sexta-feira, 23 de julho de 2021

RESENHA: ESPETÁCULO - OS SALTIMBANCOS CHEGA ÀS CASAS DE CULTURA - PREFEITURA DE SÃO PAULO - COM GABARITO

 Espetáculo: Os Saltimbancos chega às casas de cultura

               Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

18:41 10/05/2018 

        Inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, Os Saltimbancos foi adaptado como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzido para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque, tornando-se um clássico de grande sucesso logo em sua primeira montagem. A história do encontro do jumento com o cachorro, a galinha e a gata, encenada pela Cia. Raffanti e há 31 anos em cartaz, chega às casas de cultura e pode ser vista até o dia 27 de julho.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti. O musical narra a jornada de quatro animais que se juntam para formar um grupo musical, após fugirem de maus tratos de seus patrões. Rumo à cidade grande para iniciar uma nova carreira artística, encontram seus antigos donos e decidem enfrentá-los, por medo de voltarem a ser escravizados.

        A peça ensina o valor da união e da amizade e está voltada a crianças e adultos. “No início da adaptação do texto, nossa preocupação era a de transformá-lo num espetáculo que fosse acessível a crianças de todas as idades. Acredito que conseguimos, pois o espetáculo agrada os pequenos, sem ser maçante para os adultos”, finaliza o diretor.

        Duração 55 min. Grátis, Livre.

ESPETÁCULO Os saltimbancos chega às casas de cultura. Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo, 10 maio 2018.Disponível em: https://bit.ly/2QfkiVi. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 130-2.

Entendendo o espetáculo:

01 – Releia o título e o subtítulo da resenha a seguir.

       Espetáculo Os Saltimbancos chega às casas de cultura

        Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

Responda:

a)   Que fato é apresentado no título?

O espetáculo teatral Os Saltimbancos chega às casas de cultura.

b)   Quais informações são apresentadas no subtítulo?

Uma sinopse ou resumo sobre a história do espetáculo e a indicação de autoria de Sérgio Bardotti.

c)   Qual é a função do subtítulo em relação ao título?

A de fornecer informações sobre o espetáculo anunciado no título.

d)   De quem é a autoria do texto? Onde ficam essas casas de cultura?

O texto foi publicado pela Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, por isso se infere que essas casas de cultura se localizem nessa cidade.

e)   Qual é o objetivo de essa resenha ser escrita e publicada?

O objetivo é informar e recomendar às pessoas que assistam ao espetáculo.

02 – Releia o primeiro parágrafo da resenha e responda:

a)   Qual é a finalidade das informações iniciais?

Informar ao leitor o contexto da obra: onde se passa, quem a escreveu, qual é o gênero.

b)   De qual texto esse espetáculo foi originada?

Origina-se do conto Os músicos de Bremen, dos irmãos Grimm.

c)   Quem adaptou a obra e como foi essa adaptação para o teatro?

A obra Os saltimbancos foi adaptada como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzida para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque.

d)   Desde quando essa peça vem sendo encenada pela Cia. Raffanti? Até quando ficou em cartaz nessas casas de cultura?

O espetáculo é encenado pela Cia. Raffanti há 31 anos e ficou em cartaz nessas casas de cultura até o dia 27 de julho de 2018.

03 – Na resenha, num dado momento, há um resumo da história do espetáculo.

a)   Em qual parágrafo esse resumo é feito? Que expressão indica o início desse resumo?

No segundo parágrafo. O resumo inicia-se com a expressão “O musical narra a...”.

b)   Reconte, com suas palavras, o resumo da história.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A que conflitos humanos podem ser relacionadas as situações vividas pelos personagens-animais de Os saltimbancos? Explique.

As relações conflituosas entre patrões e empregados e a falta de escolha sobre algumas situações cotidianas, como um emprego ruim em determinado momento da vida.

04 – Releia este trecho da resenha.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti.

a)   De quais temas Raffanti se refere?

Às relações de exploração no trabalho, aos maus-tratos (como o assédio moral), à falta de oportunidade para ter liberdade de fazer suas escolhas, ao trabalho análogo à escravidão.

b)   Em sua opinião, por que “os temas ainda são considerados conturbados e atuais” para Paolino Raffanti?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você concorda coma opinião dele? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Reproduza o quadro a seguir e preencha-o para criar uma ficha técnica do espetáculo descrito na resenha.

·        Título: Os Saltimbancos.

·        Gênero de espetáculo: teatro musical.

·        Produção: Cia. Raffanti.

·        Direção: Paolino Raffanti.

