terça-feira, 7 de abril de 2015

MACROCAMPOS E ÁREAS DO CONHECIMENTO- PROEMI


“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar” (Edgar Morin)

           As ações dentro de cada macrocampo deverão visar à interação direta com o estudante, podendo também, incluir ações de formação dos professores, de gestão escolar e adequação dos ambientes escolares. É essencial que as ações  elaboradas para cada macrocampo sejam pensadas a partir das áreas de conhecimento, contemplando as orientações das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio – DCNEM, e envolvendo temáticas diversas por meio do diálogo entre os conteúdos dos diferentes componentes curriculares de uma ou mais áreas do conhecimento.
            Destaca-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio apontam que as propostas curriculares deverão contemplar os seguintes aspectos:
as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixos integradores entre os conhecimentos de distintas naturezas; o trabalho como princípio educativo; a pesquisa como princípio pedagógico; os direitos humanos como princípio norteador e; a sustentabilidade socioambiental como meta universal.
              Desta forma, compreende-se que os conhecimentos e a produção dos mesmos, deverão dialogar com a vida dos estudantes, na diversidade de contextos que compõem a realidade, e os conteúdos dos componentes curriculares/disciplinas devem articular-se entre si, o que pressupõe um currículo elaborado a partir das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
              As ações do PROJETO   deverão  estar  organizados dentro de um ou mais  dos Macrocampos abaixo(**obrigatórios):

Acompanhamento Pedagógico **;
Iniciação Científica e Pesquisa**;
Cultura Corporal;
Cultura e Artes;
Comunicação e uso de Mídias;
Cultura Digital;
Participação Estudantil;
Leitura e Letramento.
Macrocampos

 Os macrocampos deverão dialogar entre si e com o currículo.

Definição dos macrocampos

Compreende-se  macrocampo o conjunto de  atividades  didático-pedagógicas que estão dentro de uma área de conhecimento percebida como um grande campo  de ação educacional e interativa, podendo contemplar uma diversidade de ações que qualificam o currículo escolar.

Acompanhamento Pedagógico (obrigatório pelo menos uma atividade): 

    Atividades articuladas aos componentes curriculares ou complementares ao currículo, propostas a partir dos objetivos traçados pelo Projeto Pedagógico da Escola a partir dos interesses ou das dificuldades demonstrados pelos alunos, das necessidades identificadas na sociedade  e podem contemplar uma ou mais disciplinas ou conjunto de componentes curriculares, podendo focar em temáticas de interesse geral, áreas ou conteúdos específicos e disciplinas do currículo.
       Os Projetos de Acompanhamento Pedagógico podem envolver turmas completas ou grupos de alunos em função da proposta apresentada. Podem ainda ser espaço para articulação com outros programas e projetos tendo em vista as perspectivas dos alunos para a continuidade da trajetória de formação, a participação no ENEM e deverão permear as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Iniciação Científica e Pesquisa (obrigatório pelo menos uma atividade): 

       Atividades que integrem teoria e prática, buscando compreender a organização  e o desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas de ciências exatas, da natureza e humanas. As atividades relacionadas à Iniciação Científica podem ser desenvolvidas em laboratórios ou por meio de projetos de estudo e de pesquisa de campo  envolvendo  conteúdos  de uma ou mais áreas de conhecimento, buscando o aprofundamento e a  investigação organizada sobre fatos, fenômenos e procedimentos.        Podem desenvolver metodologias que permitam a sistematização do conhecimento, por meio da experimentação, da vivência e da observação dos fatos e fenômenos, da coleta e análise de dados e informações e a reflexão sobre os resultados alcançados.            As atividades de cunho científico podem permitir a interface com o mundo do trabalho na sociedade contemporânea, tecnologias sociais e sustentáveis, economia solidária e criativa, meio ambiente e diversas outras temáticas presentes no contexto do aluno.

Cultura Corporal:

 Este macrocampo  envolve atividades que promovam o desenvolvimento da consciência corporal; do movimento; a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e entre o indivíduo, o outro e o mundo; atitudes saudáveis; uso e organização de regras e disciplina. Abrange a identidade local e o intercâmbio com outras culturas. As atividades propostas poderão compreender esportes de campo e de mesa, artes marciais ou outras atividades corporais (malabarismo, yoga, tai chi chuam, maculelê, capoeira, dentre outras) e estar articuladas a outros macrocampos e projetos interdisciplinares da escola.

Cultura e Artes:

Atividades que envolvam conhecimentos e práticas (técnicas) de elaboração nas diversas formas de expressão artística, bem como atividades relacionadas à apreciação e análise da produção artística, auxiliando no desenvolvimento do aluno em aspectos relacionados ao senso estético, à relação entre cultura, arte, relações sociais, entre outras. Promovendo a reflexão sobre aspectos que envolvem as diferentes produções artísticas: pintura, dança, música, reciclagem e ecotécnicas, cinema, teatro e contação de história.

Comunicação e uso de mídias:

A partir de processos relacionados à educomunicação,  orientar e propor vivências em espaços de atuação que permitam ao jovem acesso às diferentes mídias e tecnologias da informação e da comunicação bem como a compreensão de métodos, dinâmicas e técnicas. Este macrocampo pode criar condições para a utilização dos instrumentos e ferramentas disponíveis, das formas e possibilidades de comunicação e de processos criativos, assim como viabilizar a reflexão sobre o uso crítico das diversas tecnologias em diferentes espaços do convívio social (fanzine, informática e tecnologia da informação, rádio escolar, jornal escolar, histórias em quadrinhos, fotografia, vídeos, dentre outros).

Cultura Digital: 

      Criar condições e espaços para que o jovem tenha acesso a ferramentas, instrumentos e informações que possibilitem compreender a amplitude da cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação, desenvolver habilidades para se comunicar em linguagem comum digital, percebendo as dimensões local e global, de tempo real, estabelecendo formas de interação que permitam utilizar o ambiente digital em diferentes espaços da vida – trabalho, desenvolvimento de pesquisa, acesso e produção de conhecimento, interação social, participação política entre outros aspectos e o uso de instrumentos tecnológicos como ferramentas que contribuem para a produção de conhecimentos (Software educacional/Linux Educacional; Informática e tecnologia da informação (Proinfo e/ou laboratório de informática); Ambiente de Redes Sociais).

Participação Estudantil:

        Apoiar a atuação  e organização da juventude nos seus processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política. Desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliem as condições de participação e assegurem a pluralidade de manifestação da juventude.
     Estabelecer formas de apoio para o desenvolvimento de alternativas estruturadas de organização, representação e participação no contexto escolar e social em que a escola e o aluno estão inseridos. (Constituir  e/ou fortalecer a Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola para ampliar a participação da comunidade escolar; Construir a Agenda 21 na Escola, dentre outros).

Leitura e Letramento:

     Criar alternativas  de leitura e produção de textos, explorando diversos gêneros que possibilitem ao estudante utilizar, desenvolver e apreender estratégias para a compreensão da leitura e organização da escrita em formas mais complexas.
      Propiciar experiências que desenvolvam habilidades necessárias à compreensão crítica das leituras realizadas. As ações deste macrocampo poderão focar a leitura e interpretação de textos, estudo sobre autores da literatura local, nacional e estrangeira e a proposição de projetos que permitam a vivência de situações do uso da leitura e da escrita relacionadas ao cotidiano e à vida do estudante.

domingo, 5 de abril de 2015

SIMULADO: PRONOMES COM GABARITO


Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos.

SIMULADO -  PRONOMES - COM GABARITO


1. (FUVEST-SP) Era para __________ falar _______ontem, mas não ______ encontrei em parte alguma.
a) mim, consigo, o
b) eu, como ele, lhe
c) mim, consigo, lhe
d) mim, contigo, te
e) eu, com ele, o 

2.(ES.Uberaba-MG) Assinale  o exemplo que contém mal emprego do pronome pessoal.
a) Nada mais há entre mim e ti.
b) Nada mais há entre eu e ti.
c) Nada mais há entre mim e  ele.
d) Nada mais há entre ele e você.
e) Nada mais há entre ele e ela.


3.(UEPG-PR) Na oração "Certos  amigos não chegaram a ser jamais amigos certos", o termo destacado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome
b) pronome adjetivo e adjetivo
c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto

4. (E.S.Uberada-MG) Assinale o item em que não aparece pronome relativo:
a) O que queres não está aqui.
b) Temos que estudar mais.
c) A estrada por que passei é estreita.
d) A prova que faço não é difícil.
e) A festa a que assisti foi ótima.

5. (UEPG-PR) Assinale a alternativa em que a palavra onde  funciona como pronome relativo.
a) Não sei onde eles estão.
b) "Onde estás que não respondes?"
c) A instituição onde estudo é a UEPG.
d) Ele me deixou onde está a catedral.
e) Pergunto onde ele conheceu esta teoria.

6. (FCMS-SP) Por favor, passe_____ caneta que está aí perto de você, _______ aqui não serve para _____ desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta, esta, mim
c) essa, esta, eu
d) essa, essa, mim

7. (UPPel-RS)
    I - O lugar _______ moro é muito pequeno.
   II - Esse foi o número _____ gostei mais.
  III- O filme _____ enredo é fraco, tem dado grande prejuízo.
    a) onde, que, cujo
    b) em que, de que, cujo o
    c) no qual, o qual, do qual o
    d) que, que, cuja o 
    e) em que, de que, cujo

8. (F.Londrina-PR) Para_____ poder terminar a arrumação da sala, guardem ______ material em outro lugar até que eu volte a falar _____, dizendo que já podem errar.
a) eu - seu - com vocês
b) eu - vosso - convosco
c) eu - vosso - consigo
d) mim - seu - com vocês
e) mim - vosso - consigo

9. (UECE) Na frase:
    "Você ignora que quem os cose sou eu", temos a indicação da classe gramatical correta no item:
a) que - pronome relativo
b) quem - pronome relativo
c) os - pronome pessoal
d) você - pronome demonstrativo

10. (Unimep-SP) "Visitei o sítio da amiga de Paula, o qual  muito me encantou".
       Usou-se  o qual  em vez de que:
a) Por uma questão de estilo.
b) Pois só o qual  é conectivo.
c) Pois a segunda oração é adjetiva.
d) Pois ali só caberia um pronome relativo.
e) Para  evitar-se ambiguidade.

11. (FEI-SP) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do pronome relativo:
a) É um homem em cuja honestidade se pode confiar.
b) Machado de Assis foi um escritor que as obras ficaram célebres.
c) Comprou uma casa suntuosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.
d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei assinar minha obra.
e) Os rapazes, cujos professores conversei com eles, prometeram  ajudar os colegas.

12. (FUVEST-SP) "Eu não sou o homem que  tu procuras, mas desejava ver-te, ou, quanto menos, possuir o ter retrato".
Se o pronome tu fosse substituído por Vossa Excelência, em lugar das palavras destacadas no trecho acima transcrito, teríamos, respectivamente, as seguintes formas:
a) procurais, ver-nos, vosso
b) procura, vê-la, seu
c) procura, vê-lo, vosso
d) procurais, vê-la, vosso
e) procurais, ver-vos, seu

13. (U.F.SC)No período "Avistou o pai, que caminhava para a lavoura", a palavra que classifica-se morfologicamente como:
a) conjunção subordinativa integrante
b) pronome relativo
c) conjunção subordinativa final
d) partícula expletiva
e) conjunção subordinativa causal

14. (MAK-SP) Relacione as duas colunas, substituindo o complemento verbal pelos pronomes pessoais oblíquos:
1. Não podia abandonar tia Marcela.
2. Era a pressa de saber as novidades.
3. Aproveitaria a tarde.
4. Haviam estabelecido uma espécie de turnos.
5. Um caixão régio (constatou satisfeita Vanda).
(   ) o
(    )la
(    )na
(    )la
(    )las
a)  5-1-4-3-2
b) 4-3-5-1-2
c) 3-1-4-2-5
d) 5-3-2-1-4
e) 1-4-2-5-3  

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que houve erro ao se substituir a expressão grifada pelo pronome oblíquo.
a) "antecederam a Segunda Guerra Mundial (antecederam-lhe)
b) "iniciando a série de science-fiction" (iniciando-a)
c) "procuraram descrever a sociedade do futuro" (procuraram descrevê-la)
d) "presenciava todos os atos individuais" (presenciava-os)
e) "caracterizam as modificações." (caracterizam-nas)

16. (UFPR) Assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras destacadas.
1. Assistimos à inauguração da piscina.
2. O governo assiste os flagelados.
3. Ele aspirava a uma posição de maior destaque.
4. Ele aspira o aroma das flores.
5. O aluno obedece aos mestres.
a) lhe, os, a ela, a ele, lhes.
b) a ela, os, a ela, o, lhes.
c) a ela, os, a, a ele, os.
d) a ela, a eles, lhe, lhe, lhes.
e) lhe, a eles, a ela, o, lhes.

