sábado, 11 de abril de 2015

PROJETO DE CIÊNCIAS SOBRE ELETRICIDADE para o ensino fundamental

PROJETO DE CIÊNCIAS SOBRE ELETRICIDADE  para o ensino fundamental

 “Para atingir grandes feitos, precisamos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.
Anatole France (1844 – 1924), 


Ensine ao ensino fundamental sobre segurança de tomadas em casa.
Os projetos de ciências sobre eletricidade para o ensino fundamental devem ser relativamente simples e não ser muito técnico. Nesse momento do ensino, os alunos do ensino fundamental devem ser ensinados a apreciarem os efeitos da eletricidade em suas vidas, tais como energizar suas TVs, computadores, luzes e micro-ondas. Faça com que seus jovens cientistas se envolvam com a ideia da eletricidade; deixe a ciência mais técnica sobre eletricidade para alunos mais velhos. Projetos de energia elétrica no nível do ensino fundamental também apresentam uma oportunidade para ensinar sobre o uso de eletrodomésticos de forma segura.

Introduzindo a eletricidade

Introduza o conceito de eletricidade aos seus alunos do ensino fundamental. Demonstre a importância da energia elétrica, desligando todos os itens elétricos na sala, tais como as luzes, computadores e monitores. Peça a eles para pensar como era a vida antes da eletricidade ser descoberta. Instrua seus alunos a escreverem um diário que descreva um dia típico sem eletricidade, para ajudá-los a pensar sobre o quão difícil seria fazer as tarefas diárias sem ela.

Eletricidade estática

Reúna seus alunos em torno da bancada ou da mesa principal da sala de ciências e disponha de uma colher de sopa de pimenta em pó. Peça a um voluntário para ajudá-lo e pegar um pente de plástico e um pano de lã. Peça ao seu voluntário para esfregar o pente de plástico no pano de lã por 30 segundos -- ele só precisa de cerca de cinco segundos de fricção para ser eficaz, mas você pode usar o tempo para explicar como o pente está se carregando positivamente, enquanto a pimenta está carregada negativamente. Peça ao seu voluntário para passar o pente a poucos centímetros da superfície da pimenta -- esta será atraída pelo pente. Explique aos alunos do ensino fundamental que isso ocorre porque a pimenta está carregada negativamente e é atraída para o pente que está carregado positivamente.

Eletricidade feita através de carvão

Ensine à sua turma de ensino fundamental através desse projeto de pesquisa a investigar as diferentes fases de produção de energia elétrica. Divida a turma em cinco grupos iguais e forneça a cada um uma grande folha de papel, canetas, adesivos, fitas, tesoura sem ponta, cola colorida e outros materiais decorativos. Peça a cada grupo para fazer um cartaz para cada uma das cinco fases da produção de energia eléctrica: a mineração de carvão; o carvão no centro do gerador de energia; a corrente elétrica de alta tensão que vai da linha de transmissão ao transformador; a voltagem que vai para as casas; e os aparelhos elétricos sendo usados ​​em casa. Ajude cada grupo com seu cartaz, certificando-se de que todos os alunos estejam bem familiarizados com a fase de produção de energia elétrica que estão trabalhando. Prenda os cartazes concluídos no quadro em ordem e fale sobre cada estágio para a turma.

Saúde e segurança

Discuta sobre o tema de saúde e segurança ao longo de suas aulas sobre eletricidade. Você não precisa fazer um projeto separado; fale para os alunos sobre a forma segura de usar os aparelhos em casa, por exemplo, enquanto ensina a eles as noções básicas de segurança no laboratório de ciências. Ou ensine aos alunos sobre como eles só devem lidar com um circuito elétrico com uma mão de cada vez, limitando assim a possibilidade de levar um choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário