terça-feira, 10 de outubro de 2023

FÁBULA: O COELHO E A CABRA - ANA CINTIA DA SILVA ROCHA - COM GABARITO

 Fábula: O coelho e a cabra

        Um belo dia, o coelhinho saiu para colher cenouras, e acabou deixando a porta de sua casa aberta. Ao voltar, ele percebeu que a casa estava fechada, então pensou:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYLLpeZuLQ_3JpxdqxiEVVIRe1uOOLcdoiOz69LdMIYnwZsbou7gB1ZMj-M5RLhTN90VAmprcdFamIolEmLS4i1ls4zCuL2wswosvveEXPOTDGR28OPihiTvpBqpMUikI0yAVNVuGRV8ATdUZcxPl3xezPx1ZhsrO37I1IbwNuqEGZ1_A9U53DFkmBHH8/s320/CABRA.jpg


        -- Quem está aí dentro?

        O coelho bateu à porta e, apareceu uma cabra dizendo:

        -- Saia da minha casa! Eu sou a cabra Cabrez, te dou um salto e te parto em três.

        O coelhinho saiu correndo, viu um boi, pediu:

        -- Seu boi uma cabra invadiu minha casa, ainda disse que me dá um salto e me parte em três. Ajude-me, seu boi.

        O boi teve medo, e disse para o coelho que estava muito ocupado.

        O coelho viu o cachorro dormindo, e disse:

        -- Acorda pra latir.

        Respondeu o cachorro:

        -- Au, au!!!

        O coelho pediu:

        -- Seu cachorro, pode me ajudar? A cabra Cabrez invadiu minha casa e ela disse que me dava um salto e me partia em três.

        O cachorro estava com muito sono e preferiu voltar a dormir.

        Assim, o animalzinho se desesperou e começou a chorar, quando veio uma abelhinha bem pequena e disse:

        -- Por que está chorando, coelhinho?

        Ele respondeu:

        -- Porque a cabra Cabrez invadiu minha casa, e ela disse que me dá um salto e me parte em três.                          

        A abelhinha foi até a casa do coelho e bateu à porta. A cabra já queria saltar em cima da abelha, mas a abelha deu uma ferroada tão forte na cabra, que ela correu e nunca mais se ouviu falar na cabra Cabrez.

        Moral da história: Tamanho não é documento.

Ana Cíntia da Silva Rocha. E. E. F. M. Manuel Sátiro

Entendendo a fábula:

01 – Qual foi o motivo que levou o coelho a deixar a porta de sua casa aberta?

      O coelho saiu para colher cenouras e deixou a porta aberta acidentalmente.

02 – Quem apareceu na casa do coelho quando ele voltou e encontrou a porta fechada?

      Uma cabra chamada Cabrez apareceu na casa do coelho.

03 – O que a cabra Cabrez disse ao coelho quando ele bateu à porta de sua própria casa?

      A cabra Cabrez ameaçou o coelho, dizendo que o partiria em três com um salto.

04 – A quem o coelho pediu ajuda após sair correndo da casa da cabra?

      O coelho pediu ajuda a um boi que estava próximo.

05 – Por que o boi se recusou a ajudar o coelho?

      O boi estava com medo e disse que estava muito ocupado.

06 – Qual foi a resposta do cachorro quando o coelho pediu sua ajuda?

      O cachorro respondeu com um latido ("Au, au!!!") e depois voltou a dormir.

07 – Quem finalmente ajudou o coelho a se livrar da cabra Cabrez?

      Uma abelhinha pequena foi a que finalmente ajudou o coelho a se livrar da cabra Cabrez, dando uma ferroada forte na cabra.

 

FÁBULA: O PERU E O GALO - ALDEVAN DE LIMA SILVA - COM GABARITO

 Fábula: O peru e o galo

        Certo dia, apareceu um peru bonito e gordo no galinheiro de dona Luzia. Lá existia um galo charmoso e elegante, que era o xodó de todo o galinheiro.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7pMTNGu5cr_wxkdoQCv9XPdtjwjopRPXrBGDjCPUuru1CjyvkJxSsoBpKuYbu9DUHKrA8GKxelajTkImisGZAmqV9-vJRr5rGB5b2aRVvJbpMdOeMEAubEmuorMBhJFuEfiQQdmyr8IZdl2B3fwSUtVxdwqhiM3Il9adlJQCpz4zQPVP9vHCRarJyvuk/s1600/GALO.jpg 


        As galinhas e as peruas davam muita atenção ao peru que também era cheio de charme e elegância. O galo ficou com ciúmes, então voou para fora do galinheiro, e ficou no meio do caminho esperando o peru para um acerto de contas. Quando o peru voltava para casa, o galo já estava pronto para depenar o peru.

