domingo, 19 de setembro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): LOADEANDO - MARCELO D2 - COM GABARITO

 Música(Atividades): Loadeando

                                       Marcelo D2

Stephan: "E aí, pai, beleza?"

Marcelo: "Beleza filho. E tu? Tudo certo?"

Stephan: "Certo. E você? A procura da batida perfeita?"

Marcelo: "Sempre, rapaz. E aí? Como é que tá o colégio?"

Stephan: "Ah! O colégio tá bem! Eu que... você sabe como é que é, né?"

Marcelo: O jogo começou, aperta o Start, na vida você ganha, cê perde, meu filho. Faz parte.

Stephan: Ih! É ruim, eu não gosto de perder. Nem me lembro há quanto tempo que eu não perco pra você.

Marcelo: Han. Calma, filho, você ainda tem que crescer. O jogo apenas começou e você tem muito pra aprender.

Stephan: É! Eu sei. Tava só zoando. Você que loadeou e eu tô jogando.

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

Stephan: Se o papo for futebol?

Marcelo: Ah! Isso é comigo.

Stephan: E se o assunto é Playstation?

Marcelo: Tudo bem, contigo. A evolução aqui é de pai pra filho.

Stephan: A família é Peixoto e representa o Rio. Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai. Mas aquele passeio à Disney, quando a gente vai, hein?

Marcelo: Ih! Sabia. Tava demorando. Deixa o dólar dá uma baixada e nós vamos, certo?

Stephan: Ih! Beleza. A comida tá na mesa. Mas pro dólar dá uma baixada é uma tristeza.

Marcelo: É! Tu sabe que a vida não tá mole pra toda família, que segue firme e forte, na correria.

Stephan: Me lembro! É só olhar pra trás. Mas pra vida melhorar, como é que faz?

Marcelo: Não fico parado, esperando a ajuda da Unesco. Na minha vida ando pra frente, sempre em passo gigantesco.

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

Stephan: O pensamento é rápido. Não enrola. Três pra frente "x" diagonal pra cima e bola.

Marcelo: É! Já vi que tu tem o poder. O controle tá na tua mão e o jogo é pra você. Mas a persistência é o que leva à perfeição. Eu que loadiei, você joga e é exemplo pro teu irmão.

Stephan: Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.

Marcelo: Ah, moleque! Assim que é meu filho. Assim você me deixa orgulhoso. Uma coisa que a gente tem que ter muito no coração é amor. E é por essas e outras que...

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

--- É assim que tem que ser rapaziada: amor... No final o bem vai vencer, no final o bem vai vencer, é assim que tem que ser, é assim que é... Já é, já é...

D2, Marcelo. À procura da batida perfeita. São Paulo: Sony Music, 2005.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 107-110.

Entendendo a canção:

01 – A letra da canção que você leu é um diálogo entre duas pessoas. Qual é a relação de parentesco entre elas?

      Relação de pai e filho.

02 – Como se organiza a conversa das pessoas que falam na canção?

      Há um revezamento das falas; cada um tem a sua vez de falar.

·        Esse tipo de revezamento também pode ocorrer em um jogo de videogame? Explique.

Sim. Há jogos de videogame que podem ser jogados em dupla, nos quais cada um tem a sua vez de jogar.

03 – Agora observe este trecho do diálogo entre o pai e o filho:

        “Marcelo: O jogo começou, aperta o Start, na vida você ganha, cê perde, meu filho. Faz parte.

         Stephan: Ih! É ruim, eu não gosto de perder. Nem me lembro há quanto tempo que eu não perco pra você.”

a)   No texto, há uma comparação. Identifique os elementos que são comparados.

Vida e jogo.

b)   Explique por que é possível essa comparação.

É possível porque, como no jogo, na vida ora você ganha, ora você perde; para tudo há a alternância.

c)   Em sua opinião, a estrutura do texto em diálogo também confirma a ideia de que cada um tem sua vez (ganhar ou perder) na vida e no jogo? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A ideia de alternância que permeia todo o texto, inclusive sua estrutura.