17. (UNIRIO-RJ) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho.
"A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ________, porém, estavam mais gastos que ________.
a) esses/aquela
b) estes/aquela
c) estes/essa
d) aquelas/esta
e) estes/esses

18. (FCMSC-SP) Por favor, passe ________ caneta que está aí perto de você; ________aqui não serve para ______ desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta,esta, mim
c) essa, esta, mim
d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu

19. (UNISINOS-RS) O período em que o pronome possessivo destacado está mal empregado é:
a) Dirijo-me a ele, a fim de solicitar seu apoio.
b) Dirijo-me a ti, a fim de solicitar o teu apoio.
c) Dirijo-me a vós, a fim de solicitar o vosso apoio.
d) Dirijo-me a Vossa Senhoria, a fim de solicitar o seu apoio.
e) Dirijo-me a Vossa Senhoria, a fim de solicitar o vosso apoio.

20. (PUCSP) Na frase: "Chegou Pedro, Maria e o seu filho dela", o pronome possessivo está reforçado para:
a) ênfase
b) elegância de estilo
c) figura de harmonia
d) clareza
e) n.d.a

21. (CESGRANRIO-RJ) Assinale a opção que completa as lacunas da seguinte frase:
Ao comparar os diversos rios do mundo com o Amazonas, defendia com azedume e paixão a história ____ sobre cada _____.
a) desse/daquele
b) daquele/destes
c) deste/daqueles
d) deste/desse
e) deste/desses

22. (PUC-SP) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome.
a) O homem que chegou é meu amigo.
b) Notei um quê  de tristeza  em seu rosto.
c) Importa que  compareçamos.
d) Ele é que disse isso!
e) Vão ter que dizer a verdade.

23. (UFMG) Em todos os versos, o pronome em destaque está corretamente classificado, exceto em:
a) "Isto aqui não é Vitória-Nem é glória do Goitá", (indefinido)
b) "O mar de nossa conversa precisa ser combatido."(possessivo)
c) "Seu José, mestre carpina, que lhe pergunte permita."(pessoal)
d) "Primeiro é preciso achar um trabalho de que viva."(relativo)
e) "Mas este setor de cá é como a estação dos trens."(demonstrativo)

24. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente.
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

25. (SANTA CASA-SP) A carta vinha endereçada para _____ e para _____;______ é que a abri.
Assinale a letra correspondente à alternativa que completa corretamente as lacunas da frase apresentada.
a) mim/tu/por isso
b) mim/ti/porisso
c) mim/ti/por isso
d) eu/ti/porisso
e) eu/tu/por isso

26. (UFMG) Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em:
a) Tu dirás a Cecília  que Peri partiu.
b) Cecília viu perto a Isabel.
c) O tiro fora destinado a Peri  por um dos selvagens.
d) Cecília recomendou a Peri que estivesse quieto.
e) Peri prometeu a D. Antonio levar-te à irmã.

27. (ITA-SP) Dadas as sentenças:
I - Ela comprou um livro para mim ler.
II - Nada há entre mim e ti.
III - Alvimar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está(estão) correta(s)
a) apenas a sentença I
b) apenas a sentença II
c) apenas a sentença III
d) apenas as sentenças I e II
e) todas as sentenças

28) (ITA-SP) O pronome de tratamento usado para Cardeais é:
a) Vossa Santidade
b) Vossa Magnificência
c) Vossa Eminência
d) Vossa Reverendíssima
e) n.d.a

29. (FIUbe-MG) Fala com a gerência. Aposto que eles irão conseguir um lugar para _______. Aliás ______ mesmo aconteceu coisa idêntica.
a) ti/ com nós
b) ti/conosco
c) si/com nós
d) si/conosco
e) você/ conosco

30. (FATEC-SP) Assinale a alternativa  em que o pronome grifado foi empregado corretamente.
a) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
b) É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
c) O processo está aí para mim examinar.
d) Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução fosse  da vossa  alçada.
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

UTILIZANDO FILMES EM SALA DE AULA


O filme pode assim influenciar de forma positiva no comportamento e temperamento, poderá também beneficiar os professores como um recurso preparatório de trabalho, pois terão de servir como mediadores nesta nova geração (BETTI, 2003).

Utilizando filmes em sala de aula
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.
Algumas considerações iniciais

A prática de uso de filmes em sala de aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs discs e agora do Blu-ray.

O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.

Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.

Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:
a) A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.

b) O professor deve assistir ao filme com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme.

c) Muitas vezes, não se faz necessário que o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.

d) Salvo em época de colônia de férias e para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.

e) Prepare seus alunos para o filme. Em sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.

f) O item anterior fica totalmente revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.

g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...

h) Alguns docentes solicitam o preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?

i) Os filmes apresentam erros conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!

j) Nem só de filmes “prontos” vive a escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais, programas televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os disponibilizados para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!

k) Curta o momento com seu grupo! Vale todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!

FILME(ATIVIDADES): O PRESENTE - SINOPSE E ATIVIDADES PARA SALA DE AULA COM GABARITO

[...] trabalhar com o cinema em sala de aula é ajudar a escola a reencontrar a
cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema é o campo no
qual a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais amplos são
sintetizados numa mesma obra de arte (NAPOLITANO, 2003, p.11).

FILME(ATIVIDADES): O PRESENTE


          Jason Stevens tinha um relacionamento muito simples com seu milionário avô, Howard Red Stevens. Ele o odiava. Sem conversas francas, sem momentos de carinho, apenas o dinheiro ligava os dois. Então Jason imaginava que quando seu avô faleceu tudo que lhe sobraria seria outra simples transação de dinheiro, que a fortuna de seu avô lhe permitiria continuar a ter o estilo de vida que ele acostumou-se a ter. Mas ele acaba descobrindo que, como parte de sua herança, seu avô lhe deixou doze tarefas, as quais ele chama de presentes, cada uma desafiando Jason de uma maneira improvável. Cumprindo as tarefas ele irá aprender a repensar sua vida e compreender qual é a relação entre riqueza e felicidade.

