segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

HISTÓRIA: A MENINA QUE DESENHAVA - MÁRCIA HAZIM - PARA SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

História: A menina que desenhava


  Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.
   Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando.
    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de árvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.
   O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

        E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro.
        Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as árvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.
        Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das árvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.
        Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.
        Então, então ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.
        Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.
        A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...
        Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.
        Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.
        Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.
        Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.
        Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.
        Sabe o melhor?
        Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros.
        Sabe o que mais?
        Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.
                                                                                    Márcia Hazim
Entendendo o texto:

01 – Qual é o título do texto?
        É A menina que desenhava.

02 – Quem é o autor?
        A autora é Márcia Hazim.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 19 parágrafos.

04 –Quem é o personagem principal?
      A personagem principal do texto é a Isabela.

05 – Qual é o tema principal da história?
      O texto fala sobre uma cidade que começa a ter problemas com a poluição.

06 – O que a menina gostava de fazer?
      Ela gostava de desenhar.

07 – Como era a cidade que ela desenhava?
      A cidade era muito bonita, tinha um porque cheio de árvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta. O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas. E o ar? O ar deva gosto de respirar de tão puro.

08 – O que aconteceu, com a cidade, conforme a menina foi crescendo?
      A medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as árvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

09 – O que a menina resolveu fazer para ajudar as pessoas?
      Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

10 – Qual foi a atitude das pessoas em relação a ação da menina?
      Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta. Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

11 – O texto que você leu fala sobre o quê?
a)   Conta a história de uma menina que usava uma touca vermelha.
b)   Fala de uma menina que gostava de brincar no bosque.
c)   Conta a história de uma menina que adorava desenhar.
d)   Conta a história de um belo parque que foi destruído.

12 – Como era a cidadezinha onde Isabela morava?
a)   Cheia de prédios, museus e cinemas.
b)   Tinha um parque cheio de árvores, um lago com muitos peixinhos coloridos.
c)   Ficava no alto de uma montanha.

13 – Leia o trecho: “Mas à medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema”. Qual era o problema da cidade de Isabela?
a)   O sol forte fez o lago secar.
b)   A natureza estava sendo destruída devido ao crescimento da cidade.
c)   As pessoas foram embora devido à falta de emprego.

14 – O que Isabela fez quando a natureza começou a ser destruída?
a)   Convocou seus amigos e fizeram uma campanha de conscientização
b)   Começou a desenhar e pintar a natureza a sua volta.
c)   Mudou de cidade.

15 – Como se chama a personagem principal da história?
a)   Isadora.
b)   Isabela.
c)   Isa.
d)   Isaura.






domingo, 17 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): DEIXA A VIDA ME LEVAR - ZECA PAGODINHO - COM GABARITO

Música(Atividades): Deixa a Vida Me Levar

                                               Zeca Pagodinho
Eu já passei por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou de origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez

E deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Só posso levantar as mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu

Se a coisa não sai do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos, lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Eu já passei por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou de origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Só posso levantar as mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu

Se a coisa não sai do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos, lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu

Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Deixa a vida me levar (vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu.

Entendendo a canção:

01 –  Qual a ideologia da letra da canção?
      A indiferença socioeconômica do povo brasileiro.

02 – Nos versos:
      “Eu já passei
      Por quase tudo nessa vida
      Em matéria de guarida
      Espero ainda a minha vez”

Que o autor quis dizer?
      Quem espera, é porque depende dos outros. Não podemos esperar a vida melhorar, tem que corre atrás.

03 – Que ideia nos passa o verso: “Deixa a vida me levar, vida leva eu!”?
      Passa uma ideia tentadora de despreocupação, tranquilidade, graça, diversão, sombra e água fresca.

04 – Na 3ª estrofe o que o Autor nos leva a intervir?
      Que ele crê em um Deus que determinou todas as coisas boas e más da vida dele, por isso se a vida está levando-o para determinada situação, a única coisa que ele deve fazer é agradecer a Deus.

05 – Você está levando a sua vida para onde escolheu ou está esperando que ela te leve para algum lugar que você não sabe qual é?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – A filosofia do “deixa a vida me levar” é algo tão interessante que poderia ser substituído por:
a)   Conversa fiada;
b)   Sentimento de angústia;
c)   Preconceito;
d)   Livros de auto-ajuda.

07 – A letra da música “Deixa a vida me levar” é considerada:
a)   Apologia ao conformismo.
b)   Libertação da preocupação.
c)   Supremacia da “lei do menor esforço”.
d)   Entrega total a Deus de todas as suas responsabilidades.