        De longe ele avistou o galo, assim já foi logo se preparando. O galo saltou em cima do peru, mas ele conseguiu sair de baixo do animal e deu uma pisada tão grande no pé do galo, que ele deu um grito que estremeceu o Planeta Terra todo. O galo conseguiu ferir o peru na asa esquerda   peru também feriu o galo na asa direita. Com as asas feridas, impossibilitados de voar chegaram a um acordo:

        -- Fique no seu lado, que eu fico no meu.

        E assim foi dito e feito.

        Moral da história: Violência só gera mais violência.

Aldevan de Lima Silva. 8° ano A- . E. E. F. M. Manuel Sátiro.

Entendendo a fábula:

01 – Quem eram os personagens principais da fábula?

      Os personagens principais eram o peru e o galo.

02 – Por que o galo ficou com ciúmes do peru?

      O galo ficou com ciúmes do peru porque as galinhas e as peruas davam muita atenção ao peru, que também era charmoso e elegante.

03 – O que o galo fez quando ficou com ciúmes?

      O galo voou para fora do galinheiro e ficou esperando o peru para um acerto de contas.

04 – O que aconteceu quando o peru voltou para casa e encontrou o galo?

      O galo saltou em cima do peru, e os dois acabaram se ferindo.

05 – Como o peru conseguiu se livrar do ataque do galo?

      O peru deu uma pisada tão grande no pé do galo que o galo deu um grito e saiu de cima dele.

06 – O que aconteceu com as asas do peru e do galo durante a briga?

      Durante a briga, o galo feriu o peru na asa esquerda, e o peru feriu o galo na asa direita.

07 – Qual foi a conclusão a que chegaram o peru e o galo no final da história?

      No final da história, o peru e o galo, com as asas feridas e impossibilitados de voar, chegaram a um acordo de que cada um ficaria em seu próprio lado, evitando mais confrontos. A moral da história é que a violência só gera mais violência.

 

FÁBULA: O GATO E O RATO - FRANCISCO ANDERSON SILVA DE OLIVEIRA - COM GABARITO

 Fábula: O gato e o rato

        Numa mata, havia um rato muito resistente.

        Ele ia passear, quando de repente, ouviu um barulho. Era um gato que queria comê-lo, mas o ratinho saiu correndo para sua casa, e apareceu outro gato na frente dele. Ele conseguiu fugir pelo outro lado e os dois gatos tentaram alcança-lo.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRUiDggTAIdrse204omAncMfUnUcPg37XMUO6oqR9m7B4MHKDgxFNvH8osyhaTyJIVjR-Z_wk_ctWJYTsNfh0EFY5q-DeyWju-QQWSizUBp4Axn99ft9vjJos63i9nu1CLhs-SUPhuMbIht8QR1-wjDtwS1IlbpT_JVUF0utR-A0kFkQLYBZTne2HP1gE/s320/RATO.jpg


        O animalzinho estava morrendo de medo e muito cansado de tanto correr, porém não desistiu, então encontrou um lugar bem escondido, e os gatos foram embora.

        Moral da história: Nunca devemos desistir da vida, por mais que apareçam obstáculos.

Francisco Anderson Silva de Oliveira. 6° ano A- . E. E. F. M. Manuel Sátiro.

Entendendo a fábula:

01 – Em que local aconteceu essa história?

      A história aconteceu em uma mata.

02 – Quantos personagens participam da história? Quem são eles?

      Na história, três personagens desempenham papéis significativos: o rato, o primeiro gato que queria comê-lo e o segundo gato que apareceu na frente do rato quando ele tentou fugir. Portanto, são três personagens envolvidos na história.

03 – O que aconteceu quando o rato ouviu um barulho na mata?

      Quando o rato ouviu um barulho na mata, ele percebeu que era um gato que queria comê-lo.

04 – Como o ratinho reagiu quando viu os dois gatos bloqueando seu caminho?

      O ratinho saiu correndo em direção oposta aos gatos, tentando escapar deles.

