sábado, 6 de julho de 2024

BIOGRAFIA: O MENINO-DÍNAMO - MARLEINE COHEN - COM GABARITO

 Biografia: O menino-dínamo

                Marleine Cohen

        Mas que menino mais estabanado era o Beco!

        Terror dos feirantes, não podia acompanhar a mãe, dona Neyde, nas compras, por conta de um acidente imperdoável na barraca de laranjas: certa vez, o rapazinho tropeçou numa das caixas de madeira empilhadas e, para desespero do vendedor, todas as frutas foram ladeira abaixo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBAwZ5UWrj7ueVnAoPRLt8VyJ9G_uYCrMM5Pe2RESoNFKrbaIUES4zyx_WTd5Tq1wSaieQ9lFPyP3ytli_Lfud-iBebESLcZFjvHrUWxRbQn9TPOSp9ZtDOFEo284pBRf5e3ZTo4QXXTxTRy0m2AJAoLJ4fyD9hdwFTSUuEP_MftyT4EDzNYHJ6MbcffA/s320/senninha_capa-1_widemd.jpg


        Comprar botas para corrigir o pé chato também era um drama. Para escolher o modelo, ele calçava os sapatos, saía em disparada em corridas imaginárias pela loja e, depois, dava uma freada brusca: se derrapasse, o calçado não servia e ele tinha de experimentar outro par!

        Assim era Ayrton Senna – hilário, atrapalhado, um dínamo.

        Um dia, sob forte chuva, vestiu, todo orgulhoso, um terno branco impecável para ir a um aniversário, mas embarcou com tanto impulso pelo lado do motorista no Simca da família, estacionado numa rua de terra, que acabou dando uma cambalhota no banco dianteiro e saindo pela outra porta, de cara na lama. Naquele dia, a festa teve que esperar!

        Apesar de agitado, o moleque travesso, que vivia com as canelas roxas e a testa cheia de galos e dividia com o irmão Leonardo um quarto na Serra da Cantareira, em São Paulo, onde nasceu, em 21 de março de 1960, tinha norte. Tinha audácia.

        Tanta que, lá pelos 10 anos de idade, durante uma temporada na praia, pegou escondido a Veraneio do pai, esticou-se todo ao volante, os olhos levemente acima do painel, e arrancou, levantando poeira na estrada, mudando as marchas apenas com a ponta dos pés nos pedais, atento ao ronco do motor.

        Quem olhava podia jurar que a perua estava desgovernada:

        -- Como era pequeno e mirradinho, a gente não o via no banco do motorista. Parecia que o carro estava andando sozinho! – recorda Viviane, a irmã mais velha, explicando que, naquele dia, o desespero do Sr. Milton foi tamanho que ele deixou o rapaz de castigo para que nunca mais repetisse a cena.

        Mas, por mais que temesse as estripulias do filho, a verdade é que Milton dividia com ele a paixão pelos automóveis – quando o menino tinha só 4 anos, Milton já havia projetado e montado um kart motorizado, que deu de presente a Ayrton.

        A partir de então, o pequeno se enamorou da velocidade ao volante do seu carrinho, que apelidou de “007”. Ele experimentou as primeiras emoções de correr no pátio da fábrica do pai, um empresário do setor metalúrgico. E descobriu outra aptidão: desvendar os segredos do motor de 1 HP do seu automóvel. Assim, quando não estava pilotando o kart, estava sujo de graxa – entretido com as roldanas, bielas e correias das engrenagens da sua máquina.

        O fascínio pelos karts era tanto que, aos 8 anos, o motorista da família já levava o garoto para treinar numa pista do Parque do Anhembi, em São Paulo, depois da escola. Com o tempo, porém, o mesmo Ayrton foi responsável pelo afastamento do chofer: “Por que vou continuar motorista se o menino é quem dirige?”, alegou o funcionário, demitindo-se do emprego.

        Antes de completar 13 anos, idade mínima exigida para participar de competições de kart, Senna já corria na base da brincadeira. Ali mesmo, ele viu sua estrela começar a brilhar no grid da largada, definido por sorteio para não ferir a vaidade de nenhum concorrente. A pole position – primeira de sua vida – coube ao piloto estreante.

        Mais jovem e muito mais leve que os rivais, ele não teve trabalha para ultrapassá-los e manter a dianteira até três voltas antes do final da corrida. Mas um piloto não menos afoito que ele atingiu a traseira de seu kart. Ayrton Senna capotou: era a primeira vez e estava batizado.

Fonte: COHEN, Marleine. Ayrton Senna. São Paulo: Globo, 2006. p. 25-26. (Biblioteca Época).

Entendendo a biografia:

01 – Quem era Beco e por que era considerado estabanado?

      Beco era o apelido de Ayrton Senna na infância. Ele era considerado estabanado porque causava acidentes frequentes, como derrubar caixas de laranjas na feira.

02 – Por que Ayrton Senna não podia acompanhar sua mãe nas compras?

      Senna não podia acompanhar sua mãe, dona Neyde, nas compras devido a um acidente onde ele derrubou todas as laranjas de uma barraca, causando grande confusão.

03 – Como Ayrton Senna escolhia suas botas para corrigir o pé chato?

      Para escolher suas botas, Senna as calçava e corria pela loja. Se derrapasse ao frear bruscamente, ele considerava que o calçado não servia.

04 – O que aconteceu quando Ayrton vestiu um terno branco para um aniversário?

      Vestindo um terno branco impecável, Senna entrou no carro da família com tanto impulso que acabou caindo na lama, sujando todo o traje e atrasando sua chegada à festa.

