terça-feira, 27 de junho de 2017

VERBOS/FORMAS VERBAIS/CONJUGAÇÃO/INFINITIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

VERBOS/FORMAS VERBAIS/CONJUGAÇÃO/INFINITIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


1 – (UNICAMP) – As gramáticas costumam definir os tempos verbais de forma simplificada. C. Cunha e L. Cintra, por exemplo, em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo dizem que o futuro designa um fato ocorrido após o momento em que se fala. Observe como Bastos Tigre joga com essa noção de futuro para dar uma interpretação engraçada do sétimo mandamento:
Não furtarás – prega o Decálogo e cada homem deixa para amanhã a observância do sétimo mandamento.

                 (Citado por Mendes Fradique em sua Gramática Portugueza pelo
                                                                                         Methodo Confuso, 1928.

a)     Qual a interpretação usual (feita, por exemplo, por um rabino, um pastor ou um padre) desse mandamento?
O homem não deve furtar em tempo algum. O futuro tem valor de imperativo.

b)    Qual a interpretação feita por Bastos Tigre?
A interpretação é literal. O homem furta a todo momento deixando a aplicação do mandamento para os dias porvindouros.

2 – (UNICAMP) – O caderno FUVEST do jornal Folha de São Paulo de 28/11/91 fez a seguinte recomendação aos vestibulandos, para que fossem bem-sucedidos na prova de redação do vestibular Unicamp/92.

COMO ESCREVER

Olho vivo para não maltratar o português. Preste atenção ao enunciado. Se fugir do tema, copiar o texto apresentado ou fazer uma narração (relato de uma história) onde é pedida uma dissertação (defesa de uma ideia), a redação será anulada.
Apesar de recomendar cuidado no uso do português, o jornal comete um erro gramatical no texto citado.
a)     Transcreva a passagem em que há um erro gramatical.
... ou fazer uma narração (relato de uma história) ...

b)    Há uma explicação para ocorrências desse tipo. Qual é?
Os verbos regulares apresentam formas idênticas para o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal. Com os irregulares isso não acontece. No enunciado proposto, deve ser empregado o futuro do subjuntivo de fazer que é fizer. O redator empregou o infinitivo confundindo as duas formas verbais citadas.

3 – (PUC) – A construção do verbo – talvez lhe dê apoio – revela uma dúvida. Para tanto, o escritor fez uso de um advérbio e de um modo verbal específico.
a)     Transcreva o advérbio e indique o referido modo verbal.
O advérbio de dúvida é talvez. O modo verbal é o subjuntivo, representado pela forma de presente dê, na 1ª pessoa do singular.

b)    Reconstrua o verso em questão, de tal forma que o mesmo passe a denotar uma certeza.
Dou-lhe apoio. Para denotar certeza, emprega-se o verbo no modo indicativo. Mantém-se na resposta a primeira pessoa do singular, que é a do verso transcrito.

4 – (UNICAMP) – Nas suas aulas de gramática, você deve ter estudado a conjunção dos verbos irregulares. Esse conhecimento é necessário na escrita padrão. Nos trechos abaixo, encontram-se formas verbais inadequadas.
I – [Os astecas] não só conheciam o banho de vapor, tão prezado na Europa, como mantiam o hábito de banhar-se diariamente.
                                                                          (Superinteressante, outubro/92).

II – Um grupo de defesa dos direitos civis ameaçou intervir se o juiz Mike McSpadden ir adiante com seu plano de aprovar o pedido de castração.
                                                                             (Folha de São Paulo, 13/02/92).

a)     Identifique as formas verbais inadequadas.
Mantiam e ir.

b)    Que formas deveriam ter sido empregadas?
Mantinham e for.

c)     Como se poderia explicar a ocorrência das formas inadequadas nos trechos acima?
Mantiam: analogia infundada com terminação dos verbos da 2ª conjugação (Ex.: vendiam, faziam, criam, etc.). Com manter não se aplica o mesmo processo de formação do imperfeito do indicativo. Trata-se do verbo derivado de ter. Tinham = mantinham. Ir. Confusão com o futuro do subjuntivo dos verbos regulares. No caso, a forma correta seria for.

5 – Eram, e naquela manhã parece que o diabo do homem adivinhara a nossa catástrofe. Jamais o engenho e a arte lhe foram tão propícios.
a)     Que relação de tempo há entre eram, de um lado, e adivinhara de outro lado?
Eram indica tempo passado com ideia de continuidade. A vírgula indica zeugma: omissão do predicativo do sujeito deliciosos.
Adivinhara indica tempo passado totalmente realizado.

b)    A forma verbal foram, da segunda frase, pode expressar dois tempos verbais. Reescreve duas vezes a frase, usando sujeito simples (arte), de modo a evidenciar esses dois tempos.
Foram pode expressar os tempos verbais pretérito perfeito e mais-que-perfeito do indicativo. Jamais a arte lhe foi (perfeito) tão propícia. Jamais a arte lhe fora tão propícia.

6 – (MACKENZIE) – Que alternativa possui as formas verbais adequadas para o preenchimento das lacunas abaixo, respectivamente?
I – Os comerciais de TV ____________ o direito de nos impingir suas ideologias? (Ter).
II – Sabemos que muitos _________ as mercadorias escassas. Reter)
III – A maior parte do petróleo _________ dos países árabes. (Provir)
IV – São pessimistas demais os que _________ a degradação total de costumes (Prever)
V – Os pais __________ os problemas de um modo, os filhos, de outro modo. (Ver)
VI – Todo este alarme _________ de sua falta de paciência. (Advir)
VII – É por isso que os filhos _________ superando com dificuldades suas crises. (Vir)

a)     Tem, retem, provem, vem, advêm, vêem.
b)    Têm, retém, provêm, preveem, vêem, advém, vêm.
c)     Tem, retêm, provem, preveem, vêm, advêem, vêem.
d)    Têm, retêm, provém, prevêem, vêem, advém, vêm.
e)     Têem, retêem, provêm, prevêm, vêm, advem, vêm.

7 – (FUVEST/GV) – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Não _____ cerimônia, ______ que a casa é ______, e ________ à vontade.
a)     Faças – entre – tua – fique.
b)    Faça – entre – sua – fique.
c)     Faças – entra – sua – fica.
d)    Faz – entra – tua – fique.
e)     Faça – entra – tua – fique.

8 – (MED CATANDUVA) – Sê pirata e sede trouxas, se colocados no negativo, teremos:
a)     Não sê pirata e não sede trouxas.
b)    Não seja pirata e não sejam trouxas.
c)     Não és pirata e não sois trouxas.
d)    Não és pirata e não sede trouxas.
e)     Não sejas pirata e não sejais trouxas.

9 – (CFET-PARANÁ) –

      Beijo pouco, falo menos ainda.
      Mas invento palavras
      Que traduzem a ternura mais funda
      E mais cotidiana.
      Inventei, por exemplo, o vento teadorar.
      Intransitivo:
      Teadoro, Teadora.

      Com relação ao texto, a única alternativa que não está correta é:
a)     A classe gramatical da palavra que é pronome relativo.
b)    De todas as formas verbais, a única que não admite flexão de pessoa é teadorar.
c)     Das formas verbais do texto, a única arrizotônica é traduzem.
d)    Separando os elementos que formam a estrutura do verbo teadorar, temos: radical = teador; vogal temática = a; desinência – r.
e)     O neologismo teadorar, criado a partir de uma expressão popular, é formado por um pronome e um verbo.

10 – (MACKENZIE) – Observe as afirmações abaixo quanto à conjunção verbal.
I – A 1ª pessoa de singular do presente do indicativo do verbo prover corresponde a provejo.
II – A 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo aderir corresponde a adiro.
III – A 1ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo vir corresponde a vimos.
Então é correto afirmar que:
a)     Somente I e II são corretas.
b)    Somente III é correta.
c)     Somente II e III são corretas.
d)    Somente I é correta.
e)     I, II e III são corretas.

11 – (CESUPA) – Assinale a frase que contém verbo abundante.
a)     Vamos alimentar o que é maldade.
b)    Vamos machucar o coração.
c)     Vamos cantar juntos o Hino Nacional.
d)    Está tudo morto...
e)     A lágrima é verdadeira.

12 – (UNICID) – A forma verbal destacada não é infinitivo em:
a)     Só mesmo entrando na faca para ver o que há comigo.
b)    Se um mosquito pousar nesse cuspe, morre envenenado.
c)     E por falar em língua, vive a mostra-la como um troféu.
d)    Minha alma não tem segredo para ninguém arrancar.
e)     Essa tosse, essa excitação toda, uma febre capaz de arrebentar o termômetro.

13 – (FATEC) – Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
a)     Se compor outra canção, no lugar desta, deixa-o feliz, está autorizado a fazê-lo.
b)    Se compuser outra canção no lugar desta lhe deixa feliz, está autorizado a fazê-lo.
c)     Se compor outra canção, no lugar desta, o deixa feliz, estás autorizado a fazê-lo.
d)    Se compuser, outra canção no lugar desta, deixa-lhe feliz, está autorizado a fazer-lhe.
e)     Se compuseres outra canção no lugar desta te deixa feliz, estás autorizado a fazê-lo.

14 – (MACKENZIE) – Escolha a alternativa que preenche, respectivamente, os períodos abaixo, flexionando, no pretérito perfeito do indicativo, os verbos entre parênteses.
I – O professor _______ na briga dos alunos. (Intervir).
II – Ele ________ um atestado. (Requerer).
III – Eles __________ de lugares diferentes. (Provir).
IV – Ela _________ a joia roubada. (Reaver).
V - _________ muitos acidentes durante a viagem. (Sobrevir).

a)     Interviu, requereu, proviram, reaveu, sobreviram.
b)    Interveio, requeriu, proviram, reouve, sobreviram.
c)     Interveio, requereu, provieram, reouve, sobrevieram.
d)    Interviu, requereu, provieram, reaveu, sobrevieram.
e)     Interveio, requeriu, proveram, reaverá, sobrevirá.

15 – (SANTA CASA) – Sem que ninguém tivesse _________, o próprio menino _____________-se contra os falsos amigos.
a)     Intervindo – precaviu.
b)    Intervindo – precaveio.
c)     Intervido – precaveu.
d)    Intervido – precaveio.
e)     Intervindo – precaveu.

16 – (SANTA CASA) – Se eu conseguir ___________ as pessoas no lugar assim que elas ___________ tudo estará em ordem.
a)     Manter – chegarão.
b)    Manter – cheguem.
c)     Mantiver – chegarem.
d)    Manter – chegariam.
e)     Mantiver – chegam.

17 – (SANTA CASA) – Não __________ preguiçoso: ____________ os livros nessa mesa e ___________ logo começar o trabalho.
a)     Sê – ponha – vem.
b)    Sê – põe – venha.
c)     Sejas – põe – vem.
d)    Sejas – ponha – venha.
e)     Seja – põe – vens.

18 – (SANTA CASA) – Caso ___________ realmente interessado, ele não ___________de falar.
a)     Estiver – haja.
b)    Esteja – houve.
c)     Estivesse – houvesse.
d)    Estivesse – havia.
e)     Estiver – houver.

19 – (FUVEST) – Se em vez do tratamento na 2ª pessoa do singular o poeta empregasse a 2ª pessoa do plural, as formas voltes, parte, supõe seriam substituídas por:
a)     Voltais – partide – suponde.
b)    Volteis – parti – suponde.
c)     Volteis – parti – suponhais.
d)    Voltai – partis – supondes.
e)     Voltai – partis – suponde.

20 – (UNIP) – Complete com a forma verbal correta __________tranquilo se esta pasta ___________ todos os documentos.
a)     Ficaria – contivesse.
b)    Ficaria – continha.
c)     Ficaria – contesse.
d)    Ficava – continha.
e)     Ficaria – conter.

21 – (FUVEST) – Escreva na folha das respostas as formas dos verbos indicados que preencham corretamente as lacunas.
a)     Quando eu reouver os livros, nunca mais os emprestarei. (Reaver).
b)    Os alienados sempre se mantiveram neutros. (Manter-se).
c)     As provas que contivessem mais erros seriam comentadas. (Conter).
d)    Quando ele compuser uma canção de paz, poderá descansar. (Compor).

22 – (FUVEST) – Modelo:
Se ele voltou cedo, eu também voltei.
Se ele voltar cedo, eu também voltarei.

Reescreva as frases abaixo, obedecendo ao modelo.
a)     Se ele viu o filme, eu também vi.
Se ele vir o filme, eu também verei.
b)    Se tu te dispuseste, eu também me dispus.
Se tu te dispuseres, eu também me disporei.



