segunda-feira, 26 de junho de 2017

ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

1 – Assinale a opção cujas palavras devem ser graficamente acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras que se aplicariam em Jau, juri, perde-la, vídeo.
a)     Fluido, biquíni, três, difíceis.
b)    Reúne, Hernani, pequinês, longínquo.
c)     Luis, ravióli, timidez, amêndoa.
d)    Ciume, reuni-lo, cateretê, tênue.
e)     Fortuito, quati, fe-lo, desaguam.

2 – (PUC) – Nos versos:
Talvez lhe dê apoio
                  e
E o encho de algodão
a)     Explique o porquê da diferença de grafia entre dê e de:
Dê é verbo, acentuado por ser monossílabo tônico terminado em e.
De é preposição, não acentuada por ser monossílabo átono.

b)    Levando em conta essa diferença, redija um período em que e de sejam empregadas adequadamente.
É necessário que se dê auxílio econômico a quem depende de nós.
Embora discorde de suas ideias, ajuda-lo-ei.

3 – (FAAP) – Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a)     Gênio: Paroxítona terminada em ditongo oral crescente.
b)    : Monossílaba tônica terminada em o.

4 – (FUVEST) – Assinalar a alternativa em que a acentuação e a pontuação estejam corretas.
a)     Multidão, cujo amor cobicei, até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
b)    Multidão cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava as vezes de ti, deixava burburinhar, em volta do meu corpo, a gente humana sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo, fazia aos seus verdugos.
c)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte; era assim que eu me vingava as vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana; sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
d)    Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava às vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
e)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo, a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.

5 – (MACKENZIE) – Indique a única alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação.
a)     Vêzes, álbum, ventoinha, item.
b)    Estátua, avaro, austero, inaudito.
c)     Bálsamo, interím, alaúde, gratuito.
d)    Portatil, libido, árduo gratuito.
e)     Rúbrica, ingleses, cédula, pudico.

6 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que se apresenta incorreta quanto à acentuação.
a)     Baú – Itu – urubu.
b)    Rubrica – gótico – tênis.
c)     Ítem – balaústre – ilustre.
d)    Herói – boi – foi.
e)     Aquem – ímã – irmã.

7 - (UNICID) – Ambas palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão, exceto:
a)     Cólica – gástrica.
b)    Alguém – recém.
c)     Água – língua.
d)    Fígado – suíço.
e)     Consultório – sério.

8 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras está acentuado corretamente de acordo com a regra de acentuação:
a)     Igárape – edén – Fenix – levedô.
b)    Tráfego – nômades – Tambaú – fêmur.
c)     Óxitona – virús – funil – juiz.
d)    Interím – fórum – póssivel – baínha.

9 – (CFET-PARANÁ) – Dentre as palavras a seguir, acentue as que exigirem acento gráfico e, em seguida, indique a alternativa em que todos os vocábulos têm como tônica a segunda sílaba.
a)     Filantropo – arquétipo – erudito – avaro.
b)    Condor – aríete – ureter – ciclope.
c)     Fortuito – austero – rubrica – pudica.
d)    Levedo – bávaro – boemia – recém.
e)     Alibi – computo – ômega – quiromancia.

10 – (F-RADIAL SÃO PAULO) – Assinale a alternativa que apresente apenas palavras oxítonas.
a)     País, comparação, Brasil, Mercosul.
b)    Pergunte, uruguaio, país, futuro.
c)     Ano, Argentina, semanas, Brasil.
d)    Comparação, uruguaio, semanas, Mercosul.
e)     Exata, rigorosamente, semanas, comparação.

11 – Dadas as orações, indique a que não possua erros de acentuação e ortografia.
a)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
b)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
c)     As crianças têem, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
d)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e veem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
e)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.