05 – Qual foi a reação do Sr. Milton quando Ayrton dirigiu a Veraneio do pai pela primeira vez?

      O Sr. Milton ficou desesperado ao ver o filho pequeno dirigindo a Veraneio e deixou Ayrton de castigo para que ele não repetisse a façanha.

06 – Qual foi o primeiro veículo motorizado de Ayrton Senna e quem o projetou?

      O primeiro veículo motorizado de Senna foi um kart que seu pai, Milton, projetou e montou para ele quando Ayrton tinha apenas 4 anos.

07 – Como Ayrton Senna se envolveu com os karts desde cedo?

      Senna começou a pilotar seu kart, apelidado de "007", no pátio da fábrica do pai e treinava numa pista do Parque do Anhembi, levado pelo motorista da família.

08 – Por que o motorista da família decidiu se demitir?

      O motorista da família se demitiu porque Ayrton dirigia tão bem que o funcionário não via mais necessidade de continuar no emprego.

09 – Quando Ayrton Senna começou a participar de competições de kart?

      Antes de completar 13 anos, idade mínima exigida para competir, Senna já corria em brincadeiras e, na sua primeira corrida oficial, começou na pole position.

10 – Qual foi a experiência de Ayrton Senna em sua primeira corrida oficial de kart?

      Na sua primeira corrida oficial, Senna manteve a liderança até ser atingido por outro piloto, resultando em um capotamento que o "batizou" no mundo das corridas.

 

 

AUTOBIOGRAFIA: "O ARCO-ÍRIS" - FREI BETTO - COM GABARITO

 Autobiografia: O ARCO-ÍRIS”

                        Frei Betto.

        Debruçado no chão, abri o álbum de desenhos vazados que ganhara de aniversário, derramei em volta a caixa de lápis de cor e, em fúria policrômica, preenchi de cores que sugeriam bichos, nuvens, semáforos e paisagens campestres. As cores fortes, como o vermelho e o roxo, expressavam com maior nitidez a ênfase criativa que me inundava o peito. Rompi os limites das gravuras e aqueles que a própria natureza impôs à sua harmonia, pintando as montanhas de violeta e as estradas de azul.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirz6EUDUXq6vzUGnrN6u68tEKNOM_bimueDN2DDXSH4jWxy3mvUiPjhCNPqPUqW448SGoX6ve5pEG_NbBAhbsvee1WbLSs47RJJxoBtrq99nhG80jx06PXSit2ylJmZudYRgn6gwZAkFNzyGsx1QkreZUKO3Gx0hoHxlquvdqjBAAo-y2nCgWdoDKs2Qc/s320/freibetto12.jpg

        Findo o álbum, peguei folhas de rascunho na escrivaninha do papai, deitei-me na copa e, absorto, entreguei-me ao delírio, traçando arcos e linhas, curvas e hipérboles, círculos e triângulos, retorcendo a geometria e enlouquecendo o próprio Euclides, caso visse aquilo.

        Desenhar eu nunca soube. Jamais tive o domínio da forma das mãos. Nem o olho da perspectiva. Em compensação, o mundo coloria-se através dos meus dedos, que subvertiam a estética divina, pintando as árvores de vermelho, o oceano de amarelo, o céu de marrom, o sol de azul. Enchia folhas e folhas com linhas esdrúxulas, perfis surreais, astros impressionistas, cujos significados só existiam em meu espírito.

        Reproduzi o arco-íris que coroava os céus de Belo Horizonte na época das chuvas, mapeando tesouros inidentificáveis. Estiquei paralelamente os traços de cores variadas, até gastar a ponta dos lápis. Não coube nas folhas espalhadas pelo chão da copa. Prossegui sobre o piso de cerâmica e subi parede afora. Todos os tons de minha caixa estavam representados naquele borrão forte, espectro de serpente alada.

        Mamãe deu um suspiro ao entrar na copa. Por um momento, acometeu-me a dúvida se de admiração ou indignação recobrada a fala, deserdou-me em zangas. Correu a molhar o pano na torneira da pia e obrigou-me a limpar a parede e o chão. Fiquei inconsolável. Aquilo era uma obra de arte, que me exigira esforço e criatividade. Só não merecia reconhecimento porque eu era criança. 

        Ao preparar-me para limpar “essa sujeirada”, como exclamou minha mãe, adentrou meu pai, vindo do trabalho. Espantou-se ao ver o filho, sob o olhar severo da mulher, esfregando na parede o pano de chão. Meteu-se em nossa discussão, inteirou-se do motivo, contemplou o que restava do meu arco-íris. 

        -- Uma beleza, meu filho! – reconheceu para desagrado de minha mãe. – Vamos deixar aí para que todos possam apreciar.

        Irritada, minha mãe bateu boca com meu pai sobre o modo de educar os filhos. (Teria gostado que me consultassem, mas isso estava fora de cogitação, uma vez que todos os adultos se julgam mais sábios que as crianças). Contudo, enchi-me de orgulho com o arco-íris exposto na copa.

        Cecília, minha mãe, também olhou e, virando o rosto, encaretou-se, como quem se depara com uma porcaria. Não me importei, sabia que as mulheres nada entendiam de obra de arte. Nunca ouvira papai citar uma mulher artista. Ele só falava em pintores: Di Cavalcanti, Portinari, Marcier, Guignard, Segall, Velázquez, Cézanne, Matisse, Van Gogh e outros.

        Meu pai levou-me, um par de dias depois, a uma galeria de arte. Um amigo dele expunha pinturas abstratas. Vi lá borrões muito piores do que os meus. Mas ninguém ousou pedir ao artista que apagasse aquilo. Pelo contrário, todos o cobriam de sorrisos e cumprimentos elogiosos.

