domingo, 31 de dezembro de 2023

PEÇA DRAMÁTICA: O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA - COM GABARITO

 Peça dramática: O Fantástico Mistério de Feiurinha

Peça teatral em um ato

Personagens:

Escritor

Caio, o Lacaio

Dona Branca Encantado

Dona Cinderela Encantado

Dona Rapunzel Encantado

Dona Bela Adormecida Encantado

Dona Bela-Fera Encantado

Senhorita Chapeuzinho Vermelho

Jerusa

Feiurinha

Príncipe

Ruim

Malvada

Piorainda

Belezinha

Pai da Feiurinha

Mãe da Feiurinha

Bode Encantado (pode ser uma marionete)

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHl1AarIfVpy71Acv9Ad2D3LzGS3GcJqCyZoBikKMciXIU_x92jAVIVA1qNU7qic6pNFOsrdifKLRo2Z22waxnwhVMW0L80gCtYvY7xW6RT0lEn71xuOOTQ_UCeZgwb3DuZf4gX04XiaqW1WERtp0rUYZOXUxP32zK5rfPg2QUpQ8iQINgXDGmNCarffE/s320/feiurinha04.jpg

Cenários:

        São quatro ambientes. Os três primeiros vão alternar-se no centro do palco e o quarto (a sala de trabalho do Escritor) estará o tempo todo à esquerda do proscênio

        1º cenário: O salão do castelo da Dona Branca Encantado, que deve sugerir o luxo de histórias de fadas. Cadeiras de espaldar alto, forradas de vermelho e pintadas de dourado, um canapé do mesmo jeito, cortinas de veludo vermelho, um grande espelho com moldura exagerada e a esquadria de uma imponente porta de entrada do salão protegida por batedeiras pretas. Ao fundo, rotunda preta. O ambiente aristocrático e de luxo pode ser sugerido por uma grande janela, com vitrais coloridos, por onde passa luz, projetando as cores por todo o cenário.  Ao lado da cadeira principal, que será ocupada pela Dona Branca Encantado, desce do alto um vistoso puxador de campainha, com o qual ela chamará Caio, o Lacaio.

        2° cenário: A humilde casa dos pais de Feiurinha.

        3° cenário: O interior da pavorosa casa das bruxas.

        4° cenário: A sala de trabalho do Escritor, que deverá permanecer durante toda a peça. Uma estante cheia de livros, uma mesa com uma máquina de escrever, atulhada de papéis em desordem, a cadeira de trabalho do Escritor e uma pequena poltrona de visita na frente da mesa. [...]

        Piorainda: Aqui está, querida Feiurinha!

        Malvada: Este é o nosso presente de casamento!

        Ruim: Quem vestir esta pele de urso será linda para sempre e feliz para toda a eternidade!

        Feiurinha: Obrigada! Vocês são tão bondosas... Não precisavam se incomodar!

        Piorainda: Incômodo nenhum, queridinha... É nossa obrigação...

        Belezinha: Vamos, vista!

        De costas para a plateia, Feiurinha veste a pele de urso. Abaixa a cabeça, vestindo a cabeleira, o chapéu e a máscara de bruxa. Efeito de explosão de gelo-seco, fumaça e tudo o mais. Feiurinha volta-se para a plateia transformada em bruxa.

        Feiurinha: Socorro! O que aconteceu comigo?

        As quatro bruxas pulam de alegria e dançam felizes em volta da nova companheira.

        Belezinha: Ah, ah, ah! Agora você é uma de nós!

        Ruim: Esta pele de urso é o feitiço mais poderoso da Terra!

        Malvada: Torna velha uma mulher jovem...  

        Piorainda: ... e feia se ela for linda!

        Feiurinha: Não! Não!

        Belezinha: Pensou que podia fugir da gente? Ah, ah! Pois fuja agora!

        Ruim:  E não adianta tentar tirar a pele de urso!  É um feitiço poderosíssimo que só pode ser desatado por uma certa espada de prata!

        Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!

        Malvada: Onde estão seus dentes brancos, Feiurinha?

        Piorainda: Cadê seus cabelos de seda?

        Belezinha: E seus olhos de água?

        Feiurinha: Não! Não!

        Ruim: Agora você já tem verrugas! Ah, ah!

        Malvada: Não está contente, Feiurinha? Vamos, dance com a gente!

        Belezinha: Agora somos cinco! Ah, ah, ah!  

        Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!

        Feiurinha cai de joelhos e esconde o rosto nas mãos.

        Feiurinha: Não! Oh, não!

        Belezinha: Feiurinha! Agora você é a bruxa Feiurinha!

        Ruim: Para sempre!

        Malvada: Para sempre!

        Piorainda: Ui, como nós somos terríveis!

        Ouvem-se galopes de cavalos.  Todas param de fazer barulho.  Feiurinha ergue a cabeça. Ouvem-se clarins e entra o Príncipe, ricamente vestido e de espada na cinta.

        Todas: O Príncipe Encantado!

        Príncipe: Suas bruxas malvadas! Onde está a Feiurinha?

        Feiurinha: (Correndo para ele:) Sou eu, meu amor!  Essas malvadas me transformaram em bruxa! Salve-me!

        Belezinha:  Não acredite nela, meu querido!  Feiurinha sou eu!  Eu é que fui enfeitiçada!

        Malvada: (Agarrando-se às vestes do Príncipe:) Não!  Sou eu a Feiurinha! Não acredite em mentiras! Case comigo!

        Ruim:  Todas elas mentem, meu Príncipe!  Eu sou a Feiurinha!  Você tem de casar comigo!

        Piorainda:  Feiurinha sou eu!  Sou eu!  Fui enfeitiçada para enganá-lo!  Case comigo! Você prometeu!

        Príncipe: (Desembainhando a espada de prata:) Suas ruindades!  O que fizeram com a minha amada?  Só uma de vocês está falando a verdade.  Todas as outras mentem. Quando eu descobrir quem são, juro que vou cortar a cabeça de todas com esta espada!

        Piorainda: Isso mesmo! Case-se comigo e mate as outras!

        Belezinha: Não! Comigo! As outras devem morrer!

        Malvada: É comigo que ele vai casar! Morte às outras!  

        Ruim: Comigo! Que morram as outras!

        Feiurinha: (Ajoelhando-se e abraçando-se às pernas do Príncipe:) Não, meu amor, não faça isso!  Elas são malvadas, mas me criaram desde pequenininha.  Me judiaram e me fizeram trabalhar demais, mas eu não quero mal a elas. Pelo meu amor, poupe a vida delas!

        Príncipe: (Pegando Feiurinha pelos ombros e levantando-a:) Meu amor! Só você pode ser a Feiurinha! Só uma menina maravilhosa como a Feiurinha poderia ser tão generosa! O que essas malvadas fizeram com você?

        Feiurinha:  Elas me fizeram vestir esta pele de urso.  É um feitiço que me transformou em bruxa. Só pode ser desatado por uma certa espada de prata...

        Príncipe: Então, que essa espada de prata seja a minha espada!

        O Príncipe saca a espada e corta os cordões que atam a pele de urso. Explosão de gelo-seco. Cai a pele e surge Feiurinha. [...]

Pedro Bandeira. O fantástico mistério de Feiurinha: teatro. São Paulo: FTD, 2001. Fragmento.

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP209-215.

Entendendo a peça dramática:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Proscênio: palco.

·        Espaldar: o encosto da cadeira.

·        Canapé: um tipo de sofá.

·        Rotunda: pano de fundo.

·        Aristocrático: relacionado à nobreza.

·        Clarins: instrumentos musicais d sopro, trombetas.

02 – Faça a leitura dos trechos abaixo:

        Trecho original:

        “Belezinha: Feiurinha! Agora você é a bruxa Feiurinha!

        Ruim: Para sempre!”

