sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TENTE OUTRA VEZ - RAUL SEIXAS - COM GABARITO

Música: Tente Outra Vez

                                    Raul Seixas
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!

Entendendo a música:
01 – Você entendeu a ideologia da letra da canção?
      Que a gente tem que ser otimista, e ter ânimo pela vida.

02 – Qual o tema da canção?
      Tente outra vez.

03 – Qual é a explicação para o seguinte verso: “Não pense / Que a cabeça aguenta / Se você parar?”
        Muitas vezes temos o hábito de ficar nos apiedando de nós mesmos. De acreditarmos que não há solução para a crise e que jamais sairemos da situação em que nos encontramos.
 
04 – Qual a mensagem da canção?
      A essência da mensagem desta letra é que não devemos desistir. Afinal, este mundo onde habitamos hoje é uma escola onde aprendemos a lidar com nossas próprias limitações e dificuldades e também a compreender e agir positivamente frente aos obstáculos impostos pela vida. A canção não está perdida, pois Deus não abandona nenhum de seus filhos.

05 – Raul Seixas, nesta música, tenta passar uma mensagem de:
a)   Desengano.
b)   Otimismo.
c)   Saudosismo.
d)   Gratidão.

06 – Na estrofe: “Queira! Basta ser sincero / E desejar profundo / Você será capaz / De sacudir o mundo / Vai! / Tente outra vez!”, tem haver com qual dito popular abaixo?
a)   Querer é poder.
b)   Quem espera sempre alcança.
c)   Não desista do sonho.
d)   Devagar se vai longe.

07 – Da expressão: “Pois a água viva / Ainda tá na fonte”, podemos entender que:
a)   A água viva chegará à fonte.
b)   A água viva já acabou.
c)   A água viva permanece na fonte.
d)   A água viva poderá acabar.

08 – No texto, é bastante evidente o uso do Imperativo em terceira pessoa: veja/beba/tente/queira (você). Por qual razão o autor teria mudado essa estratégia, fazendo uso, em uma determinada passagem do texto, a usar o imperativo em segunda pessoa:
a)   Para evidenciar o uso do verbo ir.
b)   Para tornar o texto mais atraente.
c)   Porque “vai” está usado em seu sentido literal: ir a algum lugar.
d)   Porque “vai” incorpora o sentido do verbo “movimentar-se” e, assim, trata-se de um termo usado como chavão.

09 – Nos versos:
      “Veja!
       Não diga que a canção
       Está perdida.”, o que o eu poético nos transmite?
      É que muitas vezes passamos por períodos de grande dificuldade, de sofrimento e de verdadeira dor, e terminamos pensando em desistir.

10 - Em algumas línguas, a palavra crise é a mesma que oportunidade, ou seja, quando nos encontramos no momento de maior dificuldade, ai sim é que devemos perseverar, levantar a cabeça e acreditar que não estamos desamparados. Usar nossa criatividade e capacidade de entendimento para se auto reformar e sair ainda mais fortalecido deste momento inoportuno. Em que versos da canção da esse incentivo?
      “Tenha fé em Deus
       Tenha fé na vida
       Tente outra vez!”

11 – Em: “Beba! (Beba!)
                Pois a água viva
                Ainda tá na fonte
                (Tente outra vez).”

Quem é a água viva?
      Beba da água viva. Essa água sempre estará na fonte. Jesus é a fonte viva, tenhamos fé.

12 – No verso da canção: “Levante sua mão sedenta”. O que simboliza esse gesto?
      A fé é uma questão de escolha e de aceitação. Uma questão de aceitar que Deus existe e que ele é por nós. É o sinal de pedido de socorro a Deus.

13 – Sendo Deus soberanamente amor e justiça, pode até permitir que devido à lei de ação e reação e a nosso livre arbítrio, passemos por situações difíceis, mas jamais irá nos desamparar e nos tirar a oportunidade da reforma, e qual é a nossa oportunidade?
      A chance de se levantar e andar. A chance de seguir em frente e cruzar a ponte, atravessar o momento difícil e seguir em direção a uma vida nova e mais feliz. Tenhamos fé, pois Deus é fiel.

