terça-feira, 21 de setembro de 2021

NOTÍCIA: TROCA DE FIGURINHAS DO ÁLBUM DA COPA VIRA FEBRE EM CURITIBA - ANA EHLERT - COM GABARITO

 Notícia: Troca de figurinhas do álbum da Copa vira febre em Curitiba

           A menos de trinta dias do início do mundial, multiplicam-se os pontos onde os colecionadores se encontram para o escambo

13/05/14 às 22:47 – Atualizado às 22h54 Por Ana Ehlert

        A febre da troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2014 está chegando ao ápice. A 30 dias do começo da maior competição de futebol mundial, quem coleciona as figurinhas se organiza para completar o álbum em pontos de troca espalhados por vários pontos da cidade e também pelas redes sociais. “Quanto mais cedo completar o álbum melhor”, afirma Letícia Taborda Ribas, estudante de administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela é uma das colecionadoras que aproveitou o ponto montado pela Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, na tarde desta terça-feira (13).

        Faltando 7 figurinhas para completar o álbum, que no total tem 649, Letícia conta que até agora conseguia fazer a troca na universidade. “Mas agora está ficando cada vez mais difícil e por isso estou começando a frequentar os grupos de troca”, revela. Ela estava acompanhada do amigo Leonardo Koppe Malanski, 17 anos. “Para mim faltam 15 figurinhas”, diz. Malanski também frequenta o grupo de troca da Praça da Ucrânia, no Bigorrilho. Lá o pessoal se reúne aos sábados e domingos, a partir das 10 horas para tentar completar o álbum.

        Guilherme Luis Nascimento, de 17 anos, também estudante, conta que já fez vários álbuns. “Eu gosto de acompanhar o esporte com os álbuns. Já fiz vários do brasileirão (Campeonato Brasileiro de Futebol)”, conta. Faltando 70 figurinhas para completar o álbum da Copa, Guilherme recorre também às redes sociais. No Facebook há um perfil criado especialmente para os grupos de colecionadores de figurinhas da Copa do Mundo.

        Em uma análise geral, fica claro que as escolas, praças, faculdades, universidades, shoppings e até mesmos estações-tubo do transporte coletivo viraram pontos de encontro de colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2014. Um dos pontos bastante citados é a estação-tubo do Detran.

        No grupo Troca de Figurinhas Álbum da Copa do Mundo 2014 – Curitiba, os integrantes “negociam” as figurinhas repetidas e marcam os locais para a troca. Alguns apenas relacionam o número das que têm repetida e daquelas que estão precisando. Outros fizeram um espécie de espelho do álbum e, por um sistema de cores, identificam aquelas que estão faltando, e as que têm repetidas.

Fonte: EHLERT, Ana. Troca de figurinhas do álbum da Copa vira febre em Curitiba. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/noticia/325548/troca-de-figurinhas-do-album-da-copa-vira-febre-em-curitiba. Acesso em: 6 abr. 2015.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 73-5.

Entendendo a notícia:

01 – Releia o título da notícia:

        Troca de figurinhas do álbum da Copa vira febre em Curitiba´

a)   Qual é o significado da palavra “febre”, nesse contexto?

No título da notícia, “febre” significa algo que virou moda, que se popularizou.

b)   Pelo título é possível identificar o assunto que será tratado no texto. Que assunto é esse?

A troca de figurinhas do álbum da Copa.

c)   Por que foi empregada letra inicial maiúscula na palavra “Copa”?

Porque “Copa” é um substantivo próprio, que nomeia o campeonato mundial de futebol.

02 – Agora, releia o subtítulo da notícia:

           A menos de trinta dias do início do mundial, multiplicam-se os pontos onde os colecionadores se encontram para o escambo

a)   Uma palavra usada no subtítulo da notícia confirma que a troca de figurinhas virou febre em Curitiba. Qual é ela?

“Multiplicam-se”.

b)   É possível depreender o significado da palavra “escambo” por meio do contexto, relacionado o subtítulo ao título da notícia. Qual é o significado dessa palavra?

Troca de mercadorias ou serviços sem fazer uso de moeda; permuta, câmbio.

c)   Considerando as informações do subtítulo, justifique a multiplicação dos pontos de troca de figurinhas.

