domingo, 7 de maio de 2017

SUBSTANTIVOS/ENEM – COM GABARITO

SUBSTANTIVOS – COM GABARITO

1 – Em que alternativa os substantivos sublinhados são abstratos?
a)    Nos seus mais encantadores sonhos havia sempre anjos e fadas.
b)    Ele entregou, finalmente, sua alma a Deus.
c)    O trabalho intenso não abrandou o remorso que estava instalado em seu coração.
d)    Os amantes apreciavam o céu, como se as estrelas pertencessem a eles.

2 – Assinale a frase correta quanto ao emprego do gênero dos substantivos.
a)    A perda das esperanças provocou uma profunda dó na personagem.
b)    O advogado não deu o ênfase necessário às milhares de solicitações.
c)    Ele vestiu o pijama e sentou-se para beber uma champanha gelada.
d)   O omelete e o couve foram acompanhados por doses do melhor aguardente.
e)    O beliche não coube na quitinete recém-comprada pelos estudantes.

3 – Considere as fases: Esta escada tem degrau irregular.
                                       O troféu vem adornado com ouro.
      Elas estão corretamente escritas no plural na alternativa:
a)    Estas escadas têm degraus irregulares.
Os troféus vêm adornados com ouro.
b)    Estas escadas têm degrais irregulares.
Os troféis vêm adornados com ouro.
c)    Estas escadas tem degraus irregulares.
Os troféus vem adornados com ouro.
d)    Estas escadas tem degrais irregulares.
Os troféis vem adornados com ouro.
e)    Estas escadas têm degrais irregulares.
Os troféus vem adornados com ouro.

4 – Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do gênero e do número das palavras.
a)    Os portas-retratos estavam espalhados sobre o baú.
b)    Toalhas laranja deverão recobrir as mesas usadas na próxima convenção.
c)    A empresa escolheu os uniformes na cor azul-marinha.
d)    Os assaltantes, munidos de pés-de-cabras, invadiram o banco.
e)    As folhas de sulfite para a impressão dos convites eram bege.

5 – A alternativa em que o termo em destaque exerce a função de substantivo é:
a)    Respondeu à pergunta com um sorriso amarelo.
b)    Estava pálida, e seu rosto apresentava tons amarelos.
c)    As cortinas amarelas combinaram com o ambiente.
d)    Marque com traço amarelo as ruas do mapa.
e)    Os amarelos de Van Gogh tornaram suas telas famosas.

6 – Em “O medicamento era destinado a pacientes de alcoolismo”, o substantivo em destaque é comum de dois gêneros. Assinale a alternativa que apresenta dois substantivos que também são comuns de dois gêneros.
a)    Mártir e monstro
b)    Carrasco e sósia
c)    Xereta e intérprete
d)    Criatura e piloto
e)    Ídolo e cônjuge.

7 – Analise as afirmações.
I – O substantivo tem o mesmo emprego que o substantivo vítima na forma masculina e na feminina.
II – Está correta, quanto à grafia, a frase: Um bom livro também ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso não aconteceria.
III – O plural de mãe-de-santo é mães-de-santo.
Está correto o que se afirma apenas em
a)    I.
b)    II.
c)    III.
d)    I e II.
e)    II e III.

8 – Quanto à flexão de gênero, os substantivos jornalista, criatura, carneiro e baleia, são, respectivamente.
a)    Sobrecomum, comum de dois gêneros, biforme e epiceno.
b)    Sobrecomum, sobrecomum, epiceno, biforme.
c)    Comum de dois gêneros, comum de dois gêneros, biforme, só é usado no feminino.
d)    Comum de dois gêneros, biforme, biforme, epiceno.
e)    Comum de dois gêneros, sobrecomum, biforme e epiceno.

9 – Os termos que fazem o plural da mesma forma que religião são
a)    Capitão e mamão.
b)    Cirurgião e negação.
c)    Limão e pão.
d)    Mão e pão.
e)    Mamão e cidadão.