·        Local: Casas de cultura da cidade de São Paulo.

·        Duração da temporada: De 8 de maio a 27 de julho.

·        Duração do espetáculo: 55 minutos.

·        Custo: Entrada gratuita.

·        Indicação classificatória: Livre.

CHARGE: DUKE - COM GABARITO

 Charge: Duke



DUKE Chargista. Todo mundo tenta, mas só o Cruzeiro fez 80! Portal do Torcedor, 8 dez. 2014. Disponível em:
https://bit.ly/2qpz3t8. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 110.

Entendendo a charge:

01 – Qual é a relação entre o título Recorde, a parte escrita da charge e a ilustração?

      A raposa, que é o animal símbolo do Cruzeiro, comemora o recorde do time: ser o único a fazer oitenta pontos no Campeonato Brasileiro de pontos corridos até a data em que a charge foi escrita.

02 – A qual campeonato de futebol a charge se refere? Explique.

      Ao Campeonato Brasileiro de 2014, do qual o Cruzeiro se sagrou campeão.

03 – Qual é a finalidade dessa charge? Explique.

      A finalidade da charge é fazer chacota com outros times, em decorrência do recorde histórico de fazer 80 pontos em um único campeonato.

04 – Na charge, há duas orações. Identifique os verbos dessas orações e explique a transitividade de cada um deles.

      São os verbos tentar e fazer, ambos transitivos.

05 – Por ser transitivo, o verbo tentar tem complemento verbal que, embora esteja subentendido na oração, pode ser identificado no contexto da charge. Qual é esse complemento?

      O complemento verbal é “fazer 80 pontos no campeonato” ou “bater o recorde de 80 pontos”, que, até 2014, era do Cruzeiro.

CHARGE: HEXA - THIAGO LUCAS - COM GABARITO

 Charge: Hexa


 LUCAS, Thiago. Hexa. Humor Político, 8 jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2zITn2L. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 111.

Entendendo a charge:

01 – Explique o duplo sentido da palavra gás na charge.

      Em “Faltou gás a Seleção...”, está implícita a ideia de que faltou energia ou garra. Em “O meu gás acabou faz tempo!”, a pessoa está se referindo ao gás de cozinha.

02 – O que pode provocar humor? Explique.

      A relação entre o gás dos jogadores da Seleção e a falta de gás de cozinha da pessoa.

03 – Além de humor, que crítica social a charge realiza?

      A charge faz uma crítica sutil à dificuldade de comprar gás de cozinha, podendo-se inferir que essa dificuldade esteja relacionada ao preço alto do botijão.

04 – Indique a transitividade do verbo faltou e explique. Que palavra complementa o sentido do verbo?

      O verbo faltou é transitivo, porque precisa de uma palavra ou expressão para complementar seu sentido. A palavra que complementa o sentido desse verbo é “à Seleção”.

05 – Indique a transitividade do verbo acabou. Há, na charge, alguma palavra que complementa seu sentido?

      O verbo acabou é intransitivo, pois não precisa de nenhuma palavra no contexto da charge para complementar seu sentido.

06 – Indique a transitividade do verbo faz. Que palavra complementa seu sentido?

      O verbo faz é transitivo, porque precisa de uma palavra ou expressão para complementar seu sentido. A palavra que complementa o sentido desse verbo é “tempo”.

POEMA: FLA-FLU - MAX NUNES - COM GABARITO

 Poema: Fla-Flu


Agonizava.
Mas com o radinho. Junto à orelha
O jogo de seu time ele escutava
Esperando,
E agonizando,
Ele torcia
E não morria.

Mas quando aconteceu o gol,
Ele morreu feliz,
Feliz morreu.
E nem ficou sabendo
Que o gol que ele esperava
Não valeu.


Max Nunes. O pescoço da girafa: Pílulas de humor por Max Nunes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 109-110.

Entendendo o poema:

01 – De que maneira a pessoa mencionada no poema "Fla-Flu" acompanhava o jogo?

      Pelo rádio, agonizando, esperando, torcendo.

02 – Que fato descrito no texto demonstra a paixão dessa pessoa por futebol? Que times estavam jogando?

      A pessoa morreu feliz quando ouviu o gol de seu time. Estavam jogando Flamengo e Fluminense, por isso o título “Fla-Flu”.

03 – Indique e explique os recursos sonoros utilizados nesse poema.

      O poema possui rimas ora paralelas (em versos seguidos), ora alternadas. As palavras que rimam são verbos.

04 – Qual fato, nesse poema, pode ser ironia?

      O fato de a pessoa ter morrido quando o time fez um gol que nem valeu.

