...].

        No Haiti, conta-se que um cão labrador despertou de repente do sono que desfrutava em um escritório e saiu em disparada. Soube-se logo depois do que ele fugia: era do terremoto avassalador que abalou o país.

        Abelhas, formigas e joaninhas também pareciam dispor de [...] outros aparelhos meteorológicos, porque sempre tomavam providências prévias à aproximação de tempestades.

        [...] os homens do campo também sabiam prever chuva, sol, frio e calor com grande precisão, e havia uma razão lógica para isso: eles eram tão inteligentes e sábios como os animais, porque tinham, como eles, convivência e comunicação direta com a natureza.

        Eu sei, porque vim de lá, e já não era pequenininho.

BARROSO, Afonso. Meteorologia caipira. Revista digital Dom Total, 24 fev. 2020. Disponível em: https://domtotal.com/noticia/1424193/2020/02/meteorolia-caipira. Acesso em: 4 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – O que significa o ditado “Neve baixa, sol que racha; neve na serra, chuva na terra” segundo os sábios roceiros?

      Esse ditado reflete a sabedoria popular dos homens do campo, que associavam a neve em altitudes baixas a tempo ensolarado e a neve na serra à previsão de chuva.

02 – Como as andorinhas eram usadas como indicadoras meteorológicas na roça?

      As andorinhas indicavam as condições do tempo com base na altitude de seu voo. Voando alto, significava tempo bom; voando baixo, indicava mau tempo.

03 – Que evento no Haiti é mencionado como exemplo de um animal prevendo uma catástrofe natural?

      O fragmento menciona um cão labrador no Haiti que despertou de repente e fugiu antes de um terremoto avassalador.

04 – Quais insetos são citados como tendo a capacidade de prever tempestades?

      Abelhas, formigas e joaninhas são mencionadas como insetos que tomavam providências antes da aproximação de tempestades, sugerindo sua capacidade de prever o tempo.

05 – Como os homens do campo conseguiam prever o clima com precisão?

      Os homens do campo conseguiam prever o clima com precisão porque, assim como os animais, tinham convivência e comunicação direta com a natureza, o que lhes dava uma compreensão intuitiva do ambiente.

06 – Por que o autor afirma saber sobre as previsões meteorológicas do campo?

      O autor afirma saber sobre as previsões meteorológicas do campo porque ele mesmo veio da roça e vivenciou essa sabedoria desde pequeno.

07 – Qual é a relação entre a sabedoria dos homens do campo e dos animais, segundo o texto?

      O texto sugere que tanto os homens do campo quanto os animais tinham uma sabedoria natural em prever o clima, resultado de sua convivência e interação direta com a natureza.

 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

NOTÍCIA: PRIMEIRO SATÉLITE BRASILEIRO: AMAZÔNIA 1 DEVE MONITORAR DESMATAMENTO (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Notícia: Primeiro Satélite Brasileiro: Amazônia 1 deve monitorar desmatamento – Fragmento

        [...] a agência espacial indiana (ISRO) pediu que o lançamento fosse adiado em sete dias para ter mais tempo para preparar o terceiro e o quarto estágios do foguete.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicNUQlU4c_yISBmZX1E6TNtA2OAObHwHFRvO7LizvCXu7NwaSyfoL0TRySct-sMTsVGdOZmUfqaYRK_Sk8S6sOmYl1SfeOHpRN1mQdc9Ysa_6TyWnDk_gsnCHhKudM5NAH9hR1ojWLZPHeWfko5bkJlXrXrgaUZ74ByCKGLULQXJHkDyet08UHFBWQtUI/s320/SATELITE.png

        [...]

        De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), após entrar em órbita, o Amazônia 1 fará imagens que auxiliarão na fiscalização de áreas devastadas de floresta, além de locais com maior número de nuvens.

        O satélite deverá gerar imagens da Terra inteira a cada cinco dias e poderá ser programado para fornecer dados de um ponto específico do planeta a cada dois dias. [...]