TEXTO: O CELULAR EM NOSSAS VIDAS - COM GABARITO


TEXTO: O CELULAR EM NOSSAS VIDAS

   TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO TENHA PENSADO NISSO, MAS JÁ IMAGINOU QUE O CELULAR EXISTE HÁ POUCO TEMPO? BASTA VOCÊ ASSISTIR A REPRISE DE UMA NOVELA DE TV DE DUAS DÉCADAS ATRÁS, E VOCÊ LOGO PERCEBERÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE SÃO BEM DIFERENTES DAS ENCONTRADAS NOS DIAS ATUAIS, GRAÇAS AO CELULAR. AS PESSOAS SAÍAM PARA SEUS COMPROMISSOS E SÓ ERA POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, QUANDO CHEGASSEM AOS SEUS DESTINOS. ISSO CONTANDO QUE LÁ ONDE ELAS ESTIVESSEM, EXISTISSE UM TELEFONE “FIXO” DISPONÍVEL. O FATO É QUE DURANTE O TRAJETO, SEJA ELE PERTO OU LONGE AS PESSOAS FICAVAM INCOMUNICÁVEIS.
   ESSA PEQUENA CAIXINHA QUE AS PESSOAS COSTUMAM LEVAR DENTRO DE SUAS BOLSAS, BOLSOS OU DEPENDURADAS NO PESCOÇO, PROVOCARAM UMA GRANDE MUDANÇA NA NOSSA SOCIEDADE. ANTES O TELEFONE SE LIMITAVA A FAZER E RECEBER LIGAÇÕES. HOJE VÁRIOS RECURSOS SÃO UTILIZADOS: TORPEDOS, E-MAILS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS E OUTROS. TUDO MUDOU MUITO DEPRESSA E CERTAMENTE MUDARÁ MUITO MAIS.
   IMAGINE SÓ QUE A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO À DISTÂNCIA FOI FEITA EM NOVA YORK EM 1973 PELO ENGENHEIRO MARTIN COOPER. O APARELHO QUE ELE USOU PESAVA QUASE UM QUILO, E MEDIA 25 CENTÍMETROS. A BATERIA LEVAVA 10 HORAS PARA RECARREGAR E SÓ DURAVA 20 MINUTOS. CUSTAVA 4 MIL DÓLARES. E O APELIDO ERA PERFEITO: “TIJOLÃO”.
   NO BRASIL A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR FOI FEITA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1990. O APARELHO CUSTAVA UMA FORTUNA E A CONTA OUTRA.

ENTENDENDO  O TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O celular em nossas vidas.

2)    QUAL É A FUNÇÃO DO TEXTO?
R.: Passar uma informação.

3)    QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre a história e a importância do celular.

4)    SEGUNDO O TEXTO COMO SE CHAMA O TELEFONE COM FIO?
 R.: Telefone fixo.

5)    QUAIS MUDANÇAS O TELEFONE CELULAR TROUXE A VIDA DAS PESSOAS?
R.:  As pessoas podem se comunicar em todos os momentos, sendo que antes isso só era possível se a pessoa estivesse em um lugar em que tivesse disponível um telefone fixo.

6)    QUANDO, ONDE E QUEM FEZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA?
R.:  A primeira apresentação foi feita em 1973 em Nova York, pelo engenheiro Martin Cooper.

7)    CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTE APARELHO QUE FOI APRESENTADO?
R.:  Ele pesava quase um quilo, media 25 centímetros, a bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos e custava 4 mil dólares.

8)    ONDE E QUANDO FOI FEITA A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR NO BRASIL?
R.:  Foi feita na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1990.

9)    QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
R.: O texto tem 4 parágrafos.


TEXTO: SUSTENTÁVEL, BONITA PALAVRA! GUIA EXAME - COM GABARITO


TEXTO:SUSTENTÁVEL, BONITA PALAVRA!


É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não têm clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua “responsabilidade social” divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou campanha de solidariedade? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos um pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa mas — principalmente — mina a credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para a humanidade, reduzindo-os a expressões efêmeras, vazias.
(Guia Exame — Sustentabilidade, outubro de 2008.)

01-O texto faz uma crítica ao
A) uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável.
B) trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado.
C) discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem.
D) excesso de discursos sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social.
E) uso indiscriminado do marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas.

