quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUESTÕES DE GRAMÁTICA - FONEMAS/ENCONTROS VOCÁLICOS/HIATO/DÍGRAFOS/NÚMEROS DE SÍLABAS/VÍRGULA - COM GABARITO

Questões de   Gramática


                           EXERCÍCIOS
01 – Dê o número de letras e fonemas das seguintes palavras:

a – Baú: 3 letras e 3 fonemas
b – Ascensorista: 12 letras e 11 fonemas.
c – Atóxico: 7 letras e 8 fonemas.
d – Quinquênio: 10 letras e 8 fonemas.
e – Floricultura: 12 letras e 12 fonemas.
f – Antiguidade: 11 letras e 10 fonemas.
g – Encantamento: 12 letras e 12 fonemas.
h – Excursão: 8 letras e 8 fonemas.
i – Explosão: 8 letras e 8 fonemas.
j – Piauí: 5 letras e 5 fonemas.
l – Guilhotina: 10 letras e 8 fonemas.
m – Taxímetro: 9 letras e 10 fonemas.


02 – Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Aguaceiro = DDO
b – Praieira = H (1) DDO
c – Aguentam = DCN
d – Inquietam = DCN
e – Muito = DDO
f – Quinquênio = DCN – DCO – DCO/H
g – Iaiá = DCO – DCO.
h – Cooperam = H
i – Saíram = H
j – Cauim = DCN (ca-uim).
l – Espiões = DDN
m – Aorta = H
n – Enxáguem = TN
o – Apaziguou = TO.

03 – Sublinhe os vocábulos que têm hiato:
Luís – imundície – mau – pólen – elétron – espontâneo – argúem jaúsairdes – quanto – genuíno – troféu – painel – metaloide – aindapaisinho – reféns – construindoveículo – plebeu.

04 – Numere as palavras de acordo com o código:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Secretária = DCO/H
b – Secretaria = H
c – Saúdo = H
d – Mais = DDO
e – Poema = H
f – Espécie = DCO/H
g – Esquentar = DCO
h – Limões = DDN
i – Ingênuo = DCO
j – Cruel = H
l – Quão = TN
m – Também = DDN
n – Iguais = TO
o – Rainha = H
p – Bilíngue = DCO
q – Mágoas = DCO/H
r – Circuito = DCO
s – Reagísseis = H/DDO
t – Frear = H
u – Frequentavam = DCN
v – Piauiense = H(a)/DDO(mi).


05 – Quantos dígrafos você vê no texto abaixo?
Gato escaldado tem medo de água fria.
Felino, tendo sofrido em sua própria pele a experiência de fervura com líquido inodoro, insosso e incolor, passará a temer esse líquido mesmo em temperatura abaixo da média.
                       Fernandes, Millor. Folha de S.Paulo. 10/6/2001.
      Possui 07 dígrafos.

06 – Marque a opção em que todas as palavras apresentam um dígrafo:
a)   Tóxico, auxílio, fixo, exame.
b)   Enxergar, luxo, bucho, olho.
c)   Bicho, passo, carro, banho.
d)   Choque, sintaxe, unha, coxa.

07 – Classifique as palavras de acordo como número de sílabas:
a)   Cheiro: dissílaba.
b)   Acompanhou: polissílaba.
c)   Ascender: trissílaba.
d)   Tungstênio: trissílaba.
e)   Infeliz: trissílaba.
f)    Interurbano: polissílaba.
g)   Pseudônimo: polissílaba.
h)   Exceção: trissílaba.
i)     Ritmo: trissílaba.
j)     Semeia: trissílaba.
k)   Circuito: trissílaba.
l)     Secretária: polissílaba.
m) Subestimar: polissílaba.
n)   Apoio: trissílaba.
o)   Exceto: trissílaba.
p)   Iguais: dissílaba.
q)   Saguões: dissílaba.
r)    Secretaria: polissílaba.
s)   Designar: trissílaba.
t)     Abstrato: trissílaba.
u)   Fricção: dissílaba
v)   Transtorno: trissílaba.
w)  Faria: trissílaba.

08 – Assinale a alternativa correta.
A palavra também é:
a)   Monossílaba e paroxítona.
b)   Dissílaba e paroxítona.
c)   Dissílaba e oxítona.
d)   Monossílaba e oxítona.

09 – Marque a alternativa em que ocorre um vocábulo paroxítono:
a)   Luís.
b)   Expressão.
c)   Apóstrofo.
d)   Bauru.
e)   Lápis.
f)    Ipê.