04 – Leia no Glossário o significado de “loadeou”, e copie em seu caderno a alternativa que melhor justifica a escolha do título da canção.

a)   Pai e filho, por meio da conversa, vão se conhecendo mutuamente, um aprendendo com o outro.

b)   O pai ensina ao filho que a vida é um jogo: quem participa tem a oportunidade de marcar pontos, ter sucesso.

c)   O filho ensina ao pai que ele é de outra época, e para poderem conversar o pai precisa se adaptar às mudanças.

d)   O pai trouxe o filho ao mundo, mas a vida é do garoto, seu sucesso está em suas mãos, é o filho quem joga.

05 – Por que, em sua opinião, o pai escolheu justamente o jogo de videogame para falar sobre a vida com o filho?

      Porque é o jogo que interessa ao filho.

·        Se fosse com você, que jogo seria mais interessante para conversar sobre a vida?

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com o texto, quem se dá melhor no futebol, pai ou filho? E no videogame?

      No futebol, o pai, e no videogame, o filho.

07 – Destaque trechos do texto que confirmem que, apesar das diferenças, pai e filho aprendem um com o outro.

      “A evolução aqui é de pai pra filho” e “Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho. Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.”

08 – Releia este trecho do diálogo entre pai e filho:

Stephan: O pensamento é rápido. Não enrola. Três pra frente "x" diagonal pra cima e bola.

Marcelo: É! Já vi que tu tem o poder. O controle tá na tua mão e o jogo é pra você. Mas a persistência é o que leva à perfeição. Eu que loadiei, você joga e é exemplo pro teu irmão.

Stephan: Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.

Marcelo: Ah, moleque! Assim que é meu filho. Assim você me deixa orgulhoso. Uma coisa que a gente tem que ter muito no coração é amor. E é por essas e outras que...

a)   A primeira fala desse fragmento é de Stephan, o filho de Marcelo D2. Nesse trecho, o menino descreve algumas ações. A que elas se referem?

As ações descritas pelo menino referem-se a comandos do controle do videogame.

b)   Em resposta ao filho, na segunda fala do trecho, Marcelo D2 estabelece uma comparação entre o jogo e a vida, dando um ensinamento. Que ensinamento poderia ser esse?

Assim como em um jogo, na vida também devemos ser persistentes, já que somos responsáveis por nossas ações. Devemos lutar para alcançar a vitória.

c)   Na frase “O controle tá na tua mão [...]”, é possível dizer que a palavra “controle” tem dois significados. Explique-os.

Um refere-se ao controle do videogame e o outro, ao controle da própria vida.

d)   “Você é o reflexo do espelho do seu pai.” O que você entende por essa afirmação?

Que o pai aprendeu com o exemplo do avô.

e)   Copie em seu caderno os provérbios que combinam com a fala do garoto.

·        Quem não tem cão caça com gato.

·        Tal pai, tal filho.

·        Filho de peixe, peixinho é. 

·        Pau que nasce torto morre torto.

09 – Retire do texto um trecho que confirme que o filho também aprendeu com o exemplo do pai.

      “Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.”

10 – Você também compararia a vida a um jogo? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

11 – Você concorda que os filhos são sempre o reflexo, o espelho dos pais?

      Resposta pessoal do aluno.

12 – Identifique o refrão da canção e comente-o: Você concorda que é possível evoluir com as pessoas de sua família? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

MATÉRIA JORNALÍSTICA: DISQUE DENÚNCIA GANHA CAMPANHA PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA NO RJ - PORTAL PRESS - COM GABARITO

 Matéria Jornalística: Disque Denúncia ganha campanha para o Combate à violência no RJ.

10 de maio de 2018


        Para ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o disque-denúncia. O objetivo é encorajar os cidadãos a revelarem informações que podem ser valiosas para as investigações dos mais diversos crimes que ocorrem no dia a dia, garantindo o anonimato e a integridade de quem fizer uma denúncia.

