sábado, 1 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (IV) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (IV) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

TÓPICO  – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratem do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.colegioanchieta.g12.br%2F8999-2%2F&psig=AOvVaw2_UpPc_8I2Eb1pfX37cgUr&ust=1620001224520000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOi4x_7cqfACFQAAAAAdAAAAABAJ

 Leia os textos a seguir para responder a próxima questão:

TEXTO 1

Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho?

Depende. “Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”, recomenda a nutricionista Priscila Maximino. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho.

 Fonte: http://bebe.abril.com.br/03_05/alimentacao/duvidas-sobre-alimentacao-infantil02.php

 TEXTO 2

Fonte:

http://www.slideshare.net/ladonordeste/poema-da-alimentao-presentation

 

QUESTÃO 01

Os dois textos tratam, principalmente, sobre

(A) os cuidados com uma boa alimentação.

(B) os perigos de doces e refrigerantes.

(C) a obesidade das crianças e jovens.

(D) os problemas de saúde das pessoas.

 

Faça a leitura do texto 1 e texto 2 para responder a questão 02.

TEXTO 1

 Eu sou a Ruth Rocha

Eu sou paulista. Nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos portugueses bem lá atrás e algum sangue bugre ou negro – quem sabe? – , que se traduz na minha cor de cuia quando apanho sol. Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente criança.

 

TEXTO 2

Educadora, socióloga e jornalista, a paulistana Ruth Rocha tem o mérito de ser

uma das escritoras que renovaram a linguagem dos livros infantis.

Até hoje, já publicou mais de 130 livros em inúmeras edições, lidos por milhões

de crianças de todas as idades.

Seus livros comovem e divertem leitores dos quatro cantos do mundo.

Quer saber mais?

Anote a página da Ruth na Internet: www.uol.com.br/ruthrocha.

 

QUESTÃO 02  (SAEP 2012)

Sobre os textos 1 e 2, podemos dizer que

(A) os dois textos foram escritos por Ruth Rocha.

(B) os dois textos apresentam as mesmas informações sobre Ruth Rocha.

(C) o texto 1 fala das publicações de Ruth Rocha.

(D) o texto 2 fala da vida profissional de Ruth Rocha.

 

Leia os dois textos abaixo com atenção.

 TEXTO 1



Texto 2

 


QUESTÃO 03 (SAEP 2013)

Os dois textos tratam da seguinte temática:

(A) a importância da escola.

(B) trabalhar e brincar.

(C) o trabalho infantil.

(D) preconceito contra as crianças.

 

Faça a leitura dos dois textos e responda:

 TEXTO 1 – Shopping: Capim Dourado

 O Capim Dourado Shopping é o maior shopping center do Estado do Tocantins. Localizado na capital Palmas, o empreendimento foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2010. O complexo conta com 130 lojas, sendo 5 âncoras e 6 salas de cinema (sendo uma do tipo 3D) da rede Cinemark. Também traz um espaço de eventos chamado Jalapão Hall com área total de 7046.41 m², onde ocorrem eventos e shows. Primeiro grande empreendimento do tipo no Estado, o centro comercial trouxe novas lojas e serviços para a cidade.

Pensado para ser uma nova experiência para os seus visitantes, todos os espaços foram projetados para proporcionar novos e marcantes momentos. O local já se transformou no programa favorito de todos os tocantinenses e de turistas.

Fonte: http://www.cdlpalmas.com.br/ver_noticia.asp?cod=132889&codDep=302

 

TEXTO 2 – Parte de shopping desaba e provoca pânico no Canadá

Autoridades da cidade de Lake Mayor, localizada no estado de Ontário, norte do Canadá investigam causas do acidente que deixou quatro pessoas feridas e grande prejuízo de mercadorias em um shopping Center de pequeno porte da cidade. Segundo testemunhas tudo começou por volta de duas horas da tarde quando ventava e chovia muito. Dois quiosques que vendiam bilhetes de loteria, cigarros e revistas estavam localizados na área abaixo da parte do teto que desabou. Agora resta somente um buraco de 12 metros por 24 metros.

(Portal: tvig.ig.com.br - Informações: Agência Estado, jun. 2012).

 

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

Os dois textos tratam do assunto “shopping”, porém os textos se diferenciam porque

(A) no texto 1 o shopping foi inaugurado e no texto 2, o shopping precisa de reforma.

(B) no texto 2 o shopping foi inaugurado e no texto 1, o shopping precisa de reforma.