14 – O que acontece com nós, a partir do momento que deixamos de acreditar na felicidade com Deus?
      Passamos a acreditar que a infelicidade é insuperável é um caminho sem volta para a depressão e a todas as graves consequências decorrentes dela.

15 – O que significa a voz dos versos:
        Há uma voz que canta 
         Uma voz que dança 
         Uma voz que gira 
         (Gira!) 
         Bailando no ar”
      Significa a voz de Deus, a lei de Deus está impressa dentro de cada um d nós e vibra ecoando pelo mundo incessantemente.

16 - Jesus disse que devemos brilhar. Que nossa luz se acenda e ilumine a todos e a tudo em volta de nós. Mas que luz é essa? 
      Muitas vezes deixamos de acreditar em nossa própria capacidade de realização. Ou pior, sabemos dessa capacidade e a utilizamos para fins mesquinhos que acabam nos levando à perdição de qualquer forma. 

17 – Por que dizemos que a Terra é uma escola?
      Porque estamos num mundo de provas e de expiações. A terra, como se diz, é uma escola e é aqui que travamos nossas batalhas e devemos aprender com nossos erros e acertos afim de evoluir e prosseguir na busca de iluminação. 

18 – Por que as pessoas dizem que Deus não dá um fardo maior do que podemos carregar?
      Porque as batalhas não terminam nunca e nos são apresentadas de acordo com nossa capacidade de vencê-las. Nós é que muitas vezes por fraqueza ou auto indulgência deixamos de enfrentar a realidade e seguir em frente.

19 – Qual o aprendizado que tiramos da canção?
      Vamos acreditar, vamos seguir em frente, enfrentar as dificuldades e as batalhas e mantendo a fé em Deus e a retidão, com certeza sairemos sempre vencedores.




MÚSICA(ATIVIDADES): DRÃO - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Drão

                                                 Gilberto Gil
Drão!
O amor da gente é como um grão
Uma semente de ilusão
Tem que morrer pra germinar
Plantar nalgum lugar
Ressuscitar no chão
Nossa semeadura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Dura caminhada
Pela noite escura

Drão!
Não pense na separação
Não despedace o coração
O verdadeiro amor é vão
Estende-se infinito
Imenso monolito
Nossa arquitetura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Cama de tatame
Pela vida afora

Drão!
Os meninos são todos sãos
Os pecados são todos meus
Deus sabe a minha confissão
Não há o que perdoar
Por isso mesmo é que há de haver mais compaixão
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer
Se o amor é como um grão
Morre, nasce trigo
Vive, morre pão
Drão!
Drão!

Entendendo a canção:

01 – Justifique o título a música:
      É o apelido dado a Sandra, ex-mulher de Gilberto Gil, que seria o aumentativo de Sandra, virou apenas “Drão”.

02 – Você concorda com o verso que diz que “Tem que morrer pra germinar?” Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você concorda com os versos “O amor da gente / É como um Drão / Uma semente de ilusão?” Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Que outro título você daria a essa música? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – A música foi composta por Gilberto Gil, quando este se separou de sua esposa Sandra. Que versos da música podem comprovar a afirmativa acima? Cite pelo menos três:
      “Drão,
       Não pense na separação
       Não despedace o coração
       O verdadeiro amor é vão.”

06 – Qual o posicionamento do eu lírico diante da separação? Cite versos que comprovam isso.
      “Drão,
       Os meninos são todos sãos,
       Os pecados são todos meus.”

07 – “Nossa caminhada dura / Dura caminhada.” Baseando-se nos versos acima, explique o processo de formação e o significado da palavra “caminhadora”.
      O processo de formação é a palavra caminhada mais a palavra dura, ou seja, a difícil caminhada após a separação, já que o autor escreveu depois de se separar.

08 – “Nossa caminhadora / Cama de tatame / Pela vida afora.” Explique o sentido da expressão “Cama de tatame” empregada na música, levando em conta o campo semântico da palavra “tatame”:
      É um tipo de cama, ou seja, é um colchão fino posto no chão, sem a utilização da cama. É onde eles dormiam.

09 – Explique o que o eu lírico quis dizer ao afirmar que o amor da gente é uma semente de ilusão.
      Assim como o trigo, ele nasce, vive e renasce de outra forma.

10 – Que mensagem a música, de um modo geral, lhe transmitiu?
      A música fala exatamente dessa mudança, de um tipo de amor que vive, morre e renasce de outra maneira.

11 – Que história é contada nesta canção?
      Uma história de amor, ou melhor, de uma separação.

12 – Cite as rimas encontradas na 1ª estrofe desta canção.
      Grão/ilusão – Germinar/lugar.
      Fazer/morrer – Semeadura/ dura.

13 – Quais sentimentos foram despertados em você, depois de ter refletido sobre a letra da música.
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Apesar de ser uma canção que fala de amor, podemos perceber um cunho político social nos versos: “Os meninos são todos são / Os pecados são todos meus”. Que alusão ele faz?

      Aos direitos da juventude, principalmente da juventude marginalizada das periferias das grandes cidades.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: UM FELIZ NATAL - COM GABARITO

Texto: UM FELIZ NATAL


NESTE NATAL
QUERO GANHAR:
BRILHO, AMOR E ALEGRIA.
O BRILHO DAS ESTRELAS,
O AMOR DE JESUS,
A ALEGRIA DE PARTILHAR
E PODER AMAR.
QUERO FORMAR:
UMA FAMÍLIA UNIDA,
AMIZADES QUERIDAS.
QUERO SER:
UMA BOA AMIGA,
UMA CRIANÇA FELIZ.
QUERO COLOCAR:
UM FELIZ NATAL!
                                            MARIA CAROLINA M. DE CASTRO
Entendendo o texto:
01 – O QUE CAROLINA QUER GANHAR DE NATAL?
      BRILHO, AMOR E ALEGRIA.

02 – COMO ELA QUER QUE SEJA SUA FAMÍLIA?
      UMA FAMÍLIA UNIDA, AMIZADES QUERIDAS.

03 – QUAL O TÍTULO DO POEMA?
      UM FELIZ NATAL.

04 – QUAL A AUTORA DO POEMA?
      MARIA CAROLINA CASTRO.

05 – COMO ELA QUER SER?
      UMA BOA AMIGA, UMA CRIANÇA FELIZ.

06 – E O QUE ELA QUER COLOCAR NO FIM DO POEMA?
      QUE TODOS TENHAM UM FELIZ NATAL.

07 – COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER NO NATAL?
      RESPOSTA PESSOAL DO ALUNOS.

08 – O QUE VOCÊ VAI DAR DE PRESENTE AOS TEUS PAIS?
      RESPOSTA PESSOAL DO ALUNO.


CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: NATAL - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

CONTO: NATAL
Vinícius de Moraes

De repente o sol raiou
E o galo cocoricou:

- Cristo nasceu!

O boi, no campo perdido
Soltou um longo mugido:

- Aonde? Aonde?

Com seu balido tremido
Ligeiro diz o cordeiro:

- Em Belém! Em Belém! 


Eis senão quando, num zurro
Se ouve a risada do burro:

- Foi sim que eu estava lá! 

Entendendo o texto:
01 – O sol raio, quem cocoricou? E o que ele disse?
      Foi o galo. Cristo nasceu!

02 – Quem soltou um longo mugido? Qual foi a pergunta?
      Foi o boi. perguntou aonde?

03 – Quem respondeu para o boi? E qual era o local?
      Foi o cordeiro. Em Belém.

04 – O que disse o burro, num zurro?
      Foi sim que eu estava lá.

05 – Onde você irá passar o Natal?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como você acha que é o Natal das crianças de rua?
      Resposta pessoal do aluno.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: ALEGRIAS DO NATAL - CRISTINA PORTO - COM GABARITO