Conforme o filme assistido e a sinopse, responda as questões abaixo:

1) Jason recebeu 12 presentes e estes trouxeram melhorias para sua vida. Explique quais foram essas melhorias.
Todas as tarefas tiveram o objetivo de promoverem mudança comportamental em Jason, que aprendeu a repensar sua vida e compreender qual é a relação entre riqueza e felicidade.
Ele entende que os relacionamentos verdadeiros são mais importante que alguém possa alcançar e que as pessoas que ele conquistaria ao longo de sua vida e que valeriam mais que os bilhões que ele herdaria.

2) "só começa a viver mesmo quem já perdeu tudo"... "eu perdi tudo três ou quatro vezes; é o lugar perfeito pra começar."      
Essa é uma das falas do avô falecido de Jason. Reflita sobre ela e comente o que isso quer dizer.
(Resposta Pessoal)

3) Os doze presentes foram colocados abaixo aleatoriamente. Reescreva-os conforme forem mais importantes pra você. (do mais importante para o menos importante).

a) O presente do (a) (Resposta Pessoal)

Conhecimento            
Amigo                                          
Trabalho                                      
Dinheiro                                    
Gratidão                                      
Família                                        
Alegria                                      
Problemas                                 
Amor                                            
Dia perfeito                                
Doação                                        
Sonhos                                      

b) Agora, explique o porquê de sua escolha para o primeiro presente de sua lista e o último.(Resposta Pessoal)

4) O que o presente dos problemas pode causar numa vida?
Aprender a "perder tudo" e começar do zero. Este fato nos traz de volta algumas coisas que esquecemos ao longo da caminhada; e se chegamos lá um dia, chegaremos novamente, pois o caminho é o mesmo e nos temos o mapa.

5) Vendo como tudo termina na história do filme, o dinheiro realmente pode suprir todas as áreas da vida de uma pessoa? Justifique sua resposta.
Não, algumas coisas na vida só aprendemos vivendo e que também existem coisas que não tem preço, como por exemplo: a importância dos relacionamentos, as amizades.
            
6) Comente qual foi a maior lição que você pode tirar dessa história.
Ensinamento sobre os verdadeiros valores da vida.



PROJETO DE LEITURA : "EU E O AUTOR"

PROJETO  DE  LEITURA : "EU  E  O  AUTOR"



Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela. LAJOLO (2004, p.7)


JUSTIFICATIVA


        Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e a falta de hábito de ler pelos alunos, observados na sala de aula, criei o Projeto: "Eu e o Autor", desde 1995 cuja a finalidade era despertar o interesse pela leitura, gerar afinidade e criar  uma atmosfera de amizade entre o leitor e o autor do livro, através do gênero textual: carta pessoal, tão pouco usado nos dias atuais.
        Por meio da carta o leitor interage com o autor, fazendo perguntas, questionando algumas passagens do livro, dando opiniões sobre o direcionamento da obra e  assim que recebe em sua casa uma carta-resposta do autor ele se surprende e motiva a continuar lendo. Desse modo o leitor foi cativado para a leitura.
          Com isso, motivando o aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.
         Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma "Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:
[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido-nessa textura-, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia."

         Desta forma, a leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.

OBJETIVOS



  • Estimular o prazer e as competências de leitura e escrita com ações humanas de apreciação e produção estética e afetiva;


  • Promover uma prática constante de leitura motivando o aluno para esta ação;


  • Desenvolver o senso crítico, a criatividade, a oralidade e a  socialização;


  • Valorizar os autores brasileiros e suas obras literárias;


  • Resgatar o Gênero Textual: carta pessoal;


  • Proporcionar situações de leitura compartilhada;


  • Enriquecer e ampliar o vocabulário.


CONTEÚDOS  CURRICULARES INTERDISCIPLINARES


       Os principais conteúdos trabalhados no Projeto e suas respectivas Áreas:

 Linguagem: as tipologias textuais: narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas e instrucional;leitura compartilhada;produção textual e cartazes;gêneros textuais: carta pessoal, texto didático, texto publicitário e reportagens;

 Ciências Humanas: a solidariedade, a leitura crítica da realidade e do contexto em que os alunos estão inseridos;o espaço geográfico do texto e também de locomoção entre a Escola e o Correios;

 Matemática: custo do envelope e do selo postal.

METODOLOGIA


       O projeto propôs aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Ayrton Senna a leitura de um livro paradidático infanto-juvenil "Procura-se um coração" de Lúcia Seixas, durante o primeiro bimestre, sendo uma aula semanal com o paradidático.
      Com o livro em mãos numa roda de leitura foi apresentado aos  alunos o livro, sua temática e a biografia da autora Lúcia Seixas.
    Em seguida começou a leitura compartilhada em voz alta se alternando e parando quando se faz necessário para discussão sobre o tema ou o significado de palavras desconhecidas.
     Durante os meses de fevereiro e março fizeram a leitura do livro com debates sobre a temática do livro"doação de órgãos", a partir dai despertou interesse nos alunos em saber mais sobre o assunto, então foram pesquisar na internet e trouxeram todo o material pesquisado para a sala de aula e diante do exposto, convidamos  a Enfermeira Fabiana Regina de Souza Molina - Coordenadora  da Central de Transplantes  de Mato Grosso -  para ministrar uma palestra sobre o tema e os alunos também fizeram uma exposição na escola,convidamos os demais alunos da escola para assistirem.
     Sendo assim, para concluir o projeto, os alunos escreveram uma carta para escritora Lúcia Seixas e foram ao Correios postá-la.
    Mas, alegria mesmo foi quando receberam a resposta da carta que enviaram para a escritora, a mesma postou em seu blog 
http://procuraseumcoracao.blogspot.com.br fotos dos alunos e comentou sobre o projeto.
   Desta forma o aluno fica motivado a ler outra obra de outro escritor e escrever novamente.

AVALIAÇÃO
        Acredito que este projeto sustentou uma proposta de trabalho para construção da leitura e da escrita de forma prazerosa e real.
     O trabalho foi altamente valorizado pelos alunos da própria turma, os demais da escola e também por outros educadores que tiveram a oportunidade de observar durante a culminância do projeto.
       A estratégia do projeto foi criar habilidade de leitura e escrita dos alunos, além da sensibilidade estética na produção textual.
       O envolvimento dos alunos com a pesquisa sobre "Doação de Órgãos", mostrou a função social que se deu com a leitura deste livro.
       Também, o interesse dos alunos por obras e autores brasileiros.
    A avaliação foi realizada a cada etapa do projeto, ouvindo os alunos, coordenação e direção da escola, os quais sinalizaram sucesso e desafios para futuros trabalhos.

