quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE LEITURA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR   DE  LEITURA



HISTÓRIA  -       A  Biblioteca  e a Sala de Leitura em uma escola desempenham papel fundamental dentro da nova perspectiva do Ensino Fundamental e Médio onde deve-se priorizar a construção  do conhecimento, desprezando o repasse de conteúdos que não permite ao aluno sentir-se agente da sua própria história e da construção do seu conhecimento neste  contexto e acreditando que o ensino da história deve acontecer com a participação ativa do aluno, permitindo que este entenda, relacione e de opinião crítica sobre os fatos históricos vistos, sendo capaz de correlacioná-los com sua vivência, é que várias atividades podem ser  realizadas através de leituras de livros paradidáticos de apoio, assim como pesquisas e a interpretação de documentos históricos.
        As atividades abaixo poderão possibilitar aulas de história mais dinâmicas e  agradáveis ao aluno, como também  levar os profissionais a buscarem o auxílio  de  colegas, trabalhando assim com a interdisciplinariedade  e os temas transversais:

Dramatização

Segundo Araújo (2009, p. 174), “o teatro pode ser usado como prática pedagógica como uma maneira de representar, interpretar e conhecer o homem e a sociedade criada pelos homens”.

         Após a leitura de livros paradidáticos realizar debates e a dramatização ou teatros sobre os temas, épocas e modo de viver dos personagens, buscando a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Esse tipo de atividade pode ser usada em todas as etapas do ensino e disciplinas curriculares. A dramatização ou apresentação teatral na escola é de grande valia, isso porque possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento.
         O teatro permite ainda uma interação entre o aluno e o texto e consequentemente entre os participantes da dramatização, este dá a oportunidade de o aluno melhorar a percepção, o senso crítico, a forma de se expressar oralmente e de se comunicar em contextos sociais, como nos afirma Oliveira e Stoltz (2010, p.81).


Interpretação de Documentos Históricos

"Os infinitos herois desconhecidos valem tanto quanto os maiores herois da História" 
(Walt Whitman)

        A leitura, o levantamento de ideias principais e a discussão sobre documentos de época (ponto de vista das pessoas naquele momento histórico) tornam mais fácil a compreensão do fato histórico em si e possibilitam críticas sobre determinados comportamentos e "personagens" da história.

Pesquisas 

Conforme Demo (2003, p. 2), “Educar pela pesquisa tem como condição primeira que o aluno seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a
tenha como atitude cotidiana”.

       Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado. Outro ponto de grande relevância que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações. 
       A pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.


Leitura 


"[...] no momento da leitura, no entanto, a palavra se configura e se dispersa, rompe a linearidade, produz resultados indeterminados, imperceptíveis, muitas vezes. Na leitura, a atividade mental de um 'eu', como trabalho simbólico e fundamentalmente dialogia,polifonia. (Bahktin,1981.p.28)

       Ler livros de histórias permite  ao aluno dá vida à obra, mas é ela que lhe passa informações, conhecimento, sabedoria. Também por esse ângulo as expectativas colocadas na leitura compreendem-na como doadora, administrando benefícios a seus usuários. Esses resultados podem não ser imediatamente mensuráveis, mas se refletem a longo prazo, transformando o consumidor num ser elevado, enriquecido pela experiência herdada dos livros desta forma participando na sociedade, com espírito crítico, enriquecendo a cultura de como era o modo de vestir, pensar, viver e se comportar do homem nas diferentes épocas(idade média por exemplo), estabelecendo comparações com os dias de hoje podendo "ver" a evolução do homem no espaço geográfico e nas suas relações com o próprio ser humano e ampliando a visão de mundo.

Criar Novas Histórias

 "Através do recontar histórias, no desenvolvimento da linguagem
oral dos alunos em sala de aula, o que abrange os seguintes objetivos específicos:
identificar os aspectos narrativos (sequência temporal e causal) e o vocabulário
manifesto pelo leitor na reconstrução oral dos textos narrados por meio do
aspecto semântico e do pragmático."COELHO (1991) 

         Depois de ler um livro o aluno poderá baseando-se nele, criar novas  histórias dando seu próprio significado, reconstruindo através de suas experiências pessoais, pois a leitura não se constitui em um ato solitário, nem em atividade monológica do indivíduo como se pensava há algum tempo, pois no processo da leitura se dá a interação do leitor não apenas com o autor, como também com os leitores virtuais criados pelo mesmo no momento da escritura, estabelecendo dessa forma, relações plurais. Nessa medida, a leitura compreendida, sobretudo em seu caráter dialógico, constitui-se em precioso instrumento no processo de produção do conhecimento por oportunizar ao leitor o contato com diversificadas formas de visão e compreensão de mundo. Leitor e leitura se constituem portanto, como elementos vitais nesse processo de interlocução contínua, capaz de alargar indefinidamente as possibilidades de atribuição de sentidos.

Trabalhar com músicas 

"A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro." Platão

     Interpretar músicas, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Trabalhar com lendas e mitos


"São narrações em que se procura explicar a origem dos seres vivos e de certos objetos ou a origem de algum costume." Théo Brandão

       As lendas e mitos são importantes para a promoção dessas descobertas que envolvem sentimentos, valores e costumes. Caracterizando essa temática como uma forma de estimular o encantamento, uma fonte que mistura a fantasia e realidade desenvolvendo o imaginário. 

Construir, Criar História em Quadrinhos

"Nas escolas em circulam diversos tipos de textos, livros, jornais, revistas e quadrinhos, os alunos leêm e escrevem mais rapidamente e se tornam capazes de buscar as informações de que necessitam."
Marcelo Campos Pereira.


        As Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios
       
Júri Simulado

“As dinâmicas de grupo quando aplicadas no ambiente de sala de aula propiciam a integração e o relacionamento interpessoal entre alunos e professores." (Luis Alves)


          O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas como:aborto, maioridade penal, pena de morte, JK: Herói ou vilão, socialismo ou capitalismo, inclusão ou meritocracia, Lei de Cotas, royalties do Pré-sal, festas open bar, dentre outras temáticas.
           O desenvolvimento da atividade de Júri Simulado é satisfatório, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de forma direta e indireta, possibilita dotá-los de informações úteis na construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como ampliação de sua percepção de mundo.  


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

             É através da leitura que podemos enriquecer o aluno levando-o a pensar, repensar situações e buscar ver que existem vários pontos de  vista sobre um mesmo tema, que  existem interesses diferentes e formas diversificadas de contar e analisar um mesmo assunto, e é essa maneira diferente de ver as coisas que acontecem e de contá-las que resulta a nossa história, a nossa cultura.
                      Além das atividades sugeridas muitas outras podem ser desenvolvidas, pois cada professor, cada sala, cada assunto são realidades distintas e possuem objetivos diferentes, embora a meta maior seja a mesmo: levar o aluno a ser uma pessoa feliz e de sucesso, construindo uma sociedade mais participativa, atuante e consciente até termos um mundo realmente melhor, um homem compromissado com o meio  e principalmente com um relacionamento mais solidário e humano entre as pessoas. Um cidadão que busque e encontre soluções para os problemas que enfrenta hoje.


“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”, Valéria Thomazini

PESQUISA NA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Temas para Pesquisa na Área Ciências da Natureza e Matemática


1. A decomposição do lixo.
Conheça o processo de biodegradação do lixo, a produção de resíduos e os problemas que acarretam ao ecossistema, através de conceitos de termoquímica e de reações.

2. Genética: determinação dos padrões de herança.
A partir do conhecimento da genética clássica e molecular, discuta com a turma as diferenças entre características genéticas, hereditárias,    congênitas e adquiridas.

3.Organizando a vida financeira.
Estimule os alunos aplicar a teoria à prática e utilizar os conceitos de Progressão Aritmética e Geométrica na hora de calcular seus gastos.

4. Como surgem as galáxias?
Amplie a compreensão da turma sobre o ciclo de vida das estrelas, levando-os a refletir sobre a essência da matéria e como ela se combina para dar origem ao Universo.

5. Como se formam os hidrocarbonetos?
Compare as moléculas de diferentes tipos de plástico para ensinar o conceito de ligações covalentes.

6. Estamos sozinhos no Universo?
Comente com a turma a recente descoberta de um novo planeta e levante hipóteses sobre as condições necessárias para o surgimento da vida.

7. O aproveitamento da energia solar.
Estimule a turma a pesquisar meios eficazes de geração de energia para entender como ocorre a captação da luz solar.

8. O que é diabetes?
Usando casos reais, debata com a classe quais sãos as principais causas dessa doença e como é possível tratá-la.

9. Conceitos de Física no estudo dos fenômenos climáticos.
Explique os conceitos utilizados na análise das alterações climáticas, como aquecimento global e efeito estuda, que afetam nosso planeta.

10. Como funciona uma hidrelétrica?
Analise com a turma quais as diferentes formas de energia utilizadas e as transformações pelas quais elas passam durante o processo de produção de energia elétrica.

11. É possível exercitar o cérebro?
Apresente para a classe o funcionamento do sistema nervoso e discuta as recentes descobertas da ciência sobre a maneira como processamos informações.

12. As relações trigonométricas na fotografia.
Pesquise com os alunos a presença das relações trigonométricas no cotidiano das pessoas e especialmente na fotografia.

13. Consequências do aquecimento global para os seres humanos.
Pesquise com os alunos como a mudança climática pode agravar problemas da humanidade como a fome e a pobreza.

14. O que é Neodarwinismo?
Estude com a turma o processo evolutivo e as contribuições da genética para o campo.

15. Do petróleo à gasolina.
Debata com a classe a importância econômica dos combustíveis fósseis e utilize os exemplos surgidos para ilustrar os processos químicos de transformação dos hidrocarbonetos.

16.Como o corpo reage ao excesso de exercício?
Os alunos pesquisam nas aulas de Educação Física e Biologia quais alterações fisiológicas ocorrem no corpo durante os esforços físicos extremos.

17.Ao planejar a pavimentação, a garotada aprende sobre polígonos.
Proponha a resolução de problemas sobre a colocação de pisos e pavimentos para discutir o cálculo de áreas.

18.Compare dados estatísticos usando gráficos.
Alunos transformam tabelas estatísticas em gráficos, facilitando a tarefa de comparar dados.

19. As ondas sonoras e suas propriedades físicas.
Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis para a audição.

20. Métodos contraceptivos: pesquise com os alunos uso e eficácia.
Ajude os alunos a conhecer o uso e os benefícios de cada método anticoncepcional - e a eficácia da camisinha.

21. Afinal, para que serve a próstata?
Explique para a turma as diferentes funções do órgão em homens e mulheres.

22. É possível se movimentar somente com a "força do pensamento"?
Aproveite as recentes descobertas da ciência para explicar os atos voluntários e reflexos.

23. O que causa e como prevenir o infarto do miocárdio?
Retome com a turma o sistema circulatório e discuta maneiras de prevenção da doença.

24. Como funciona o raio laser?
Mostre aos alunos as diferentes frequências do espectro luminoso e as aplicações dos diferentes tipos de radiação no cotidiano.

25. As diferentes formas do carbono.
Identifique com a turma as estruturas alotrópicas do carbono e explique suas diferentes aplicações.

26. Quais as causas das doenças relacionadas à visão?
Discuta com a turma como a tecnologia pode ajudar (ou atrapalhar) os diagnósticos médicos.

27.Homens também têm hormônios femininos?
Convide a turma a explorar a diferença entre os hormônios sexuais e suas funções no corpo humano.

28.De onde vem o petróleo?
Apresente à turma a composição e o processo de produção do petróleo e explique o que é a camada pré-sal.

29.Quais os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade?
Convide os alunos a investigar os efeitos do aquecimento global sobre a cadeia alimentar e a biodiversidade no Ártico.

30. Gravidez: o que pode e não pode?
Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.

31.Por que estudamos Matemática?
Coloque a garotada para explorar várias áreas do conhecimento e descobrir a importância desse campo de estudo em seu cotidiano.

32.Como funcionam os hormônios à medida que envelhecemos?
Explique a relação entre a diminuição na produção hormonal e o envelhecimento de homens e mulheres.

33.Como a Física explica o projeto de trem de alta velocidade?
Utilize os conceitos da Física para entender o projeto de um sistema de transporte que pode chegar à velocidade próxima à do som.

34.Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso corpo?
Discuta os efeitos de substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência.

35. A Física por trás dos sensores de movimento.
Entenda as novas tecnologias que antes estavam apenas nas telas do cinema.

36.Estatística para entender e construir gráficos.
Proponha para a turma a elaboração de gráficos a partir de informações coletadas na escola ou extraídas da internet.

37.Sistema Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue.
Apresente o sistema circulatório para a turma e explique suas principais características.

38.Nutrientes: importância e classificação em substância orgânica e inorgânica.
Discuta sua classificação e relembre conceitos importantes de anos anteriores do Ensino Médio.

39. Como explicar o fenômeno das aves que migram no frio?
Desvende com a turma alguns dos mistérios sobre os motivos e procedimentos desse acontecimento.

40. A relação entre divisão celular e câncer.
Explique à turma os processos de divisão celular e os problemas relacionados a eles que podem causar a doença.

41.Humano x bactérias: como ambos se defendem?
Analise o mecanismo de resistência das bactérias aos antibióticos e seu funcionamneto no corpo humano.

42.Ondas eletromagnéticas e meios de comunicação.
Estude os tipos de ondas eletromagnéticas e ajude os alunos a compreender como elas estão por trás do funcionamentos dos meios de comunicação mais corriqueiros, como o celular.

43. O papel dos hormônios no corpo humano.
Leve imagens do corpo humano para os alunos e proponha um estudo sobre o papel do sistema endócrino no organismo.

44. Apresente o processo de fermentação colocando a mão na massa.
Organize experiências em sala de aula e mostre como ocorrem os processos de fermentação.

45.Reprodução das plantas.
Explique os diferentes mecanismos de reprodução das plantas e analise como estão ligados à evolução.

46.Dualidade onda-partícula.
Apresente aos estudantes conceitos básicos da Física Moderna, uma nova explicação para os fenômenos da natureza.

47.Ligações covalentes e os gases do efeito estufa.
Use ligações covalentes e geometria molecular para entender o efeito estufa.

48.Propriedades químicas dos sais.
Aborde as propriedades dos sais e relembre conceitos como reação ácido-base, compostos iônicos e nomenclatura.

49.Migração e o que muda nas espécies quando os animais viajam.
Explique como os espécies sofrem alterações quando mudam de local.

