sábado, 28 de março de 2015

CRÔNICA: MEU IDEAL SERIA ESCREVER - RUBEM BRAGA - COM GABARITO


CRÔNICA: MEU IDEAL SERIA ESCREVER... 
                            Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”
E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”
E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
Para tornar as pessoas mais felizes, principalmente uma moça triste e doente que mora numa casa cinzenta.
02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
Porque a cor cinza lembra tristeza.
03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.
Raio de sol: louro, quente, vivo;
Moça: enlutada(sombria), triste, doente
04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
Que todos se tornassem mais alegres e humanos.
05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
Não. Ele imagina sua história espalhada pelo mundo e fosse contada de mil maneiras por pessoas de várias nacionalidades.
06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:
(a) moça triste ( d ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de
prender ninguém
(b) amigas da moça triste (c ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro
(c) casal mal-humorado (b ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça
(d) comissário do distrito (e ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão
engraçada
(e) sábio chinês (a ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas

07) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:
(a) porque, na verdade, a moça triste não existia
(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada
(c) por modéstia e humildade
(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história

08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?
Na crônica, o autor não contou a história engraçada, ficou apenas no desejo, na aspiraçao.
09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.
    Resposta Pessoal.


44 comentários:

  1. Respostas
    1. Parabéns pelo trabalho! gostaria que me enviasse o gabarito dos textos 8 e 9. Desde já obrigada.

      Excluir
  2. Ola boa tarde . gostaria que me enviasse o gabarito do texto CONTO DE FADAS PARA MULHERES MODERNAS ... Se poder manda para meu email eu agradeço ... email : Giulia.silva617@gmail.com .....
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como solicitado, aqui está o gabarito das questões sobre interpretação de texto e intertextualidade!
      1. Não, pois a princesa preza por sua independência e não tem a ideia de felicidade relacionada à figura masculina (como costuma acontecer nos contos de fada).
      2. Ela terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre”.
      3. Construir um lar feliz no qual ela viveria em função de cuidar dele e da família.
      4. Ser independente. (Essa resposta é pessoal,portanto existem diversas respostas certas).
      5. Independente, cheia de auto-estima. As características da princesa condizem com sua atitude final, pois ela preza por sua liberdade.
      6. Paródia, pois perverte a ideia do texto original. A ideia principal do texto de Veríssimo é completamente diferente da ideia do clássico conto de fadas.
      7. Sim, pois a princesa tem uma atitude das mulheres do nosso século ao prezar por sua liberdade.
      8. C

      Claro que todas as respostas podem ter variações, porém devem respeitar uma certa lógica.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Olá, muito bom o material. É possível me enviar o gabarito?
    dileuzaletras@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito bom o material. É possível me enviar o gabarito?
    dileuzaletras@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito bom o material. É possível me enviar o gabarito? amanda-k9@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Boa-tarde.Ótimas atividades,poderia enviar o gabarito?esther_conche@hotmail.com. Desde já,agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Boa-tarde.Ótimas atividades,poderia enviar o gabarito?esther_conche@hotmail.com. Desde já,agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  8. Olá, excelente material. Muito bom poder encontrar textos com questões subjetivas. Poderia por favor enviar-me o gabarito. Desde já agradeço. elisangella2008ipu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, excelente material. Muito bom poder encontrar textos com questões subjetivas. Poderia por favor enviar-me o gabarito. Desde já agradeço. elisangella2008ipu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, excelente material. Muito bom poder encontrar textos com questões subjetivas. Poderia por favor enviar-me o gabarito. Desde já agradeço. elisangella2008ipu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do trabalho, principalmente por conter questões subjetivas e objetivas em um mesmo espaço!

    ResponderExcluir
  12. pode me enviar o gabarito de ''anúncios sutis como elefantes'' ?? meu email danitec27@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Poderia passar o gabarito do texto: UM MUNDO AFOGADO EM PAPEL. gabrielventuroso2011@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me enviar o gabarito do texto o mundo afogado em papel?

      Excluir
  14. Poderia passar o gabarito do texto: UM MUNDO AFOGADO EM PAPEL. gabrielventuroso2011@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. preciso do gabarito do texto acabou o vestibular

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do material. Quero usar com minhas turmas do EM alguns desses textos. Gostaria que me mandassem o gabarito do texto "Os sonhos dos adolescentes". E-mail: roseangela1607@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Excelente material. Quero usar com minhas turmas de EM alguns desses textos. Se for possível mandasse o gabarito dos textos: " Os sonhos dos adolescente" e "acabou o vestibular". Mande para meu e-mail. magnolia_rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Excelente material. Como faço para copiar? Não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
  19. Excelente material, as vezes ficamos sem opção por estarmos atarefadas, aqui temos a oportunidade de escolha.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo material, podes me passar o gabarito do texto Antes que elas cresçam?? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Ótimo material, muito obrigada está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo material, muito obrigada está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  23. Por gentileza, gostaria do Gabarito do texto 13 "A MISÉRIA É DE TODOS NÓS", meu e-mail é cassio_felipe@live.com.
    Parabéns pelo seu blog, muito útil e interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Excelente material. Parabéns!
      Por gentileza, poderia me enviar o gabarito do texto: A MISÉRIA É DE TODOS NÓS? Agradeço imensamente.
      Meu e-mail é afma223@gmail.com

      Excluir
  24. Ótimo material,obrigada está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  25. Que riqueza de material !
    Poderia enviar os gabaritos ?
    renatamere@gmail.com
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  26. Renata, obg pelo apoio e elogio, continue visitando o Blog, pois estarei sempre postando textos e outros para nos auxiliar nas tarefas diarias. Neste bloco apenas o Texto de número 23 está sem gabarito, mas vou providenciá-lo. Bjsss

    ResponderExcluir
  27. Ótimo material,obrigado está ajudando muito. Valeu mesmo, Jaqueline Santos!

    ResponderExcluir
  28. Material excelente! Você é ótima! Encontramos no seu trabalho: seriedade, capricho e muito amor... PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  29. Estou amando tudo!! tenho utilizado o material em minhas aulas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá professora Jaqueline Santos, PARABÉNS!!!! excelente material o seu, trabalho bem elaborado e que bom você está partilhando com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  31. POR FAVOR NÃO ESTOU CONSEGUINDO COMPREENDER O GABARITO DO TEXTO: PORTUGUES.COM. CREIO QUE TEM ALGO ERRADO, TEM 7 QUESTÕES E NO GABARITO SÓ APARECE 6. NA QUESTÃO 3 TB NÃO TEM NENHUM TRECHO DESTACADO. QUAL É ESSE TRECHO, ALGUÉM SABE, NÃO CONSEGUI DESCOBRIR! ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?
    ESPERO ANSIOSA A REPOSTA....

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, já fiz as alterações. Acesse o texto novamente e encontrará as respostas corretas. Um abraço. Profa. Jaqueline

    ResponderExcluir
  33. Fico muito empolgada com as atividades postadas. Excelente proposta! Amo!

    ResponderExcluir
  34. Quais sao as características q se opõem às da moça

    ResponderExcluir