        As peças, que trazem o conceito “Você expõe o crime. A gente não expõe você”, destacam ainda o telefone do disque-denúncia, uma das principais ferramentas contra o crime. Serão veiculadas nas mídias impressa e exterior, cartazes em pontos de venda e também nas redes sociais no ONG.

        [...]

Disque Denúncia ganha campanha para o combate à violência no RJ. Portal Press, Porto Alegre, 10 maio 2018. Disponível em: https://bit.ly/2E24hPO. Acesso em: 25 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 146-7.

Entendendo a matéria jornalística:

01 – Qual é o objetivo dessa matéria jornalística?

      Informar sobre uma campanha de combate à violência no Rio de Janeiro que incentiva os cidadãos a denunciarem crimes sem correrem risco de ser expostos.

02 – Transcreva do texto o trecho que informa o objetivo da campanha a que se refere a matéria.

      “O objetivo é encorajar os cidadãos a revelarem informações que podem ser valiosas para as investigações dos mais diversos crimes que ocorrem no dia a dia, garantindo o anonimato e a integridade de quem fizer uma denúncia”.

03 – Faça uma descrição da imagem que acompanha o texto.

      A imagem traz um rosto de uma pessoa, provavelmente uma mulher jovem, com um celular tapando-lhe os olhos. Na tela do aparelho, aparece o número do Disque Denúncia e a imagem de um pequeno telefone vermelho, além da palavra “ligando”, que dá ideia de uma chamada em curso.

04 – Que Revelação há entre a imagem o slogan “Você expõe o crime. A gente não expõe você.”?

      A imagem reproduz em sentido o que o slogan reproduz em palavras; ou seja, as pessoas revelam informações que possam contribuir no combate aos crimes do dia a dia ligando para o Disque Denúncia e têm garantidos o anonimato e a integridade.

05 – Reescreva o período a seguir, substituindo a conjunção em destaque por outro que tenha o mesmo sentido. Para ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

      A fim de ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

06 – Com que objetivo essa conjunção foi empregada e que relação de sentido expressa?

      A conjunção foi empregada para introduzir uma oração subordinada e expressa o sentido de finalidade.

07 – Volte ao período em destaque na atividade 5, e localize a oração principal e a oração subordinada.

      Oração principal: [...] a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

      Oração subordinada adverbial: Para ajudar a combinar a onda de violência no Rio de Janeiro [...].

08 – Como é classificada a oração subordinada adverbial desse período?

      Oração subordinada adverbial final.

CARTAZ: CAMPANHA DA CAMISA 33 - COM GABARITO

 Cartaz: Campanha da Camisa 33

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5tyG5uxpEKGAP8C4x5T98Il5r9cRFuTcLG9b74AhttMNMlthsAkjMzkQf-gpA80Rtj4wSl0U0ak5GxgGib5pV1vWeCU42CeqSWKydAqhrR8xaH3DOzBXplA7_tfPUwaVPPzxcqv7a6Ts/s288/MAIS+RESPEITO.jpg
Campanha da Camisa 33 combate o assédio contra as mulheres nos estádios. Disponível em: https://glo.bo/2DMq1hX. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 171-2.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é a proposta dessa campanha? Quem é o proponente?

      Respeito no estádio com as mulheres. O proponente é a Camisa 33.

02 – Quem é o público-alvo dessa campanha? Que recursos persuasivos foram usados para chamar a atenção desse público?

      O público-alvo são os homens torcedores. Como recurso persuasivo, foram colocadas várias ações permitidas e outras não, porque configuram assédio.

03 – Qual é o slogan? Qual é a relação do slogan com outras frases e imagens do cartaz?

      O slogan é “Mas respeito nos estádios”; as outras frases são a complementação do slogan.

04 – Que preconceito essa campanha aborda? Explique.

      O preconceito contra a mulher e a ideia de que o corpo dela pode ser tocado sem a sua permissão.

05 – O que enfoca esse cartaz? Explique.

      O enfoque são as mulheres torcedoras assediadas nos estádios de futebol.

