sábado, 27 de agosto de 2022

POEMA: CORRESPONDÊNCIAS - CHARLES PIERRE BAUDELAIRE - COM GABARITO

 Poema: Correspondências

              Charles Pierre Baudelaire

A natureza é um templo em que vivas pilastras
deixam sair às vezes obscuras palavras;
o homem a percorre através de florestas de símbolos
que o observam com olhares familiares.


Como longos ecos que de longe se confundem
numa tenebrosa e profunda unidade,
vasta como a noite e como a claridade,
os perfumes, as cores e os sons se correspondem.


Há perfumes saudáveis como carnes de crianças,
doces como os oboés, verdes como as campinas,
– e outros, corrompidos, ricos e triunfantes,

 

tendo a efusão das coisas infinitas,
como o âmbar, o almíscar, o benjoim e o incenso,
que cantam os êxtases do espírito e dos sentidos.

BAUDELAIRE, Charles. Correspondências. Trad. Gilberto Mendonça Teles. In: Teles, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. 20. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. p. 69.

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 114-5.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Oboés: instrumentos musicais de sopro.

·        Efusão: escoamento.

·        Âmbar: cheiro suave.

·        Almíscar: substância de odor forte.

·        Benjoim: resina aromática.

02 – O poema defende que o homem não compreende completamente a natureza que o rodeia. Ele a percorre, mas não é capaz de decifrar os símbolos contidos no mundo. Cite os versos em que essa ideia é apresentada de maneira mais direta.

      Os versos são aqueles que compõem o primeiro quarteto do poema: “A natureza é um templo em que vivas pilastras / deixam sair às vezes obscuras palavras; / o homem a percorre através de florestas de símbolos / que o observam com olhares familiares.”

03 – Como você já estudou, a sinestesia é uma figura de linguagem que consiste em aproximar sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos humanos. Baudelaire explora com ênfase esse recurso. Que verso de “Correspondências”, no segundo quarteto, faz referência à sinestesia? Explique como você chegou a essa conclusão.

      O verso “os perfumes, as cores e os sons se correspondem”, em que o poeta defende a existência de uma ligação entre o olfato, a visão e a audição.

04 – Explique como a concepção de que as coisas do mundo concreto se correspondem e se fundem sinestesicamente é mostrada no primeiro terceto do poema de Baudelaire.

      Baudelaire defende que há correspondências e/ou fusão dos sentidos quando afirma que o perfume é também tátil, porque lembra carnes de crianças, auditivo como o som grave dos oboés e visual como o verde das campinas.

 

POEMA: ROSA MURCHA - CASIMIRO DE ABREU - COM GABARITO

 Poema: Rosa murcha

              Casimiro de Abreu

Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!

Há que tempos ! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.

Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.

Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.

E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!

Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!

Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!

Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!

ABREU, Casimiro de. Rosa murcha. Lisboa, 1855. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/wk000458.pdf. Acesso em: 5 jun. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 261-2.

Entendendo o poema:

01 – Você leu o poema “Rosa murcha”, escrito por Casimiro de Abreu, poeta brasileiro que viveu no século XIX. Sabendo que o poema também fala de um beijo de amor, que pistas o uso do adjetivo murcha pode dar para o leitor?

      Uma rosa pode ser símbolo de beleza, de amor, de paixão. Uma rosa murcha é sinal de algo que acabou. O adjetivo murcha pode dar pistas de que o poema deve ser triste, melancólico, e falar de algo que morreu, que teve fim.

02 – Na primeira estrofe, a ideia do beijo está ligada a um sentimento de alegria ou de dor? Por quê?

      A ideia do beijo está ligada a um sentimento de dor, pois o poeta fala que a rosa tantas vezes beijada é agora um pálido emblema, uma folha caída. Percebe-se uma atmosfera de grande sofrimento, reforçada principalmente pelos adjetivos desbotada e caída.

03 – Em qual situação acontece o primeiro beijo do casal?