AUTOAVALIAÇÃO

Assumi e encarei a diversidade de tarefas no âmbito das funções como uma oportunidade de melhoria;

Envolvi nas tarefas que me foram atribuídas com vista à execução do projeto, de forma pontual e rigorosa;
Demonstrei ter aptidão e conhecimentos adequados para coordenar este  projeto;
Procurei me atualizar os meus conhecimentos com relação a temática do livro durante a execução do projeto;
Acredito  que superei o objetivo.


OBS.: Vou escrever aqui algumas falas de escritores que já participaram deste Projeto.
...Agradeço a você e a seus alunos pelas deliciosas cartas que me enviaram.....Mas você é super gentil, sensível e deve conseguir que seus alunos amem as aulas, o estudo e os livros!Lúcia Goes (2/1/1996)

...Fiquei encantado com as cartas que recebi de seus alunos sobre meu livro. Agradeço, do fundo do coração. Isso é o mais gratificante para um escritor. Wagner Costa (12/12/1995)

...Quero, em primeiro lugar,parabenizá-la pelo trabalho efetuado com os alunos, tão importante para incentivar o gosto pela leitura...espero que continue estimulando em seus alunos o amor pelos livros... Rosana Rios (21/05/1996)

...De novo, as cartas de vocês me banharam de alegria, e vai aqui meu muito obrigado!Achei bonito e da melhor qualidade pedagógica o trabalho que você desenvolveu com "O Segredo da Amizade"...gostaria que me enviasse, pois pretendo mostrar nas minhas andanças e dizer com orgulho, carinho e esperança que em Juina(pois morava lá) há professoras com essa  sensibilidade e competência! Wagner Costa (3/12/1995)

...Que bom receber notícias de você e do belo trabalho que você continua desenvolvendo....e que desse modo sejam despertados para o prazer da leitura, tenho certeza de que todos os horizontes de seu sucesso e felicidade futuros estão sendo abertos à frente deles. Pedro Bandeira (nov/2012)

...Fiquei muito contente com as cartas de vocês, com o carinho, com as palavras amigas. E quero mandar um beijo bem gostoso para cada um, com os votos de que continuem a gostar de ler, sempre...Sonia Junqueira (1/2/1996)

...Fiquei encantada com as cartas..são lindas, emocionantes.Recebi deles muitos estímulos, excelentes comentários, desenhos, elogios, abraços, beijos e uma porção de convites para visitar Juina. Depois de ler as cartas fui procurar Juina no mapa.Achei e fiquei me perguntando como é que essa meninada vive, o que fazem, ...quem são esses meninos e meninas, como são os professores, como vivem? Coloquei as cartas deles num quadro para enfeitar a parede do meu estúdio, perto do computador. Vou lê-las sempre.Regina Chamlian (10/6/2002)

...Seus alunos são muito legais e você também deve ser, por dar estímulo e liberdade a eles. Eva Furnari (25/11/2001)

...Achei interessante este projeto e lindos acrósticos seus alunos fizeram...continue incentivando a leitura. Angela Carneiro (10/2/1996)

....Continuem lendo, lendo bastante. Ler é diferente de estudar. É muito mais gostoso do que estudar. E a gente aprende muito, muito mais! Se vocês não puderem comprar livros, visitem a biblioteca da sua escola, do seu bairro, peçam livros emprestado, peçam para seus pais comprarem para vocês. Mas nunca deixem de ler. No conhecimento está a diversão, está a felicidade. Na falta de leitura, na ignorância, está a tristeza, está a escravidão. Pedro Bandeira (15/7/1996)

...Eu achei simplesmente admirável o trabalho que você tem com os seus alunos. Fazê-los participar de primeiras experiências como ler e escrever cartas é muito mais que se preocupar em ensinar. É uma demonstração de puro amor à profissão e chega a emocionar. E olha que eu sou meio durão... quer dizer, durão uma ova! Eu me emociono facilmente e confesso que fiquei mole quando vi aqueles garranchos infantis me elogiando. Realmente, o trabalho desenvolvido por você merece que a gente fique aplaudindo sem parar. Aurélio de Oliveira (4/11/1996)

e muitas outras......






        Eu e meus alunos do Centro Educacional Ayrton Senna de Várzea Grande-MT no Correio postando carta para a Escritora Lucia Seixas.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE LEITURA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR   DE  LEITURA



HISTÓRIA  -       A  Biblioteca  e a Sala de Leitura em uma escola desempenham papel fundamental dentro da nova perspectiva do Ensino Fundamental e Médio onde deve-se priorizar a construção  do conhecimento, desprezando o repasse de conteúdos que não permite ao aluno sentir-se agente da sua própria história e da construção do seu conhecimento neste  contexto e acreditando que o ensino da história deve acontecer com a participação ativa do aluno, permitindo que este entenda, relacione e de opinião crítica sobre os fatos históricos vistos, sendo capaz de correlacioná-los com sua vivência, é que várias atividades podem ser  realizadas através de leituras de livros paradidáticos de apoio, assim como pesquisas e a interpretação de documentos históricos.
        As atividades abaixo poderão possibilitar aulas de história mais dinâmicas e  agradáveis ao aluno, como também  levar os profissionais a buscarem o auxílio  de  colegas, trabalhando assim com a interdisciplinariedade  e os temas transversais:

Dramatização

Segundo Araújo (2009, p. 174), “o teatro pode ser usado como prática pedagógica como uma maneira de representar, interpretar e conhecer o homem e a sociedade criada pelos homens”.

         Após a leitura de livros paradidáticos realizar debates e a dramatização ou teatros sobre os temas, épocas e modo de viver dos personagens, buscando a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Esse tipo de atividade pode ser usada em todas as etapas do ensino e disciplinas curriculares. A dramatização ou apresentação teatral na escola é de grande valia, isso porque possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento.
         O teatro permite ainda uma interação entre o aluno e o texto e consequentemente entre os participantes da dramatização, este dá a oportunidade de o aluno melhorar a percepção, o senso crítico, a forma de se expressar oralmente e de se comunicar em contextos sociais, como nos afirma Oliveira e Stoltz (2010, p.81).


Interpretação de Documentos Históricos

"Os infinitos herois desconhecidos valem tanto quanto os maiores herois da História" 
(Walt Whitman)

        A leitura, o levantamento de ideias principais e a discussão sobre documentos de época (ponto de vista das pessoas naquele momento histórico) tornam mais fácil a compreensão do fato histórico em si e possibilitam críticas sobre determinados comportamentos e "personagens" da história.

Pesquisas 

Conforme Demo (2003, p. 2), “Educar pela pesquisa tem como condição primeira que o aluno seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a
tenha como atitude cotidiana”.

       Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado. Outro ponto de grande relevância que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações. 
       A pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.


Leitura 


"[...] no momento da leitura, no entanto, a palavra se configura e se dispersa, rompe a linearidade, produz resultados indeterminados, imperceptíveis, muitas vezes. Na leitura, a atividade mental de um 'eu', como trabalho simbólico e fundamentalmente dialogia,polifonia. (Bahktin,1981.p.28)

       Ler livros de histórias permite  ao aluno dá vida à obra, mas é ela que lhe passa informações, conhecimento, sabedoria. Também por esse ângulo as expectativas colocadas na leitura compreendem-na como doadora, administrando benefícios a seus usuários. Esses resultados podem não ser imediatamente mensuráveis, mas se refletem a longo prazo, transformando o consumidor num ser elevado, enriquecido pela experiência herdada dos livros desta forma participando na sociedade, com espírito crítico, enriquecendo a cultura de como era o modo de vestir, pensar, viver e se comportar do homem nas diferentes épocas(idade média por exemplo), estabelecendo comparações com os dias de hoje podendo "ver" a evolução do homem no espaço geográfico e nas suas relações com o próprio ser humano e ampliando a visão de mundo.

Criar Novas Histórias

 "Através do recontar histórias, no desenvolvimento da linguagem
oral dos alunos em sala de aula, o que abrange os seguintes objetivos específicos:
identificar os aspectos narrativos (sequência temporal e causal) e o vocabulário
manifesto pelo leitor na reconstrução oral dos textos narrados por meio do
aspecto semântico e do pragmático."COELHO (1991) 

         Depois de ler um livro o aluno poderá baseando-se nele, criar novas  histórias dando seu próprio significado, reconstruindo através de suas experiências pessoais, pois a leitura não se constitui em um ato solitário, nem em atividade monológica do indivíduo como se pensava há algum tempo, pois no processo da leitura se dá a interação do leitor não apenas com o autor, como também com os leitores virtuais criados pelo mesmo no momento da escritura, estabelecendo dessa forma, relações plurais. Nessa medida, a leitura compreendida, sobretudo em seu caráter dialógico, constitui-se em precioso instrumento no processo de produção do conhecimento por oportunizar ao leitor o contato com diversificadas formas de visão e compreensão de mundo. Leitor e leitura se constituem portanto, como elementos vitais nesse processo de interlocução contínua, capaz de alargar indefinidamente as possibilidades de atribuição de sentidos.

Trabalhar com músicas 

"A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro." Platão

     Interpretar músicas, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Trabalhar com lendas e mitos


"São narrações em que se procura explicar a origem dos seres vivos e de certos objetos ou a origem de algum costume." Théo Brandão

       As lendas e mitos são importantes para a promoção dessas descobertas que envolvem sentimentos, valores e costumes. Caracterizando essa temática como uma forma de estimular o encantamento, uma fonte que mistura a fantasia e realidade desenvolvendo o imaginário. 

Construir, Criar História em Quadrinhos

"Nas escolas em circulam diversos tipos de textos, livros, jornais, revistas e quadrinhos, os alunos leêm e escrevem mais rapidamente e se tornam capazes de buscar as informações de que necessitam."
Marcelo Campos Pereira.


        As Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios
       
Júri Simulado

“As dinâmicas de grupo quando aplicadas no ambiente de sala de aula propiciam a integração e o relacionamento interpessoal entre alunos e professores." (Luis Alves)


          O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas como:aborto, maioridade penal, pena de morte, JK: Herói ou vilão, socialismo ou capitalismo, inclusão ou meritocracia, Lei de Cotas, royalties do Pré-sal, festas open bar, dentre outras temáticas.
           O desenvolvimento da atividade de Júri Simulado é satisfatório, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de forma direta e indireta, possibilita dotá-los de informações úteis na construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como ampliação de sua percepção de mundo.  


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

             É através da leitura que podemos enriquecer o aluno levando-o a pensar, repensar situações e buscar ver que existem vários pontos de  vista sobre um mesmo tema, que  existem interesses diferentes e formas diversificadas de contar e analisar um mesmo assunto, e é essa maneira diferente de ver as coisas que acontecem e de contá-las que resulta a nossa história, a nossa cultura.
                      Além das atividades sugeridas muitas outras podem ser desenvolvidas, pois cada professor, cada sala, cada assunto são realidades distintas e possuem objetivos diferentes, embora a meta maior seja a mesmo: levar o aluno a ser uma pessoa feliz e de sucesso, construindo uma sociedade mais participativa, atuante e consciente até termos um mundo realmente melhor, um homem compromissado com o meio  e principalmente com um relacionamento mais solidário e humano entre as pessoas. Um cidadão que busque e encontre soluções para os problemas que enfrenta hoje.


“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”, Valéria Thomazini

PESQUISA NA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Temas para Pesquisa na Área Ciências da Natureza e Matemática


1. A decomposição do lixo.
Conheça o processo de biodegradação do lixo, a produção de resíduos e os problemas que acarretam ao ecossistema, através de conceitos de termoquímica e de reações.

2. Genética: determinação dos padrões de herança.
A partir do conhecimento da genética clássica e molecular, discuta com a turma as diferenças entre características genéticas, hereditárias,    congênitas e adquiridas.

3.Organizando a vida financeira.
Estimule os alunos aplicar a teoria à prática e utilizar os conceitos de Progressão Aritmética e Geométrica na hora de calcular seus gastos.

4. Como surgem as galáxias?
Amplie a compreensão da turma sobre o ciclo de vida das estrelas, levando-os a refletir sobre a essência da matéria e como ela se combina para dar origem ao Universo.

5. Como se formam os hidrocarbonetos?
Compare as moléculas de diferentes tipos de plástico para ensinar o conceito de ligações covalentes.

6. Estamos sozinhos no Universo?
Comente com a turma a recente descoberta de um novo planeta e levante hipóteses sobre as condições necessárias para o surgimento da vida.

7. O aproveitamento da energia solar.
Estimule a turma a pesquisar meios eficazes de geração de energia para entender como ocorre a captação da luz solar.

8. O que é diabetes?
Usando casos reais, debata com a classe quais sãos as principais causas dessa doença e como é possível tratá-la.

