terça-feira, 20 de março de 2018

TEXTO: COMPLICADOS E PERFEITINHOS - DENISE BRITO - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


COMPLICADOS E PERFEITINHOS:


        Entenda as mudanças no seu corpo na puberdade, que marca a passagem da infância para a adolescência. Por volta dos 11 anos, garotos e garotas parecem que se apaixonam pelo espelho. É mesmo gostoso perceber as rápidas transformações que começam a acontecer no corpo: a puberdade. As mudanças nessa fase ocorrem também nas ideias e até nos sentimentos. E há momentos de insegurança. [...] A preocupação excessiva com a aparência e o excesso de crítica são normais nessa idade, diz a psicóloga Marizilda Donatelli. “É duro mesmo. Esse momento é um desafio, e cada um enfrenta de um jeito”, diz. [...] Nos meninos, é um hormônio chamado testosterona que começa a aumentar. Nas meninas, são os estrógenos e a progesterona. É o aumento da quantidade dessas substâncias que provoca as seguintes mudanças no seu corpo: No menino e na menina ■ É comum que os hormônios acabem desequilibrando a oleosidade da pele e isso leva ao entupimento das glândulas sebáceas e ao aparecimento da acne, as espinhas. Para resolver o problema, basta procurar um dermatologista. [...] Meninas ■ A partir dos nove anos, a estatura (altura) aumenta rapidamente e é comum ver, numa sala de aula, as meninas ficarem bem maiores que os meninos (mas é por pouco tempo...). Pode ocorrer alteração no humor, ou seja, sem motivo nenhum, se sentir triste ou irritada, um pouco antes da primeira menstruação. Chega a primeira menstruação [...]. A partir daí, diminui o ritmo do crescimento da altura. Meninos A partir dos 11 anos, a estatura (altura) aumenta com velocidade muito grande e, nessa fase, os meninos ultrapassam o tamanho das meninas (e ainda continuam crescendo por muito mais tempo que elas). O crescimento do corpo começa pelas extremidades [...]. Por isso é comum os meninos ficarem com um pezão e mãos que parecem enormes. Surgem os pelos pubianos, nas axilas e no rosto. [...] A voz começa a mudar e, durante a transição, fica desafinando; demora uns seis meses.
            Denise Brito. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di03050810.htm>.
Acesso em:09 mar 2011.

Entendendo o texto:
01 – Das frases a seguir, a única que faz uma referência direta ao leitor é:
      A – ( ) “Entenda as mudanças no seu corpo na puberdade...”
      B – ( ) “E há momentos de insegurança.”
      C – ( ) “Nos meninos, é um hormônio chamado...”
      D – ( ) “Para resolver o problema, basta procurar...”
      E – ( ) “Surgem os pelos pubianos, nas axilas...”

02 – “... garotos e garotas parecem que se apaixonam pelo espelho.” A expressão destacada indica que os garotos e as garotas:
      A – ( ) se apaixonam facilmente por qualquer pessoa.
      B – ( ) adoram comprar espelhos.
      C – ( ) perdem a vaidade.
      D – ( ) começam a se interessar pela própria aparência.
      E – ( ) namoram através de um espelho.

03 – Para resolver o problema das espinhas, os jovens procuram o médico. Há, entre as orações acima, respectivamente, uma relação de:
      A – ( ) consequência / fato.
      B – ( ) problema / opinião.
      C – ( ) causa / consequência.
      D – ( ) fato / causa.
      E – ( ) finalidade / fato.

04 – “Chega a primeira menstruação [...]. A partir daí, diminui o ritmo do crescimento da altura.” Analisando o contexto onde está a palavra daí, podemos assegurar que ela transmite ideia de:
      A – ( ) modo.
      B – ( ) lugar.
      C – ( ) tempo.
      D – ( ) comparação.
      E – ( ) intensidade.

05 - De acordo com o texto, muitas alterações ocorrem com os jovens na pré-adolescência. Dessas mudanças, qual ocorre tanto nos meninos quanto nas meninas, além das terríveis espinhas?
      A – ( ) Mudanças no estado emocional.
      B – ( ) Alterações na voz.
      C – ( ) Crescimento desordenado dos pés e mãos.
      D – ( ) Aumento da estatura.
      E – ( ) Primeira menstruação.