      O eu lírico recebe o primeiro beijo da amada quando está deixando o Brasil (o Rio de Janeiro, pela referência à baía de Guanabara) rumo a Portugal.

04 – O que a rosa representa nesse contexto?

      A rosa é uma espécie de amuleto, que vai fazer com que o poeta se lembre da amada e de seu beijo de despedida.

05 – Como o eu lírico se sente? Que versos explicitam esse sentimento?

      O eu lírico se sente triste, pesaroso por deixar a terra natal. Os versos “Na hora da despedida / Tão cruel e tão sentida” explicitam esse sofrimento.

06 – O que consola o eu lírico em sua viagem para Portugal?

      O eu lírico ampara-se nas orações ferventes da amada que havia fiado no Brasil.

07 – O reencontro amoroso do eu lírico com sua amada vai se concretizar? Explique.

      Não, porque a amada morreu, tornando-se inalcançável. Isso é evidenciado pelo uso de termos como mausoléus (túmulos), cemitérios, pedra nua (lápide). O eu lírico chora copiosamente, interrogando-se e questionando a morte da amada.

08 – Que visão o eu lírico tem da amada nesta última estrofe?

      A amada, depois da morte, é transformada em um anjo, em um ser sublime, etéreo: ela vai para o céu em um místico véu, nas asas de um querubim, de um anjo.

09 – O que a rosa representa neste trecho?

      A rosa representa a amada, que, por estar morta, só pode ser beijada por meio da rosa.

 

OBRA: KAPE TAWÃ (PONTE DO JACARÉ) - ISAKA HUNI KUIN - COM GABARITO

 Obra: Kape tawã (Ponte do jacaré)

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7lLO_OOB8cuGiCq0KSNNACKDlSFtaDYOZ9LNlpd7mxp61Qxp3T99m8U0c7cHs3RO93zvJ98YdU3P8VXmnCeLJTzc0A91dVMsFcUukTLUiMHsGQTlKkcS5FcBwMhQonjAKn7xALts11a5eV4_x7Kl971ID8lcBth-1SX4lFHZQL4YWvelKzQ9KtyQy/s1600/JACAR%C3%89.jpg
 

Kape tawã (Ponte do jacaré), de Isaka Huni Kuin, 2014 Http://climacom.mudancasclimaticas.net.br

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 294-5.

Entendendo a obra:

01 – Você conhece artistas indígenas? Quais? Que linguagem artísticas eles usam para se expressar?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como você conheceu esses artistas e suas obras?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Em sua opinião, há visibilidade para esses artistas e suas obras? Por quê? Comente com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Que sensações essa obra desperta em você? A que temática você acha que ela se refere?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Descreva os principais elementos da obra. Quais chamaram mais a sua atenção?

      Os elementos que se destacam são o grande jacaré ao centro, sobre o qual se encontram dois casais, um na parte de trás e outro na da frente. Uma grande cobra, pintada em tons de vermelho e preto, ocupa também a extensão da tela e confunde-se com a margem do rio em que está o jacaré. A raiz que envolve a grande árvore central – e que serve de linha de demarcação dos lados esquerdo e direito do desenho – também se parece com uma cobra, dando vida, como uma seiva aparente, e sustentação à árvore frondosa. O jacaré está abocanhando uma caça.

06 – A tradução do título da obra, “Ponte do jacaré”, remete a um mito de origem importante dos Huni Kuin. Entre suas interpretações possíveis, destaca-se a que relaciona os deslocamentos humanos a acordos com os animais e a natureza. Levante hipóteses: Por que o jacaré mítico permitiu que o ser humano andasse sobre suas costas?

      Para andar sobre suas costas, os seres humanos ofereceram comida ao jacaré, o que está figurado no desenho pelo animal de caça; assim, fica acertado o acordo entre os seres humanos, os animais e a natureza, pois, se os humanos não alimentarem o jacaré, o animal poderá devorá-los – o que seria uma consequência natural.

07 – O professor indígena Ibã Huni Kuin vincula a passagem simbolizada na obra à travessia feita há milhares de anos por seres humanos pelo estreito de Bering, o que possibilitou o povoamento das Américas. Busque informações em fontes confiáveis para saber mais sobre essa travessia.

