quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

CONTO: A CANOA FURADA - GRACILIANO RAMOS - COM GABARITO

 CONTO: A CANOA FURADA

                 Graciliano Ramos

Mestre Gaudêncio curandeiro, homem sabido, explicou uma noite aos amigos que a terra se move, é redonda e fica longe do sol umas cem léguas. — Já me disseram isso, murmurou Cesária.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr4mqqHx1EwpNxgjQLyXZEaYTp_bokDnzrhIHW-Gs1OODPpCe92r4YmAJuFJQUo_pMiTX9namtG3fhRFdHvIMY75aqvoVzMtEVMlGXLTAX_VQ7Zu1CxRpeCxvMHZpYHvrpBXyX9mrfCAeg7N9iuvEdNgNjU47KlmVBI8wWOBVH6VgcGYBAPIqS6HReqqs/s1600/canoa_furada.jpg


Das Dores arregalou os olhos, seu Libório espichou o beiço e deu um assobio de admiração. O cego preto Firmino achou a distância exagerada e sorriu, incrédulo:

– Conversa, mestre Gaudêncio. Quem mediu? Das telhas para cima ninguém vai. Isso é emboança de livro, papel aguenta muita lorota. Cem léguas? Não embarco em canoa furada não, mestre Gaudêncio.

– Ora, seu Firmino! exclamou Alexandre. Para que diz isso? Embarca. Todos nós embarcamos, é da natureza do homem embarcar em canoa furada. Tudo neste mundo é canoa furada, seu Firmino. E a gente embarca. Nascemos para embarcar. Um dia arreamos, entregamos o couro às varas e, como temos religião, vamos para o céu, que é talvez a última canoa, Deus me perdoe. Embarca, seu Firmino.

Levantou-se, foi acender o cigarro ao candeeiro de folha, voltou à rede.