        O Brasil pretende lançar outros dois satélites na Missão Amazônia. O Amazônia 1B e o Amazônia 2, ambos sem uma data prevista ou local confirmado para lançamento.

LIMA, Kaique. Por que primeiro satélite brasileiro foi lançado da Índia? Olhar Digital, 1º mar. 2021. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/03/01/ciencia-e-espaco/por-que-o-primeiro-satelite-brasileiro-foi-lancado-da-india/. Acesso em: 3 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi o motivo do adiamento do lançamento do satélite Amazônia 1?

      O lançamento do satélite Amazônia 1 foi adiado em sete dias a pedido da agência espacial indiana (ISRO) para que houvesse mais tempo para preparar o terceiro e o quarto estágios do foguete.

02 – Qual é a principal função do satélite Amazônia 1?

      A principal função do satélite Amazônia 1 é fazer imagens que auxiliarão na fiscalização de áreas devastadas da floresta amazônica, além de monitorar locais com maior número de nuvens.

03 – Com que frequência o Amazônia 1 gerará imagens da Terra?

      O Amazônia 1 gerará imagens da Terra inteira a cada cinco dias e poderá ser programado para fornecer dados de um ponto específico do planeta a cada dois dias.

04 – Quantos satélites o Brasil pretende lançar na Missão Amazônia?

      O Brasil pretende lançar três satélites na Missão Amazônia: o Amazônia 1, que já foi lançado, e os futuros Amazônia 1B e Amazônia 2, ambos ainda sem data prevista ou local confirmado para lançamento.

05 – Qual instituição brasileira está responsável pelo Amazônia 1?

      O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é a instituição brasileira responsável pelo satélite Amazônia 1.

 

 

POEMA: VEM - MARINA RUIVO - COM GABARITO

 Poema: Vem

             Marina Ruivo

Do mar, a lua se ergue cheia e convida,

Suave convite ao doce que vem e vai.

Mas o mar, menino, é só para te deitares,

Em preclaro cuidado, longe do abismo.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaSr8khbBuxhF-4l8GCSVI9PpZEMSxNlY5ai72y4mbevhZiRVk93n6Q-IoEjVrLsirzodz4C7JgfWNWK3xoINlHUDKL5fV1BGxdJ3sxs2ZrEiAVJroQif51EkHWJI5ltF0QT1F_K5tOhmbHgMc_RoKJh4rcXAA1Ej5BkTYr2blvIamSzmmvv6bcpdZVtI/s320/MAR.jpg


 

As placas vermelhas desenham o perigo,

Tu não podes morrer, não até voltar o sol,

Não até me tirar deste medo-menina

Cuja cura deposito nas conchas,

As que recolheste da areia.

 

Eu já vi um afogado, menino.

A onda subia corpulenta, sugando,

O homem era só um pontinho no mar.

[...]

Não vás, menino, volta para a areia,

O mar está escuro, não te vejo direito.

Vem, morrer afogado é muito triste.

 

A lua está linda, não vês?

Quer abraçar teu cansaço,

Salvar tua vida,

 

Curar-te.

Me ouves, menino?

Estou com frio, não posso avançar,

O mar avermelha-se de espuma.

 

Vem, minhas pernas se molharam,

Estou gelada, volta,

O Cruzeiro do Sul nos alumia,

Vem, vem...

RUIVO, Marina. Nossa barca. São Paulo: Editora Patuá, 2019, p. 28.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o tema principal do poema "Vem"?

      O tema principal do poema "Vem" é a tentativa de dissuadir alguém de entrar no mar perigoso, onde a morte por afogamento é uma ameaça real. O poema traz à tona sentimentos de cuidado, medo e proteção.

02 – Como a lua é representada no poema?

      A lua é representada como uma figura protetora e tranquilizadora, que convida suavemente o menino a descansar e a se afastar do perigo, simbolizando um refúgio seguro longe do mar ameaçador.

03 – O que simbolizam as "placas vermelhas" no poema?