      Sim, o fato de os seres humanos andarem sobre um jacaré, a harmonia e a simetria dos elementos pictóricos sugerem uma relação de respeito com a natureza.

08 – É possível dizer que a convivência dos Huni Kuin com a natureza é harmônica? Justifique com elementos da obra.

      A participação em coletivos artísticos pode ser uma forma importante de ativismo político e social.

09 – Ao lado de outros artistas, Isaka Huni Kuin faz parte de um coletivo chamado Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU). Você acha que esse tipo de mobilização pode aumentar a visibilidade dos artistas desse povo e de suas obras?

      Resposta pessoal do aluno.

CARTUM: COLINHO DE MÃE - CHIQUINHA/FOLHAPRESS - COM GABARITO

Cartum: Colinho de mãe

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHP5F4bV7c9b2g5KHtoDxzBiNpuvwVSQ5ZbvyidBHUlG06FHbc3w4otKQnPwCAT4bEO57T1FV5QOQtMImZur6DiBYQ-SfNkpZq0Ep_OHV8-uCjHqtrvJgst8bvGkz-glcvqUW0_XJrd9tHpRhEs3j4Raa7eecD8ZvwwVjj0OvObSCtaHYceUrtsxtx/s1600/CHIQUINHA.jpg

CHIQUINHA/FOLHAPRESS – Chiqsland.com

       Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 233-4.

Entendendo o cartum:

01 – A que se refere, fora do contexto do cartum, a expressão patrimônio da humanidade?

      Conjunto de bens naturais ou culturais que, em face de sua importância especial para o mundo, são protegidos pela Unesco, uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

02 – O que justifica a inserção de colinho de mãe entre os patrimônios da humanidade?

      O fato de que o colinho de mãe teria uma importância fundamental para todas as pessoas, em razão de seu caráter acolhedor.

03 – De que maneira o cartum ilustra essa ideia?

      O cartum mostra a chegada emocionada de uma filha à casa da mãe após um tempo de afastamento, como sugere a presença da mala.

04 – As expressões de mãe e da humanidade poderiam ser substituídas por palavras únicas. Quais seriam?

      Os adjetivos materno (ou maternal) e humano.

05 – As duas substituições poderiam ser feitas sem alteração do sentido? Justifique.

      A substituição da expressão de mãe por materno ou maternal não alteraria o sentido; já da humanidade por humano provocaria certa alteração, pois patrimônio da humanidade é uma expressão de uso específico.

                                                  

CARTAZ: HOMENS UNIDOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES - ONU MULHERES BRASIL - COM GABARITO

 Cartaz: HOMENS unidos pelo fim da violência contra as MULHERES

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ONU Mulheres Brasil. Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres. 2008. Disponível em:
http://www.onumulheres.org.br/areas-tematicas/fim-da-violencia-contra-as-mulheres/campanhas/. Acesso em: 3 ago. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 218.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é o objetivo dessa campanha? Ela oferece ao público uma ideia, um produto ou um serviço?

      Objetivo é convencer os homens a assumir sua responsabilidade e abraçar a luta pela erradicação da violência contra as mulheres. Ela oferece ao público uma ideia, que é o fim da violência contra as mulheres.

02 – Qual é o público-alvo da campanha?

      Os homens.

03 – Qual é a relação entre o público-alvo e a escolha do verbo assumir na campanha?

      O verbo assumir foi usado em um trocadilho, pois a violência contra as mulheres geralmente é provocada pelos homens, mas muitos deles não assumem o fato de serem agressores. Ao usar o verbo assumir, a campanha faz um jogo com a palavra, no sentido de que os homens devem assumir que promovem essa violência, mas também assumir a luta no sentido de “aderir”, “abraçar”. Importante ressaltar que essa campanha pelo fim da violência contra as mulheres precisa do apoio de todos, principalmente dos homens.