        Trecho modificado:

        Belezinha: Feiurinha? Agora você é a bruxa Feiurinha?

        Ruim: Para sempre?

a)   A forma de ler cada trecho foi a mesma? Explique.

A forma de ler cada trecho não foi a mesma, pois a pontuação é diferente e interfere na entonação da leitura.

b)   Os trechos tem o mesmo sentido?

Os trechos não tem o mesmo sentido. No trecho original, as personagens estão fazendo exclamações e, no trecho modificado, elas estão fazendo perguntas.

03 – Leia as palavras a seguir.

Proscênio – rotunda – esquadria – ruindades – aristocrático – atulhada – clarins – explosão – enfeitiçada – poderosíssimo.

a)   Em quais palavras você precisa aprimorar a leitura?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Treine a leitura das palavras, até ler todas corretamente e sem pausas.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Das palavras do quadro, quais você teria mais dificuldade para escrever? Justifique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: espaldar com u no lugar do l; rotunda com m no lugar do n; poderosíssimo com z no lugar s.

d)   Para um estudante que está aprendendo a escrever, na sua opinião, qual dificuldade encontraria ao escrever as palavras proscênio e explosão?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Em proscênio usaria s no lugar de sc; explosão usaria x no lugar do s.

04 – Após ler o texto dramático, responda:

a)   Quem era as vilãs da história?

Ruim, Malvada, Piorainda e Belezinha.

b)   Quem foi o herói da história?

O Príncipe.

c)   As personagens Feiurinha e Belezinha tinham esses nomes por causa de sua aparência física? Explique.

Não. O nome das personagens reflete o oposto de sua aparência física, pois Feiurinha é uma jovem bonita e Belezinha é uma bruxa feia.

d)   Como o Príncipe descobriu qual das bruxas era Feiurinha?

O Príncipe ameaçou matar quem tinha enfeitiçado Feiurinha, e a verdadeira Feiurinha que era generosa, pediu a ele que poupasse a vida das bruxas.

05 – Releia o trecho:

        “Feiurinha: Socorro! O que aconteceu comigo?

        As quatro bruxas pulam de alegria e dançam felizes em volta da nova companheira.

        Belezinha: Ah, ah, ah! Agora você é uma de nós!

        Ruim: Esta pele de urso é o feitiço mais poderoso da Terra!

        Malvada: Torna velha uma mulher jovem...  

        Piorainda: ... e feia se ela for linda!”.

a)   O que a pele de urso causou em Feiurinha?

Transformou a personagem em uma bruxa feia.

b)   O trecho mostra a fala de quais personagens?

Feiurinha, Belezinha, Ruim, Malvada e Piorainda.

c)   Sublinhe no trecho a rubrica que indica a ação das personagens.

As quatro bruxas pulam de alegria e dançam felizes em volta da nova companheira.

06 – Releia as rubricas abaixo.

(C) “1° cenário: O salão do castelo da Dona Branca Encantado, que deve sugerir o luxo de histórias de fadas.”

(A) “[...] Feiurinha veste a pele de urso.”

(B) “(Ajoelhando-se e abraçando-se às pernas do Príncipe:)”

(D) “Ouvem-se galopes de cavalos.”

* Agora, relacione as funções abaixo às rubricas que você leu.

(A) Indicar o figurino da personagem.

(B) Indicar o movimento da personagem na cena.

(C) Indicar como deve ser o cenário.

(D) Indicar o efeito sonoro presente na cena.

07 – Releia o trecho da peça dramática.

        “Príncipe: (Pegando Feiurinha pelos ombros e levantando-a:) Meu amor! Só você pode ser a Feiurinha! Só uma menina maravilhosa como a Feiurinha poderia ser tão generosa! O que essas malvadas fizeram com você?

        Feiurinha:  Elas me fizeram vestir esta pele de urso.  É um feitiço que me transformou em bruxa. Só pode ser desatado por uma certa espada de prata...”.

a)   Copie do trecho a rubrica presente nele.

(Pegando Feiurinha pelos ombros e levantando-a:)

b)   O que essa rubrica índica?

Indica a ação do Príncipe na cena: ele pega Feiurinha pelos ombros e levanta-a.

c)   Qual é a função dos pontos de exclamação na fala do Príncipe?

Expressam os sentimentos de surpresa, alegria ou admiração.

d)   Qual é o tema central deste trecho?

O feitiço que transformou Feiurinha.

08 – No trecho dessa peça, as falas das personagens são de que tipo?

(X) Diálogo.

(  ) Monólogo.

(  ) Aparte.

09 – Releia as informações sobre o cenário no início do texto dramático.

a)   Em qual dos cenários é mais provável que tenha ocorrido o trecho que você leu da peça teatral?

(  ) no 1° cenário, o salão do castelo da Dona Branca Encantado.

(  ) No 2° cenário, a pobre casa dos pais de Feiurinha.

(X) No 3° cenário, a horrível casa das bruxas.

(  ) No 4° cenário, a sala onde trabalha o Escritor.

b)   Qual dos cenários permanece o tempo todo no palco?

O quarto cenário, a sala de trabalho do Escritor.

c)   É correto afirmar que essa peça teatral tem apenas um ato? Por quê?

Não, pois a peça possui quatro cenários, e cada vez que a história se desenvolve em um cenário diferente constitui-se um novo ato.

 

 

 

REPORTAGEM: ALTER DO CHÃO, NO PARÁ, [...] , A DEPENDER DA ÉPOCA - DENISE DE ALMEIDA - COM GABARITO

 Reportagem: Alter do Chão, no Pará, tem apenas duas estações no ano e pode oferecer praia ou floresta alagada, a depender da época

Por Denise de Almeida – 04/01/2021 10h00. Atualizado há 2 anos

        No oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão tem atraído visitantes nacionais e estrangeiros com águas cristalinas, areia branquinha e o verde da Amazônia ao redor. A vila, que ganhou até o apelido de Caribe Amazônico, pode ser destino de praia ou de floresta alagada, dependendo da época do ano em que você a visita.

        Alter do Chão não fica no litoral apesar de ser mais conhecido por suas praias que se formam no rio Tapajós apenas em alguns meses do ano. A vila, distrito de Santarém, virou um dos principais destinos turísticos paraenses.

        Mas, se você chegar a Alter do Chão na época da cheia, a vila vai ter outra cara e a principal atração será a floresta alagada.

        Para entender a mudança tão drástica na paisagem, vale lembrar que Alter do Chão está próxima da Linha do Equador, que divide o planeta nos Hemisférios Norte e Sul. Por ali não há primavera nem outono. Existem apenas duas estações: o inverno amazônico e o verão amazônico.

        [...]

        Praias no verão amazônico

        É no verão, o período mais seco, que o rio recua e surgem praias de areia clara e água esverdeada e transparente. Mas fica o lembrete: o verão amazônico não coincide com o do verão do resto do Brasil. Esse período de seca começa em junho por ali, mas é entre agosto e novembro que o turista encontra as praias em seu melhor momento.

        [...]

        Em dezembro já começam as chuvas, mas, dependendo do ano, as praias resistem, com faixas de areia mais estreitas, até o começo de março.


Ilha do Amor, na seca e na cheia — Foto: Secretaria de Turismo do Pará

        A principal atração de Alter do Chão é a Ilha do Amor. Apesar do nome, o lugar na verdade é um banco de areia que fica bem em frente à vila, entre o Lago Verde e o Rio Tapajós.

        [...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDoeEwBVgKImIn8PY-ydSxSQnQx0QcEEtuH80AfX0tfuRQUr_ejXnug5MrtNH1ebG2rlitgnaBbSqSFPPF0_yHz_2ORyL00Wim8qokM35WxYeGP2Cgd3pzNBsUNfVlCzGm0H0riF-zHzL5AVDJc9tmDa9rD2WSCGuLeMyubj1q9b6NA1d3peccV0OKa7c/s320/praia.png

        Nos meses mais secos dá para chegar andando à chamada ilha, cruzando as águas a pé. No resto do ano é preciso recorrer a barquinhos chamados de catraias, que fazem a travessia em poucos minutos.

