sábado, 10 de setembro de 2022

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: REX - IVAN ZIGG - CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS - COM GABARITO

 História em quadrinhos: REX

 

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirk3I9VZeL6u1eq3k_t6xlX81XgGoVssc4FY7C0GYo5tkIRJe3x05q1afe-dTTUVrYrzJuR3PTxJwWwKSq3VeSIoNq8X5M_GunNM4jhXAGLVK9TYNM7Eyr1H5ly7jyu0_kh-iWx3ujiAbjjcZ4tZf_ns2vQmPFb-0xOGUjGgIqqucSwcPmSWL9hZUr/w179-h219/REX.jpg

ZIGG, Ivan. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: http://praticutuca.blogspot.com/2010/05/praticutuca-no-mundo-da-ilustracao.html. Acesso em: 11 maio 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 50.

Entendendo a história em quadrinhos:

01 – A que história a HQ faz referência?

      Faz referência a fábula da lebre e da tartaruga, que será apresentada em duas versões diferentes.

02 – Considerando as características de uma HQ, descreva:

a)   A diagramação dos quadrinhos e em que sentido é feita a leitura.

Há cinco quadrinhos, sendo o primeiro dedicado ao título da história. Em conjunto, eles ocupam todo o espaço de uma página em formato retangular vertical. A leitura é feita na horizontal, da esquerda para a direita: primeiro, os dois quadrinhos da tira superior, depois os dois quadrinhos da tira do meio e, por fim, o último quadrinho.

b)   Como as linguagens verbal e não verbal são utilizadas.

Na linguagem verbal (nesse caso, informal) aparece no título da história, na narração nos três quadrinhos seguintes e na moral da história, no final. Já a linguagem não verbal pode ser observada na expressão facial de cada personagem (riso, esforço físico, angústia) e na ideia de movimento causada pela pequena fumaça e traços que indicam que cada personagem olhou para um lado, como ocorre no penúltimo quadrinho.

03 – Nas corridas, ou nos esportes em geral, é comum o uso de tecnologia para melhorar o desempenho dos atletas. Na HQ, qual foi a ferramenta tecnológica usada pela tartaruga? Se ela não soubesse como utilizá-la, poderia ter saído vitoriosa na corrida? Justifique sua resposta.

      A ferramenta tecnológica empregada pela tartaruga foram os patins e que, se ela não soubesse utilizá-los, não teria vencido a corrida, pois o uso de qualquer equipamento depende de treinamento. A lebre, por ser rápida por natureza, já se sentia campeã da corrida, mas não contava com a esperteza da tartaruga, que, nessa versão da história, fez uso de um equipamento tecnológico, para melhorar sua condição ao competir, e acabou vencendo a corrida.

04 – Que efeitos de sentido o uso dessa tecnologia na história pode provocar?

      Levantar hipóteses sobre qual realidade a HQ retrata e a citar as relações que podem estabelecer com suas vivências pessoais de uso da tecnologia. Em uma sociedade que supervaloriza a tecnologia, o “recado” sugerido é que ela pode ser uma ferramenta importante na superação de limites. No caso, pela valorização dada à tendência é que a atitude da tartaruga de usar patins seja vista com bons olhos. Essa aprovação da atitude da tartaruga pode ser reforçada pela atitude arrogante da lebre.

05 – Em geral, as tecnologias são utilizadas para facilitar a atividade humana. Identifique, no seu cotidiano, algumas dessas tecnologias.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os instrumentos e ferramentas presentes em suas atividades diárias cuja produção envolve técnicas modernas e complexas.

 

ESCULTURA: VÊNUS DE HOHLE FELS - COM GABARITO

Escultura: Vênus de Hohle Fels

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiflqFCKxQ71UdrFIeU43lBY1hh8j6quSICoDuIN7OOMXUa81rFDdBsJon4wUmnf6o3XvNJG3QHFDszTRGPgI8B7_lNJrM-3QOupP2NRj0Hx75D2QYhyctIwsE3djPXVFsfRwTTs9ju5Hirgz0VnRecqGWXKL0S18LWlDZd0K0zsthyGR9dJ6Rv738v/s1600/ESCULTURA.jpg

Vênus de Hohle Fels, c. 40 mil a.C. (marfim, 6 cm – Museu Pré-histórico de Blaubeuren, Alemanha).

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 41.