04 – Você acredita que qualquer pessoa, independentemente do gênero, pode se engajar nessa campanha?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A luta por direitos iguais não deve se restringir apenas às mulheres. É preciso que todos se engajem nessa causa. Da mesma forma, é importante que pessoas que não são negras assumam a luta contra o racismo; que pessoas não gordas assumam se engajem no combate à gordofobia; que pessoas não indígenas assumam as lutas dos povos indígenas; que pessoas que não têm deficiência assumam as reivindicações das pessoas com deficiência, etc.

05 – O cartaz da campanha “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres” pode ser considerado uma publicidade ou uma propaganda? Explique.

      O cartaz pode ser considerado uma propaganda, pois divulga uma ideia e busca influenciar o comportamento do interlocutor.

06 – Qual é o tema da campanha? Em que parte da imagem ele aparece?

      O tema é “Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres”. Ele aparece na parte superior da imagem.

07 – Por que as palavras homens e mulheres foram grafadas com letras maiúsculas?

      Porque são homens fazendo campanha pelo fim da violência contra mulheres. Ou seja, homens e mulheres são os protagonistas da campanha.

08 – Qual é a relação entre o tema da campanha e a imagem do cartaz?

      A imagem representa o pedido de fim da violência contra as mulheres. Para isso, foi utilizado um homem com a mão aberta voltada para a câmera, indicando um sinal de “pare”.

09 – Quem foi o responsável por essa campanha? Onde essa informação aparece no cartaz?

      A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e a Secretaria Geral da ONU, que lançou a campanha internacional “UNiTe to End Violence against Women” (UMA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres). Essa informação aparece na parte inferior do cartaz.

TEXTO: PARIDADE DE GÊNERO - ONU MULHERES BRASIL - COM GABARITO

Texto: Paridade de gênero

        Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Com 17 objetivos globais, os Estados-membros aprovaram um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Foram definidas 169 metas globais com foco nas pessoas, no planeta, na prosperidade e na paz mundial. As metas para o alcance da igualdade de gênero estão concentradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e transversalizadas em outros 12 objetivos globais.

        Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

        Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.

        [...]

        Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países. Construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.

        [...]

ONU Mulheres Brasil. Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/planeta5050-2030/. Acesso em: 3 ago. 2020.

     

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Em sentido horário, a atriz Camila Pitanga (1977-), a assistente social e ativista Lúcia Xavier (1959-) e a líder indígena e ativista Sonia Guajajara (1974-) em fotos da ciranda virtual “No #8M, marque uma mulher que faz um #Planeta5050”, parte da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, promovida para o Dia Internacional das Mulheres em 2017. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/noticia/camanhas/. Acesso em: 3 ago. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 216-7.

Entendendo o texto:

01 – Você acha que é importante ser solidário e empático com o próximo? Quais causas você acredita que devem ser defendidas? Você se engajaria na luta de pessoas que não conhece?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?

      O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável por meio da erradicação da pobreza, da promoção da paz e da igualdade de gênero, entre outros.

·        Você já conhecia essa iniciativa? Sabe quais são os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Por que a igualdade entre homens e mulheres contribui para atingir a erradicação da pobreza?

      Pelo papel social e econômico ocupado pelas mulheres na sociedade atual. Não é possível falar em erradicação da pobreza sem falar em equiparação salarial entre homens e mulheres.

04 – Por que no nome da campanha há a expressão “50-50”?

      Porque a expressão “50-50” remete à paridade entre homens e mulheres e à equidade de direitos.

05 – O que foi feito no Brasil para disseminar essa campanha? Que valores e grupos estão representados nas imagens de divulgação dela?

      No dia 8 de março, artistas, celebridades e pessoas que participam de movimentos em prol dos direitos das mulheres compartilharam fotos em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. Alguns valores presentes nas imagens são os direitos das mulheres negras, a liderança de mulheres indígenas e o feminismo e os grupos representados são mulheres negras e indígenas.

·        Você se engajaria nessa campanha? Compartilhe com os colegas.

Resposta pessoa do aluno.