        Floresta alagada

        No chamado inverno amazônico, que começa em dezembro e dura até maio, os passeios são todos de barco.

        Cruzando as águas do Lago Verde, as embarcações levam visitantes para conhecer a Floresta Encantada do Caranazal. É como fazer uma trilha pela mata, mas de dentro do barco. É uma espécie de labirinto que dá o efeito de encantamento do nome.

        Desse jeito, dá para ver de perto árvores que passam seis meses do ano parcialmente debaixo d’água. É a oportunidade de admirar de outro ângulo a diversidade de plantas e animais da Amazônia.

        A Floresta Nacional do Tapajós, também chamada de Flona, é outra atração imperdível. O melhor jeito de chegar ali é de barco, seja no inverno ou no verão. Por lá, há visitas a comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, além de trilhas pela mata, observando fauna e flora.

        [...]

        Pertinho de Alter dá para presenciar o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, que acontece na orla de Santarém. Os dois rios correm paralelos por alguns quilômetros, sem se misturar, até que as águas mais escuras do rio Amazonas dominam o Tapajós.

        Origens da cidade

        Habitada originalmente pelos índios Boraris, a região de Alter do Chão viu os primeiros portugueses chegarem ali há quase 400 anos, em 1626. Pouco mais de cem anos depois, em 1758, os europeus batizaram o lugar em homenagem a uma vila no interior de Portugal, também chamada Alter do Chão.

        Nos séculos 17 e 18, jesuítas organizaram algumas missões religiosas para catequizar o povo indígena que ali vivia. Até o século 18, os índios eram a maior parte da população em Alter do Chão.

        [...]

Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/descubra-o-brasil/noticia/2021/01/04/alter-do-chao-no-para-tem-apenas-duas-estacoes-no-ano-e-pode-oferecer-praia-ou-floresta-alagada-a-depender-da-epoca.ghtml. Acesso em: 12 abr. 2021.

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP230-234.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o assunto da reportagem?

      A vila balneária de Alter do Chão, que fica no oeste do estado do Pará.

1.           Quem a escreveu e quando foi publicado?

A reportagem é de autoria de Denise de Almeida e foi publicada em 4/1/2021.

02 – Em sua opinião, o que levou a jornalista a escrever essa reportagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A intensão da jornalista foi divulgar um destino turístico com apenas duas estações no ano, além de orientar e dar dicas ao turista a respeito de Alter do Chão.

03 – Releia os três primeiros parágrafos do texto.

1.           Alter do Chão tem atraído apenas visitantes brasileiros?

Não. Além dos brasileiros, Alter do Chão tem atraído turistas estrangeiros.

2.           Quais atrativos de Alter do Chão têm chamado a atenção dos visitantes?

As águas cristalinas, a areia branca, a vegetação da Amazônia e o fato de oferecer paisagens que mudam conforme a época do ano (praia ou floresta alagada).

3.           Na época das chuvas, o turista pode ir às praias em Alter do Chão? Por quê?

É provável que não, porque no período das cheias a vila se transforma em uma floresta alagada.

04 – O que as fotografias mostram na reportagem?

      Mostram a principal atração de Alter do Chão (a Ilha do Amor) nos dois períodos: na seca ou na cheia.

4.           Qual é a principal função delas no texto?

Complementar o texto, informando o leitor e instigando a curiosidade dele.

05 – O texto apresenta título e vários subtítulos.

1.           Qual é o título do texto?

Alter do Chão, no Pará, tem apenas duas estações no ano e pode oferecer praia ou floresta alagada, a depender da época.