        No Natal, ganhei uma aquarela. Uma cartolina branca em forma de paleta, com um arco de botões de múltiplas cores na borda, dois pincéis finos e um copinho de cerâmica para pôr água. Revesti as paredes da garagem de obras, se perenizadas como as pinturas rupestres, possivelmente me garantiriam ao menos o reconhecimento da posteridade. Contudo, levei boas palmadas de papai quando, ao sair do banho, encontrou-me estirado em sua cama, aquarela em punho, transformando em estampado o lençol branco. Desta vez, ele concordou com o desgosto artístico de minha mãe.

FREI BETTO. Alfabeto: Autobiografia escolar. São Paulo: Ática, 2002, p. 48-50.

Entendendo a autobiografia:

01 – Qual foi a reação inicial da mãe de Frei Betto ao ver a parede e o chão da copa pintados?

      A mãe de Frei Betto ficou indignada e zangada ao ver a parede e o chão da copa pintados. Ela o obrigou a limpar tudo imediatamente.

02 – Como o pai de Frei Betto reagiu ao ver a obra de arte na copa?

      O pai de Frei Betto ficou impressionado e reconheceu a beleza da obra, decidindo deixá-la para que todos pudessem apreciar, apesar do desagrado da mãe.

03 – Quais artistas o pai de Frei Betto mencionava frequentemente?

      O pai de Frei Betto mencionava frequentemente artistas como Di Cavalcanti, Portinari, Marcier, Guignard, Segall, Velázquez, Cézanne, Matisse e Van Gogh.

04 – Como Frei Betto se sentiu quando sua mãe pediu para ele limpar a parede e o chão?

      Frei Betto ficou inconsolável, pois considerava sua obra uma verdadeira arte que exigira muito esforço e criatividade.

05 – Qual presente Frei Betto recebeu no Natal e como ele o usou?

      No Natal, Frei Betto recebeu uma aquarela. Ele usou a aquarela para revestir as paredes da garagem com suas obras de arte.

06 – Qual foi a reação do pai de Frei Betto quando encontrou a cama pintada?

      O pai de Frei Betto ficou zangado e concordou com o desgosto artístico da mãe, dando-lhe boas palmadas.

07 – O que motivava a criatividade de Frei Betto ao pintar?

      Frei Betto era movido por uma fúria policrômica e uma ênfase criativa que inundava seu peito, levando-o a preencher os desenhos com cores intensas e subverter a estética convencional.

08 – Como Frei Betto via suas próprias habilidades de desenho?

      Frei Betto reconhecia que não sabia desenhar bem, mas compensava isso com sua habilidade de colorir o mundo através de seus dedos de forma criativa e subversiva.

09 – Como Frei Betto percebia a arte das mulheres em comparação com a dos homens?

      Frei Betto percebia que as mulheres não eram reconhecidas como artistas, já que nunca ouvira seu pai mencionar uma mulher artista, e isso influenciava sua visão de que as mulheres não entendiam de arte.

10 – Qual foi a experiência de Frei Betto ao visitar uma galeria de arte com seu pai?

      Ao visitar uma galeria de arte com seu pai, Frei Betto viu pinturas abstratas que considerava piores que as suas, mas percebeu que essas obras eram elogiadas e reconhecidas, ao contrário das suas.

 

NOTÍCIA: FAKE NEWS - FRAGMENTO - MUNDO EDUCAÇÃO - COM GABARITO

 Notícia: Fake News – Fragmento

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4fhqqtKh2YHDp14T3dNt7-ymagZnjDgKEW1tuyZ3X71qlwyGBC347u1DV3u-tkP3zjBHzKFwhTzqs_cTlcndXkVWFtP6tYfd4szz8FvmcE5zP_YS9P11WxQ_9HW1JUWy7NHcVCF2f-DjRySzgmLh0P0ch0ErVIek5u93WYFEVVvTuJ6_WZ7Q7vWAjgvQ/s320/fake.jpg


        A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

        Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

        [...]

        Como funcionam as fake news?

        Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

        No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

        [...]

        Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.

        Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.

        [...]

FAKE News. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm. Acesso em: 9 set. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – O que são fake news?

      Fake news são notícias falsas que podem interferir negativamente em diversos setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

02 – Desde quando o termo fake news é utilizado?

      Segundo o dicionário Merriam-Webster, o termo é utilizado desde o final do século XIX.

03 – Qual a finalidade de criar fake news?

      As fake news podem ser criadas para atrair acessos aos sites e faturar com a publicidade digital, além de criar boatos, reforçar pensamentos por meio de mentiras e disseminação de ódio.

04 – Quem pode ser prejudicado pelas fake news?

      Pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas podem ser prejudicados pelas fake news.

05 – Como as empresas que espalham fake news operam na internet?

      Essas empresas operam na deep web, uma parte da rede não indexada pelos mecanismos de busca e oculta ao grande público.

06 – Como as fake news são disseminadas nas redes sociais?

      É criada uma página na internet e um robô programado por esses grupos é responsável por disseminar o link nas redes sociais, mencionando o assunto frequentemente.

07 – Qual é a frequência com que os robôs disseminam informações falsas?

      Os robôs podem disparar informações falsas a cada dois segundos, o que seria humanamente impossível de ser feito manualmente.

 

 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

POEMA: ESTAS MÃOS - CORA CORALINA - COM GABARITO

 Poema: Estas Mãos

              Cora Coralina

Olha para estas mãos
de mulher roceira,
esforçadas mãos cavouqueiras.

