domingo, 4 de abril de 2021

INFOGRÁFICO: CRISE DA ÁGUA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - COM GABARITO

 Infográfico: Crise da água



BRASIL. Agência Nacional de Águas, Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2017: relatório pleno. Brasília: ANA, 2017. Disponível em:
http://bit.ly/2DxF28U. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 171-3.

Entendendo o Infográfico:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Adutora: canal ou tubulação que transporta para um reservatório as águas captadas de reservatórios como rios, lagos e represas.

·        Eutrofização: processo desencadeado por despejo de esgotos domésticos ou por agrotóxicos usados na agricultura na água de rios e lagos, deixando a água poluída, com cor turva e níveis baixíssimos de oxigênio.

·        Infraestrutura hídrica: conjunto de serviços básicos indispensáveis ao abastecimento, à distribuição e o tratamento de água.

·        Jussante: direção para onde correm as águas de um rio.

·        Manancial: nascente de água.

·        Racionamento: limitação de algo que cada pessoa ou família pode comprar ou receber.

·        Vazão: escoamento ou volume de água que escoa de determinado canal ou tubulação.

02 – Qual é o tema central em torno da qual se organizam as informações do infográfico?

      A crise da água.

03 – Para qual público leitor esse texto verbal e visual é destinado?

      Para toda a sociedade brasileira.

04 – Qual é a finalidade de produção desse infográfico?

      Mostrar de modo mais didático e de forma mais atrativa como se configura a crise hídrica: algumas das causas dessa crise, algumas consequências da escassez e do racionamento, bem como as medidas para garantir a manutenção dos mananciais e reservatórios e o abastecimento à população.

05 – Leia as informações do quadro a seguir.

        O infográfico “Crise da água” faz parte de um relatório pleno intitulado Conjuntura dos recursos hídricos 2017, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA). Esse relatório é referência para o acompanhamento da situação dos recursos hídricos no país por toda a sociedade brasileira. De acordo com o relatório, as crises hídricas demandam análise e revisão de planos dos governos e das empresas de abastecimento de água sobre a gestão dos recursos hídricos.

a)   Pesquise sobre a Agência Nacional de Águas (ANA): O que é? O que faz?

ANA, é uma agência reguladora vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), cuja função é regular e monitorar o acesso e o uso dos recursos hídricos do Brasil.

b)   Pesquise o significado da expressão “gestão de recursos hídricos”.

Significa a atividade de planejar, desenvolver, distribuir e administrar a melhor utilização de toda a água existente no país.

06 – Releia o trecho do texto extraído do infográfico.

        “Os conflitos pelo uso da água decorrem do desequilíbrio entre os usos e os aspectos de quantidade e qualidade de água.”

        Indique a alternativa que se relaciona diretamente com trecho acima:

·        Os conflitos pelo uso da água acontecem pelo alto nível de quantidade e qualidade da água.

·        A crise hídrica consiste no desequilibro entre a qualidade da água, a quantidade e o baixo consumo.

·        A crise hídrica ocorre pelo desequilíbrio entre o nível de consumo, a quantidade disponível e a qualidade da água.

·        Os recursos hídricos são escassos e a quantidade e a qualidade estão em níveis alarmantes.

·        Os recursos hídricos são abundantes, mas a qualidade é ruim, o que compromete a quantidade de água.

       

 





NOTÍCIA: PAÍS TEM 917 MUNICÍPIOS EM CRISE HÍDRICA - AGÊNCIA BRASIL - COM GABARITO

 Notícia: País tem 917 municípios em crise hídrica 

              De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco

  Por: Agência Brasil – Brasília – Publicado em: 20/03/2018.

        O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1113287&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1113287&o=node

        O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

Estiagem no reservatório conhecido como Açude da Pista, que abastecia moradores de comunidade Engano, no distrito de Riacho Verde, em Quixadá, sertão central do Ceará, 2015.

        No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

        Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

        Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre bacias das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.

        “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

AGÊNCIA BRASIL. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Qf0fpD. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 166-9.