06 – A ciranda virtual do Dia Internacional das Mulheres, “No #8M, marque uma mulher que faz um #Planeta5050”, aconteceu em 2017. Na sua opinião, a causa promovida pela campanha ainda é relevante? Você acha que é importante incentivar as pessoas a refletir sobre igualdade de gênero?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A atualidade da causa da paridade de gênero e identifiquem e valorizem mulheres que eles conhecem e que são referências de empoderamento feminino.

·        Se você tivesse participado dessa campanha, quem marcaria? E qual seria o motivo de sua escolha?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 


 

ESTATUTO DO IDOSO: LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 - COM GABARITO

 Estatuto do Idoso: Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.

        Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências

        [...]

TÍTULO I

Disposições Preliminares

        Art. 1° É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

        Art. 2° O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

        Art. 3° É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

        [...]

BRASIL. Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 15 jul. 200.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 191.

Entendendo o estatuto:

01 – Você já pensou em como o seu comportamento durante a juventude e a idade adulta pode influenciar a sua qualidade de vida como idoso?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual a função de um estatuto?

      Estabelecer regras de convívio, direitos e deveres de uma parcela da sociedade. No caso do Estatuto do Idoso, a ideia é garantir direitos especificados à população com idade igual ou superior a 60 anos.

03 – Você considera importante debater as condições do idoso no Brasil? Na sua opinião, esse tema só diz respeito a quem tem 60 anos ou mais ou é do interesse de toda a sociedade? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Além dos direitos citados no trecho lido, você conhece outros direitos que o idoso tem no Brasil? Dê exemplos.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Gratuidade no transporte público coletivo; acesso gratuito ou descontos em algumas medicações de uso contínuo; prioridade de atendimento em órgãos públicos ou privados; descontos ou gratuidade em eventos culturais, entre outros.

·        Acesse o texto do Estatuto do Idoso na íntegra, disponível no endereço eletrônico indicado na fonte do texto, par conhecer outros direitos dos idosos. Você descobriu algum direito que nem imaginava que existisse?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, já que boa parte dos direitos específicos dos idosos é desconhecida dos próprios idosos.

05 – No seu dia-a-dia, você convive com pessoas idosas? Você vê os direitos dos idosos sendo postos em prática? Dê exemplos.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Discuta com os colegas: O que os jovens poderiam fazer para ajudar a garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados?

      Resposta pessoal do aluno.

PRÓLOGO: ROMANCE ÚRSULA - (FRAGAMENTO) - MARIA FIRMINA DOS REIS - COM GABARITO

 Prólogo: Romance Úrsula – Fragmento

               Maria Firmina dos Reis

        [...]

        Mesquinho e humilde livro é este que vos apresento, leitor. Sei que passará entre o indiferentismo glacial de uns e o riso mofador de outros, e ainda assim o dou a lume.

        Não é a vaidade de adquirir nome que me cega, nem o amor próprio de autor. Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem, com uma instrução misérrima, apenas conhecendo a língua de seus pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é quase nulo. 

        [...]

        Então por que o publicas? – Perguntará o leitor.

        Como uma tentativa, e mais ainda, por este amor materno, que não tem limites, que tudo desculpa – os defeitos, os achaques, as deformidades do filho – e gosta de enfeitá-lo e aparecer em toda a parte, mostrá-lo a todos os conhecimentos e vê-lo mimado e acariciado.

        O nosso romance, gerou-o a imaginação, e não no soube colorir, nem aformosentar. Pobre avezinha silvestre anda terra a terra, e nem olha para as planuras onde gira a águia.

        [...]

        Mas, ainda assim, não o abandoneis na sua humildade e obscuridade, senão morrerá à míngua, sentido e magoado, só afagado pelo carinho materno.

        Ele semelha à donzela, que não é formosa porque a natureza negou-lhe as graças feminis, e que por isso não pode encontrar uma afeição pura, que corresponda ao afeto da sua alma: mas que, com o pranto de uma dor sincera e viva, que lhe vem dos seios da alma, onde arde em chamas a mais intensa e abrasadora paixão, e que embalde quer recolher a corrução, move ao interesse aquele que a desdenhou e o obriga ao menos a olhá-la com bondade.