CHARGE: NOTICIANTES - ANDRÉ GALASTRI - COM GABARITO

 Charge: Noticiantes

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVklzcIGwgNW9yvKJc0XgBnajBUHYxAWOk2LQJFQENZnRkoUkCQUXTOr78jnWDRP9IPjR1plPUCwpZdrR5ixt2oi9_RuULrysYZ9oYpN1bP50zxzRxsnKiZvxXmucx4nL8A_7_ENXk8jQ/s275/NOTICIANTE.jpg


GALASTRI, André. Noticiantes. Bariri (SP), 3 ago. 2018. Disponível em:
https://bit.ly/2KIYbVn. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 184-5.

Entendendo a charge:

01 – Você acredita em tudo que recebe em redes sociais ou aplicativos de mensagens instantaneamente? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como você checa se a informação é verdadeira ou não? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O que você vê na imagem? O que poderiam ser os Dispositivos Anônimos? Explique.

      Uma reunião de dispositivos: computadores, notebook, tablete e celular. Dispositivos Anônimos faz alusão à grupo de pessoas que se ajudam, mutuamente, por terem problemas emocionais e de saúde diversos.

04 – O que pode provocar humor nessa charge?

      O celular reclamar que era usado para compartilhar fake News.

05 – Além do humor, que crítica social é feita na charge?

      Embora a tecnologia seja acessível a um número maior de pessoas, o uso dos dispositivos que dão a acesso a ela por vezes é inadequado, tornando usuários dependentes e necessitados de autoajuda.

06 – Que figura de linguagem o cartunista usa nessa charge para produzir os sentidos de humor a crítica?

      O cartunista se utiliza da personificação ao atribuir ações e sentimentos humanos aos dispositivos.

07 – Você concorda com a crítica feita por ele? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – De que forma todos esses dispositivos da charge podem ser usados para as pessoas se informarem e fazerem escolhas conscientes? Explique e dê exemplos.

      Resposta pessoal do aluno.



CHARGE: BOATOS - THIAGO LUCAS - COM GABARITO

 Charge: Boatos

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4sGuRG3TtPeWqgkiBiYKSV6zw77iZ2FOogaZAP-7ZnJCpPpiE5Cd51LPusjXnEigRNXWzwyahEE8YSUjZ7t9vEwNckhF0m3BHO0J2DmYPLpdOk6Ox4Z06X1B3F3vdC6hzja1b-tR1GB8/s252/boatos.jpg

LUCAS, Thiago. Boatos. Humor político, 4 set. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2QIOEZq. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 192.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê na imagem?

      Um homem dentro de um carro solicitando ao frentista do posto de gasolina que encha o carro com os boatos de mensagens de aplicativo de celular.

02 – Que crítica social essa charge apresenta?

      Crítica ao fato de muitas pessoas basearem suas escolhas em boatos ou notícias falsas que recebem pelo aplicativo.

03 – Essa charge foi publicada em setembro de 2018. Pesquise na internet quais boatos disseminados por aplicativo de mensagens eletrônicas se relacionam com a charge.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Você acha que essa onda de notícias falsas por aplicativo ainda persiste? Explique.

    Resposta pessoal do aluno. 







NOTÍCIA: CBF LANÇA CAMPANHA CONTRA DISCRIMINAÇÃO - GABRIEL RIOS - COM GABARITO

 Notícia: CBF lança campanha contra discriminação; Slogan é inspirado em frase de Gilberto Gil

Sexta, 13 de abril de 2018 – 18:30

Por Gabriel Rios

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNbKNpUxwRpvGddGU8aOnHjw-D3bYf5qsZWQB3jhGuH4TAe4QJ9mtDvQepDpgk-BD2kIvkM-mQAqvD18AsJpOAaKpJ7RIarWDq806q8oFiwVipjX8aav2dfUHn3T46Z3wm93wCO3m_2YE/s380/todos+iguais.jpg






Foto: Reprodução / CBF

Campanha “Todos são iguais”, da Confederação Brasileira de Futebol, contra discriminação.