50. Como a genética influi nas doenças hereditárias.
Apresente os princípios genéticos básicos para entender porque algumas doenças são hereditárias.

51.Bóson de Higgs e a origem do Universo.
Conte aos alunos como a colisão de prótons pode explicar a origem de toda a matéria existente.

52.Por que os peixes morrem em águas poluídas?
Mostre que a sujeira não é a unica culpada pela morte dos animais em águas contaminadas.

53.Os vestígios da evolução das espécies.
Pesquisar sobre orgãos vestigiais, criacionismo e evolucão das espécies.

54. Reconstituindo a queda do meteorito.
Use o caso do meteorito que caiu na Rússia para explicar cálculos de energia cinética e térmica.

55. O que é terapia genética?
Pesquisar e  explicar o que é a terapia genética e como ela funciona no organismo.

56.Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?
Explique como funcionam as pílulas anticoncepcionais.

57.Monera: Que reino é esse?
Pesquisar  para apresentar bactérias e cianobactérias.

58. A expansão do universo.
Pesquisar e  discutir a expansão do universo com conceitos de Física.

59. Como funciona o relógio biológico?
Pesquisar e  discutir os ritmos do corpo e o relógio biológico.

60. Medula óssea: que órgão é esse?
Pesquisar e  explicar o que é a medula óssea e qual sua relação com a produção do sangue e o sistema imunológico.

61.Cetáceos: os mamíferos do mar.
Pesquisar e  abordar a biologia dos cetáceos, os mamíferos do mar.

62.Carbono: existe vida sem ele?
Pesquisar e  falar sobre as propriedades do carbono.

63.Como funciona a cirurgia bariátrica?
Pesquisar e  explicar o funcionamento do sistema digestivo e o que é a cirurgia de redução do estômago.

64.Viagens no tempo: uma realidade possível?
Discutir conceitos de física que possibilitariam uma viagem pelo tempo e espaço.

65. Como funciona o GPS?
Pesquisar e  explicar o funcionamento dos sistemas de GPS.

66. Biomimética: a ciência que imita a natureza.
Pesquisar e  abordar a biomimética: a ciência que imita a natureza.

67.Tatuagem e as camadas da pele.
Pesquisar e explicar a composição da pele e suas funções.

68.Ronco: o preço da evolução.
Pesquisar e  abordar a fisiologia do ronco e como ele está relacionado com a evolução.

69. Concentração dos nutrientes e molaridade.
Pesquisar os temas como molaridade, concentração e mols.

70. Limites do corpo humano.
A partir do exemplo dos atletas, proponha uma discussão com a turma sobre a resistência do corpo humano a situações limite.

71. O que é preciso para flutuar na água?
Pesquisar e  discorrer sobre os processos de flutuação.

72. Como medir o tempo de reação?
Pesquisar e discutir tempo de reação.

73. Sacolinhas plásticas são a melhor opção?
Pesquisar e  debater a proibição das sacolinhas nos mercados paulistanos e em outras cidades.

74. Órgãos vitais e anatomia humana.
Pesquisar e  depois  levar os alunos ao laboratório para ensinar órgãos vitais e funcionamento do corpo humano.

75. Cinco oceanos, cinco problemas.
Pesquisar e  discutir os principais problemas dos oceanos.

76. Relações entre economia e conservação da natureza.
Pesquisar e abordar os mecanismos de conservação da natureza e as relações entre preservação e economia.

77. O ABC da tabela periódica.
Pesquisar e  trazer as principais características da tabela periódica.

78. Vênus e Terra: tão longe, tão perto.
Pesquisar e  abordar o trânsito de Vênus e as principais diferenças e semelhanças entre Vênus e a Terra.

79.Destilados e o processo de separação de misturas.
Pesquisar e  enfatizar o  processo de separação de misturas, focando na destilação.

80.Por que a Ciência muda o que dizia ser verdade?
Pesquise  sobre as verdades transitórias da Ciência.

81. Como os prédios ficam de pé?
Pesquisar  sobre a estrutura das edificações.

82. Como uma onda no ar: a física do som.
Pesquisar e  discutir o princípio da propagação de ondas sonoras.

83. Na trilha da evolução.
Pesquise e discuta diferentes modelos de teorias evolutivas.

84. A extinção de espécies é uma questão de escolha?
Pesquise e  discuta os processos de extinção na natureza.

85. Cérebro: o universo das sinapses.
A partir de um debate sobre o autismo, explique como acontecem as transmissões de informações no cérebro e o quanto esse processo é responsável por nossas sensações.

86. O uso consciente dos medicamentos.
Pesquisar e  propor uma discussão sobre a superdosagem e alerta para os perigos da automedicação.

87. Transgênia x Hibridismo.
Pesquisar e  explicar as diferenças entre transgênia e hibridismo.

88. Essências e corantes: a química da gastronomia molecular.
Pesquisar e propor experiências para que os alunos compreendam o processo de destilação por arraste e a transformação dos ésteres.

89. Por que o cinto de segurança nos protege?
Pesquise e  discuta o impacto físico dos acidentes automobilísicos e fala sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.

90.Um projeto para transformar lixo orgânico em combustível.
Pesquisar e propor a elaboração de um projeto para transformar o lixo orgânico em combustíveis e fertilizantes nas cidades de médio porte.

91. Energia cinética e o funcionamento dos carros híbridos.
Pesquisar e  explicar o que é a energia cinética e mostrar o que ela tem a ver com o funcionamento dos carros híbridos.

92. Situações problema envolvendo o cálculo da inflação.
Explicae o que é a inflação e propor a resolução de situações problema envolvendo juros simples e compostos.

93. Aerodinâmica: por que os aviões voam?
Pesquisar e explicar porque os aviões voam e trabalha os conceitos de aerodinâmica.

94. Invasão biológica e desequilíbrio ambiental.
Discutir as consequências da introdução de espécies invasoras em diferentes habitats.

95. Biopirataria: o roubo da biodiversidade.
Pesquisar e  explicar o que é a biopirataria.

96. Diferentes tipos de radiação.
Pesquisar  sobre os diferentes tipos de radiação.

97. Charles Darwin e a evolução.
Pesquisar  sobre as teorias evolucionistas de Lamarck, Darwin e dos cientistas adeptos ao chamado Neodarwinismo.

98. O ciclo da água e a origem das formas de vida.
Pesquise e explique o ciclo da água  mostrando a sua importância para a existência de qualquer forma de vida.

99. Doping e os efeitos dos diuréticos no organismo.
Pesquisar e explicar porque as  substâncias como a furosemida, presente nos diuréticos, reagem no organismo.

100. Drogas: quando a busca por prazer se torna uma doença.
Pesquisar e  explicar como se dá a dependência química e os efeitos da abstinência no organismo.




quarta-feira, 1 de abril de 2015

TEMAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS -I

Temas para pesquisas na Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias


A Constituição Federal no artigo 3º, inciso IV define como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

1. Cinco perguntas sobre falta de água.
Cinco perguntas e respostas sobre o uso da água no Brasil.

2. Por que só alguns países são desenvolvidos?
Você já se fez – ou ouviu seus alunos fazerem – a pergunta acima? Para o economista James Robinson, da Universidade Harvard, o segredo é a nação ter instituições políticas e econômicas sólidas.