Na linha-fina, é possível ler a informação “A menos de trinta dias do início do mundial”. A busca pelas figurinhas intensificou-se com a proximidade do evento.

03 – Ao longo da notícia, a jornalista utilizou outras duas expressões para se referir ao termo “Copa do Mundo”.

a)   Que expressões são essas?

“Mundial” e “maior competição de futebol mundial”.

b)   Por que essas duas expressões foram usadas no lugar do tempo “Copa do Mundo”?

Para evitar repetições.

04 – Releia o trecho a seguir:

        “Faltando 7 figurinhas para completar o álbum, que no total tem 649, Letícia conta que até agora conseguia fazer a troca na universidade. “Mas agora está ficando cada vez mais difícil e por isso estou começando a frequentar os grupos de troca”, revela.”

a)   A palavra “agora” aparece duas vezes no trecho. Na primeira vez que aparece, ela se refere a qual momento?

Na primeira vez em que é usada, a palavra “agora” se refere ao momento presente de Letícia, revelando que ficou mais difícil realizar as trocas no momento em que ela chegou perto de completar o álbum.

b)   Por que, provavelmente, a troca de figurinhas foi ficando mais difícil? Levante uma hipótese.

Com a proximidade do evento gerou uma busca maior pelas figurinhas. Além disso, há figurinhas com número limitado, que se tornam raras conforme as pessoas vão completando os álbuns.

05 – Releia estes trechos:

        [...] “Para mim faltam quinze figurinhas”, diz. [...].

        No grupo Troca de Figurinhas Álbum da Copa do Mundo 2014 – Curitiba, os integrantes “negociam” as figurinhas repetidas e marcam os locais para a troca.

·        As aspas têm a mesma função nos dois trechos? Explique.

      Não. No primeiro trecho, as aspas marcam o discurso direto. No segundo, foram usadas porque o termo “negociam” foi empregado em um sentido que não é o dele, já que não se trata de uma negociação propriamente dita.

06 – Geralmente, as figurinhas de um álbum de Copa do Mundo trazem as imagens de alguns jogadores de diferentes seleções.

a)   Sabemos que algumas figurinhas de um álbum da Copa são produzidas em menor número. Como você explica esse fato?

As figurinhas produzidas em menor quantidade, geralmente, tornam-se itens de desejo. É uma estratégia de marketing, pois a ideia é que os consumidores precisem comprar mais pacotes de figurinhas para encontrar aquelas que são mais disputadas.

b)   Provavelmente, quais são os jogadores estampados nas figurinhas mais disputadas? Por quê?

Provavelmente, são os jogadores mais famosos. Essa é outra estratégia utilizada para levar o consumidor a comprar mais pacotes de figurinhas.

07 – Em sua opinião, qual foi a importância das redes sociais na troca de figurinhas durante a Copa do Mundo de 2014?

        Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Elas facilitam o processo de troca, uma vez que possibilitaram a formação de grupos de pessoas reunidas em torno desse objetivo comum.

08 – A notícia que você leu foi publicada em 2014, às vésperas do início da Copa do Mundo no Brasil.

a)   Em sua opinião, quais foram os principais impactos da realização do evento para o país?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Converse com os colegas e, se necessário, façam uma pesquisa sobre o assunto.

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

CARTAZ: COMBATER A DENGUE - COM GABARITO

 Cartaz: Combater a dengue

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXnlYMAvskxyypalpvuc17xqsEu1o-wWuPbk9BVMfJDjACQkWakrRrejzR03MYgu1gr7TNV4GvifX09Z90KwthXFXkJQM-puaSOr7YFTGr8CQ8Ry3bflw3yxw5T8Jg8N_JO489RM88q-I/s265/dengue.jpg

      Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/Dengue.jpg. Acesso em: 3 fev. 2015.

          FIQUE ATENTO AOS LOCAIS QUE PODEM ACUMULAR ÁGUA E MANTENHA-OS SEMPRE LIMPOS E FECHADOS. Combater a dengue é simples. Evite que locais e utensílios sirvam como foco do mosquito. Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de sua casa e vizinhança. E se sentir febre com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, procure imediatamente uma unidade de saúde. Pode ser dengue.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 123-4.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é o objetivo desse texto?

      Mobilizar a população no combate à dengue.

02 – Na imagem do cartaz, aparece uma pessoa famosa. Quem é ela?

      Cafu, o ex-jogador de futebol. Cafu está de pé, ao lado do rapaz de boné.

03 – Por que você acha que essa personalidade aparece no cartaz?

      Provavelmente porque as personalidades costumam ter apelo junto ao público, o que pode aumentar a eficácia da mensagem do cartaz.

04 – Que relações o texto e a imagem do cartaz estabelecem com a personalidade que aparece nele?

      O texto do cartaz compara a mobilização popular no combate à dengue à formação de um time. Na imagem, Cafu e as outras personagens aparecem posicionados como os jogadores costumam posar antes do início de uma partida de futebol. Assim, fazendo associações com elementos do futebol, o cartaz procura mobilizar o leitor no combate à doença, o que justifica a escolha de um conhecido ex-jogador desse esporte para fazer parte da campanha.

05 – Releia a frase: “Fique atento aos locais que podem acumular água e mantenha-os sempre limpos e fechados”.

a)   Que pronome foi empregado nessa frase?

O pronome “os”.

b)   A qual termo esse pronome se refere?

Refere-se ao termo “locais (que podem acumular água)”.

c)   Por que o uso desse pronome foi importante para a construção da frase?

Porque, com o uso do pronome, evitou-se a repetição de termos na frase.

d)   Se, na frase, em vez de “locais” fosse usado o termo “localidades”, o pronome também teria que ser alterado? Por quê?

Sim, se o substantivo masculino fosse substituído por outro feminino, o pronome utilizado deveria ser “as” em vez de “os”: “mantenha-as”

06 – Releia esta outra frase: “Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de sua vizinhança”. Agora, responda:

a)   Que pronome possessivo foi usado na frase?

O pronome “sua”.

b)   A quem se refere esse pronome?

Refere-se ao leitor.

c)   Imagine que o interlocutor quisesse se incluir na mensagem. Nesse caso, que pronome deveria ser usado na frase?

O pronome “nossa”: “Junte a família e os amigos e monte um time para afastar essa doença de nossa vizinhança”.

CHARGE: REDE SOCIAL - IVAN CABRAL - COM GABARITO

 Charge: Rede Social


 
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQSnAlgsrfc1eJ4Py1sKFauChYbPKqP8YOaGRXd4lPpgbR6oilDdu4W_UuMf_cWBb1orUmycd9gBFLsNFOKAfPTMzg1e5RIXbGnBunTht27isnKMEFojarCqiTb5JOPDJR-vg8Xwv36R0/s256/redesocial.jpg

Ivan Cabral, 1 jun. 2011.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 104.

Entendendo a charge:

01 – Descreva o que você vê na charge, considerando as seguintes questões:

a)   Quantas pessoas aparecem na imagem?

Dez pessoas.

b)   O que elas estão fazendo?

Estão descansando em uma rede.

c)   Que tipo de relacionamento essas pessoas parecem ter?

Parecem ser pais e filhos.

d)   Em que lugar se encontram? Descreva-o.

Provavelmente, na casa em que moram (“aqui em casa”). A rede contém remendos e um furo; a parede está rachada e parede ter a pintura descascada em alguns lugares.

02 – Converse com seus colegas e com seu professor sobre os dois diferentes sentidos do termo “rede social” em que nos faz pensar a charge.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que brinca com o duplo sentido de “rede social”: meio de comunicação entre usuários da internet e uma rede física, de tecido, que é dividida pelos diversos membros de uma família – o “social” do termo.

CRÔNICA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA - C.S.LEWIS - COM GABARITO

 Crônica: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa 

         [...] 

        Aslam bateu as patas e pediu silêncio. 

        — A nossa tarefa do dia ainda não acabou, e quisermos derrotar para sempre a feiticeira antes de anoitecer, teremos de encontrar já, já, o campo da batalha. 

        — E espero poder travá-la, senhor! — falou o centauro-maior. 

        — Evidente! – concordou Aslam. — Avante! Os que não podem acompanhar a marcha (crianças, anões e bichos menores) vão as costas dos outros (leões, centauros, unicórnios, cavalos, gigantes e águias). Nós, os leões, vamos na vanguarda, e os que têm o faro apurado vão conosco, ajudando a localizar o campo de batalha. Depressa, todos a postos! [...] 

        Quando estavam todos prontos (foi um grande cão de guarda que ajudou o Rei a colocá-los em forma), saíram pela abertura feita na muralha. 

        A princípio, os leões e os cães iam farejando em todas as direções, até que de repente um cão encontrou um rasto e soltou um latido. Não perderam mais tempo. Cães, leões, lobos e outros animais partiram a toda a velocidade, de nariz no chão, enquanto os outros, coitados, em fila quilométrica, iam seguindo como podiam. 

        O barulho lembrava uma caça à raposa, só que era muito maior. Rugia o leão e, mais aterrador, rugia Aslam. A velocidade aumentava à medida que o rasto se acentuava. Ao chegarem à última curva, num vale estreito e sinuoso, Lúcia ouviu um ruído que dominava todos os outros: um ruído que a fez estremecer por dentro. Eram gritos e uivos e o choque de metal contra metal. 

        Ao saírem do vale, viu logo do que se tratava. Pedro, Edmundo e todo o resto do exército de Aslam lutavam desesperadamente contra uma imundície de gente, seres hediondos como os da véspera. À luz do dia, eram ainda mais estranhos, mais malignos e monstruosos. E pareciam mais numerosos. 

        O exército de Pedro – de costas para ela – parecia uma brincadeira. E havia estátuas espalhadas por todo o campo de batalha: a feiticeira certamente usara sua varinha [que transformara as pessoas em estátuas de pedra]. Mas agora ela lutava com o grande facão de pedra. E era com Pedro que lutava, os dois com tal fúria que Lúcia mal conseguia ver o que se passava. Só via o facão e à espada cruzarem-se com grande rapidez como se fossem três facões e três espadas. Os dois estavam no meio exato do campo de batalha. De um lado e outro, as fileiras dos combatentes. Não havia lugar onde os olhos não vissem coisas de arrepiar. 

        — Desçam do "cavalo", meninas! — gritou Aslam. 

        Com um rugido que fez tremer a terra de Nárnia, do lampião às praias do Mar Oriental, o gigantesco bicho atirou-se à feiticeira. Lúcia viu, por um instante, a feiticeira fitando o Leão, cheia de medo. E logo a seguir os dois rolaram pelo chão. Ao mesmo tempo, os animais guerreiros (libertados por Aslam) caíram como loucos sobre o inimigo. Os anões lutavam com machados; os cães, com os dentes; Rumbacatamau, com o seu enorme cajado (sem falar nos pés, que esmagavam dezenas de inimigos); os unicórnios, com os chifres; os centauros, com as espadas e os cascos. O exausto exército de Pedro exultou com o reforço. Os inimigos guincharam. E foi um estrépito no bosque. 

        [...] 

        Alguns minutos depois, a batalha terminava. A maior parte do inimigo fora destroçada por Aslam e seus companheiros. Os outros, vendo a feiticeira morta, renderam-se ou fugiram em debandada. Lúcia viu, então, Pedro e Aslam apertarem-se as mãos. Inacreditável o ar que Pedro tinha agora: face pálida e grave, um ar muito mais velho. 

        — Foi tudo obra de Edmundo, Aslam! — disse Pedro. Se não fosse ele, estávamos derrotados. A feiticeira ia petrificando as nossas tropas. Nada havia que a detivesse. [...] Ele teve o bom senso de arrebentar a vara mágica com a espada, em vez de atacar diretamente a feiticeira [...]. Edmundo está muito ferido. Vamos procurá-lo. 

        Encontraram Edmundo num lugar um pouco afastado da linha de combate, entregue aos cuidados da Sra. Castor. Estava coberto de sangue, de boca aberta, e verde, verde. 

        — Depressa, Lúcia! — gritou Aslam. 

        Só então, pela primeira vez, Lúcia se lembrou do licor precioso que recebera de presente de Natal. Suas mãos tremiam tanto que mal conseguiu abrir o vidrinho. Tirou a rolha e deixou cair umas gotas nos lábios do irmão. 

        — Há outros feridos - disse Aslam, enquanto ela continuava com os olhos ansiosamente cravados no rosto pálido de Edmundo, muito desconfiada do efeito do licor. 

        — Sei disso – respondeu Lúcia, impaciente. —   Daqui a um pouquinho eu vou. 

        — Filha de Eva – disse Aslam, a voz mais severa. — Tem gente morrendo. Quer que morram por causa de Edmundo?! 

        — Desculpe, Aslam. 

        Durante meia hora, os dois não tiveram mãos a medir; ela tratava dos feridos, ele restituía a vida aos mortos, isto é, às estátuas. 

        Edmundo, quando Lúcia pôde voltar até ele, estava de pé, não só curado dos ferimentos, mas com uma aparência muito melhor do que antes. Com uma aparência melhor até do que no tempo em que entrou para a escola e começou a seguir pelo mau caminho. Agora, não. Já podia olhar as pessoas de frente. Por isso mesmo, foi armado cavaleiro, em pleno campo de batalha. 

        [...] 

           LEWIS, C. S. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. As crônicas de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 163-5.

Entendendo a crônica:

01 – Qual era o desafio que o grupo de Aslam deveria enfrentar? 

      Derrotar a feiticeira para sempre.

02 – Para conseguir esse objetivo, era necessário antes de tudo vencer um primeiro obstáculo. Qual era ele? E por que ele era tão importante? O que era imediatamente necessário para que se conseguisse isso? 

      Encontrar o campo onde se travava a batalha entre o exército de Aslam e a feiticeira e destruir sua varinha. 

03 – Releia o trecho a seguir, prestando atenção às expressões em destaque: 

        “Aslam bateu as patas e pediu silêncio. 

        — A nossa tarefa do dia ainda não acabou. Se quisermos derrotar para sempre a feiticeira antes de anoitecer, teremos de encontrar já, já, o campo da batalha.”

·        Observe a presença de alguns marcadores temporais no texto. Qual é a importância deles na fala de Aslam e para a continuidade dos acontecimentos da história? 

      Eles servem para dar a ideia de urgência ao que Aslam quer comunicar. Além disso, indicam que a narrativa continua, pois, para derrotar definitivamente a feiticeira, é preciso encontrar rapidamente e no mesmo dia o campo de batalha, o que indica para o leitor que as personagens praticarão outras ações, em sequência. 

04 – Qual foi a primeira imagem que Lúcia viu no campo de batalha? 

      Pedro, Edmundo e todo o resto do exército de Aslam, que lutavam desesperadamente contra uma imundície de gente, seres hediondos, como os da véspera.

05 – Qual era a situação do exército antes da chegada de Aslam? 

      Estava em desvantagem, com vários combatentes petrificados, e exausto de tanto lutar. 

06 – O que significou a chegada de Aslam e do grupo que o acompanhava para seu exército? 

      O reforço de que eles precisavam para vencer a batalha. 

07 – Qual era a arma mais importante do exército inimigo? Reescreva um trecho do texto que comprove sua resposta. 

      A vara mágica da feiticeira. "A feiticeira ia petrificando as nossas tropas. Nada havia que a detivesse. [...] Ele teve o bom senso de arrebentar a vara mágica [...]". 

08 – Quem foi astuto e perspicaz para neutralizar a principal vantagem do inimigo? De que forma fez isso? 

      Edmundo. Ele quebrou a vara mágica em vez de atacar a feiticeira diretamente como faziam os outros, inutilmente. 

09 – Edmundo conseguiu um feito característico de um herói? Por quê? 

      Sim. Porque conseguiu, com bom senso e astúcia, o que ninguém conseguira: destruir a arma que dava imensa vantagem ao inimigo, dando chance aos seus companheiros de ganhar a batalha. Emundo salvou seu exército de uma inevitável derrota. 

10 – Transcreva do texto o trecho em que Edmundo é premiado pelo feito heroico. 

      "Por isso mesmo, foi armado cavaleiro, em pleno campo de batalha.”

11. No texto, há a presença de dois elementos mágicos. Identifique-os e comente sua importância para o desfecho da história. 

      A vara mágica era o elemento mágico que tornava a feiticeira invulnerável e sua destruição significou a derrota do mal; já o licor precioso que Lúcia recebera de presente de Natal é o elemento mágico do bem, pois salvou a vida de Edmundo. 

 

domingo, 19 de setembro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): LOADEANDO - MARCELO D2 - COM GABARITO

 Música(Atividades): Loadeando

                                       Marcelo D2

Stephan: "E aí, pai, beleza?"

Marcelo: "Beleza filho. E tu? Tudo certo?"

Stephan: "Certo. E você? A procura da batida perfeita?"

Marcelo: "Sempre, rapaz. E aí? Como é que tá o colégio?"

Stephan: "Ah! O colégio tá bem! Eu que... você sabe como é que é, né?"

Marcelo: O jogo começou, aperta o Start, na vida você ganha, cê perde, meu filho. Faz parte.

Stephan: Ih! É ruim, eu não gosto de perder. Nem me lembro há quanto tempo que eu não perco pra você.

Marcelo: Han. Calma, filho, você ainda tem que crescer. O jogo apenas começou e você tem muito pra aprender.

Stephan: É! Eu sei. Tava só zoando. Você que loadeou e eu tô jogando.

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

Stephan: Se o papo for futebol?

Marcelo: Ah! Isso é comigo.

Stephan: E se o assunto é Playstation?

Marcelo: Tudo bem, contigo. A evolução aqui é de pai pra filho.

Stephan: A família é Peixoto e representa o Rio. Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai. Mas aquele passeio à Disney, quando a gente vai, hein?

Marcelo: Ih! Sabia. Tava demorando. Deixa o dólar dá uma baixada e nós vamos, certo?

Stephan: Ih! Beleza. A comida tá na mesa. Mas pro dólar dá uma baixada é uma tristeza.

Marcelo: É! Tu sabe que a vida não tá mole pra toda família, que segue firme e forte, na correria.

Stephan: Me lembro! É só olhar pra trás. Mas pra vida melhorar, como é que faz?

Marcelo: Não fico parado, esperando a ajuda da Unesco. Na minha vida ando pra frente, sempre em passo gigantesco.

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

Stephan: O pensamento é rápido. Não enrola. Três pra frente "x" diagonal pra cima e bola.

Marcelo: É! Já vi que tu tem o poder. O controle tá na tua mão e o jogo é pra você. Mas a persistência é o que leva à perfeição. Eu que loadiei, você joga e é exemplo pro teu irmão.

Stephan: Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.

Marcelo: Ah, moleque! Assim que é meu filho. Assim você me deixa orgulhoso. Uma coisa que a gente tem que ter muito no coração é amor. E é por essas e outras que...

Marcelo: Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.

Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

--- É assim que tem que ser rapaziada: amor... No final o bem vai vencer, no final o bem vai vencer, é assim que tem que ser, é assim que é... Já é, já é...

D2, Marcelo. À procura da batida perfeita. São Paulo: Sony Music, 2005.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 107-110.

Entendendo a canção:

01 – A letra da canção que você leu é um diálogo entre duas pessoas. Qual é a relação de parentesco entre elas?

      Relação de pai e filho.

02 – Como se organiza a conversa das pessoas que falam na canção?

      Há um revezamento das falas; cada um tem a sua vez de falar.

·        Esse tipo de revezamento também pode ocorrer em um jogo de videogame? Explique.

Sim. Há jogos de videogame que podem ser jogados em dupla, nos quais cada um tem a sua vez de jogar.

03 – Agora observe este trecho do diálogo entre o pai e o filho:

        “Marcelo: O jogo começou, aperta o Start, na vida você ganha, cê perde, meu filho. Faz parte.

         Stephan: Ih! É ruim, eu não gosto de perder. Nem me lembro há quanto tempo que eu não perco pra você.”

a)   No texto, há uma comparação. Identifique os elementos que são comparados.

Vida e jogo.

b)   Explique por que é possível essa comparação.