– Embarca. E por falar em canoa furada, vou contar aos senhores o que me aconteceu numa, há vinte anos. Canoa verdadeira, seu Firmino, de pau, não dessas que vossemecê puxou para contrariar mestre Gaudêncio. Ora muito bem. Numa das minhas viagens rolei uns meses por Macururé, levando boiadas para a Bahia. Já andaram por essas bandas? Tenho aquilo de cor e salteado. Ganhei uns cobres, mandei fazer roupa no alfaiate, comprei um corte de pano fino e um frasco de cheiro para Cesária. Demorei-me na capital uma semana. Aí fiz tenção de vender a fazenda e os cacarecos, mudar-me, dar boa vida à pobre mulher, que trabalhava no pesado, ir com ela aos teatros e rodar nos bondes. Refletindo, afastei do pensamento essas bobagens. Matuto, quando sai do mato, perde o jeito. Quem é do chão não se trepa. Ninguém me conhecia na cidade cheia como um ovo. A propósito, sabem que um ovo custa lá cinco tostões? Calculem. Não me aprumo nessas ruas grandes, onde gente da nossa marca dá topadas no calçamento liso e os homens passam uns pelos outros calados, como se não se enxergassem. Nunca vi tanta falta de educação. Vossemecê mora numa casa dois ou três anos e os vizinhos nem sabem o seu nome. Nos meus pastos a coisa era diferente. Lá eu tinha prestígio: votava com o governo, hospedava o intendente, não pagava imposto e tirava presos da cadeia, no júri. Vivia de grande. E quando aparecia na feira, o cavalo em pisada baixa, riscando nas portas, os arreios de prata alumiando, o comandante do destacamento levava a mão ao boné e me perguntava pela família. Tenho tocado nisso algumas vezes, e os amigos vão pensar que estou aqui arrotando importância. É engano, detesto pabulagem. Na capital só viam em mim um sujeito que vendia gado. Mas se quiserem saber a minha fama no sertão, deem um salto à ribeira do Navio e falem no major Alexandre. Cinquenta léguas em redor, de vante a ré, todo o bichinho dará notícia das minhas estrepolias. A história da onça, a do bode, o estribo de prata, este olho torto, que ficou muitas horas espetado num espinho, roído pelas formigas, circulam como dinheiro de cobre, tudo exagerado. É o que me aborrece, não gosto de exageros. Quero que digam só o que eu fiz. Esse negócio da canoa entrou num folheto e hoje se canta na viola, mas com tantos acréscimos que, francamente, não me responsabilizo pelo que escreveram. Exatamente o que sucedeu com o marquesão. Lembram-se? Dr. Silva pegou o marquesão de jaqueira e fez dele o que entendeu, encheu a casa de cortiços. Não era o meu marquesão, que só deu quatro pés de jaca. O caso da canoa também foi muito aumentado. É bom prevenir. Se vossemecês ouvirem falar nele em cantoria, fiquem sabendo que as nove-horas são astúcias do poeta. O acontecido foi coisa muito curta, que eu podia embrulhar num instante. E se converso demais, é porque a gente precisa matar tempo, não sapecar tudo logo de uma vez. Se não fosse assim, a história perdia a graça. Por isso espichei diante dos amigos a cidade grande, os teatros, os bondes, os ovos e a roupa nova, o corte de pano fino e o frasco de cheiro que ofereci a Cesária. Ela vestiu o pano fino e botou o frasco de cheiro no lenço, mas isto não adianta. Sem cheiro e sem pano, a história da canoa seria a mesma, um pouco mais encolhida. Bem, como disse aos amigos, demorei na Bahia, com desejo de arranjar-me por lá. Quando vi que a intenção era besteira, decidi voltar para casa, amansar brabo, arrematar caixas de segredo em leilão e animar o cordão azul e o cordão vermelho, no pastoril, que foi para isto que nasci. Sim senhores. Selei o cavalo e atirei-me para o norte. Caminhei, caminhei, cheguei ao S. Francisco. Seu Firmino andou no S. Francisco? Não andou. É o maior rio do mundo. Não se sabe onde começa, nem onde acaba, mas, na opinião dos entendidos, tem umas cem léguas de comprimento. Quer dizer que, se em vez de correr por cima da terra, ele corresse para os ares, apagava o sol, não é verdade, mestre Gaudêncio? Nunca vi tanta água junta, meus amigos. É um mar: engole o Ipanema em tempo de cheia e pede mais. Está sempre com sede. Não há rio com semelhante largura. Vossemecês pisam na beira dele, olham para a outra banda, avistam um boi e pensam que é um cabrito. Por aí podem imaginar aquele despotismo. Pois eu ia morrendo afogado no S. Francisco, vinte anos atrás. Afogado não digo que morresse, porque enfim dou umas braçadas, mas, se não me afogasse, era certo estrepar-me no dente da piranha, o bicho mais infeliz que Deus fabricou. Já viram piranha? Se não viram, perdem pouco. É uma criatura que não tem serventia e morde como cachorro doido. Onde há sangue aparece um magote delas. Entra um vivente na água e em cinco minutos deixa lá o esqueleto. Percebem? Topei o S. Francisco empanzinado, soprando. Tinha lambido as plantações de arroz, comido as ribanceiras, e a escuma subia, ia cobrindo as catingueiras e as baraúnas. Viajei dois dias para as cabeceiras, procurando passagem. E, ali pelas alturas de Propriá, vi uma canoa cheia de gente que botava para as Alagoas. — “Seu moço, perguntei ao remador, essa gangorra é segura?” E o homem respondeu, de cara enferrujada:

– “Segura ela é. Mas garantir que chegue ao outro lado não garanto. Se tem coragem de se arriscar, entre para dentro, que ainda cabe um.” Fiquei embuchado, com uma resposta atravessada na goela, pois acho desaforo alguém pôr em dúvida a minha disposição. Que, para usar de franqueza, o que faço direito é correr boi no campo. Mergulhar e brigar com peixe não é ocupação de gente. Desarreei o animal, amarrei o cabresto na popa da canoa, arrumei os picuás e embarquei. O cavalo nadou, três mulheres velhas puxaram os rosários e navegamos em paz até o meio do rio. Aí, quando mal nos precatávamos, o diabo do cocho se furou e em poucos minutos os meus troços estavam boiando. Foi um deus nos acuda: os homens perderam a fala, as mulheres soltaram os rosários e botaram as mãos na cabeça, numa latomia, numa choradeira dos pecados.

— “Então, seu mestre, perguntei ao canoeiro, o senhor não disse que esta geringonça era segura?” E o desgraçado respondeu: “Segura ela era. Mas, como o senhor está vendo, agora não é.”

— “Que é que vamos fazer?” gritei desadorado.

— “Sei lá, disse o homem. Quem tiver muque puxe por ele e veja se alcança terra, o que acho difícil.” A minha vontade foi dar uns tabefes no sem-vergonha, mas não havia tempo, os amigos veem que não havia tempo.

— “Está bem, tornei. Nós ajustaremos contas depois. Se escaparmos, será na banda alagoana. Se formos para o fundo, no céu ou no inferno a gente se encontra e você me contará isso direitinho, seu filho de uma égua.” Acocorei-me e pus-me a esgotar aquela miséria com o chapéu. Os viajantes machos fizeram o mesmo e as mulheres dos rosários, chamadas à ordem, agarraram cuias e caíram no trabalho. Tempo perdido. Gastávamos forças e o traste cada vez mais se enchia. Desanimei, ia entregar os pontos quando me veio de repente uma ideia, a ideia mais feliz que Deus me deu. Lembrei-me de que tinha no bolso da carona um formão e um martelo, comprados para o serviço da fazenda. Muito bem. Veio-me a ideia, dei um salto, fui à carona, peguei o formão e o martelo, fiz um rombo no casco da canoa. Os companheiros me olhavam espantados, julgando talvez que eu estivesse doido. Mas o meu juízo funcionava perfeitamente. Imaginam o que sucedeu? A embarcação se esvaziou em poucos minutos, continuou a viagem e chegou sem novidade a Porto-Real-do-Colégio. Natural. A água entrava por um buraco e saía por outro. Compreenderam? Uma coisa muito simples, mas se eu não tivesse pensado nisso, alguns pais de família e três devotas teriam acabado no bucho da piranha. Desembarcamos na terra alagoana. Aí chamei de parte o canoeiro, sem raiva, e dei-lhe meia dúzia de trompaços, que o prometido é devido. Ele se defendeu (era um tipo de sangue no olho) e propôs camaradagem:

— “Seu Alexandre, vamos deixar de besteira. O senhor é um homem.” Ficamos amigos, fomos para a bodega e passamos uma noite na prosa, bebendo cachaça.

Entendendo o texto

01. No trecho “Todos nós embarcamos, é da natureza do homem embarcar em canoa furada”, Alexandre sugere que:

a.   todo mundo já andou em canoa furada.

b.   todo mundo já viajou em canoa.

c.   todo mundo já ajudou as pessoas.

d.   todo mundo já foi enganado por alguém.

02. Ao tentar evitar que a canoa afundasse, Alexandre demonstrou ser:

a.   apático e egoísta.

b.   esperto e rápido.

c.   egoísta e vagaroso.

d.   vagaroso e apático.

03. No trecho “Foi um deus nos acuda: os homens perderam a fala, as mulheres soltaram os rosários e botaram as mãos na cabeça”, é possível inferir que as pessoas estavam:

a.   tranquilas.

b.   desesperadas.

c.   irritadas.

d.   felizes.

