sexta-feira, 5 de abril de 2024

GRAMÁTICA: COMPLEMENTOS VERBAIS - OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO - COM GABARITO

 Gramática: Complementos verbais – Objeto direto e Objeto indireto

        Complementos verbais são termos que completam o sentido de alguns verbos.

        Os completos verbais são: objeto direto e objeto indireto.

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        Objeto direto – é o complemento que vem ligado ao verbo, sem preposição. Exemplo: Daniela colhe as flores. Sujeito: Daniela. Predicado: colhe as flores.

        Daniela colhe...

        Colhe é a parte mais importante do predicado – é o núcleo do predicado.

        Colher é um verbo que precisa de um complemento.

        Daniela colhe... O quê?      as flores.

        As flores é um complemento do verbo colher, empregado sem preposição – é um objeto direto.

        Objeto indireto – é o complemento que vem ligado ao verbo por preposição. Exemplo: Daniela gosta de flores.

        Daniela gosta... De quê?      de flores.

        De flores é um complemento do verbo gostar, empregado com preposição – é um objeto indireto.

        Observe:

·        Para se conhecer o objeto direto, faz-se a pergunta o quê? Quem? depois do verbo.

·        Para se conhecer o objeto indireto, faz-se uma dessas perguntas, depois do verbo: de quê? de quem? a quê? em quê? em quem?

        Há verbos que precisam de dois complementos. Exemplo:

        Daniela deu a flor para a professora.

        Deu – o quê? a flor.

                   Para quem? – para a professora.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os objetos diretos.

a)   Mamãe comprou a boneca.

b)   Papai tomou o sorvete.

c)   Ganhamos uma bola.

d)   Vera vendeu o carro.

e)   Lia lavou os pratos.

f)     Mariana plantou uma árvore.

02 – Circule os objetos indiretos.

a)   Mariana gosta de pastel.

b)   Titio viajou de avião.

c)   A criança precisa de amor.

d)   Duvido destas garotas.

e)   Papai gostou do suco.

f)     Acredito em seus amigos.

03 – Observe os termos destacados e marque:

A – Objeto direto.

B – Objeto indireto.

(B) Todos acreditam em você.

(A) Resolveram os problemas.

(A) Esqueci os documentos.

(B) Papai gostou do suco.

(B) Esqueci dos documentos.

(B) Titia deu um presente para Vera.

(B) Ele não concorda com você.

(B) Ele levou uma cesta com pães.

04 – Faça análise sintática dos termos das orações abaixo.

a)   Vera e Jorge concordaram com você.

Sujeito composto: Vera e Jorge.

Núcleo do sujeito: Vera – Jorge.

Predicado: concordaram com você.

Núcleo do predicado: concordaram.

Objeto indireto: com você.

Núcleo do objeto indireto: você.

b)   Marcos sempre manda flores aos amigos.

Sujeito simples: Marcos.

Núcleo do sujeito: Marcos.

Predicado: sempre manda flores aos amigos.

Núcleo do predicado: manda.

Objeto direto: flores.

Objeto indireto: aos amigos.

Núcleo do objeto indireto: amigos.

c)   Gracinha comprou as verduras.

Sujeito simples: Gracinha.

Núcleo do sujeito: Gracinha.

Predicado: comprou as verduras.

Núcleo do predicado: comprou.

Objeto direto: as verduras.

Núcleo do objeto direto: verduras.

 

GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Interjeição

        Interjeição é a palavra invariável usada para exprimir sensações, emoções e sentimentos. Exemplos: Puxa vida! Que bacana! / Oba! Como minha pipa subiu!

        As interjeições podem expressar sentimentos e emoções variadas:

Alegria: ah! Oh! Oba!

Advertência: cuidado! Atenção! Calma!

Animação: coragem! Avante! Eia! Vamos!

Aplauso: bravo! Bis! Mais um!

Alívio: ufa! Arre!

Chamamento: oi! Ô! Olá! Psit!

Desejo: oxalá! Tomara! Quem me dera!

Dor: ai! Ui!

Espanto: puxa! Oh! Xi! Uai! Ué!

Silêncio: psiu! Silêncio! Quieto!

Terror, medo: uh! Caramba! Que horror!

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        Quando a interjeição é expressa por mais de uma palavra recebe o nome de locução interjetiva. Exemplos: puxa vida! ora bolas! credo!

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe as interjeições e classifique-as.

a)   Cuidado! Não saia sozinho. Advertência.

b)   Caramba! Mas que cara legal. Terror/medo.

c)   Ufa! Mas que calor. Alívio.

d)   Psiu! Não faça barulho. Silêncio.

e)   Oxalá! Que você seja aprovado. Desejo.

f)     Bravo! Você é o máximo! Aplauso.

g)   Oba! Que delícia de sorvete. Alegria.

02 – Escolha no quadro a interjeição adequada para completar as frases.

        Avante! Olá! Ui! Bis! Oh! Ué!

a)   Ué! Como você engordou.

b)   Ui! Não aguento mais a dor.

c)   Avante! Siga em frente.

d)   Oh! Que alegria em vê-lo.

e)   Olá! Por onde você andava.

f)     Bis! Gostei muito da canção.

03 – Organize frases com as locuções interjetivas abaixo.

a)   Puxa vida! resposta pessoal do aluno.

b)   Ora bolas! resposta pessoal do aluno.

 

 

GRAMÁTICA: TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - SUJEITO E PREDICADO - COM GABARITO

 Gramática: Termos essenciais da oração – Sujeito e Predicado

        São termos essenciais da oração: sujeito e predicado.

        Sujeito: é o ser do qual se diz alguma coisa.