02- Considerando o ponto de vista do autor, a frase — O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? — deixa evidente que uma empresa
A) pode prescindir do real sentido do termo “sustentável”.
B) já é sustentável, quando começa a fazer coleta seletiva.
C) deve fazer seu marketing desatrelado de sua prática.
D) deve consolidar suas práticas antes de defini-las.
E) começa mal, caso se dedique à coleta seletiva.

03- No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de
A) abala e passageiras.                       D) atenua e perenes.
B) reduz e mensuráveis.                      E) reforça e duradouras.
C) altera e transitórias.


PREPOSIÇÃO - ATIVIDADES COM GABARITO - ENSINO FUNDAMENTAL

PREPOSIÇÃO

PREPOSIÇÃO: É a palavra invariável que liga dois termos.

Relações estabelecidas pela preposição: autoria, lugar, tempo, modo, causa, assunto, fim ou finalidade, instrumento, companhia, meio, matéria, posse, oposição, conteúdo, preço, origem, destino, distância, limite.

Classificação da PREPOSIÇÃO:
ESSENCIAIS: Aquelas que sempre foram preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

ACIDENTAIS: Aquelas que passaram a ser preposições, mas não provenientes de outras classes gramaticais: conforme, consoante, segundo, durante, mediante, como, salvo, fora, que, etc.

ATIVIDADES
1 – Observe as preposições destacadas abaixo e escreva qual das relações cada uma estabelece em cada frase:
       Tempo – modo – oposição – lugar – posse – assunto.
a)     A professora voltou de Belo Horizonte. = Lugar.
b)    Irei a São Paulo com muita pressa.  = Modo.
c)     Falaram de política na televisão. = Assunto.
d)    Os alunos fizeram um excelente trabalho até as 10 horas. = Tempo.
e)     A palestra foi sobre a economia de energia. = Assunto.
f)      Lutamos contra a poluição do meio ambiente. = Oposição.

2 – Construa frases com as palavras do quadro abaixo:
      A – ante – até – após – com – contra – de – durante – em – entre – para – desde – perante – por – sem – sob – sobre – trás.

3 – Identifique as preposições:
a)     Nada mais há entre mim e você.
b)    Estou com vontade de sair.
c)     As associações de bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalação de novos postos de saúde.
d)    Desde sua volta não fiz nada.
e)     De repente senti-me perante um juiz, tantas eram as interrogações.
f)      Nada fiz por ele.

4 – Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas.
(1) Origem.              (4) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo.               (7) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar.                  (5) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto.             (8) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade.         (10) Ele passou mal de tanto come.
(6) Instrumento.     (1) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse.                 (9) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria.             (6) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia.       (3) Vou ao shopping.
(10) Causa.              (2) Viajaremos em dois dias.

5 – Circule as preposições nas frases abaixo:
a)     Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b)    Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias.
c)     Sem problemas.
d)    Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.

6 – Em “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição desta cada indica:
a)     Modo.      b) Tempo.       c) Companhia.       d) Instrumento.

7 – Preencha os espaços com a preposição correta:
1)    Novos abalos de terra fizeram sentir-se _____ São Francisco.
2)    Os soldados agiram ______ violência.
3)    João e Manoel vivem discutindo _______ si.
4)    Estudo nesta escola ______ o ano passado.
5)    Luto ______ uma terra melhor.
a)     Por, desde, a, com, de.
b)    Perante, desde, por, com, de.
c)     Por, desde, por, com, por.
d)    Em, com, entre, desde, por.

8 – Você sabe que uma preposição pode apresentar diferente sentidos: Material de que algo e feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia, etc.
Identifique o valor semântico das preposições em destaque.
a)     Naquela casa morava uma família sem condições financeiras. Lugar.
b)    Estou usando óculos para ver melhor. Finalidade.
c)     Fomos à escola de ônibus. Meio.
d)    Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos. Tempo.
e)     Trabalho com seu irmão. Companhia.
f)      Perdi meu giz de cera. Material de que algo e feito.

9 – Identifique as preposições, classificando-as em essenciais e acidentais.
a)     A mãe repreendeu o filho ante os convidados. Essencial.
b)    Os ganhadores tiveram como prêmio uma medalha de ouro. Acidental/Essencial.
c)     Há quem dance conforme a música. Acidental.
d)    Agimos segundo os nossos princípios. Acidental.