        A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançará campanha “Todos são Iguais”. A iniciativa que se inicia a partir da 1ª rodada do Brasileirão, busca quebrar o preconceito e a discriminação, mostrando que o futebol é um esporte de todas as cores, origens, crenças, gêneros e condições físicas.

        As cores da logomarca representam as variadas peles, credos e ideologias que o futebol une sem preconceitos. Os adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à vitória. A mensagem “Todos Iguais” tem destaque, com grande visibilidade e fácil identificação.

        O slogan da campanha foi inspirado na frase do cantor e compositor baiano, Gilberto Gil: “Todos somos iguais em nossas imensas diferenças”. Para a CBF e para o Futebol, Todos são Iguais. Essa mensagem será passada e reforçada nas partidas de todas as competições organizadas pela entidade. Segundo o diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto, explicou a ampliação na propagação de mensagens contra a discriminação. “A campanha anterior era focada na luta contra o racismo. Institucionalmente, decidimos abrir o leque e combater as diversas formas de discriminação, fazendo do futebol um promotor de educação e igualdade”, disse.

        O material visual será exibido em placas de publicidade e painéis de LED na beira do campo, nos telões e no patch especial aplicado no uniforme da arbitragem.

                 RIOS, Gabriel. CBF lança campanha contra discriminação; Slogan é inspirado em frase de Gilberto Gil. BN Esportes, Salvador, 13 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Rfr3Q. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 172-3.

Entendendo a notícia:

01 – O que você acha da campanha da CBF? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você acredita que campanhas no futebol surtem efeito no torcedor no que diz respeito à conscientização? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia o primeiro parágrafo da notícia e responda:

a)   Qual é o acontecimento?

Lançamento de campanha contra o preconceito no futebol brasileiro “Todos são iguais”.

b)   Quem é o proponente da campanha?

Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

c)   Onde e quando será o lançamento?

A iniciativa terá início a partir da 1ª rodada do Brasileirão de 2018.

d)   Qual é o objetivo da campanha?

A campanha busca quebrar o preconceito e a discriminação.

e)   Por que se optou por essa iniciativa?

Porque há necessidade de mostrar que o futebol é um esporte de todas as cores, origens, crenças, gêneros e condições físicas.

04 – Observe o cartaz da campanha da CBF e responda:

a)   Descreva a logomarca da campanha.

São várias bolas de cores diferentes envolvendo o brasão da CBF. Os adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à vitória. As cores da logomarca representam as variadas peles, credos e ideologias que o futebol une sem preconceitos.

b)   Qual é o slogan? Como foi sua elaboração?

O slogan é “Todos iguais” e teve inspiração na música de Gilberto Gil. Sua elaboração, segundo Gilberto Gatto, diretor de marketing da CBF, foi dar visibilidade e fácil identificação.

c)   Qual é o público-alvo da campanha?

Todas as pessoas envolvida direta e indiretamente com o futebol.

05 – Releia o cartaz da campanha e transcreva o quadro e preencha-o.

·        Enfoque temático: Todos os preceitos presentes no futebol e na sociedade.

·        Slogan: “Todos iguais”.

·        Logomarca: São várias bolas de cores diferentes envolvendo o brasão da CBF. Os adornos em volta do escudo têm o formato de V, uma referência à vitória.

·        Cores: As cores da logomarca representam as variadas peles, credos e ideologias que o futebol une sem preconceitos.

·        Público-alvo: Todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o futebol.

 

 

NOTÍCIA: PROFESSOR USA FAKE NEWS PARA ENSINAR CIÊNCIA NA ESCOLA - PAULA ADAMO IDOETA - COM GABARITO

 Notícia: Professor usa fake news para ensinar ciência na escola

Paula Adamo Idoeta – Da BBC Brasil em São Paulo – 21 abril 2018

     

   Alvo de debate ao redor do mundo por seu possível impacto na democracia, as fake news – notícias inventadas geralmente com o objetivo de viralizar na internet e influenciar consumidores e eleitores – têm sido usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica.