05 – Por que o ratinho estava morrendo de medo e cansado de tanto correr?

      O ratinho estava morrendo de medo porque estava sendo perseguido por dois gatos, e estava cansado de tanto correr na tentativa de escapar deles.

06 – O que o ratinho fez para finalmente escapar dos gatos?

      O ratinho encontrou um lugar bem escondido onde se abrigou, e os gatos desistiram da perseguição e foram embora.

07 – Qual é a moral da história de acordo com o autor, Francisco Anderson Silva de Oliveira?

      A moral da história, de acordo com o autor, é que nunca devemos desistir da vida, mesmo quando enfrentamos obstáculos.

08 – Para você, qual seria a moral dessa história?

      Resposta pessoal do aluno.

Parte superior do formulário

 

FÁBULA: O BEIJA-FLOR COMILÃO - CAIO WILTON SANTIAGO DOS REIS - COM GABARITO

 Fábula: O beija-flor comilão

        Era uma vez, um beija-flor que comia muito. Seu amigo era o bem-te-vi. Estava chegando o inverno, e todas as aves já estavam procurando seu próprio alimento. O beija-flor, além de se alimentar do que conseguia, comia os alimentos de seus próprios amigos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmWwNmN-loXZg6NaWLwiYknw18rMUGBbSvW_8BDj3BvN91zvLrDTOM79f9URMDx5WpLKd0F3kRltEUkT-GQBALoGlo9_b5rBbgOJgoVN02ekwiDHjq1YFGKfdEdassQhS55bVCPDyQ2gIZmaEmPWCNfjBS5vhLroxL52GUtOfuOQXxP2wg12FZNDZAz6k/s1600/BEIJA%20FLOR.jpg


        Chegou o inverno, então todos os pássaros foram para o sul. O bem-te-vi exclamou:

        -- Amigo, vamos embora, pois o inverno já chegou, e vai fazer muito frio aqui.

        E o beija-flor falou:

        -- Não, obrigada pelo convite, mas eu tenho muita comida para todo o inverno.

        Uma semana se passou, assim o beija-flor não resistiu, e ficou doente. Ele disse chorando:

        -- Porque não ouvi o conselho de meu amigo, agora ele está lá no “bem bom”, e eu aqui doente.

        Alguns dias depois, o passarinho acabou morrendo de fome.

        Moral da história: Devemos ouvir o conselho de amigos que querem o nosso bem.

Caio Wilton Santiago dos Reis. 9° ano A. . E. E. F. M. Manuel Sátiro - 21/11/2007.

Entendendo a fábula:

01 – Quem era o amigo do beija-flor na história?

      O amigo do beija-flor na história era o bem-te-vi.

02 – Qual era a estação do ano que estava chegando no início da história?

      Estava chegando o inverno.

03 – Por que o bem-te-vi sugeriu que o beija-flor fosse embora para o sul no inverno?

      O bem-te-vi sugeriu que o beija-flor fosse embora para o sul no inverno, porque o inverno traria muito frio e escassez de comida na região onde viviam.

04 – Qual foi a resposta inicial do beija-flor ao convite do bem-te-vi?

      Inicialmente, o beija-flor recusou o convite do bem-te-vi, alegando ter comida suficiente para o inverno.

05 – Por que o beija-flor ficou doente durante o inverno?

      O beija-flor ficou doente durante o inverno porque ele acabou comendo toda a comida que tinha armazenado e não conseguiu encontrar mais alimento na região.

06 – O que o beija-flor lamentou antes de morrer?

      O beija-flor lamentou não ter ouvido o conselho do seu amigo, o bem-te-vi, de ir embora para o sul no inverno.

07 – Qual é a moral da história?

      A moral da história é que devemos ouvir os conselhos de amigos que desejam o nosso bem e seguir seus conselhos, pois isso pode evitar problemas e dificuldades futuras.

 

FÁBULA: O SACO - ISABELLE GONÇALVES DA SILVA - COM GABARITO

 Fábula: O saco

        Pepe, um gato rico, vivia debochando de todos os animais.

        Certo dia, passava um gato pobre com um saco nas costas e Pepe perguntou:

        -- O que você leva nesse saco?