Pesadas, de falanges curtas,
sem trato e sem carinho.
Ossudas e grosseiras.

Mãos que jamais calçaram luvas.
Nunca para elas o brilho dos anéis.
Minha pequenina aliança.
Um dia o chamado heroico emocionante:
– Dei Ouro para o Bem de São Paulo.

Mãos que varreram e cozinharam.
Lavaram e estenderam
roupas nos varais.
Pouparam e remendaram.
Mãos domésticas e remendonas.

Íntimas da economia,
do arroz e do feijão
da sua casa.
Do tacho de cobre.
Da panela de barro.
Da acha de lenha.
Da cinza da fornalha.
Que encestavam o velho barreleiro
e faziam sabão.

Minhas mãos doceiras...
Jamais ociosas.
Fecundas, imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar, ajudar,
unir e abençoar.

Mãos de semeador afeitas
à sementeira do trabalho.
Minhas mãos raízes
procurando a terra.

Semeando sempre.
Jamais para elas
os júbilos da colheita.

Mãos tenazes e obtusas,
feridas na remoção de pedras e tropeços,
quebrando as arestas da vida.
Mãos alavancas
na escava de construções inconclusas.

Mãos pequenas e curtas de mulher
que nunca encontrou nada na vida.
Caminheira de uma longa estrada.
Sempre a caminhar.
Sozinha a procurar,
o ângulo perdido, a pedra rejeitada.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxRNonFKEWEg7l4otXdJKk_QUjmZ4j1336OnmWqt4M2TAYHV3N99usRs2myttMeZjINOO8UULBFN348On0JheLJSsL82R89-ps1JXq5hVuOG9LgmMNqayLKMe3NR177wI5QD4mFyL5HEpd-KgZ0MSnvDwt4ppDjmZPIEaOoecjkR_8VvxQSHIvtydEUDg/s320/MAOS.jpg

 

 

Entendendo o texto

 

01.Quem é o sujeito lírico do poema "Estas Mãos"?

     O sujeito lírico é uma mulher roceira, que descreve suas mãos e o trabalho árduo que elas realizam.

02. Como o poema descreve as mãos da mulher roceira?

      As mãos são descritas como esforçadas, pesadas, de falanges curtas, ossudas, grosseiras, e jamais calçaram luvas ou receberam o brilho dos anéis.

03. Quais atividades as mãos da mulher roceira realizavam no poema?

        As mãos varreram, cozinharam, lavaram e estenderam roupas, pouparam e remendaram, e também fizeram sabão.

04. Que objetos do cotidiano rural são mencionados no poema?

      São mencionados o arroz, o feijão, o tacho de cobre, a panela de barro, a acha de lenha, e a cinza da fornalha.

05. Como o poema caracteriza as mãos em relação à economia doméstica?

       As mãos são íntimas da economia, especialmente relacionadas ao arroz e feijão, e são descritas como domésticas e remendonas.

 06. Qual o papel das mãos na produção de doces, segundo o poema?

       As mãos são chamadas de "minhas mãos doceiras", indicando que também eram usadas na produção de doces, sempre ocupadas e fecundas.

07. O que as mãos representam em termos de trabalho e esforço contínuo?

      As mãos representam trabalho incessante e esforço contínuo, sempre ocupadas, laboriosas, sem jamais conhecer os júbilos da colheita.

08. Como o poema descreve a busca da mulher roceira ao longo da vida?

      A mulher é descrita como caminhante de uma longa estrada, sempre procurando sozinha o ângulo perdido, a pedra rejeitada.

09. Que metáforas são usadas no poema para descrever a função das mãos?

      As mãos são descritas como alavancas na escava de construções inconclusas e como raízes procurando a terra.

10. Qual é a mensagem central do poema "Estas Mãos" de Cora Coralina?

       A mensagem central é uma homenagem às mãos trabalhadoras e esforçadas das mulheres roceiras, que, apesar de não receberem reconhecimento ou ornamentos, são fundamentais na construção e manutenção da vida cotidiana.

 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

ABAIXO-ASSINADO: QUEREMOS MAIS AUTORAS MULHERES NA LISTA DE LIVROS OBRIGATÓRIOS DA FUVEST - COM GABARITO

 

Abaixo-assinado: Queremos mais autoras mulheres na lista de livros obrigatórios da Fuvest!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcBb1zjgvmVz23D8sbl8h7QhnPWyNLDVgJkW6XhKtB5wz3l1FxtKLyFL2w8wo2JR2TldzHCZAji5LWMZ9SD7kAIpfif61oW6Z4n0i_8nxHkdvBj4-flRGluzyLCBaz62C0CIYaeA3VVxxQo47SY45d5OxILF0iAvadU5kbpdhAZLYyWdY9whKpk6E5LAc/s320/autoras.jpg



        Somos a Lena, Alice e Luzia, do coletivo feminista “Eu não sou uma Gracinha”, organizado pelas alunas da Escola Gracinha. Nós e nossas colegas estamos entre o Ensino Fundamental II e Ensino Médio e logo entraremos em fase de vestibular. Por isso, ao ler a lista de livros obrigatórios da Fuvest, ficamos impressionadas com a falta de valorização das escritoras mulheres: de 9 livros, há apenas 1 livro escrito por uma mulher para os próximos 3 anos de vestibular. 

        Queremos que a escolha dos autores dos livros adotados seja mais representativa e igualitária na questão de gênero, pois desconsiderar as autoras mulheres é reforçar a desvalorização que a classe já sofre em todos os âmbitos, inclusive (e principalmente) no intelectual. 