      As "placas vermelhas" simbolizam o perigo iminente. Elas são um aviso claro de que o mar é perigoso e que o menino não deve se aproximar, sugerindo que ele deve preservar sua vida.

04 – Qual é a importância das conchas mencionadas no poema?

      As conchas simbolizam a esperança e a cura. A figura que fala no poema deposita sua fé e esperança na segurança das conchas recolhidas da areia, vendo nelas um símbolo de proteção contra o medo e o perigo do mar.

05 – Como o poema retrata a relação entre o mar e o menino?

      O poema retrata o mar como uma força perigosa e atraente, ao mesmo tempo que o menino é visto como vulnerável. A relação é marcada pelo cuidado e pela proteção, com o apelo constante para que o menino não se entregue ao mar, que é escuro e ameaçador.

 

TEXTO: O DETALHE SEMPRE ESQUECIDO - BILHETE - COM GABARITO

 Texto: O detalhe sempre esquecido

        A velha tese de que todo criminoso, por mais esperto, sempre deixa uma pista, mesmo nos crimes meticulosamente planejados, está perfeitamente ilustrada neste caso, observou o professor Streva a um grupo de alunos. "Eu me encontrava em Colshire, um agradável vilarejo inglês, quando a polícia local pediu minha colaboração num caso de difícil solução. Um homem fora brutalmente assassinado. As suspeitas recaíram num sujeito de baixo nível social e cultural, semianalfabeto, acusado de ter enviado o seguinte bilhete encontrado na mesa do morto:

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK5-jSm7EUu_Y7bxQct_ZxqiG3SF0jdfn81fJqrN_2trm5T_qhGalctDVuJEep37cGN9bXHiZGsvdb_9x9iNxy22m8cRHm7kLyfLHXctgK7enu5ovAkAgc8TB_f7SMw_OFTE52qOJHH-rcDfB8WNA_kMch68jM3d6Rc82FMTxPZnYEL5B_P_q4phQvc2s/s1600/BILHETE.jpg


Bilhete:

        Dotôr Jones, Cuando lhe vi o senhor da ultimaveis, eu
disse que era pra valher eu ia matar o senhor si a grana
não estivesse aquí sigundaféra, cen fartar nen um tustas
Um abrasso.

        Quando Simpson, o chefe de polícia, pediu minha opinião, fiz-lhe ver que o autor do bilhete – e, portanto, o provável autor do crime – não poderia ser um homem de baixo nível cultural e, muito menos, semianalfabeto. Depois de ouvir minhas conclusões, ele concordou comigo. As investigações tomaram outro rumo, o assassino foi capturado e, conforme eu suspeitara, tinha bons conhecimentos gerais, inclusive linguísticos.

        "Tudo bem, professor", interveio um dos alunos, "mas não é isso que dá a entender a carta que foi escrita." O que levou o professor à conclusão de que o autor da carta não era inculto?

        O bilhete, cheio de erros de grafia e redigido com péssima letra, era correto em todos os detalhes de pontuação, como o uso de ponto, dois-pontos e ponto e vírgula. Uma pessoa iletrada não teria condição de atender com acerto a esses detalhes de ordem gramatical. A força do hábito de se expressar com correção fez o criminoso esquecer o detalhe que o traiu.

QUEM É O CULPADO? 95 casos policiais: descubra você mesmo. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985.

Entendendo o texto:

01 – Qual foi o principal detalhe que levou o professor Streva a concluir que o autor do bilhete não era semianalfabeto?

      O professor Streva notou que, apesar dos erros de grafia e da péssima letra, o bilhete estava correto em todos os detalhes de pontuação, como o uso de ponto, dois-pontos e ponto e vírgula, algo que uma pessoa iletrada não conseguiria fazer corretamente.

02 – Onde estava o professor Streva quando foi chamado para ajudar no caso?

      O professor Streva estava em Colshire, um agradável vilarejo inglês, quando a polícia local pediu sua colaboração.

03 – Por que o bilhete foi inicialmente considerado como prova de que o autor era uma pessoa de baixo nível social e cultural?