05 – Qual sujeito está relacionado à forma verbal aconteceu? Qual é a transitividade desse verbo? Explique.

      O sujeito relacionado a essa forma verbal é o gol. Trata-se de um verbo intransitivo, pois não necessita de complemento (objeto direto ou indireto) para ter sentido nesse contexto.

06 – Explique a transitividade do verbo escutar no segundo verso e indique as palavras (ou expressão) que completam seu sentido nesse verso.

      O verbo é transitivo, porque precisa de complemento para ter sentido. A expressão o jogo do seu time o complementa.

07 – Indique e explique a transitividade dos verbos agonizava, torcia, morria, morreu.

      Esses verbos são intransitivos, porque não necessitam de palavra ou expressão para complementar seu sentido.

 

CARTAZ: RÚSSIA 2018 - COM GABARITO

 Cartaz: Rússia 2018

Campanha pelos animais de rua na Rússia. BLOODYFIFA2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 106.

Entendendo o cartaz:

01 – O que você vê no cartaz?

      A taça da Copa do Mundo e um cão morto em preto e branco e o sangue e a expressão “Rússia 2018” em vermelho.

02 – Que relação é estabelecida entre as imagens, inclusive as cores, e a expressão “Rússia 2018”?

      As imagens da taça e do cão em preto e branco podem simbolizar a morte; o nome do torneio em vermelho e o chão sujo de sangue podem simbolizar a matança dos animais.

03 – Qual é a finalidade desse cartaz? Que sentidos podem ser produzidos pelo leitor?

      A finalidade é chamar a atenção da população para o problema e evitar mais matança de cães de rua. O efeito produzido pode ser o de responsabilizar os organizadores locais do evento pela matança dos cães de rua.

04 – Escolha uma oração da notícia que pode servir de slogan do cartaz de campanha. Faça adaptações, se necessário.

      Respostas possíveis: “Parem de matar cães de rua, a reputação do país está em jogo”; “Não sejamos assassinos selvagens de animais de rua”; “Usem métodos humanos para cuidar dos animais de rua”; “Abrigar e esterilizar animais de rua não é mais caro do que matar”.



CARTAZ: RACISMO - OAB/SC - COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL - COM GABARITO

 Cartaz: Racismo


Campanha Estadual de Combate ao Racismo. OAB/SC. Comissão da Igualdade Racial, 2016.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 104.

Entendendo o cartaz:

01 – Como podemos interpretar a imagem do cartaz?

      A mão de um homem negro segurando um cartão vermelho. No futebol, o cartão vermelho significa a expulsão do jogador. Nesse caso, a expulsão é do racismo no futebol.

02 – Qual é a finalidade desse cartaz?

      Promover a conscientização de jogadores e torcedores de que o racismo não tem vez no futebol, não faz parte desse jogo.

03 – Quais instituições estão promovendo essa campanha?

      A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), a Federação Catarinense de Futebol e a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.

04 – Releia o slogan do cartaz: “Cartão vermelho para o racismo”. Que preposição aparece no slogan? Qual é a relação que essa preposição estabelece com a expressão Cartão vermelho?

      A preposição para estabelece relação de finalidade no sentido de que o cartão vermelho deve ser utilizado com o propósito de combater o racismo.

05 – Chamamos contração a junção da preposição com palavras de outras classes gramaticais. Na frase “A regra é clara: preconceito não faz parte do jogo”, identifique a contração e explique de que maneira é formada.

      Do = de (preposição) + o (artigo definido).








     


ARTIGO DE OPINIÃO: VIOLÊNCIA E FUTEBOL - FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Violência e futebol

Por Francisco Djacyr Silva de Souza / professor

00:00 / 30 de Agosto de 2017.

        É cada vez mais notório e triste o esvaziamento dos campos de futebol e os porquês são claros no momento em que vemos a violência a campear nos estádios, fora deles e, nas redes sociais. É comum, agora, em qualquer derrota ou mau resultado a agressão a dirigentes, jogadores e comissão técnica de forma direta. Torcedores estão se tornando bárbaros, prontos a agredir com palavras e fisicamente qualquer integrante do espetáculo esportivo e até quem está fora dele.

        Muitos parecem não temer a Justiça, a Polícia ou qualquer forma de repressão e aproveitam o momento de uma derrota do seu time para satisfazerem egos bestiais de ignorância plena e sem sentido. É triste ver torcedores transformarem as imediações dos estádios em campos de batalha, em guerras travadas, às vezes, até entre membros de uma mesma cor clubística. O pior de tudo é que há mentes que atribuem o esvaziamento dos campos de futebol à proibição de bebida alcoólica no interior das arenas.