LENDA: SACI PERERÊ - SÉRIES INICIAIS - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


LENDA: SACI PERERÊ




Entendendo o texto:
01 – O texto é um/uma:
A) fábula.
B) lenda.
C) conto.
D) receita.



02 – Ser saci é:
A) brincar com as crianças na rua.
B) morar na cidade.
C) usar uma carapuça vermelha na cabeça.
D) ser o mito mais famoso do Brasil.

03 – De acordo com o texto, o amigo do Saci é:
A)  a mula sem-cabeça.
B) o Lobisomem.
C) a Cuca.
D) o Curupira.

04 – No texto, encontramos algumas palavras escritas com letras maiúsculas. Elas foram escritas assim, por quê?
A) estão em início de frases ou indicam nomes próprios.
B) estão em um texto folclórico.
C) indicam substantivos comuns.
D) indicam adjetivos e nomes comuns.

05 – Em “ele era um curumim", a palavra em destaque pode ser substituída por:
A) agitado.
B) criança.
C) danado
D. Curupira.



TEXTO: A PRESENÇA DO NEGRO NOS LATIFÚNDIOS - SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA - COM GABARITO

Texto – A Presença do negro nos latifúndios

        Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
(Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

01 – Segundo o autor, os antigos moradores da terra:
a) foram o fator decisivo no desenvolvimento dos latifúndios coloniais.
b) colaboravam com má vontade na caça e na pesca.
c) não gostavam de atividades rotineiras.
d) não colaboraram com a indústria extrativa.
e) levavam uma vida sedentária.

02 – “Trabalho acurado” é o mesmo que:
a) trabalho apressado
b) trabalho aprimorado
c) trabalho lento
d) trabalho especial
e) trabalho duro

03 – Na expressão “tendência espontânea”, temos uma(a):
a) ambiguidade
b) cacofonia
c) neologismo
d) redundância
e) arcaísmo.

04 – Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
a) os portugueses
b) os negros
c) os índios
d) tanto os índios quanto os negros
e) a miscigenação de portugueses e índios.

05 – Pelo visto, os antigos moradores da terra não possuíam muito (a):
a) disposição
b) responsabilidade
c) inteligência
d) paciência
e) orgulho.

06 – “Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico..." a conjunção, em destaque, escabele uma relação de:
a - conclusão
b- explicação
c- alternância
d- oposição
e- soma
07 – “Dificilmente se acomodavam, ..." a palavra em destaque expressa:
a- tempo
b- dúvida
c- modo
d- lugar
e- negação

08 – “Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. "a oração em destaque é uma:
a- oração subordinada substantiva objetiva direta
b- oração subordinada substantiva completiva nominal
c- oração subordinada substantiva subjetiva
d- oração subordinada substantiva predicativa
e- oração subordinada substantiva apositiva.

09 – “tendência espontânea" as duas palavras obedecem à mesma regra de acentuação. 
a- verdadeiro                            b- falso

10 – “menos sedentárias" a palavra em destaque é invariável porque é uma preposição.
a- verdadeiro                             b- falso 

        Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios 5 mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
                                             (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

11 – Segundo o autor, os antigos moradores da terra:
a) foram o fator decisivo no desenvolvimento dos latifúndios coloniais.
b) colaboravam com má vontade na caça e na pesca.
c) não gostavam de atividades rotineiras.
d) não colaboraram com a indústria extrativa.
e) levavam uma vida sedentária.

12 – “Trabalho acurado” (l. 6) é o mesmo que:
a) trabalho apressado
b) trabalho aprimorado
c) trabalho lento
d) trabalho especial
e) trabalho duro

13 – Na expressão “tendência espontânea” (/. 7), temos uma(a):
a) ambiguidade
b) cacofonia
c) neologismo
d) redundância
e) arcaísmo

14 – Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
a) os portugueses
b) os negros
c) os índios
d) tanto os índios quanto os negros
e) a miscigenação de portugueses e índios

15 – Pelo visto, os antigos moradores da terra não possuíam muito (a):
a) disposição
b) responsabilidade
c) inteligência
d) paciência
e) orgulho.



segunda-feira, 19 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): OLGA - JAYME MONJARDIM - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