04.  No trecho “Já andaram por essas bandas? Tenho aquilo de cor e salteado. Ganhei uns cobres, mandei fazer roupa de alfaiate, comprei um corte de pano fino e um frasco de cheiro para Cesária”, um termo que é próprio da linguagem informal é:

a.   bandas.

b.   alfaiate.

c.   corte.

d.   frasco.

05. Uma das finalidades do causo lido é:

a.   narrar uma história de origem oral.

b.   relatar com veracidade os fatos.

c.   argumentar sobre os perigos das canoas.

d.   instruir sobre como usar as canoas.

06. Na história contada por Alexandre, o conflito, ou seja, o momento de tensão da narrativa, é marcado:

a.   pelo furo na canoa, que apavorou as pessoas.

b.   pelo conserto do furo na canoa, que tranquilizou as pessoas.

c.   pela chegada da canoa em terras alagoanas.

d.   pela partida da canoa de terras alagoanas.

07. O clímax da história contada por Alexandre, ou seja, o momento de maior tensão na narrativa, é quando o personagem:

a.   tampa o buraco da canoa.

b.   faz outro buraco da canoa.

c.   vira a canoa.

d.   resgata a canoa.

08. No desfecho da história contada por Alexandre, todos que estão na canoa:

a.   caem na água.

b.   têm medo de água.

c.   embarcam com medo.

d.   desembarcam com segurança.

09. No trecho “Desanimei, ia entregar os pontos quando me veio de repente uma ideia [...]”, a expressão destacada indica relação de sentido de:

a.   causa.

b.   condição.

c.   tempo.

d.   finalidade.

10. No trecho “Selei o cavalo e atirei-me para o norte” a expressão liga duas orações e estabelece entre elas relação de sentido de:

a.   adição.

b.   oposição.

c.   explicação.

d.   conclusão.

11.  No trecho “Fiquei embuchado, com uma resposta atravessada na goela, pois acho desaforo alguém pôr em dúvida a minha disposição”, a conjunção destacada tem o mesmo sentido de:

a.   mas.

b.   a fim de.

c.   para.

d.   porque.

12. No trecho “E, ali pelas alturas de Propriá vi uma canoa cheia de gente que botava para as Alagoas”, a expressão destacada indica circunstância de:

a.   tempo.

b.   modo.

c.   lugar.

d.   instrumento.

13. No trecho “Não se sabe onde começa, nem onde acaba, mas, na opinião dos entendidos, tem umas cem léguas de comprimento” a conjunção mas indica:

a.   adição.

b.   oposição.

c.   explicação.

d.   conclusão.

CONTO: ERA DIA DE CAÇADA - MARINA COLASANTI - COM GABARITO

 CONTO: ERA DIA DE CAÇADA

               Marina Colasanti

O príncipe acordou contente. Era dia de caçada. Os cachorros latiam no pátio do castelo. Vestiu o colete de couro, calçou as botas. Os cavalos batiam os cascos debaixo da janela. Apanhou as luvas e desceu.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJE1ipAs7Cw4Qp50IeBl32WynepqKSQw7orXiWUA0aMjmlwT-P2F4i47k08CBb4tXOsOyMb4qNWg9oRJvETFxT01EaLU7kE61hjw6rmRK4f23xdEkoNvfJzLwpM0f5HKsr8brkfeMW-TZtFfSckQfwcRMAbZtrbTO2TII1JHftB_5dDX1Ja4s6wVQc9AA/s1600/PRINCIPE.jpg


      Lá embaixo parecia uma festa. Os arreios e os pelos dos animais brilhavam ao sol. Brilhavam os dentes abertos em risadas, as armas, as trompas que deram o sinal de partida.

       Na floresta também ouviram a trompa e o alarido. Todos souberam que eles vinham. E cada um se escondeu como pôde.

     Só a moça não se escondeu. Acordou com o som da tropa, e estava debruçada no regato quando os caçadores chegaram.