10 – Em “Filhinho, sua noiva está ao telefone.” e em: “O pezinho do bebê ficou para fora do berço.” encontramos o emprego do diminuitivo pelas seguintes razões:
a)    Os diminutivos nas duas frases têm a conotação de tratamento carinhoso.
b)    O primeiro caso indica forma carinhosa e o segundo, tamanho pequeno.
c)    O diminutivo, na língua portuguesa, é usada sempre para expressar tamanho.
d)    Em ambos os casos, o uso do diminutivo é para indicar tamanho pequeno.

11 – A frase em que as duas formas destacadas estão empregadas de acordo com a norma padrão é:
a)    Como faz a maioria dos cidadãos, ao atingir a idade prevista na lei, requis sua aposentadoria, mas parece ter havido algum problema.
b)    Esperamos que ele continui a prestar a auxilio àquele grupo de guardas-civis envolvidos no projeto de atendimento à população desabrigada.
c)    Há muitos vices na política e não sei a quantos esse projeto de lei é capaz de satisfazer, motivo pelo qual não arrisco nenhum palpite sobre os entraves que encontrará.
d)    É este documento que contém os dados mais expressivos sobre a produção daqueles curta-metragens.

12 – Analise as afirmações:
I – Em – ... galões de água expostos sobre carros... – a preposição sobre poderia ser substituída por sob, sem prejuízo se sentido.
II – Fazem o plural da mesma forma que o substantivo galões as palavras cidadão, mamão e órfão.
III – O feminino de chefe se faz da mesma forma que presidente em – A presidente Argentina...
Está correto o que se afirma em:
a)    I, apenas.
b)    III, apenas.
c)    I e II, apenas.
d)    II e III, apenas.
e)    I, II e III.

13 – Quanto ao gênero e número dos substantivos, marque as frases incorretas:
(  )Quanto à flexão de gênero, os substantivos atleta, sósia, elefante e sapo são, respectivamente, comum de dois gêneros, sobrecomum, biforme e biforme.
(X)O plural de cola-tudo é colas-tudo.
(X)São substantivos abstratos: estudo, inveja, nuvem e ar.
(X)São substantivos primitivos: mala, lapiseira, ferro e pedra.
( )Alcateia, cáfila, fato e atlas são substantivos coletivos que designam, respectivamente, lobos, camelos, cabras e mapas.
(  )O substantivo flor classifica-se como comum, concreto e primitivo.
(  )Nos substantivos coma, capital, moral e guia haverá mudança de significado quando houver mudança de gênero.
(X)Quanto ao número, as palavras painel, tonel, fogaréu e pincel se flexionam de maneira idêntica à da palavra carretel.
(X)Quanto ao número, as palavras varapau, mingau, e degrau de flexionam de maneira idêntica à palavra igual.
(X)Os vocábulos pôsteres, zíperes, juniores, choferes, contêineres, qualqueres e caráteres são formas de plural dos substantivos terminados em R. Logo, todas as palavras estão flexionadas corretamente.
(X)Os vocábulos piresinhos, azuizinhos, anzoizinhos, chapeizinhos e cruzinhas estão no diminutivo plural de pires, anzol, chapéu e cruz e corretamente flexionados.
(X)São invariáveis, quando à flexão de número, os vocábulos chafariz, xadrezavestruz e arroz.
(  )O plural das palavras gérmen, hífen e abdômen pode ser flexionado de duas diferentes formas: germens ou gérmenes, hifens ou hífenes, abdomens ou abdômeres.
(X)A champanhe estava geladinha, mas optei por beber o aguardente.
(  )Adoro a voz da Marisa Monte. Ela é o meu ídolo.
(  )Ana faz parte de um clã de cigarros.
(  )Fiquei com um dó da secretária, pois houve uma pane no computador, e seu trabalho foi em vão.
(  )As palavras dinamite, entorse e cal são femininas.
(  )Durante o fogo houve vários empurras-empurras.
(  )O substantivos testemunha, cônjuge, pessoa e mascote, são sobrecomuns.
(X)Os substantivos guarda-municipal, guarda-sol e guarda-florestal, no plural, flexionam-se da mesma maneira.
(X)Nos revés da vida, precisa-se de coragem para manter a vontade de ser feliz.
(  )As palavras eczema, telefonema, herpes, hematoma e aneurisma são masculinas.
(X)As palavras libido, eclipse, comichão, derme e gênese são femininas.
(X)Faz-se o plural em ÕES: espião, limão, cidadão, vozeirão e cristão.
(  )Faz-se o plural em ÃES: capelão, escrivão, tabelião e alemão.
(  )Faz-se o plural em ÃOS: pagão, bênção, sótão, órfão e chão.
(  )Faz-se o plural de três maneiras: ancião e ermitão.
(  )Os salva-vidas ajudaram os vira-latas que estavam feridos perto dos meios-fios e quebra-molas.
(  )Compostos de sentidos opostos, o plural, flexionam da seguinte maneira: os entra-e-sai.
(  )Esses reco-recos estão me deixando louco.
(  )A flexão do plural das palavras abaixo-assinados, contra-ataques e vice-reitores está correta, pois os primeiros elementos são compostos de advérbio, preposição e prefixo.
(  )O composto pombo-correio pode se flexionar de suas formas.
(  )Os femininos de marajá e monge são, respectivamente, marani e monja.
(  )Vi dois beija-flores pousados em duas sempre-vivas.
(X)Os compostos alto-falante e alto-relevo são flexionados da mesma maneira.
(  )Arsenal, elenco e pinacoteca são substantivos coletivos que designam, respectivamente, armas, artistas e quadros.
(  )”O gatão pulou o muro”. O substantivo destacado está no grau aumentativo sintético.
(  )A flexão do plural de os arco-íris, os sem-terra e os alto-falantes está correta.
(  )Os substantivos colega, estudante e são comuns de dois gêneros.
(X)As palavras agravante, ênfase, milhar e echarpe são femininas.
(  )Os vocábulos adeuses e obuses são formas corretas de plural de adeus e obus.

14 – Transforme os verbos em substantivos:
Inverter – inversão.
Isentar – isenção.
Rescindir – rescisão.
Enrijecer – enrijecimento.
Desertar – deserção.
Morder – mordedura.
Reter – retenção.
Ascender – ascensão.
Absorver – absorção.
Envolver – envolvimento.
Inserir – inserção.
Entregar – entrega.
Enxertar – enxerto.
Aferir – aferição.
Conter – contenção.

15 – Transforme os adjetivos em substantivos:
Livre – liberdade.
Fiel – fidelidade
Inexorável – inexorabilidade.
Persuasivo – persuasão.
Idôneo – idoneidade.
Exausto – exaustão.
Árido – aridez.
Responsável – responsabilidade.
Disponível – disponibilidade.
Triste – tristeza.
Alegre – alegria.
Contemporâneo – contemporaneidade.
Apaixonado – paixão.

Ácido – acidez.

sábado, 6 de maio de 2017

CRÔNICA: PLEBISCITO - ARTUR AZEVEDO - COM GABARITO

CRÔNICA - PLEBISCITO
(Artur Azevedo)
          A cena passa-se em 1890.
         A família está toda reunida na sala de jantar. O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade.
         Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga.
        Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.
           Silêncio.
De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:
– Papai, o que é plebiscito?
O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme.
O pequenos insiste.
– Papai?
Pausa.
– Papai?
Dona Bernardina intervém:
– Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar que lhe faz mal.
            O senhor Rodrigues não tem outro remédio senão abrir os olhos.
– Que é? Que desejam vocês?
– Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.
– Ora essa, rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é plebiscito?
– Se soubesse não perguntava.
O senhor Rodrigues volta-se para dona Bernardina, que continua muito ocupada com a gaiola:
– Ó senhora, o pequeno não sabe o que é plebiscito!
 Não admira que ele não saiba, porque eu também não sei.
– Que me diz?! Pois a senhora não sabe o que é plebiscito?
– Nem eu, nem você: aqui em casa ninguém sabe o que é plebiscito.
 Ninguém, alto lá! Creio que tenho dado provas de não ser nenhum ignorante!
        – A sua cara não me engana. Você é muito prosa. Vamos: se sabe, diga o que é plebiscito! Então? A gente está esperando! Diga!…
             – A senhora o que quer é enfezar-me!
          – Mas, homem de Deus,para que você não há de confessar que não sabe? Não é nenhuma vergonha ignorar qualquer palavra. Já outro dia foi a mesma coisa quando Manduca lhe perguntou o que era proletário. Você falou, falou, e o menino ficou sem saber!
            – Proletário, acudiu o senhor Rodrigues, é o cidadão pobre que vive do trabalho mal remunerado.
           – Sim, agora sabe porque foi ao dicionário: mas dou-lhe um doce, se me disser o que é plebiscito sem se arredar dessa cadeira!
           – Que gostinho tem a senhora em tornar-me ridículo na presença destas crianças!
        – Oh! Ridículo é você mesmo quem se faz. Seria tão simples dizer: – Não sei, Manduca, não sei o que é plebiscito, vai buscar o dicionário, meu filho.
           O senhor Rodrigues ergue-se de um ímpeto e brada:
– Mas se eu sei!
– Pois se sabe, diga!
          – Não digo para não me humilhar diante de meus filhos! Não dou o braço a torcer! Quero conservar a força moral que devo ter nesta casa! Vá para o diabo!
       E o senhor Rodrigues, exasperadíssimo, nervoso, deixa a sala de jantar e vai para o quarto, batendo violentamente a porta.
