quinta-feira, 26 de março de 2015

50 TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO - I

PRODUÇÕES TEXTUAIS PARA  O  ENSINO  MÉDIO


Elabore um texto narrativo imaginando os possíveis desfechos da situação apresentada no texto a seguir.
Dê um novo título à história. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas.A narrativa apresenta um conteúdo inusitado e você não deve adaptá-lo aos padrões da realidade. Portanto, não conclua seu texto dizendo que tudo não passou de um sonho.
Não esqueça de que você deve dar continuidade à história; por isso, narre em 3ª pessoa, inclua o melhor amigo na história, contando as situações pelas quais passou a personagem do texto.

O homem cuja orelha cresceu
Estava escrevendo, sentiu a orelha pesada. Pensou que fosse cansaço, eram 11 da noite, estava fazendo hora extra. Escriturário de uma firma de tecidos, solteiro, 35 anos, ganhava pouco, reforçava com extras. Mas o peso foi aumentando e ele percebeu que as orelhas cresciam. Apavorado, passou a mão. Deviam ter uns 10 centímetros. Eram moles, como de cachorro. Correu ao banheiro. As orelhas estavam da altura do ombro e continuavam crescendo. Procurou uma tesoura, ia cortar a orelha, não importava que doesse. Mas não encontrou, as gavetas das moças estavam fechadas. O armário do material também. O melhor era correr para a pensão, se fechar, antes que não pudesse mais andar na rua.(Ignácio de Loyola Brandão)
01 - REDAÇÃO: Tema – “O homem cuja orelha cresceu”.

Proposta de Redação

02 -Como reduzir o número de jovens vítimas de violência?
Vários jovens morrem no País vítimas da violência doméstica e das ruas. O que o poder público e a sociedade devem fazer para reduzir esta triste estatística?(Mínimo 20 linhas)

03 - PRODUÇÃO TEXTUAL
TEMA: INTERNET  É TERRA SEM LEI?
Faça um texto dissertativo em prosa de no mínimo vinte e cinco linhas, expondo ideias e argumentos sobre o tema. Dê um título ao seu texto.


04 - Proposta de Redação: Narração

“Suponha que você tenha encontrado um dos escritores de que mais gosta. Conte como foi o encontro, imaginando os pormenores da situação e os diálogos”. Vamos seguir uma “fórmula” padrão, compondo 5 parágrafos.
Dê um título. (Mínimo 25 linhas)


05 - Proposta de Redação: Narração

 Imagine que, dirigindo um veículo a motor, você depara com o seguinte cartaz: “Perigo à frente. Volte”.
Mas você precisa seguir adiante. O que o espera? Como agir? Procure ser o mais coerente possível em sua redação. Vamos seguir uma “fórmula” padrão, compondo 5 parágrafos. Dê um título. (Mínimo 25 linhas)


06 - Proposta de Redação:ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Seu desafio será criar um anúncio publicitário e persuadir o público-alvo a comprar o produto. Por isso seja criativo! Texto verbal e não-verbal.


07 - PRODUÇÃO TEXTUAL: NARRAÇÃO

TEMA: Você tem medo de quê?
         Escreva uma narração cujo protagonista, levado pelo medo, envolve-se em uma situação cômica ou desagradável. Narre em primeira pessoa. (Mínimo 25 linhas). Dê um título


08 - PRODUÇÃO TEXTUAL:

Produza um texto dissertativo, colocando-se criticamente perante  o seguinte tema:
OS CORPOS DESCARNADOS DAS PASSARELAS   (Mínimo 30 linhas)



09 - PRODUÇÃO  TEXTUAL: TEMA- A DOENÇA DO SÉCULO

Objetivo é discutir a respeito das doenças modernas.
—  Engana-se quem pensa que as doenças são causadas apenas por vírus e bactérias.
—  Há outras que se instalam de forma sutil e, quando percebemos, pode ser tarde demais.
-Qual seria a verdadeira doença do século? Existe realmente a doença a que se refere o autor ou se trata de uma figura de linguagem?
—  Há apenas uma doença ou um conjunto de doenças? Quais os sintomas? Quais as causas?
 Elabore um texto dissertativo  evitando  a repetição de um mesmo tipo de argumento.
—  Use a norma culta da língua portuguesa;
—  Escreva, no mínimo, 20 linhas e no máximo, 30;
—  Use caneta azul escuro ou preta e faça letra legível.