        [...]

        Deixai pois que a minha ÚRSULA, tímida e acanhada, sem dotes da natureza, nem enfeites e louçanias de arte, caminhe entre vós.

        Não a desprezeis, antes amparai-a nos seus incertos e titubeantes passos para assim dar alento à autora de seus dias, que talvez com essa proteção cultive mais o seu engenho, e venha a produzir cousa melhor, ou quando menos, sirva esse bom acolhimento de incentivo para outras, que com imaginação mais brilhante, com educação mais acurada, com instrução mais vasta e liberal, tenham mais timidez do que nós.

        [...].

                            REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2019. p. 12-3.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 170-1.

Entendendo o prólogo:

01 – De acordo com o texto, o que significa a palavra corução?

      É uma ave de hábitos noturnos que se alimenta de insetos. 

02 – Qual parece ser o objetivo do prólogo?

      Buscar apresentar a obra para o leitor, explicar o objetivo de sua publicação e fazer um apelo para que ele a leia.

03 – Como a autora justifica a escrita do livro e que ela espera de seus leitores?

      A autora afirma ter escrito o romance como uma tentativa, por amor à escrita. Ela declara que alguns leitores permanecerão indiferentes ao seu esforço e que outros vão criticá-la, porque é mulher, brasileira, de pouca instrução. Ainda assim, espera que acolham o romance, isto é, que o leiam. Ela busca, ainda, poder melhorar sua técnica a partir da crítica dos leitores e incentivar outras escritoras a escrever.

04 – O que a autora diz a respeito do romance?

      A autora diz que o romance é “mesquinho e humilde”, de pouco valor, e que não soube colori-lo nem enfeitá-lo. Compara sua obra a uma avezinha silvestre, que vive com os pés no chão e não tem grandes pretensões, e a uma donzela sem beleza ou enfeites, mas que tem vivacidade e se expressa com toda emoção e sinceridade.

05 – O que é possível destacar sobre a linguagem da autora já no prólogo?

      É possível destacar o uso da comparação e dos adjetivos para caracterizar o livro e da ironia ao tratar do olhar de outros escritores e críticos sobre ela.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

POEMA: JUNTO AL FUEGO - SUSY DELGADO - COM GABARITO

 Poema: Junto al fuego

              Susy Delgado     

Carvão,

desperta e faz que desperte

no leito da cinza,

o fogo do lar.

Que iluminou

a voz profunda

de meu velho pai.

Carvão,

desperta com o fogo

e levanta-te,

desata-te, ri,

voa, despoja

as brasas da alegria.

Que reviva outra vez

o fogo do lar.

Que reviva o fogo,

que reviva a língua.

DELGADO, Susy. Tataypýpe/Junto al fuego. Assunção: Arandurã, 1994. p. 80-1. Apud Sulis, Roger; LENTZ, Gleiton. Uma chama, uma língua, uma tradução: Seis poemas traduzidos do guarani ao português de Susy Delgado. Eutonia – Revista Online de Literatura e Linguística. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/download/1833/1417. Acesso em: 17 jul. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 299.

Entendendo o poema:

01 – De que maneira a presença do eu lírico se evidencia no poema?

      A presença do eu lírico se evidencia no sétimo verso, quando se refere a seu “velho pai”.

02 – Como o carvão é representado no poema de Susy Delgado? Justifique citando alguns versos.

      O carvão é representado como um elemento vivo, humanizado, capaz de despertar a alegria e os afetos (“desperta com o fogo / e levanta-te, / desata-te, ri, / voa, despoja / as brasas da alegria”).

03 – O livro no qual o poema foi originalmente publicado chama-se Tataypýpe. Esse termo guarani é bastante simbólico na cultura paraguaia e dá nome ao lugar nas habitações tradicionais dos camponeses, onde se acende e se mantém o fogo aceso.

a)   Que relações o eu lírico estabelece entre o fogo, o lar e a língua? Quais são os sentidos atribuídos a cada um desses termos no poema?