        A iniciativa é do professor de ciências Estêvão Zilioli, de Ourinhos (a 360 km de São Paulo), que desenvolveu um curso semanal voluntário no contraturno para alunos do ensino médio. Os próprios estudantes buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula.

        A ideia é que eles próprios se perguntem: essa notícia tem fontes e dados confiáveis? Merece ser acreditada – e compartilhada?

        "Eles trazem as notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.

        "O método de checagem é o mesmo para todas: buscar informações de fontes confiáveis. Estou falando de método científico, de busca de informações seguras que possam ser demonstradas, até para eles entenderem que não é simples provar as coisas."

        A aula se centra em discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online – buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE e sites de tribunais eleitorais, por exemplo.

        Entre as notícias já analisadas, estão:

        -- Uma de que frutas ingeridas em jejum curam câncer, que os alunos perceberam que não tinha fontes seguras para garantir a afirmação do título;

        -- A de uma mãe que teria aplicado botox na filha pequena (os jovens foram atrás das imagens da mãe, que é participante de um reality show nos EUA, e estão tentando tirar suas próprias conclusões pelos vídeos);

        -- Uma do cientista Stephen Hawking, morto em março, falando sobre vida extraterrestre (os alunos descobriram que a notícia em si não era falsa, mas tinha um título exagerado);

        -- Uma de que o juiz Sergio Moro seria orador em cerimônia de universidade americana, a qual, apesar de ter algumas informações verdadeiras, trazia declarações falsamente atribuídas a um pesquisador da instituição;

        -- Uma sobre terraplanismo, difícil de ser analisada justamente por colocar em xeque premissas científicas.

        As nuances das notícias têm sido úteis para os alunos entenderem a categorizá-las, diz Zilioli. "Vimos que há notícias falsas, mas também as que são baseadas em fatos verdadeiros, porém com títulos exagerados ou sensacionalistas", explica o professor, notando uma mudança no comportamento dos estudantes.

        "Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."

        A ideia fez o professor ser selecionado para o projeto Inovadores, do Google, que o ajudou a idealizar um site – batizado pelos alunos de Ourinhos de HoaxBusters, ou Caça-boatos –, que terá uma espécie de "termômetro" para identificar o quanto cada notícia analisada tem de veracidade.

        As aulas vêm ajudando a estudante Giovana Domiciano Sanches, 16, a identificar notícias falsas que circulam nos grupos virtuais nas e redes sociais.

        "Algumas são notícias velhas – quando vamos checar as datas e horários, vemos que tem gente que posta links de 2013, por exemplo", conta Giovana à BBC Brasil.

        "Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."

IDOETA, Paula Adamo. Professor usa fake News para ensinar ciência na escola. BBC Brasil, São Paulo, 21 abr. 2018. Disponível em: https://bbc.in/2v4E5hs. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 185-8.

Entendendo a notícia:

01 – Volte à notícia e releia os dois parágrafos iniciais. Depois, responda às questões.

a)   Que fato é noticiado?

Fake News têm sido usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica.

b)   Onde e quando ocorreu?

Em um colégio particular em Ourinhos (SP), durante o ano letivo de 2018.

c)   Como e por que aconteceu?

O professor de ciências Estevão Zilioli desenvolveu um curso semanal voluntário no contraturno para alunos do ensino médio. Os alunos buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula. Essa iniciativa surgiu em decorrência do debate mundial que tem sido feito sobre as fake News e por seu possível impacto na democracia e na manipulação dos usuários da internet.

d)   Você considera essa iniciativa relevante? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

02 – Releia este trecho da notícia:

        "Eles trazem as notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.”

a)   Como os alunos do professor Estevão fazem a checagem dessas informações trazidas para a aula? Você já faz esse procedimento? Comente.

Os alunos trazem as notícias de caráter duvidoso, buscam informações em fontes confiáveis e seguras que possam ser demonstradas e justificadas por método científico. Resposta pessoal do aluno.

b)   Segundo o professor, em quais fontes os alunos precisam checar as informações? Você já usou essas fontes para pesquisa? Comente.