FILME(ATIVIDADES): OLGA 

Data de lançamento: 20 de agosto de 2004 (1h 39min)
Direção: Jayme Monjardim
Gêneros: BiografiaDramaHistóricoRomance
Nacionalidade: Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

        Olga Benário nasceu em uma família judia em Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908. Seu pai Leo Benário era um advogado social democrata e sua mãe Eugénia era uma dama da alta sociedade que não apoiava as ideias revolucionárias da filha. Em 1923, aos 15 anos, Olga entrou para o partido comunista. Em 1926 foi presa por traição e libertada poucas semanas depois. Em 1928 liderou uma missão no Tribunal de Justiça para libertar seu companheiro Otto Braun, comunista e revolucionário que havia sido sentenciado à prisão de Berlin-Moabit. Em 1934 Olga foi designada para uma missão cujo objetivo era levar em segurança ao Brasil o líder comunista Luís Carlos Prestes. Ambos deveriam se passar por marido e mulher para ajudar no disfarce. Durante a viagem Olga e Prestes se apaixonaram. Devido a influência comunista de Prestes, e da popularidade proveniente da Coluna Prestes, Getúlio Vargas, durante o governo provisório, desenvolveu uma lei de segurança que permitia prender todos aqueles que se opusessem ao governo. Prestes liderou a Aliança Nacional Libertadora acreditando que, tal como a Coluna Prestes, militares, tenentes e comunistas o apoiariam em uma frente política revolucionária comunista, de caráter antifascista e anti-imperialista. O movimento de Prestes se colocava em oposição ao integralismo e a filosofia fascista do governo Vargas, e pretendia a revolução com o apoio da URSS. Este movimento ficou conhecido como Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos e separados. Grávida de Prestes, Olga travou uma batalha contra o governo para ter sua filha no Brasil e não ser deportada para Alemanha nazista, devido ao fato de ser judia. Como uma vingança pessoal de Vargas e Filinto Müller contra Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha. Na madrugada de 27 de novembro de 1936, nasceu Anita Leocádia, a filha de Olga e Prestes. Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela liberdade de Prestes, Olga e Anita. Devido a esta campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até não poder mais amamentá-la. Quando Anita completou 14 meses foi retirada de Olga, e a avó obteve a guarda da neta. Porém, Olga inicialmente acreditava que Anita poderia ter sido levada pelos nazistas, e só ficou sabendo tempos depois que Anita estava a salvo. Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino. Em fevereiro de 1942, Olga foi executada na câmara de gás com mais de 200 prisioneiros no campo de Bernburg.

Entendendo o filme:
01 – Descreva a principais característica da personagem Olga.
      A rigidez dos valores e o idealismo na busca de um mundo mais justo e igualitário.

02 – Quem foi Luís Carlos Prestes? Qual sua participação na política brasileira?
      Foi um militar, líder político e revolucionário brasileiro. Em 1909. Concluídos os estudos neste, segue na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, atual Academia Militar das Agulhas Negras, contribuindo com o sustento da família com o seu soldo. Aluno brilhante, chegaria à patente de segundo-tenente.
       Ao tomar conhecimento das "cartas falsas" atribuídas a Artur Bernardes, começa a envolver-se em questões políticas, dedicando-se ao combate ao futuro presidente que estava sendo programado pelos militares. Já como capitão, lidera o foco da primeira revolta tenentista na região das Missões, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Suas metas eram o combate à oligarquia, estabelecimento do voto secreto, e convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
      Além disso, decretou-se sua prisão preventiva, o que o forçou a entrar para a clandestinidade. Sua prisão seria revogada em 1958 pelo presidente Kubitschek, mas, com o Golpe Militar de 1964, novamente torna-se um clandestino. Deixa o Brasil novamente rumo à União Soviética em 1971, voltando com a anistia decretada em 1979, sendo que a partir daí, passa a se distanciar do PCB, deixando a secretaria-geral do partido em 1983, cargo que ocupou por décadas. Crendo que o PCB desviara-se do ideal marxista, seu novo partido será o PDT, legenda sob a qual pedirá votos a Brizola e a Lula nas eleições de 1989.

03 – Porque o governo brasileiro torturava várias pessoas? Qual era seu objetivo?
      Qualquer pessoa que fosse contra a Ditadura ou tivesse ligações com o Comunismo era punida das piores maneiras que se pode imaginar.

04 – Porque Olga foi deportada para a Alemanha?
      Olga Benário tinha ideais comunistas, foi descoberta e presa.

05 – Explique, resumidamente, como eram as vidas das pessoas dentro dos campos de concentração nazista.
      Os campos de concentração nazistas foram criados por Hitler que queria "criar um nova raça" uma "raça só descendentes de sangue azul".
     Enfim ele criou esses centros de concentração nazistas com a finalidade de exterminar os "sangues ruins". No caso negros e judeus. 
      Seu alvo: Os Judeus.
   Os centros de concentração eram basicamente galpões medianos aonde judeus e negros ficavam por dia... Semanas... Mais logo eles eram levados para câmaras. 
      Que tipos de câmaras? 
      Câmaras de gás, câmaras de nitrogênio... E principalmente as fornalhas. 
      O que são as fornalhas? 
      É basicamente fornos grandes em que os judeus entravam... 
      O processo: eles saiam dos galpões, entram em uma sala, tiravam suas roupas e entravam no forno. E eram carbonizados vivos. 
      Enfim, eles passavam fome, e trabalhavam... Uns iam para as casas dos generais como empregados. 

06 – Como se deu a morte da Olga? Explique.
      Morreu em uma câmara de gás em 1942, na Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.


MÚSICA(ATIVIDADES): PELA INTERNET - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Pela Internet

                                                    Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.

Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
      Trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital.
02 – O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
      A serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a, acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.

03 – Que referências a “navegação” aparecem na canção?
      Porto de um disquete, velejar, aproveitar a vazante, barco, abastecer, infomar / infomaré (mistura de “informática” com mar / maré).

04 – Que termos retirados da informática encontramos na canção?
      Home page, web site, disquete, gigabyte, e-mail, hot-link, micro, rede internet, acessar, hacher.

05 – A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
06 – Na construção da letra da música foram empregados vários recursos da linguagem poética. Copie duas palavras ou expressões que exemplifiquem os seguintes recursos:
a)   Rima;
Acessar / soltar – Milão / Japão.

b)   Jogos sonoros:
*Aliteração (repetição de consoantes);
     “Os lares do Nepal, os bares do Gabão.

* Assonância (repetição de vogais).
     “Que aproveite a vazante da infomaré”.

c)   Metáfora.
“Fazer minha home-page com quantos gigabytes se faz uma jangada.”

07 – Observe:
Informar (fazer saber, instruir) X Infomar (info de informação + mar = mar de informações
Infomar é um neologismo: palavra nova, derivada ou formada de outra já existentes.
Encontre outro neologismo no texto.
      Infomaré (mistura de “informática” com “mar/maré”.

08 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar) + cut (cortar, dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante estado dos Estados Unidos.
Qual é o efeito do uso repetido dessa palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar.”
      “Via internet” e “Grupo de tietes” = “Rima rica” – porque envolve uma palavra estrangeira e um neologismo.

09 – O que é oriki?
      Uma saudação da cultura yorubá, utilizada nos rituais da umbanda.

10 – Onde se encontra cada uma das localidades citadas na canção? pesquise.
·        Taipé – [É a capital e um município especial de Taiwan].
·        Calcutá – [É a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia].
·        Helsinque – [É a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país].
·        Milão – [É uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão].
·        Japão – [É um país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago].
·        Nepal – [É um país asiático da região dos Himalaias].
·        Gabão – [Oficialmente República Gabonesa, é um país que se situa na África].
·        Praça Onze – [É uma sub-região da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro].
·        Connecticut – [É um dos 5° estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região da Nova Inglaterra. O Connecticut é o 3° menor Estado Americano em extensão territorial].
11 – Tanto no título “Pela Internet” como no final da canção, o autor faz uma homenagem a Donga, parodiando a música “Pelo Telefone” (1° samba brasileiro), que na sua época, teve o papel que cabe hoje à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular. Cite os versos finais:
      “O chefe da polícia carioca avisa pelo celular
       Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”

12 – No verso: “Com quantos gigabytes se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
      Com quantos paus se faz uma canoa.

13 – Qual é o principal objetivo do eu lírico?
      Basicamente, comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a cibernética lhe dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo.