3.O que é desindustrialização?
Explique as causas e consequências desse fenômeno, como ele atinge a economia brasileira e estimule a turma a analisá-lo nos contextos local e global.

4.O que é o protecionismo econômico?
Apresente para a turma a relação entre esse modelo de fomento à economia nacional e as razões históricas que levam alguns países a adotá-lo.

5.O direito do trabalho.
Problematize os aspectos e o histórico da legislação trabalhista usando o poema "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, como exemplo.

6.Cáucaso: uma região turbulenta.
Discuta com a turma as causas e consequências dos conflitos históricos responsáveis pela instabilidade política na região.

7.O direito à aposentadoria.
Ao trabalhar o conceito de seguridade social com a turma, analise quais fatores impactam esse cálculo.

8.O que a Copa de 2014  nos deixou?
Proponha uma reflexão com a classe sobre os impactos negativos e positivos da realização do mega evento no Brasil.

9.Qual o impacto da escassez de água sobre a biodiversidade?
Os alunos pesquisam o que aconteceria com o meio ambiente, economia e sociedade.

10.O direito ao transporte público.
Problematize com a turma a mobilidade urbana, pensando nos desafios enfrentados por quem se locomove nas grandes metrópoles.

11. Produção   de alimento: merenda  da escolar diferente a cada estação.
Traga para a sala de aula o debate sobre as fontes de nossa alimentação.

12.Terceirização do trabalho.
Problematize com a turma o processo da terceirização, observando seu avanço nos anos 90 e sua relação com o neoliberalismo.

13.Por  que  as mulheres ganham menos que os homens?
Discuta as razões para o tratamento desigual e investigue com a turma o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho.

14. Quais as causas do atual conflito na Ucrânia?
Discuta com a turma a atual situação política da Ucrânia e proponha a reflexão sobre causas dos protestos recentes no país.

15. Por que as cidades médias estão crescendo?
Questione com os alunos o crescimento das cidades médias e discuta as noções de desconcentração industrial e qualidade de vida.

16. Debata o poder das transnacionais e sua presença no cotidiano.
Chame os alunos para investigar a presença das mega corporações e discutir sua influência mundial.

17. Os tufões e furacões estão ficando mais intensos?
Discuta a relação entre a atividade humana, as mudanças climáticas e a ocorrência de fenômenos naturais.

18. Mesa redonda sobre mudanças climáticas.
Discuta as últimas informações sobre o fenômeno e questione a construção do conhecimento científico.

19. Discuta a importância do planejamento urbano.
Utilize conceitos de geografia urbana para debater a expansão das cidades e qualidade de vida.

20. É possível mudar o próprio bairro?
Use o exemplo do High Line Park, em Nova York, criado por moradores para promover a participação cidadã dos alunos.

21. Como a expectativa de vida influencia na economia?
Discuta as consequências do “envelhecimento” da população sobre o setor de Previdência Social.

22. O que seus alunos pensam sobre o Bolsa Família?
Em 2013,o Programa completou dez anos . Coloque a turma para pesquisar e opinar sobre ele.

23. Os EUA devem ou não fazer uma intervenção militar na Síria?
Proponha à turma uma atividade de pesquisa sobre os prós e contras de uma invasão norte-americana.

24. Quem controla os EUA?
Discuta a crise internacional provocada pelo vazamento de informações sobre atos de espionagem dos EUA.

25. O conflito entre Israel e Palestina.
Explore os motivos e a origem do confronto e promova um debate para que a turma aprenda a analisar diferentes pontos de vista.

26. Os diferentes domínios naturais e sua relação com o clima.
Identifique os domínios naturais brasileiros e estabeleça sua relação com o clima de cada região.

27.  Desemprego: definição, causas e consequências.
Explore com a turma como os conceitos de emprego e desemprego se relacionam com outros fatores, como a escolaridade e a renda.

28. Questões étnico-culturais no mundo contemporâneo.
Discuta com a turma a origem dos principais conflitos étnicos do mundo atual.

29. Fim da Segunda Guerra Mundial e Criação da ONU.
Reflita sobre o contexto mundial do pós-guerra e as necessidades que levaram à criação da ONU.

30.  Formação de montanhas: agentes internos e externos.
Como se formam as montanhas? Investigue com os alunos quais são os agentes responsáveis pela formação de montanhas e onde estão as maiores altitudes do planeta.

31. Industrialização no Brasil.
Seus alunos conhecem como surgiram as indústrias que hoje existem no nosso país? Conduza, junto dos estudantes, uma investigação sobre as diferentes fases da industrialização no Brasil.

32. Tipos de rios e domínios morfoclimáticos.
Apresente os domínios morfoclimáticos brasileiros para que os estudantes entendam a relação entre clima e relevo na formação dos nossos rios.

33. Por que o Nordeste ainda sofre com a seca?
Apresente as causas e consequências climáticas, humanas, políticas e sociais para o eterno impasse dos perídos de estiagem prolongada no semi-árido nordestino.

34. Os blocos supranacionais vão acabar?
Discuta o contexto de surgimento dos blocos econômicos, seu desenvolvimento e os problemas pelos quais passam atualmente.

35. Organização do Estado brasileiro.
Apresente a organização do Estado. E utilize o conceito de federalismo para analisar as funções da federação, dos estados e municípios.

36. Relações entre estudos e mercado de trabalho.
Discuta porque cada vez é preciso mais qualificação para conseguir um emprego.

37. O segredo dos produtos por R$1,99.
Apresente para a turma os motivos do aumento das vendas dos produtos super baratos.

38. Deriva continental e a formação dos continentes.
Mostre como as placas tectônicas determinam as posições das grandes porções de terra no planeta.

39. Mudanças na lei sobre migração em Cuba.
Discuta as razões das alterações nas determinações sobre entrada e saída de cubanos do país.

40. Os novos modelos de família no Brasil.
Abordar as mudanças no perfil das famílias brasileiras segundo as novas leis.

41. Primavera árabe: o movimento que derrubou a ditadura no Egito.
Discute a primavera árabe, suas causas e consequências.

42. Crescimento econômico: o que faz um país prosperar?
Fazer uma comparação entre crescimento econômico e desenvolvimento.

43.Furacões: por que eles são importantes?
Discutir os furacões e sua importância na dinâmica atmosférica.

44. O Estado de bem-estar social.
Discutir sobre  o estado de bem-estar social e seus principais desafios.

45. O xisto como fonte energética.
Pesquisar sobre  a produção de xisto no Brasil e no mundo.

46. El Niño e La Niña: entenda as diferenças.
Leve os alunos a entender conceitos-chave na compreensão dos fenômenos El Niño e La Niña e como eles afetam o clima global.

47. A "porosidade" das fronteiras secas brasileiras.
Pesquisar e debater sobre  a porosidade das fronteiras brasileiras.

48. O que é privatização?
Propor  um debate sobre os aspectos positivos e negativos das privatizações.

49. A distribuição da renda nos Estados Unidos.
Discutir sobre a  distribuição de renda e crise nos EUA.

50. A chegada da Venezuela no Mercosul.
Pesquisar e discutir a chegada da Venezuela no Mercosul.

51. Golpismo ou democracia? A crise política do Paraguai.
Pesquisar e debater o  impeachmant de Lugo, presidente do Paraguai e também a política latino-americana.