10 – Complete com s/z; g/j; ch/x; o/u.

01 – Jocoso.                     18 – Azeitar.                    35 – Enxaguar.
02 – Abolir.                       19 – Anis.                        36 – Angélico.
03 – Capacho.                   20 – Bulir.                      37 – Abusar.
04 – Cafajeste.                  21 – Enxurrada.             38 – Goela.
05 – Coser.                       22 – Jeito.                       39 – Salsicha.
06 – Curtume.                   23 – Cozer(cozinhar).     40 – Sarjeta.
07 – Tacha(prego).           24 – Manuel.                   41 – Cioso.
08 – Estrangeiro.              25 – Mexer.                     42 – Embutir.
09 – Cuscuz.                    26 – Gengiva.                  43 – Chalé.
10 – Tribo.                        27 – Fusível.                    44 – Geringonça.
11 – Xale.                         28 – Tábua.                     45 – Frisar.
12 – Tacho.                      29 – Tabuleta.                 46 – Varejista.
13 – Modernizar.              30 – Vexame.                  47 – Bueiro.
14 – Resina.                     31 – Gorjeta.                   48 – Enxoval.
15 – Nódoa.                     32 – Revezar.                  49 – Mojiano.
16 – Xícara.                     33 – Polir.                        50 – Vazar.
17 – Lisonjeiro.                34 – Xará.                        51 – Moringa.

11 – Escolha a letra ou o dígrafo apropriado para preencher o seguinte texto (g, j, c, ç, s, ss, x, ch, z):

a)   Um bonde chamado desejo.

      Expulso das ruas em nome da modernidade dos automóveis, o bonde, ícone dos tempos em que os homens andavam de chapéu e as pessoas ainda nadavam no ria Tietê, insinua uma volta triunfal à cidade de São Paulo.
      Adquirido de um colecionador, um bonde, movido a eletricidade, prepara-se para voltar aos trilhos ainda este ano, percorrendo cerca de dois quilômetros de extensão e, pelo menos, cem anos de história.
      Conforme o trajeto escolhido pela Secretaria Estadual da Cultura, os passageiros deverão sair da Sala São Paulo. Sede da Orquestra Sinfônica Estadual, passar pela futura Faculdade da Música (ex-Deops, hoje em reforma), seguir pelo parque da Luz e entrar na Avenida Tiradentes, na altura do Museu de Arte Sacra. Na volta, o bonde vai circundar a Pinacoteca do Estado em direção à estação da Luz, que deverá abrigar um centro de língua portuguesa.
                       Dimenstein, Gilberto. Folha de S. Paulo, 15/4/2001.


b)  O peixe do milagre.

      Existe um homônimo, natural dos mares do hemisfério Norte, mas o peixe Saint-Pierre, mais consumido no Brasil, é de água doce e sua trajetória vai além da importação. Do gênero das tilápias e originário do rio Jordão e do mar da Galileia – na verdade, um lago esse peixe foi registrado em hieróglifos egípcios. Segundo estudiosos da Bíblia, Jesus usou dois deles e cinco pães no milagre da multiplicação, alimentando mais de 5.000 pessoas. Seu nome também é uma referência a São Pedro, um pescador. Séculos mais tarde, o Saint-Pierre passou a ser criado em cativeiro – as matrizes importadas pelo Brasil geralmente são de criadores israelenses.
                            Folha Equilíbrio. Folha de São Paulo, 3/5/2001.

12 – Reescreva as frases abaixo usando letra maiúscula onde for necessário:
a)   O exmo. sr. vice-presidente da república compareceu ao casamento do ilmo. sr. capitão do exército.
O Exmo. Sr. Vice-Presidente da República compareceu ao casamento do Ilmo. Sr. Capitão do Exército.
b)   a igreja não admite o aborto.
A Igreja não admite o aborto.
c)   o primo basílio foi escrito por eça de queirós, escritor português.
O Primo Basílio foi escrito por Eça de Queirós, escritor português.
d)   o presidente encontrou-se com o ministro na sede do banco do paraná.
O Presidente encontrou-se com o Ministro na sede do Banco do Paraná.
e)   para melhor entender o modernismo brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
Para melhor entender o Modernismo Brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
f)    disse o pe. vieira: “a segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama”.
Disse o Pe. Vieira: “A segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama.”

13 – Coloque a vírgula quando for necessário:
a)   Eu fui ao Rio; ele, a Brasília.
b)   E vem, e vai, e não sai disso.
c)   Eu, você e Bóris vamos passear na praça.
d)   São pobres, honestos e felizes.
e)   O homem, que é racional, saberá evitar uma grande tragédia.
f)    Bob, venha cá!
g)   Eu, que nada sabia, agora sei.
h)   Você permitiu a entrada daqueles moleques, portanto não deve reclamar agora.

14 – Pontue adequadamente:
a)   Ele não foi, mas por que diz que gostaria de ter ido?
b)   A casa era pequena, mal iluminada e muito abafada, por isso gritou! não fico mais aqui!
c)   Várias vezes procurou por garotas, garotas, garotas.
d)   A meu pai, com efeito, ninguém fazia falta. (O. Lara Rezende)
e)   Chamo-me Gustavo, ela, Sônia.
f)    Chico, largue disso. Venha me fazer companhia.
g)   Voz chorosa. Voz fraca. Voz rouca.

15 – Acentue, se necessário:
01 – Róseo.            09 – arrepio.           17 – somente.         25 – lótus.
02 – Catástrofe.     10 – paranoico.       18 – destrói.            26 – bússola.
03 – Refém.           11 – Área.                19 – ruido.              27 – Cruéis. 
04 – Balaústre.       12 – hesitante.         20 – meritíssimo.   28 – parti-lo
05 – Improvisar.     13 – chuvoso.           21 – boa.               29 – mártir.
06 – Defesa.          14 – detrás.               22 – pivô.              30 – sósia.
07 – Reúno.           15 – maisena.           23 – Brás.              31 – cédula.
08 – Petróleo         16 – errôneo.            24 – bílis.               32 – circuito.

16 – (OSEC) “Às vezes, as ideias não........, ou ..........muito numerosas. Todos ....... às necessidades locais, poucos .............auxiliar. No presente do indicativo, os verbos seriam, pela ordem.
a)   Veem, vêm, veem.
b)   Vêm, vêm, veem, vêm.
c)   Vêm, vêm, vêm, vêm.
d)   Veem, veem, veem, veem.
e)   Vêm, veem, veem, vêm.

17 – (São Marcos) Assinale a oração cujas palavras estejam indevidamente acentuadas.
a)   Corria pêlos bosques em completo desespero.
b)   Arrancávamos os pelos do gato.
c)   O verbo pôr é bastante complicado.
d)   Por que você não para de fazer tantas perguntas, menino?
e)   Você já foi ao Polo Sul?

18 – (UNIFFAP) Reescreva as palavras incorretas, corrigindo-as quando necessário, de acordo com a regra que rege o correto emprego do trema.
a)   Consequência.          b) Aquoso.            c) Tranquilidade.

19) (ESPM) Preencha as lacunas das frases com a forma correta das palavras indicadas entre parênteses:
      Ele prescinde (prescinde/precinde) de nossa ajuda, pois está chovendo à beça (à beça/à bessa) e ele está obcecado (obcecado/obsecado) por esse assunto.

20 – (FESP) Pedro é um ....... funcionário, ...........remunerado que ............ teve tempo de aprender o que é bom ou ..............
Preenchendo as lacunas, a alternativa correta é a:
a)   Mal, mau, mal, mau.
b)   Mau, mau, mal, mal.
c)   Mal, mau, mal, mal.
d)   Mau, mal, mal, mau.
e)   Mau, mal, mal, mal.

21 – (UNITAU) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
Em nossa ...................... ao ................... não ................ de trazer mercadorias que o Brasil já .....................
a)   Viagem, exterior, ouve jeito, possue.
b)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.
c)   Viagem, exterior, houve jeito, possui.
d)   Viagem, exterior, ouve geito, possue.
e)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.

22 – (I. CHARUPAGNAT ENS. SUP.) Em todas as alternativas, a palavra MAL foi corretamente empregada, exceto em:
a)   Procópio dizia que os negócios iam de mal a pior.
b)   Desde aquela época o hotel era mal afamado.
c)   Assim, nada de mal poderia acontecer-nos.
d)   Teus exemplos levaram-na a proceder mal.
e)   Com mal-humor, respondeu que quase não dormira.

23 – Preencha os espaços com há/a:
a)   Os meninos irão ao baile daqui a pouco.
b)   Não a vejo muitos anos.
c)   uma notícia interessante neste caderno.
d)   muito que ele se foi, daqui a dois messes, talvez eu o vejo.
e)   uma casa lotérica em cada esquina.
f)    Não sabemos o que vai acontecer daqui a alguns anos.
g)   Não nos encontramos anos.
h)   Pretendemos nos encontrar daqui a alguns meses.
i)     muitas razões para você parar de fumar.

24 – Preencha os espaços com mal / mau:
a)   Ela fez um mau negócio comprando aquele carro.
b)   Um homem mau sofre muito.
c)   Era um brinquedo mal feito.
d)   Elas, quando se juntam, falam mal de você.
e)   Que moleque mal educado!
f)    Foi dispensado do colégio porque tinha mau comportamento.
g)   Uma ponte mal feita é um perigo.
h)   Ela dormiu de mau jeito.
i)     Que blusa mal feita!

25 – Preencha os espaços com eu / mim:
a)   Para mim é difícil dizer adeus.
b)   Para eu terminar esta blusa, preciso de mais lã.
c)   Houve um desagravo entre mim e ela.
d)   Paula, faça isso para mim.
e)   São muitos quilômetros para eu conseguir chegar lá.
f)    Venham até mim se quiserem ouvir a notícia.
g)   São planos para eu construir uma piscina.
h)   Quer dizer que para eu ir ao cinema, preciso antes lavar a louça?
i)     Entre mim e você não existe mais nada.
j)     Chegaram várias encomendas, mas nenhuma para mim.


MÚSICA(ATIVIDADES): DITADORES (COMO DIRIA RAULZITO) - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Ditadores (Como Diria Raulzito)

                               Zé Geraldo

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados
A corrupção é cria do homem
Está por todo lado
Aumentam pedágios escolas TRU
Trocentos por cento de aumento no IPTU
Tamo nu!

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Aprovam decretos por decurso de prazo
Botam os velhos na fila
Isso não vem ao caso
Os negros, os índios, os demais sem terra
Deixa pra depois

Uma boa ajuda aos contras
Pra equilibrar as baixas
Debita isso tudo no Caixa Dois
Ora pois

Mete fogo na mata
Mata o bicho
Joga o lixo atômico
No fundo de qualquer quintal
Não faz mal

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro.

Entendendo a canção:

01 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre seu conteúdo. Suas suposições se confirmaram após a leitura? Explique.
      Sim, pois o ditador é uma pessoa que concentra em suas mãos todos os poderes.

02 – Qual o tema principal da canção?
      Ditadura Militar.

03 – Como podemos compreender o verso: “Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados”?
      Significa, todas as pessoas que eram contrário ao governo militar, desde estudantes, professores, jornalistas, artistas, cantores, médicos, assistentes sociais, bancários, donas de casa, enfim eram presos, torturados, violentados. Muitos morreram ou desapareceram lutando para que hoje nós vivêssemos numa democracia.

04 – É possível perceber quando essa letra da canção foi escrita? Por quê?
      Não, pois o autor mistura fatos e períodos históricos, como por exemplo a ditadura (1964-1985), já os impostos citados como o IPTU foi instituído pela Constituição Federal (1988), marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação, perseguição políticas.

05 – Que tipo de linguagem está escrita nesta canção?
      Linguagem Informal / Coloquial.

06 – Nos versos:
      “Quanto mais conheço os ditadores
       Mais eu amo meu cachorro.”
        O que quis dizer o autor?
      Que os ditadores eram o contrário dos cachorros, seus instintos de crueldade, maldade e vingança eram violentos. Pior do que um animal.

07 – Que povo usa-se o termo “Ora pois”, que se encontra na canção?
      Os Portugueses.

08 – Atualmente as pessoas dão um valor exagerado aos animais de estimação, principalmente os cachorros por serem muito inteligente e fiel ao seu dono. Cite versos da música que mostra isto:
      “Quanto mais conheço os ditadores / mais eu amo meu cachorro”.


MÚSICA(ATIVIDADES) : A MONTANHA - ROBERTO CARLOS/ERASMO CARLOS - COM GABARITO

Música(Atividades): A Montanha

                                  Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Eu vou seguir uma luz lá no alto
Eu vou ouvir uma voz que me chama
Eu vou subir a montanha e ficar
Bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda a minha escalada e ajudar
A mostrar como é
O meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir
E que os homens jamais
Se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, por mais um dia
Obrigado, Senhor, que eu posso ver
Que seria de mim
Sem a fé que eu tenho em Você?