(C) o texto 1 trata de um shopping pequeno e o texto 2 de um grande shopping.

(D) apenas o shopping Capim Dourado é um local de visitação de turistas.

 

Leia e compare os dois textos a seguir.

 TEXTO 1

 


 TEXTO 2

 Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos diariamente? Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só no Brasil são 228.413 toneladas por dia!

Mas o mais interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazer... Adivinha o que?!?! BRINQUEDOS!!!!

É verdade, fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.

 Reciclagem, brinquedos e aprendizado

 Todo mundo sabe que é muito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão, não é mesmo? Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar o controle remoto.

Isso significa que você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom, não é verdade?

Então pense em dividir seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo, criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras e desenvolver sua criatividade. Fazendo isso você estará aprendendo muitas coisas mesmo que não perceba.

Coisas que você nem imagina podem virar brinquedos! Caixas de sapato podem virar carrinho... Garrafas de 500 ml de refrigerantes podem virar um belo jogo de boliche, latas de molho de tomate podem virar telefones... Nossa! Quanta coisa pode ser feita!

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados/


 QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

Os dois textos acima tratam da questão da reciclagem, mas apenas o primeiro texto

(A) apresenta dados do IBGE com a quantidade de lixo produzida no Brasil.

(B) considera a reciclagem como uma forma de preservação do meio ambiente.

(C) explica que podemos produzir brinquedos com materiais recicláveis.

(D) mostra o tempo de decomposição de alguns materiais.

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (III) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (III) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 TÓPICO – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU  DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

 D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).

 

Observe a tirinha abaixo para responder a questão 01.

Adaptado de: WATTERSON, B. Calvin e Haroldo. Há tesouros por toda parte. Lisboa: Gradiva, 1996.

 

 QUESTÃO 01

Segundo a tirinha, na sala de aula Calvin sente-se

(A) enfurecido.

(B) alegre.

(C) desmotivado.

(D) motivado.

 

 Veja a propaganda que vende copos plásticos a preços promocionais:

Adaptado de: BRAGANÇA, A.; CARPANEDA, I. Bem-te-li 4. Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

 QUESTÃO 02

De acordo com o anúncio acima, é mais econômico comprar

(A) copos de tamanhos iguais.

(B) dois copos de uma só vez.

(C) somente um copo.

(D) copos de cores diferentes.

 

Observe a propaganda a seguir:

 


                                        (http://placar.abril.com.br)

 QUESTÃO 03 (SAEP 2013)

Segundo o texto, a principal vantagem da bicicleta sobre as outras máquinas inventadas é:

(A) não polui o meio ambiente.

(B) não gasta combustível.

(C) mantém a energia humana.

(D) não é muito cara.

 

Leia o texto e responda à questão.

 

                                Garfiel – 0024-7

QUESTÃO 04 (SARESP 2010)

O balão do 3.º quadrinho é diferente dos outros. Seu formato indica que o personagem está

(A) cochichando.

(B) cantando.

(C) gritando.

(D) pensando.

 

Observe a charge abaixo:

 

Adaptado de: http://www.tamoscomraiva.blogger.com.br/sinovaldo1162004jornalnh.jpg

QUESTÃO 05(SARESP 2010)

A charge acima sugere que

(A) o trabalhador brasileiro tem dificuldades para viver com o salário mínimo.

(B) o trabalhador brasileiro tem medo de pular a fogueira na noite de São João.

(C) as festas juninas são para todos os trabalhadores que ganham o salário mínimo.

(D) o salário mínimo vai aumentar na noite de São João.

  

D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Leia o texto abaixo.

Notícia: Mente quieta, corpo saudável

 

A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor?

Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.

Revista Superinteressante, outubro de 2003.

 

QUESTÃO 06 (PROVA DA CIDADE, 2009)

O texto tem por finalidade

(A) criticar.

(B) informar.

(C) denunciar.

(D) conscientizar.

 

Faça a leitura do texto.

Texto: Lições em casa

 

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.

Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimos protegidos. Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.

In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

 

QUESTÃO 07 (SPAECE 2010)

O texto tem a finalidade de

(A) fazer um convite.

(B) divertir o leitor.

(C) ensinar uma brincadeira.

(D) informar sobre alguns hábitos.

  

Por meio do texto a seguir você deverá responder a questão 08.

APRENDER BRINCANDO

 

QUESTÃO 09 (SAEP 2013)

O texto acima serve para

(A) informar sobre o arco-íris.

(B) ensinar como brincar com as cores.

(C) explicar sobre a origem da luz.