12 – (MACKENZIE) – As palavras está, será, e acentuam-se por serem.
a)     Terminadas pela vogal tônica a.
b)    Oxítonas terminadas em a.
c)     Oxítonas e monossílabas tônicas em a.
d)    Monossílabas tônicas terminadas em a.
e)     Oxítonas e monossílabas átonas em a.
13 – (MACKENZIE) – Apenas uma alternativa apresenta acentuação correta.
a)     Maracujá – também – saída.
b)    Pacaembú – série – órgão.
c)     Perdi – hífen – lápis.
d)    ítem – apelo – caí.
e)     Paraíso – diário – Jaú.

14 – (SANTA CASA) – Assinale a alternativa em que a palavra que está grafada erradamente, isto é, não deveria ser acentuada.
a)     Quê! você ainda não tomou banho este mês.
b)    Depois de tomar banho, fico com um quê irresistível.
c)     Você vive de quê? De brisa?
d)    Quê beleza! Estou acertando tudo.
e)     Poderiam ajudar em quê? Se nada entendiam...

15 – (PUC) – As palavras após e órgãos são acentuadas por serem, respectivamente.
a)     Paroxítona terminada em -s e proparoxítona.
b)    Oxítona terminada em –o e paroxítona em ditongo nasal seguido de –s.
c)     Proparoxítona e paroxítona terminada em –s.
d)    Monossílabo tônico e oxítona terminada em –o seguido de –s.
e)     Proparoxítona e proparoxítona.

16 – (EFEI) – Todos os itens apresentam vocábulos que devem ser pronunciados e acentuados graficamente como proparoxítonos, exceto.
a)     Arquetipo – estrepito.
b)    Aziago – refrega.
c)     Levedo – monólito.
d)    Aptero – interim.
e)     Artifice – périplo.

17 – (ITA) – Em que caso todas as palavras estão corretamente acentuadas?
a)     Aziago, refém, xenômano, pudico.
b)    Gárrulo, estálidos, datilógrafas (verbo), Damócles.
c)     Antonimia, alopata, aerólito, morfinômano.
d)    Nitrido, interim, monólito, polissíndeto.
e)     Antonomasia, gratuito, têxtil, rubiácea.

18 – (CESGRANRIO) – Aponte a única em que pelo menos um vocábulo apresenta ERRO no que diz respeito à acentuação gráfica.
a)     Pegada – sinonímia.
b)    Êxodo – aperfeiçoa.
c)     Álbuns – atraí-lo.
d)    Ritmo – itens.
e)     Redimí-la – grátis.

19 – (FAAP) – Indique a alternativa em que aparece uma palavra que não deve ser acentuada graficamente:
a)     Graudo – nucleo – flebil – paraiso – invio.
b)    Etiope – cadaver – lepido – estrategia – pindaíba.
c)     Refém – púbere – nodoa – apoteose – chávena.
d)    Enfase – pênsil – égide – azafama – bílis.
e)     Nenhuma das anteriores.

20 – (FM-CATANDUVA) – Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas:
a)     Egoismo – ciúme – algum – provileu.
b)    Paiçandu – dor – tempera (substantivo) – bisturi.
c)     Itaqui – médium – tântalo – comboio.
d)    Rouxinois – moinho – juiz – codeima.
e)     Nenhuma das hipóteses anteriores.

21 – (FM-ITAJUBÁ) – Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto.
a)     Maniqueismo.
b)    Fizessemos.
c)     Destroier.
d)    Miosotis.
e)     Maquinaria.

22 – (VIÇOSA) – Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto.
a)     Já.
b)    Nós.
c)     Há.
d)    Dói.

e)     Pés.