10 - PRODUÇÃO TEXTUAL

Proposta de Redação


“O jovem, que até então não apresentava nenhum problema na escola, começa a ter uma avaliação catastrófica dos professores. Perde a capacidade de entender o que lê fora do ambiente da rede. Sem entender, não tem condições de julgar, e sem posição crítica fica incapacitado de reflexões profundas sobre a realidade que o cerca. Os pais imaginam que o filho está mentalmente perturbado ou tomando drogas, mas ele apenas renunciou a seu potencial expressivo para adotar a linguagem estereotipada da internet.” (Revista Época)



“Os jovens estão escrevendo de forma totalmente diferente nos e-mails e nas mensagens rápidas. Está surgindo um novo idioma, completamente diferente. Um canal de tevê a cabo tem legendas nesse idioma e é difícil prestar atenção, seguir aquele negócio do jeito que o pessoal fala. O que potencialmente seria uma revitalização da palavra escrita virou um negócio muito precário. Não é bom.” (Revista ISTOÉ)

Acima estão os fragmentos dos textos que compõem esta prova. Eles servem de base para a argumentação que deve ser feita a respeito do seguinte tema:
A linguagem da internet pode ser uma ameaça para o desenvolvimento linguístico dos seus usuários? (Mínimo 30 linhas) – Não esqueça do Título.      

 11-   PRODUÇÃO TEXTUAL:
Produza um texto dissertativo, colocando-se criticamente sobre a existência de uma CENTRAL  GERAL DA MARACUTAIA NO BRASIL  (CGM). Dê um título. (Mínimo 30 linhas)


12 - PRODUÇÃO TEXTUAL: O "Internetês"!!!!!

Vocês acreditam que a linguagem utilizada na Internet acabará com a Língua Portuguesa? Quais as consequências geradas pelo uso excessivo desse tipo de linguagem?
Elabore um texto dissertativo sobre o assunto. (Mínimo 20 linhas)


13- PRODUÇÃO TEXTUAL: DISSERTATIVA

TEMA: O TRABALHO INFANTIL  NO BRASIL
De acordo com uma pesquisa do PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das crianças e adolescentes que trabalham executando tarefas domésticas, 93% eram do sexo feminino, 61% eram afrodescendentes e 45% tinham menos de 16 anos(idade mínima permitida por lei para um adolescente prestar serviço).
Com base nestes dados, produza um texto dissertativo sobre o assunto.(Mínimo 20 linhas)


14 - PRODUÇÃO TEXTUAL:DISSERTATIVA

TEMA: RIO +20
Faça um texto dissertativo  de no mínimo vinte e cinco linhas, expondo ideias e argumentos sobre o tema. Dê um título ao seu texto.


15- PRODUÇÃO TEXTUAL:

Descreva um sentimento ou comportamento que você sempre tem e conte uma história de sua vida que possa justificá-lo.
Use o recurso do flashback para criar o seu texto.
                                                                                         (Mínimo 30 linhas)


16 - PRODUÇÃO TEXTUAL:

Desenvolva seu texto livremente, isto é, de forma predominantemente narrativa, descritiva ou dissertativa, a partir da frase: ”O brasileiro é, antes de tudo, um forte.”
                                                                                         (Mínimo 30 linhas)
17 - PRODUÇÃO TEXTUAL: (Mínimo 25 linhas)
Produza um texto dissertativo, narrativo ou descritivo sobre o seguinte tema:
 . O QUE OS JOVENS PODEM FAZER PARA APRENDER A ADMINISTRAR O PRÓPRIO DINHEIRO?