          No quarto havia o que ele mais precisava naquela ocasião: algumas gotas de água de flor de laranja e um dicionário…
          A menina toma a palavra:
– Coitado do papai! Zangou-se logo depois do jantar! Dizem que é perigoso!
– Não fosse tolo, observa dona Bernardina, e confessasse francamente que não sabia o que é plebiscito!
        – Pois sim, acode o Manduca, muito pesaroso por ter sido o causador involuntário de toda aquela discussão: pois sim, mamãe, chame papai e façam as pazes.
      – Sim! sim! façam as pazes! Diz a menina em tom meigo e suplicante. Que tolice! Duas pessoas que se estimam tanto zangarem-se por causa do plebiscito!
         Dona Bernardina dá um beijo na filha e vai bater à porta do quarto:
– Seu Rodrigues, venha sentar-se; não vale a pena zangar-se por tão pouco.
        O negociante esperava a deixa. A porta abre-se imediatamente. Ele entra, atravessa a casa e vai sentar-se na cadeira de balanço.
     – É boa! brada o senhor Rodrigues depois de largo silêncio; é muito boa! Eu! Eu ignorar a significação da palavra PLEBISCITO! Eu!…
         A mulher e os filhos aproximam-se dele.
O homem continua num tom profundamente dogmático.
– Plebiscito…
E olha para todos os lados a ver se há por ali mais alguém que possa aproveitar a lição.
– Plebiscito é uma lei decretada pelo povo romano, estabelecida em comícios.
– Ah! Suspiraram todos aliviados.
– Uma lei romana, percebem? E querem introduzir no Brasil! É mais um estrangeirismo!…
______________________________________
Marque com um X o sinônimo da palavra ou expressão sublinhada.
1. Em: “… lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.”, a expressão em negrito significa:
a. (  ) jornais      b. (  ) trabalhos escolares       b. (  ) papeis      d. (  ) contas da família
2. A frase: “O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.”, pode ser entendida como “O senhor Rodrigues…
a. (  ) não encontra alívio para o seu sofrimento.
b. (  ) não tem outra solução a não ser abrir os olhos.
c. (  ) não tem jeito para abrir os olhos.
d. (  ) só encontrou um medicamento para o seu mal
3. Em: “Não admira que ele não saiba…”, a expressão em negrito pode ser entendida como:
a. (  ) é admirável        b. (  ) não causa espanto         c. (  ) não se admite      d. (  ) é incompreensível
4. Em: “Você é muito prosa.” a palavra em negrito significa:
a. (  ) vaidoso       b. (  ) sábio     c. (  ) estudioso     d. (  ) falador
5. Em: “Sim, agora sabe porque foi ao dicionário…”, a expressão em negrito pode ser entendida como:
a. (  ) comprou um dicionário         b. (  ) encontrou um dicionário
c. (  ) consultou o dicionário           d. (  ) pegou um dicionário
6. A frase: “Não dou o braço a torcer!”  pode ser entendida como:
a. (  ) Não gosto de brigar com quem é mais forte do que eu.
b. (  ) Não gosto de discutir sem ter razão.
c. (  ) Não gosto de sofrer dores.
d. (  ) Não me dou por vencido.
7. A frase: “A menina toma a palavra.”  pode ser entendida como: A menina…
a. (  ) …pensa no que irá falar.        b. (  ) …encontra uma solução.
c. (  ) …começa a falar.                      d. (  ) …para de pensar.
8. Em: “Pois sim, acode Manduca, muito pesaroso por ter sido o causador involutário de toda aquela discussão…” a palavra em negrito significa que Manduca:
a. (  ) causou a discussão de propósito
b. (  ) estava acostumado a causar discussões
c. (  ) não teve a intenção de causar a discussão
d. (  ) nunca conseguia causar uma discussão
9. Na frase: “O negociante esperava a deixa.” a expressão em negrito significa que o negociante esperava que:
a. (  ) esquecessem o incidente          b. (  ) o chamassem de volta
c. (  ) o deixassem em paz               d. (  ) não lhe fizessem mais perguntas
10. O principal objetivo do texto é:
a.( ) explicar o significado da palavra “plebiscito
b.( ) explicar o significado da palavra “proletário”
c.( ) retratar cenas típicas da família do século XIX
d.( ) caracterizar o comportamento de alguns tipos humanos
11. O senhor Rodrigues é caracterizado como:
a.( ) um homem culto
b.( ) uma pessoa orgulhosa
c.( ) uma criatura humilde
d.( ) um pau zeloso
Responda às perguntas comprovando suas respostas com passagens do texto.
12. Quando e onde se passa o episódio?____________________________
13. Os personagens do texto são: o senhor Rodrigues, Dona Bernardina, Manduca e a menina. Que relação de parentesco há entre eles? _________
14. No século XIX, era hábito os esposos se tratarem formalmente como senhor e senhora, em sinal de respeito. Como a história que acabamos de ler se passa em 1890, podemos observar que Dona Bernardina trata o marido de senhor e que o senhor Rodrigues trata a esposa de senhora. No entanto, há momentos em que Dona Bernardina, esquece essa formalidade e trata o marido de você. Quando isso acontece?
15. Manduca não sabe o significado da palavra plebiscito e pergunta ao pai, que parece se admirar do fato do menino desconhecer tal palavra. Dona Bernardina, porém, afirma que ninguém naquela casa – nem o próprio senhor Rodrigues – sabe o seu significado. No texto, lemos que o senhor Rodrigues reclama: “Ninguém, alto lá! Creio que tenho dado provas de não ser nenhum ignorante!”. Quem está certo e por quê?
16. Diante da pergunta do filho, quais as reações do Senhor Rodrigues?
Primeira reação: _______________________________________________
Depois: ______________________________________________________
17. No auge da discussão, o senhor Rodrigues retira-se para o quarto, onde, “havia o que ele mais precisava naquela ocasião: algumas gotas de água de flor de laranja e um dicionário.”. Por que o senhor Rodrigues precisava dessas duas coisas?
18. Afirmamos que o senhor Rodrigues não soube consultar o dicionário. Você concorda com nossa afirmação? Justifique sua resposta.
___________________________
GABARITO:
1.a   2.b    3.b    4.a    5.c     6.d      7.c      8.c      9.b 10.d 11.b
12. O episódio passa-se em 1980, após o jantar, na casa do senhor Rodrigues.
13. O senhor Rodrigues é marido de dona Bernardina e Manduca e a menina são filhos do casal.
14. Quando dona Bernardina discute com o marido, trata-o por você, esquecendo a formalidade.
15. Dona Bernardina é quem está certa, pois o senhor Rodrigues, apesar de negar que desconhece o significado da palavra plebiscito, vai mesmo é procurar ajuda num dicionário.
16. Primeira reação:  finge dormir, para não ter que dar uma resposta ao filho.
Depois: não tendo mais como continuar fingindo, recrimina o filho por desconhecer o significado da palavra.
17. O senhor Rodrigues precisava de algumas gotas de água de flor de laranja porque esse remédio caseiro, usado geralmente como calmante, poderia dar-lhe a tranquilidade de que necessitava naquela ocasião. Por outro lado, ele precisava do dicionário para procurar o significado da palavra plebiscito.
18. No dicionário encontramos
Plebiscito reunido em comícios. 2. Hoje, resolução submetida à apreciação do povo. 3. Voto do povo, por sim ou não, sobre uma proposta que lhe seja apresentada.