        Alguns livros sugeridos para que a Fuvest adote: 

        "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis, é o primeiro romance escrito por uma mulher negra no romantismo. O livro trata da escravidão a partir do ponto de vista dos escravos.

        "Quarto de despejo: diário de uma favelada", de Maria Carolina de Jesus. O livro é o diário de Carolina de Jesus, uma mulher negra de São Paulo que narra seu cotidiano nas comunidades carentes da cidade.

        E existem muitos mais! Fuvest, por favor, escute nosso pedido e repense a lista de livros obrigatórios para prestar o vestibular.

Disponível em: www.charge.org/p/funda%C3%A7%C3%A3o-fuvest-queremos-mais-autoras-mulheres-na-lista-de-livros-obrigat%C3%B3rios-da-fuvest. Acesso em: 23 jul. 2019.

Entendendo o abaixo-assinado:

01 – Quem está por trás do abaixo-assinado "Queremos mais autoras mulheres na lista de livros obrigatórios da Fuvest"?

      O abaixo-assinado foi criado por Lena, Alice e Luzia, que fazem parte do coletivo feminista "Eu não sou uma Gracinha", organizado pelas alunas da Escola Gracinha.

02 – Qual é a principal reclamação das criadoras do abaixo-assinado em relação à lista de livros obrigatórios da Fuvest?

      A principal reclamação é a falta de valorização das escritoras mulheres na lista de livros obrigatórios da Fuvest, onde apenas 1 dos 9 livros listados para os próximos 3 anos de vestibular é escrito por uma mulher.

03 – Por que as autoras do abaixo-assinado acreditam que é importante incluir mais escritoras mulheres na lista de livros obrigatórios da Fuvest?

      Elas acreditam que a inclusão de mais escritoras mulheres na lista de livros obrigatórios é importante para uma escolha mais representativa e igualitária em termos de gênero. Desconsiderar as autoras mulheres reforça a desvalorização da classe em todos os âmbitos, especialmente no intelectual.

04 – Quais são alguns dos livros sugeridos pelas criadoras do abaixo-assinado para serem incluídos na lista de livros obrigatórios da Fuvest?

      Alguns dos livros sugeridos incluem "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis, que é o primeiro romance escrito por uma mulher negra no romantismo e aborda a escravidão do ponto de vista dos escravos, e "Quarto de despejo: diário de uma favelada" de Maria Carolina de Jesus, que é o diário de uma mulher negra de São Paulo narrando seu cotidiano nas comunidades carentes da cidade.

05 – Qual é o objetivo final das criadoras do abaixo-assinado ao pedirem uma revisão da lista de livros obrigatórios da Fuvest?

      O objetivo final é que a Fuvest adote uma lista de livros obrigatórios mais representativa e igualitária, considerando as autoras mulheres e, assim, valorizando a contribuição intelectual das mulheres na literatura.

 

 

NOTÍCIA: JUSTIÇA CONDENA ESTADO FRANCÊS POR POLUIÇÃO DO AR DE PARIS - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Notícia: Justiça condena Estado francês por poluição do ar de Paris – Fragmento

        O Estado francês foi considerado culpado pela Justiça por não tomar medidas contra a poluição do ar. A decisão do tribunal administrativo de Montreuil, nos arredores de Paris, foi proferida nesta terça (25), resultado de um processo levado a cabo por uma mulher e sua filha adolescente que sofrem com doenças respiratórias.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioRBCK80hY_PklBqHrd5CYeaWXSDvy3rWpQK5bVymOy2tg2_y-i-rC2SbH4BL2I-1cg-5M7d5qv6tMM8L21mk3ZLj26q9cHErdNxS9qIguljA2nxtcR5R82cYvOrDxnyBt-PyjkPQ7hV4ta-yA6sd2abXfCee1N8dNMGU_pjiFNSey37Ya-3Mk0jncVfQ/s1600/PARIS.jpg


        A decisão foi considerada histórica. Pela primeira vez, o Estado foi responsabilizado pelos níveis de poluentes do ar. [...]. O tribunal reconheceu a responsabilidade do governo, que não haveria cumprido com um plano de proteção atmosférico [...] — há alguns anos, a França tem desrespeitado legislações europeias de manutenção da qualidade do ar.

        “A porta fica aberta para outras vítimas da poluição”, comentou ao jornal Le Monde o advogado François Lafforgue, que representa as requerentes da ação judicial: Farida, uma mulher de 52 que preferiu não revelar seu sobrenome, e sua filha de 17 anos. As duas viveram por anos em Saint-Ouen, subúrbio ao norte de Paris rodeado de avenidas movimentadas.

        Farida sofria de tosse constante, bronquites e crises de asma. Conviveu por anos com antibióticos, dores, cansaço e por vezes precisa faltava ao trabalho. Sua filha cresceu com crises de bronquite e sessões periódicas de cinesioterapia respiratória, mas os problemas se agravaram em 2016 e as duas chegaram a ouvir de um pneumologista: “A vida na região parisiense não é mais possível”. Foi aí que decidiram deixar a capital e se mudar para Orléans. Desde então, segundo relataram à imprensa francesa, as crises respiratórias não são mais que uma lembrança ruim.

        Apesar da vitória nos tribunais, a Justiça negou o pedido de uma indenização de 160 mil euros (algo como R$ 700 mil) a Farida e sua filha, alegando que não era possível provar que suas doenças respiratórias estavam diretamente ligadas à poluição. Segundo o advogado Lafforgue, elas devem recorrer.

        [...]