        O futebol, infelizmente, está perdendo os verdadeiros torcedores para doentes, pessoas que vêm transformando momentos da magia fenomenal e tão belos do esporte em palcos para agressões bestiais. Do jeito que a coisa vai, poucas serão as pessoas sérias que participarão deste belo teatro do futebol, diante dos horrores da agressão, da destruição sem piedade.

        Como um jogador virá para um Estado, onde atletas podem ser agredidos de forma vil e traiçoeira a qualquer momento? Treinadores saíram de nosso Estado acossados por doentes travestidos de torcedores. Para onde vai nosso futebol? Quem vai pagar pelo esvaziamento?

SOUZA, Francisco Djacyr Silva de. Violência e futebol. Diário do Nordeste, Fortaleza, 30 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2EWIVpt. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 92-4.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Acossar: seguir ao encalço; perseguir correndo.

·        Bestial: selvagem; desumano; cruel.

·        Notório: amplamente conhecido; público.

·        Vil: reles; ordinário; desprezível.

02 – Releia o trecho do primeiro parágrafo no qual se apresentam o tema e a tese.

        “É cada vez mais notório e triste o esvaziamento dos campos de futebol e os porquês são claros no momento em que vemos a violência a campear nos estádios, fora deles e, nas redes sociais.” Responda:

a)   Qual é o tema/problema discutido no artigo de opinião?

A violência dos torcedores dentro e fora dos estádios.

b)   Qual é o tema defendida pelo autor? Você concorda com ele? Explique.

A tese é a de que a violência de torcedores tem esvaziado os estádios em jogos. A segunda é resposta pessoal do aluno.

c)   Quais adjetivos o autor utiliza para fazer uma avaliação apreciativa das consequências desse problema? Por que ele usa essas palavras?

Os adjetivos usados pelo autor são notório e triste. Ele os utiliza para enfatizar sua tese ou até mesmo conferir relevância a ela.

03 – Releia este argumento usado pelo autor para tratar da violência no futebol.

        “Muitos parecem não temer a Justiça, a Polícia ou qualquer forma de repressão e aproveitam o momento de uma derrota do seu time para satisfazerem egos bestiais de ignorância plena e sem sentido. É triste ver torcedores transformarem as imediações dos estádios em campos de batalha, em guerras travadas, às vezes, até entre membros de uma mesma cor clubística...”.

a)   Que metáfora é usada pelo autor para descrever a violência nas imediações dos estádios?

Ele utiliza a metáfora campos de batalha, em guerras travadas para tratar da violência nas imediações dos estádios.

b)   Segundo o autor, por que os torcedores agem dessa forma?

Segundo o autor, os torcedores utilizam a derrota de seu time como pretexto para satisfazer seus egos.

04 – De acordo com o autor, há pessoas que têm outra tese em relação ao problema, da qual ele discorda. Responda:

a)   Qual seria essa tese?

A tese de que o esvaziamento dos estádios ocorre pela proibição de venda de bebidas alcoólicas no recinto.

b)   Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Que futuro o autor vislumbra para a participação dos torcedores em partidas de futebol? O que você acha disso? Explique.

      Com a violência crescente entre torcedores em estádios e nas imediações, poucas pessoas sérias frequentarão os jogos de seus times. A segunda é resposta pessoal do aluno.

06 – Na conclusão do texto, o autor usa como recurso a realização de perguntas. Responda:

a)   Alguma pergunta remete à solução do problema? Explique.

Não. O autor apenas apresenta reflexões que dão ênfase aos seus argumentos anteriores em defesa de sua tese.

b)   O que significa a pergunta: “Quem vai pagar pelo esvaziamento”? Explique.

Os clubes de futebol têm como receita a bilheteria dos estádios; o governo, e contrapartida, os impostos arrecadados. Com o esvaziamento dos estádios, tanto o clube quanto o governo perdem arrecadação. Por isso, a violência nos estádios e seu esvaziamento têm como consequência prejuízo ao clube e diminuição de arrecadação de impostos para investimento em políticas públicas.

c)   Além dos torcedores “sérios”, que outros agentes podem ser atingidos pela violência?

Jogadores e treinadores, que precisam chegar e sair escoltados dos estádios.

 

QUADRO: SELEÇÃO BRASILEIRA - JOSÉ CLÁUDIO CANATO - COM GABARITO

 Quadro: Seleção Brasileira



Seleção Brasileira (1999), de José Cláudio Canato. Óleo sobre tela, 100cmX120cm.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 90-1.