      Foi assim que o príncipe a viu. Metade mulher, metade corça, bebendo no regato. A mulher tão linda. A corça tão ágil. A mulher ele queria amar, a corça ele queria matar. Se chegasse perto será que ela fugia? Mexeu num galho, ela levantou a cabeça ouvindo. Então o príncipe botou a flecha no arco, retesou a corda, atirou bem na pata direita. E quando a corça-mulher dobrou os joelhos tentando arrancar a flecha, ele correu e a segurou, chamando homens e cães.

      Levaram a corça para o castelo. Veio o médico, trataram do ferimento. Puseram a corça num quarto de porta trancada.

     Todos os dias o príncipe ia visitá-la. Só ele tinha a chave. E cada vez se apaixonava mais. Mas a corça-mulher só falava a língua da floresta e o príncipe só sabia ouvir a língua do palácio.

     Então ficavam horas se olhando calados, com tanta coisa para dizer.

     Ele queria dizer que a amava tanto, que queria casar com ela e tê-la para sempre no castelo, que a cobriria de roupas e joias, que chamaria o melhor feiticeiro do reino para fazê-la virar toda mulher.

      Ela queria dizer que o amava tanto, que queria casar com ele e levá-lo para a floresta, que lhe ensinaria a gostar dos pássaros e das flores e que pediria à     Rainha das corças para dar-lhe quatro patas ágeis e um belo pelo castanho.

     Mas o príncipe tinha a chave da porta. E ela não tinha o segredo da palavra.

     Todos os dias se encontravam. Agora se seguravam as mãos. E no dia em que a primeira lágrima rolou dos olhos dela, o príncipe pensou ter entendido e mandou chamar o feiticeiro.

     Quando a corça acordou, já não era mais corça. Duas pernas só e compridas, um corpo branco. Tentou levantar, não conseguiu. O príncipe lhe deu a mão. Vieram as costureiras e a cobriram de roupas. Vieram os joalheiros e a cobriram de joias. Vieram os mestres de dança para ensinar-lhe a andar. Só não tinha a palavra. E o desejo de ser mulher.

     Sete dias ela levou para aprender sete passos. E na manhã do oitavo dia, quando acordou e viu a porta aberta, juntou sete passos e mais sete, atravessou o corredor, desceu a escada, cruzou o pátio e correu para a floresta à procura da sua Rainha.

     O sol ainda brilhava quando a corça saiu da floresta, só corça, não mais mulher. E se pôs a pastar sob as janelas do palácio.

COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul.São Paulo: Global, 1999. p. 35-40.

Entendendo o texto

01. No desfecho do conto, a protagonista procura sua Rainha com o objetivo de:

a.   atender ao desejo do príncipe.

b.   tornar-se mulher-corça novamente.

c.   transformar o príncipe em homem-corça.

d.   não mais ser encontrada pelo príncipe.

02. O trecho “Foi assim que o príncipe a viu” evidencia a linguagem que se estabelece ao longo do conto, marcada por:

a.   oralidade.

b.   formalidade.

c.   informalidade.

d.   regionalidade.

03. Esse conto tem a finalidade de:

a.   apresentar ensinamentos sobre a essência humana.

b.   estabelecer uma crítica.

c.   relatar fatos do cotidiano.

d.   expor o ponto de vista do autor.

04. O conflito que desencadeia o enredo é:

a.   o príncipe querer transformar a corça-mulher em mulher.

b.   a corça-mulher queres transformar o príncipe em corça.

c.   o príncipe se apaixonar pela mulher, mas querer matar a corça.

d.   a corça-mulher ter se apaixonado pelo príncipe.

05. A conjunção destacada no trecho “Se chegasse perto, será que ela fugiria?” estabelece o valor semântico de:

a.   conformidade.

b.   causa.

c.   condição.

d.   consequência.

    06.  O que motivou o príncipe a sair para caçar no início do conto "Era Dia de Caçada"?

         a. A chegada de visitantes importantes no castelo.
         b. O anúncio de uma festa no reino.
         c. O desejo de encontrar a corça-mulher.
         d. A necessidade de exercitar os cachorros e cavalos.