      O bilhete foi inicialmente considerado como prova disso devido aos inúmeros erros de grafia e à péssima letra, o que sugeria que o autor não tinha boa formação educacional.

04 – Qual era a mensagem principal contida no bilhete encontrado na mesa do morto?

      A mensagem principal do bilhete era uma ameaça de morte caso a vítima não entregasse o dinheiro na segunda-feira, conforme prometido.

05 – Como o chefe de polícia, Simpson, reagiu à análise do professor Streva?

      Após ouvir as conclusões do professor Streva, Simpson concordou com ele, e as investigações tomaram outro rumo, o que levou à captura do verdadeiro assassino.

06 – Qual era a formação educacional do verdadeiro assassino?

      O verdadeiro assassino tinha bons conhecimentos gerais, incluindo conhecimentos linguísticos, o que contrastava com a impressão inicial de que ele seria semianalfabeto.

07 – O que o professor Streva queria demonstrar ao contar essa história para os alunos?

      O professor Streva queria demonstrar que, por mais esperto que seja um criminoso, ele sempre acaba deixando uma pista. No caso contado, o detalhe esquecido pelo criminoso foi o uso correto da pontuação, o que traiu sua verdadeira formação educacional.

 

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NOTÍCIA: COMO PRATICA EMPATIA DURANTE A PANDEMIA? FRAGMENTO - DIÁRIO DO NORDESTE - COM GABARITO

 Notícia: Como praticar empatia durante a pandemia? – Fragmento

        Segundo pesquisas, um indivíduo que pratica empatia, mesmo em tempos de pandemia, pode ter uma mente mais saudável e viver melhor.

        Isolamento social, distanciamento entre as pessoas, a falta do abraço afetuoso dos familiares e amigos, ou mesmo a dor de perder alguém querido. O cenário que a pandemia do novo coronavírus trouxe tem gerado grande impacto na saúde mental de todos. Em meio ao momento mais difícil dos últimos 100 anos para se viver em sociedade, surge a pergunta: é possível praticar empatia durante a pandemia? 

  Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLBaLyvSozTb2jFOYoq1qzTCOGv9cYNtFsb70_sGkNJwMN4Wi06ev8plUNXpfnIuza_oiz_QpQEI1GzJqBYwyP56nbMmuUzm-1oHGwrDeVxYP1GEtt_9VPsgFuKhO3SEsyjy9aWqm7gMgr7a3nCavmDkBrp2XhTL8dMJfyUKfpBXrT1_QmDv-VCmCNh6U/s320/empatia.jpg

        O termo “empatia” tem o seu significado, de acordo com o dicionário, como a capacidade de se identificar com outra pessoa, de se colocar no lugar do outro e poder sentir o que ele sente. 

        [...]

        Foi durante o surto de Covid-19 que o administrador Cícero Jorge Pereira intensificou suas ações de voluntariado indo às ruas de Fortaleza, e até mesmo no interior do estado, para entregar cestas básicas e doar alimento aos moradores de rua. Ele conta que, antes do novo coronavírus, já praticava a empatia com algumas ações, mas foi a partir do isolamento social que viu a grande oportunidade de aumentar o seu relacionamento com o outro.

        “Lembro que o lockdown do ano passado iniciou no dia 19 de março e exatamente no dia seguinte passamos a cuidar mais das pessoas. Eu achava que esse era o melhor momento para viver a nossa missão de cuidar das pessoas. E não somente com cestas básicas, ou alimentos para os pobres, mas o simples fato de fazer uma ligação a alguém que estivesse precisando ouvir algo bom. As pessoas, muitas vezes, precisam somente ser ouvidas”, relembra Cícero. 

        [...].

COMO praticar a empatia durante a pandemia? Diário do Nordeste, Ceará, 19 mar. 2021. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares,com.br/metro/como-praticar-empatia-durante-a-pandemia-1.3062251. Acesso em: 26 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – Por que a prática da empatia é importante durante a pandemia?