(Primeiro subitem) O lar é o lugar de proteção, de afetos, da memória. O eu lírico pede ao carvão que desperte o fogo do lar, ou seja, reacenda, reviva a tradição. Além de representar a tradição que vai reviver a língua, no penúltimo e no último versos, o fogo pode ser interpretado como a própria língua guarani, que deve ser mantida viva.

b)   A que língua o eu lírico se refere? Por que é necessário reviver/reacender essa língua?

O eu lírico refere-se ao guarani, língua original em que o poema foi escrito. Embora o guarani seja uma das línguas oficiais do Paraguai, tem sofrido um processo histórico de apagamento e ainda sofre preconceito, o que justifica o desejo do eu lírico de reviver/reacender a própria língua materna.

NOTÍCIA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SERÁ MAIS CARA DO QUE A NÃO SAUDÁVEL A PARTIR DE 2026 (FRAGMENTO)- GUILHERME ZOCCHIO - COM GABARITO

 Notícia: Alimentação saudável será mais cara do que a não saudável a partir de 2026 – Fragmento

       O prognóstico assusta quem se preocupa com uma alimentação saudável. Carnes, frutas e verduras devem se tornar mais caras do que salsichas, doces e outras guloseimas de 2026 em diante. A constatação é de pesquisa conduzida por pesquisadores da Escola de Enfermagem que mediu e comparou a variação nos preços dos 102 tipos de alimentos mais consumidos no país no período entre 1995 e 2017.

        [...] Seis pesquisadores projetaram as oscilações no valor dos itens alimentares até 2030 com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Eles encontraram um ponto de inversão no qual a comida saudável se torna mais cara do que a comida que também é conhecida como "porcaria".

        Em 2017, os alimentos saudáveis tinham preço médio de R$ 4,69 por quilograma e os não-saudáveis, de R$ 6,62 por quilo. Em 2026, o custo de ambos se tornaria igual, prevê a pesquisa. Em 2030, os cientistas calculam que a comida saudável teria valor de R$ 5,24 por quilo, enquanto a comida "porcaria" teria custo de R$ 4,34 por quilo.

        A carne, por exemplo, é um alimento que, segundo o estudo, tornou-se mais caro em relação à salsicha, considerada um substituto para proteínas de origem animal. No período entre 1995 e 2002, o embutido tinha um preço médio de R$ 10,30 por quilo, enquanto a carne, de R$ 9,08.

        No intervalo entre 2003 e 2010, o valor do quilo dos dois alimentos se aproxima. R$ 11,81 para as salsichas e R$ 11,28 para a carne. A pesquisa mostra que no período seguinte a posição dos dois itens se inverte. As salsichas passam a custar R$ 11,33 por quilo e as carnes, R$ 13,10 por quilo.

        [...]

        Os valores encontrados foram corrigidos de acordo com a inflação acumulada até 2017, último ano com dados disponíveis no estudo.

        [...]

        Na sequência, os pesquisadores dividiram e agruparam os 102 itens de maior consumo conforme a classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento do Ministério da Saúde que oferece orientações sobre comer de forma adequada e saudável.

        O Guia Alimentar divide os alimentos em quatro grupos. Primeiro, in natura e/ou minimamente processados, como arroz, feijão, carnes frescas, frutas e verduras. Em segundo, os ingredientes culinários, como sal, açúcar e óleos usados para cozinhar. Depois, os processados, como pães frescos, massas, enlatados e geleias, que são tradicionalmente consumidos no Brasil e em outros países.

        Finalmente, há os ultraprocessados, como salsichas, salgadinhos, macarrões instantâneos e outras guloseimas também conhecidas como "porcaria". São itens obtidos a partir de fragmentos de outros alimentos, aditivos químicos e preparados com complexas técnicas industriais. Na prateleira, geralmente, são aqueles produtos com cinco ou mais ingredientes de nomes pouco familiares (maltodextrina, p.ex.) no rótulo.