08 – Esta música que traduz alegria, fé, otimismo, enfim, o espírito do brasileiro, foi gravada no ano de 2002 pelo sambista Zeca Pagodinho e se tornou o quê?

     O hino da seleção brasileira de futebol na conquista do pentacampeonato que aconteceu no mesmo ano.



HISTÓRIA: BOMBABOA - A BOMBA QUE TINHA CORAÇÃO - IVAN LUZ - PARA SÉRIES INICIAS - COM GABARITO

HISTÓRIA: BOMBABOA – A Bomba que tinha coração.

  
Há algum tempo atrás, quando o mundo estava em guerra, as armas mais terríveis eram as bombas.
Os aviões jogavam bombas lá do alto, para destruírem as cidades...
 Esta é a história de Bombaboa, a bomba que tinha coração. Tinha um enorme coração só que ninguém sabia disso.
 Um dia, Bombaboa foi levada por uma avião, para destruir uma cidade. De repente, ela sentiu que estava caindo, caindo, caindo. Bombaboa fez então um grande esforço e conseguiu se desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno, numa fazendinha.

           Como o feno era macio ela não explodiu; e o cansaço foi tanto que ela adormeceu... e sonhou...
        Era um sonho lindo! Bombaboa estava cercada de crianças que lhe pediam para brincar.
        Naquele momento ela sentiu que podia dar prazer e alegria. Mas o sonho durou pouco... por outras mãos ela foi levada. As pessoas eram diferentes e as intenções não eram boas...
        Não demorou muito e Bombaboa viu que estava sobre outra cidade. E novamente sentiu que deveria matar e destruir.
        Fez então, de novo, um grande esforço para se desviar do alvo. De nada adiantou: Explodiu!
        Mas em lugar de morte e destruição, ela cobriu o céu de flores, numa explosão de alegria.
        Naquele dia, os moradores da cidade cantaram e dançaram, comemorando o milagre florido.
        E uma criança guardou a flor mais linda! ... Em forma de amor.
                                                                                                Ivan Luz.
Entendendo o texto:

01 – O que é o título do texto?
      É “Bombaboa: A Bomba que tinha coração.”

02 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 11 parágrafos.

03 – Quem é o autor da história?
      O autor é Ivan Luz.

04 – Quem é o personagem principal da história?
      É a Bombaboa.

05 – Em que período se passa esta história?
      A história passa a muito tempo atrás, quando o mundo estava em guerra.

06 – Como eram jogadas as bombas?
      Os aviões jogavam as bombas lá do alto, para destruírem as cidades.

07 – Qual era a principal característica de Bombaboa?
      Ela era uma bomba que tinha um coração enorme.

08 – O que Bombaboa fez quando foi levada por uma avião para destruir uma cidade?
      Quando ela sentiu que estava caindo, fez um grande esforço e conseguiu se desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno.

09 – Na segunda vez que Bombaboa foi jogada, qual era a sua função?
      Sua função era destruir outra cidade, mas em vez de morte e destruição ela cobriu o céu de flores.

10 – Com a explosão de alegria, o que aconteceu com os moradores da cidade? E com a flor mais linda, em forma de AMOR.
      Os moradores da cidade cantaram e dançaram, comemorando o milagre florido. A flor mais linda, foi guardada por uma criança.

11 – No trecho “Era um sonho lindo!” o ponto de exclamação indica:
A) Susto.
B) Admiração.
C) Medo.
C) Dúvida.





