sábado, 16 de dezembro de 2017

SIMULADO DE HISTÓRIA - COM GABARITO

SIMULADO  DE HISTÓRIA

01 – As Capitanias Hereditárias, criadas pelo rei D. João III, em 1534, tinha como o objetivo principal:
     a)   Unificar a administração da colônia.
     b)   Possibilitar o comércio de especiarias.
     c)   Desenvolver a atividade agropastoril.
     d)   Incentivar o consumo interno.
     e)   Assegurar a posse da terra brasileira.

02 – De acordo com seus objetivos, podemos estabelecer três tipos de expedições bandeirantes. No mapa, as áreas I, II e III correspondem, respectivamente, às regiões de predomínio dos bandeirantes de:
a)   Caça ao índio, sertanismo e contrato de pesquisa mineral.
b)   Caça ao índio, pesquisa mineral e sertanismo de contrato.
c)   Sertanismo de contrato, caça ao índio e pesquisa mineral.
d)   Sertanismo de contrato, pesquisa mineral e caça ao índio.
e)   Pesquisa mineral, sertanismo de contrato e caça ao índio.

03 – Duas foram as tentativas dos franceses se estabelecerem ao Brasil.
A primeira foi com a fundação da França Antártica no Rio de Janeiro; a segunda, com a instalação da França Equinocial na capitania:
a)   Do Maranhão.
b)   De Pernambuco.
c)   Da Bahia.
d)   Da Paraíba.
e)   Do Pará.

04 – Bahia e Pernambuco eram regiões mais ricas do Brasil-Colônia durante o século XVII e por isso mesmo alvo das invasões holandesas.
Essa riqueza era proveniente do (a):
a)   Pau-brasil.
b)   Cultivo de tabaco.
c)   Criação de gado.
d)   Lavoura açucareira.
e)   Extração de ouro e diamante.

05 – A Guerra dos Mascates, luta travada entre Olinda e Recife, representou o antagonismo entre:
a)   Os comandados negros de Henrique Dias e os senhores de engenho olindenses pelo apoio dado, por estes ao domínio holandês.
b)   A nobreza lusitana, defensora de uma economia policultura, e a nobreza da terra, desejosa de manter a monocultura açucareira.
c)   O grupo liderado pelo bispo de Olinda, D. Manuel Álvares da Costa, e o grupo mercantil recifense, pela primazia sociocultural e religiosa da capitania de Pernambuco.
d)   As duas cidades, pelo monopólio da arrecadação dos impostos referentes à cobrança do quinto da Coroa.
e)   A aristocracia rural olindense e os burgueses recifenses, dada a natural antipatia de todo devedor ao seu credor.

06 – Revolta ocorrida em território do atual Estado de Minas Gerais envolvendo paulistas e forasteiros:
a)   Guerra dos Mascates.
b)   Revolta de Beckman.
c)   Guerra Guaranítica.
d)   Conjuração Baiana.
e)   Conflitos dos Emboabas.

07 – A Inconfidência Mineira, no plano das ideias, foi inspirada:
a)   Nas reivindicações das camadas menos favorecidas da Colônia.
b)   No pensamento liberal dos filósofos iluministas.
c)   Nos princípios do socialismo utópico de Saint-Simon.
d)   Nas ideias absolutistas, defendidas pelos pensadores iluministas.
e)   Nas fórmulas políticas, desenvolvidas pelos comerciantes do Rio de Janeiro.

08 – A vinda da família real para o Brasil, em 1808, foi motivada pelo (a):
a)   Apoio português ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão.
b)   Invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas; apoio português ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão.
c)   Necessidade de melhor administrar a colônia.
d)   Desejo de ampliar nossas exportações através da abertura dos portos às nações amigas.
e)   Por causa do clima temperado.

09 – A independência do Brasil relaciona-se com o processo de emancipação dos povos americanos e com a situação europeia no século XVIII (dominavam pensamentos de liberdade). Entre os fatos marcantes dessa época destaca-se o (a):
a)   Ascensão do mercantilismo português.
b)   Revolução Comercial.
c)   Declínio do mercantilismo espanhol.
d)   Independência das Colônias inglesas.
e)   Independência das Colônias holandesas.