10 – Informe as relações expressas pelas preposições:
a)     Voltou para ficar – finalidade.
b)    Cortou-se com a gilete – instrumento.
c)     Lutou contra todos – oposição.
d)    Apanhou de chinelo – instrumento.
e)     Escreva sobre sua vida – assunto.
f)      Chegou de trem – meio.
g)     Pagou em cheque – meio.
h)    Casa de tijolos – matéria.
i)       Saiu com o pai – companhia.
j)       Explicou com clareza – modo.
k)     Foi a Santos – destino.
l)       Sou de Florianópolis – origem.



TEXTO: A REDAÇÃO E O DICIONÁRIO - LYGIA BOJUNGA NUNES -COM GABARITO

TEXTO:A REDAÇÃO E O DICIONÁRIO
Lygia Bojunga Nunes


        Se você fosse morar numa ilha deserta e distante e só poderia levar um livro pra ler por lá, que livro você levaria?
        Quando chegou a minha vez de responder a essa pergunta eu disse que, mesmo não gostando de carregar peso em viagem, eu levava um dicionário da minha língua.
        Mas eu só senti o gosto do dicionário quando eu comecei a escrever livro. E assim mesmo, foi um gosto que veio vindo devagar.
        Eu tive uma professora de português que achava impossível a gente viver sem um dicionário perto. Eu não gostava da professora; ela tinha unha comprida e pintava de um vermelho meio roxo, quando ela escrevia no quadro volta e meia a unha raspava a pedra. Que aflição! Mas não era por isso que eu não gostava dela não: eu tinha dois motivos muito mais emocionais que a unha. O primeiro é que eu achava que ela tinha tomado o lugar da professora anterior, que eu adorava; o segundo é que ela corrigia tintim por tintim tudo que é redação que eu fazia. Usando caneta. E, pelo jeito, que cometia tanta barbaridade gramatical, que ela se via obrigada a reescrever a minha redação quase que todinha. Com tinta vermelha.
       Quando eu relia a minha escrita, assim toda avermelhada para um português correto, eu sempre sentia a impressão esquisita que a minha redação estava fazendo careta pra mim.
        Mas eu nunca parei pra pensar por que eu sentia assim. Me lembro que eu ficava chateada e pronto: esquecia a careta. E quando eu tinha de novo que fazer redação eu me aplicava igualzinho: redação era o único dever que gostava de fazer.
        A professora corrigia tintim por tintim outra vez. E a nota que ela me dava ficava sempre em torno de 5. Ela justificava a dádiva com a seguinte observação: composição imaginativa. Embaixo do FIM que eu botava sempre no fim da minha redação, ela escrevia um lembrete (vermelho também):
        “Habitue-se a consultar o dicionário”.
        Não deu outra: me habituei a nunca abrir um dicionário.
        [...]
                                                    Livro, um encontro com Lygia Bojunga Nunes.
                                                                                      Rio de Janeiro:  Agir, 1998.

1 – Lygia tornou-se uma grande escritora. Considerando seu depoimento, o que você pode apreender sobre a importância de contar e imaginar histórias desde pequeno?
       Resposta pessoal.

2 – Que outros elementos, relacionados ao aprendizado da escrita, podemos apreender desse depoimento sobre as aulas de redação de Lygia?
       Primeiro, há um elemento emocional que perpassa toda a relação professor-aluno. Segundo, a professora que trabalhava muito, ao corrigir aspectos ortográficos e gramaticais da redação da aluna em tinta vermelha, com a melhor das intensões, parece dar preferência a indicadores relacionados à norma padrão. Mesmo assim, a menina não parecia estar se sentindo motivada para utilizar o dicionário, naquele momento.

3 – Este texto de Lygia Bojunga continua apresentando “as falhas” que a professora destacava em vermelho.
a)     Indique algumas delas.
Algumas respostas possíveis: “tava”, “pra”, expressões coloquiais.

b)    Nesse texto, as formas utilizadas são interpretadas como falhas?
NÃO, pois a autora está dando um depoimento, portanto, o texto é uma transcrição contendo formas da oralidade. O livro do qual foi tirado o texto é um monólogo que a autora apresenta.

c)     Que conclusão você tira das duas frases finais?
Resposta pessoal.