Nas fontes originais dos fatos ou por meio de pesquisa em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE, sites de tribunais eleitorais, entre outros.

c)   Que outras fontes, além das citadas no texto, podem ser pesquisadas para checar a veracidade da notícia? Pesquise na internet, se precisar.

Em agências de checagem de fatos, como e-farsas, boatos, org. agência Lupa, Aos Fatos, entre outras, e portais de notícias que têm seções específicas para esse tipo de consulta.

03 – Leia as informações do quadro e responda às questões:

        Fake News é o nome dado ao fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais ou por mensagens instantâneas. Essas notícias falsas podem ser dos seguintes tipos:

·        Conteúdo criminosamente fabricado, ou seja, 100% falso, para enganar o leitor.

·        Sátira ou paródia descontextualizada e apresentada como se fosse notícia verdadeira.

·        Conteúdo manipulado, com notícias e imagens diferentes do ocorrido.

·        Contexto falso, imagens e fatos descontextualizados para levar o leitor a acreditar em uma situação diferente da que ocorreu.

·        Conteúdo enganoso, com uso de dados reais, mas interpretação falsa ou exagerada.

·        Conexão falsa, com uso de fotos, títulos ou legendas sem conexão com o conteúdo.

a) a) Quais notícias analisadas pelos alunos do colégio de Ourinhos podem se enquadrar em conteúdo enganoso? Explique.

A notícia sobre as frutas ingeridas em jejum que curam câncer pode ser considerada enganosa porque o consumo de determinados alimentos previne vários tipos de doença, inclusive o câncer, mas não há comprovação sobre o fato noticiado. Em relação à notícia sobre o cientista Stephen Hawking, morto em março, falando sobre vida extraterrestre, os alunos descobriram que a notícia em si não era falsa, mas tinha um título exagerado. À notícia sobre terraplanismo colocava em xeque diferentes premissas científicas.

b)   Em qual das notícias analisadas pelos alunos pode ter ocorrido conexão falsa? Explique.

A notícia de que o juiz Sergio Moro seria orador em cerimônia de universidade americana, a qual, apesar de ter algumas informações verdadeiras, trazia declarações falsamente atribuídas a um pesquisador da instituição.

c)   Qual das notícias pode ter disseminado conteúdo manipulado? Explique.

A notícia de uma mãe que teria aplicado botox na filha pequena. Como os alunos estavam pesquisando vídeo, pode ser que tenha sido manipulado.

d)   Em sua opinião, por que muitas vezes pode ser difícil identificar uma fake News? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

e)   Segundo o professor Zilioli, a quantidade de compartilhamento não prova que uma notícia é verdadeira. Você concorda com ele? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia o depoimento da estudante Giovana e responda às questões a seguir:

        "Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald Trump), é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."

a)   Que acontecimento a estudante atribuiu à disseminação de fake News? Em sua opinião, que outros acontecimentos no Brasil e no mundo podem ter sofrido grande influência de notícias falsas?

A estudante comenta que a eleição de Donald Trump ocorreu em decorrência da disseminação de fake News. Resposta pessoal do aluno.

b)   Em suas redes sociais ou grupos de aplicativo de mensagem instantânea, é comum as pessoas compartilharem conteúdo só pela chamada? Comente.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você acha que as pessoas, de modo geral, sabem quais são as consequências de compartilhar notícias falsas? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   Você concorda ou discorda da opinião apresentada pela estudante Giovana? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – O que o professor Estevão conquistou com a ideia de criar esse curso no colégio onde trabalha? Qual é a relevância dessa iniciativa para a sociedade? Comente.

      A iniciativa do professor foi selecionada para o projeto inovadores, que o ajudou a idealizar um site, que terá uma espécie de “termômetro” para identificar quanto cada notícia analisada tem de veracidade. Com essa iniciativa, mais um site de checagem de fatos pode ajudar a identificar notícias falsas.