10 – A primeira Constituição brasileira, outorgada por D. Pedro I, era autoritária e caracterizava-se pela excessiva centralização. Isso evidenciou-se, com:
a)   A instituição do voto censitário para os cargos do poder executivo.
b)   A organização do Congresso Nacional vitalício, manipulado pelo Imperador.
c)   A criação do poder moderador, permitido que o Imperador interviesse nos demais poderes.
d)   Na descentralização política, uma vez que, no plano nacional, o poder era do Imperador, mas nas províncias era dos governadores.
e)   Pela aliança de D. Pedro I com a antiga metrópole, pretendendo a restauração.

11 – Logo após a abdicação de D. Pedro I, delinearam-se três agrupamentos políticos com tendências definidas:
a)   Mascates, republicanos, moderados.
b)   Restauradores, republicanos, moderados.
c)   Exaltados, restauradores, moderados.
d)   Partido Progressista, Partido Conservador, Partido Democrático.
e)   Restauradores, Mascates e Republicanos.

12 – A vigência do Parlamentarismo e a ampliação da burocracia imperial que se tornou possível graças à obtenção de maiores recursos advindos do protecionismo alfandegário favoreceu, na evolução histórica brasileira, a:
a)   Descentralização política e a estabilização do absolutismo no Primeiro Reinado.
b)   Consolidação monárquica e a estabilidade política no Segundo Reinado.
c)   Estruturação econômica e política do mercantilismo na Época Colonial.
d)   Descentralização administrativa e financeira no Período Regencial.
e)   Reordenação partidária e ideológica na Fase Joanina.

13 – Pode-se considerar o Exército como força política influente no Movimento Republicano porque:
a)   Seus integrantes, tendo origens, predominantemente, na classe média, o indispunham à vigência de um Estado monárquico identificado com as camadas populares da sociedade.
b)   Seus oficiais, quase todos pertencentes à Maçonaria, solidarizaram-se com os bispos envolvidos na Questão Religiosa, agudizando a crise política deflagrada contra o Imperador.
c)   O declínio do prestígio dos militares após a Guerra do Paraguai, tomava seus oficiais críticos inexpressivos dos privilégios concedidos à Guarda Nacional.
d)   Seus oficiais mostram-se descontentes com a recusado Imperador em incorporá-los ao processo de repressão organizada contra a rebeldia negra.
e)   A influência do Positivismo entre os jovens oficiais imprimiu o ideal de uma República militar como base no progresso nacional.

14 – O lema “Ordem e Progresso”, inscrito na Bandeira do Brasil, associa-se aos:
a)   Monarquistas.
b)   Abolicionistas.
c)   Positivistas.
d)   Regressistas.
e)   Socialistas.

15 – A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi um dos fatos importantes da Primeira República. Essa guerra muito influiu no desenvolvimento econômico de nosso país, no setor:
a)   Da agricultura.
b)   Do comércio de importações.
c)   Da indústria.
d)   Do comércio de exportação.
e)   Todas as respostas acima.

16 – O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1.929 porque:
a)   O governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.
b)   O País, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito ao efeito da crise.
c)   Houve redução do consumo de bens e, com isso foi possível equilibrar as finanças públicas.
d)   Acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia.
e)   Um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.

17 – No Brasil, os anos de 1.954 com o suicídio de Vargas, 1.961 com a renúncia de Jânio e 1.964 com a deposição do Jango são datas que marcam os momentos críticos do:
a)   Populismo.
b)   Parlamentarismo.
c)   Municipalismo.
d)   Tenentismo.
e)   Federalismo.

18 – Não pode ser apontado como característico do regime autoritário implantado em 1964.
a)   Doutrina de Segurança Nacional.
b)   Bipartidarismo.
c)   Estado de Excreção.
d)   Total liberdade de expressão.
e)   Intervencionismo estatal.

19 – Após duas décadas de governos militares e da intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:
a)   Diretas, vencidas por José Sarney, candidato do PDS (Partido Democrático Social), que apoiava o regime militar.
b)   Diretas, vencidas pelos partidos de esquerda que nasceram após a anistia política de 1979: PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista).
c)   Indiretas, vencidas pelo general João Figueiredo, da Arena (Aliança Renovadora Nacional), que se tornou o último presidente militar do Brasil.
d)   Indiretas, vencidas pela Aliança Democrática, que reunia o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de oposição, e setores dissidentes do PDS.
e)   Diretas, vencidas pelo PFL (Partido da Frente Liberal), que apoiava o regime militar e que, após a redemocratização, passou para a oposição.

