segunda-feira, 8 de maio de 2017

POEMA: CAVADOR DO INFINITO - CRUZ E SOUSA - COM GABARITO

POEMA:  CAVADOR DO INFINITO
               Cruz e Sousa

Com a lâmpada do Sonho desce aflito
E sobe aos mundos mais imponderáveis,
Vai abafando as queixas implacáveis,
Da alma o profundo e soluçado grito.


Ânsias, desejos, tudo a fogo escrito
Sente, em redor, nos astros inefáveis
Cava nas fundas eras insondáveis
O cavador do trágico infinito.

E quanto mais belo infinito cava
Mais o infinito se transforma em lava
E o cavador se perde nas distâncias.

Alto levanta a lâmpada do Sonho
E com seu vulto pálido e tristonho
Cava os abismos das eternas ânsias!
                                                         Cruz e Sousa. Poesias. Nossos Clássicos.
                                                                   RJ. Livraria Agir Editora. 1967, p. 85.

1 – Assinale os itens que expressam característica da linguagem do texto, tendo em vista a forma:
a)     (X) O texto é um soneto que representa uma forma fixa de expressão (dois quartetos e dois tercetos).
b)    (  ) No texto, a métrica é irregular, embora haja o cuidado com as rimas bem configuradas.
c)     (X) O ritmo convencional realiza-se pelo estabelecimento da sonoridade de vocábulos, do uso da rima, da pontuação bem efetivada e da reincidência de alguns fonemas.
d)    (X) Emprego de linguagem figurada e apelo às impressões sensoriais.
e)     (X) Há a predominância do gênero lírico; portanto, além da função poética da linguagem, a função emotiva está presente.
f)      (X) O discurso do texto é vago e abstrato, observando a linguagem que prefere sugerir a nomear.

2 – Ainda estudando a forma.
a)     Retire do primeiro verso do texto I uma metáfora, explicando-a.
“Lâmpada do Sonho”; o poeta associa as significações de lâmpadas e sonho, em que este servirá de luz para iluminar o caminho durante a busca a que se refere o texto.

b)    Na primeira estrofe, o apelo às impressões sensoriais está evidente. Que sentidos foram destacados pelo poeta?
“Visão e Audição”.

c)     Transcreva do texto, da sua primeira estrofe, uma passagem que exemplifique a ocorrência da assonância.
“Vai abafando as queixas implacáveis.”

d)    Quando da seleção vocabular, o poeta, por motivos pessoais, psicológicos, optou por palavras de significação pessimista, negativista, o que não é de estranhar na poética do Simbolismo. Transcreva do texto palavras e ou expressões que comprovem este fato.
“Queixas”; “Aflito”; “Trágico” e “Tristonho”.

3 – Assinale os itens que expressam característica da linguagem do texto, tendo em vista o conteúdo:
(X) A oposição do poeta diante da vida é subjetiva e íntima.
(X) A poesia assume valor filosófico por questionar o estado de aflição da existência humana.
(  ) Não há no Simbolismo, de que o texto é representante, a prática da poética da busca do infinito, tal qual ocorre em alguns poemas do Barroco e do Romantismo.
(X) A mensagem do texto encerra a ideia de que mais importante que “buscar” é “encontrar”, e fica-nos, sugestivamente, que o “encontro” poderia ser o desvendar de um mistério.

4 – Ainda estudando o conteúdo:
a)     De que modo o eu lírico se projeta no poema?
Em busca para encontrar fundamentos para a existência humana.

b)    De acordo com a mensagem do texto, o que provavelmente pode ser o infinito que o poeta cava, procura?
O próprio eu.

c)     O termo “infinito”, constante do título, sugere imensidão, algo incalculável. No texto, há palavras e expressões que mantêm uma relação significativa direta e imediata com o termo. Transcreva uma de cada estrofe.

“Mundos mais imponderáveis”; “Eras insondáveis”; “Distâncias” e “Abismo”.