Fonte da imagem- https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnoticiasconcursos.com.br%2Fatualidades%2Fcrise-hidrica%2F&psig=AOvVaw0Knh4kZs0qG6oSw-H1YsWy&ust=1617669470504000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNj3-sTu5e8CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cooperação: auxiliar para o bem comum.

·        Estiagem: falta de chuva; nível mais baixo de águas de rio, lago ou canal.

·        Otimizar: tornar ótimo; melhorar.

·        Racional: consciente; sensato.

·        Saneamento: conjunto de medidas higiênicas usadas com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população, como abastecimento e tratamento de água, rede de esgotos, controle de poluição das águas.

02 – Que fato originou a notícia?

      O fato de 917 municípios estarem em situação de emergência relacionada ao abastecimento de água, em decorrência de estiagem e seca.

03 – Releia o título da notícia.

        “País tem 917 municípios em crise hídrica.”

a)   Em sua opinião, o que chama atenção nesse título?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Procure no dicionário o significado da palavra hídrica que tenha relação como uso dessa palavra no título da notícia.

Segundo o Dicionário Michaelis On-line (2018), “hídrico: hi.dri.co adj. 1 relativo à água”.

c)   Baseando-se no significado selecionado, explique o sentido da expressão “crise hídrica” nesse contexto.

Essa expressão significa crise relativa à água, ou seja, à falta de água.

04 – Agora, releia o subtítulo (ou linha fina) da notícia.

        “De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco.”

a)   Qual é a função do subtítulo dessa notícia em relação ao título?

A função é complementar a informação apresentada na notícia.

b)   Que fato esse subtítulo enfatiza?

O fato de que a maioria dos municípios em crise hídrica está no Nordeste.

05 – No primeiro parágrafo, há o lide da notícia. Leia-o, reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre os fatos da notícia.

a)   Qual é o acontecimento?

O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica.

b)   Onde ocorreu?

Em 917 municípios em todo Brasil.

c)   Quando ocorreu?

Em março de 2018.

d)   Por quê?

Em decorrência da seca e da estiagem.

e)   Como foi divulgada a informação?

Essa informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água.

06 – Uma das características da notícia é apresentar as informações em ordem decrescente de importância, ou seja, partir da mais relevante para a que tem menos relevância. De acordo com essa informação, responda às questões.

a)   Releia os trechos a seguir e transcreva-os seguindo a ordem das informações apresentadas na notícia.

I – “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

II – No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

III – O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água.

IV – O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde está a maioria das cidades.

V – Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme.

      III – IV – II – V – I.

b)   Em sua opinião, por que as informações do texto foram organizadas nessa ordem?

Resposta pessoal do aluno.

07 – Observe a foto que integra a notícia e responda:

a)   O que você vê na foto?

Pés descalços de uma pessoa pisando em uma terra escura, seca e rachada. Na terra, próximo aos pés da pessoa, há restos mortais de um animal que parece um sapo. Por isso, pode-se deduzir que o local em que a pessoa pisa é o fundo de um rio ou lago seco.

b)   Quem a produziu?

Fernando Frazão, da Agência Brasil.

c)   Que relação pode ser deduzida entre a foto e a “crise hídrica” informada na notícia?

A foto mostra o fundo seco de um rio ou lago, o que revela a crise de falta de água nos lugares abastecidos por essa fonte. Dessa forma, estabelece relação entre a seca e a estiagem (falta de chuva) e a falta/diminuição de abastecimento de água.

08 – Releia os trechos a seguir.

        Trecho 1:

        O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.”

        Trecho 2:

        “Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.”

a)   Transcreva a(s) parte(s) dos trechos que apresenta(m) fato.

Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

b)   Transcreva a(s) parte(s) dos trechos que apresenta(m) opinião.

O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades.

Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

c)   Qual cargo ocupa a pessoa que dá o depoimento na notícia?

O cargo de ministro da Integração Nacional.

d)   Embora o ministro destaque em seu depoimento que a crise hídrica é um problema nacional, não somente da região Nordeste, o que os números mostram?