52. Para entender melhor a Amazônia.
Mostrar as diversas faces da  a Amazônia aos alunos.

53. O que vamos ser quando envelhecermos?
Discutir as consequências socioeconômicas das alterações nas pirâmides etárias de diferentes populações.

54.  Expropriações e governos populistas na América do Sul.
Discutir  o caso de expropriação da petrolífera YPF, comandado pela presidenta da Argentina Cristina Kirchner, discutindo com os alunos as ações populistas dos governos na América do Sul.

55. Crescimento é sinônimo de desenvolvimento econômico?
Pesquisar e discutir  os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.

56. O Brasil já pode ser considerado um país desenvolvido?
Discutir índices econômicos e  os conceitos de desenvolvimento no mundo globalizado.

57. Os mangues e o novo código ambiental.
Pesquisar  sobre a importância dos mangues como ecossistema e os riscos ambientais da exploração deste bioma.

58. Bicicletas como meio de transporte.
Propor uma discussção sobre o uso de bicicletas como meio de transporte e a implementação de ciclovias no ambiente urbano.

59 . Quais são as alternativas ao uso da energia nuclear?
Propor  uma discussão sobre os usos da energia nuclear e outras matrizes energéticas.

60. Como funciona o sistema tributário no Brasil?
Propor  uma discussão sobre o sistema tributário no Brasil.

61. Fluxo marítimo-mercante e a importância do canal do Panamá.
Propor  uma discussão sobre a importância política e econômica do Canal do Panamá para os fluxos mercantis.

62. Malvinas: os motivos do conflito entre Argentina e Grã-Bretanha.
Propor uma discussão sobre o conflito nas ilhas Malvinas, envolvendo Argentina e Grã-Bretanha.

63.Como interpretar os dados do Censo?
Ensinar os alunos a ler e interpretar os dados do Censo
.
64. Por que somos um país de rodovias?
Discutir por que somos um país de rodovias em detrimento de outros sistemas de transporte, como as ferrovias.

65. Somos 7 bilhões: e agora?
Discutir os desafios demográficos para a população mundial, que bateu a marca de 7 bilhões de habitantes.

66. Campo, cidades e municípios: o grande salto do Brasil urbano.
Discutir as diferenças entre campo, cidade e município e fala sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras de médio porte.

67. Transição demográfica brasileira: o que muda nos planos econômico, social e cultural?
Pesquisar e discutir  as transformações na pirâmide etária e na demografia brasileira.

68. Rochas extraterrestres: estrelas cadentes ou asteroides desgovernados?
Explicar o que são os asteroides e analisar o impacto desses objetos na superfície terrestre.

69. Crescimento econômico chinês e as disputas pelo poder.
Pesquisar e discutir  o crescimento econômico e as disputas de poder no Partido Comunista Chinês.

70. Economia e sua relação com o mercado interno e externo.
Explicar a linha tênue que separa os mercados interno e externo e discutir o trânsito de mercadorias no mundo.

71. Catástrofes naturais: inevitáveis ou previsíveis?
Discutir as catástrofes naturais e as diferenças  de eventos previsíveis na dinâmica da natureza.

72. Nova ordem mundial?
Pesquisar e  debater o papel dos Estados Unidos na configuração de uma nova ordem mundial após os atentados de 11 de setembro.

73. Terremotos e suas repercussões na vida urbana.
Discutir como se formam os terremotos e como os abalos sísmicos afetam a vida nas cidades.

74. Como se formam as nuvens e as tempestades?
Pesquisar  sobre a formação de nuvens e tempestades.

75. A crise na Espanha e as noções de Liberalismo X Intervencionismo.
Pesquisar e discutir  sobre a crise econômica na Espanha e as noções de Liberalismo e Intervencionismo estatal.

76. Energias limpas em debate.
Debater sobre as possiblidades econômicas e ecológicas das diferentes opções energéticas.

77. Rendição Nuclear.
Pesquisar e  debater sobre o uso da energia nuclear por países europeus, riscos e vantagens desta matriz, além de sua importância geopolítica.

78.Megalópole chinesa: desafios urbanos para o século 21.
A partir da proposta chinesa de gestão de uma imensa megalópole, discuta com a turma o papel e o significado das grandes aglomerações urbanas no mundo contemporâneo.

79. Novos estados e territórios federais no Brasil.
Falar sobre a criação de dois novos estados no país.

80. Em busca da inovação.
Pesquisar sobre a criação do Vale do Silício, um bom exemplo de como o futuro da economia mundial é cada vez mais virtual e integrado em redes.

81. Os Estados Unidos e a geopolítica.
Debater sobre o impacto da morte de Osama bin Laden para a imagem do presidente americano Barack Obama.

82. A recuperação do Mar Morto.
Pesquisar e discutir sobre os planos para tentar salvar o Mar Morto da seca, levanta sua importância histórica e geopolítica.

83. Um novo panorama na imigração brasileira.
Analisar o novo panorama da imigração interna no Brasil.

84.A nova pirâmide etária brasileira.
Pesquisar  sobre nova constituição da pirâmide etária brasileira, analisar dados e mostrar qual é a expectativa para a constituição da população nos próximos anos.

85. Viagem ao centro da Terra.
Pesquisar e discutir sobre a viabilidade de uma viagem ao centro da Terra.

86.Cartografia: análise de imagens de satélite.
Pesquisar e debater  sobre imagens captadas por satélites.

87. Produção de grãos e alimentação.
Pesquisar  sobre produção mundial de arroz.

88. Terremotos e tsunamis no Japão.
Pesquisar  sobre os terremotos e tsunamis no Japão.

89. Conflitos na Líbia.
Pesquisar e debater  sobre os conflitos na Líbia.

90. Revolta popular no Egito.
Discutir sobre os conflitos no Egito.

91. O declínio dos Estados Unidos.
Investigar e discutir  sobre as razões e consequências da crise norte-americana.

92. Alimentos orgânicos: saúde, ambiente e viabilidade econômica.
Pesquisar  sobre o que são alimentos orgânicos e suas relações com temas ambientais e de saúde pública.

93.  Reunião do G20: o futuro da economia mundial em jogo.
Explicar sobre a origem e evolução do G20.

94. Economia de água e de energia.
Pesquisar  sobre os impactos das ações individuais e coletivas no meio ambiente.

95. Censo demográfico e território nacional.
Pesquisar sobre as disparidades presentes no território nacional, analisadas com base em informações sobre a realização do Censo Demográfico.

96. Imigração estrangeira.
Discutir  sobre os fluxos migratórios para o Brasil.

97. Colômbia: a busca da paz e pela estabilidade política.
Pesquisar sobre a atuação das FARC na Colômbia.

98. Descompassos na produção e consumo mundial de alimentos.
Pesquisar e discutir sobre o atual sistema global de produção e consumo de alimentos.

99. A longa batalha pela igualdade racial.
Discutir sobre a diminuição das desigualdades raciais no Brasil.

100. Ecoturismo no Brasil.
Pesquisar sobre Ecoturismo.

terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO DE SALA DE LEITURA "CRESCENDO COM OS LIVROS"

PROJETO DE SALA DE LEITURA

"CRESCENDO COM OS LIVROS"

INTRODUÇÃO
           O presente projeto quer proporcionar aos educandos mais estímulos ao gosto e o hábito de ler bem e ainda participar de atividades relacionadas a leitura.
          Cabe a escola, formalmente, estabelecer o elo entre leitura e escrita, ao educando aprofundar seus níveis de desempenho, pois a leitura é para ampliar os limites do próprio conhecimento para obter informações simples e complexas; lê-se em busca de lazer e descontração e por meio da leitura de ficção e da poesia, compreendê-se ao prazer do texto.