   07. Como o príncipe descobriu a existência da corça-mulher na floresta?

         a. Pelos latidos dos cachorros.
         b. Pelo som das armas dos caçadores.
        c. Pelo som da trompa que deu o sinal de partida.
        d. Pela indicação do médico do castelo.

     08. O que o príncipe sentia pela corça-mulher à medida que a visitava todos os dias?

         a. Ódio e desprezo.
         b. Indiferença e tédio.
         c. Amor e paixão crescentes.
         d. Desconfiança e medo.

   09. O que impedia a comunicação efetiva entre o príncipe e a corça-mulher?

       a. A falta de interesse do príncipe em aprender a língua da floresta.
       b. A corça-mulher só falava a língua do palácio.
       c. A corça-mulher não tinha a palavra.
       d. O príncipe não tinha a chave da porta.

 10. Como a transformação da corça-mulher de volta à sua forma original foi realizada?

      a. Por meio de um encantamento da Rainha das corças.
      b. Com a ajuda das costureiras do castelo.
      c. Através de sete passos ensinados pelos mestres de dança.
      d. Pela intervenção do feiticeiro chamado pelo príncipe.

 

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

PEÇA TEATRAL: ROMEU E JULIETA - CENA 9 - BALCÃO - WILLIAM SHAKESPEARE - ADAP. CACÁ BRANDÃO - COM GABARITO

 Peça Teatral: Romeu e Julieta- CENA 9 – BALCÃO

Romeu:

(cantando.)

É a ti flor dos céus que me refiro

Neste trino de amor, nesta canção

Vestal dos sonhos meus por quem suspiro

E sinto palpitar meu coração É a ti flor do céu

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBAYS5KsTX2VVoB4JZv39Q-Lhsv-uooy5W3SQn7iggH-Xdvp4hyqD1zhixftWWwjM7Y5LwBxqGA-WALlwA51JwQJoGBt5tx66Djp-RJ6Qbd8FYnTL6jCkEcRC6tJjLtIBFTDW2wm7vvQjh597W_st8NjZ82Gnvy1PI21-oLubwPXW_OihHqbJCT5C9mhA/s1600/JULIETA.jpg


Que luz será aquela

Que brilha na moldura da janela? Oh janela, Oh janela! És o nascente, E Julieta o sol resplandecente!

Está falando...Mas não ouço nada.

São seus olhos! Eles falam!

Foram duas estrelas das mais belas

Do céu, que tendo o que fazer algures

Pediram aos seus olhos que brilhassem Em seu lugar, até que elas voltassem. [...]

Julieta:

Ai de mim!

Romeu:

É ela!

Está falando!

Fala de novo, anjo resplandecente!

Tu, que pairas tão alto sobre mim E brilhas tanto dentro da noite.

Julieta:

Romeu, Romeu! Por que razão tu és Romeu?

Oh! Renega teu pai, despoja-te do nome!

Ou então, se não quiseres, jura ao menos que amor me tens E eu deixarei de ser Julieta Capuleto!

Romeu:

Devo continuar a ouvir ou responder-lhe?

Julieta:

Em ti só o teu nome é que é meu inimigo!

Tu não és um Montecchio, mas tu mesmo!

Afinal, que é um Montecchio?

Apenas um nome!

Se outro nome tivesse a rosa, em vez de rosa, Deixaria de ser por isso perfumosa?

Romeu, deixa esse nome,

E em troca dele, que não faz parte de ti, Toma-me a mim, que já sou toda tua!

Romeu:

Farei o teu desejo de bom grado!

Por ti, eu trocarei seja o que for!

Por ti, serei de novo batizado:

Não me chames Romeu... mas sim o Amor!

[...]

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Tradução de Onestaldo de Penaforte.

Adaptação de Cacá Brandão. Belo Horizonte: Autêntica/PUC Minas, 2007. (Adaptado).