Por mais que eu sofra
Obrigado, Senhor, mesmo que eu chore
Obrigado, Senhor, por eu saber
Que tudo isso me mostra
O caminho que leva a Você

Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por outro dia
Obrigado, Senhor, que o sol nasceu
Obrigado, Senhor

Agradeço, obrigado, Senhor
Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelas estrelas
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, Senhor

Agradeço, obrigado, Senhor
Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por um novo dia
Obrigado, Senhor, pela esperança
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, senhor, pelo perdão
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor

Mais uma vez
Obrigado, senhor, pela natureza
Obrigado, Senhor, por tudo isso
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor.


Entendendo a canção:

01 – Qual a finalidade do personagem da música em subir a montanha?
      Para ficar mais perto de Deus, assim como fazia Jesus quando ia dizer alguma coisa importante, ou para meditar.

02 – Quais são os pedidos do personagem da música em relação:
a)   As estrelas: Que não parem de brilhar.
b)   As crianças: Não deixem de sorrir.
c)   Aos homens: Que jamais se esqueçam de agradecer.

03 – Ilustre 3 dos motivos pelo qual há agradecimento do personagem da música.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Quais os motivos fazem você ser grato a Deus? Escreva 4 deles.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Podemos observar na 1ª estrofe que o cantor inicia-se alguns versos com a mesma expressão. Que nome se dá a esta figura de linguagem?
      Anáfora.

06 – Que mensagem esta música nos transmite?
      Nos transmite uma mensagem de fé em Deus, paz e amor.

07 – Quantas estrofes há na canção?
      Possui dez (10) estrofes.

08 – Quantos versos há na canção?

      Quarenta e sete versos.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

TEXTO INFORMATIVO: POR QUE 8 DE MARÇO É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER? PAULA NADAL - COM GABARITO

Texto: Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

                                                                   Paula Nadal

   Funcionárias do Instituto de Resseguros do Brasil, primeira empresa no país a ter uma creche para filhos das funcionárias. 
    As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.
        Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.
        O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.
        Somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher, e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
        “O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília.
        No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.
  
Interpretação do texto:

01 – A finalidade do texto é:
a) informar
b) satirizar
c) argumentar
d) emocionar
e) criticar.

02 – Acerca do Dia Internacional da Mulher é incorreto afirmar que:
a) O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos.
b) A data só foi reconhecida oficialmente em 1977 pelas Nações Unidas.
c) Apesar de muitos considerarem como marco o incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 numa fábrica em Nova York, as origens do Dia Internacional da Mulher são anteriores a esse episódio.
d) Essa conquista é decorrência de uma sucessão de lutas ocorridas desde o final do século 19, sobretudo as reivindicações por melhores condições de trabalho, qualidade de vida e pela igualdade econômica e política.
e) O 8 de março serve para mobilizar a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências ainda existentes contra as mulheres.

03 – Para garantir a credibilidade do texto, a autora se valeu de vários artifícios, exceto:
a) inserção de fatos históricos
b) citação direta de uma autoridade no assunto
c) referência a órgãos internacionais
d) opiniões pessoais e dados estatísticos
e) recurso imagético

04 – Em relação ao Brasil, o movimento em prol dos direitos da mulher ganhou força com:
a) a luta pelo direito ao voto feminino.
b) o incêndio na fábrica têxtil.
c) a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina.
d) a criação da Delegacia Especializada da Mulher.
e) a promulgação da lei Maria da Penha.

05 – Construa uma resposta consistente à pergunta lançada como título do texto. Tome por base a leitura realizada e inclua sua opinião.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
      Comemora-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por causa de um episódio histórico. Nesse mesmo dia em 1911 as funcionárias de uma fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam uma jornada de trabalho menor (de 16 para 10 horas diárias), que seus salários fossem iguais aos dos homens e melhor tratamento no ambiente de trabalho.

07 – E o que aconteceu?
      Ainda que não exista consenso sobre o que de fato ocorreu, sabe-se que no dia 25 de março houve um incêndio na fábrica, do qual nem todos os operários escaparam. A maioria dos 600 trabalhadores conseguiu sair da fábrica, mas 146, sendo 125 mulheres, morreram.

08 – Quando esse dia passou a ser o Dia da Mulher?
      Só em 1977, quando a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito. Desde o começo do século XX, no entanto, movimentos sociais já vinham promovendo datas internacionais de debate sobre os direitos das mulheres. Um dos mais conhecidos aconteceu em 1911 em Copenhague, na Dinamarca, quando um encontro realizado no dia 19 de março discutiu igualdade de gêneros, sufrágio feminino e outras questões envolvendo direitos das mulheres.