Entendendo a escultura:

01 – Com base nessa observação, converse com os colegas e levante hipóteses para estas questões:

a)   O que esse objeto mostra?

A escultura mostra um corpo feminino.

b)   Que matéria-prima foi utilizada em sua criação?

Foi esculpida em marfim de mamute.

c)   Qual é o peso dela? E o tamanho?

Mede 6 centímetros e pesa 33 gramas.

02 – Cheque suas hipóteses com o professor.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Essa escultura fica no Museu Pré-Histórico de Blaubeuren, na Alemanha.

03 – Considere o que a escultura mostra, o nome da caverna em que ela foi descoberta e responda: Por quais motivos a escultura ficou conhecida como Vênus de Hohle Fels?

      É comum que descobertas arqueológicas recebam nomes que se referem ao lugar onde foram descobertas (Hohle Fels); no caso de esculturas, costuma-se considerar também aquilo que a expressão artística representa (um corpo feminino, com formas avantajadas, que pode representar a fertilidade, a maternidade, a abundância; a deusa romana da fertilidade é Vênus). Por isso, o nome da pequena escultura é Vênus de Hohle Fels.

04 – Para ampliar seu repertório cultural, busque em sites de museus arqueológicos outros exemplos desse tipo de Vênus e compartilhe suas descobertas com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

ENTREVISTA: DAVID ROCK - COMPORTAMENTO HUMANO - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

Entrevista: David Rock – Comportamento humano – Fragmento

        [...]

        Folha  Como melhorar, na prática, o raciocínio?

        David Rock – Você precisa, literalmente, prestar atenção ao modo como pensa: observar as diferentes qualidades do seu pensamento, em que momentos do dia ele funciona melhor e como ele é influenciado por fatores externos, identificando padrões.

        [...]

        Folha – Como formular a rotina de trabalho ideal, do ponto de vista do funcionamento cerebral?

        David Rock – Foque seu trabalho no período da manhã, sem nenhuma interrupção. Faça o trabalho criativo primeiro, tudo que for urgente e importante em segundo e, por último, o resto, como checar e-mails.

Ameaça e recompensa moldam atitude profissional, afirma neurocientista. Folha de S. Paulo, 3 maio 2015. Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2015/05/1623690-ameaca-e-recompensa-moldam-atitude-profissional-afirma-neurocientista.shtml.  Acesso em: 25 nov. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 179.

Entendendo a entrevista:

01 – O gênero textual entrevista pressupõe a interação entre entrevistador e entrevistado. Como o uso de você contribui para fazer do leitor um interlocutor indireto?

      O termo você, embora generalize a ação ao mostrá-la válida para todos, parece instaurar uma conversa com o leitor, destinatário final da informação.

02 – Pode-se dizer que a formulação das perguntas levou o entrevistado a empregar esse recurso? Por quê?

      Não. A formulação da pergunta leva a generalizações; não pressupõe um direcionamento para o leitor.

03 – Reformule a primeira resposta do entrevistado, dando a ela características claras de generalização.

      Sugestões de resposta: “É preciso/é necessário/deve-se, literalmente, prestar atenção ao modo como se pensa: observar as diferentes qualidades do pensamento, [...] padrões”. 

BIOGRAFIA: ALEIJADINHO - ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA - COM GABARITO

 Biografia: Aleijadinho – Antônio Francisco Lisboa

Vila Rica / MG, 1730 ou 1738 – 1814 

Retrato atribuído a Aleijadinho, de Euclasio Penna Ventura, c. início século XIX (óleo sobre pergaminho, 27,6 cm x 22,1 cm – Museu de Congonhas, Congonhas, MG.