Mostram que, juntos, os estados da região Nordeste somam 815 municípios em crise hídrica, em contraste com 75 municípios somados das demais regiões do Brasil apontadas. Embora seja um problema existente em todo país, o problema é bem maior na região Nordeste.

09 – A notícia lida foi produzida pela editoria da Agência Brasil e divulgada pelo portal Diário de Pernambuco. A Agência Brasil é uma agência de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública federal. O material produzido por essa agência é divulgada por diferentes sites e veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Com base nessas informações, responda:

a)   De quem partiu a maior parte das informações que compõem essa notícia?

A maior parte das informações constantes da notícia foi dada pelo ministro de Integração Nacional, no 8° Fórum da Água.

b)   Em sua opinião, o que a autoria e a fonte de informações podem revelar sobre o grau de parcialidade da notícia?

Resposta pessoal do aluno.  

 

 

CAPA: SEGREDOS DE AGENDA - TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE - COM GABARITO

 Capa: Segredos de agenda

        


   Telma Guimarães Castro Andrade


ANDRADE, Telma Guimarães Castro. Segredos de agenda. São Paulo: Quinteto, 2003.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 107.

Entendendo a capa:

01 – A ilustração dessa capa forma um sinal de pontuação. Que sinal é esse?

      Ponto de interrogação.

02 – Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e o título do livro?

      A interrogação representa o desconhecido, no caso, os segredos da agenda do personagem que a escreveu ou as dúvidas comuns a todo adolescente. Ou, que a interrogação indique uma dúvida em relação aos próprios segredos, ou seja, se de fato permanecerão secretos guardados.

03 – O título desse livro tem alguma relação com os fatos corridos com Carol, no livro A agenda de Carol, principalmente com a raiva que sentiu da mãe? Por quê?

      Sim, a briga de Carol com a mãe aconteceu porque ela não queria que a mãe lesse sua agenda e descobrisse os segredos que estavam guardados nela. Carol sentiu-se desconfortável com a possibilidade de a mãe ter descoberto sua intimidade.  



NOTÍCIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO - MARIANA TOKARNIA - COM GABARITO

 Notícia: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO


Publicado 22/05/2018

Por: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Brasília

        A Educação a Distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – que representa grande parte do ensino superior particular do país – mostra que 44% dos entrevistados optariam por esta modalidade, enquanto que 56% dizem que preferem o ensino presencial. Neste ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

        A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados. Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.

        [...]

        De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.

        De acordo com a projeção do estudo, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023, mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial. [...]

TOKARNIA, Mariana. Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção. Agência Brasil, Brasília, 22 maio 2018. Disponível em: http://bit.ly/2kkylyx. Acesso em: 25 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 79-80.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o assunto central dessa notícia?

      O crescimento da educação a distância no Brasil.

02 – O título informa que a educação a distância não é a primeira opção, referindo-se às pessoas que querem fazer um curso superior. De acordo com o texto, essa realidade pode mudar? Justifique sua resposta.

      Sim, pois no texto afirma-se que essa modalidade de educação cresceu em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e que, de acordo com as pesquisas, em 2023 o Brasil terá mais alunos estudando a distância do que nas salas de aula tradicionais.

03 – Que argumentos as pessoas entrevistadas empregam para justificar a opção pelo ensino presencial, resistindo à ideia de fazer um curso superior a distância?

      O desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet e a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza a qualidade dos cursos superiores a distância de modo adequado.

04 – Que informação eleva o percentual de aceitação da modalidade a distância pelos estudantes pesquisadores?

      A informação de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais.

05 – Você conhece alguém que faz ou já fez algum curso na modalidade educação a distância? Qual é a sua opinião sobre esse tipo de ensino?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Releia o trecho a seguir:

        “De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.”

a)   De acordo com esses dados numéricos, referentes a 2010 e 2016, que modalidade de ensino apresentou crescimento no ingresso de alunos ao ensino superior?