Texto: Alegrias do Natal
Cristina Porto

   Natal, pra mim, em sabor de alegria e surpresas, sabe por quê? Porque em minha casa cada um preparava uma surpresa para o outro.
 Naquele Natal, porém, havíamos combinado que ninguém ia dar presente, por causa das despesas com a chegada do nenê (mamãe estava esperando nenê). Eu já havia me conformado em não dar nem receber surpresas.
        Mas quando acordei no dia 25, quase morri de alegria, sobre o que havia no meu quarto? Uma cadeirinha de balanço de madeira com uma almofada de retalhos bem coloridos. Papai havia feito a cadeira e mamãe havia feito a almofada, nem precisa dizer que fiquei muito contente.
        Papai e mamãe ainda dormiam, então chegou a minha vez de fazer minha surpresa, eu havia preparado uma, e estava escondido no meu guarda-roupa.
        A surpresa é que meu presente era para o nenê, que ia nascer. Como eu não podia gastar dinheiro escolhi um calçãozinho da Madalena, a minha boneca, lavei bem lavadinho, passei bem direitinho, dobrei e coloquei numa sacola. Embrulhei com um papel bem bonitinho e escondi.
        Peguei então o pacotinho, entrei bem quietinha no quarto dos meus pais e coloquei o presentinho sabe onde? Bem em cima da barriga da mamãe, depois voltei para o meu quarto.
      Quando eles levantaram, foram até a minha cama e me deram um beijo com gosto diferente, sabe? Eu também dei um beijo diferente neles, não precisamos falar mais nada, porque já havíamos entendido tudo.
                                                                                     
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      Alegrias do Natal.

02 – Quem é o autor do texto?
      Cristina Porto.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto possui 07 parágrafos.

04 – Qual é o tema principal do texto?
      O texto fala sobre surpresas de Natal.

05 – O que a família combinou para aquele Natal? Por quê?
      Eles combinaram que ninguém ia dar presentes, por causa das despesas com a chegada do nenê.

06 – Segundo o texto o que era bom no Natal?
      De acordo com o texto o bom do Natal é ter o sabor de alegria e surpresas.

07 – Que surpresa a personagem principal ganhou?
      Ela ganhou uma cadeira de balanço de madeira com uma almofada de retalhos, o pai fez à cadeira e a mãe fez a almofada.

08 – Qual foi o presente que a personagem principal deu?
      Deu uma roupinha da boneca para o nenê.

09 – O que aconteceu quando os pais viram o presente em cima da barriga da mamãe?
      Eles foram até a cama da personagem e lhe deram um beijo com gosto diferente.


quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): VEJA BEM, MEU BEM - LOS HERMANOS - COM GABARITO

Música(Atividades): Veja Bem, Meu Bem

                                            Los Hermanos
Veja bem, meu bem
Sinto te informar que arranjei alguém
Pra me confortar
Este alguém está quando você sai
E eu só posso crer, pois sem ter você
Nestes braços tais

Veja bem, amor
Onde está você?
Somos no papel, mas não no viver
Viajar sem mim, me deixar assim
Tive que arranjar alguém pra passar os dias ruins

Enquanto isso, navegando vou sem paz
Sem ter um porto, quase morto, sem um cais

E eu nunca vou te esquecer, amor
Mas a solidão deixa o coração neste leva e traz

Veja bem além destes fatos vis
Saiba, traições são bem mais sutis
Se eu te troquei não foi por maldade
Amor, veja bem, arranjei alguém
Chamado "saudade".

Entendendo a canção:

01 – A palavra “bem” aparece duas vezes no título da música. Explique em que sentido ela é usada em cada uma dessas vezes.
      O bem de “veja bem” faz parte de uma expressão que significa “preste atenção em”, “escute atentamente”, ou seja, funciona como advérbio de intensidade. Já o “bem” de “meu bem”, é uma expressão carinhosa para denominar algo ou alguém, isto é, funciona como substantivo.

02 – Como você acha que o “eu” da canção está se sentindo? Que passagens do texto te levaram a concluir isso?
      Se sente sozinho quando menciona palavras como “confortar” e “solidão” ou quando faz perguntas como “onde você está?”. Se sente também angustiado porque admite estar “sem paz”.

03 – O “Eu” da música insinua que está se relacionando com uma outra pessoa. Explique de que maneira o compositor constrói essa expectativa e como ele rompe com ela.
      O eu parece estar se relacionando com uma pessoa física na medida em que a nomeia a como um “alguém”. No entanto, no último verso, ele revela que esse “alguém” é na verdade um sentimento: a saudade.