05 – O eu lírico do texto vive um drama existencial, representado pela ação de cavar o infinito. A propósito da 1ª estrofe da poesia, responda:
a)   Que verbos sugerem a ação de cavar?
Os verbos “descer” e “sobe”.

b)   Que instrumento o eu lírico utiliza para cavar o infinito?
Usa uma lâmpada do sonho.

06 – De acordo com o texto, o eu lírico, enquanto cava, abafa queixas e gritos da alma. Observe que, na escavação do infinito, o eu refere-se a “Sonho”, “Ânsias”, “Desejos” e, na última estrofe, diz cavar “os abismos das eternas ânsias”.

a)   O que se supõe ser o “infinito” cavado?
Supõe a difícil tarefa de manter suas esperanças mesmo que imprecisa, que não tem fim, eterna busca.

b)   O que provavelmente o eu lírico busca encontrar?
Ele procura de sua própria essência, por algo não encontrado que lhe causava aflição, buscando chegar a lugares “imponderáveis”, que são imprevisíveis, para abafar aquilo que sente.

c)   De acordo com a 3ª estrofe, pode-se dizer que o eu lírico encontrou o que procura?
Não. Ele intensifica sua busca, mais distante vai ficando de seus objetivos.

07 – Releia a última estrofe e, com base nela, responda:
a)   É possível afirmar que o processo de escavação terminou ou continua? Por quê?
Continua. Porque o eu lírico busca incessante chegar ao seu eu mais profundo e se libertar das agonias, embora nada mude.

b)   Que sentimento acompanha o eu lírico nesse processo?

Melancolia.

ADVÉRBIO/ENEM – COM GABARITO

ADVÉRBIO – COM GABARITO

1 – Considere os trechos:
      ... de um remédio aparentemente capaz de mascarar os efeitos do álcool...
      ... por incitar os consumidores a beber e dirigir, crime previsto no Código Penal.
Os termos em destaque expressam, respectivamente, as circunstâncias de:
a)    Afirmação e meio.
b)    Afirmação e lugar.
c)    Modo e lugar.
d)    Modo e meio.
e)    Intensidade e modo.

2 – Indique a alternativa que completa a frase a seguir, respectivamente, com as circunstâncias de intensidade e modo.
Após o telefonema, o motorista partiu...
a)    Às 18 h com o veículo.
b)    Rapidamente ao meio-dia.
c)    Bastante alerta.
d)    Apressadamente com o caminhão.
e)    Agora calmamente.

3 – “Ele jamais saberá que sempre o amei secretamente.”
      “Ele dança bem, mas é bem desafinado quando canta.”
      “Meu pai nunca diz não para a minha mãe.”
Os advérbios destacados expressam, respectivamente, circunstâncias de:
a)    Tempo, afirmação, modo, intensidade, intensidade, tempo, negação.
b)    Negação, tempo, intensidade, modo, modo, negação, negação.
c)    Negação, afirmação, modo, modo, intensidade, negação, negação.
d)    Tempo, tempo, modo, modo, intensidade, tempo, negação.

4 – Onde há locução adverbial?
a)    Conflitos de família
b)    Brigas de paixão
c)    Afeto de irmão
d)   Tremer de frio
e)    Traços em forma de círculo.

5 – Identifique a incorreta quanto à classificação dos advérbios:
a)    Ultimamente ele anda meio esquisito. – tempo e intensidade.
b)    Eles provavelmente irão ao meu casamento. – dúvida.
c)    Esta separação realmente me surpreendeu, pois eles pareciam demasiadamente felizes. – afirmação e intensidade.
d)    Adoro verão, mas raramente vou à praia. – modo.

e)    Aquele bairro me faz lembrar da minha triste infância. Lá chorei bastante. – lugar e intensidade.

domingo, 7 de maio de 2017

PREPOSIÇÃO/ENEM – COM GABARITO

PREPOSIÇÃO – COM GABARITO

1 – A preposição foi empregada com valor de finalidade na expressão:
a)    Reformaram a casa de Pedro.
b)    Compramos o cimento para a reforma da casa de Pedro.
c)    Pedro, vá para casa.
d)    A casa de Pedro está em ruínas.