JUSTIÇA condena Estado francês por poluição do ar de Paris. Galileu, 26 de jun. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/06/justica-condena-estado-frances-por-poluicao-do-ar-de-paris.html. Acesso em: 8 set. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a decisão do tribunal administrativo de Montreuil sobre o Estado francês em relação à poluição do ar?

      O tribunal administrativo de Montreuil condenou o Estado francês por não tomar medidas adequadas contra a poluição do ar, responsabilizando-o pelos altos níveis de poluentes em Paris.

02 – Quem foram os autores do processo contra o Estado francês e quais problemas de saúde enfrentavam?

      O processo foi levado a cabo por Farida, uma mulher de 52 anos, e sua filha de 17 anos. Ambas sofriam de doenças respiratórias, incluindo tosse constante, bronquites, crises de asma e a necessidade de cinesioterapia respiratória periódica.

03 – Qual foi o argumento do tribunal para responsabilizar o governo francês?

      O tribunal argumentou que o governo francês não cumpriu com o plano de proteção atmosférico e desrespeitou legislações europeias de manutenção da qualidade do ar.

04 – O que a decisão do tribunal significa para outras vítimas da poluição do ar, segundo o advogado François Lafforgue?

      Segundo o advogado François Lafforgue, a decisão abre a porta para que outras vítimas da poluição do ar também possam buscar justiça e responsabilizar o Estado por danos à saúde causados pela poluição.

05 – Por que Farida e sua filha decidiram deixar a região parisiense e mudar-se para Orléans?

      Elas decidiram se mudar para Orléans após receberem a recomendação de um pneumologista de que "a vida na região parisiense não é mais possível" devido aos graves problemas respiratórios que enfrentavam. Após a mudança, as crises respiratórias diminuíram significativamente.

06 – O que aconteceu com o pedido de indenização de 160 mil euros feito por Farida e sua filha?

      A Justiça negou o pedido de indenização de 160 mil euros (aproximadamente R$ 700 mil), alegando que não era possível provar que as doenças respiratórias das autoras estavam diretamente ligadas à poluição do ar.

07 – Quais foram as declarações de Farida e sua filha após a mudança para Orléans sobre suas condições de saúde?

      Farida e sua filha relataram à imprensa francesa que, desde a mudança para Orléans, as crises respiratórias que enfrentavam se tornaram apenas uma lembrança ruim, indicando uma melhoria significativa na saúde de ambas.

 

 

TEXTO: "HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA" É UM DOS MELHORES FILMES DA MARVEL - (FRAGMENTO) - NATHALIA FABRO - COM GABARITO

 Texto: Homem-Aranha: Longe de Casa” é um dos melhores filmes da Marvel – Fragmento

        Cheio de humor, cenas de ação e momentos lúdicos com efeitos especiais incríveis, Homem-Aranha: Longe de Casa chega aos cinemas mundiais nesta quinta-feira, 4 de julho. O novo longa da Marvel encerra a Saga do Infinito, que teve os principais acontecimentos retratados em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRrN-wLCzDvNb6FTdFF8j-m-PfiG7DnIRA3TAPFhwKAoGj_yrH1ycZCnTAWGywYsPJUYO1VnygsgGTAZmk6-3q9BWb45kHLIUDonupHZRFHpBuWQsBmuooNzu-RvZv879T4KzeewDcb4m38wpf91GlgriNcrFteebwcLSeydSOB5l3e7LUu4K2ZOMd9cA/s1600/ARANHA.jpg

        Após a perda de Tony Stark (Robert Downey Jr.), Peter Parker (Tom Holland) tenta seguir em frente e decide ir para a Europa com os amigos nas férias de verão. Ele quer fugir da ação, mas, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Cobie Smulders) o convocam para uma missão, visto que criaturas estranhas estão atacando a Terra.

        Parker se junta a um novo personagem, interpretado por Jake Gyllenhaal. Mysterio, como é chamado, tem papel importantíssimo no desenvolvimento da trama e no amadurecimento do herói da teia.

        Enquanto as ameaças rondam o planeta, Parker tenta resolver outra questão: seu relacionamento com M.J. (Zendaya). A protagonista, que tem aparição discreta no primeiro filme, De Volta ao Lar, ganha destaque na nova produção. [...]

        Homem-Aranha: Longe de Casa é repleto de surpresas que vão agradar aos fãs dos quadrinhos e ao público que acompanha as produções da Marvel no cinema. [...]

FABRO, Nathalia. “Homem-Aranha: Longe de Casa" é um dos melhores filmes da Marvel. Galileu, jul. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/Cinema/noticia/2019/07/homem-aranha-longe-de-casa-e-um-dos-melhores-filmes-da-marvel.html.  Acesso em: 8 set. 2019.

Entendendo o texto:

01 – Qual é a data de estreia de "Homem-Aranha: Longe de Casa"?

      A estreia de "Homem-Aranha: Longe de Casa" nos cinemas mundiais é no dia 4 de julho.

02 – Qual saga é encerrada com o filme "Homem-Aranha: Longe de Casa"?

      O filme encerra a Saga do Infinito, que teve seus principais acontecimentos retratados em "Vingadores: Guerra Infinita" e "Vingadores: Ultimato".

03 – Qual personagem Tom Holland interpreta em "Homem-Aranha: Longe de Casa"?

      Tom Holland interpreta Peter Parker, o Homem-Aranha.

04 – Qual é o dilema pessoal que Peter Parker enfrenta no filme?

      Peter Parker enfrenta o dilema de seguir em frente após a perda de Tony Stark e tenta resolver seu relacionamento com M.J., interpretada por Zendaya.

05 – Quem convoca Peter Parker para uma nova missão e por quê?

      Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Cobie Smulders) convocam Peter Parker para uma missão porque criaturas estranhas estão atacando a Terra.