        O documento do governo federal recomenda dar preferência aos alimentos in natura e/ou minimamente processados e diz para evitar os ultraprocessados.

        No estudo, essa foi a orientação que os pesquisadores utilizaram para dividir a comida entre saudável e não-saudável. Eles também se fundamentaram em evidências científicas que associam o consumo de ultraprocessados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, etc.

        [...]

        Motivos desconhecidos

        Apesar do achado inédito, o estudo sobre a tendência de preços tem limitações, como ao não revelar os motivos que estão fomentando essas mudanças. Para explicar a tendência constatada, os pesquisadores fazem suposições. Os subsídios concedidos às empresas de refrigerantes em Manaus, segundo eles, pode ser uma das razões.

        Outra, o apoio que o governo federal oferece às produções de monoculturas como soja, milho e cana de açúcar, que servem de matéria-prima para os itens ultraprocessados. Os cientistas afirmam que a assistência governamental ao agronegócio é muito mais generosa da que à oferecida a agricultores familiares que produzem frutas e verduras.

        Uma última hipótese para explicar a variação dos preços tem relação com a otimização dos processos da fabricação de alimentos. O estudo começa em 1995, e de lá para cá, os avanços tecnológicos devem ter facilitado a produção de ultraprocessados.

        "A expansão das grandes redes de supermercado e da indústria tem colaborado para o acesso das pessoas aos ultraprocessados. A ausência de políticas públicas, também, permite o acesso sem qualquer tipo de regulação. São alimentos práticos, e no cotidiano as pessoas evitam gastar tempo na cozinha", declara Camila. [...]

        [...]

        O objetivo [dos pesquisadores] é ajudar a formular políticas públicas que possam reverter a tendência de preços e, assim, dar prioridade à comida saudável.

ZOCCHIO, Guilherme. Alimentação saudável será mais cara do que a não saudável a partir de 2026. Viva Bem. UOL, 29 jan. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/29/alimentacao-saudavel-sera-mais-cara-do-que-a-nao-saudaavel-a-partir-de-2026.htm. Acesso em: 4 ago. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 278-280.

Entendendo a notícia:

01 – Explique por que a primeira frase do texto diz que o prognóstico anunciado no título assusta quem se preocupa com uma alimentação saudável.

      O título anuncia que a partir de 2026 a alimentação saudável será mais cara que a não saudável, ou seja, é algo que prejudica diretamente aqueles que se preocupam em manter uma alimentação saudável.

02 – A pesquisa brasileira citada na notícia usa quais critérios para dividir os alimentos em saudáveis e não saudáveis?

      O nível de processamento. Quanto mais processados os alimentos, menos saudáveis eles são.

·        Que documento serviu como fonte de orientação para os pesquisadores na adoção desses critérios?

O documento que serviu como fonte de orientação para o estabelecimento desses critérios foi o Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde.

03 – Em seu dia a dia, você procura consumir alimentos mais saudáveis? Que critérios você utiliza para diferenciá-los dos não saudáveis? São os mesmos usados na pesquisa?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Na sua casa, quem é(são) a(s) pessoa(s) responsável(eis) pela compra de alimentos?

      Resposta pessoal do aluno.

·        Pergunte a ela(s) se foi possível perceber, nos últimos anos, uma tendência de aumento ou redução no preço dos alimentos consumidos em sua casa. A resposta confirma a análise da pesquisa ou se opõe a ela?

Resposta pessoal do aluno.

05 – O trecho final da notícia indica que os pesquisadores levantaram algumas hipóteses para explicar o que pode ter ocasionado a inversão entre os preços dos alimentos menos processados e os dos ultraprocessados. Quais são elas?

      Discuta com a turma todas as suposições, certificando-se de que eles compreenderam todas elas.

·        Quais outros aspectos você acredita que podem influir no preço dos alimentos processados e menos processados?

Contribua para que os estudantes levantem suposições a esse respeito.