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV2tkgFaHDcXQUT_9xslnb7T6r-by4TOCRCf0H_nJxUW5q5fS5YHXK3GeEgtv7ELoOj5h0mY7ADV7pQMuydI_lxHOu4UsIxZW972FHue5IGcQKm8uR9x5D0L7CBs6mixTww8uz-2znCytwKhPn_jgiKXQufoYMtwcQMpW3OOinPX-Ok-9G3NgfypWJYwM/s1600/GATO.jpg


        O gato pobre respondeu:

        -- Para que você quer saber? Eu nem lhe conheço.

        -- Se não quer me mostrar, é porque roubou de alguém.

        -- Você não tem o que fazer, não? Só sabe debochar dos outros.

        -- Não é isso.

        -- Então, por que quer saber o que tem no meu saco?

        -- É só curiosidade.

        -- Mas, não vou deixar. Posso ir, agora?

        -- Não.

        -- Por quê?

        -- Não vá, eu quero ver o que tem no seu saco.

        -- Já que insiste...

        Pepe se surpreendeu quando olhou o saco, pois era apenas uma caixa, com um papel, onde estava escrito: “Nunca menospreze os outros, ou do contrário vai se surpreender”.

        Moral da história: Nunca desconfie de ninguém, porque você pode se arrepender.

Isabelle Gonçalves da Silva. 8° ano A. E. E. F. M. Manuel Sátiro. 14/11/2007.

Entendendo a fábula:

01 – Quem é Pepe na história?

      Pepe é um gato rico que debocha de outros animais.

02 – Como Pepe inicialmente aborda o gato pobre com o saco nas costas?

      Pepe pergunta o que o gato pobre está levando no saco.

03 – Como o gato pobre responde à pergunta de Pepe?

      O gato pobre responde de forma evasiva, dizendo que não conhece Pepe.

04 – Por que Pepe acusa o gato pobre de roubar algo?

      Pepe acusa o gato pobre de roubar algo, porque ele se recusa a mostrar o conteúdo do saco.

05 – Qual foi a surpresa que Pepe encontrou quando finalmente viu o que havia no saco do gato pobre?

      Pepe se surpreendeu ao descobrir que o saco continha apenas uma caixa com um papel que dizia: "Nunca menospreze os outros, ou do contrário vai se surpreender."

06 – Qual é a lição moral da história?

      A lição moral da história é: "Nunca desconfie de ninguém, porque você pode se arrepender."

07 – Como o comportamento de Pepe muda ao final da história?

      Ao final da história, Pepe parece ter aprendido a lição e pode ter mudado seu comportamento de debochar dos outros.

 

 

 

sábado, 7 de outubro de 2023

ATIVIDADES DA MÚSICA: EU TÔ TRANQUILÃO - MC SAPÃO

 Música(Atividades): Eu tô tranquilão

             Mc Sapão

Que batida é essa que na balada é sensação
É claro que é o funk meu irmão
Para as mulheres lindas rebolando até o chão
Isso que é pura sedução
Vem pra cá dançar, vem pra cá curtir
Hoje a gente vai se divertir
Dessa festa linda não vou mais sair
Comigo vem cantando assim

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkxTlZjKSyBibO4tAyp8mHAFosn-0jOpMA1cdONGxhBFMvm2xzuo9iqpdHO51BI4aLQZwlxLax7R_XIjjGzMJx7qOwsD1BXl4AulFgM-XH3mrfTUk4cbwfwz53KgxXIAsRUoCYe88ECZP7HC2gErP-Q4rFKMMRyMS52DxSxBN50wSaq6MAkskUAsWu3q0/s320/SAPAO.jpg 


(REFRÃO)
Eu tô tranquilão
Tô numa boa, tô curtindo o batidão
Se liga nessa vem sentir essa emoção
E a mulherada vai descendo até o chão, desce, desce

(REFRÃO)

Que batida é essa que na balada é sensação
É claro que é o funk meu irmão
Para as mulheres lindas rebolando até o chão
Isso que é pura sedução
Vem pra cá dançar, vem pra cá curtir
Hoje a gente vai se divertir
Dessa festa linda não vou mais sair
Comigo vem cantando assim

(REFRÃO) x 2

Composição: MC Sapão.

Entendendo a canção:

01 – O texto é um convite ao lazer, ao divertimento. Localize o trecho que confirme a afirmativa.

      O convite ao lazer e divertimento é apresentado em trechos da música, mas um trecho que confirma essa afirmativa é: "Hoje a gente vai se divertir / Dessa festa linda vários não vou mais sair."