06 – Qual ator interpreta o novo personagem Mysterio e qual é sua importância na trama?

      Jake Gyllenhaal interpreta Mysterio, que tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da trama e no amadurecimento do herói Homem-Aranha.

07 – Como o filme "Homem-Aranha: Longe de Casa" é descrito em termos de conteúdo e impacto para os fãs?

      O filme é descrito como repleto de humor, cenas de ação, momentos lúdicos com efeitos especiais incríveis e cheio de surpresas que agradarão tanto aos fãs dos quadrinhos quanto ao público que acompanha as produções da Marvel no cinema.

 

TEXTO: PELA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS DEFICIENTES - SENADO FEDERAL - ARI HECK - COM GABARITO

 Texto: PELA APOSENTADORIA ESPECIAL DOS DEFICIENTES

Destinatário: Senado Federal

        Senhores (as) Senadores (as):

        Segundo estatísticas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida das pessoas portadoras de deficiências é reduzida em pelo menos 10%. O que significa que, se a média de vida do cidadão brasileiro é de aproximadamente 60 anos, a média de vida de um portador de deficiência é de 54 anos. E como a legislação brasileira prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, a probabilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar será remota nos moldes que aí estão. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnj-Km9VFPFrBcmyTWLNnPUXc2-q3m8r5t6CCBnMu8LGun1kItr_3_Fz_KSMTWTNd-0a4ianQT7J2ElwvmyKGv_NKm-p9d5pQeLYkXa-7ewJf-kC3N03qgJTHXNXv5a1FBX5VyiIlBjPF2PvvcgDkHVQsvpA705L-jQfjsj1TcsOweV7hHSgqkmtEJSgI/s1600/Aposentadoria-especial-para-deficientes-e1386595627925.png


Por isso, os Projetos de Leis do Senado nº 250/05 e 252/05 do Senador gaúcho Paulo Paim vem contemplar a possibilidade real do trabalhador portador de deficiência se aposentar e usufruir de sua aposentadoria. E, segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 14,8% da população é portadora de algum tipo de deficiência, o que representa uma população de aproximadamente 25 milhões de brasileiros. Portanto, a matéria é relevante, justa e precisa ser imediatamente aprovada.

Ari Heck – Deficiente e ativista dos Direitos Humanos. Disponível em: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/557. Acesso em: 23 jul. 2019.

Entendendo o texto:

01 – Por que a expectativa de vida das pessoas portadoras de deficiências é reduzida, segundo a OMS?

      Segundo estatísticas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida das pessoas portadoras de deficiências é reduzida em pelo menos 10%.

02 – Qual é a média de vida de um cidadão brasileiro e como isso se compara com a média de vida de uma pessoa com deficiência?

      A média de vida de um cidadão brasileiro é de aproximadamente 60 anos, enquanto a média de vida de uma pessoa com deficiência é de 54 anos, segundo as estatísticas apresentadas.

03 – Como a legislação brasileira atual afeta a aposentadoria dos trabalhadores portadores de deficiência?

      A legislação brasileira atual prevê aposentadoria somente com mais de 60 anos, tornando remota a possibilidade de um trabalhador portador de deficiência se aposentar nos moldes atuais, devido à menor expectativa de vida dessa população.

04 – Quais são os projetos de lei apresentados pelo Senador Paulo Paim relacionados à aposentadoria de trabalhadores com deficiência?

      Os Projetos de Leis do Senado nº 250/05 e 252/05, apresentados pelo Senador Paulo Paim, contemplam a possibilidade real do trabalhador portador de deficiência se aposentar e usufruir de sua aposentadoria.

05 – Qual é a relevância da aprovação imediata dos projetos de lei mencionados no texto?

      A aprovação imediata dos projetos de lei é relevante e justa, pois cerca de 14,8% da população brasileira, representando aproximadamente 25 milhões de brasileiros, é portadora de algum tipo de deficiência.

 

 

 

domingo, 30 de junho de 2024

CORDEL: A PELEJA DO CÉREBRO COM O CORAÇÃO (FRAGMENTO) - MARCUS LUCENA - COM GABARITO

 Cordel: A peleja do Cérebro com o Coração – Fragmento

            Marcus Lucena
O Cérebro e o Coração
Um dia marcaram encontro
E como dois violeiros
Pelejaram num confronto
Pra disputar qual dos dois
Pra vida estava mais pronto

Essa história agora eu conto
Meu leitor sinta e entenda
Com o coração e o cérebro
Pra que você compreenda
Que essa briga é verdadeira
Não é invenção ou lenda

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkWoFCHj8LQifxqpDgQ13Ze_-TJyzalGqcSQK3Xp_ZKCdcbrOoZ3_3JYDCyHhN617tfNAdEmE7GzKlXftcQBst4wsMN8ALpC1V9eIDUadwywA6liCPZ3K8abhZu_VQe1G3zL7sJ67neiG0gYO35a76enax1TbrpQjyetegbLuLUoBusUHq8-jrQLZ-a_Y/s320/CORA%C3%87%C3%83O.jpg


O Cérebro abriu a contenda
Dizendo pro Coração
Eu fiz o homem crescer
Ter lucidez e razão
Graças a mim ele pôde
Dominar a criação

Retrucou o Coração
Cérebro, deixe de heresia
A evolução da vida
Antes de ti já existia
Antes de um cérebro pensar
Um coração já batia

Isso de nada valia
Faltava minha influência
A vida era primitiva
Sem matemática ou ciência
Eu cheguei e dei a ela
O poder da consciência

É muita maledicência
Também muita pretensão
Chegar por último e querer
Ser dono da evolução
Cérebro, você só existe,
Por causa do coração

Sou a fonte da razão
Em mim nasce o pensamento
Sou o pai da inteligência
Da criação, do invento,
Dou ao homem lucidez
A competência e o talento

Já eu, sou o sentimento,
Que eleva a sabedoria
Eu tenho cinco sentidos
Trabalhando noite e dia
Pra dotar a existência
De prazer, sonho, magia.