04 – Explique o verso: “Somos no papel, mas não no viver.”
      Ele quis dizer que estava casado legalmente, “no papel”, mas não sentia que o relacionamento estivesse bem a ponto de ser considerado um casamento.

05 – No primeiro verso da quinta estrofe da canção, o autor faz referência a “fatos vis”. Na sua opinião o que seria um fato vil e quais deles são apontados na música?
     Fatos vis são situações tristes, indignas, ruins. Uma delas, por exemplo, é o fato de o eu se sentir sozinho quando seu parceiro viaja, sai ou não está. Por essa razão é que afirma estar com o outro “no papel”, mas não no viver.

06 – A música trata de uma separação? Justifique sua resposta.
      Não, porque ele afirma ainda amar a esposa quando diz: “E eu nunca vou te esquecer” e quando explica que as traições são bem mais sutis do que pensamos. Isso pode indicar que ele não está traindo de fato e, sim, só sentindo saudades, já que é ao lado desta que ele se encontra a maior parte do tempo.

07 – Você acha que o relato presente na música foi de fato realizado diante de uma pessoa concreta ou aconteceu de outra maneira? Qual? Justifique sua resposta.
      É provável que o interlocutor sinta-se surpreendido ao perceber que o parceiro estivesse dando termino ao relacionamento, por afirmar que tinha arranjado outra pessoa para confortá-lo. No entanto, deveria se sentir aliviado ao saber, ao final do texto, que esse alguém não era uma pessoa física e sim um sentimento, a saudade.

08 – Se você fosse o interlocutor desse texto, quais seriam suas reações no decorrer da leitura e como você responderia a ele?
      Resposta pessoal do aluno.




MÚSICA(ATIVIDADES): CONQUISTANDO O IMPOSSÍVEL - COM GABARITO

Música(Atividades): Conquistando o Impossível

                                                        Jamily
Acredite, é hora de vencer
Essa força vem
De dentro de você
Você pode
Até tocar o céu se crer

Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito
Pra super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói

É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu voo
Campeão, vencedor
Essa fé que te torna imbatível
Te mostra o teu valor

Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito
Pra super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói

É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu voo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor

Tantos recordes
Você pode quebrar
As barreiras
Você pode ultrapassar
E vencer

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu voo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor.

Entendendo a canção:

01 – De acordo com o texto, nenhum de nós nascemos com jeito para sermos super-heróis. Você concorda com essa opinião? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Explique, porque algumas pessoas nascem em uma família humilde e conseguem vencer na vida tanto profissional quanto na vida familiar? Na sua opinião existe uma receita?
      As pessoas vencem, porque lutam e correm atrás de seus objetivos. A receita é ser forte, ter perseverança e acreditar sempre.

03 – Você acha que algumas pessoas são mais sortudas e privilegiadas que as outras? Comente.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Você acha que algumas pessoas são predestinadas a serem mais vitoriosas que as outras? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Temos que conformar com nosso destino? Comente.
      Nunca devemos nos conformar. Se não estamos satisfeitos devemos lutar por um futuro melhor. Não esquecendo que é através do estudo que conseguimos vencer na vida profissional.

06 – Observe o verso: “Nossos sonhos a gente que constrói”. Como devemos construir nossos sonhos, de acordo com a canção?
      É vencendo os limites, escalando as fortalezas e tendo muita fé.

07 – Leia: “Deus dá asas, faz seu voo”. Qual é o sentido implícito nesse verso?
      Deus ou a vida oferece oportunidades, temos que saber reconhecer e aproveitar cada uma delas (desde que sejam boas oportunidades) e voar significa “lutar” não ficar parado esperando a vida passar.

08 – “Você pode até tocar o céu se crer”. Explique o sentido dos termos destacados.
      Significa que devemos crer que tudo vai dar certo. Quando cremos realizamos tudo que sonhamos.

09 – Você conhece alguém próximo ou uma celebridade que conquistou o impossível? Comente.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão – Silvio Santos.

10 – Após ouvir a música e fazer uma reflexão responda:
a)   O que devemos fazer para vencer nossos limites?
Acreditar e lutar.

b)   Como ser um campeão?
Um campeão não desanima no primeiro obstáculo, ele cai e levanta, e está sempre procurando reforçar-se. Nunca se acomoda e está constantemente à procura de mais, inventando novas formas de fazer melhor e com mais eficácia.