       Escultor, entalhador e arquiteto. Filho de Manuel Francisco da Costa Lisboa com sua escrava Isabel, foi libertado da escravidão por seu pai no batismo. Sua formação artística se deu, em grande parte, com o pai, mas é provável que ele também tenha sido discípulo de outros artistas de Vila Rica, como João Gomes Batista, Francisco Xavier de Brito e José Coelho de Noronha, nunca tendo saído da região mineradora para estudar. Como as irmandades religiosas e ordens terceiras constituíam a principal clientela dos artistas, quase toda a produção conhecida de Aleijadinho é de natureza religiosa. Seus trabalhos mais relevantes foram produzidos a partir de 1760, quando iniciou a talha de altares. Começou a esculpir em pedra-sabão no ano seguinte e realizou seu primeiro trabalho arquitetônico provavelmente em 1763. A partir de 1777, passou a sofrer de uma moléstia de natureza indefinida, que lhe prejudicou os movimentos e lhe causou deformações. Sua produção é composta por um vasto conjunto de obras de arquitetura, ornamentação sacra e imagens para retábulos e capelas, destacam-se as esculturas das capelas dos Passos e dos doze profetas bíblicos, na cidade de Congonhas do Campo. Para Myriam Ribeiro de Oliveira, ele bebeu de fontes e temas portugueses, mas fez um agenciamento original desse conjunto, desenvolvendo uma verdadeira escola regional por meio da adaptação dos modelos estrangeiros, apreendidos a partir de gravuras. Segundo a autora, muitas esculturas do Aleijadinho exibem uma "transcendência do rococó em prol de estilos anteriores, como o barroco e o gótico, mais adequados à expressão de sentimentos místicos". Mário de Andrade atribuiu ao artista um caráter mestiço, reunindo influências diversas. Para o crítico, sua arquitetura representa uma síntese afinada com a religiosidade colonial, dotada de uma "graça mais sensual e encantadora" que os modelos europeus. Quanto à escultura, Mário de Andrade também ressaltou a plasticidade das obras em pedra e um certo expressionismo das obras em madeira.

        ALEIJADINHO – Antônio Francisco Lisboa. Índice biográfico. Museu Afro Brasil. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/indice-biografico/lista-de-biografias/biografia/2017/06/26/aleijadinho---ant%C3%B4nio-francisco-lisboa. Acesso em: 4 jul. 2020.

Fonte: Estações e Linguagens – Rotas da Ciência e Tecnologia – Ensino Médio – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2020. p. 27.

Entendendo a biografia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra talha?

      Elemento esculpido por meio do entalhe em madeira, marfim e pedra, destinado a decorar altares, portais, tetos e janelas.

02 – Você já tinha ouvido falar de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) ou de alguma das obras mencionadas no texto? Que impressão a biografia do artista causou em você?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Segundo o texto, Aleijadinho passou por várias situações desfavoráveis, entre as quais se destacam o nascimento na escravidão e a doença que deformou suas mãos. Como deve ter sido produzir em meio a essas adversidades?

      Além dos adversos, ao contexto do trabalho escravo e da intensa descriminação, a deformação das mãos decerto obrigou o artista a desenvolver técnicas que permitissem o uso das ferramentas sem o uso pleno das mãos e dos dedos.

04 – Pode-se dividir o verbete do índice biográfico em três partes distintas. Identifique-as e explique o que se aborda e cada uma delas.

      A primeira parte é o levantamento de informações biográficas, que trazem a trajetória do artista; a segunda é fazer um panorama de sua produção artística, apresentando técnicas, linguagens e datas em que foram produzidas; por fim, o verbete contrapõe argumentos de críticos (Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Mário de Andrade) para sugerir uma interpretação global de sua obra.

      

 

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

LIVRO(ATIVIDADES): A FACE OCULTA - AUTORA - MARIA TEREZA MALDONADO - COM GABARITO

 LIVRO(ATIVIDADES): A FACE OCULTA

AUTORA: Maria Tereza Maldonado

Capítulo 1: A inimiga do Sol  p.7

01. Que tema é abordado nesse livro?

Uma história de Bullying e Cyberbullying.

02. Quem são os pais de Luciana? p. 7

Alzira e Leandro.

03. Para eles, qual era o melhor modo de começar o dia, mesmo em fins de semana e feriados? p.7

Era fazer uma caminhada a passos rápidos no calçadão de Copacabana.

04. Qual era a rotina de Luciana, de 13 anos? p.7

Toda noite ficava até tarde entretida com jogos on-line, conversando com os amigos pelo computador, e detestava acordar cedo.

05. Como se chama a amiga de Luciana, que seus pais encontraram no Carnaval? p.8

Bruna.

06. Qual era o único programa que Luciana aceitava o convite de Bruna? p.8

Era ir na padaria do pai de Bruna comer aquele pão doce irresistível.

07. Por que a chamavam de inimiga do sol? p.8

Porque era branca como a neve, em pleno verão.

08. Luciana gosta de computador e de comida. Vive comendo que bobagens? p.9

Pipoca, biscoitos, balas, bolos, tudo o que não presta.