14 – A partir do vocabulário de vírus que ataca e destrói informações cria que expressões?
      Macmilícia de Milão, hacher mafioso, polícia carioca.

15 – O eu lírico usa os quatro cantos do mundo para nos mostrar o quê?
      Mostrar até que ponto pode chegar a comunicação virtual e que ela deve ser de livre acesso.

16 – Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a que?
      Aos mar de informações que a internet possibilita com o acesso aos links para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de segundos.


POEMA: AS POMBAS - RAIMUNDO CORREIA - COM GABARITO

POEMA: AS POMBAS
                  Raimundo Correia


Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;

No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais...

                                      Correia, Raimundo. Op. Cit.

Entendendo o poema:
01 – No soneto As Pombas, o poeta faz uma comparação ente os sonhos e as pombas e, por consequência, entre os corações e os pombais. Em que momento acontece a desarmonia dessa comparação? Por quê?
       No último terceto acontece a desarmonia porque, quando passada a adolescência, não há como recuperá-la. Os sonhos não duram para sempre.

02 – Nota-se que em As Pombas o assunto é, aparentemente, uma descrição de como as aves saem de madrugada de seus ninhos e voltam ao anoitecer. Contudo, trata-se somente de uma aparência. No fundo, a intensão do poeta é bem outra. Você poderia interpretar qual é essa intensão?
     A intenção do poeta é fixar a ideia de que a vida é efêmera e precisa ser vivenciada com intensidade, pois o tempo passa e é irrecuperável.

TEXTO: OS MESES DO ANO - CALENDÁRIO DE 1978 - CONOTATIVO/DENOTATIVO -COM GABARITO

Texto: OS MESES DO ANO 


   Hoje você fará uma leitura diferente. Trata-se de um conjunto de textos curtos retirados de um calendário de 1978 da Caixa Econômica Federal. Cada parte se refere a um mês. O calendário é antigo, mas como não mudaram os meses do ano, os textos permanecem atuais.

        JANEIRO (Clarice Lispector)
       Eu vos afianço que 1978 é o verdadeiro ano cabalístico, pois a soma final de suas unidades é sete. Portanto, mandei lustrar os Instantes do Tempo, rebrilhar as Estrelas, lavar a Lua com leite e o Sol com oiro líquido. Cada ano que se inicia, começo eu a viver.

        FEVEREIRO (Luís Fernando Veríssimo)
     O mês mais curto é o que mais vocês curtem. Vocês, estilizados. Eu, no ar-condicionado. Vocês, na terça-feira gorda. Eu, um quarta-feirento. Cinzento. Eu, Veríssimo. Vocês, verão.

        MARÇO (Pedro Nava)
        Março é o mês de prodígios infinitos – já que mar cabe em seu nome. Março abre aulas. Março enche a rua de garotos. Ah! marçomar! Faz o milagre de acordar em mim o menino que já fui…

        ABRIL (Elsie Lessa)
     Abril, floral. O começo da primavera, bom como todos os começos. A promessa de um inverno, que é o resto da primavera. E já esperar pelas doçuras de maio, o mês que é primavera no mundo inteiro.

        MAIO (Mário Quintana)
        Ao claro som dos sinos de Maria, o Outono aporta no País de Maio em sua barca toda azul e ouro!

        JUNHO (Carlos Drummond de Andrade)
       Os amantes se aquecem mais em junho. A carícia, entre lãs, avança cálida. O toque, o beijo, a inquietação daninha fagulham, puro ardor, sob o céu pálido.

        JULHO (Lygia Fagundes Telles)
        É tempo de frio, mas é tempo de férias. Este é também o tempo de se lavrar a terra para as sementeiras. Tempo de amar e rezar para melhor crescer árvore e filho. Juuuulho! O vento chama. Juuuulho! …

        AGOSTO (Otto Lara Resende)
       Ao contrário do que se supõe (rifão é rima só, não é verdade) agosto exala um perfume de suavidade, como está no Eclesiastes, formosa oliveira dos campos. Na metade de agosto, exatamente a 15, Nossa Senhora desce à terra, porque subiu ao céu. Mês augusto, mês do amor, mês da Glória; tudo a gosto.

        SETEMBRO (Rubem Braga)
      Tem a Independência do Brasil, a Natividade de Nossa Senhora e o mais simpático de todos os dias santos, porque é o dia dos meninos pobres, o de São Cosme s São Damião. E também tem, se os senhores não se incomodam, a Primavera.