"Uma fonte inesgotável de observação
indireta é a leitura. É por meio dela que
se consegue despertar a sensibilidade
e a imaginação, ampliar o vocabulário 
e fortalecer o pensamento."
ANDRADE,2002.p.133

           É uma função essencial da escola ampliar o domínio dos níveis de leitura e escrita, orientar a escolha dos materiais de leitura, bem como conhecer e analisar a realidade do processo de leitura, para que ocorra mudanças eficazes no desenvolvimento de interiorização da leitura dos educandos, na qual,  determinarão a viabilidade da utilização dos materiais adequados como incentivos para  melhoramento da leitura e escrita.


HIPÓTESES
         A criação da sala de leitura poderia ser um dos elementos a despertar no educando o gosto pela leitura.
         Se o educando, questionar os métodos de trabalho, que o funcionou com uns, e não com outros.Investindo energia, imaginação, trabalho, nunca perdendo a perspectiva de que nenhuma, que
modo, a poder dizer com consciência profissional: "Fiz tudo o que estava ao meu alcance".
         O aluno poderia perceber o quanto tem a descobrir num livro, se o material for cuidadosamente elaborado, podendo assim despertar o gosto pela leitura e tornar-se leitor do próximo milênio.
          A leitura de um texto não é mera decodificação de sinais gráficos, mas a busca de significações marcadas pelo processo de produção desse texto e também marcadas pelo processo de produção de sua leitura.
"O texto não é um amontoado de frases soltas,
mas é um todo semântico, onde todos os 
elementos devem referir-se mutuamente"
 (ORLANDI,p.85)

          Através dos bons resultados nas atividades propostos pelos educadores, mostrará a importância da leitura para o desenvolvimento do intelectual, da linguagem e a personalidade do educando. E também criar situação em que os pais participem  ativamente do processo escolar.

METODOLOGIA

          O projeto será na Escola ............................ no  Município de ............................., Estado de .............; contará com uma sala de leitura, na qual, o educando poderá ter acesso no período que não estiver na sala de aula; em caso de educando que reside distante da Escola poderá levar o livro para casa com prazo de devolução e para que o educando desperte para o gosto pela leitura é necessário que o material seja cuidadosamente elaborado e que obedeça os seguintes critérios:
Atividades preliminares visam  incentivar, à aquisição de conhecimentos necessários a compreensão, além de apontar o caráter lúdico de que as atividades do texto se revestirão.
Atividades com texto apresenta-se um roteiro de leitura, que explora, intensa e extensivamente, os meados do texto, numa perspectiva analítica-sintética e fornecer ao aluno  a oportunidade de apresentar a sua leitura.
Atividades complementares é o momento de trazer a problemática do texto para a realidade do educando. É o momento também de integrar com outras áreas, transferir conhecimentos, de verificar o quanto se pode crescer com a leitura.

JUSTIFICATIVA

       O tema "Crescendo com os livros", nasceu da preocupação com uma educação voltada para a  atualidade e a qualidade considerando os aspectos: o gosto pela leitura, a compreensão e o  desenvolver das potencialidades intelctuais e espirituais. Pois hoje não lemos só livros, temos que ler outros tipos de escrita que aparecem  em diferentes contextos: na rua, em casa, na escola, nos veículos de comunicação(jornais, os quadrinhos, o rádio, CDs, a TV, o computador,CD Rom). Cabe a escola trabalhar sistematicamente esses textos que circulam,  de forma aleatória, em torno dos alunos e de todos, porque é importante aprender a ler também os textos desses veículos já que obedecem a outras regras para serem constituídos.
        Então surge a problemática: que alternativas  a escola poderá utilizar para despertar efetivamente o gosto pela leitura e escrita dos alunos?
        Por que a educação brasileira enfrenta uma questão fundamental: formar indivíduos com uma nova consciência social, capaz de uma ação concreta na política e no processo histórico real para a construção de um novo modelo de civilização humana para o Brasil.

..."Sem a   ampliação, em todos os âmbitos,
de construção da cidadania real, a integração
do Primeiro Mundo continuará a ocorrer à 
custa da exclusão da maioria. O preço social
ético-valorativo desta exclusão será certamente
maior do que pagamos hoje."
(Fávero,Horta,Frigotto,1992,p.p.5,14)

          A  leitura como uma atividade deve se fazer  presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas, pois começa na alfabetização, no momento que o aluno passa a compreender o significado potencial de mensagens registradas através da escrita.
         Para SILVA, o gosto pela leitura, que sem dúvida resulta de práticas de leitura, também é produzido socialmente e, por isso mesmo, também se sujeita as regras encontradas no conjunto da estrutura social. Dessa forma, a uma política burguesa de reprodução corresponde uma estética da representação e uma atitude frente aos objetivos culturais.
         A nossa capacidade de ler melhora cada vez mais a nossa capacidade de aprender  de modo geral. É também um recurso educacional que pode mudar o pensamento, o agir e o sentir do aluno. Esse tipo de aprendizagem na escola proporcionará novos conhecimentos e habilidades nos alunos.

"A leitura em si implica o reconhecimento de um
sentido, operado pelo deciframento dos signos 
que foram codificados por outrem para veiculá-lo"
(...) (AGUIAR E BORDIN, 1993.p.15) 
   
             A  leitura é a apreensão dos significados escritos ou a comprensão dos escritos de um outro em uma obra.
            A escola é o local privilegiado de contato com os livros, pois é nela que os alunos devem tomar gosto pela leitura.
         A escola mesmo localizada no centro da cidade, recebe os alunos de vários bairros dos arredores, até mesmo da zona rural. E  estes alunos na maioria são carentes, muitos deles de família completamente desestruturada, tornando assim o ensino aprendizagem mais difícil de ser realizado.
             Mas além desses obstáculos há também outros motivos para que o aluno tenha dificuldade em aprender a ler e interpretar.Se o aluno é disléxio,tem dificuldade e torna-se inseguro,ansioso e fica desmotivado, o que desencadeia  várias reações, principalmente a indisciplina como forma de chamar atenção.
            A preocupação da escola com relação ao estímulo pela leitura, surgiu com as dificuldades dos alunos em sala de aula  que não sabiam ler e outros liam com muita dificuldades, impedindo-os de compreender os conteúdos lidos.Então sentiu-se a necessidade de ter uma Sala de Leitura, pois seria um ambiente diferente da sala de aula e consequentemente motivaria mais os alunos com as variedades de livros, atividades mais atrativas.
          A leitura desempenha papel fundamental para o aluno e deve ocupar-se lugar primordial em sua vida escolar, sendo que através dela, que o cidadão contribuirá social e culturalmente para a melhoria da vida de seu país.
            Todas as formas de ler são relevantes, devendo pois ser comtempladas.
        Segundo Ezequiel, a existência de um volumoso número de analfabetos, a inexistência de bibliotecas populares, a ausência de uma política para a promoção da leitura, são, em verdade, fenômenos muito bem "calculados" pelo poder dominante. Pois, a presença de leitores críticos sem dúvida incomodaria bastante a política da ignorância e da alienação, estabelecidas pelos regimes ditatoriais e disseminada através dos aparelhos ideológicos do Estado, (Silva, 1995, p.50,51).