SIMULADO - ORTOGRAFIA PARA ENSINO MÉDIO - ATIVIDADES COM GABARITO

ORTOGRAFIA

1 – A __________ lituana (movimento separatista) veio apenas _________ o juízo clássico de que, numa estrutura política marcada pela imobilidade e pelo extremo autoritarismo, os processos de abertura, por mais _______ que sejam, tendem a __________ um movimento que ultrapassa os limites pretendidos pelos governos.
a)     Secessão – ratificar – incipientes – deflagrar.
b)    Sucessão – robustecer – primitivos – estimular.
c)     Insurreição – retificar – insipientes – sublimar.
d)    Dissidência – corroborar – iminentes – denegrir.
e)     Sublevação – aviltar – fugidios – conter.

2 – (ITA) -  Mesmo nas economias mais influenciadas pelo ideário liberal, o poder público dispõe de instrumentos legais para _____________ a cartelização da oferta de certos itens, prática que se torna particularmente ______________ no caso _______________ controles grupais ____________ produtos que não podem ser substituídos facilmente, ainda que tenham seus preços majorados.
a)     promover – benéfica – desses – comercializarem.
b)    fomentar – vantajosa – destes – comerciarem.
c)     coibir – nefasta – de esses – incidirem sobre.
d)    impedir – suscetível -  de os – sobreviverem.
e)     moderar – benigna – dos – traficarem com.

3- (MACKENZIE) – Assinale a única alternativa que apresenta uma palavra escrita erroneamente:
a)     rabugice, impingir, égide, sarjeta.
b)    proviniente, dilapidar, despender, privilégio.
c)     demissionário, isenção, suscitar, maçante.
d)    hesitar, herbívoro, haurir, hérnia.
e)     engolir, bueiro, goela, entupir.

4- (MACKENZIE)
I – Pedira a _______________________dos advogados.
II – Há ________________________mas, sem dúvida, a maioria pensa em ganhar e não em competir.
III – Fazer ___________________ não era de seu agrado.
IV – O pai olhou o filho sem _______________, apesar de tanto tempo sem notícia.
Qual das alternativas apresenta os termos adequados, completando, respectivamente, os períodos acima?
a)     interseção, exceções, conceções, rescentimento.
b)    intercessão, exceções, concessões, ressentimento.
c)     intersessão, exceções, conceções, ressentimento.
d)    intercessão, exceções, concessões, ressentimento.
e)     intersecção, exceções, concessões, ressentimento.

5 – (VUNESP) – Assinale em que alternativa a manchete de jornal não contém erro de ortografia.
a)     FHC deve privatizar banco estadual.
b)    Delegado nega extorção.
c)     Facículo do atlas traz Japão e Oceania.
d)    Presidente deseja assessoramento de intelectuais.
e)     Petroleiros negam paralização.

6 – (ITA) – Assinale a opção em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a)     Homília, tepidez, revezar, reveses, paisinho.
b)    Pôr, pelo, véns, provejai, averiguem.
c)     Sequer, assimetria, descensão, suscinto, avidês.
d)    Caíste, amá-la-ieis, bemdisseram, prazeiroso, coalizão.
e)     Requesitar, rivalizar, fascínora, emurchecer, extravazar.

7 – (UNAERP) – Em virtude __________ de visitantes, naquela cidade, não houve nenhum __________ para os __________ que vieram participar da festa ____________.
a)     Excesso, previlégio, excurcionistas, beneficiente.
b)    Excesso, privilégio, excurcionistas, beneficente.
c)     Excesso, privilégio, excurcionistas, beneficiente.
d)    Excesso, previlégio, excursionistas, beneficiente.
e)     Excesso, privilégio, excursionistas, beneficente.

8 – (FF-RECIFE) – Assinale o item em que ocorre erro ortográfico.
a)     Obséquio, prezado, usina, proeza.
b)    Querosene, Terezinha, vazamento, amenizar.
c)     Fusível, colisão, cortesia, bazar.
d)    Requesito, fregueses, redondeza, aridez.
e)     Quiser, frambroesa, firmeza, atrasar.

9 – (CFET-PARANÁ) – Assinale a alternativa cujos vocábulos estão grafados corretamente e completam, respectivamente, as lacunas do texto a seguir.
--- A política de __________ de gastos fez com que __________ os trabalhos de ______________ em muitas universidades.
a)     Contenção – paralisassem – pesquiza.
b)    Contensão – paralisassem – pesquisa.
c)     Contensão – paralizassem – pesquisa.
d)    Contenção – paralisassem – pesquisa.
e)     Contensão – paralisassem – pesquisa. 

10 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras completa adequadamente as lacunas da frase:
--- O __________ do público ao __________ da reunião foi feito __________ severa vigilância.
a)     Acesso – recinto – sob.
b)    Assesso – rescinto – sobre.
c)     Aceço – ressinto – sobe.
d)    Asceso – rescinto – sobe.

11 – (FES-CATARINA) – Aponte a alternativa grafada corretamente:
a)     Burqueza – bazar – buzina – analisar.
b)    Gozo – estupidez – defeza – burgueza.
c)     Gozo – cafezal – fertilizar – pobreza.
d)    Buzina – catalisar – colonizar – riqueza.

12 – (MACKENZIE) – Preencha as lacunas das frases abaixo, indicando qual dos itens é correto.
I – Ele não _____ de nossa ajuda. (Prescinde/precinde)
II – Está chovendo _____. (À beça/à bessa)
III – Ele está _____ por esse assunto. (Obcecado/obsecado)
IV – Todos se revoltaram com a _____ do funcionário. (Suspensão/suspensão)
a)     Precinde; à bessa; obcecado; suspensão.
b)    Prescinde; à bessa; obcecado; suspensão.
c)     Precinde; à beça; obsecado; suspensão.
d)    Prescinde; à beça; obcecado; suspensão.
e)     Prescinde; à beça; obcecado; suspenção.

13 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta das palavras.
a)     Exceção – prevalecer – admissão.
b)    Exceção – prevalescer – admição.
c)     Exseção – prevalecer – admissão.
d)    Excessão – prevalecer – adimição.
e)     Exceção – prevalescer – adimissão. 

14 – (MACKENZIE) – Qual das alternativas apresenta todos os termos grafados corretamente?
a)     Bulir, guela, fascínio, nogento.
b)    Pixar, mansidão, lassivo conciliar.
c)     Jaboticaba, pêssego, ascensorista, rejente.
d)    Nódoa, burburinho, obsceno, vísceras.
e)     Ânsia, entopir, imagem, míngua.

15 – Em que alternativa há erros?
a)     Inglesinho – pesaroso – marquesinha.
b)    Teresinha – lapiseira – burguesa.
c)     Catequizar – desfaçatez – Luisinho.
d)    Gulozeima – freguesia – paralizar.
e)     Catalizar – adeusinho – cortesia.

16 – Assinale a alternativa que deve ser preenchida com J.
a)     Estran_eiro; _equitibá; gen_iva.
b)    _íria; pa_é; ri_eza.
c)     _erigonça; lison_eiro; _ibóia.
d)    Jeito; pajem; majestade.
e)     Nenhuma das anteriores.

17 – Qual a alternativa que deve ser preenchida com G?
a)     _ibóia; _eito; la_e.
b)    Pa_em; côn_u_e; ful_ir.
c)     Gor_eio; Can_ica; pa_é.
d)    Gesto; laringe; magia.
e)     Nenhuma das anteriores.

18 – Assinale a alternativa cujos vocábulos sejam escritos, em sua totalidade, com J.
a)     Gor_eta; pa_em; gen_iva.
b)    _iló; lison_ear; ti_ela.
c)     Va_em; sar_eta; gran_ear.
d)    _eito; salsu_em; ma_estoso.
e)     Manjedoura; gorjeio; jiboia.

19 – (ITA) – Em que caso todas as palavras são grafadas com J?
a)     Ma_estoso; _eitoso; _enipapo; _erico; _ir.
b)    Gor_eio; ma_iar; pa_em; _engibre.
c)     Here_e; ter_eito; berin_ela; o_eriza.
d)    Sujidade; Jirau; Jiboia; jegue.
e)     Gran_ear; re_eição; pa_é; privilé_io.

20 – (FUVEST) – Indique a alternativa correta.
a)     O ladrão foi apanhado em flagrante.
b)    Ponto é a intercessão de duas linhas.
c)     As despesas da mudança serão vultuosas.
d)    Assistimos a uma violenta coalização de caminhões.
e)     O artigo incerto na Revista das Ciências foi lido por todos nós.

21 – (FUVEST-revisto) – Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a)     Tecer, vazar, aborígene, testura, jilete.
b)    Rigidez, garage, dissenção, rigeza, cafuzo.
c)     Minissaia, paralisar, extravasar, abscissa, co-seno.
d)    Abscesso, rechaçar, indu, soçobrar, coalizão.
e)     Lambujem, advinhar, atarraxar, bússula, usofruto.

22 – (FUVEST) – Estava _____ a _____ da guerra, pois os homens _______ nos erros do passado.
a)     Eminente – defraglação – incidiram.
b)    Iminente – deflagração – reincidiram.
c)     Eminente – conflagração – reincideram.
d)    Preste – confraglação – incidiram.
e)     Prestes – flagração – recindiram.

23 – (FUVEST) – A _________ de uma guerra nuclear provoca uma grande __________ na humanidade e a deixa _____________ quanto ao futuro.
a)     Espectativa – tensão – exitante.
b)    Espetativa – tenção – hesitante.
c)     Expectativa – tensão – hesitante.
d)    Expectativa – tenção – hesitante.
e)     Espectativa – tenção – exitante.

24 – (MACKENZIE) – Aponte a alternativa em que todas palavras foram escritas corretamente.
a)     Exceção – pretensão – cansaço – ascensão – ânsia.
b)    Excessão – pretensão – cansaço – ascenção – ância.
c)     Exceção – pretensão, cançaso, ascensão, ância.
d)    Excessão – pretensão – cansaço – ascensão – ânsia.
e)     Exceção – pretenção –cansaço – ascenção – ância.

25 – (MACKENZIE) – Aponte a alternativa correta.
a)     Exceção – excesso – espontâneo – espectador.
b)    Excessão – excesso – espontâneo – espectador.
c)     Exceção – exceço – espontâneo – expectador.
d)    Excessão – excesso – espontâneo – expectador.
e)     Exeção – exeço – espontâneo – expectador.

26 – (UNICASTELO) – Qual a alternativa que completa corretamente as lacunas do período abaixo?
--- Permaneceu quieto até o final da _____________, depois procedeu à _____________ de bens conforme mandava a partilha.
a)     Seção; secção.
b)    Sessão; seção.
c)     Sessão; cessão.
d)    Secção; sessão.
e)     Cessão; sessão.

27 – (UF-JUIZ DE FORA) – Os peixes... enchiam a rede...
Normalmente, depois de ditongo e depois de em escreve-se X, constituindo-se encher e seus derivados uma exceção. Assinale a série que confirma a exceção.
a)     Rouxinol – peixe – enxada – enxurrada.
b)    Caixa – feixe – enxaguar – enxerida.
c)     Chave – chiqueiro – chocalho – chuva.
d)    Preencher – enchimento – enchente – preenchível.
e)     Exterior – extraordinário – extralegal – extranumerário.

28 – (UF-VIÇOSA) – Assinale a alternativa que preencha os espaços corretamente.
--- Não se concedem mais __________ de regalias.
--- O ___________ entre os grupos levou-os à ______________de todos os _____________.
a)     Excessos / consenso / extinção / privilégios.
b)    Exceços / consenso / extinção / privilégios.
c)     Excessos / concenso / extinção / privilégios.
d)    Escessos / concenso / extinção / previlégios.

e)     Exceços / consenso / extinção / previlégios.