09. Por que eles dizem que Luciana é impermeável aos nossos argumentos? p.10

Porque diz com a maior convicção que o mundo virtual é muito mais interessante do que essa nossa vidinha real.

10. Luciana voltou para o quarto resmungando, que frase? p.11

“- Não sei quem inventou essa regrinha idiota de comer sobremesa depois da refeição.”

11. Como se chama a comunidade virtual que Luciana entrou depois de discutir com os pais?

“Meus pais não me entendem”.

 Capítulo 2: O real mundo virtual p.13

 01. Como o pai chamava Luciana, devido a sua palidez? p.13

Zumbi.

02. Luciana disse ao pai que odiava a escola, e o que ela mais amava era o quê? p.14

Ficar plugada no computador.

03. Por que Luciana dizia que não estava afim de conversar com ninguém daquela escola? p. 14

Porque os amigos virtuais são muito mais interessantes.

04. Como eram os avatares que Luciana construía para representa-la? p.15

Eram muito diferentes dela: magros, altos, cabelos curtos com cores e cortes exóticos, roupas ousadas e coloridíssimas.

05. Paulo amigo de Luciana também mergulhava onde? p.18

No buraco negro cibernético.

06. Como era o envolvimento de Paulo com o computador e com a guitarra? p.19

Tirava o apetite, esquecia as refeições e não encontrava tempo para tomar banho, escovar os dentes e fazer xixi. Muito menos para estudar.

07. Quem eram os pais de Paulo? p. 19

Arnaldo e Deise.

08. O que Paulo disse quando reprovou? p.21

Assim eu fico com mais base para o ano que vem...

Capítulo 3: Perseguição implacável p.22

01. Nesse capítulo aparecem mais alguns personagens, entre eles, Marcelo e Elisa. Qual a idade deles? p.23

Marcelo 14 anos e Elisa 8 anos.

02. Quem é Vitor? p.23

Marido de sua mãe (padrasto) e pai de sua irmã Elisa.

03. Que fazia Marcelo e mais cinco amigos no condomínio onde moravam? p.23

“Tocavam o terror”, implicando com as crianças na piscina e nos brinquedos do parque, derrubando as lixeiras e deixando a sujeira espalhada no chão para, escondidos, se divertirem vendo a raiva dos faxineiros falando palavrões enquanto limpavam a área uma vez mais.

04. Marcelo tinha ciúme dos irmãos: Elisa e Tiago. Como ele reagia? p.25

Ele sentia-se o mais prejudicado de todos, reclamava que os irmãos eram protegidos e mimados, afirmava que só ele levava bronca e ficava de castigo, acusava o pai e a mãe de terem deixado de gostar dele. E explodia de raiva.

05. No futebol, qual era o apelido de Marcelo? p.26

Perna de pau.

06. Qual o nome dos pais de Marcelo? p. 27

Heitor e Iracema.

07. Na nova escola, quem Marcelo escolheu para ser alvo de ataques? p.27

Luciana.

 

Capítulo 4: Ataques Torturantes p.28

01. Que disse Marcelo para a Luciana no primeiro torpedo? p. 28

Gooooooooorda!

02. Para quem Luciana ligou pedindo conselhos? p. 30/31

Para seu amigo Paulo e para Bruna.

03. O filho da Dete (Maicon) matava aula para ficar onde? p.33

Ficar na Lan House.

04. Além de mandar mensagens pelo celular Marcelo também mandou mensagens através de onde? p.33

Através de um site de relacionamentos com perfil fake.

05. Que tipo de choque teve Luciana quando deparou com as mensagens de Marcelo? p. 34

O coração acelerado, a boca seca, o suor frio nas mãos, a angústia lhe contraindo o estômago cheio.

06. Luciana encaminhou as mensagens para Bruna e Paulo. O que eles aconselharam? p.34

Aconselharam a não responder, que assim o agressor desistiria.

07. Quando Luciana estava jantando com sua mãe, contou que a Dete estava com problemas com o Maicon. Que disse sua mãe? p.35

Computador é muito bom, mas quando usado em excesso dá problemas.

 Capítulo 05 – Comemorando a vitória - p.36

1.    Marcelo chegou à sala de aula antes de Luciana e ficou satisfeito, por quê? p.36

Ao vê-la entrar abatida, com olheiras, revelando a noite maldormida.

2.    Por que Luciana mal conseguiu prestar atenção às aulas? p. 3

Além do sono, a preocupação de descobrir o “homem-bomba” que queria detoná-la.