        OUTUBRO (Fernando Sabino)
        Quando eu era menino, o dia 12 de outubro era uma festa para mim. – Que é que você quer ser quando crescer? – os mais velhos perguntavam. Hoje não perguntam mais. Se perguntassem eu diria, como Fellini, que quero ser menino.

        NOVEMBRO (José Américo de Almeida)
       No seu penúltimo mês, o ano marca um encontro emocionante. O Dia dos Finados é a visita que a vida faz à morte. Nada mais existe e o invisível está presente para recolher uma saudade sem esperança, a saudade que desconhece qualquer promessa de tempo.

        DEZEMBRO (Paulo Mendes Campos)
       Coitado do homem tropical se ele for incapaz de ver, ouvir e viver o verão. Coitado de quem passa o verão a bufar (que calor! que calor!), sem abrir os sentidos para o escândalo vital que é a natureza em dezembro.

GLOSSÁRIO
Afiançar – garantir
Aporta – chega
Ardor – calor
Augusto – majestoso
Cabalístico – mágico, misterioso
Cálida – morna
Curtir – aproveitar, viver intensamente
Daninha – endiabrada
Eclesiastes – livro da Bíblia que faz parte do Velho Testamento
Emocional – comovedor
Escândalo vital – abundância de vida, de energia
Estilizados – fantasiados
Exala – desprende, emana
Fagulham – brilham
Fellini – cineasta italiano de renome internacional
Homem tropical – home que habita os países situados na zona tropical (quente) da terra
Inquietação – desassossego
Lavrar – preparar a terra para o plantio
Oiro – ouro
Oliveira – árvore que produz a azeitona
Prodígios – milagres
Rifão – provérbio
Sementeira – plantio de sementes

Entendendo o texto:
01 – A mensagem do texto JANEIRO é muito significativa, porque é uma mensagem de otimismo. Retire do texto a frase que traduz a esperança no ano que começa.
      “Cada ano que se inicia, começo eu a viver.”

02 – Em um texto, as palavras podem ser empregadas com sentido real (denotativo) ou sentido figurado (conotativo). Assinale com:
1 – as frases que contenham expressões empregadas com sentido real ou denotativo;
2 – as frases que contenham expressões empregadas com sentido figurado ou conotativo.
a. (1) Eu vos afianço que 1978 é o verdadeiro ano cabalístico.
b. (1) Pois a soma final de suas unidades é sete.
c. (2) Portanto, mandei lustrar os Instantes do Tempo.
d. (2) Rebrilhar as Estrelas.
e. (2) Lavar a Lua com Leite.
f.  (2) E o Sol com oiro líquido.
g. (1) Cada ano que se inicia.
h. (2) Começo eu a viver.

03 – No texto FEVEREIRO, aparecem interessantes jogos de palavras. Exemplo: “O mês mais curto é o que vocês mais curtem.”
Dê o significado das palavras grifadas, na frase.
Curto: breve, de pouca duração.       
Curtem: aproveitam, vivem intensamente.

04 – Neologismo são palavras novas, geralmente formadas a partir de outras palavras existentes no vocabulário da língua. Retire do texto FEVEREIRO um neologismo.
      Quarta-feirento, neologismo criado a partir da palavra quarta-feira.

05 – O texto FEVEREIRO foi escrito por Luís Fernando Veríssimo. Ao dizer “Eu veríssimo”, ele tanto pode se referir ao seu nome, como pode estar empregando o superlativo do adjetivo vero, que significa verdadeiro. O sentido da palavra veríssimo, no texto, é ambígua, isto é, possui mais de um sentido. Na frase seguinte “Vocês verão”, ocorre a mesma situação. Explique os dois sentidos da palavra verão, na frase.
      Verão = estação do ano.     
      Verão = verbo ver, 3a. pessoa do plural, futuro do presente do indicativo.

06 – Ainda no texto FEVEREIRO aparecem referências a dois aspectos que caracterizam esse mês. Identifique-os analisando as expressões em negrito:
A)   Vocês estilizados. Vocês na terça-feira gorda. Eu, um quarta-feirento.
O carnaval, que em geral, se realiza neste mês.
B)   Eu, no ar-condicionado. Vocês verão.
     O calor, pois fevereiro é mês do verão, no Brasil.