      Segundo pesquisas, um indivíduo que pratica empatia pode ter uma mente mais saudável e viver melhor. A pandemia trouxe isolamento social, distanciamento entre as pessoas e a dor de perder entes queridos, gerando grande impacto na saúde mental. A empatia ajuda a mitigar esses efeitos negativos, promovendo um senso de conexão e suporte emocional.

02 – O que significa o termo "empatia" de acordo com o dicionário?

      O termo "empatia" significa a capacidade de se identificar com outra pessoa, de se colocar no lugar do outro e poder sentir o que ele sente.

03 – Quem é Cícero Jorge Pereira e como ele praticou a empatia durante a pandemia?

      Cícero Jorge Pereira é um administrador que intensificou suas ações de voluntariado durante o surto de Covid-19, indo às ruas de Fortaleza e ao interior do estado para entregar cestas básicas e doar alimentos aos moradores de rua. Ele viu no isolamento social uma oportunidade de aumentar seu relacionamento com o outro e ajudar mais pessoas.

04 – Quais ações específicas Cícero realizou para praticar empatia durante o lockdown?

      Cícero começou a cuidar mais das pessoas logo após o início do lockdown, entregando cestas básicas e alimentos para os pobres. Além disso, ele fez ligações para pessoas que precisavam ouvir algo bom, reconhecendo que muitas vezes as pessoas só precisam ser ouvidas.

05 – Como a prática da empatia pode ajudar as pessoas durante a pandemia?

      A prática da empatia pode ajudar as pessoas durante a pandemia ao criar um senso de comunidade e apoio emocional. Ao se colocar no lugar dos outros e oferecer ajuda, seja através de doações, apoio emocional ou simples conversas, indivíduos podem aliviar o estresse e a solidão causados pelo isolamento social e outras dificuldades trazidas pela pandemia.

 

 

ENIGMA: O CASO DA ZELADORA - (FRAGMENTO) - AGATHA CHRISTIE - COM GABARITO

 Enigma: O caso da zeladora – Fragmento

               Agatha Christie

        -- E aí – perguntou o dr. Haydock para sua paciente –, como estão as coisas?

        Recostada no travesseiro, Miss Marple mostrou a ele um sorrido lívido.

        -- Creio, de fato, que estou melhor – reconheceu –, mas sinto um desânimo tão grande. Não consigo parar de pensar o quanto teria sido melhor se tivesse morrido. Afinal, sou uma velha. Ninguém me quer, ninguém se preocupa comigo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqqoufUrUQLVpzH5aq420JHR-_rlgOIuJVC3wFZzchEtga1a2dCyix1rgPbwxY15YpKlv0QT5YoFfBcu9LArPwIqa7kpBZqFOSRlnm3v06AQyQeUyO9_A71CO6qkwmDhjG_Mjt3vR44jHaHb4Ug-Cnrvu_8a9926ymMSJqBVGvO_R1jkD4a7v4p5NFUcA/s320/ZELADORA.jpg


        O dr. Haydock parou com o jeito brusco que lhe era peculiar.

        -- Sim, eu sei, uma típica reação desse tipo de gripe. O que a senhora precisa é de algo que preencha sua mente. Um tónico cerebral.

        Miss Marple suspirou e balançou a cabeça.

        -- E adivinhe só – continuou o dr. Haydock –, trouxe o medicamento comigo.

        Ele jogou um envelope grande na cama.

        -- Feito sob medida para a senhora. O tipo de enigma que combina com o seu estilo.

        -- Um enigma? – Miss Marphe mostrou-se interessada.

        -- Uma proeza literária de minha parte – disse o médico, enrubescendo um pouco. – Tentei fazer uma história comum com isso. “Ele disse”, “ela falou”, “a garota pensou”, etc. Os fatos da história são verdadeiros.

        -- Mas por que é um enigma? – quis saber Miss Marple.

        O dr. Haydock deu um sorriso largo.

        -- Porque a interpretação depende da senhora. Quero ver se a senhora é tão esperta quanto sempre pareceu.