20 – Em 27 de outubro de 2002, foi eleito presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o ex-ministro da Saúde e então senador pelo Estado de São Paulo José Serra do PSDB. No seu discurso de diplomação, afirmou: “E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país.” Estamos falando de qual presidente:
a)   Getúlio Vargas.
b)   José Sarney
c)   Lula.
d)   Itamar Franco.
e)   Dilma Rousself.


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TENTE OUTRA VEZ - RAUL SEIXAS - COM GABARITO

Música: Tente Outra Vez

                                    Raul Seixas
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!

Entendendo a música:
01 – Você entendeu a ideologia da letra da canção?
      Que a gente tem que ser otimista, e ter ânimo pela vida.

02 – Qual o tema da canção?
      Tente outra vez.

03 – Qual é a explicação para o seguinte verso: “Não pense / Que a cabeça aguenta / Se você parar?”
        Muitas vezes temos o hábito de ficar nos apiedando de nós mesmos. De acreditarmos que não há solução para a crise e que jamais sairemos da situação em que nos encontramos.
 
04 – Qual a mensagem da canção?
      A essência da mensagem desta letra é que não devemos desistir. Afinal, este mundo onde habitamos hoje é uma escola onde aprendemos a lidar com nossas próprias limitações e dificuldades e também a compreender e agir positivamente frente aos obstáculos impostos pela vida. A canção não está perdida, pois Deus não abandona nenhum de seus filhos.

05 – Raul Seixas, nesta música, tenta passar uma mensagem de:
a)   Desengano.
b)   Otimismo.
c)   Saudosismo.
d)   Gratidão.

06 – Na estrofe: “Queira! Basta ser sincero / E desejar profundo / Você será capaz / De sacudir o mundo / Vai! / Tente outra vez!”, tem haver com qual dito popular abaixo?
a)   Querer é poder.
b)   Quem espera sempre alcança.
c)   Não desista do sonho.
d)   Devagar se vai longe.

07 – Da expressão: “Pois a água viva / Ainda tá na fonte”, podemos entender que:
a)   A água viva chegará à fonte.
b)   A água viva já acabou.
c)   A água viva permanece na fonte.
d)   A água viva poderá acabar.

08 – No texto, é bastante evidente o uso do Imperativo em terceira pessoa: veja/beba/tente/queira (você). Por qual razão o autor teria mudado essa estratégia, fazendo uso, em uma determinada passagem do texto, a usar o imperativo em segunda pessoa:
a)   Para evidenciar o uso do verbo ir.
b)   Para tornar o texto mais atraente.
c)   Porque “vai” está usado em seu sentido literal: ir a algum lugar.
d)   Porque “vai” incorpora o sentido do verbo “movimentar-se” e, assim, trata-se de um termo usado como chavão.

09 – Nos versos:
      “Veja!
       Não diga que a canção
       Está perdida.”, o que o eu poético nos transmite?
      É que muitas vezes passamos por períodos de grande dificuldade, de sofrimento e de verdadeira dor, e terminamos pensando em desistir.

10 - Em algumas línguas, a palavra crise é a mesma que oportunidade, ou seja, quando nos encontramos no momento de maior dificuldade, ai sim é que devemos perseverar, levantar a cabeça e acreditar que não estamos desamparados. Usar nossa criatividade e capacidade de entendimento para se auto reformar e sair ainda mais fortalecido deste momento inoportuno. Em que versos da canção da esse incentivo?
      “Tenha fé em Deus
       Tenha fé na vida
       Tente outra vez!”

11 – Em: “Beba! (Beba!)
                Pois a água viva
                Ainda tá na fonte
                (Tente outra vez).”

Quem é a água viva?
      Beba da água viva. Essa água sempre estará na fonte. Jesus é a fonte viva, tenhamos fé.

12 – No verso da canção: “Levante sua mão sedenta”. O que simboliza esse gesto?
      A fé é uma questão de escolha e de aceitação. Uma questão de aceitar que Deus existe e que ele é por nós. É o sinal de pedido de socorro a Deus.