HISTÓRIA PARA SÉRIES INICIAIS: O SAPO COM MEDO D'ÁGUA - COM GABARITO

HISTÓRIA: O Sapo com medo d’água

        Faz muito, muito tempo que esta história aconteceu.
        Era uma vez, na mata do brejinho, uma cobra que tinha o poder de hipnotizar outros animais e até gente, se fosse o caso.
        Dizem que quando ela olhava para um animal era igual um imã, ele podia dar adeus, não conseguia olhar para outra coisa, só para os olhos da cobra. Ela trazia o animal para bem perto dela e “nhoc”, papava o pobrezinho.
        A cobra gostava de sapos bem fresquinhos, uma vez por semana ela ia até a beira do brejinho, ficava escondida esperando a hora do sapo aparecer para preparar seu golpe mortal. A cobra olhava para o sapo e ... pronto! Ele não conseguia olhar para mais nada. Bastava que seus olhos se encontrasse e a refeição estava garantida. O pobre do sapo ia pulando bem baixinho e de mansinho até ... “nhoc”, ser devorado pela cobra.
        Mas como “um dia é da caça e ouro do caçador”, um dia a cobra estava lá escondida esperando seu sapinho aparecer. Apareceu o sapo cururu, ela olhou nos olhos dele e ele cantou.
        --- O seu dente não fura meu couro!
        A cobra quis saber:
        --- Não fura? Por quê?
        --- Porque o meu couro é duro que nem pedra! Porque meu couro e duro que nem pedra!
        --- Não é!
        --- É!
        --- Então vou jogar você no fogo!
        --- O fogo não queima meu couro!
        --- Não queima por quê?
                                                               Eduardo Azevedo
Entendendo o texto:

01 – Qual é o título do texto?
      O sapo com medo d’água.

02 – Se você fosse o autor que título você escolheria? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Onde se passa esta história?
      Esta história se passa na mata do brejinho.

04 – Quais são os personagens principais da história?
      As personagens principal é a cobra e o sapo.

05 – O que acontecia quando a cobra olhava para os animais?
      Quando ela olhava para os animais, eles ficavam imobilizados, não conseguiam fugir e eram devorados pela cobra.

06 – O que a cobra gostava de caçar? Com que frequência ela fazia isso?
      A cobra gostava de sapos bem fresquinhos. Uma vez por semana.

07 – Como a cobra caçava?
       Ela ia até a beira do brejinho, ficava escondida esperando a hora do sapo aparecer para preparar seu golpe mortal. A cobra olhava para o sapo e ... pronto! Ele não conseguia olhar para mais nada. O sapo ia pulando bem baixinho e de mansinho era devorado pela cobra.

08 – O que aconteceu de diferente com a cobra?
      Um dia a cobra estava lá escondida esperando seu sapinho aparecer. Apareceu o sapo cururu, ela olhou nos olhos dele e ele cantou.

09 – O que o sapo disse para a cobra?
      Ele disse para a cobra que seu couro era duro e que não conseguiria furar seu couro.

10 – Qual foi a resposta que o sapo cururu deu a cobra? Faça você um final para esta história.

      Resposta pessoal do aluno.

HISTÓRIA PARA SÉRIES INICIAIS: A VIOLETA E O BEIJA-FLOR - COM GABARITO

 HISTÓRIA: A Violeta e o Beija-flor


 Todos os dias, o beija-flor sai à procura de sua flor predileta, a violeta. Com suas asas cintilantes, o beija-flor movimenta-se emocionado para beijar a sua amada.
  A violeta, de pétalas tenras, aguarda emocionada a chegada de seu amado. Guarda para ele o mais sublime perfume e o mais saboroso néctar.
   Aquela paixão já durava semanas, desde o desabrochar da primeira pétala, desde o exalar do perfume adocicado.
        Um belo dia, o beija-flor se depara com sua amada toda amarrotada, sua pétalas já não têm o mesmo vigor.
        Pobre beija-flor voa desesperado como querendo acorda a sua bela violeta.
        A primavera chega ao fim e o beija-flor e a violeta também. Os outros pássaros e as outras flores observam angustiados, o fim daquele romance de primavera.
        --- É sempre assim! – diz a margarida toda chorosa – este romance é impossível, como poderá o beija-flor ter filhos violetas, e a violeta ter filhos beija-flores.
                                             (Texto tirado da internet, autor desconhecido)
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      A violeta e o beija-flor.

02 – Quais são os personagens principais do texto?
      É o beija-flor e a violeta.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 07 parágrafos.

04 – Qual é a flor predileta do beija-flor?
      Sua flor predileta é a violeta.

05 – O que a violeta dá de presente para o beija-flor?
      Ela guarda para ele o mais sublime perfume, o mais saboroso néctar.

06 – Quanto tempo durou a paixão entre o beija-flor e a violeta?
      A paixão deles durou semanas, desde o desabrochar da primeira pétala até as pétalas já não terem o mesmo vigor, até o final da primavera.

07 – Como ficou o beija-flor ao ver sua amada toda amarrotada?
      Ele ficou desesperado, querendo acordar a sua bela amada.

08 – O que a margarida acha desse romance?
      Ela acha que é um romance impossível, pois eles não poderão ter filhos.

09 – Qual é sua opinião sobre esse romance? Explique sua resposta, lembrando que não pode ser igual à da margarida.
      Resposta pessoal do aluno.