        Depois dessa alfinetada, ele foi embora.

        Miss Marple apanhou o manuscrito e começou a ler [...].

        Quando o dr. Haydock chegou no dia seguinte, ficou contente ao observar as bochechas coradas de Miss Marple e, sem dúvida, mais animação em sua conduta.

        -- Bem – ele perguntou –, qual é o veredicto?

        -- Qual é a questão, dr. Haydock? –, rebateu Miss Marple.

        -- Ah, minha querida senhora, terei de lhe contar isso?

        -- Suponho – disse Miss Marple – que é o comportamento curioso da zeladora. Por que ela se comportou daquele jeito tão estranho? [...] A propósito, o que aconteceu com ela?

        -- Fugiu para Liverpool.

        -- Tudo muito conveniente para certa pessoa – afirmou Miss Marple. – Sim, acho que a “questão da conduta da zeladora” pode ser solucionada de modo fácil. Suborno, não foi?

        -- É essa a sua resolução?

        -- Bem, se não era natural para ela comportar-se daquele jeito, deve ter sido “colocada em ação”, como as pessoas dizem, e isso significa que alguém pagou para ela fazer o que fez.

        [...]

        -- Pontuação máxima para a senhora, Miss Marple... e pontuação máxima para mim também pela minha prescrição. A senhora está parecendo quase a mesma de novo.

CHRISTIE, Agatha. O caso da zeladora. In: Os últimos casos de Miss Marple. Trad. Márcia Knop e Pedro Gonzaga. Porto Alegre: L&PM, 2013. p. 69-85.

Entendendo o enigma:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Lívido: muito pálido.

·        Enrubescendo: do verbo “enrubescer”; corar, tornar-se vermelho.

·        Manuscrito: texto escrito à mão.

·        Proeza: algo que ultrapassa os limites do habitual.

·        Tônico: medicamento que traz vitalidade ao organismo.

02 – O que motivou a conversa inicial entre o dr. Haydock e Miss Marple?

      A conversa foi motivada pelo estado de saúde de Miss Marple, que estava se recuperando de uma gripe e sentia-se desanimada, desejando até ter morrido.

03 – Como Miss Marple descreveu seu estado de espírito ao dr. Haydock?

      Miss Marple disse que, apesar de estar melhorando fisicamente, sentia um grande desânimo e achava que ninguém se importava com ela.

04 – O que o dr. Haydock sugeriu como tratamento para o desânimo de Miss Marple?

      O dr. Haydock sugeriu que Miss Marple precisava de algo para preencher sua mente, algo como um "tónico cerebral", e trouxe um enigma para ela resolver.

05 – Como o dr. Haydock apresentou o enigma a Miss Marple?

      O dr. Haydock jogou um envelope grande na cama de Miss Marple, dizendo que era um enigma feito sob medida para ela e que era uma história com fatos verdadeiros que precisava ser interpretada.

06 – Qual foi a reação inicial de Miss Marple ao ouvir sobre o enigma?

      Miss Marple mostrou-se interessada quando ouviu que se tratava de um enigma.

07 – Como Miss Marple parecia no dia seguinte, após ler o manuscrito?

      No dia seguinte, Miss Marple parecia mais animada, com as bochechas coradas, o que agradou o dr. Haydock.

08 – Qual foi a primeira pergunta que Miss Marple fez ao dr. Haydock sobre o enigma?

      Miss Marple perguntou qual era a questão central do enigma.

09 – Qual foi a dedução inicial de Miss Marple sobre o comportamento da zeladora?

      Miss Marple deduziu que o comportamento estranho da zeladora devia-se a um suborno, alguém pagou para ela agir daquela maneira.

10 – Qual foi a reação do dr. Haydock à resolução de Miss Marple sobre o enigma?

      O dr. Haydock concordou com a resolução de Miss Marple, elogiando-a e dizendo que ambos mereciam pontuação máxima, ele pela prescrição e ela pela resolução.