13 – Sendo Deus soberanamente amor e justiça, pode até permitir que devido à lei de ação e reação e a nosso livre arbítrio, passemos por situações difíceis, mas jamais irá nos desamparar e nos tirar a oportunidade da reforma, e qual é a nossa oportunidade?
      A chance de se levantar e andar. A chance de seguir em frente e cruzar a ponte, atravessar o momento difícil e seguir em direção a uma vida nova e mais feliz. Tenhamos fé, pois Deus é fiel.

14 – O que acontece com nós, a partir do momento que deixamos de acreditar na felicidade com Deus?
      Passamos a acreditar que a infelicidade é insuperável é um caminho sem volta para a depressão e a todas as graves consequências decorrentes dela.

15 – O que significa a voz dos versos:
        Há uma voz que canta 
         Uma voz que dança 
         Uma voz que gira 
         (Gira!) 
         Bailando no ar”
      Significa a voz de Deus, a lei de Deus está impressa dentro de cada um d nós e vibra ecoando pelo mundo incessantemente.

16 - Jesus disse que devemos brilhar. Que nossa luz se acenda e ilumine a todos e a tudo em volta de nós. Mas que luz é essa? 
      Muitas vezes deixamos de acreditar em nossa própria capacidade de realização. Ou pior, sabemos dessa capacidade e a utilizamos para fins mesquinhos que acabam nos levando à perdição de qualquer forma. 

17 – Por que dizemos que a Terra é uma escola?
      Porque estamos num mundo de provas e de expiações. A terra, como se diz, é uma escola e é aqui que travamos nossas batalhas e devemos aprender com nossos erros e acertos afim de evoluir e prosseguir na busca de iluminação. 

18 – Por que as pessoas dizem que Deus não dá um fardo maior do que podemos carregar?
      Porque as batalhas não terminam nunca e nos são apresentadas de acordo com nossa capacidade de vencê-las. Nós é que muitas vezes por fraqueza ou auto indulgência deixamos de enfrentar a realidade e seguir em frente.

19 – Qual o aprendizado que tiramos da canção?
      Vamos acreditar, vamos seguir em frente, enfrentar as dificuldades e as batalhas e mantendo a fé em Deus e a retidão, com certeza sairemos sempre vencedores.




MÚSICA(ATIVIDADES): DRÃO - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Drão

                                                 Gilberto Gil
Drão!
O amor da gente é como um grão
Uma semente de ilusão
Tem que morrer pra germinar
Plantar nalgum lugar
Ressuscitar no chão
Nossa semeadura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Dura caminhada
Pela noite escura

Drão!
Não pense na separação
Não despedace o coração
O verdadeiro amor é vão
Estende-se infinito
Imenso monolito
Nossa arquitetura
Quem poderá fazer aquele amor morrer
Nossa caminhadura
Cama de tatame
Pela vida afora

Drão!
Os meninos são todos sãos
Os pecados são todos meus
Deus sabe a minha confissão
Não há o que perdoar
Por isso mesmo é que há de haver mais compaixão
Quem poderá fazer
Aquele amor morrer
Se o amor é como um grão
Morre, nasce trigo
Vive, morre pão
Drão!
Drão!

Entendendo a canção:

01 – Justifique o título a música:
      É o apelido dado a Sandra, ex-mulher de Gilberto Gil, que seria o aumentativo de Sandra, virou apenas “Drão”.

02 – Você concorda com o verso que diz que “Tem que morrer pra germinar?” Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você concorda com os versos “O amor da gente / É como um Drão / Uma semente de ilusão?” Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Que outro título você daria a essa música? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – A música foi composta por Gilberto Gil, quando este se separou de sua esposa Sandra. Que versos da música podem comprovar a afirmativa acima? Cite pelo menos três:
      “Drão,
       Não pense na separação
       Não despedace o coração
       O verdadeiro amor é vão.”

06 – Qual o posicionamento do eu lírico diante da separação? Cite versos que comprovam isso.
      “Drão,
       Os meninos são todos sãos,
       Os pecados são todos meus.”