"...Nos mostra que os setores mais poderosos da
sociedade realmente não têm nenhuma intenção de 
privilegiar a imaginação e a criatividade, pois não
desejam que as pessoas aprendam a pensar, já
que o pensamento criativo seria a arma mais eficaz 
de transformação do mundo e portanto de ameaça
a uma ordem social conhecida, estabelecida
e vantajosa para eles."
 (RODARI,1982.p.8)

     Desta forma, entendemos que para mudar a sociedade são necessários homens criativos que saibam usar sua imaginação...criatividade, e a partir disto ser crítico diante dos acontecimentos a sua volta.


EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

        Para o funcionamento da Sala de Leitura necessitamos de:
Reformar o espaço já existente na Unidade Escolar;
Equipamentos: - 41 cadeiras com almofadas;              
                               - 10 mesas para a biblioteca;
                               - 01 armário com fichário de aço
                                                           com 04 gavetas;
                               - 02 armários de aço;
                               - 01 escrivania.
Materiais:    -  Livros Infantis; Livros paradidáticos; Dicionários e Enciclopédia



CRONOGRAMA


ATIV/MESES                MAR ABR     MAIO       JUN      JUL AGO SET  OUT

Elaboração do Projeto     X

Revisão Bibliográfica         X
Desenv.das as etapas do proj.         X                X     X
Procedimentos /metodológicos     X                        X
Avaliação do Projeto      X

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Maria Margarida e MEDEIROS, João Bosco.
                      Comunicação em Língua Portuguesa,São Paulo.
                       Editora Atlas, 5ª edição,2009.
BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de:
                   Leitura - A Formação do Leitor, Porto Alegre-
                   Mercador Aberto Editora, 2ª edição, 1993.
FAVERO, Osmar & HORTA, José Siverino Baia & FRIGOTTO,
                   Gaudêncio. "Políticas Educacionais no Brasil:
                    Desafios e Proposta".Caderno de Pesquisa. São
                    Paulo: Fundação Carlos Chagas, nº 83, nov/92,
                    p.p.5-14.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional
                    São Paulo, Editora Paz e Terra, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo,
                    Editora Paz e Terra, 1996.
____________A importância do Ato de Ler - São Paulo,
                    Editora Cortez e Autores Associados, 1997.
LIPMAN, Malthew. A filsofia vai Escola. São Paulo, Editora
                    Summus, 1990.
MORAIS, Antonio Manoel Pamplona. Distúrbio da Lingua-
                   gem uma abordagem psicopedagógica. São
                   Paulo. Edicon, 1992.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia:[Tradução de
                  Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny
                  Abramivich].- São Paulo: Summus, 1982.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O Ato de Ler, São Paulo:
                   Cortez, 1996.
________________________Leitura na Escola e na
                    Biblioteca, São Paulo: Papirus,1995.              

PROJETO SALA DE LEITURA "LER É SABER"

PROJETO  SALA DE LEITURA "LER É SABER"


APRESENTAÇÃO

          A leitura é essencial para o conhecimento humano, através dela é que crescemos culturalmente, e esta deve ser uma prática constante para que possamos formar bons leitores e por outro lado auxiliar a produção de texto. A escola é o único veículo de interação de alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leitores competentes.
A leitura é, certamente, uma atividade
humana. E como atividade especificamente
humana, ela constitui um trabalho simbólico.
É esse trabalho simbólico da leitura que eu
gostaria de destacar como núcleo das minhas reflexões.
(Zilberman,2001.p.24)
           Ela fornece  experiência, abre horizontes, desenvolve a imaginação,  incita à reflexão, desafia a sensibilidade, o questionamento e desperta para  a compreensão de muitos problemas que se enfrentam na vida. Através dela o aluno é levado a observar o comportamento dos personagens e as situações que os envolvem, e isto o estimula a argumentar.

JUSTIFICATIVA

        É necessário um momento de conscientização do aluno, da necessidade em ampliar seu horizonte. A sala de leitura dará essa prática. Ele estará se apropriando de um conhecimento mais amplo e mais  consistente. O trabalho isolado do professor na sala de aula, não é  suficiente.
        É necessário um desenvolvimento maior de forma concisa que oportunize uma prática de leitura que venha caracterizá-lo como bom leitor e consequentemente torna-lo independente sabendo posicionar-se  frente algo novo.

OBJETIVO

"Formar um leitor competente supõe
formar alguém que compreenda o que lê; 
possa aprender a ler também o que não 
está escrito, identificando elementos implícitos;
que estabeleça relações entre o texto que lê
e outros textos já lidos; que saiba que vários
sentidos podem ser atribuídos a um texto[...] BRASIL,1998,p.36

  E, é pensando em expor os leitores 
a estes diversos contextos e de criar o hábito da leitura que devemos:
Colocar à disposição dos alunos, a sala de leitura da escola, com todo e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: revistas, jornais, livros, etc.
Promover uma prática constante de leitura organizada em torno de uma diversidade de textos e gêneros textuais proporcionando ao educando um convívio estimulante com a leitura, sensibilizando-o para o livro.
Considerar que a sala de leitura será também um espaço privilegiado para questões relacionadas ao desenvolvimento intelectual do educando e à ampliação de sua visão de mundo.

METODOLOGIA

       A princípio receberão orientação sobre manuseio  dos livros, jornais ou revistas da sala de leitura; o cuidado e a conservação dos mesmos. Em seguida terão acesso aos mesmos inteirando do assunto, o tipo de leitura que gosta, estabelecendo relações intertextuais, comparações, extrapolando seus conhecimentos de mundo, sendo capazes  de refletir, explorar os conteúdos, desenvolver sua habilidade de captar as informações.
        Procurar em todas as aulas, despertar o interesse e a participação ativa, fazendo com que procurem cada vez mais a sala de leitura como um recanto de prazer aprimorando sua habilidade e seu conhecimento.

AVALIAÇÃO

         Os alunos responderão uma ficha, demonstrando que as visitas à sala-de-leitura foi produtiva, que houve assimilação das leituras feitas e se  despertou realmente o interesse do leitor.
          Terão sempre o acompanhamento do professor que estará presente em todos os momentos observando-os de uma maneira avaliativa.

CRONOGRAMA

1º SEMESTRE
Realizar-se-á  uma campanha com a comunidade para adquirir livros, revistas e jornais para enriquecer a sala de leitura.

2º SEMESTRE
Realizaremos um Bingo para aquisição de novos materiais.

domingo, 29 de março de 2015

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA

“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”. Valéria Thomazini

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!

1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Título: VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA
1.2 Equipe Responsável: Professores/ Coordenação Pedagógica/ Supervisor/Diretor
1.3 Período de Elaboração:
1.4 Período de Realização:
1.5 PARCERIAS:
1.6 PÚBLICO ALVO:

2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade  que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos  professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.  A leitura proficiente tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além  deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de  conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo  de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a  leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma  compreensão satisfatória porque os olhos se apoiam  no significado daquilo que vêem. Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão  efetiva e o ato de ler se perde em sua essência.  Infelizmente, é a leitura de decodificação que tem  predominado entre a maioria dos  estudantes. Esse fato pode ser facilmente observado quando não conseguem alcançar o  significado de simples comandos de atividades corriqueiras de sala de aula, o que tem reflexo  também nas produções de suas respostas a questões sintático-semânticas, já que o ato de  escrever está sendo reduzido apenas às atividades de cópia, inclusive nos trabalhos de  pesquisa. Isso tem gerado uma verificação de um nível de aprendizagem insatisfatório.  Essa é uma realidade que deve ser combatida urgentemente, em favor de uma  educação de qualidade, que leve realmente o educando a construir conhecimentos críticos  sobre a realidade apresentada, e não só absorver informações dadas como verdades absolutas  e não passíveis de contestação.  Em outro nível, a questão da leitura não deve estar condicionada à ideia de que sua  fomentação está aliada somente à formação de alunos leitores. É necessário que todos estejam  envolvidos neste processo, pais e professores. Então, para este projeto, a tarefa principal é  promover essa motivação para a leitura e escrita nos estudantes a partir da disseminação do projeto entre as famílias e o educador, pois acredita-se que somente através do interesse da  comunidade escolar como um todo é que se pode alcançar um bom desempenho escolar em que as competências e habilidades de leitura e escrita se sobressaiam na busca do  conhecimento.

2. OBJETIVOS


  •  Oportunizar aos alunos o contato com uma infinidade de gêneros textuais que colaboram com o processo ensino-aprendizagem.
  •   Promover a alfabetização na idade certa por meio de atividades diferenciadas,
  •   Erradicar o analfabetismo, propiciando ao aluno a oportunidade de inserir no mundo da alfabetização e do letramento;
  •   Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  •   Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  •   Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  •  Estimular o desejo de novas leituras;
  •  Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia  e da imaginação;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  •  Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
  •   Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
  •   Desenvolver a linguagem oral;
  •    Ler, ainda que de forma não convencional;
  •   Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
  •   Descrever cenários e personagens;
  •   Incentivar o trabalho em equipe.
  •   Identificar títulos de histórias conhecidas;
  •   Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
  •   Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
  •   Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
  •    Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
  •   Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
  •   Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  •   Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.


3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

  Reunião com os professores (           ), para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de  sugestões;
  Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre  a importância da leitura. ( Confeccionar cartazes, suspense e motivação, apresentar o projeto),
  O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente.
  Os alunos  serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia,  piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos,  etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
  Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português  participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”,
  Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
   A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se necessário, destes trabalhos.

4-SUGESTÕES DE TRABALHOS COMPLEMENTARES:
1-    Ensino Fundamental II 6º ano
  Desenho Livre,
  Reconto das Histórias,
  Folhear livros,
 Contação de histórias,
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
  Murais,
  Artes,
 Ouvir história em CD,
 História em DVD, etc.

2-     Ensino Fundamental II  7º e 8º ano
  Desenho Livre,
   Reconto das Histórias,
  folhear livros,
  Contação de histórias,
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
   Murais,
  Artes,
  Ouvir história em CD,
  História em DVD,
  Visita à Biblioteca,
   Reconto de histórias,
  Interpretação de Texto.
  Acróstico
  Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; etc.
  Transformação das histórias  e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,

3-    Ensino Fundamental II - 9º Ano
  Seminários de leitura,
  Desenho Livre,
  Reconto das Histórias,
  Contação de histórias,
  Interpretação de Texto.
  Acróstico
  Interpretação de histórias a parte de História Muda,
  Murais,
  Artes,
  Ouvir história em CD,
  História em DVD, etc.
  Visitas periódicas à Biblioteca;
  Leitura compartilhada com os alunos;


  •     Debate em sala sobre as obras lidas; 
  •    Recontar as histórias que mais se interessaram de forma oral e escrita; 
  •   Criar textos individuais e coletivos com descrição das personagens; 
  •   Realizar estudos individuais e coletivos dos dados contidos nas obras; 
  •   Promover recitais com premiação aos alunos participantes; 
  •   Produções textuais que possibilitem aos alunos criarem um final diferente para as histórias, desenvolvendo a criatividade; 
  •   Representações artísticas como: Teatro, festival de música, poesia, paródia, cartaz, poemas ou texto publicitário; 
  •    Contação de histórias.
  •   Fazer ficha de leitura, 
  •   Transformação das histórias  e textos explorados em diversos gêneros textuais como: História em quadrinhos, slogans, cartas, bilhetes, cartas de reclamação, propagandas,


5. HISTÓRIAS:  ( a escolher na Biblioteca da Escola)


6- DATAS COMEMORATIVAS SOBRE LEITURA

ABRIL
07 de abril - Dia do Jornalista
15- Dia Mundial do desenhista
18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato
23 de abril - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos de Autor

JUNHO E JULHO
10 de junho - Dia da Língua Portuguesa
25 de julho - Dia Nacional do Escritor

AGOSTO
22 de Agosto – Dia do Folclore

OUTUBRO
12 de outubro - Dia Nacional da Leitura
20 de outubro – Dia do Poeta
22 de novembro – Dia Internacional do Livro
23 a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
27 de outubro- Dia Internacional da Biblioteca Escolar
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
29 de outubro - Dia Nacional do Livro

NOVEMBRO
22 de novembro – Dia Internacional do Livro

DEZEMBRO
8 de dezembro – Dia do Cronista
OBS: Trabalhar outras datas comemorativas no decorrer do ano

7. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda  a equipe pedagógica e professores que executarão o Projeto no decorrer do ano de 2015.
 Recursos materiais: Livros da Biblioteca Escolar, textos diversos, gibis, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

8-AVALIAÇÃO/RESULTADOS:


           O projeto será desenvolvido por todas as disciplinas, durante o ano letivo. Cabe a cada professor avaliar continuamente a melhoria do desempenho do aluno na leitura, interpretação e produção escrita.
          A avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.

9. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de Abril  a novembro de 2015, sendo  (a combinar c o grupo), sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem  como em seus conteúdos. O concurso de Desenho, Frase e Produção de Texto acontecerá no mês de Novembro durante as aulas, e os  melhores trabalhos serão premiados.
“Dupla delícia. O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado." 
Mário Quintana

sábado, 28 de março de 2015

CRÔNICA: MEU IDEAL SERIA ESCREVER - RUBEM BRAGA - COM GABARITO


CRÔNICA: MEU IDEAL SERIA ESCREVER... 
                            Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”
E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
Para tornar as pessoas mais felizes, principalmente uma moça triste e doente que mora numa casa cinzenta.
02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
Porque a cor cinza lembra tristeza.
03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.
Raio de sol: louro, quente, vivo;
Moça: enlutada(sombria), triste, doente
04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
Que todos se tornassem mais alegres e humanos.
05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
Não. Ele imagina sua história espalhada pelo mundo e fosse contada de mil maneiras por pessoas de várias nacionalidades.
06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:
(a) moça triste ( d ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de
prender ninguém
(b) amigas da moça triste (c ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro
(c) casal mal-humorado (b ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça
(d) comissário do distrito (e ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão
engraçada
(e) sábio chinês (a ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas

07) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:
(a) porque, na verdade, a moça triste não existia
(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada
(c) por modéstia e humildade
(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história

08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?
Na crônica, o autor não contou a história engraçada, ficou apenas no desejo, na aspiraçao.
09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.
    Resposta Pessoal.