11 – Qual foi a conclusão final sobre o estado de Miss Marple após resolver o enigma?

      A conclusão foi que Miss Marple estava parecendo quase a mesma de antes, indicando que resolver o enigma teve um efeito positivo em sua recuperação.

 

 

NOTÍCIA: RELATÓRIO MUNDIAL DA FELICIDADE : PANDEMIA AFETA BRASILEIROS E BRASIL DESCE NO RANKING GLOBAL - (FRAGMENTO) - JORNAL DO BRASIL - COM GABARITO

 Notícia: Relatório Mundial da Felicidade: pandemia afeta brasileiros e Brasil desce no ranking global – Fragmento

        Brasil ocupa agora o 41º lugar, 9 posições abaixo do ranking de 2020

Por Jornal do Brasil – Publicado em 20/03/2021 às 13:21

        Durante a pandemia do coronavírus, a infelicidade no Brasil aumentou, fazendo o país cair nove posições no ranking global da felicidade. De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado pela empresa de pesquisas Gallup, Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a pátria amada ocupa agora a 41ª posição entre 149 nações.

        [...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlFeIMvvMtNgT667OrwQczGsLVmmlw2S6I56nFB0584M-lef14nMI8q9rrVjUBt4Y5eHH06Elg-x9Nh97BuYPxB6uAIpZVIP-x49gmwuSpwfTj8wiG55K2rwTwJCxwCAb-MIsyeTdJdlsNprP-bIMN_Se3M5O8wcpcruOcSdMKZaQTv67nKqtEAh8k88w/s320/Mapa-felicidade-e1649096094787.jpg


        De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, a Finlândia lidera o ranking pelo 4º ano consecutivo. O relatório leva em conta diversos aspectos, como a relação PIB/per capita, a expectativa de vida no nascimento, a existência de uma rede social de apoio diante de adversidades, a confiança no governo e nas organizações, a liberdade para fazer escolhas, a generosidade e, obviamente, a avaliação subjetiva da própria felicidade.

        Dia Internacional da Felicidade

        O relatório, divulgado em 19 de março, vem para lembrar o Dia Internacional da Felicidade. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, a data, comemorada em 20 de março, tem mundo, evitando os conflitos e guerras sociais ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

        [...].

RELATÓRIO Mundial da Felicidade: pandemia afeta brasileiros e Brasil desce no ranking global. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 mar. 2021. Disponível em: https://www.jb.com.br/bem-viver/2021/03/1029073-relatorio-mundial-da-felicidade-pandemia-afeta-brasileiros-e-brasil-desce-no-ranking-global.html. Acesso em: 26 mar. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a posição do Brasil no ranking global da felicidade em 2021?

      O Brasil ocupou a 41ª posição no ranking global da felicidade em 2021.

02 – Quantas posições o Brasil caiu em comparação com o ranking de 2020?

      O Brasil caiu nove posições em comparação com o ranking de 2020.

03 – Quais são as organizações envolvidas na elaboração do Relatório Mundial da Felicidade?

      O relatório é elaborado pela empresa de pesquisas Gallup, Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

04 – Quais aspectos são considerados no Relatório Mundial da Felicidade?

      O relatório considera a relação PIB/per capita, a expectativa de vida no nascimento, a existência de uma rede social de apoio diante de adversidades, a confiança no governo e nas organizações, a liberdade para fazer escolhas, a generosidade e a avaliação subjetiva da própria felicidade.

05 – Qual país liderou o ranking global da felicidade pelo quarto ano consecutivo?

      A Finlândia liderou o ranking global da felicidade pelo quarto ano consecutivo.

06 – Qual é a data comemorada como o Dia Internacional da Felicidade?

      O Dia Internacional da Felicidade é comemorado em 20 de março.

07 – Qual é o objetivo da criação do Dia Internacional da Felicidade pela ONU?

      O objetivo é promover a paz, o bem-estar e a felicidade em todo o mundo, evitando conflitos, guerras sociais e comportamentos que ponham em risco a paz e o bem-estar das sociedades.