        Para conhecer o sujeito de uma oração, pergunta-se ao verbo: “quem?” ou “o quê?”.

        A resposta será sempre o sujeito. Exemplo: O cachorro mordeu o garoto.

        Pergunta: quem mordeu o garoto?

        Resposta: o cachorro (sujeito).

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        Núcleo do sujeito é a palavra mais importante do sujeito. Exemplo: Meu cachorro é manso.

        Sujeito: meu cachorro.

        Núcleo do sujeito: cachorro.

        O núcleo do sujeito pode ser representado por um substantivo ou por um pronome.

        O sujeito de uma oração pode ser classificado em:

        Simples – quando apresenta apenas um núcleo. Exemplo: Eliana viajou.

        Composto – quando apresenta mais de um núcleo. Exemplo: Eliana e Márcia viajaram.

        Oculto – quando não vem expresso na oração, mas pode ser identificado pela terminação do verbo. Exemplo: Viajamos de carro. (nós).

        Predicado: é o que se declara do sujeito. Exemplo: Meu gato comeu a carne moída. Meu gato: sujeito. Comeu a carne moída: predicado.

        O que meu gato fez? – comeu a carne moída. É o Predicado.

        Comeu é o núcleo do predicado.

        O núcleo do predicado é o verbo, a parte mais importante do predicado.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe o sujeito das orações.

a)   Marcos colheu as flores.

b)   Foi oferecido uma festa a Lia.

c)   Vicente viajou com a turma.

d)   Ele ganhou uma bicicleta.

e)   Nós ganhamos o jogo.

f)     Na festa, eu me diverti.

g)   Maria e Ana são boas amigas.

h)   Vocês querem sorvete?

02 – Leia as orações e complete de acordo com o modelo.

        Jorge brinca no parquinho.

        Sujeito: Jorge. Predicado: brinca no parquinho.

a)   Nós viajaremos cedo.

Sujeito: nós. Predicado: viajaremos cedo.

b)   Viviane e Carla são amiguinhas.

Sujeito: Viviane e Carla. Predicado: são amiguinhas.

c)   O médico, a enfermeira e o paciente estão no hospital.

Sujeito: O médico, a enfermeira e o paciente. Predicado: estão no hospital.

d)   Eles conversam muito.

Sujeito: eles. Predicado: conversam muito.

e)   Trabalha muito a professora.

Sujeito: a professora. Predicado: trabalha muito.

03 – Encontre um sujeito para as orações.

a)   Ela/ele/Vera vai à festa com mamãe.

b)   Nós gostamos de maçã.

c)   José e Maria gostam de titia.

d)   Eles viajarão cedo.

e)   Marcos e Carlos são colegas.

04 – Complete as orações com um predicado adequado.

a)   Os alunos: resposta pessoal do aluno.

b)   O cão: resposta pessoal do aluno.

c)   Pai e filho: resposta pessoal do aluno.

05 – Sublinhe o núcleo do sujeito nas orações abaixo.

a)   Aquele garoto é legal.

b)   Meu gatinho fugiu.

c)   Todos os cadernos estão usados.

d)   Aquela maçã está doce.

e)   Os dois gatos estão alegres.

f)     Os seus olhos estão inflamados.

06 – Pinte de vermelho o sujeito e de amarelo o predicado das seguintes orações.

a)   Eu estou muito alegre.

b)   O boi e a vaca são úteis ao homem.

c)   Meu avô é médico.

d)   Nós fizemos um lindo desenho.

e)   André e Daniel compraram uma linda bicicleta.

f)     Beberam o suco de laranja.

07 – Marque o núcleo do predicado, das frases abaixo.

a)   Marta viajou com Maria.

b)   Vera gosta de sorvete de coco.

c)   Ricardo vendeu os biscoitos.

d)   Trabalhei dia todo.

e)   Eles compraram o leite.

f)     Lia comprou a bolsa.

ORTOGRAFIA: POR QUE - POR QUÊ - PORQUE - COM GABARITO

 Ortografia: Por que – Por quê – Porque

        Usamos:

        Por que: no início de frases interrogativas.

        Por quê: isolado no final de frases interrogativas.

        Porque: para dar uma explicação, uma causa.

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Entendendo a ortografia:

01 – Complete as frases, usando corretamente por que, por quê ou porque.

a)   Você está triste porque não estudou.

b)   Por que você não foi à festa? 

        c)   Você está muito alegre, por quê

       d)   Eliana chegou tarde porque houve engarrafamento. 

       e)   Você ainda não almoçou. Por quê

        f)     Por que Vera está tão alegre?

02 – Crie frases, usando:

a)   Por que: resposta pessoal do aluno.

b)   Por quê: resposta pessoal do aluno.

c)   Porque: resposta pessoal do aluno.

03 – Analise morfologicamente os termos da oração abaixo.

        Eles não compareceram à nossa festinha.

Eles: dissílaba, paroxítona, pronome pessoal do caso reto, 3ª pessoa do plural.

Não: monossílabo tônica, advérbio de negação, palavra invariável.

Compareceram: polissílaba, paroxítona, verbo comparecer, 2ª conjugação, 3ª pessoa do plural, pretérito perfeito.

À: monossílabo tônico, junção da preposição a com o artigo definido a.

Nossa: dissílaba, paroxítona, pronome possessivo, feminino, singular.

Festinha: trissílaba, paroxítona, substantivo comum, diminutivo, feminino, singular.

04 – Relacione corretamente.

A – Por que.

B – Por quê.

C – Porque.

(A) Por que você não telefonou?

(C) Vamos sentar, porque a peça já vai começar.

(B) Joana chorou. Por quê?

(B) Neide está feliz. Por quê?