É possível porque, como no jogo, na vida ora você ganha, ora você perde; para tudo há a alternância.

c)   Em sua opinião, a estrutura do texto em diálogo também confirma a ideia de que cada um tem sua vez (ganhar ou perder) na vida e no jogo? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A ideia de alternância que permeia todo o texto, inclusive sua estrutura.

04 – Leia no Glossário o significado de “loadeou”, e copie em seu caderno a alternativa que melhor justifica a escolha do título da canção.

a)   Pai e filho, por meio da conversa, vão se conhecendo mutuamente, um aprendendo com o outro.

b)   O pai ensina ao filho que a vida é um jogo: quem participa tem a oportunidade de marcar pontos, ter sucesso.

c)   O filho ensina ao pai que ele é de outra época, e para poderem conversar o pai precisa se adaptar às mudanças.

d)   O pai trouxe o filho ao mundo, mas a vida é do garoto, seu sucesso está em suas mãos, é o filho quem joga.

05 – Por que, em sua opinião, o pai escolheu justamente o jogo de videogame para falar sobre a vida com o filho?

      Porque é o jogo que interessa ao filho.

·        Se fosse com você, que jogo seria mais interessante para conversar sobre a vida?

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com o texto, quem se dá melhor no futebol, pai ou filho? E no videogame?

      No futebol, o pai, e no videogame, o filho.

07 – Destaque trechos do texto que confirmem que, apesar das diferenças, pai e filho aprendem um com o outro.

      “A evolução aqui é de pai pra filho” e “Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho. Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.”

08 – Releia este trecho do diálogo entre pai e filho:

Stephan: O pensamento é rápido. Não enrola. Três pra frente "x" diagonal pra cima e bola.

Marcelo: É! Já vi que tu tem o poder. O controle tá na tua mão e o jogo é pra você. Mas a persistência é o que leva à perfeição. Eu que loadiei, você joga e é exemplo pro teu irmão.

Stephan: Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.

Marcelo: Ah, moleque! Assim que é meu filho. Assim você me deixa orgulhoso. Uma coisa que a gente tem que ter muito no coração é amor. E é por essas e outras que...

a)   A primeira fala desse fragmento é de Stephan, o filho de Marcelo D2. Nesse trecho, o menino descreve algumas ações. A que elas se referem?

As ações descritas pelo menino referem-se a comandos do controle do videogame.

b)   Em resposta ao filho, na segunda fala do trecho, Marcelo D2 estabelece uma comparação entre o jogo e a vida, dando um ensinamento. Que ensinamento poderia ser esse?

Assim como em um jogo, na vida também devemos ser persistentes, já que somos responsáveis por nossas ações. Devemos lutar para alcançar a vitória.

c)   Na frase “O controle tá na tua mão [...]”, é possível dizer que a palavra “controle” tem dois significados. Explique-os.

Um refere-se ao controle do videogame e o outro, ao controle da própria vida.

d)   “Você é o reflexo do espelho do seu pai.” O que você entende por essa afirmação?

Que o pai aprendeu com o exemplo do avô.

e)   Copie em seu caderno os provérbios que combinam com a fala do garoto.

·        Quem não tem cão caça com gato.

·        Tal pai, tal filho.

·        Filho de peixe, peixinho é. 

·        Pau que nasce torto morre torto.

09 – Retire do texto um trecho que confirme que o filho também aprendeu com o exemplo do pai.

      “Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.”

10 – Você também compararia a vida a um jogo? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

11 – Você concorda que os filhos são sempre o reflexo, o espelho dos pais?

      Resposta pessoal do aluno.

12 – Identifique o refrão da canção e comente-o: Você concorda que é possível evoluir com as pessoas de sua família? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

MATÉRIA JORNALÍSTICA: DISQUE DENÚNCIA GANHA CAMPANHA PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA NO RJ - PORTAL PRESS - COM GABARITO

 Matéria Jornalística: Disque Denúncia ganha campanha para o Combate à violência no RJ.

10 de maio de 2018


        Para ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o disque-denúncia. O objetivo é encorajar os cidadãos a revelarem informações que podem ser valiosas para as investigações dos mais diversos crimes que ocorrem no dia a dia, garantindo o anonimato e a integridade de quem fizer uma denúncia.