9. Conceitos de Física no estudo dos fenômenos climáticos.
Explique os conceitos utilizados na análise das alterações climáticas, como aquecimento global e efeito estuda, que afetam nosso planeta.

10. Como funciona uma hidrelétrica?
Analise com a turma quais as diferentes formas de energia utilizadas e as transformações pelas quais elas passam durante o processo de produção de energia elétrica.

11. É possível exercitar o cérebro?
Apresente para a classe o funcionamento do sistema nervoso e discuta as recentes descobertas da ciência sobre a maneira como processamos informações.

12. As relações trigonométricas na fotografia.
Pesquise com os alunos a presença das relações trigonométricas no cotidiano das pessoas e especialmente na fotografia.

13. Consequências do aquecimento global para os seres humanos.
Pesquise com os alunos como a mudança climática pode agravar problemas da humanidade como a fome e a pobreza.

14. O que é Neodarwinismo?
Estude com a turma o processo evolutivo e as contribuições da genética para o campo.

15. Do petróleo à gasolina.
Debata com a classe a importância econômica dos combustíveis fósseis e utilize os exemplos surgidos para ilustrar os processos químicos de transformação dos hidrocarbonetos.

16.Como o corpo reage ao excesso de exercício?
Os alunos pesquisam nas aulas de Educação Física e Biologia quais alterações fisiológicas ocorrem no corpo durante os esforços físicos extremos.

17.Ao planejar a pavimentação, a garotada aprende sobre polígonos.
Proponha a resolução de problemas sobre a colocação de pisos e pavimentos para discutir o cálculo de áreas.

18.Compare dados estatísticos usando gráficos.
Alunos transformam tabelas estatísticas em gráficos, facilitando a tarefa de comparar dados.

19. As ondas sonoras e suas propriedades físicas.
Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis para a audição.

20. Métodos contraceptivos: pesquise com os alunos uso e eficácia.
Ajude os alunos a conhecer o uso e os benefícios de cada método anticoncepcional - e a eficácia da camisinha.

21. Afinal, para que serve a próstata?
Explique para a turma as diferentes funções do órgão em homens e mulheres.

22. É possível se movimentar somente com a "força do pensamento"?
Aproveite as recentes descobertas da ciência para explicar os atos voluntários e reflexos.

23. O que causa e como prevenir o infarto do miocárdio?
Retome com a turma o sistema circulatório e discuta maneiras de prevenção da doença.

24. Como funciona o raio laser?
Mostre aos alunos as diferentes frequências do espectro luminoso e as aplicações dos diferentes tipos de radiação no cotidiano.

25. As diferentes formas do carbono.
Identifique com a turma as estruturas alotrópicas do carbono e explique suas diferentes aplicações.

26. Quais as causas das doenças relacionadas à visão?
Discuta com a turma como a tecnologia pode ajudar (ou atrapalhar) os diagnósticos médicos.

27.Homens também têm hormônios femininos?
Convide a turma a explorar a diferença entre os hormônios sexuais e suas funções no corpo humano.

28.De onde vem o petróleo?
Apresente à turma a composição e o processo de produção do petróleo e explique o que é a camada pré-sal.

29.Quais os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade?
Convide os alunos a investigar os efeitos do aquecimento global sobre a cadeia alimentar e a biodiversidade no Ártico.

30. Gravidez: o que pode e não pode?
Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.

31.Por que estudamos Matemática?
Coloque a garotada para explorar várias áreas do conhecimento e descobrir a importância desse campo de estudo em seu cotidiano.

32.Como funcionam os hormônios à medida que envelhecemos?
Explique a relação entre a diminuição na produção hormonal e o envelhecimento de homens e mulheres.

33.Como a Física explica o projeto de trem de alta velocidade?
Utilize os conceitos da Física para entender o projeto de um sistema de transporte que pode chegar à velocidade próxima à do som.

34.Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso corpo?
Discuta os efeitos de substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência.

35. A Física por trás dos sensores de movimento.
Entenda as novas tecnologias que antes estavam apenas nas telas do cinema.

36.Estatística para entender e construir gráficos.
Proponha para a turma a elaboração de gráficos a partir de informações coletadas na escola ou extraídas da internet.

37.Sistema Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue.
Apresente o sistema circulatório para a turma e explique suas principais características.

38.Nutrientes: importância e classificação em substância orgânica e inorgânica.
Discuta sua classificação e relembre conceitos importantes de anos anteriores do Ensino Médio.

39. Como explicar o fenômeno das aves que migram no frio?
Desvende com a turma alguns dos mistérios sobre os motivos e procedimentos desse acontecimento.

40. A relação entre divisão celular e câncer.
Explique à turma os processos de divisão celular e os problemas relacionados a eles que podem causar a doença.

41.Humano x bactérias: como ambos se defendem?
Analise o mecanismo de resistência das bactérias aos antibióticos e seu funcionamneto no corpo humano.

42.Ondas eletromagnéticas e meios de comunicação.
Estude os tipos de ondas eletromagnéticas e ajude os alunos a compreender como elas estão por trás do funcionamentos dos meios de comunicação mais corriqueiros, como o celular.

43. O papel dos hormônios no corpo humano.
Leve imagens do corpo humano para os alunos e proponha um estudo sobre o papel do sistema endócrino no organismo.

44. Apresente o processo de fermentação colocando a mão na massa.
Organize experiências em sala de aula e mostre como ocorrem os processos de fermentação.

45.Reprodução das plantas.
Explique os diferentes mecanismos de reprodução das plantas e analise como estão ligados à evolução.

46.Dualidade onda-partícula.
Apresente aos estudantes conceitos básicos da Física Moderna, uma nova explicação para os fenômenos da natureza.

47.Ligações covalentes e os gases do efeito estufa.
Use ligações covalentes e geometria molecular para entender o efeito estufa.

48.Propriedades químicas dos sais.
Aborde as propriedades dos sais e relembre conceitos como reação ácido-base, compostos iônicos e nomenclatura.

49.Migração e o que muda nas espécies quando os animais viajam.
Explique como os espécies sofrem alterações quando mudam de local.

50. Como a genética influi nas doenças hereditárias.
Apresente os princípios genéticos básicos para entender porque algumas doenças são hereditárias.

51.Bóson de Higgs e a origem do Universo.
Conte aos alunos como a colisão de prótons pode explicar a origem de toda a matéria existente.