09 – Isso já faz muito tempo. Ainda precisamos desse dia?
      Sim. Segundo a Organização das Nações Unidas, o salário das mulheres ainda é 27% menor do que o dos homens que ocupam a mesma função. Isso vale para o mundo de maneira geral. A proporção de mulheres que ficam e casa e cuidam de afazeres domésticos não remunerados é duas vezes e meia maior do que a de homens.



CONTO: O HOMEM FELIZ - LAÍS C. RIBEIRO - COM GABARITO

CONTO: O homem feliz
                Laís C. Ribeiro

  Num certo reino vivia um rei que não conseguia rir de nada. O secretário da Saúde e do Juízo perguntou ao Senhor Duque…
   – O que foi que aconteceu com a Sua Majestade? Ontem mesmo, e bem alegre, ele ria com vontade!
   Ora o Duque das Risadas, muito sério, respondeu:
      – Desde hoje de manhã nosso rei entristeceu.

         Reuniram um Conselho, todo mundo preocupado. Cada um fez o que pôde para ver o rei curado.
        O ministro das Doenças mandou dar uma injeção. Bolos, tortas e sorvetes receitou o da Ração.
        Um artista trouxe tintas e pincéis para pintar. Logo o Chefe dos Esportes fez o rei correr e pular.
        Uma orquestra inteirinha veio dar uma sessão musical. Mas o rei só suspirava… de partir o coração!
        Um ministro bem velhinho, que já estava aposentado, garantiu que tinha um jeito de deixar o rei curado:
         – Se quiser rir outra vez, Sua Alteza só precisa encontrar alguém feliz e vestir sua camisa.
          Os ministros protestaram:
          – isso é pura caduquice!
        Mas o rei levou a sério tudo o que o velhinho disse e deu ordens bem severas para soldados e marinheiros:
          – Vão olhar por toda parte, revirar o mundo inteiro!
          Logo os homens se espalharam pela estrada do rio. Uns seguiram a cavalo, outros foram de navio.
         Visitaram vários duques, reis, barões, imperatrizes. Muitos condes e princesas – todos eles infelizes!
        Já cansados de andar tanto e dormir em cama dura, marinheiros e soldados desistiram da procura.
        Foi aí que um velho duque escutou pelo caminho sons alegres de assobio e avistou um pastorzinho.
       O seu Duque então chamou:
       – Venha cá, meu bom rapaz! Para ser assim tão feliz o que é que você faz?
       O pastor só respondeu:
       – A alegria está no ar! Se você sorrir pra vida, não precisa se esforçar!
       E o duque então propôs:
       – Ouça bem, homem feliz, quer trocar sua camisa por um monte de rubis?
       – Se tivesse uma camisa, eu daria a sua alteza. Tenho tudo quanto quero, não preciso de riqueza!
      O pastor foi ao castelo pra ver sua majestade e contar que ainda havia gente alegre de verdade!
      Quando o rei ouviu aquilo riu três dias em seguida. Viu que a tal felicidade não se compra nesta vida.
                                                                                         Laís C. Ribeiro.

Interpretação do texto:

1) Qual é o título do texto?
      O homem feliz. 

2) Quem é o autor?
      Laís C. Ribeiro.

3) Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 27 parágrafos.

4) Quem é o personagem principal do texto?
      O personagem principal é o Rei.

5) Qual é o tema principal do texto?
      É a busca de uma solução para a cura da tristeza do Rei.

6) Quando perceberam que o rei estava triste reuniram um conselho. Em sua opinião o que é um conselho?
      Resposta pessoal do aluno. Reunião.

7) Registre as sugestões dadas por cada um dos personagens.
A) Ministro das Doenças: Dar uma injeção.
B) Ministro da Ração: Bolos, tortas e sorvetes.
C) O artista: Trouxe tintas e pincéis para pintar.
D) O Chefe dos Esportes: Fez o rei correr e pular.
E) A orquestra: Veio dar uma sessão musical.
F) Um ministro velhinho: O rei teria que usar a camisa de alguém bem feliz.

8) Quando estavam procurando por pessoas felizes quem eles encontraram?
      Foi aí que um velho duque escutou pelo caminho sons alegres de assobio e avistou um pastorzinho.

 9) O que o Duque ofereceu ao pastorzinho, para que ele desse sua camisa ao rei? O que ele respondeu?
      Um monte de rubis. Se tivesse uma camisa, eu daria a sua alteza. Tenho tudo quanto quero, não preciso de riqueza!

10) O que conseguiu curar o rei?
      O pastorzinho foi contar que ainda havia gente alegre de verdade! E a alegria do pastorzinho é que curou o rei.