        As peças, que trazem o conceito “Você expõe o crime. A gente não expõe você”, destacam ainda o telefone do disque-denúncia, uma das principais ferramentas contra o crime. Serão veiculadas nas mídias impressa e exterior, cartazes em pontos de venda e também nas redes sociais no ONG.

        [...]

Disque Denúncia ganha campanha para o combate à violência no RJ. Portal Press, Porto Alegre, 10 maio 2018. Disponível em: https://bit.ly/2E24hPO. Acesso em: 25 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 146-7.

Entendendo a matéria jornalística:

01 – Qual é o objetivo dessa matéria jornalística?

      Informar sobre uma campanha de combate à violência no Rio de Janeiro que incentiva os cidadãos a denunciarem crimes sem correrem risco de ser expostos.

02 – Transcreva do texto o trecho que informa o objetivo da campanha a que se refere a matéria.

      “O objetivo é encorajar os cidadãos a revelarem informações que podem ser valiosas para as investigações dos mais diversos crimes que ocorrem no dia a dia, garantindo o anonimato e a integridade de quem fizer uma denúncia”.

03 – Faça uma descrição da imagem que acompanha o texto.

      A imagem traz um rosto de uma pessoa, provavelmente uma mulher jovem, com um celular tapando-lhe os olhos. Na tela do aparelho, aparece o número do Disque Denúncia e a imagem de um pequeno telefone vermelho, além da palavra “ligando”, que dá ideia de uma chamada em curso.

04 – Que Revelação há entre a imagem o slogan “Você expõe o crime. A gente não expõe você.”?

      A imagem reproduz em sentido o que o slogan reproduz em palavras; ou seja, as pessoas revelam informações que possam contribuir no combate aos crimes do dia a dia ligando para o Disque Denúncia e têm garantidos o anonimato e a integridade.

05 – Reescreva o período a seguir, substituindo a conjunção em destaque por outro que tenha o mesmo sentido. Para ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

      A fim de ajudar a combater a onda de violência no Rio de Janeiro, a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

06 – Com que objetivo essa conjunção foi empregada e que relação de sentido expressa?

      A conjunção foi empregada para introduzir uma oração subordinada e expressa o sentido de finalidade.

07 – Volte ao período em destaque na atividade 5, e localize a oração principal e a oração subordinada.

      Oração principal: [...] a Nacional criou uma nova campanha para o Disque Denúncia.

      Oração subordinada adverbial: Para ajudar a combinar a onda de violência no Rio de Janeiro [...].

08 – Como é classificada a oração subordinada adverbial desse período?

      Oração subordinada adverbial final.

CARTAZ: CAMPANHA DA CAMISA 33 - COM GABARITO

 Cartaz: Campanha da Camisa 33

 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5tyG5uxpEKGAP8C4x5T98Il5r9cRFuTcLG9b74AhttMNMlthsAkjMzkQf-gpA80Rtj4wSl0U0ak5GxgGib5pV1vWeCU42CeqSWKydAqhrR8xaH3DOzBXplA7_tfPUwaVPPzxcqv7a6Ts/s288/MAIS+RESPEITO.jpg
Campanha da Camisa 33 combate o assédio contra as mulheres nos estádios. Disponível em: https://glo.bo/2DMq1hX. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 171-2.

Entendendo o cartaz:

01 – Qual é a proposta dessa campanha? Quem é o proponente?

      Respeito no estádio com as mulheres. O proponente é a Camisa 33.

02 – Quem é o público-alvo dessa campanha? Que recursos persuasivos foram usados para chamar a atenção desse público?

      O público-alvo são os homens torcedores. Como recurso persuasivo, foram colocadas várias ações permitidas e outras não, porque configuram assédio.

03 – Qual é o slogan? Qual é a relação do slogan com outras frases e imagens do cartaz?

      O slogan é “Mas respeito nos estádios”; as outras frases são a complementação do slogan.

04 – Que preconceito essa campanha aborda? Explique.

      O preconceito contra a mulher e a ideia de que o corpo dela pode ser tocado sem a sua permissão.

05 – O que enfoca esse cartaz? Explique.

      O enfoque são as mulheres torcedoras assediadas nos estádios de futebol.