Vocabulário

Algures: em algum lugar.

Balcão: sacada.

Trino: gorjeio, berro.

Despojar: privar-se, desapropriar-se

Vestal: mulher virtuosa.

Grado: vontade, desejo

Entendendo o texto

01.               Após uma leitura do trecho de Romeu e Julieta, responda:

a)                   Em que ambiente acontece a cena?

        A cena acontece no balcão, na sacada.

b)                   Como você chegou a essa conclusão?

         A indicação da cena diz que ela acontece no balcão.

c)                    Quais personagens aparecem na cena?

          A nessa cena, aparecem Romeu e Julieta.

02.               Considerando as características do gênero dramático — texto teatral, assinale as alternativas corretas.

      ( X ) Romeu e Julieta apresenta um diálogo, ou seja, uma conversa entre dois personagens.

      ( X ) Na cena lida, não há presença de um narrador, isto é, uma pessoa contando a história.

       (   ) Na cena 9, a cena do balcão, não há nenhuma indicação de cena por meio de uma rubrica.

       ( X ) A  linguagem da cena lida é mais formal, pois representa a fala da época em que a peça foi escrita.

A  terceira alternativa está incorreta, pois há uma rubrica no início da cena, indicando que Romeu entra cantando.

03.               Sobre a conversa entre Romeu e Julieta, resolva as questões a seguir.

a)                   Romeu idealiza a amada Julieta e, de uma maneira romântica, ele a compara com alguns elementos. Quais são as comparações feitas por Romeu?

Romeu compara Julieta com o sol resplandecente, e os olhos dela com as estrelas.

b)                   Julieta tenta persuadir Romeu a fazer algo pelo amor do casal. O que ela suplica a ele?

        Julieta pede que Romeu renegue o pai, a família, e que deixe de lado o próprio sobrenome.

c)                    E o que ela afirma que fará, caso não seja possível que ele atenda ao pedido dela?

      Julieta diz que, caso ele não queira, ela deixará de assinar o próprio sobrenome, ou seja, não pertencerá mais à própria família.

 

04.               Por fim, considerando o contexto apresentado na cena 9, releia esta frase: “Em ti só o teu nome é que é meu inimigo!”. Explique-a.

       O contexto apresentado e a frase nos remetem à ideia principal da peça, que é a rixa entre a família de Julieta, os

Capuleto, e a família de Romeu, os Montecchio.

 

05.               Observe o trecho a seguir e explique o que são e o que indicam estas partes da peça teatral.

“Romeu: (cantando.)

É a ti flor dos céus que me refiro

Neste trino de amor, nesta canção

Vestal dos sonhos meus por quem suspiro

E sinto palpitar meu coração É a ti flor do céu...

Indicam a rubrica, que é a fala do personagem Romeu e o texto em itálico que indica que o personagem está cantando.


06. O gênero dramático — texto teatral é um gênero escrito para ser:

         (A)narrado.         (B) cantado.      

         (C) estudado.     (D) encenado.

 07. Em Romeu e Julieta, Shakespeare substitui a comédia pela tragédia, aumentando a tensão da história, o que pode levar o leitor:

a. a chorar ao longo de toda a história.

b. a rir ao longo de toda a história.

 

  c. a rir e a chorar ao longo da história.

d. a não se emocionar ao longo da história.

08. Pensando nas características do texto teatral e na história apresentada, é possível afirmar que esse texto pretende:

a.   ser interpretado para encantar com a história de amor de Romeu e Julieta.

b.   esclarecer alguns fatos dessa história.

c.   instruir a respeito de como devemos amar.

d.  recomendar que todos leiam Romeu e Julieta.

09.  Quais outros recursos são empregados no texto que ajudam a identificar os sentimentos e as reações dos personagens?

         A interjeição “oh”, e os sinais de pontuação como a interrogação, a exclamação e as reticências.