2 – Identifique a afirmação correta.
a)    Em “Dirija com cuidado”, a preposição estabelece uma relação de finalidade.
b)    Em “Voltei para casa, pois estava com muitas saudades de vocês”, há quatro preposições.
c)    Em “Enviei a uma pessoa especial a carta com uma bela declaração de amor”, todas as palavras em negrito são preposições.
d)    Em “Este carro novo é de Paulo”, a preposição na frase estabelece uma relação de posse.

3 – Quanto ao emprego das palavras em negrito, é correto afirmar que:
I – Chegou o momento de ela realizar seu sonho.
II – Apesar do aluno não acertar a questão, o professor lhe deu mais uma chance.
III – Apesar de o jogo não ter terminado, o jogador saiu do campo.
IV – Chegou a hora de o circense montar o circo.
V – Não gosto mais dele.
a)    Estão corretas as frases 1 e 2.
b)    Estão corretas as frases 2, 3 e 4.
c)    Estão corretas as frases 3, 4 e 5.
d)    Estão corretas as frases 1, 3, 4 e 5.
e)    Estão corretas as frases 1, 2, 4 e 5.

4 – Em “Casei por amor”, a preposição tem valor semântico de:
a)    Modo.
b)    Causa.
c)    Finalidade.
d)    Consequência.
e)    Concessão.

5 – Aponte a alternativa em que a preposição estabelece na frase uma relação de causa.
a)    Ficaremos aqui até o amanhecer.
b)    Eles agiram com discrição.
c)    Almocei com eles.
d)    Paulo morreu de pneumonia.

6 – Assinale a opção que apresenta contração de preposição com pronome demonstrativo:
a)    Daqui não saio.
b)    Sempre confiarei nele.
c)    Sempre dormi nesta cama.
d)    Vi que dali saíram três baratas.

7 – Onde não há locução prepositiva?
a)    Á custa de
b)    De acordo com
c)    De repente.
d)    Perto de.

8 – “Em 2009 ele se tornou advogado”;
      “Em Paris deixei meu passado”;
      “A experiência vem em capítulos, como um bom livro”;
A preposição em nas frases acima estabelece, respectivamente, relações de:
a)    Lugar, lugar, instrumento.
b)    Tempo, lugar, modo.
c)    Tempo, lugar, finalidade.
d)    Tempo, tempo, modo.

9 – Numere a segunda coluna de acordo com a primeira de acordo com a relação que as preposições estabelecem.
a – Modo.
b – Lugar
c – Ausência.
d – Posse.
e – Causa.
f – Tempo.
g – Instrumento.
h – Companhia.
i – Finalidade.
j – Material.
(b) Este cachecol é de Londres.
(j)  Este cachecol é de seda.
(d) Este cachecol é de Pedro.
(a) Ele me beijou com afeto.
(e) Com a traição, ela o abandonou.
(h) Ela foi ao cinema com o noivo.
(g) Os operários batiam na parede com o martelo.
(c) Minha blusa está sem manchas.
(a) O antigo casarão está em excelente estado.
(b) Meus avós residem em Paris.
(a) Organizei os velhos discos em pilhas.
(f) Ele chegou a São Paulo em 2007.
(e) Não viajei por falta de dinheiro.
(f) Ficarei no hotel por três dias.
(b) Ontem passei por aqui duas vezes.
(i) Comprei tinta para a pintura do quartinho.
(b) Minha caneta estava entre os cadernos.
(b) Amanhã irei a Recife.
(a) Bebia o conhaque a goladas.





ARTIGO/ENEM – COM GABARITO

ARTIGO – COM GABARITO

1 – “Saímos de casa cedinho e percorremos toda a avenida.” – a expressão em destaque pode ser substituída, sem prejuízo de significado, por:
a)    Toda avenida.
b)    Todas as avenidas.
c)    A avenida toda.
d)    As avenidas todas.