Entendendo o quadro:

01 – Você gosta de esportes? Qual é o seu esporte preferido?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você pratica algum esporte? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você admira algum esportista? O que sabe sobre ele?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Um grupo de meninos que aparentemente vão jogar ou jogaram bola na rua.

05 – Há uma mistura de claro e escuro na obra de Canato. Em quais elementos da tela você observa esse contraste?

      No tom de pele dos meninos retratados, nos objetos que eles seguram, na cor das camisetas e dos tecidos pendurados no varal.

06 – Na tela, alguns elementos estão relacionados a um esporte popular no Brasil.

a)   Quais são esses elementos?

A bola, a rede e as vestimentas dos meninos.

b)   Qual é o esporte?

O esporte é o futebol.

c)   Em que ambiente os garotos estão?

Provavelmente, na comunidade onde moram.

07 – Releia o título da tela e responda:

a)   Quais objetos têm relação com o título?

A camiseta da Seleção Brasileira de Futebol vestida por um dos meninos, uma rede e a bola que o garoto segura.

b)   Por que será que o autor deu esse nome à tela?

Resposta pessoal do aluno.

08 – Observe a expressão do rosto de cada um dos meninos e responda:

a)   Que sentimento(s) as expressões dos rostos demonstram?

Demonstram alegria e satisfação.

b)   Que elementos da imagem demonstram esse(s) sentimento(s)?

O sorriso e a expressão dos olhos dos meninos.

09 – Na tela, é possível perceber a presença apenas de meninos. Responda:

a)   Em sua opinião, por que na tela só há meninos?

Resposta pessoal do aluno.

b)   O que você acha da inserção cada vez maior de mulheres no futebol?

Resposta pessoal do aluno.

10 – A tela Seleção brasileira, de José Cláudio Canato, faz parte de uma série intitulada “Pessoas à margem”. Por que você acha que a obra pode ter sido incluída em uma série com esse nome?

      Resposta pessoal do aluno.

11 – A tela pode retratar como muitos dos grandes jogadores de futebol começaram suas carreiras.

a)   Em duplas, pesquisem na internet ou na biblioteca a biografia de grandes craques masculinos ou femininos do futebol e anotem todas as informações que encontrarem.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Comparem essas informações com as dos colegas, escrevam um roteiro e combinem com o professor(a) um momento para apresentarem a pesquisa à turma.

Resposta pessoal do aluno.

TIRINHA: ARMANDINHO SOBRE REFUGIADOS - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Armandinho sobre refugiados

          BECK, Alexandre. Armandinho. 14 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2qvul7H. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 80.

Entendendo a tirinha:

01 – A personagem adulta relaciona a palavra refugiado com “fuga” e “refúgio” ao explicar o assunto para crianças. Explique essas duas conotações apresentadas pela personagem.

      Refugiado relaciona-se, em sua origem, com a palavra refúgio. No entanto, em decorrência das situações que levam as pessoas a pedir refúgio em outros países, tem sido relacionada à fuga (fuga de um conflito ou de uma crise humanitária).

02 – Por que “fugir para Miami” seria diferente do que é explicado na fala “O problema maior não é a chegada dos refugiados... Mas o que leva alguém a deixar seu país.”?

      Porque ir para Miami é uma opção e não uma condição para permanecer vivo, como no caso dos refugiados.

03 – No que consiste a ironia da tirinha?

      A ironia é a de relacionar as palavras fuga e refugiado a situações nas quais a pessoa tem escolha. No caso do refugiado que chega a países estrangeiros, a sua condição é forçada, não sendo uma escolha ou opção.

04 – Qual é o sujeito da oração “Todos buscam algum refúgio, querido...”?

      O sujeito da oração é Todos.

05 – Na oração “Há quem fuja da guerra, da fome...” o verbo haver foi empregado conforme a regra de concordância verbal estudada? Explique.

      Sim. Nessa oração o verbo haver foi empregado no sentido de existir, devendo, por ser verbo impessoal, permanecer na terceira pessoa do singular.

06 – Releia as orações a seguir, extraídas da tirinha, e localize os verbos. Depois identifique a regra de concordância verbal empregada em cada caso.

I – “Quando sua irmã vai embora?”

      Vai.

II – “O problema maior não é a chegada dos refugiados...”.

      É.

III – “Mas o que leva alguém a deixar seu país.”

      Leva, deixar.

IV – “Li numa revista que...”.

      Li.

      A regra usada foi a geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.