(D) orientar uma experiência com água.

 

Leia o texto abaixo e responda à questão 10.

 
QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

A finalidade deste texto é

(A) Fazer um convite.

(B) Dar um recado.

(C) Contar um fato.

(D) Comunicar sobre um evento.

 

Observe o cartaz abaixo para responder a questão 11.

 

Fonte: http://www.midiace.com.br

 

QUESTÃO 11 (SAEP 2013)

Esse texto serve para

(A) anunciar

(B) divertir

(C) criticar

(D) avisar

 

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (II) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (I) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 D6 - Identificar o tema de um texto.

Poema: SAPATO

É MUITO CHATO,

 

mas é um fato:

em pata de pato

não cabe sapato.

Não há sapato

pra pata de gato

ou pata de rato.

E eu constato

que nem no mato

se encontra sapato

pra carrapato!

Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

 

QUESTÃO 01 (Prova Rio, adaptada)

A palavra que retrata o tema da poesia é

(A) carrapato.

(B) sapato.

(C) gato.

(D) pato.

 

Leia o poema de Roseana Murray.

 Na minha casa de vento

tem chá de chuva

bolo de neblina

empadão de pensamento.

 

Na minha casa encantada

tem macarronada de nuvem

e pastel de trovoada.

 

A sobremesa é transparente

na minha casa de vento

sorvete de orvalho

pavê de faz-de-conta

e torta de tempo

(ruim ou bom, não importa).

Você quer jantar comigo?

(Roseana Murray)

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

O tema central desse poema é

(A) banquete

(B) casa encantada

(C) lanches

(D) casa de vento.

 

Leia este poema:

 Poema: Meu cachorro Relâmpago

Sérgio Caparelli

 

O meu cachorro Relâmpago

acordou com sarampo.

 

Veio dona Manuela:

"Deve ser varicela".

 

E depois a dona Dora:

"Para mim é catapora".

 

E a dona Fabíola:

"Mais parece varíola".

 

Por fim, o veterinário:

"Oh, que belo disparate!

O cachorro se manchou

é com molho de tomate".

 (Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

 

QUESTÃO 03 (SAEP 2012)

O texto trata principalmente

(A) de diferentes tipos de pessoas.

(B) de vários tipos de doenças tropicais.

(C) de cachorros.

(D) do veterinário de cães.

 

Leia o poema abaixo para responder a questão 04.

 Poema: Guaraná com canudinho

 

Uma vaca entrou num bar

e pediu um guaraná.

 

O garçom, um gafanhoto,

tinha cara de biscoito.

 

Olhou de trás do balcão,

pensando na confusão.

 

Fala a vaca, decidida,

pronta pra comprar briga.

 

 

- E que esteja geladinho

pra eu tomar de canudinho.

 

Na gravata borboleta,

Gafanhoto fez careta.

 

Responde: - vaca sem grana

Se quiser, vai comer grama.

 

- Ah, é? muge a vaca matreira,

Quem dá leite a vida inteira?

 

- Dou leite, queijo, coalhada,

Reclamo, ninguém me paga.

 

Da gravata, a borboleta

Sai voando satisfeita.

 

Gafanhoto leva um susto,

Acreditando muito a custo.

 

E serve, bem rapidinho,

Guaraná com canudinho.

 

(Sérgio Caparelli. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 1998).


QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

O assunto principal tratado no texto é

(A) a discussão dos bichos.

(B) a bicharada reunida.

(C) como servir a bebida.

D) o diálogo dos animais.

 

D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

  Faça a leitura do texto abaixo.

Texto: Entenda melhor o que acontece com a natureza

Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela? Então, vamos lá!

Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente. O que você faz? Bom, todo mundo sabe que a melhor coisa a se fazer é procurar logo um bom dentista pra ele descobrir o que está acontecendo. Se for uma cárie, ele vai ter que fazer um tratamento, quem sabe uma obturação. Mas se você deixar esse dente doendo sem parar e não fizer nada, pode chegar uma hora em que ele já vai estar tão prejudicado que pode acabar caindo. Ou, então, quando finalmente resolver ir ao dentista, ele pode até arrancar esse dente! E aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso porque não cuidou direito da saúde da boca. Viu só? Funciona de forma parecida também com a natureza: ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada, de que está "sentindo dor" e, se ninguém fizer nada, os resultados podem ser os piores possíveis.

Fonte: http://criancas.uol.com.br/


QUESTÃO 05 (SAEP 2013)

O trecho em que há claramente uma opinião do autor é

(A) “aposto que ninguém vai querer ficar com uma janela no sorriso...”