MÚSICA(ATIVIDADES): GITA - RAUL SEIXAS - COM GABARITO

Música(Atividades): GITA

                                       Raul Seixas e Paulo Coelho (1974)
Eu, que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando
Foi justamente num sonho que Ele me falou

Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado

Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa
Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe mostrar

Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar

Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou

(Gita! Gita! Gita! Gita! Gita!)

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contramão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição

Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada

Por que você me pergunta?
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim

Das telhas, eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra A tem meu nome
Dos sonhos, eu sou o amor

Eu sou a dona de casa
Nos pegue-pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo

(Gita! Gita! Gita! Gita! Gita!)

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão

Eu, mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai e o avô
O filho que ainda não veio
O início, o fim e o meio
O início, o fim e o meio
Eu sou o início, o fim e o meio
Eu sou o início, o fim e o meio.

Entendendo a canção:

01 – A que fez alusão a música Gita?
      Fez alusão a um dos textos sagrados da cultura Védica (originária da Ásia menor) o “Bhagavad-Gita”.

02 – A canção é dividida em quantas estrofes?
      Treze estrofes.

03 – Quem fala na primeira estrofe? E nas outras doze?
      Na primeira estrofe é a fala de Raul e nas doze seguintes são declarações de Deus acerca da sua pessoa.

04 – Na 1ª estrofe introdutória mostra o que sobe o autor?
      Mostra que o autor andou pelos quatro cantos do mundo. Os quatro “cantos” conhecidos são os pontos cardeais, os quais, psicologicamente, referem às quatro funções de orientação da consciência: a sensação, a intuição, o sentimento e o pensamento.

05 – Nos versos:
      “Às vezes você me pergunta
       Por que é que eu sou tão calado
       Não falo de amor quase nada
       Nem fico sorrindo ao teu lado...”
O que o autor denuncia nestes versos?
      Denuncia que Raul já tem um relacionamento com Ele, e que o estranha por ser “tão calado”, por não falar muito de amor e não ficar sorrindo ao seu lado, como se não devesse ser assim.

06 – Em que momento na canção Ele se revela como tendo várias faces e passa a falar de si de forma muitas vezes ambígua?
      Na 4ª estrofe quando diz: “Eu sou a luz das estrelas
                                                Eu sou a cor do luar
                                                Eu sou as coisas da vida
                                                Eu sou o medo de amar...”

07 – Analisando a 5ª estrofe:
      “Eu sou o medo do fraco
       A força da imaginação
       O blefe do jogador
       Eu sou, eu fui, eu vou...!
       Gita! Gita! Gita! Gita! Gita!”
      A canção enfatiza principalmente o aspecto escuro, ou o que se costuma chamar “defeituoso”, de Deus. Seria uma tentativa de aproximação de um ego não muito forte.

08 – Em que verso sintetiza o fato de que o princípio maior e principal é o AMOR.
      No verso: “das telhas eu sou o telhado.../ Dos sonhos eu sou o amor...

09 – Raul Seixas, na música “Gita” fala de Deus segundo o Panteísmo. Explique.
      É uma doutrina da religião hinduísta, onde Deus está em todas as coisas da natureza, não está em um dó lugar e não é um determinado ser ou pessoa; Deus para os hinduístas é a própria natureza.
      Ex.: “Eu sou a luz das estrelas
              Eu sou a cor do luar
              Eu sou as coisas da vida
              Eu sou o medo de amar”.

10 – No trecho:
                       “Eu sou a vela que acende
                        Eu sou a luz que se apaga
                        Eu sou a beira do abismo
                       Eu sou o tudo e o nada.
Pode-se notar a presença das seguintes figuras literárias:
a)   Metáfora e Antítese
b)   Metonímia e Antítese.
c)   Metáfora e Sinestesia.
d)   Metonímia e Ironia.
e)   Antítese e Pleonasmo.

11 – Quando se inicia vários versos com a mesma palavra ou expressão, como acontece nesta canção: Eu sou..., que nome se dá a esta figura de linguagem?

      Repetição.