07 – Transcreva do texto MARÇO a frase em que aparece um neologismo.
      “Ah! marçomar!” – neologismo criado pela combinação das palavras março e mar.

08 – ABRIL “é bom como todos os começos”. Nesta frase, entende-se que:
a. (   ) o mês de abril é bom porque fica no começo do ano
b. (X) todo começo é bom porque vem acompanhado de promessas e esperanças
c. (   ) esse mês é bom porque vai começar o inverno
d. (   ) todo começo é bom quando nós somos jovens.

09 – No texto ABRIL lemos: “E já esperar pelas doçuras de maio…”.  Identifique nesta frase a palavra empregada no sentido conotativo (ou sentido figurado).
      Doçuras.

10 – Releia com atenção o texto MAIO e faça o que se pede:
a)    Diga se predomina nele a denotação (sentido real) ou a conotação (sentido figurado) no uso das palavras.
Predomina o uso da conotação.

b)    Escreva com palavras comuns o que você entendeu ao ler esse texto.
O texto informa: O Outono começa no mês de maio, que é o mês consagrado a Nossa Senhora. A frase que escrevemos tem sentido semelhante ao do texto, mas usamos o sentido real das palavras ou sentido denotativo.

11 – Do pequeno poema sobre o mês de JUNHO, retire as palavras que, em oposição ao frio desse mês, relacionam-se com calor.
      Aquecem, lãs, cálida, fagulham, ardor.

12 – Chamamos de onomatopeias as palavras que procuram imitar ruídos de animais ou de coisas. No texto do mês JULHO a autora empregou onomatopeias. Identifique-as e explique seu emprego.
      “Juuuulho!”  foi repetida a vogal u para imitar o ruído do vento.

13 – No texto AGOSTO, o autor se refere a um refrão (provérbio popular): “Ao contrário do que se supõe (refrão é rima só, não é verdade) agosto exala um perfume de suavidade.”  A que provérbio popular o autor referiu-se?
      “Agosto, mês de desgosto.”

14 – De acordo com o texto SETEMBRO, além da primavera, o mês de setembro é importante porque nele se comemoram
      A Independência do Brasil, a Natividade de Nossa Senhora e o dia de São Cosme e São Damião.

15 – No texto OUTUBRO, o autor escreveu: “Quando eu era menino, o dia 12 de outubro era uma festa para mim”. Ele refere-se dessa forma a esta data porque:
a. (   ) era a data do aniversário dele
b. (   ) este dia era feriado
c. (X) se comemora o Dia da Criança
d. (   ) nesse dia, o menino viu um filme de Fellini

16 – Conforme o texto NOVEMBRO, o que é Dia de Finados?
      O Dia de Finados é o dia em que a vida visita a morte. É uma alusão à visita das pessoas (que estão vivas) aos túmulos (dos que morreram).


17 – No texto NOVEMBRO, há predominância do uso da conotação (sentido figurado das palavras). Identifique dois exemplos que comprovam isto.
       Você pode ter identificado as seguintes frases:
       . “O ano marca um encontro emocional”
       . “A visita que a vida faz à morte”
     . “O invisível está presente para recolher uma saudade sem esperança”
       . “A saudade que desconhece qualquer promessa de tempo.”

18 – Segundo o texto DEZEMBRO, o homem tropical deve:
a. (   ) evitar o calor do verão
b. (   ) usar roupas mais leves no verão
c. (X) viver e sentir intensamente a natureza de seu país
d. (   ) procurar regiões de clima amenos, para passar o verão.

19 – Escreva, nos parênteses, D para os casos de emprego de denotação e C para os casos de conotação, nas frases extraídas do texto DEZEMBRO:
a. (D) “Coitado do homem tropical…”
b. (C) “… se ele for incapaz de ver, ouvir e viver o verão.”
c. (D) “Coitado de quem passa o verão a bufar…”
d. (C) “… sem abrir os sentidos para o escândalo vital que é a natureza em dezembro.”

20 – No texto DEZEMBRO, a palavra escândalo significa:
a. (X) espetáculo
b. (   ) mau procedimento
c. (   ) luxo
d. (   ) indignação.