07 – “Nossa caminhada dura / Dura caminhada.” Baseando-se nos versos acima, explique o processo de formação e o significado da palavra “caminhadora”.
      O processo de formação é a palavra caminhada mais a palavra dura, ou seja, a difícil caminhada após a separação, já que o autor escreveu depois de se separar.

08 – “Nossa caminhadora / Cama de tatame / Pela vida afora.” Explique o sentido da expressão “Cama de tatame” empregada na música, levando em conta o campo semântico da palavra “tatame”:
      É um tipo de cama, ou seja, é um colchão fino posto no chão, sem a utilização da cama. É onde eles dormiam.

09 – Explique o que o eu lírico quis dizer ao afirmar que o amor da gente é uma semente de ilusão.
      Assim como o trigo, ele nasce, vive e renasce de outra forma.

10 – Que mensagem a música, de um modo geral, lhe transmitiu?
      A música fala exatamente dessa mudança, de um tipo de amor que vive, morre e renasce de outra maneira.

11 – Que história é contada nesta canção?
      Uma história de amor, ou melhor, de uma separação.

12 – Cite as rimas encontradas na 1ª estrofe desta canção.
      Grão/ilusão – Germinar/lugar.
      Fazer/morrer – Semeadura/ dura.

13 – Quais sentimentos foram despertados em você, depois de ter refletido sobre a letra da música.
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Apesar de ser uma canção que fala de amor, podemos perceber um cunho político social nos versos: “Os meninos são todos são / Os pecados são todos meus”. Que alusão ele faz?

      Aos direitos da juventude, principalmente da juventude marginalizada das periferias das grandes cidades.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: UM FELIZ NATAL - COM GABARITO

Texto: UM FELIZ NATAL


NESTE NATAL
QUERO GANHAR:
BRILHO, AMOR E ALEGRIA.
O BRILHO DAS ESTRELAS,
O AMOR DE JESUS,
A ALEGRIA DE PARTILHAR
E PODER AMAR.
QUERO FORMAR:
UMA FAMÍLIA UNIDA,
AMIZADES QUERIDAS.
QUERO SER:
UMA BOA AMIGA,
UMA CRIANÇA FELIZ.
QUERO COLOCAR:
UM FELIZ NATAL!
                                            MARIA CAROLINA M. DE CASTRO
Entendendo o texto:
01 – O QUE CAROLINA QUER GANHAR DE NATAL?
      BRILHO, AMOR E ALEGRIA.

02 – COMO ELA QUER QUE SEJA SUA FAMÍLIA?
      UMA FAMÍLIA UNIDA, AMIZADES QUERIDAS.

03 – QUAL O TÍTULO DO POEMA?
      UM FELIZ NATAL.

04 – QUAL A AUTORA DO POEMA?
      MARIA CAROLINA CASTRO.

05 – COMO ELA QUER SER?
      UMA BOA AMIGA, UMA CRIANÇA FELIZ.

06 – E O QUE ELA QUER COLOCAR NO FIM DO POEMA?
      QUE TODOS TENHAM UM FELIZ NATAL.

07 – COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER NO NATAL?
      RESPOSTA PESSOAL DO ALUNOS.

08 – O QUE VOCÊ VAI DAR DE PRESENTE AOS TEUS PAIS?
      RESPOSTA PESSOAL DO ALUNO.


CONTO PARA SÉRIES INICIAIS: NATAL - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

CONTO: NATAL
Vinícius de Moraes

De repente o sol raiou
E o galo cocoricou:

- Cristo nasceu!

O boi, no campo perdido
Soltou um longo mugido:

- Aonde? Aonde?

Com seu balido tremido
Ligeiro diz o cordeiro:

- Em Belém! Em Belém! 


Eis senão quando, num zurro
Se ouve a risada do burro:

- Foi sim que eu estava lá! 

Entendendo o texto:
01 – O sol raio, quem cocoricou? E o que ele disse?
      Foi o galo. Cristo nasceu!

02 – Quem soltou um longo mugido? Qual foi a pergunta?
      Foi o boi. perguntou aonde?

03 – Quem respondeu para o boi? E qual era o local?
      Foi o cordeiro. Em Belém.

04 – O que disse o burro, num zurro?
      Foi sim que eu estava lá.

05 – Onde você irá passar o Natal?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como você acha que é o Natal das crianças de rua?
      Resposta pessoal do aluno.