sábado, 11 de setembro de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS CRIANÇAS NASCIDAS EM 2018- HIGH TECH - TOMÁS SANTIAGO - COM GABARITO

 Artigo de opinião: O impacto da tecnologia nas crianças nascidas em 2018

09 ABR 2018 – HIGH TECH

 
        As crianças que nasceram no início dos anos 90, cresceram já na era dos computadores pessoais e não sabem como era o mundo sem a dependência desta eletrônica. Os que nasceram uma década depois, foram educadas e frequentaram a escola com a possibilidade de não recorrer à biblioteca para consultar um livro... existia a Internet... e tudo está ainda mais diferente porque os smartphones trazem tudo isso no bolso.

        Como será daqui em diante com o mundo da tecnologia a absorver tudo e todos? O que é que as crianças nascidas em 2018 vão tomar como garantido? Venha descobrir o que o futuro reserva para os adultos de amanhã.

        O fim do dinheiro físico

        Vários nomes ligados à tecnologia, nomeadamente Tim Cook, sucessor de Steve Jobs e atual CEO da Apple, já manifestaram o desejo de um mundo em que as pessoas não tivessem que lidar com notas e moedas. E provavelmente, quando uma criança nascida este ano chegar à adolescência não terá que andar com dinheiro físico.

        Com o aparecimento da tecnologia NFC, Blockchain e criptomoedas, andar com dinheiro físico deverá vir a ser coisa do passado. [...]

        Morrer antes dos 100 anos?

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Atualmente, vemos e até conhecemos pessoas com mais de 80 anos de idade. E a cada ano que passa esta situação torna-se cada vez mais vulgar. Graças aos avanços científicos e tecnológicos, estão constantemente a ser criados novos medicamentos e inventados novos dispositivos que nos fazem ver e viver de outra forma a velhice e até a doença.

        Cada vez são menos as doenças sem cura ou em que não é possível atrasar o seu desenvolvimento. Apesar de ninguém estar livre de viver uma situação verdadeiramente difícil devido a uma doença, hoje já podemos confiar na medicina e na ciência para nos ajudar a ultrapassar certas adversidades.

        Por exemplo, com a promessa de órgãos impressos em 3D existem imensas formas de prolongar a esperança média de vida. Assim, com o ritmo de progresso acelerado a que temos assistido, espera-se que as crianças nascidas em 2018 vivam significativamente mais tempo do que os adultos de hoje. Mas viver para lá dos 100 anos será normal?

        O significado de privacidade

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        Desde o aparecimento da Web que o significado da palavra privacidade mudou drasticamente. Atualmente, grande parte das pessoas está disposta a fornecer dados pessoais, incluindo histórico de pesquisa e localização, em troca de uma vida mais fluída e em que tudo é instantâneo e não envolva muito tempo de espera.

        Não restam dúvidas de que as empresas que controlam os serviços que atualmente todos utilizamos sabem detalhes das nossas vidas que nem nós próprios conseguimos imaginar. Com o desenvolvimento de Inteligência Artificial é possível cruzar informação e obter perfis com informação detalhada acerca de toda a gente.

        [...] 

        Viver num mundo sem pobreza...

        Vamos terminar este artigo num tom otimista. Em 2038, espera-se que estejamos bastante próximos de acabar com a pobreza. Novos tipos de comida, como carne produzida em laboratório e colheitas geneticamente modificadas deverão estar a ser produzidas e irão desempenhar um papel fundamental na alimentação da população mundial.

        Para além disso, novas abordagens ao diagnóstico médico e tratamento de doenças irão também contribuir para erradicação de doenças como HIV e malária. Ao mesmo tempo que isso acontece, a educação em países subdesenvolvidos deverá melhorar e dar ferramentas às pessoas para conseguirem alcançar mais.

SANTIAGO, Tomás. O impacto da tecnologia nas crianças nascidas em 2018. PPLware, Portugal, 9 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2FHBVMB. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 197-200.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Blockchain: A validade das moedas de cada criptomoeda é fornecida por uma blockchain, que é uma lista crescente de registros, chamados blocos, vinculados e protegidos usando criptografia.

·        Criptomoeda: Tipo de moeda digital descentralizada; é um meio de troca que se utiliza da tecnologia do blockchain para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades de moeda. Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada e foi criada em 2009. Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas.

·        NFC: Comunicação por campo de proximidade (CCP), ou near-field communication (NFC); é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro.

02 – No primeiro parágrafo do artigo, é realizada uma contextualização sobre o tema abordado. Releia-o e responda às questões a seguir:

a)   Como são caracterizadas as pessoas que nasceram na década de 1990 em relação à tecnologia?

As crianças que nasceram no início dos anos 1990 cresceram na era dos computadores pessoais e não sabem como era o mundo sem a dependência desses eletrônicos.

b)   Como são caracterizadas as pessoas que nasceram nos anos 2000?

As que nasceram nos anos 2000 foram educadas e frequentaram a escola com a possibilidade de não recorrer à biblioteca para consultar um livro, pois existia a internet, e agora, com os smartphones, essas informações são trazidas no bolso.

c)   Por que o autor faz essa caracterização?

Para situar o leitor em relação às diferentes teses e posicionamentos que vai apresentar a seguir.

d)   Essa caracterização é sobre a população portuguesa. No Brasil, ocorreu na mesma época? Explique.

Assim como o wi-fi demorou dez anos para chegar ao Brasil, pode-se dizer que a essas datas, no caso do Brasil, devem ser acrescidas mais alguns anos ou uma década.

03 – O autor apresenta questões sobre as quais vai defender algumas teses ao longo do texto.

a)   Que questões são essas?

“Como será daqui em diante com o mundo da tecnologia a absorver tudo e todos?”; “O que é que as crianças nascidas em 2018 vão tomar como garantido?”.

b)   O que as questões revelam, inicialmente, sobre a posição do autor do texto?

O autor acredita que a tecnologia vai fazer parte de todas as ações das pessoas, como parte delas.

04 – O texto está organizado em quatro partes, separadas por subtítulos. Em cada uma das partes é defendida uma tese sobre o futuro dos nascidos em 2018. Responda:

a)   Que tese é defendida em “O fim do dinheiro físico”? Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

Provavelmente, quando uma criança nascida este ano chegar à adolescência, não terá que andar com dinheiro físico. Resposta pessoal do aluno.

b)   Que tese é defendida em “Morrer antes dos 100 anos?”? Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

As crianças nascidas em 2018, provavelmente, vão viver mais tempo do que os adultos de hoje, devido aos avanços na tecnologia.

c)   Que tese é defendida em “O significado de privacidade”? Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

Com o desenvolvimento de Inteligência Artificial é possível cruzar informações e obter perfis com informações detalhadas acerca de toda a gente e isso pode ser aprofundado.

05 – Que tese é defendida em “Viver num mundo sem pobreza...”? Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

      Com avanço da tecnologia, podem ser criadas alternativas para o problema da fome, diagnósticos mais precisos para a cura de doenças e avanço na educação.

06 – Em “O fim do dinheiro físico”, há a utilização de dois tipos de argumento para sustentar a tese:

a)   Que argumento de autoridade é utilizado?

O autor utiliza o argumento de que Tim Cook e outros especialistas da área já manifestaram o desejo de um mundo em que as pessoas não tivessem que lidar com notas e moedas.

b)   Que argumento de exemplificação é utilizado?

Ele ainda usa como argumento que criptomoedas e as tecnologias Blockchain e NFC já estão sendo muito usadas.

c)   Qual desses dois argumentos é mais forte? Por quê?

O argumento mais forte é o de autoridade, porque se fundamenta num repertório legítimo, por ser de um especialista da área.

07 – Na parte intitulada “Morrer antes dos 100 anos?”, há a utilização de dois tipos de argumento. Responda:

a)   Que argumento de consequência é utilizado?

Atualmente, pessoas viverem mais de 80 anos de idade torna-se cada vez mais normal.

b)   Que argumento de causa é utilizado? Explique.

A causa é o grande avanço científico e tecnológico que possibilita a criação de novos medicamentos e invenção de novos dispositivos.

c)   Qual desses dois argumentos é, geralmente, mais forte? Por quê?

Geralmente, o argumento mais forte é o de consequência, pois se refere aos resultados mais visíveis de determinadas ações.

08 – Em “O significado de privacidade”, são usados dois argumentos de exemplificação.

a)   Quais argumentos são esses?

Carne produzida em laboratório e colheitas geneticamente modificadas, para acabar com a fome. Erradicação de doenças como HIV e malária.

b)   As informações apresentadas só ocorrerão no futuro ou já ocorrem? Explique.

Nós já nos alimentamos com alimentos geneticamente modificados.

c)   Em sua opinião, a ideia de “tom otimista” está em sentido literal ou é uma ironia? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

 

 

TIRINHA: JOANINHA NOTIFICAÇÕES - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Joaninha notificações

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                    Gomes, Clara. Notificações, 17 maio 2017. Disponível em: https://bit.ly/2KzlXll. Acesso em: 10 ago. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 106.

Entendendo a tirinha:

01 – Qual o principal tema tratado nessa tirinha?

      A dependência ou o vício que leva as pessoas a estarem sempre conectadas a dispositivos eletrônicos, nesse caso, o computador.

02 – Essa mensagem tem sentido mais humorístico ou mais irônico?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – A expressão por recompensa completa o sentido de qual palavra na tira?

      O sentido da palavra satisfação.

04 – Em sua opinião, a regência nominal entre os tempos satisfação e recompensa está correta no quadrinho da tirinha em que foram empregados? Explique.

      Sim. Nesse quadrinho, o termo satisfação está acompanhado da preposição por, que estabelece uma relação de complementação entre esse termo e o termo recompensa.

05 – Releia o terceiro quadrinho da tira.

a)   Reescreva a expressão viciados em luzes piscantes substituindo luzes piscantes por outro ermo que tenha sentido semelhante ao empregado nesse quadrinho.

“Viciados em internet”; “viciados em computador”; “viciados em smartphones”; etc.

b)   Agora, escreva a expressão viciados em completando-a com outra palavra ou expressão que não tenha nenhuma relação de sentido com seu uso na tirinha.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Para que se estabeleça uma relação adequada de regência entre os nomes, o que é necessário observar?

Resposta pessoal do aluno.

TIRINHA: JOANINHA QUANDO CRESCER - CLARA GOMES - COM GABARITO

 Tirinha: Joaninha quando crescer

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GOMES, Clara. Quando crescer. Bichinhos de jardim, 24 ago. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2zqRWkv. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 212.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê na imagem? Do que trata a tirinha?

      Dois insetos, uma joaninha (tia) e um tatuzinho (sobrinho), estão conversando. O tatuzinho conta para a tia o que quer ser quando crescer.

02 – O que torna essa tirinha engraçada?

      O fato de o tatuzinho querer ser professor de recreio, uma matéria que não existe.

03 – O que se pode deduzir sobre o critério utilizado pelo tatuzinho para a escolha da sua futura profissão?

      O tatuzinho escolheu sua futura profissão de acordo com algo de que ele gosta muito: o recreio da escola.

04 – Ao ser alertado sobre a impossibilidade da escolha, que estratégia ele utiliza para manter seu posicionamento?

      Ele inventa um nome elaborado para a matéria que vai ensinar: “Práticas Lúdicas Experimentais I”.

05 – O que a estratégia do tatuzinho pode revelar sobre o surgimento de novas profissões?

      Atualmente, novas profissões surgem todos os dias, como reinvenção das que já existem, mas com inovações tecnológicas e adaptadas aos gostos e às preferências do profissional.