02 – No verso: “Que batida é essa que na balada é sensação”, a que se refere a expressão “batida”?

      A expressão "batida" se refere ao ritmo musical característico do funk, que é uma das principais características da música mencionada.

03 – No mesmo verso, qual o significado da palavra “balada”?

      A palavra "balada" se refere a um tipo de festa ou evento social onde a música com a batida mencionada é popular e muito apreciada.

04 – A música de Mc Sapão é repleta de gírias. O uso da linguagem informal aproxima o leitor do texto. Que forma de tratamento é utilizada pelo texto para aproximar-se do ouvinte?

      A música utiliza uma linguagem informal, repleta de gírias e expressões comuns na cultura do funk. Isso criou uma aproximação com o público, utilizando uma forma de tratamento mais próxima e amigável.

05 – Segundo o texto, para que tipo de festa a música convida?

      A música convida para uma festa animada, onde as pessoas podem se divertir ao som do funk, com mulheres dançando e aproveitando a batida da música: "Vem pra cá dançar, vem pra cá curtir / Hoje a gente vai se divertir."

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: RENATA - LATINO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Renata

             Latino

Num golpe de olhar
Ganhou meu coração
Mas eu não imaginava a decepção ...
Por ela fui fiel
Tão cego eu fiquei
Que no "night" e futebol
Amigos eu deixei...

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivRDzoCB9YdULCjkKOIAB-cS3Y24nHR968oKAAsTvYOlEFxuPraTzLefCWXkU55Fmb1YjZHmGctNvQ47ZrNhrJ4PSp0kN6pdwiMpL2NbmnIdOCLLknOOIQ-KLqGQ-Rpu4KoL9sQLpOW__iX0sIxUSU8TGSIX0Bap1Vj5yHvthKcelcVJQkHVdrfedpNWk/s320/LATINO.jpg



Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata.
Trocou meu amor por uma ilusão.
Renata, ingrata.
Quem planta sacanagem, colhe solidão...

Até pra namorar a bela foi atriz
Fingindo que eu era o que ela sempre quis...
A lua entristeceu, o céu mudou de cor
Renata foi embora e a "deprê" ficou...

Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...
Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...(2x)

Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...
Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...(2x)

Renata! ... Renata! ...

Composição: Latino

Entendendo a canção:

01 – Quem é o artista que canta a música "Renata"?

      O artista que canta a música "Renata" é latino.

02 – Qual é o sentimento do narrador em relação a Renata no início da música?

      No início da música, o narrador expressa admiração e amor por Renata, descrevendo como ela conquistou seu coração com um simples olhar.

03 – Por que o narrador se sente decepcionado com Renata?

      O narrador se sente decepcionado com Renata porque ela traiu seu amor e o trocou por uma ilusão, ágil de maneira insensata e causando-lhe dor.

04 – O que Renata fez que o narrador considerasse “irracional”?

      Renata agiu de maneira irracional ao trocar o amor do narrador por uma ilusão e ao fingir ser algo que ela não era, enganando-o.

05 – Qual é a mensagem central da música "Renata" de Latino?

      A mensagem central da música é sobre a decepção e a solidão que o narrador sente após ser traído por Renata, que agiu de maneira insensata e plantou "sacanagem" em seu relacionamento, resultando em um rompimento doloroso.

06 – O que o narrador menciona que fez por Renata na música?

      O narrador foi fiel e deixou amigos e suas atividades de lazer, como sair à noite e jogar futebol, por Renata.

07 – Como o narrador descreveu sua própria atitude após a decepção com Renata na música?

      O narrador descreveu sua atitude como "vou deletar sua insensatez", indicando uma vontade de superar a situação e seguir em frente.

08 – O que o narrador afirma que aconteceu com a lua e o céu após a partida de Renata na música?

      O narrador menciona que a lua entristeceu e o céu mudou de cor após a partida de Renata, simbolizando a tristeza e a mudança de seu mundo emocional.