18 - PRODUÇÃO TEXTUAL:

Crie um anúncio para um fabricante de calculadoras, utilizando-se de um jogo denotativo/conotativo, na linguagem verbal e não-verbal.
                                                    (Mínimo 20 linhas)
19 - Proposta de Redação:
Seu desafio será compor um texto, uma dissertação sobre o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. Vamos seguir uma “fórmula” padrão, compondo 5 parágrafos. Dê um título. (Mínimo 25 linhas)


20 -  Tema da Redação

A incerteza é um outro nome para oportunidade. A graça da vida está em não saber como as coisas serão. Quando você escolhe um caminho em meio à incerteza, toma as rédeas da sua vida.
TRUNK,  Penelope. 150 lições de carreira. Você S/A, São Paulo, ed150, p.82,dez.2010.
Com base no fragmento em evidência, construa um texto argumentativo sobre o recorte temático:
Como se criar oportunidade em um mundo de incertezas e assumir as rédeas do seu próprio destino?


21 - PRODUÇÃO  TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO



CADA INDIVÍDUO É RESPONSÁVEL POR SUA CONDUTA (Mínimo vinte linhas)



22 - PRODUÇÃO  TEXTUAL: Dissertação

        Os ditados populares, ou provérbios, cristalizam conceitos que parecem verdadeiros e universais, mas podem não resistir a uma argumentação bem fundamentada nem ao confronto com as situações vividas em contextos históricos diferentes daqueles em que foram produzidos.
           Tendo em vista isso, atente para o provérbio.


           QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES

           A partir desse provérbio, redija seu texto, expondo argumentos para confirmar e/ou para rebater as ideias nele presentes.
          Dê um título.(Mínimo vinte e cinco linhas)



     23-    PRODUÇÃO  TEXTUAL: ARTIGO DE OPINIÃO



      Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar “Digam o que disserem, o mal do século é a solidão”.

       Com base nesta frase produza um artigo de opinião como o seguinte título:Estamos com fome de Amor!!!
.(Mínimo vinte e cinco linhas)


24 - PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na sua experiência pessoal e outras leituras sobre o assunto, escreva um texto dissertativo que deverá ter como tema
O papel da internet na comunicação entre as pessoas
(Mínimo 30 linhas)


25 - PRODUÇÃO TEXTUAL

“Em harmonia com a generalizada decadência do nosso sistema educacional, estão em curso muitas práticas que, se não reagirmos, acabarão por nos reduzir a falantes de um dialeto incompatível com as necessidades civilizadas de comunicação.” (João Ubaldo Ribeiro)
Faça um texto dissertativo em prosa de, no mínimo vinte e cinco linhas, comentando essa afirmação. Dê um título ao seu texto.


26 - PRODUÇÃO  TEXTUAL: Narração

Produza um texto narrativo falando de um elemento da natureza, como: o fogo, a terra, o ar, a noite, o céu, o mar..... Dê um título ao seu texto. (Mínimo 20 linhas)



27 - PRODUÇÃO TEXTUAL: DISSERTAÇÃO

TEMA: Você considera ou não precoce o namoro entre jovens de 10 e 11 anos de idade?
Dê um título ao seu texto. Mínimo 20 linhas.


28 - PRODUÇÃO TEXTUAL  - TEMA:  UM DIA SEM COMPUTADOR

Faça um texto dissertativo em prosa de, no mínimo vinte linhas, expondo sobre o tema. Dê um título ao seu texto.