A modalidade a distância.

b)   E que modalidade apresentou decréscimo (baixa)?

Os cursos presenciais.

07 – A inserção de dados numéricos na notícia foi importante? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Releia o título e o primeiro parágrafo do texto e depois identifique:

a)   Um número ordinal: 1° (no título).

b)   Um numeral fracionário: metade (no 1° parágrafo).

c)   Um número indicativo de ano: 2023 (no 1° parágrafo).

 

 

POEMA: XADREZ - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: Xadrez


   Sérgio Capparelli


CAPPARELLI, Sérgio; GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Poesia visual. São Paulo: Global, 2002.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 63-4.

Entendendo o poema:

01 – A imagem do poema sugere determinado objeto. Qual? Para que ele é utilizado?

      A imagem assemelha-se a um tabuleiro utilizado para jogar xadrez ou damas.

02 – O que esperamos encontrar nesse objeto?

      No tabuleiro, normalmente, são colocadas peças (peões) para jogar.

03 – Em sua opinião, o fato de a palavra amor estar sobre o tabuleiro de jogo tem algum significado? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Nesse contexto, o do jogo, que relação as palavras ardor e dor estabelecem com amor?

      Ardor e dor rimam com amor, o que cria uma relação do amor com essas palavras. Ou o amor pressupõe sentir ardor e dor. Assim como as peças de um jogo, as letras das palavras se movem no poema e constroem o jogo do amor.

05 – A borda vermelha do tabuleiro também possui alguma relação com a palavra amor?

      Sim, pois, geralmente, o amor é representado pela cor vermelha.

06 – Se tirássemos o tabuleiro e deixássemos só as palavras, entenderíamos o poema do mesmo jeito?

      Não, pois é o conjunto, a relação entre as palavras e os elementos visuais que forma o significado do poema.

TIRA: AMOR! AMOR! ZIRALDO - COM GABARITO

 Tira: Amor! Amor!


Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 61.

Entendendo a tira:

01 – As palavras de Maluquinho se dirigiam à menina? Como você percebeu isso?

      Não. Porque ele passa direto por ela e se dirige às flores.

02 – Então, o que fez a menina se enganar?

      A maneira como ela fala e as palavras que usa, além do fato de passar muito perto dela, esticando os braços na direção da garota.

03 – A fala de Maluquinho faz você se lembrar de que tipo de declaração?

      De uma declaração de amor.

04 – Além da fala, que outros elementos levam o leitor a concluir que se trata de uma declaração do tipo que você identificou na atividade 3?

      As palavras e a expressão física: os gestos, a maneira de andar e olhar, a emoção representada pelas palavras em destaque nos quadrinhos, o ponto de exclamação, entre outros elementos.

05 – Leia o primeiro quadrinho em voz alta. Como a maioria de seus colegas leu a frase?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Leia novamente a primeira fala de Maluquinho, agora modificada.

        “Amor? Amor?”

a)   Nesse caso, a menina continuaria a entender da mesma maneira o que o menino diz? Por quê?

Não. Porque ao usar essas palavras em tom de interrogação, a menina não poderia toma-las como uma declaração de amor.

b)   O que faz com que possamos compreender o que os outros querem dizer são somente as palavras? Explique sua resposta.

Não são apenas as palavras, mas o modo como são ditas, por exemplo, a entonação, a combinação delas, a expressão facial e corporal de quem falou e até mesmo a situação de comunicação em que foram usadas.

 







POESIA POPULAR: A QUADRINHA - COM GABARITO

 Poesia popular: A quadrinha

1ª quadrinha

 Sou pequenina

 Criança mimosa

 Trago nas faces

        As cores da rosa.

CLÁUDIO, Afonso; NEVES, Luiz Guilherme Santos. Trovas e cantares capixabas. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Secretaria de Assuntos Culturais; Fundação Nacional de Arte; Instituto Nacional do Folclore, 1980.