06 – Você já pensou em qual profissão quer seguir?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Quais desafios você acha que deve enfrentar no processo de escolha de uma profissão? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – As experiências profissionais de seus familiares podem influenciar você na escolha de sua profissão? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

 

CARTAZ: DIA DA INTERNET SEGURA - COM GABARITO

 Cartaz: Dia da Internet Segura

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Cartaz da campanha Dia da Internet Segura 2017. Disponível em: https://bit.ly/2ke3YnM. Acesso em: 4 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.117.

Entendendo o cartaz:

01 – Nesse cartaz, há um apelo direto ao leitor relacionado ao uso da internet. Que apelo é esse?

      O apelo para que ele seja um “agente de mudança par uma internet mais positiva”.

02 – Em sua opinião, de que modo uma pessoa pode desempenhar o papel de “agente de mudança para uma internet mais positiva”?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Como se dá a regência verbal na frase “MPF apoia essa ideia!”?

      A frase compõe-se do verbo apoiar, transitivo direto, cujo complemento é o objeto direto essa ideia.



CHARGE: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS - ARIONAURO - COM GABARITO

 Charge: Violência nas escolas

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ARIONAURO. Violência nas escolas. Arionauro Cartuns, 8 abr. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2KHjOFi. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 124-5.

Entendendo a charge:

01 – Que sentimentos são transmitidos pela expressão facial e pelo gesto da mãe?

      A expressão facial e o gesto da mãe são positivos e demonstram contentamento, satisfação.

02 – A menina compartilha dos mesmos sentimentos da mãe? Por quê?

      Não. A menina parece assustada, desconfortável.

03 – Para onde a menina está indo? Que elementos fazem você deduzir isso?

      A menina está indo para a escola. É possível deduzir isso porque está vestindo uniforme e segura um caderno.

04 – Na imagem, há dois elementos que não se relacionam ao contexto escolar. Quais são eles?

      A menina está vestindo um colete à prova de balas e leva um kit de primeiros socorros no lugar da lancheira.



NOTÍCIA: ADOLESCENTES QUE PASSAM MUITO TEMPO NO CELULAR SÃO MAIS INFELIZES: APONTA ESTUDO

 Notícia: Adolescentes que passam muito tempo no celular são mais infelizes: aponta estudo

Especialista recomenda limitar uso em no máximo duas horas por dia

        RIO – Agradar os filhos com smartphones, tablets e videogames pode, na verdade, contribuir para a infelicidade dos adolescentes, sugere estudo liderado por Jean Twenge, professora de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia. Os resultados publicados nesta segunda-feira no periódico "Emotions", da Associação Americana de Psicologia, mostram que jovens que passam muito tempo com os olhos vidrados nas telas de aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preterem outras atividades.

        -- A chave para o uso de mídias digitais e a felicidade é a limitação – comentou Jean. – Gastar no máximo não mais que duas horas por dia nessas mídias, e tentar aumentar o tempo despendido com amigos e exercícios, duas atividades relacionadas com o aumento da felicidade.          

        A equipe de Twenge analisou dados da pesquisa longitudinal Monitoring the Future, que anualmente entrevista cerca de 50 mil estudantes entre 12 e 17 anos de todos os estados americanos. Entre as questões, os adolescentes respondem quanto tempo passam em smartphones, tablets e computadores, em atividades com interações sociais e sobre a felicidade como um todo.

        Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas – jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo – são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.

        Segundo a pesquisadora, existem duas leituras possíveis. A primeira é que os jovens buscam os dispositivos eletrônicos porque estão tristes. Mas Jean aposta na segunda tese, de que o uso em excesso desses aparelhos deixa os jovens tristes.

        -- Apesar de este estudo não demonstrar causalidade, muitos outros mostraram que o maior uso de redes sociais leva à tristeza, mas a tristeza não leva ao uso de redes sociais – ponderou a psicóloga.

        Por outro lado, a abstinência total também não leva à felicidade. Os adolescentes mais felizes passam pouco menos de uma hora diária nas redes sociais, mas após uma hora de uso, a infelicidade aumenta de maneira consistente, acompanhando o aumento no uso de telas.