 

 

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: FOFOCA - ALEXANDRE PIRES - COM GABARITO

Música(Atividades): Fofoca

            Alexandre Pires

A nova paixão nacional
Não é mais a cerveja
Muito menos futebol
Se você quer fazer parte
Do esporte mais popular
E só fofocar!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9teBkv2yxpwQdOeXuJD921JFL-UdsC40w5X64qFH05g77nZoWe9wM8b4p38QM8LsBNA4JCPKoKpXHuNZeZWndF8Ml8LahgxM9Sd8O_WzNToPWqLVp5Ud4mMxYm0Ora3kVvsIyogEgaNJlls8LFD3PrK5LOrS8IPU7A7KIhyRXED4V5ycIaCNLGrx9giw/s320/FOFOCA.jpg


Refrão:
Fofocar!
Eu tenho uma quentinha
Uma bomba pra conta
Fofocar!
Libera um trocado
Se não, não vou falar...
Fofocar!
Atenção colunistas,
Atenção jornalistas,
Temos material pra esgotar as revistas

O final de semana rendeu
Vocês não vão acreditar
Eu vi a Luana Piovanni beijando um cara no bar
A linda Luma de Oliveira é fogo de não se apagar
A Débora Secco não anda perdendo o show do Rappa
Ouvi um boato que a Sandy e o Junior vão se separar
A Xuxa levando a Sasha na escola para estudar
O Zezé Di Camargo mandou um ator praquele lugar

Ok! Ok!

Atenção apresentadores
Olho na concorrência
Temos material para dar audiência
Quer saber um pouco da novela
E tudo que vai acontecer
E só ligar a televisão à tarde
Que você vai saber
No programa de hoje nos vamos dizer quem matou o Lineu
Coitadinha da Maria Clara, a linda já disse... não fui eu
E não saia daí
E não mude o canal
Eu tenho que vender
Daqui a pouco voltamos
Com mais notícias da novela pra você

Ok! OK!

Acredite se quiser, tá sentado não levanta
Um famoso pagodeiro vai tocar na Casa Branca
Ronaldinho pegou Cicarelli, o cara parece que tem mel
A Hebe Camargo beijou a boca do cantor Daniel
Luciana Gimenez adora o rock do bocão
Adriane Galisteu é capa da próxima edição
O ministro ganhou um presente da filha e quando abriu
Quem é essa mulher pelada na capa do disco?
Sua filha ministro... Preta Gil!

Refrão:
Fofocar!
Eu tenho uma quentinha
Uma bomba pra conta
Fofocar! Fofocar!
Libera um trocado
Se não, não vou falar...
Fofocar! Fofocar!
Fofoqueira, fofoqueiro
Essa vai para todos os fofoqueiros do Brasil!!!

Composição: Alexandre Pires.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal da música "Fofoca" de Alexandre Pires?

      O tema principal da música "Fofoca" é a cultura da fofoca e o interesse público nas vidas das celebridades, abordando a maneira como a fofoca se tornou uma paixão nacional.

02 – Quem são algumas das personalidades mencionadas na música "Fofoca"?

      Alguns dos famosos mencionados na música são Luana Piovanni, Luma de Oliveira, Débora Secco, Sandy, Junior, Xuxa, Zezé Di Camargo, Lineu (possível personagem de novela), Maria Clara (possível personagem de novela), Ronaldinho, Cicarelli, Hebe Camargo, Daniel, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, ministro não especificado e Preta Gil.

03 – Quais são algumas das fofocas mencionadas na música sobre os famosos?

      Alguns exemplos de fofocas mencionadas na música incluem Luana Piovanni beijando um cara no bar, Luma de Oliveira sendo uma chama que não se apaga, Débora Secco não perdendo o show do Rappa, as separações de Sandy e Junior, Xuxa levando Sasha para a escola, e o ministro recebeu um disco com uma capa surpreendente de sua filha Preta Gil.

04 – Como o eu lírico se posiciona em relação à fofoca?

      O eu lírico parece encorajador e se divertir com a prática da fofoca, indicando que é uma paixão nacional e um esporte popular. O eu lírico também se destaca pela competitividade entre colunistas e jornalistas para obter notícias de fofoca.

05 – Quais são os recursos usados ​​na música para transmitir a mensagem sobre a fofoca?

      A música utiliza recursos como humor, ironia e exagero para transmitir sua mensagem sobre a cultura da fofoca. Também empregou repetição, ritmo e refrões pegajosos para fomentar a ideia de que a fofoca é uma forma de entretenimento popular.

06 – De acordo com a canção, qual é a nova paixão nacional? E quem são os maiores interessados nesse assunto e por quê? explique.