2ª quadrinha

        Sou jardineiro imperfeito,

        Pois no jardim da Amizade,

        Quando planto amor-perfeito

        Nasce sempre uma saudade...

TAVARES, Adelmar. In: OTÁVIO, Luiz. Meus irmãos, os trovadores: coletânea de trovas de autores brasileiros. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi, 1956.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DoM4j8wqSRBc&psig=AOvVaw1SGUtYX83KTOTodonxrEPf&ust=1617666770225000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMjGzdLk5e8CFQAAAAAdAAAAABAE


3ª quadrinha

        Quero cantar, ser alegre,

        Que a tristeza não faz bem;

        Ainda não vi a tristeza

        Dar de comer a ninguém.

MOTA, Armor Pires. Oliveira do Bairro: chão de memórias, usos e costumes. Oliveira do Bairro: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1995.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 51.

Entendendo a quadrinha:

01 – Em qual das quadrinhas lidas todos os versos apresentam rimas?

      Na segunda quadrinha.

02 – Em sua opinião, que sentimento o eu lírico da segunda quadrinha expressa ao se caracterizar como “jardineiro imperfeito”? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Copie da primeira quadrinha dois adjetivos e uma locução adjetiva.

      Adjetivos: pequenina e mimosa.

      Locução adjetiva: da rosa.

04 – Leia novamente a terceira quadrinha.

a)   Copie dessa quadrinha um adjetivo e um substantivo abstrato.

Adjetivo: alegre. Substantivo abstrato: tristeza.

b)   Qual adjetivo dá origem ao substantivo abstrato copiado no item anterior e também expressa oposição ao adjetivo presente na quadrinha?

O adjetivo triste.

RELATO/BIOGRAFIA: MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Relato: Manoel de Barros

        Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago, depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada.

Manoel de Barros – Memórias inventadas. São Paulo: Alfaguara, 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 41-2.

Entendendo o relato:

01 – O que o poeta Manoel de Barros quis dizer ao afirmar que, desde cedo, já queria ser fraseador?

      Ele quis dizer que desde menino já queria ser poeta.

02 – Que frase do texto confirma que Manoel de Barros se descobriu poeta quando era adolescente?

      “O poeta nasceu de treze”.

03 – Releia o trecho a seguir.

        “[...] escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras.” Responda:

a)   Quais profissões o poeta descarta ao afirmar que não queria ser “doutor de curar”, “doutor de fazer casa” nem “doutor de medir terras”?

As profissões de médico e de engenheiro.

b)   Na carta que escreveu aos pais, o autor afirma a eles o que não quer ser antes de contar o que queria ser no futuro. Em sua opinião, que motivo o levou a usar essa estratégia?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Ao receberem a carta, pai, mãe e irmão tiveram reações diferentes. Identifique a reação de cada um.

      O pai ficou meio vago, a mãe abaixou a cabeça e o irmão questionou a possibilidade de se ganhar a vida como fraseador.

05 – Releia esta pergunta do irmão do poeta.

        “Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa?”.

a)   Ao fazer essa pergunta, que tipo de preocupação o irmão manifesta?

Manifesta preocupação com a remuneração do trabalho e se ele pode garantir a sobrevivência.

b)   Ao manifestar essa preocupação, o irmão de Manoel também revela sua opinião sobre o trabalho dos poetas. Qual seria essa opinião?

O irmão de Manoel provavelmente considera que esse trabalho não remunera o suficiente para garantir a sobrevivência de quem o pratica e dos que dele eventualmente dependem. Pode até considerar que ser poeta não é um trabalho.

06 – Na sociedade em que vivemos, há quem considere o poeta um artista, uma pessoa de grande sensibilidade, alguém que lida bem com as palavras. Mas há também aqueles que o consideram um sonhador, alguém que não tem os pés no chão ou julguem que sua atividade é irrelevante. O que você pensa sobre esse assunto?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – O pai seguiu o conselho do irmão do poeta? O que o pai demonstrou com essa atitude?

      Não. Com essa atitude, o pai demonstrou respeitar a decisão do filho.