3.    Que mensagem Marcelo mandou para Luciana dentro da sala de aula? p.37

Com essa roupa preta, você fica com cara de bruxa gorda!”

4.    O que Marcelo achava tão divertido? p.37

Achava tão divertido atormentar os irmãos e implicar com eles.

5.    Entre uma viagem e outra, Arnaldo conversava com Paulo sobre o quê? p.38

Sobre a importância dos estudos.

6.    Com que Paulo sonhava? p.38

Com sua banda de rock, que o tornaria famoso e traria rios de dinheiro...

7.    Paulo sugeriu para Luciana fazer um trabalho de detetive? p.40

Tente ir por exclusão: descobrindo quem não é, sobra quem é, sacou?

8.     Quem virou internauta, e disse para Luciana que estava correndo o risco de ficar mais viciada do que ela? p. 40

Sua avó.

9.     Sobre qual assunto foi a palestra na escola da Bruna? p. 41

Bullying.

10.  O que é Bullying? p. 41

É um comportamento de agressões físicas ou verbais feitas de modo repetitivo com o objetivo de ferir moral e até fisicamente à pessoa escolhida.

11. Explique o que é cyberbullying. p.41

Cyberbullying é quando a pessoa usa a tecnologia para bombardear a vítima 24 horas por dia, sete dias por semana, desespero total!

12. O que a escola da Bruna está pensando em fazer? p.41

Uma campanha antibullying para conscientizar os alunos de que é errado se divertir fazendo os outros sofrerem!

 Capítulo 06: Os ataques continuam... p. 43

1.    Por que Luciana diz que Marcelo contaminou sua rede social? p.43

Porque antes era só prazer entrar nas redes sociais, e agora é sofrimento.

2.    Abatida com os ataques e atormentada por uma enorme raiva de si mesma; o que decide ela fazer? p. 43/44

Decide pedir ajuda aos adultos.

3.    Luciana pensou em tudo que poderia acontecer se contasse o que está acontecendo pros seus pais, e então chegou a que conclusão? p.44

Que os colegas iam ficar rindo dela, por transformar um probleminha à toa no maior problemão, que ia morrer de vergonha.

4.    Como Marcelo adorava ver Luciana? p.44

Adorava ver Luciana toda encolhida, a cabeça baixa, o rosto abatido, sem sequer ir para o pátio na hora do intervalo.

5.    Marcelo tornou-se “sócio” de Leonardo e combinou zoar quem no intervalo? p.44

Combinou com o Gil para ele provocar uma briga com o Henry no pátio.

6.     Que disse Henry para a turma, quando disseram “Uh, uh”? p. 44/45

“Ih, gente, qual o problema? Só porque eu sei as respostas certas e os professores gostam de mim?

7.    Como Marcelo descobre as coisas? p. 45

Ele diz que gosta de ouvir a conversa dos outros.

8.     Por que Marcelo não contou nada de Luciana para Leonardo? p. 45

Queria mantê-la como vítima particular: ser seu torturador secreto dava-lhe especial prazer.

9.     Por que Leonardo foi expulso da escola? p.46

Por ter se metido em muitas confusões: a pior foi ter agredido um professor na saída da escola, inconformado por ter recebido uma nota menor do que a da colega cujo trabalho ele havia copiado.

10.  Em sala de aula Leonardo deixou de desacatar os professores, mas continuava fazendo o quê? p.47

Questionava os ensinamentos, interrompendo a aula com frequência para fazer perguntas propositalmente complicadas e apresentar argumentos contrários ao que estava sendo dito.

11. Quem iria filmar a briga de Henry e Gil? p.48

Marcelo.

12. Quem fez a edição do vídeo da briga de Gil com Henry? p. 49

Pedro, irmão de Leonardo.

13. Quando a diretora mandou chamar Leonardo, como ele reagiu? p. 51

Saiu da sala protestando, argumentando que não havia provas contra ele, apenas um complô para incriminá-lo.

 Capítulo 07...E as famílias são chamadas – p. 52

01. Leonardo conta ao pai que a diretora o convocou no colégio na manhã seguinte, e faz um combinado com o pai. Qual? p.53

Tirar o corpo fora do ocorrido para não ser incriminado.

02.Como reagiu Iracema, mãe de Marcelo? p.53

      Ameaçou retirar o computador do quarto do filho.

03.Como estava Gil, ao implorar para a mãe ir ao colégio, senão ele não entraria? p.55

      Gil estava quase chorando de remorso.

04.Marcelo estava com o ódio de Leonardo e Henry. Que pensou ele? p. 55

      “Que droga eu ter me associado a esse mau caráter, covarde, que não tem coragem de assumir o que fez!”

05. O que Gil falou de Leonardo durante a reunião? p.56

         Foi o Leonardo quem montou o vídeo e criou as legendas, nem eu nem o Marcelo sabemos fazer isso!

    06. Por que motivo Leonardo foi expulso do outro colégio? p.56

         Por má conduta...

     07.  O pai de Leonardo age errado, apoiando as atitudes do filho e ameaçando a diretora de processá-la por danos morais. Que frase ele diz ao filho antes de entrarem no carro? p. 57

- Vencemos! E você se defendeu brilhantemente! Parabéns, filhão!

Capítulo 08: Redimensionando o problema – p. 58

01. Luciana ficou chocada ao ver o vídeo que haviam feito com Henry e imediatamente fez o quê? p. 58

      Enviou o link para que Bruna e Paulo vissem também.

     02. Bruna só não ia para a padaria quando? p. 59

       Só deixava de ir na padaria quando sua mãe, que trabalhava como aeromoça, ficava em casa descansando entre um voo e outro, então aproveitava para passar algumas horas com ela.

   03.  O que mais impressionou Luciana no caso de Henry? p.60

        Foi a rapidez com que os pais do Henry agiram e a coragem ou o desespero dele, de repente, de contar para a mãe no mesmo dia.

  04. Quanto tempo Luciana ficava fazendo as atividades que a família a colocava? p. 61

    Ela cumpria o combinado de ficar pelo menos seis meses em cada atividade para experimentar e aprender alguma coisa.

05. Por que a Dete estava chorando? p. 63

     Porque  foi chamada na escola; o Maicon faltou quase uma semana, as notas péssimas e tem ficado na lan house.

06. Paulo diz a Luciana que ouviu os professores falando que a diretora está pensando proibir o uso de celulares na escola.  Devido a quê? p. 63

    Com a facilidade de fotografar e filmar, a situação está ficando fora de controle.

Capítulo 9: Ameaças e novas ideias – p. 65

01. O que estava escrito no bilhete que Henry encontra na sua cadeira? p.65

“Da próxima vez que se queixar pra mamãe, eu vou quebrar você de verdade, seu veadinho escroto!”

02. Que fez Henry com o bilhete? p. 65

Entregou para o professor de Biologia e disse em voz alta:

- Quero saber quem escreveu isso! Eu não aceito ser ofendido nem ameaçado!

     03. A diretora Rosa disse ao professor que havia convocado a coordenadora e a orientadora para quê? p. 67

             Para planejar ações mais amplas com o objetivo de evitar a intensificação dos ataques.

     04.Por que a diretora disse que estava preocupada com o aumento dos episódios de cyberbullying? p. 67

           Porque os ataques são mais pesados, cruéis, e ultrapassam as fronteiras da escola, é muito mais difícil de controlar.

      05. Qual a finalidade da campanha antibullying? p. 68

            Está sendo muito eficaz para conscientizar os alunos de que é inaceitável.

 Capítulo 10: Vítimas e algozes – p.73

01. Por que Elisa chegou da escola, chorando? p.73

Porque sua melhor amiga arrumou uma amiga nova.

02. Marcelo estava trancado no quarto, fazendo o quê? p.75

Estava enviando uma enxurrada de mensagens ofensivas para Luciana.

03. Marcelo estava distraído implicando com a irmã e fez o quê? p.75

Mandou mensagem para Luciana no endereço pessoal.

04. A face oculta, finalmente, foi revelada. O que Luciana descobriu? p. 75

Que o inimigo era o Marcelo.

05. Como Luciana resolveu dar fim da lei do silêncio? p.75

Decidiu imprimir as mensagens, contar tudo para os pais e levar o material para a orientadora.

06.  Leandro, pai de Luciana, quando chegou em casa e ouviu a história, ficou indignado e disse o quê? p.77

- Isso é cyberbullying! Sabia que isso é crime? Esse garoto não deve ter noção do que está fazendo.

07.  Luciana disse que pior do que ser atacada pelo Marcelo era o quê? p. 77

É vocês me tirarem do computador!