2 – Em qual alternativa o artigo está substantivando uma palavra?
a)    A paixão enfraquece o juízo.
b)    O casal se xingou em plena praça.
c)    O verdadeiro amor supera grandes dificuldades.
d)    O andar de Pedro é muito engraçado.

3 – Marque a opção em que a presença dos artigos em destaque constitui erro:
a)    Usaram o meu batom. Que absurdo!
b)    O marceneiro trouxe ambas as ferramentas: chave de fenda e serrote.
c)    A Flávia disse que não mais me ama.
d)    Não conheço a música cujo o compositor foi exilado.

4 – Identifique a correta quanto ao emprego do artigo:
a)    Encontrei a Sua Excelência na palestra da Universidade.
b)    Infeliz o marido cuja a mulher não sai do salão de beleza.
c)    O anúncio foi publicado no Estado de São Paulo.

d)    Revivemos, naquele dia, a nossa grande paixão.

NUMERAL/ENEM – COM GABARITO

NUMERAL – COM GABARITO

1 – Há erro quanto à leitura dos algarismos romanos na alternativa:
a)    Ano II d.C. = ano segundo.
b)    Século V – século quinto.
c)    Pio XI = Pio décimo primeiro.
d)    Artigo IX = artigo nono.

2 – Identifique a incorreta quanto à leitura dos algarismos romanos.
a)    Em “século X (décimo) e século XXI (vinte e um)”, os numerais estão empregados de forma correta.
b)    Em “D. João VI (sexto) e capítulo VII (sete)”, os numerais estão empregados de forma correta.
c)    O ato II (segundo) foi extremamente emocionante.
d)    O professor de História se referiu a Luís XVI (dezesseis).

3 – Identifique a correta correspondência com os numerais indicados entre parênteses, respectivamente.
I – Com essa nova versão, já é a ............vez que ele mente para a esposa. (70)
II – Esta já é a ..........vez que você me conta a mesma história. (400)
III – Ele trabalha no .......... andar. (80)
IV – Este é o .......... palavrão que você fala esta noite. (300)
V – Você diz que não o suporta, mas já é a .......... vez que sai com ele. (200)
a)    Setuagésima – quadringentésima – octogésimo – trecentésimo – ducentésima.
b)    Setuagésima – quadringentésima – octagésimo – trezentésimo – ducentésima.
c)    Setingentésima – quadrigentésima – octogésimo – trecentésimo – ducentésima.
d)    Setuagésima – quadragésima – octagésima – trecentésimo – ducentésima.

4 – Em qual das alternativas, está incorreta a leitura dos numerais ordinais?
a)    875 – octingentésimo setuagésimo quinto.
b)    83 – octogésimo terceiro.
c)    334 – trezentésimo trigésimo quarto.
d)    921 – noningentésimo vigésimo primeiro.

5 – Os numerais ordinais correspondentes a 90, 600 e 500 são, respectivamente:
a)    Nonagésima – seiscentésimo e quinquagésimo.
b)    Nonagésimo – sexagésimo e quinquagésimo
c)    Nongentésimo – sexagésimo e quingentésimo.
d)    Noningentésimo – sexcentésimo e quinquagésimo.
e)    Nonagésimo – seiscentésimo e quingentésimo.

6 – Aponte o grupo em que constam somente numerais ordinais e multiplicativos.
a)    Meio – dois – terceiro – um terço.
b)    Trigésimo – triplo – vigésimo segundo – duplo.
c)    Sêxtuplo – quíntuplo – vinte – décimo.
d)    Quinhentos – um terço – segundo – nono.

7 – Identifique a incorreta:
a)    O IV (quarto) episódio foi o mais emocionante.
b)    Conforme o artigo 12 (doze) não houve discriminação por parte do cliente.
c)    No capítulo XIII (décimo terceiro) revelou-se o mistério da trama.
d)    No ato V (quinto) o espectador se retirou.