      A nova paixão nacional é a fofoca que se tornou o esporte mais popular. Os maiores interessados em fofoca são os jornalistas e colunistas, porque esse tema faz gerar muito dinheiro para empresários do ramo.

07 – Pesquise a letra da canção na íntegra e responda se as fofocas mencionadas são verdadeiras? Cite apenas uma que ocorreu de fato que foi que foi comprovado pela mídia.

      Supostamente são fofocas verdadeiras, salvo algumas de cunho pessoal observadas pelo compositor. A Sandy desfez a dupla com o irmão Junior.

  

ATIVIDADES DA MÚSICA: NUVEM PASSAGEIRA - HERMES DE AQUINO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Nuvem Passageira

            Hermes de Aquino

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA-qtuizRiMJx2QUuVhCLRbPKPDE36W1OqlLF750j2UIsFb_vN3Zj9NHi4LjaNw8c_t61DA8ab0s_hgROPqFrqUcdGalpaYSQJLp7qCfURzKtrTJt1GESPbSzWA7nOyQAzBNMAo5JyHJQX3u0wLDLS-ex22FQS4vgph1SuSEdH4sk9GQtS8TCP8s-qM7E/s320/NUVEM.jpg


Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois esta pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo?
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

A Lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito

Composição: Hermes Aquino.

Entendendo a canção:

01 – Qual é a metodologia utilizada pelo eu lírico para descrever sua própria existência e sua visão da vida?

      O eu lírico utiliza a metáfora de "nuvem passageira" e "cristal que se quebra quando cai" para descrever sua efemeridade e fragilidade diante das situações da vida, expressando sua percepção de que a vida é transitória e frágil, assim como uma nuvem levada pelo vento ou um cristal que se parte ao cair.

02 – Como o eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida em sua poesia?

      O eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida através da analogia do "castelo de areia na beira do mar". Ele ressalta que, assim como um castelo de areia é temporário e sujeito à erosão pelas ondas do mar, nossa existência também é transitória e está sujeita à passagem implacável do tempo, simbolizada pelo vento e pela transformação da pedra em pó. A Lua e o futuro também são mencionados para ilustrar a luta constante entre viver o momento presente e as preocupações com o amanhã.

03 – Qual é a principal metodologia utilizada na canção "Nuvem Passageira" de Hermes de Aquino e o que ela representa?

      A metáfora principal é a "nuvem passageira", que representa a efemeridade e a transitoriedade da vida humana, assim como a natureza fugaz e temporária de uma nuvem que é levada pelo vento.

04 – Como o eu lírico expressa sua atitude em relação à inevitabilidade da impermanência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico aceita a inevitabilidade da impermanência ao adotar uma postura de viver o presente e aproveitar a vida, simbolizada pela vontade de dançar na chuva, deixando de lado preocupações com o futuro e aceitando sua natureza efêmera.

05 – Quais elementos da natureza são mencionados na canção "Nuvem Passageira" e como estão relacionados ao tema central da música?

      Na música, são considerados elementos como o vento, a chuva, o mar e a lua cheia. Eles estão relacionados ao tema central da efemeridade e da transitoriedade, pois simbolizam uma mudança constante e a passagem da existência humana.

06 – Como a análise da vida e das relações pessoais é abordada na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico reflete sobre a brevidade da vida e as complexidades das relações interpessoais, ilustrando como as experiências e interações são temporárias, semelhantes a um "cristal bonito que se quebra quando cai".

07 – De que forma o eu lírico retrata suas emoções e sentimentos em relação à sua própria existência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico expressa sentimentos de resignação, acessíveis e desejo de viver o momento presente, apesar da consciência da fugacidade da vida. Ele manifesta uma atitude de aproveitar cada momento, dançando na chuva e deixando as preocupações de lado.

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: SIGNO DE AR - JORGE VERCÍLIO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Signo de Ar

             Jorge Vercillo

Anda,
Manda e desmanda num beijo
Por onde passa, encanta
O seu sobrenome é desejo
Por você o sol se levanta
Me tira do sono e do sério
Sopra no ouvido esse mantra
Seu andar me deixa aéreo
Seu sorriso faz verão

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeh-fz9EefBlCZo3x8QEZu155pKTwTJa1yFzbuTdhKWpC6rTZcVMBYZmWOEGf522RPz3Zloot3fzEJmeZhMCYQePR8Py0BBVYYqZBZlnXhkWyme2X38pKKVQg8u94bfCWKgIWL6z5QeW7bUmoxIyQrpFajfuqpA8mXc59voee2PaIzhJFlAas3OrKK1Tw/s320/JORGE.jpg


Signo de ar
Que mistério envolve
O seu caminhar?
Abre as varandas
Do meu coração
Que visão!
Você e o mar...
Signo de ar
Faz o paraíso nos visitar
Com seu sorriso
De constelação
No varal do verão

Seu sorriso faz verão...