HISTÓRIA: A BRUXA QUE MORAVA NO BREJO - PARA SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

 HISTÓRIA: A Bruxa que morava no brejo


        Broaquinha era uma bruxinha que morava lá no brejo. Ela fez sua casinha bem por cima do brejo, que flutuava como um barco em um rio.
        Breno, que era muito curioso, esperou o dia que a Broaquinha saía para seus passeios noturnos, para entrar em sua casa.
        Que horror! Tudo era tão escuro, a casa balançava como se estivesse em um barco. Não dava para ver nada. Breno ouviu um ruído estranho, quando de repente colocou a mão em uma coisa fria e úmida. E uma rã com voz feia que gemia enquanto falava:
        --- O que quer aqui? Não deveria ter vindo. Agora será...
        Breno nem esperou ver o que a voz iria acabar de falar e saiu correndo. Correu tanto, que nem se lembra de como chegou a casa. Mas uma coisa ele aprendeu: nunca mais irá entrar em um lugar onde não foi chamado.

                                                                                  (Texto tirado da internet)
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      A Bruxa que morava no brejo.

02 – Quais são os personagens do texto?
      São a Bruxa Broaquinha e Breno.

03 – Quantos parágrafos há no texto?
      Possui 05 parágrafos.

04 – Quem é a Broaquinha?
      Broaquinha era uma bruxinha que morava no brejo.

05 – Como é a casa da bruxinha?
      Sua casinha era em cima do brejo, que flutuava como um barco em um rio.

06 – Quem é Breno? O que ele fez?
      Breno era muito curioso, esperou a Broaquinha sair, para entrar em sua casa.

07 – Como era a parte interna da casa da bruxinha?
      A casa era escura, balançava e tinha uma rã falante.

08 – O que Breno aprendeu?
      Ele aprendeu a nunca mais entrar onde não foi chamado.

09 – Qual é a sua opinião sobre a atitude do Breno?
      Resposta pessoal do aluno.


sábado, 16 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): REALCE - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Realce
                                     Gilberto Gil
Não se incomode
O que a gente pode, pode
O que a gente não pode explodirá
A força é bruta
E a fonte da força é neutra
E de repente a gente poderá

Realce, realce
Quanto mais purpurina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce
Realce, realce, realce, realce

Não se impaciente
O que a gente sente, sente
Ainda que não se tente afetará
O afeto é fogo
E o modo do fogo é quente
E de repente a gente queimará

Realce, realce
Quanto mais parafina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce
Realce, realce, realce, realce

Não desespere
Quando a vida fere, fere
E nenhum mágico interferirá
Se a vida fere
Com a sensação do brilho
De repente a gente brilhará

Realce, realce
Quanto mais serpentina melhor
Realce, realce
Com a cor-do-veludo, com amor
Com tudo de real teor de beleza
Realce, realce, realce, realce.

Entendendo a canção:

01 – Qual a temática apresentada nesta canção?
      Refletir que diante de uma dificuldade devemos transformá-la em oportunidade, ou seja, a impotência que se torna potência.

02 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre o conteúdo. Suas suposições se confirmaram após ouvi-la? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – É possível perceber quando essa letra de canção foi escrita? O que estava acontecendo na história do Brasil neste ano?
      Foi no ano de 1979. Tomava posse João Baptista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar, uma de suas frases marcantes “Eu prendo e arrebento”, um recado a quem era contra a anistia,
      Em 28/08/1979, foi assinada a Lei da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita para todos aqueles que cometerem crimes políticos. Exilados começaram a voltar para o Brasil.

04 – Você conhece outras músicas escritas por Gilberto Gil? Quais?
      Resposta pessoal do aluno.
      Sugestão: Não chore mais, Metáfora, Vamos fugir, Refazenda, Aquarela do Brasil, Aquele abraço, Domingo no parque.

05 – Nos versos:
      “Quanto mais purpurina melhor!
       Quanto mais parafina melhor!
       Quanto mais serpentina melhor!”

São exemplos de linguagem em que sentido: denotativo ou conotativo? Por quê?
      Conotativo. Porque pelo contexto e no sentido figurado, nos convidando para ser feliz, brilhar.

06 – Em sua opinião, o que significa “Realce, realce, realce, realce,” no contexto dessa canção?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Em que tempo verbal encontra-se os verbos: explodirá, afetará, queimará. interfirará e poderá?
      Estão no futuro do presente.