2.           O título deixa claro do que a reportagem vai tratar? Por quê?

Sim, pois a reportagem apresenta peculiaridades sobre Alter do Chão.

3.           Quais são os subtítulos?

Praias no verão amazônico, Floresta alagada, Origens da cidade.

4.           Qual foi a provável finalidade de introduzir subtítulos no texto?

Provavelmente, organizar o texto e facilitar sua leitura.

06 – Após a leitura do texto, você ficou motivado a conhecer Alter do Chão? Converse com o professor e os colegas: quais estratégias, na reportagem, foram mais eficientes para convencê-lo a conhecer o local? Por que foi convencido por essas estratégias?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Alter do Chão não fica no litoral do estado do Pará, mas tem praias.

1.           Explique como isso é possível.

Resposta pessoal do aluno.

2.           Com o professor, consulte um atlas e localize Alter do Chão.

Resposta pessoal do aluno.

REPORTAGEM: INSETOS CORREM RISCO DE SUMIR DO PLANETA - JORNAL JOCA - COM GABARITO

 Reportagem: Insetos correm risco de sumir do planeta, diz estudo

        Quase metade (40%) da população de insetos corre o risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo. A conclusão é de uma pesquisa feita com base em 73 estudos dos últimos 13 anos sobre o assunto. O relatório será publicado na edição de abril da revista Biological Conservation.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1QJdNIR0yIfj5NjUA4us2HfAtWZfArFmi2oIXHCfleF0y5PBgTHBD0bVylkdP7Eb-YvtKJ9aH2b_IImWwPv8K8PpTLQyDbKoPvAs0WqlVtZNH2PYHYZ3ol8bcWcW4r3noRzwItYX_Xi6HY6UhEEpLHNjEKh6ieatNam2Oo4mo-mxj2Li-mvRWYcwQXe8/s1600/INSETOS.jpg 

        Como o volume de insetos diminui 2,5% a cada ano, daqui a cem anos muitos deles podem desaparecer da Terra, calculam pesquisadores das universidades de Sydney e Queensland, na Austrália, e da Academia de Ciências Agrônomas, na China.

        Apesar de o risco de extinção atingir todos os animais, o processo com os insetos está ocorrendo oito vezes mais rápido e é duas vezes mais abrangente do que entre vertebrados como mamíferos, répteis e pássaros.

        Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros estão entre os mais ameaçados por, entre outros fatores, serem os mais atingidos pelas causas do processo de extinção. Por outro lado, o número de baratas e moscas deve aumentar. Mais adaptáveis, essas espécies devem ocupar o espaço deixado por outros insetos.

        Os números se baseiam em dados da Europa e dos Estados Unidos, mas, como a agricultura intensiva (que tenta tirar o máximo de proveito da terra, reduzindo seus nutrientes) e as mudanças climáticas estão presentes em todo o mundo, eles refletem um cenário mundial, argumentam os cientistas.

        Para os pesquisadores, uma das medidas que podem ser tomadas para frear o processo de extinção dos insetos é substituir pesticidas (produtos químicos que matam pragas, incluindo insetos) e fertilizantes sintéticos (que aumentam a produtividade da terra de forma artificial) por produtos menos prejudiciais ao meio ambiente.

        Por que os insetos são importantes?

        Eles controlam pragas, alimentam-se de animais e plantas mortas (ajudando na sua decomposição), melhoram a qualidade do solo, espalham sementes de plantas por meio da polinização e servem de comida para outros animais. Aves e peixes que se alimentam de insetos também podem ser prejudicados pelo declínio deles.

                          Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/insetos-correm-risco-de-sumir-do-planeta-diz-estudo/. Acesso em: 18 jun. 2021.

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP103-MP105.

Entendendo a reportagem:  

01 – Em quanto tempo os cientistas calculam que muitos dos insetos podem desaparecer da Terra?

a)   100 anos.

b)   13 anos.

c)   73 anos.