08. Os pais da Luciana e do Henry se encontraram na porta da escola e decidiram fazer o quê? p.78

Decidiram entrar todos juntos para perguntar como a escola estava planejando lidar com esses episódios e criar uma rede de pais para proteger os filhos dos crimes cibernéticos.

09. Na reunião decidiram criar uma campanha para esclarecer que as ações de bullying e de cyberbullying são inaceitáveis. Qual o nome da campanha? p. 79.

“Agressão não é diversão”.

 Capítulo 11 –  Confronto e consequências - p.81

01. Marcelo percebeu a ausência de Luciana na sala de aula, então, lembrou que enviou e-mails pelo endereço pessoal. O que ele disse quando a diretora lhe entregou as folhas com as mensagens impressas? p.82

        Marcelo começou a suar frio, o olhar fixo nas folhas, sem coragem de encarar os presentes. Balbuciou:

- Desculpe, foi mau...

02. O que a diretora Rosa propôs a Marcelo? p.82

Que Marcelo assuma conosco o compromisso de parar imediatamente de atacar Luciana.

03. Sobre o vídeo de Henry, o que Marcelo relatou? p.82

Relatou em detalhes, toda a trama proposta por Leonardo.

04. Leonardo pediu licenças para ir ao banheiro, mas foi para o laboratório de informática, para fazer o quê? p. 83

Para retirar o vídeo do site.

05. Não houve como Leonardo negar que estava tirando o vídeo de Henry do site, por quê? p.84

O técnico do laboratório indicou o computador que Leonardo acabara de usar, e no histórico do navegador lá estava o site de vídeos.

06.  Leonardo contou toda a verdade para a diretora, que sentiu aliviada. Que outra preocupação ela teve? p.86

Depois é descobrir como ajudar esse garoto a se regenerar.

07.  A diretora fala para Márcia, mãe de Leonardo, que Ivan, o pai, teve uma postura de defender e apoiar o erro do filho, mentindo também e tentando nos intimidar. O que isso pode estimular em Leonardo? p. 86

Estimular em Leonardo condutas antissociais, aumentando sua dificuldade de reconhecer os próprios erros.

08. Que penalidade foi aplicada a Leonardo? p.87

Ele utilizará o talento e o conhecimento que adquiriu sendo instrutor de uma ONG que oferece uma oficina de vídeos para adolescentes de uma comunidade do nosso bairro.

09. Qual a carga horária que Leonardo terá que cumprir? p. 87

Quatro horas semanais até o final do ano letivo.

10. Que reparação foi proposta para o Marcelo? p.88

Marcelo percorrerá as classes falando sobre o que aconteceu e se comprometendo a ajudar os agressores a interromper o comportamento violento.

Epílogo(parte de um texto, no final de uma obra literária, que constitui a sua conclusão).p.90

01. Dois anos depois, qual era o resultado da campanha “Agressão não é diversão”? p.90

           Continuou mostrando uma redução expressiva dos comportamentos violentos entre os alunos.

     02. As testemunhas que antes presenciavam as agressões em silêncio, fingindo que nada viam, por medo de se tornarem vítimas, passaram a fazer o quê, agora? p. 90

        Passaram a pressionar os agressores reprovando os ataques, fazendo com que eles se sentissem constrangidos e envergonhados.

   03. Houve redução na incidência de que tipos de ação de bullying? p. 90

        Exclusão, apelidos depreciativos, difamação, agressão física, ameaças.

    04. Que fizeram o grupo de pais liderados por Alzira, Leandro, Terry e Celso? p.91

      Eles elaboraram um folheto que foram distribuídos a todos os pais de alunos com sugestões de ações a serem implementadas em casa e nas áreas de lazer dos prédios.

     05. Algumas turmas criaram blogs, para quê? p. 91

          Para compartilhar textos de interesse comum e trocar informações relevantes.

    06. Que efeito teve no início da campanha, a passagem de Luciana, Henry e Marcelo pelas turmas para dar depoimentos pessoais sobre a prática do bullying? p. 91

        Teve um efeito muito positivo: os três tornaram-se amigos e conseguiram ajudar muitos colegas a sair do circuito violento.

     07. Quem se ofereceu para filmar a festa de final de ano da escola e decidiu fazer cinema? p.92

Leonardo.

 

“Não sofra Bullying. Denuncie”.

“Um por todos e todos contra o Bullying”.