Composição: Jorge Vercilo / Nico Resende.

Entendendo a canção:

01 – Como o narrador descreve a influência da pessoa amada em sua vida?

      O narrador descreve a influência da pessoa amada como encantadora, capaz de iluminar seu mundo e transformar sua perspectiva, trazendo alegria e vitalidade.

02 – Qual é o elemento da natureza que é frequentemente associado à pessoa amada na música?

      A pessoa amada é associada ao elemento do ar, simbolizando mistério, leveza e encanto, conforme referência no refrão da música.

03 – O que o narrador sente em relação ao sorriso da pessoa amada?

      O sorriso da pessoa amada é descrito como algo que traz a sensação de verão, um sentimento de felicidade e calor que ilumina a vida do narrador.

04 – Como uma pessoa amada é retratada em relação ao sol e ao mar na música?

      Uma pessoa amada é retratada como alguém que tem o poder de trazer luz e calor, assim como o sol, e trazer uma sensação de paz e beleza, assim como o mar.

05 – O que uma pessoa amada faz quando passa pelo narrador?

      Uma pessoa amada encanta e deixa uma marca profunda no narrador onde quer que passe, transmitindo um sentimento de desejo e paixão, como mencionado na música.

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: SOLITUDE - DJAVAN - COM GABARITO

 Música(Atividades): Solitude

             Djavan

Amor em queda
Mesmo tal moeda
Perde cotação
Um mundo louco
Evolui aos poucos
Pela contramão
O erro invade
Tudo o que é cidade
Cai na imensidão

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRhyyw_Y8LY64UsWewF-egKhO1QKXgFSw9Bkdz8sajaa4veZCsTt0FvR-2XscwCYyx5kkKHKUMMxLPRk73AC1Lf_HB2GfV71IOelYaZCvdJTlLJjAaCdZWNwX_M7UXfZdIsKdbqi0mZEDb9oKzLWDHT1J49ryOuL2LwcJv6PFSiL79Vo0X_JiytvvUrAI/s320/DJAVAN.jpg


Guerra vende armas, mantém cargos
Destrói sonhos, tudo de uma vez
Sensatez
Não tem vez

Vidas fardos, meros dados
Incontáveis casos de desamor
Quanta dor
Muita dor

Parece tarde
Falar de amizade
Ver com o coração
E desse jeito
Reparar defeito
Estendendo a mão

Guerra vende armas, mantém cargos
Destrói sonhos, tudo de uma vez
Sensatez
Não tem vez

Vidas fardos, meros dados
Incontáveis casos de desamor
Quanta dor
Muita dor

Quem é que sabe
O quanto lhe cabe
Dessa solitude?
Por isso a hora
De fazer é agora
Tome uma atitude.

Composição: Djavan.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal abordado na música "Solitude" de Djavan?

      O tema principal abordado na música "Solitude" é a solidão e a reflexão.

02 – Quais são os aspectos negativos da sociedade moderna referenciados na letra da música?

      A letra menciona aspectos negativos como a queda do amor, a desvalorização das relações, a loucura do mundo, a guerra e o desamor que permeiam a sociedade.

03 – O que a música expressa sobre a sensação na sociedade atual?

      A música expressa que a sensação não tem espaço na sociedade contemporânea, destacando a falta de sabedoria e discernimento diante das situações e problemas enfrentados.

04 – Como a música aborda a ideia de tomar uma atitude diante da situação apresentada?

      A música enfatiza a importância de tomar uma atitude diante da solidão e dos problemas sociais, encorajando a agir e estender a mão para fazer a diferença.

05 – Qual é a mensagem final que a música transmite aos ouvintes?

      A música sugere que é necessário agir agora, tomar iniciativas e adotar uma postura de compreensão e ajuda mútua para lidar com a solidão e os desafios da vida. Uma mensagem é de esperança e incentivo à mudança.