52.Por que os peixes morrem em águas poluídas?
Mostre que a sujeira não é a unica culpada pela morte dos animais em águas contaminadas.

53.Os vestígios da evolução das espécies.
Pesquisar sobre orgãos vestigiais, criacionismo e evolucão das espécies.

54. Reconstituindo a queda do meteorito.
Use o caso do meteorito que caiu na Rússia para explicar cálculos de energia cinética e térmica.

55. O que é terapia genética?
Pesquisar e  explicar o que é a terapia genética e como ela funciona no organismo.

56.Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?
Explique como funcionam as pílulas anticoncepcionais.

57.Monera: Que reino é esse?
Pesquisar  para apresentar bactérias e cianobactérias.

58. A expansão do universo.
Pesquisar e  discutir a expansão do universo com conceitos de Física.

59. Como funciona o relógio biológico?
Pesquisar e  discutir os ritmos do corpo e o relógio biológico.

60. Medula óssea: que órgão é esse?
Pesquisar e  explicar o que é a medula óssea e qual sua relação com a produção do sangue e o sistema imunológico.

61.Cetáceos: os mamíferos do mar.
Pesquisar e  abordar a biologia dos cetáceos, os mamíferos do mar.

62.Carbono: existe vida sem ele?
Pesquisar e  falar sobre as propriedades do carbono.

63.Como funciona a cirurgia bariátrica?
Pesquisar e  explicar o funcionamento do sistema digestivo e o que é a cirurgia de redução do estômago.

64.Viagens no tempo: uma realidade possível?
Discutir conceitos de física que possibilitariam uma viagem pelo tempo e espaço.

65. Como funciona o GPS?
Pesquisar e  explicar o funcionamento dos sistemas de GPS.

66. Biomimética: a ciência que imita a natureza.
Pesquisar e  abordar a biomimética: a ciência que imita a natureza.

67.Tatuagem e as camadas da pele.
Pesquisar e explicar a composição da pele e suas funções.

68.Ronco: o preço da evolução.
Pesquisar e  abordar a fisiologia do ronco e como ele está relacionado com a evolução.

69. Concentração dos nutrientes e molaridade.
Pesquisar os temas como molaridade, concentração e mols.

70. Limites do corpo humano.
A partir do exemplo dos atletas, proponha uma discussão com a turma sobre a resistência do corpo humano a situações limite.

71. O que é preciso para flutuar na água?
Pesquisar e  discorrer sobre os processos de flutuação.

72. Como medir o tempo de reação?
Pesquisar e discutir tempo de reação.

73. Sacolinhas plásticas são a melhor opção?
Pesquisar e  debater a proibição das sacolinhas nos mercados paulistanos e em outras cidades.

74. Órgãos vitais e anatomia humana.
Pesquisar e  depois  levar os alunos ao laboratório para ensinar órgãos vitais e funcionamento do corpo humano.

75. Cinco oceanos, cinco problemas.
Pesquisar e  discutir os principais problemas dos oceanos.

76. Relações entre economia e conservação da natureza.
Pesquisar e abordar os mecanismos de conservação da natureza e as relações entre preservação e economia.

77. O ABC da tabela periódica.
Pesquisar e  trazer as principais características da tabela periódica.

78. Vênus e Terra: tão longe, tão perto.
Pesquisar e  abordar o trânsito de Vênus e as principais diferenças e semelhanças entre Vênus e a Terra.

79.Destilados e o processo de separação de misturas.
Pesquisar e  enfatizar o  processo de separação de misturas, focando na destilação.

80.Por que a Ciência muda o que dizia ser verdade?
Pesquise  sobre as verdades transitórias da Ciência.

81. Como os prédios ficam de pé?
Pesquisar  sobre a estrutura das edificações.

82. Como uma onda no ar: a física do som.
Pesquisar e  discutir o princípio da propagação de ondas sonoras.

83. Na trilha da evolução.
Pesquise e discuta diferentes modelos de teorias evolutivas.

84. A extinção de espécies é uma questão de escolha?
Pesquise e  discuta os processos de extinção na natureza.

85. Cérebro: o universo das sinapses.
A partir de um debate sobre o autismo, explique como acontecem as transmissões de informações no cérebro e o quanto esse processo é responsável por nossas sensações.

86. O uso consciente dos medicamentos.
Pesquisar e  propor uma discussão sobre a superdosagem e alerta para os perigos da automedicação.

87. Transgênia x Hibridismo.
Pesquisar e  explicar as diferenças entre transgênia e hibridismo.

88. Essências e corantes: a química da gastronomia molecular.
Pesquisar e propor experiências para que os alunos compreendam o processo de destilação por arraste e a transformação dos ésteres.

89. Por que o cinto de segurança nos protege?
Pesquise e  discuta o impacto físico dos acidentes automobilísicos e fala sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.

90.Um projeto para transformar lixo orgânico em combustível.
Pesquisar e propor a elaboração de um projeto para transformar o lixo orgânico em combustíveis e fertilizantes nas cidades de médio porte.

91. Energia cinética e o funcionamento dos carros híbridos.
Pesquisar e  explicar o que é a energia cinética e mostrar o que ela tem a ver com o funcionamento dos carros híbridos.

92. Situações problema envolvendo o cálculo da inflação.
Explicae o que é a inflação e propor a resolução de situações problema envolvendo juros simples e compostos.

93. Aerodinâmica: por que os aviões voam?
Pesquisar e explicar porque os aviões voam e trabalha os conceitos de aerodinâmica.

94. Invasão biológica e desequilíbrio ambiental.
Discutir as consequências da introdução de espécies invasoras em diferentes habitats.

95. Biopirataria: o roubo da biodiversidade.
Pesquisar e  explicar o que é a biopirataria.

96. Diferentes tipos de radiação.
Pesquisar  sobre os diferentes tipos de radiação.

97. Charles Darwin e a evolução.
Pesquisar  sobre as teorias evolucionistas de Lamarck, Darwin e dos cientistas adeptos ao chamado Neodarwinismo.

98. O ciclo da água e a origem das formas de vida.
Pesquise e explique o ciclo da água  mostrando a sua importância para a existência de qualquer forma de vida.

99. Doping e os efeitos dos diuréticos no organismo.
Pesquisar e explicar porque as  substâncias como a furosemida, presente nos diuréticos, reagem no organismo.

100. Drogas: quando a busca por prazer se torna uma doença.
Pesquisar e  explicar como se dá a dependência química e os efeitos da abstinência no organismo.