[...]

Sou o cérebro pensador
Moro dentro da cabeça
Ponto mais alto do corpo
Pra que ele não se esqueça
Sou eu quem comanda ele
É bom que ele me obedeça

Cérebro, não se aborreça,
Sou a fonte da ternura
Moro no meio do peito
Onde a alma se depura
Nem acima nem abaixo
No equilíbrio da altura

És um músculo sem postura
Disso eu nunca me esqueço
Bomba de bombear sangue
Contigo não me aborreço
É pobre a sua função
Mas tem valor, reconheço.

Sou músculo e não lhe obedeço
Bato à sua revelia
Se eu parar a vida acaba
Cessa a sua serventia
Reconheço o seu valor
Mas tu, não é o meu guia.

[...]

Coração, eu dou a meta
Que o homem deve alcançar
Você com seu romantismo
Só serve pra atrapalhar
Vive no mundo da lua
Só presta para sonhar

És vaidoso sem par
Orgulhoso e prepotente
Tu queres controlar tudo
Vives sempre descontente
És pai de qualquer estudo
Mas és chamado “de mente”

Que trocadilho indecente
Demente és tu coração
Que bates descompassado
Comprometendo a pressão
Ao ficar apaixonado
E sofrer uma traição

Feliz é o coração
Que de amor adoece
O cérebro é tão racional
Que o amor não lhe apetece
Eu tenho a maior razão
A que a razão desconhece

Coração, ao que parece
Essa nossa discussão
Nos dá a chance sagrada
Para a valorização
Do trabalho de nós dois
Se for feito em união

Eu te dou de coração
Minha sensibilidade
Se você me emprestar
Sua criatividade
Juntaremos nossas forças
Pro bem da humanidade

Te dou essa qualidade
De ti quero a emoção
Quero a sensibilidade
O sonho, o amor, a paixão
Para o homem ser feliz
Depois da nossa união

Sinto com toda emoção
Que a discussão chega ao fim
Com a gente se entendendo
E se completando enfim
Porque coração e cérebro
Não são Abel e Caim

Você não sente sem mim,
Não penso sem teu bater
Você me entende, eu te entendo
É melhor a gente ser
Dois parceiros que precisam
Um do outro pra viver

Eu não paro de bater
Tu não paras de pensar
Quando eu precisar de ti
Te peço pra me ajudar
Ao precisares de mim
Te dou o que lhe faltar

Meu amigo, o coração
Ao cérebro falou bonito
Razão é muito importante
Com emoção, sem conflito
Um dá suporte pro outro
Sem confronto e nem atrito

Lá no cérebro ecoa um grito
Una-se à lógica a paixão
Com a junção dessas forças
Encontramos emoção
Na vida ao buscar apoio
Na ordem que deu o joio
Ao trigo na evolução.

LUCENA, Marcus. A peleja do cérebro com o coração. Disponível em: www.ablc.com.br/a-peleja-do-cerebro-com-o-coracao. Acesso em: 10 de ago. 2019.

Entendendo o cordel:

01 – Qual é o tema central do cordel "A peleja do Cérebro com o Coração"?

      O tema central é a disputa simbólica entre o Cérebro e o Coração, representando a razão e a emoção, e a importância do equilíbrio entre os dois.

02 – Como o Cérebro inicia a contenda com o Coração?

      O Cérebro inicia a contenda afirmando que fez o homem crescer, ter lucidez e razão, e dominar a criação.

03 – Qual é a resposta do Coração ao Cérebro no início da contenda?

      O Coração retruca dizendo que a vida já existia antes do cérebro, pois antes de um cérebro pensar, um coração já batia.

04 – O que o Cérebro alega ter trazido para a humanidade?

      O Cérebro alega ter trazido a consciência, a matemática, a ciência, e a capacidade de criação e invento.

05 – Como o Coração descreve sua própria importância na vida humana?

      O Coração se descreve como a fonte do sentimento, da sabedoria, e da sensibilidade, trabalhando para dotar a existência de prazer, sonho e magia.

06 – Onde o Cérebro e o Coração dizem morar, respectivamente?

      O Cérebro diz morar dentro da cabeça, o ponto mais alto do corpo, enquanto o Coração diz morar no meio do peito, onde a alma se depura.

07 – Qual é a crítica do Cérebro ao Coração sobre sua função no corpo humano?

      O Cérebro critica o Coração dizendo que ele é apenas um músculo que bombeia sangue e que sua função é pobre.

08 – Como o Coração defende sua importância em relação ao Cérebro?

      O Coração defende sua importância afirmando que se ele parar, a vida acaba e o cérebro deixa de ter serventia, reconhecendo a importância mútua.

09 – O que o Cérebro e o Coração decidem ao final da disputa?

      Eles decidem que, ao se unirem, podem combinar razão e emoção para o bem da humanidade, valorizando o trabalho de ambos sem conflito.

10 – Qual é a mensagem final do cordel sobre a relação entre o Cérebro e o Coração?

      A mensagem final é que o Cérebro e o Coração devem ser parceiros que precisam um do outro para viver, combinando lógica e paixão para alcançar a felicidade e a evolução humana.