02 – Dos insetos atingidos pelo processo de extinção, quais se encontram entre os mais ameaçados?

a)   Abelhas, libélulas, baratas, mariposas e moscas.

b)   Abelhas, borboletas, baratas e abelhas.

c)   Abelhas, libélulas, borboletas, mariposas e besouros.

03 – Qual é a função dos fertilizantes sintéticos?

a)   Matar pragas, incluindo insetos.

b)   Aumentar a produtividade da terra de forma artificial.

c)   Parar o processo de extinção dos insetos e de outros animais.

04 – Quais são os insetos que devem aumentar em quantidade nos próximos anos? Justifique sua resposta com uma frase retirada do texto.

      As baratas e as moscas. “Mais adaptáveis, essas espécies devem ocupar o espaço deixado por outros insetos.”

05 – Quais as espécies de animais podem ser prejudicadas com a diminuição no número de insetos? Por que elas seriam afetadas?

      As aves e os peixes, porque se alimentam de insetos.

06 – Releia o trecho observando as palavras destacadas.

        “Quase metade (40%) da população de insetos corre o risco de sumir do planeta nas próximas décadas por causa da perda de seu hábitat, do aquecimento global, da agricultura e dos agrotóxicos usados nesse processo.” Substitua essas palavras destacadas por seu sinônimo abaixo.

·        Aplicados – Meio ambiente – perigo.

      Risco: perigo; Hábitat: meio ambiente; usados: aplicados

FÁBULA: O BICHO-PREGUIÇA - HENRIQUETA LISBOA - COM GABARITO

 Fábula: O bicho-preguiça

             Henriqueta Lisboa

        Dizem que o gato tem sete fôlegos e que o bicho-preguiça tem sete preguiças.

        Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer. Quando as flores roxas viessem, a preguiça, que é muito gulosa por bananinhas de embaúba, começava a subir. Pensava que, até chegar lá em cima, já as frutas tinham vindo e estavam maduras.

        Então ela foi subindo, subindo. Sete anos se passaram. Sete vezes a embaúba

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsnlm24yJOaYhYtY0lWRt9_5fhbopWh0IXNb9gqa1o0XtMnT2gRxv2qXocjT0WBclyYXzqvzleV5nPo9DGi7bOiFYaJPDwXWcSIiR3wFLdxkIEYVT0HcnFvp9mYZ2a1gilhiRuA2b1JgICbxRheYCeoOWrEpHe0eWhyphenhyphenicxV6PYvgCwVghT2kicJPlOHUg/s320/bicho-preguica.jpg

floresceu e frutificou. Quando a preguiça acabou a viagem e ia comer os frutos, arrebentou o galho, e ela veio para o chão que nem um bolo. Santa paciência! Voltou à árvore e começou a subir, mas sete anos.

        Ainda está lá.

Henriqueta Lisboa. Em: Literatura oral para a infância a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Petrópolis, 2002.

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP131-2.

Entendendo a fábula:

01 – Indique o sujeito dos verbos destacados no texto:

·        Estava: uma preguiça.

·        Viessem: as flores roxas.

·        Passaram: sete anos.

·        Frutificou: a embaúba.

·        Acabou: a preguiça.

·        Veio: ela.

02 – Se o sujeito do verbo estava fosse “a preguiça e o jabuti”, como deveria ser escrita a frase abaixo?

        “Uma vez, uma preguiça estava embaixo de uma embaúba esperando ela florescer.”

      Uma vez, uma preguiça e um jabuti estavam embaixo de uma embaúba esperando ela florescer.

03 – Como ficaria a frase: “Sete anos se passaram” se a preguiça tivesse demorado um ano para subir a árvore?

      Um ano se passou.

04 – Reescreva a frase “Sete vezes a embaúba floresceu e frutificou” considerando que isso tenha ocorrido apenas uma vez.

      Uma vez a embaúba floresceu e frutificou.

·        Houve mudança nos verbos da frase? Explique.

Não. Pois os verbos concordam com o sujeito, que é embaúba, e não com o termo modificado.