29 - PRODUÇÃO TEXTUAL

          Os vilões são incansáveis perseguidores dos personagens de grandes virtudes.
          Elabore um texto com um vilão. Dê um título. (Mínimo 20 linhas)


30 - PRODUÇÃO  TEXTUAL

Produza um texto narrativo ou dissertativo sobre:.MENINAS SOB O OLHAR DOS MENINOS OU MENINOS SOB O OLHAR DAS MENINAS. Dê um título ao seu texto. (Mínimo vinte e cinco linhas, não esqueça de colocar um título)


31- PRODUÇÃO  TEXTUAL

Produza um texto narrativo ou dissertativo falando sobre: O  SOFRIMENTO DO CORAÇÃO.
Dê um título ao seu texto. (Mínimo vinte e cinco  linhas)


32 - PRODUZINDO TEXTO



          Escolha a forma que melhor lhe convier para registrar um fato importante de sua vida, ou que você tenha presenciado, e que tenha ocorrido nos últimos dias. Pode ser desenho, página de diário, poema, narrativa, notícia. Mas não se esqueça de deixar clara sua posição diante do fato, seja ela de indignação, admiração, alegria, tristeza, seja qualquer outro sentimento que envolva a situação. Mínimo vinte e cinco linhas ou ilustração.



 33-   PRODUÇÃO  TEXTUAL: Dissertativa

TEMA: O MEIO AMBIENTE RECLAMA
           Comemorado em 5 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente é uma boa data para nos perguntarmos: nosso padrão e nível de consumo são sustentáveis?


No Brasil, ao lado de uma parcela significativa de consumidores com um padrão de consumo dispendioso, comparável aos dos países ricos, temos uma maioria que, para sobreviver, consome pouco, mas que também persegue hábitos de consumo insustentáveis. Dessa forma, as políticas de consumo sustentável no Brasil devem estar relacionadas, em primeiro lugar, com a eliminação da pobreza, ou seja, elevar o piso mínimo de consumo daqueles que vivem abaixo de um padrão de consumo que garanta uma vida digna. Ao mesmo tempo, devemos mudar os padrões e níveis de consumo, evitando a concentração de renda, e promover um novo estilo de vida mais sustentável. Produza um texto dissertativo de no mínimo vinte linhas e não esqueça de colocar título.



TEMAS DE  REDAÇÃO




34-Escolha um problema social de nosso país e redija um texto sobre ele. Você vai usar a terceira pessoa e vai dar preferência a estruturas frasais, como: “É evidente que...”, É inegável que...”, É indiscutível que...”. Por meio de uma impessoalidade, suas opiniões serão  expostas.



35-A impunidade incentiva à corrupção.



36-O desafio de se conviver com a diferença.



37-O compromisso do homem com o presente, o passado e o futuro.



38-O jovem e a política.

     A maior parte da classe política brasileira não tem prestígio e confiança por parte da população. Disserte sobre o assunto.



39-O que significa dizer que o jovem deve ser sujeito da sua história?



40-O controle da natalidade é de fundamental importância nos países desenvolvidos.



41-Tornar obrigatório o ensino médio ajuda?



42-Máquina de desempregados.

O progresso tecnológico responsável pela automação contribuiu para o aumento do desemprego. As máquinas substituem o ser humano deixando como opção apenas subempregos. Disserte sobre o tema.



43-Os jovens e suas tribos no século XXI.

Os jovens de hoje vivem, às vezes  em tribos urbanas espalhadas pelo mundo, como os skinheads. No Brasil, veem-se grupos de skatistas, pichadores, punks, metaleiros e ainda outros. Disserte sobre o assunto.



44-Meio Ambiente... e eu com isso?



45-Beleza é fundamental?



46-É possível ser feliz sem um diploma?



47-Meninos: usar ou não usar brinco?



48-Com base nas perguntas abaixo elabore um texto.

Você já conseguiu perceber se no seu bairro existem problemas relacionados à infraestrutura (água encanada, rede de esgotos e luz elétrica)?
Você considera importante reciclar o lixo? No lugar em que você mora há algum trabalho nesse sentido?
Qual a importância de campanhas de conscientização?
Você gostaria de atuar em algum trabalho voluntário? Qual e por quê?



49 -Quando os filhos devem se abrir com os pais?



50 -Deve-se contar tudo ao melhor amigo ou à melhor amiga?










5 comentários:

  1. Professora, muito obrigada por este maravilhoso acervo de temas de redação. Muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post, parabéns por compartilhar. Abraçps

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito com minha turma de 8º ano. Obrigada

    ResponderExcluir