        Olhando os dados históricos de grupos da mesma faixa etária desde os anos 1990, os pesquisadores descobriram que a proliferação de dispositivos eletrônicos com tela coincidiu com uma queda geral da felicidade entre os jovens americanos. Especificamente, os índices de satisfação com a vida, autoestima e felicidade despencaram após 2012. Foi nesse ano que o percentual de americanos com smartphones superou a marca de 50%.

        -- De longe, a maior mudança na vida dos adolescentes entre 2012 e 2016 foi o aumento na quantidade de tempo gasto em redes sociais e o consequente declínio das atividades sociais e do sono – apontou Jean. – O advento do smartphone é a explicação mais plausível para a diminuição repentina no bem-estar psicológico dos adolescentes.

ADOLESCENTES que passam muito tempo no celular são mais infelizes, aponta estudo. O Globo, Rio de Janeiro, 22 jan. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2PV6xPv. Acesso em: 24 ago. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 103-5.

Entendendo a notícia:

01 – Transcreva o título e a linha fina da notícia apresentada na página anterior.

      Título: “Adolescentes que passam muito tempo no celular são mais infelizes: aponta estudo”

        Linha fina: “Especialista recomenda limitar uso em no máximo duas horas por dia”

02 – Qual é o assunto principal desenvolvido no corpo da notícia?

      A notícia faz referência a uma pesquisa cujo resultado revela que os jovens que passam muito tempo usando aparelhos eletrônicos são menos felizes que colegas que preferem realizar atividades.     

03 – Leia o trecho abaixo, relativo à pesquisa Monitoring the Future, feita pela Associação Americana de Psicologia.         

        Os resultados mostram que, em geral, adolescentes que passam mais tempo na frente de telas – jogando videogames, usando redes sociais e conversando por aplicativos de texto e vídeo – são menos felizes que aqueles que investem mais tempo em outras atividades, como esportes, lendo jornais e revistas e se encontrando com amigos.”

·        A realidade apontada pela pesquisa de algum modo afeta você? Você se reconhece nela? Explique sua resposta?

Resposta pessoal do aluno.

04 – De acordo com Jean Twenge, professora de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, a "chave para o uso de mídias digitais e a felicidade é a limitação". De que maneira eia propõe que seja essa limitação e consequente aumento da felicidade?

      Ela propõe que os jovens gastem no máximo duas horas por dia nas mídias, que tentem aumentar o tempo em presença dos amigos e que façam atividades físicas.

05 – Nessa notícia, é possível perceber que há trechos que revelam fatos e outros que trazem opiniões. Nos trechos destacados a seguir, indique o que é (F) fato e o que é (O) opinião.

(O) Agradar os filhos com smartphones, tablets e videogames pode, na verdade, contribuir para a infelicidade dos adolescentes...

(F) A equipe de Twenge analisou dados da pesquisa longitudinal Monitoring the Future, que anualmente entrevista cerca de 50 mil estudantes entre 12 e 17 anos de todos os estados americanos.

(O) Por outro lado, a abstinência total também não leva à felicidade.

(O) Os adolescentes mais felizes passam pouco menos de uma hora diária nas redes sociais...

(F) Entre as questões, os adolescentes respondem quanto tempo passam em smartphones, tablets e computadores, em atividades com interações sociais e sobre a felicidade como um todo.

06 – Releia esta frase da notícia:

        Por outro lado, a abstinência total também não leva à felicidade.”

·        Ao empregar a expressão "Por outro lado", que tipo de informação o(a) autor(a) do texto pretende introduzir: uma informação que confirma ou ressalva o que foi dito anteriormente?

      Uma informação que ressalva o que foi dito anteriormente. Ao empregar a expressão “Por outro lado”, o(a) autor(a) leva o leitor a inferir que há uma restrição à informação anterior, ou seja, prepara o leitor para a informação de que há um atenuante para o uso de dispositivos eletrônicos.