O senhor Rodrigues, ao consultar o dicionário, verificou que plebiscito é uma lei romana e, não compreendeu exatamente o que isso significa nos tempo de hoje. Por isso acusou-a de ser um estrangeirismo que queriam implantar no Brasil. Isso confirma o que dissemos: o senhor Rodrigues não soube consultar o dicionário, ao escolher um significado que não era adequado ao contexto.


EXERCÍCIOS SOBRE: ENCONTROS VOCÁLICOS/CONSONANTAIS E DÍGRAFOS – COM GABARITO

EXERCÍCIOS SOBRE: ENCONTROS VOCÁLICOS/CONSONANTAIS E DÍGRAFOS – COM GABARITO

1 – As palavras saúde e magoo possuem hiato. Indique a alternativa em que as duas palavras também possuem esse encontro vocálico.


a)    Mais e creem
b)    Álcool e doido
c)    Rua e doído
d)    Pois e tia.

2 – Quantos fonemas há, respectivamente, nos vocábulos chumbinho, sobrancelha, hombridade, fixo, quadro e guerra?
a)    6, 9, 10, 5, 6, 4
b)    9, 10, 9, 4, 6, 5
c)    6, 9, 8, 5, 6, 4
d)    8, 10, 8, 5, 5, 5

3 – Identifique a alternativa em que os vocábulos não apresentam dígrafo.
a)    Rejuvenescer – ombro
b)    Carrossel – querida
c)    Exceção – gueixa
d)    Escudo – equino

4 – Os vocábulos cárie, noite, e égua apresentam, respectivamente:
a)    Ditongo decrescente, ditongo decrescente, ditongo crescente
b)    Ditongo crescente, ditongo crescente, ditongo decrescente
c)    Ditongo crescente, ditongo decrescente, ditongo crescente
d)    Ditongo decrescente, ditongo crescente, ditongo crescente.

5 –Assinale a alternativa que apresenta hiato e ditongo, respectivamente:
a)    O ruído dos dois ratos assusta os rapazes.
b)    O quarto voo foi cancelado.
c)    O juiz disse que o café estava amargo.
d)    Nada é gratuito, somente a água que bebemos.

6 – Identifique a alternativa em que todas as palavras apresentam tritongo:
a)    Feiura – meia – criou
b)    Iguais – criei – criou
c)    Quaisquer – Paraguai – saguão
d)    Seio – quais – ceia

7 – Assinale a alternativa que apresenta ditongo e tritongo, respectivamente:
a)    Tampa – águam
b)    Falem – quão
c)    Estudam – enxáguam
d)    Pulam – Uruguai

8 – Em que alternativa o vocábulo apresenta dígrafo?
a)    Égua
b)    Aquário
c)    Equestre

d)    Aquilo