(B) “ela começa a nos dar sinais de que está sendo prejudicada...”

(C) Quer entender melhor o que acontece com a natureza quando as pessoas não cuidam direito dela?

(D) Imagine que você não gosta de escovar os dentes e, por isso, acabou com uma tremenda dor de dente.

 

Faça a leitura a seguir e depois responda.

Todos deveriam prestar mais atenção às placas que são vistas nas casas com a frase “CUIDADO COM O CÃO”, elas servem para proteger as pessoas de ataques de cães bravos, mas também poderiam servir para lembrar a todos que animais domésticos precisam ser cuidados e não abandonados.

“É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”, explica Dionísio Rebecca, 47 anos, veterinário. Ele também alerta para a importância de registrar o animal. “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro. Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”.

Adaptado de: Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 18 de junho de 2005.

 QUESTÃO 06

No texto, a frase que expressa uma opinião sobre o assunto do texto é

(A) “Cuidado com o cão!”.

(B) “É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”.

(C) “Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”.

(D) “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro”.

 

Depois de ler o texto, responda a questão número 07.

 Texto: Entenda melhor esse fenômeno

 Primeiro o céu fica bem escuro e começa a chover. Aí vem um clarão bem forte, seguido de um barulho enorme. E a gente toma o maior susto! O nome desse fenômeno, poderoso e às vezes assustador, é raio. O raio nasce em nuvens grandes e escuras, que têm a parte de baixo lisa. Elas são conhecidas como cúmulos-nimbos e ficam bem altas, entre 2 e 18 quilômetros do chão. Quando estão cheias de gotículas de água e pequenos pedaços de gelo, caem grandes tempestades. Com o vento as pedrinhas de gelo batem umas nas outras. Essa agitação cria partículas de eletricidade na nuvem. Se uma nuvem com muitas partículas elétricas negativas encontra outra com muitas partículas positivas, elas trocam essas partículas, formando uma corrente elétrica poderosa.

Também pode acontecer de se formar uma corrente elétrica entre uma nuvem e o solo. Nos dois casos, o resultado final é o raio.

(MIÓLI, Júlia. Revista Recreio n.411. Janeiro/2008)

 QUESTÃO 07

A opinião do autor a respeito dos raios é que

(A) nascem em grandes nuvens escuras.

(B) são fenômenos poderosos e assustadores.

(C) são formados por corrente elétrica.

(D) surgem num clarão seguido de um barulho.

 

Leia o texto a seguir.

Limpeza é fundamental

A limpeza do corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar a sujeira é essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas bactérias que podem prejudicar a saúde.

Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito ruim”.

Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!

Adaptado de: Diário do Pará, Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.

 

QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

No texto, o trecho que apresenta opinião do autor é

(A) “... debaixo delas se ‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.

(B) “Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!”

(C) “Às vezes eu me esqueço de lavar as mãos antes de comer (...)”.

(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja”.

 

Leia com atenção o texto abaixo e depois responda à questão 09.

 Crônica: Alívio

 

Um homem sente que acordou, mas não consegue abrir os olhos. Tenta se mexer, mas descobre que está paralisado. Começa a ouvir vozes.

__ Coitado.

__ Olha a cara. Parece que está dormindo...

__ Sente cheiro de velas. Será que...?

Outras vozes:

__ É. Descansou.

__ Ninguém esperava. Tão saudável.

__ Coitado...

As vozes parecem conhecidas. Ele começa a entrar em pânico. Concentra toda a sua força em abrir os olhos. Não consegue. Tenta mexer uma das mãos. Um dedo! Nada. Meu Deus. Preciso mostrar que é um engano, que não morri. Vão enterrar um vivo. Ou será  que houve um engano? Morri mesmo. Estou ouvindo tudo, sentindo tudo, mas estou morto. Isto é horrível, isto é...

__ Um homem tão bom...

__ Grande caráter...

__ Que marido.

__ Vida exemplar...

O homem fica mais aliviado. Pode estar num velório. Mas definitivamente , não é o seu.

VERÍSSIMO, L. F. A Mãe de Froud. V. 43. Porto Alegre: L&PM, 1997, p. 65.

QUESTÃO 09 (SAEP 2013)

O trecho que apresenta uma opinião é:

(A) “Começava a ouvir vozes.”

(B) “Estou ouvindo tudo.”

(C) “Tenta mexer uma das mãos.”

(D) “Um homem tão bom.”