07 – Atualmente, uma das formas mais comuns de entretenimento e a internet.

a)   Você utiliza a Internet? Se sim, quantas horas por dia passa conectado?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Em sua opinião, é positivo as pessoas ficarem muito tempo conectadas? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

 

INFOGRÁFICOS; ATLAS DA VIOLÊNCIA 2018 - IPEA - COM GABARITO

 Infográficos: Atlas da violência 2018

          Publicado em: 5 jun. 2018

        Dados consolidados da IPEA no Atlas da Violência 2018 mostram que o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2016. Veja o mapa da violência no Brasil, a evolução do número de assassinatos por estado e gráficos com as mortes entre jovens, muito acima da média geral.

Homicídios em 2016

Total de homicídios por estado


Evolução dos homicídios de 2006 a 2016

Variação do total de homicídios por estado.



 Mortes em jovens

Taxa de homicídios a cada 100 mil jovens de 15 a 29 anos, em 2016



Fonte: IPEA (Atlas da Violência 2018).

              Atlas da Violência 2018. Gazeta do Povo, 5 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Qjm76N. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 135-7.

Entendendo o infográficos:

01 – O Atlas da Violência é composto de uma introdução e três infográficos. Responda:

a)   Qual instituto foi responsável pela pesquisa?

O IPEA.

b)   Quando foram coletados os dados? Quais são os dados gerais da pesquisa?

Os dados contabilizados são de 2016 e mostraram que o Brasil passou de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes.

c)   Descreva o primeiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O primeiro infográfico é o mapa do Brasil, dividido em estados, com cores que variam de bege-claro para vinho, de forma crescente. Na legenda, os números variam de 204 (bege-claro) a 7.171 (vinho). Cada estado tem marcado o número absoluto de homicídios.

d)   Descreva o segundo infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O segundo infográfico, também é o mapa do Brasil, dividido em estados, com cores que variam de azul a marrom. Esse infográfico mostra a porcentagem de aumento ou queda de assassinatos por estado, sendo os de cor azul com maior queda e a coloração cada vez mais escura onde houve aumento de homicídios.

e)   Descreva o terceiro infográfico: formato, cores, legenda e dados.

O terceiro infográfico tem formato de barras horizontais e apresenta-se do maior para o menor, calculando o número de jovens entre 15 e 29 assassinados por estado a cada 100 mil habitantes. O estado com maior número é Sergipe, com 142,7 jovens assassinados por cada 100 mil habitantes. O estado de São Paulo tem a menor média, sendo 19 jovens mortos a cada 100 mil habitantes.

02 – Em sua opinião, por que há grande variação nos números de assassinatos por estado?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Que relação pode ser feita entre a discussão de Dimenstein, em “Paz Social”, sobre “adultos abandonados” e os dados dessa pesquisa sobre a morte de jovens?

      Esses “adultos abandonados” foram crianças abandonadas pela sociedade, pelos pais e pelo Poder Público. E o resultado desse abandono são o aumento da violência e a morte desses jovens. A sociedade e o Poder Público condenam a morte esses jovens quando optam pelo descanso.

04 – Em números totais, foram 62.518 homicídios em 2016. Responda:

a)   Com base nas discussões apresentadas por Adorno, o que esses dados podem revelar sobre a relativização do valor à vida? Explique.

Esses dados podem revelar que, para um número considerável de brasileiros, os valores humanos remontam o período colonial, quando as pessoas assassinavam por disputa de território e as mortes eram toleradas.

b)   De acordo com Dimenstein, “Violência gera violência”. Seguindo essa premissa, como você acha que deveria ser o combate ao crime?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Em sua opinião, qual deveria ser o papel do Poder Público para evitar os assassinatos, principalmente o de jovens?

Resposta pessoal do aluno.

d)   Qual deveria ser o papel da escola para proteger o adolescente e prevenir o contato com a criminalidade?

Resposta pessoal do aluno.

05 – Você tem acompanhado as estatísticas de seu estado sobre a violência?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Qual será o perfil da maioria das vítimas? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Qual dado você acha que encontrará sobre seu estado? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Será que houve aumento ou diminuição no número de homicídios? Qual é sua percepção?

      Resposta pessoal do aluno.